PDA

Ver Versão Completa : Alargar carroceria do CJ5?



Rodrigo Passos
04/12/2004, 13:43
Olá pessoal! Sou novato por aqui, mas já visito este forum a bastante tempo e já pude tirar várias dúvidas pesquisando os tópicos. Porém, estou com uma idéia que não me sai da cabeça: ALARGAR A CARROCERIA DO MEU CJ5. :twisted:
Motivo: estou fazendo SPOA e vou colocar eixos da pickup, com rodas da F1000 e pneus 31", então os pneus ficarão muito para fora da carroceria.
Alargando a carroceria, resolveria este problema e ainda ganharia espaço interno :D . Meu CJ está completamente desmontado e eu já estou pensando na possibilidade e até estive analisando onde e quantos seriam os novos apoios para os calços da carroceria. Vocês acham que pode ser viável a adaptação? Já passou pela minha cabeça alargar até o chassis, para diminuir a alavanca sobre os feixes de mola e conseguir um pouco mais de estabilidade(será que estou viajando?). Por favor gurus do 4X4 ajudem-me com estas dúvidas que estão consumindo meus 2 neurônios que me restam.
Abraços,

Rodrigo Passos.

Maurício D'Arezzo
04/12/2004, 20:03
Olá, não sei se a informação ajuda, mas certa vez, vi uma reportagem na revista 4x4 e cia de um Jeep que teve sua carroceria alargada em + ou - 15 cm, tente entrar em contato com a revista e pedir esse número antigo, não lembro o que foi alterado na estrutura do chassi, etc....mas pelo que lembro o visual ficou muito bom, parecia um Hummer, caso algum colega aqui do fórum tenha a revista coloque o endereço do proprietário para voce poder entrar em contato.
Um abraço

Mauro Darezzo
04/12/2004, 23:07
Só para completar....
4x4 e cia
Ano 8, revista nº79, pg 46,47 e 48.

Proprietário: Robson Foratto (011) 4990-3003
Envolvidos:
Luiz Gonzaga Lopes Jr. (012) 982-1574
Marcelo Carbhiaki (011) 4997-1043
se quiser posso scanear e te mandar.

Boa sorte :lol:

Alexandre Vaz Ferreira
04/12/2004, 23:15
E ai rodrigo

Dá uma olhada nesse tópico, é bem antigo, ma acho que te ajudaria :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=151&highlight=alargar

Um abração

Alexandre Vaz Ferreira
04/12/2004, 23:18
Achei mais um......

vê ae

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1547&highlight=alargar

Rodrigo Passos
04/12/2004, 23:21
Obrigado pela ajuda Maurício. Mauro se não for muito incômodo seria ótimo se você enviaste a reportagem. E obrigado por estar sempre pronto e disposto a ajudar os menos esclarecidos e cheios de dúvidas. Estou começando agora e com certeza terei muito a aprender com vocês.
Abraços,
Rodrigo Passos

Rodrigo Passos
04/12/2004, 23:25
E ai Alexandre,
Valeu a dica, estou vendo agora este tópico.
Abraços

Mauro Darezzo
04/12/2004, 23:27
Fui scanear e descobri que me scanner não pega confugiração :? .Nada como a informática :lol: . Vou tentar resolver amanhã, caso não der certo passo a revista para o Maurício e ele te manda. Certo?

Alexandre Vaz Ferreira
04/12/2004, 23:36
E ai Alexandre,
Valeu a dica, estou vendo agora este tópico.
Abraços

Falow Rodrigo

Quase tudo que tu imaginar em matéria de mecânica e adaptações tem grande probabilidade de já ter sido discutido aqui, é só utilizar a função "pesquisa" :wink:
Experimenta que garanto até que tu encontra desde Jeeps alargados até receita de Cuz-cuz e suspiro :lol: :lol: :lol:

Tamos aí
Um abração

Rodrigo Passos
04/12/2004, 23:52
Valeu Alexandre já tô vendo os tópicos antigos.
Mauro, esquenta não, estive olhando umas fotos dos tópicos que o Alexandre passou e já dá pra ter uma conversa com o funileiro, mas vou ficar aguardando a reportagem, pois deve ter mais detalhes sobre o que tem que ser modificado.
Obrigado a todos,
Abraços,
Rodrigo

Maurício D'Arezzo
06/12/2004, 21:24
Rodrigo, enviei ao seu e-mail a reportagem da revista, espero que seja útil, se mais alguém necessitar é só dar um alô que eu envio.
Boa sorte,
Mauricio.

cristiano
07/12/2004, 07:34
Gostei da alteração!! :D

Rodrigo Passos
07/12/2004, 08:58
Valeu Maurício.
Agora não tenho mais dúvidas se faço ou não a modificação. Tô indo hoje mesmo no funileiro. Obrigado.
Abraços
Rodrigo Passos

Rodrigo Passos
18/12/2004, 13:02
E ae pessoal,
Meu CJ já está partido ao meio :evil: , vou alargá-lo 25cm, e ainda vou precisar de alargadores de paralamas, pois os eixos da F75 é um pouco mais de 30cm maior que os do CJ(não sei a diferença exata, alguém sabe?) e vai ficar "sobrando" pneu. Gostaria que me ajudassem com uma dúvida, eis: sei que a alavanca sobre os feixes vai aumentar muito, diminuindo sua resistência, fazendo o carro balançar bastante, estabilizadores resolveriam esta questão, mas, além de colocar estabilizadores pretendo também alargar o chassi, melhorando a atuação dos feixes, mas, perdendo um pouco do curso da suspenção. Como vou ganhar curso suficiente com os eixos bem mais largos e os pneus 31/12,5(não sei o offset das rodas) compensaria a perda referente ao alargamento do chassi, então, agora sim a dúvida:

Qual seria a medida ideal para alargar o chassi :?:

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraços

[]'s futuramente alargados(ops!! o jipe :D )

Cotrim
18/12/2004, 21:31
Qual seria a medida ideal para alargar o chassi

Tão inventando coisa

[]'s

Rodrigo Passos
19/12/2004, 23:20
Perguntas bem simples:

Os feixes mais próximos das pontas dos eixos teriam ou não uma melhora no seu funcionamento, ficando estes menos sobrecarregados e consequentemente aumentando a sua vida útil? O jipe não ficaria balançando menos?

Elmer_Jeep
20/12/2004, 11:25
Perguntas bem simples:

Os feixes mais próximos das pontas dos eixos teriam ou não uma melhora no seu funcionamento, ficando estes menos sobrecarregados e consequentemente aumentando a sua vida útil? O jipe não ficaria balançando menos?


Rodrigo a galera sempre fala poraqui que colocando os feixes mais próximos das pontas de eixo se perde um pouco do curso da suspensão.

Mesmo assim, tem muita gente que fez isso, no seu caso seria mais fácil passar os feixes pra fora do chassi do que alargar o chassi.

O Tornado é com feixes por fora do chassi, acho que o lassis não se arrependeu pq o Tornado ll está com o mesmo esquema de posicionamento dos feixes.
:D

[] 8)

Rodrigo Passos
20/12/2004, 13:21
Perguntas bem simples:

Os feixes mais próximos das pontas dos eixos teriam ou não uma melhora no seu funcionamento, ficando estes menos sobrecarregados e consequentemente aumentando a sua vida útil? O jipe não ficaria balançando menos?


Rodrigo a galera sempre fala poraqui que colocando os feixes mais próximos das pontas de eixo se perde um pouco do curso da suspensão.

Mesmo assim, tem muita gente que fez isso, no seu caso seria mais fácil passar os feixes pra fora do chassi do que alargar o chassi.

O Tornado é com feixes por fora do chassi, acho que o lassis não se arrependeu pq o Tornado ll está com o mesmo esquema de posicionamento dos feixes.
:D

[] 8)

Relmente perde-se curso de suspensão, mas, eu vou usar os eixos de F-75 que são mais de 30cm mais largos que os de cj, então ganharei bastante curso de suspenção, não é? Com os eixos mais largos ganho curso e tenho a ação das molas diminuídas, então aproximando os feixes das pontas perderei um pouco deste curso de suspenção que ganhei, mas terei uma melhora na atuação das molas, penso que deve ser assim, estou certo?


no seu caso seria mais fácil passar os feixes pra fora do chassi do que alargar o chassi.

Se o chassi estivesse inteiro realmente seria mais fácil, mas ele não está. Vou relatar a situação dele:

Está com sete trincas nas longarinas, os parachoques estão empenados e podres, a travessa embaixo do radiador tem um pedaço de +ou- uns 20cm que está podre, a última travessa junto com a travessa em V foram retiradas para dar lugar ao tanque de combustível e os suportes dos coxis do motor(um já estava quebrado) foram arrancados para poder tirar aquela chapa que fecha o chassi pra soldar as trincas daquela parte. Sendo assim só o que me impede de alargar também o chassi é a travessa que fica no meio do chassi e a que suporta as caixas de marcha e transferência. Então já que tem muito pra fazer, não custa nada fazer um pouquinho a mais :!:
Creio que não estou inventando nada do outro mundo. Em condições normais(leia-se chassi em perfeito estado ou quase), sei que seria idiotice fazer esta mudança, mas no estado que encontra-se o meu, penso que vale a pena tentar :!:

O que vocês acham?

Desde já agradeço

Rodrigo Passos