Ver Versão Completa : Primeiro 4x4, como prepará-lo? Quanto vou gastar?
Olá amigos!
Estou escolhendo um 4x4 para me iniciar no mundo da trilha.
Gostaria de saber o que é necessário para deixar uma viatura apta para trilhas médias?
Quanto terei de gastar para cada uma das opções?
Estou avaliando as seguintes viaturas, por órdem de preferência:
Cherokee Sport: Acho um baita jeep, aliando conforto e espaço p/ familia no uso do dia-a-dia, inconveniente é o consumo e manutenção cara.
Samurai: excelete jeep, mas teria que ser de uso exclusivo na trilha, já que conforto e espaço são inexistentes
Grand Vitara (ou Traker): Acho que a tem a melhor relação custo beneficio, principalmente o 4portas, visto que tem hereditariedade dos Suzukis e o conforto/ espaço p/ o dia-a-dia. Ressalva: praticamente não se vê essas viaturas pelas trilhas, ou seja; quase não se tem informação sobre elas.
Vitara: Já consagrado nas trilhas, bom custo benefício, mas se o GV for a mesma coisa, prefiro migrar p/ o GV.
Desde já agradeço qualquer opinião.
Abraços,
Marcos
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 04:38
invariavelmente eu recomendaria que se desse preferência a um motor a diesel... na nossa cidade tem alguns cherokees bastante preparados, recentemente eu vi pelo bom fim uns com eixos de troller, calços na suspensão, amortecedores rancho (não lembro o modelo), body-lift e pneus 33"...
sugiro que olhe no forum dos suzukis o tópico de um vitara que usa eixos da rural...
amigo Cripple,
Obrigado pela tua dica!
Sou apaixonado pelas cherokees preparadas. Porém ouvi comentários negativos como:
Viatura muito grande p/ trilhas. Não chegam nem perto em agilidade se comparadas a um Samurai ou Vitara.
Pretendo gastar até uns 35mil numa viatura, acima disso se torna um brinquedo muito caro p/ meu bolso. Não sei se consigo uma diesel e prepará-la com essa verba.
Ouvi falar muito mal do motor diesel da cherokee (o mesmo da dakota). Tem gente adaptando outros motores diesel, MWM por exemplo, dizem ser um ótimo motor, mas vale a pena o investimento?
O que tu acha?
Don Baroni
15/07/2009, 11:25
Zycki, blz?
Não estou dando opinião definitiva, só relatando minha experiência, pois estava no mesmo impasse que vc...rs
Seguinte, eu tenho um Vitara 93 que é o cão, acabei de comprar ele e nem comecei a fazer adaptação. No último feriado fui fazer um rally pelos canaviais do interior e o bichinho se sentiu no habitat natural, subi até barranco com ele. Ele é muito leve e gostoso de dirigir. Realmente confortável, obviamente não como um carro mais classudo, como uma cherokee. Mas a diferença de preço é bem grande tb.
De certa forma vc terá que fazer pelo menos as adaptações básicas de lift, pneus e proteções se quiser encarar algo mais pesado. Eu me joguei de louco no meio do barro, com o vitara todo original e ainda com pneus de estrada mesmo e fiquei impressionado. Imagina com as adaptações...
Vc deve pesar também que as mecânicas americanas costumam dar mais problema que as japonesas. Os motores suzuki são sempre elogiados em todas as mecânicas que eu vou.
Essa é a minha experiência atual, como dono de vitara. Espero ajudar na sua decisão.
Ah, ja vi aqui no fórum vitaras bem parrudos, já preparados pra trilhas médias na faixa dos 23.000. Vale a pena dar uma fuçada.
Abraços
Valeu Baroni!
Apesar de gostar muito das cherokas preparadas, estou muito inclinado a entrar para turma dos ZUKIS.
Aparentemente o custo-beneficio é muito melhor!
Abs
Marcelo Cunha
15/07/2009, 17:09
Caro amigo Zycki seja bem vindo ao mundo 4x4.
Gostaria de comentar a penas que mesmo para trilhas médias, independente da sua escolha, a preparação do 4x4 prejudicará o desempenho urbano e familiar do veículo e vice versa.
Se pretende fazer trilhas, considere a possibilidade de adquirir um 4x4 específico para este fim. Pesquise sobre este assunto aqui no fórum, há farta discussão que vai lhe ser útil. :concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 20:36
realmente a cherokee é bem menos ágil que os japas... eu até gosto de cherokee, e as diesel originais são mesmo tinhosas...... mas para gastar pouco o jeito é ir de samurai (com a vantagem dos eixos rígidos não darem problema de homocinética nunca), vitara ou até mesmo NIVA... sportage é meio difícil de achar peças, e não é todo mecânico que tem mão para mexer nelas... a propósito: ja viu que tem umas oficinas que se dizem especializadas em veículos coreanos na baltazar?
" ja viu que tem umas oficinas que se dizem especializadas em veículos coreanos na baltazar? "
Moro no inicio da Baltazar, e não notei essas oficinas. Acho que é por não possuir um coreano (risos).
Informação daqui..... informação dali.... e acabamos concluindo que o melhor custo beneficio mesmo é um samuka ou vitara.
Acho que vou acabar comprando um só p/ trilha, e manter meu outro carro p/ o di-a-dia.
Estava pensando em utilizá-lo também para viagem de férias. Nesse último verão, viajei pelo oeste brasileiro de palio adventure (quase comprei uma SUV p/ isso) Foi muito legal, passei pelo oeste catarinense, foz do iguaçu, Bonito, Campo Grande, Cuiabá, até Vilhena em Rondônia (nesse trcho, tive que pagar pedágio para os indios numa 'péssima estrada de chão batido (130km) que passa pela reserva idígena.
Teria sido muito mais legal com uma 4x4, pois teve trechos que não arrisquei com a Adventure, com medo de ficar atolado.
Aliás depois dessa viagem ví uma reportagem da Globo sobre algumas BR's do MT que lembram o Paris-Dakar. Foi justamente onde passamos e gostamos muito (risos), ou não teríamos história p/ contar.
Abs,
Marcos
cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 20:55
se cair matando num vitara com 4 portas dá para ter um veículo versátil, bom tanto para as trilhas quanto para uso diário... a propósito: o motor a diesel que o meu tio adaptou no vitara que ele tinha foi comprado naquele desmanche ao lado do colégio são francisco por $3000...
samukanvas
16/07/2009, 21:04
realmente a cherokee é bem menos ágil que os japas... eu até gosto de cherokee, e as diesel originais são mesmo tinhosas...... mas para gastar pouco o jeito é ir de samurai (com a vantagem dos eixos rígidos não darem problema de homocinética nunca), vitara ou até mesmo NIVA... sportage é meio difícil de achar peças, e não é todo mecânico que tem mão para mexer nelas... a propósito: ja viu que tem umas oficinas que se dizem especializadas em veículos coreanos na baltazar?
Obviamente vc não entende nada de cherokee.... :putz:
Em vez de postar frenéticamente pelo fórum, comece a ler um pouco. Assim vc saberá que a cherokee não é nada disso que falou.
:rolleyes:
cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 21:21
Obviamente vc não entende nada de cherokee.... :putz:
Em vez de postar frenéticamente pelo fórum, comece a ler um pouco. Assim vc saberá que a cherokee não é nada disso que falou.
:rolleyes:
vai tentar me convencer que o motor vm motori não é problemático, principalmente com a questão das peças de reposição caras e do cabeçote............ quanto à agilidade, um samurai ou vitara vai obviamente acabar levando vantagen em locais com curvas mto travadas... em momento nenhum eu falei mal da cherokee, de um modo geral... até curto as 4.0... então, antes de vir dizer que "a cherokee não é nada do que eu falei", lê com mais atenção para evitar equívocos...
samukanvas
16/07/2009, 21:31
vai tentar me convencer que o motor vm motori não é problemático, principalmente com a questão das peças de reposição caras e do cabeçote............ quanto à agilidade, um samurai ou vitara vai obviamente acabar levando vantagen em locais com curvas mto travadas... em momento nenhum eu falei mal da cherokee, de um modo geral... até curto as 4.0... então, antes de vir dizer que "a cherokee não é nada do que eu falei", lê com mais atenção para evitar equívocos...
É isso aí mesmo. A cherokee não é nada do que falou...
A dúvida não era sobre cherokee diesel. Tá claramente escrito que comprar uma e preparar talvez não caiba no orçamento.
Faço uma curva do mesmo raio que um samurai com a minha cherokee. Agilidade na trilha? É corrida?
Depois tu fala em calço e body lift numa cherokee... Decide aí e depois fala pra gente o que tem na cherokee.
O motor diesel bem cuidado vai longe. Se é caro ou não depende de onde compra as suas peças. Se tivesse lido com mais cuidado, veria que um cabeçote de vitara diesel custa mais que os da cherokee.
Vai estudar cherokee, vai... e pare de falar besteira.
cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 21:46
como a cherokee ja foi descartada entre outros pelo custo de uma eventual conversão para diesel, não tem nem cabimento ficar discutindo sobre a cherokee nesse espaço... samukanvas, se quiser me mostrar as vantagens da cherokee manda mp... aí eu mando o número da minha conta e espero o depósito para comprar uma:mrgreen: brincadeiras à parte, a última cherokee a diesel original que eu vi era uma 99 e custava uns $45000... quanto custa uma aí pela tua região? seguem algumas fotos de uns vitaras que eu vi aqui em porto... se encontra por aqui vitaras bons por menos de $15000
Calma aí pessoal!
o objetivo do tópico é saber quando iria gastar em cada viatura para deixá-la em condições de encarar uma trilha média. nada de muito radical.
exemplo: lift + pneus + proteções + parachoques de ferro + algo mais que acharem necessário.
cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 00:14
Calma aí pessoal!
o objetivo do tópico é saber quando iria gastar em cada viatura para deixá-la em condições de encarar uma trilha média. nada de muito radical.
exemplo: lift + pneus + proteções + parachoques de ferro + algo mais que acharem necessário.
um vitara bem acertado se acha entre 15000 e 20000... de um modo geral, o preço dos carros usados andou caindo bastante...
Marcelo Cunha
18/07/2009, 09:48
Calma aí pessoal!
Quanto vai gastar vai depender da viatura que você comprar e do seu gosto e necessidades. :concordo:
Pois é isso que eu gostaria de saber:
quanto vou gastar para equipar os modelos que citei?
Somente o básico p/ uma trilha media. ex. no vitara, sei que precisa pneus mud, proteções inferiores, diferencial de ferro, paracho que de aço, lift na suspensão.
Mas o Samurai e a Cherokee, não sei o que precisa mudar e nem quanto custará(????