PDA

Ver Versão Completa : Regularem do tuche motor Opala 4cc.



merlin
17/07/2003, 08:32
Olá amigos, meu motor Opala 4cc estava fumando, dai percebemos que poderia ser os retentores de valvula, trocamos e parou de fumar, mais não conseguimos mais regular os tuches, fica bom mais depois que roda uma pouco volta a bater. tinha uns tuches de outro motor, troquei para testar, mais continua a mesma coisa. O que posso fazer para regular os tuches novamente.

Eduardo Chaves
17/07/2003, 16:20
Falae Merlin,

Sobre os tuches não tenho nenhuma informação, mas o que realmente queria dizer, é que estarei em Maceió no início de Agosto, numa viagem com a patroa e o Engesão, e caso Arapiraca seja próximo de Maceió, poderíamos marcar para tomar umas geladas, que achas ???

[]'s rumo à globalização... hehehe... :lol: :lol: :lol:

merlin
17/07/2003, 16:41
Oi Eduardo,

Vai fazer um tour pelo Nordeste ?, olha Maceio fica há 120 km de Arapiraca, quando estiver vindo p/ Alagoas avisa, pois sempre estou indo a Capital nos fins de semana. E caso queira tb visitar Arapiraca a turma de jipeiros é bem receptiva vamos tomar umas geladas com certeza.

Eduardo Chaves
17/07/2003, 17:10
Valew Merlin,

Acho que chegarei em Maceio entre 8 e 9 de agosto, caso esteja pela capital, poderemos tomar as geladas por lá mesmo, meu fone é 19-9754-8811.

[]'s com 1/2 pé na estrada...

fugger
19/07/2003, 23:45
:D Melin

:? São tucoes hidraulicos ou mecanicos?

merlin
21/07/2003, 10:22
Os tuchos são hidraulicos...

fpandur
21/07/2003, 15:46
Merlin

No meu CJ também tenho o motor Opala 4 cil. c/ tucho hidráulico. A regulagem não é complicada. Tenho o método completo, mas está em casa (estou de férias em Curitiba ...). 8) Se puder esperar até 5.a ou 6.a feira, tenho como lhe enviar ou postar aqui. Basicamente, os tuchos devem estar cheios de óleo, e aí deve-se posicionar o motor no PMS do 1.o cilindro. Com isso, regula-se os tuchos de algumas válvulas. Depois, posiciona o motor no PMS do 4º cilindro e regula-se o restante. São justamente quais válvulas e em que posições que eu não lembro de cabeça ... :? e regular sem saber isso, é melhor deixar sem mexer, pois se apertar demais, o motor começa a falhar (experiência própria) ou até mesmo empenar uma haste.
A regulagem é bem simples: é ir apertando a porca do balancim até que a folga lateral da haste desapareça. Depois, dê de 1 a 1,5 volta no parafuso e pronto.

Se você não conseguir nada até 6.a feira, avise pelo fórum que eu coloco a "receita" completa.

Abraços

merlin
21/07/2003, 16:48
Olá Flavio,

Vou tentar, mais quando puder manda o esquema completo.

Desde já agradeço.

dptucunduva
21/07/2003, 18:57
Me metendo na conversa, aí vai tudo que você precisa pra regular as válvulas do seu motor.

É exatamente o que o Pandur falou. Esse texto complementa a mensagem dele passando os números certinho de quais são os cilindros e válvulas a se regular com o cilindro 1 em compressão máxima e depois com o cilindro 4 em compressão máxima.

Qualquer dúvida é só gritar. Lembre-se do que ele falou... Se vc apertar demais, pode fazer um pistão atropelar uma válvula... Aí bau bau válvula, pistão... Tem que trocar mesmo.

Se apertar de menos, no máximo o motor (ou o cilindro) não funciona.

Boa sorte.

walter.andreis
21/07/2003, 21:06
Daniel,
Tomei a liberdade de colocar este arquivo que você mandou, na seção de downloads / uploads, ok?
[]´s

dptucunduva
22/07/2003, 10:14
Grande Walter!

Lembrei agora que eu tô te devendo as medidas do CJ3! Cara, me esqueci completamente! Me desculpe! Ainda tá precisando?

Vai também aí um outro coisinho: "Tudo que você queria saber sobre o motor de arranque do opala mas tinha vergonha de perguntar". :lol:

Não sei se já tem na seção de downloads, mas tenho aqui também o manual do mecânico do motor do opala. Tem tudo meeeeeeeesmo. Pena que é antes da época do carburador dulo, só tem o simples. :? Dá pra qquer um colocar na seção de downloads?

Giovani
22/07/2003, 21:30
Dá pra qquer um colocar na seção de downloads?

:D Grande Daniel!

:D Dá sim. Publique lá, apenas selecione "fixo" logo abaixo do quadro de digitação da mensagem. :wink:
[]'s

fpandur
24/07/2003, 09:17
Beleza Daniel, era exatamente esse o texto. Ele foi extraído do livro Conheça seu Opala (ou algo assim ..) :) Eu tenho o livro e sempro utilizo ele como referência quando o assunto é sobre motor. Pena que abrange apenas modelos de 1980, mas dá p/ se virar ...

Abraços

walter.andreis
25/07/2003, 20:16
Lembrei agora que eu tô te devendo as medidas do CJ3! Cara, me esqueci completamente! Me desculpe! Ainda tá precisando?


Valew féra..
Eu consegui as medidas já... mas nem esquenta não, sei como eh facil de esquecer as coisas (NEH MONGE! :oops: )
Hehehehehe... Enrolei um mês pra mandar umas engrenagens que eu tinha prometido a ele... mas q foi, foi!!! :P
Se precisar de algo eh soh pedir....

[]'s