PDA

Ver Versão Completa : Substituir Motor OHC CJ5

PCLEITE
11/07/2009, 19:15
Pessoal, como a maioria dos amantes dos Willys, venho mexendo, melhorando o meu CJ, mas depois que coloquei os pneus 33....

Veio o alargador p/ não pegar no paralama, melhorou mas não resolveu...:(
Veio o corte dos paralamas...melhorou mas ....ainda pegava um pouco...:(
veio a troca das molas..parece q resolveu de vez !!:-D
porém....o jeep ficou mas veloz no asfalto...agora chega até os 100 Km no asfalto....mas na subida....encosta que os caminhões turbo passam por cima !!

Na terra ponho a reduzida e show...até hoje só alegria !!

Fica caro p/ melhorar o desempenho no asfalto ?? Um novo motor mais potente ??? Vejo muitos falarem do motor do opala q não me parece um absurdo...mas fica só na adaptaçao do motor ou vai tb câmbio, diferencial, etc, etc, etc....:parede:

O motor, se resolver, é muita alteração ???

são tantas duvidas e os R$ :discordo:

gratos
PCLeite

jeeperbr
11/07/2009, 21:31
Olha, rodo com um 31 ".

No caso realmente o desempenho cai.

O meu melhorou quando adicionei um carburador duplo, mesmo assim não é uma maravilha.

Para trocar de motor vc pode ir para os 6 cilindros (GM4.1 e Ford 4.9) ou o 2.3 da ranger ( é o mesmo motor, mas com taxa de compressão e eletronica diferentes).

O 4 cilindros da Gm é trocar 6 por meia duzia ..............

Pessoalmente gosto do 2.3 original.............. se for encostar o bicho me avise que estou a fim de por um motor de reserva ( o meu esta meio cansado)

rubensx
12/07/2009, 02:24
se seu OHC estiver bom investe numa injeção eletronica programável, além de vc poder rodar no alcool ou gasolina, ter ponto variável, vc ganha 30% amis de desempenho e pode também utilizar turbo ou aolgo do tipo (o OHC saia original aqui do brasil para os EUA equipar os mustangs SVO originalmente turbo).

qualquer duvida entra em cotnato eu estou temrinando meu OHC inejtaod e com supercharger ;-)

abraços

Campi
12/07/2009, 08:07
Tenho a mesma opinião do cara aí em cima.
O seu motor é moderno em relação aos outros, tem uma potencia legal, só precissa de uma pequena ajudinha, nada que uma turbina .50 não resolva ou uma injeção.
A única coisa que não gosto desse motor é de ter a correia dentada, mas do resto tudo se ajeita.
Com o que vc iria gastar com adaptações dá tranquilo pra vc fazer umas melhorias no seu.
Na minha opinião eu não trocaria !

ZAO_4X4
12/07/2009, 18:55
Achei intererssante a colocação da injeção eletronica no OHC e turbiná-lo. vocês sabem onde posso encontrar maiores informações e custo?

att.

PCLEITE
12/07/2009, 19:33
Rubensx/Campi que ótima noticia !! Quer dizer que posso, com algumas alterações, ter um motor melhor (sem ser o "tranca fila" no asfalto) e não mexer tanto no CJ !!??? A mesma dúvida do ZAO onde encontrar e custos vcs sabem ???

Hoje dei uma subida no Parque Petrópolis aqui em SP (Cantareira) quem conhece sabe o MORRO que é !! É 1a. pé no fundo e todo mundo atras, na pista estreita, esperando uma clareira p/ vc sair da frente....é fo....!!

Meu CJ é um Ford Willys 78/78 4cc/4 marchas !!

abçs

rubensx
12/07/2009, 23:13
Vamos lá de injeção vc gasta 2.850 reais, programável, fica gasolina e alcool (com chave de seleção) isso só o valor das peças, mas é só parafusar tudo no lugar e a fiação é muito facil, dá rpa isntalar vc mesmo, só a regulagem agente sempre indica alguma oficina mais profissional nisso

no caso a www.cjcheckup.com.br

Tb sou de são paulo e moro no pé da serra da cantareira e esse kit pode ser pago 50% a vista e o restante em 4x no cartão sem juros ;-)

o que tem de ter em mente é o que se espera desse motor, só a injeção já muda completamente, eu sugiro ira pra injeção e depois se necessário cair rpa turbina.

Turbina procure uma T2 pequena para torque, mas não sei o valor dos kits

Vantagens (por mais de sair quase 3 mil reais e etc)

1- não precisa mexer no seu documento (numero do motor etc)
2- não muda cambio, entalhado, flanges, suportes de motor nem anda
3- vira "flex"
4- nunca mais vc terá de "regular carburador"
5- não dá problemas em inclinações (secar cuba, falhas e etc)
6- pega facilmente de manhã cedo e não precisa de afogador
7- devido ao ponto váriavel vc tem mais torque nas diversas faixas de giro
8- motor "liso" e sobe a aceleração mais rapidamente

video do kit instalado num motor de opala 4cc (fica o mesmo no ohc)

YouTube - CAMPER KIT HOT JET

E ai vai mais coisas que pouca gente sabe do OHC

1- serve o cabeçote da ranger 2.3 2 velas por cilindro (e a injeção completa dela tb)
2- o mesmo serve o cambio da ranger sem alteração alguma só parafusar (e também o motor da ranger noc ambio 4 marchas do jeep)
3- existem kits fantasticos nesse site: http://www.esslingeracing.com/midget-short-track.htm
4- o motor saia do brasil turbinado de fabrica para equipar os mustangs SVO 1980 dos EUA, coloque no YOUTUBE Mustang SVO turbo e veja os bixos arrancando, sim aquilo não é um V8, é um OHC injetado e turbo... rala V8 original.
5- tem fluxo CRUZADO de fábrica

enfim

se precisar me adicionem pelo msn: rubensx@hotmail.com ou mail:

rubens.pro@gmail.com

inaciocm
13/07/2009, 12:39
Rubensx, essas injeção eletronica não são meio...fragil???
se molhar, não fode tudo?
quanto ao OHC, esses kit, vem completo, com coletor, bicos, corpo de borboleta(de qual motor?) e toda a fiação?

rubensx
13/07/2009, 15:11
vai absolutamente tudo, de sonda lambda até TPS, MAP, cabeamento e etc...

A injeção é a prova d'água (blindada completamente) a única no segmento.

Estaremos no extreme motorsports com alguns carros funcionando com a injeção dentro de um aquário...

No mais, como comparação, se injeção fosse frágil (ao que tange interpéries e água), todas as cherockees, wranglers, AP injetado em willys, Vitara, picapes V8 americanas, Rangers a gasolina e mesmo os sistemas eletornicos de diesel common-rail iriam parar no primeiro atoleiro. Logo é lenda o papo de "mexânico" que não entende de injeção falar que isso dá problema com água, é capaz do carburador ficar pior na água do que a injeção, pelo simples fato que a injeção tem a capacidade de mudar ponto do motor, quantidade de combustivel, e marcha lenta assim que o motor esfria ou esquenta de forma mais eficiente do que um sistema análogo por "cebolinhas" e etc.

Injeção se estiver instalada de maneira correta, com fios bem instalados (sem emendas porcas) dificilmente vc fica na mão, só numa pane elétrica que relamente ficaria, que na real, mesmo sendo carburado dependendo da pane eletrica (um alternador queimado) vc ficaria do mesmo jeito

;-)

para mais infos entre em contato

abraços

Vinicius Hauagge
13/07/2009, 15:46
Esse é meu sonho de consumo...

inaciocm
13/07/2009, 16:32
Rubens, vc mencionou que o motor da Ranger 2.3 ainda é o msm do jeep(a Ranger Sport 2009 tem esse 2.3 )

suponhamos:se eu comprasse um motor completo da ranger 2.3 + chicote + módulo da Ranger, colocasse todos os componentes internos do motor da ranger no meu bloco(para não ter que alterar a documentação). será que seria possivel ou to falando merda?
pois se o motor de ambos for "praticamente o mesmo", axo que seria mto possivel fazer tal gambiarra!!!:concordo:
OBS: a ranger sport 2009 tem um 2.3 16V com 150cv... imagina isso nun CJ???:pipoca:

inaciocm
13/07/2009, 16:39
ispia só o motor da ranger

rubensx
13/07/2009, 17:08
não não...

motor da RANGER até 1997 +/- (não sei até que ano foi)

eram os 2.3 e 2.5 TWIN SPARK 8 velas! (duas por cilindro) e 8 válvulas

esse motor que vc mostrou é o DURATEC 2.3 que não tem absolutamente nada a ver

esse é o duratec:

http://www.fordracingparts.com/images/part/full/M6007D23_a.jpg

e esses são o 2.3L OHC:

http://static.howstuffworks.com/gif/vehicle-pictures/2002/ford/ranger/0242-050-engine-480.jpg

http://i237.photobucket.com/albums/ff154/zlefever/CIMG0114.jpg

O motor OHC e o da ranger são o mesmo salvo por alguns detalhes do da ranger não possuir mais distribuidor (usa uma bobina de 8 saidas para as 8 velas), possui também um sistema diferente de coletor e é mais taxado.

Tem um topico aqui no forum do qual eu tb dei dicas e coloquei o que serve e o que não, a lista é basicamente:

- coletor de escape da 2.3 e 2.5 é dimensionado de fabrica e cabe
- coletor de admissão cabe com alguma adaptação no OHC
- cabeçote da ranger 2.3 ou 2.5 cabe sem nenhuma adaptação (e usando ele não precisa adaptar coletor)
- pistões cabem mas ficam muito "destaxados" no cabeçote do OHC e precisa mexer, se misturar bielas do 2.5 e pistões do 2.3 resolve a situação
- motor de arranque da ranger serve e é muito melhor do que o original
- embreagem e "volante" do motor servem em ambos
- bomba de combustivel é eltrica serve qualquer uma
- injeção eletroncia da ranger serve, porém fica apenas a gasolina

;-)

em tempo estimo o meu OHC beirar os 220cv pois está com injeção e supercharger, marca facilmente alcançada nos mustangs SVO e ultrapassada dependendo da turbina... acho até exagero porém

Robertux
13/07/2009, 20:21
Desculpem-me por invadir o tópico, mas aproveitando que o assunto é o motor OHC 2.3 eu gostaria de ter uma opinião do pessoal do forum.
Eu acabei de comprar o meu primeiro CJ. É um Ford 76, configuração nova, 4 marchas e que originalmente vinha com o motor 4 cilindros, mas em algum momento foi trocado por um BF 161. O motor é a única coisa que está diferente do original.
Como o número do motor ainda não consta no documento vai ser marcado na transferência para mim e estou pensando em aproveitar e comprar um motor OHC e já cadastrar o número dele.
Pergunto. Vocês acham que vale a pena? A diferença entre o BF 161 e o OHC é significativa em termos de desempenho e economia?
Obrigado

inaciocm
13/07/2009, 21:07
hmmmmm:pensativo:
uai Rubens, esse duratec seria intao o msm do Ford Fusion antigo(2008)???
o dele tbm é um 2.3 16v duratec, derivado dos 2.0 duratec do focus tbm...
legal...
mais, voltando ao "misto" ranger x cj: teria como aproveitar somente o bloco do OHC do cj e adaptar tudo da ranger(injeção, coletores etc...) tudo, somente para nao ter que mexer no doc?
cara, vlw pelas informações!!!:concordo:

rubensx
13/07/2009, 21:34
Desculpem-me por invadir o tópico, mas aproveitando que o assunto é o motor OHC 2.3 eu gostaria de ter uma opinião do pessoal do forum.
Eu acabei de comprar o meu primeiro CJ. É um Ford 76, configuração nova, 4 marchas e que originalmente vinha com o motor 4 cilindros, mas em algum momento foi trocado por um BF 161. O motor é a única coisa que está diferente do original.
Como o número do motor ainda não consta no documento vai ser marcado na transferência para mim e estou pensando em aproveitar e comprar um motor OHC e já cadastrar o número dele.
Pergunto. Vocês acham que vale a pena? A diferença entre o BF 161 e o OHC é significativa em termos de desempenho e economia?
Obrigado

Olá Roberto, parabéns pela aquisição

Seguinte em 1976 vc podia escolher cambio 4 marchas e motor BF-161 ainda na fabrica, pode ser que ele saiu original assim, para tanto olhe os suportes do motor se parecer original sme soldas esquisitas, relamente pode ser um dos raros pedidos na fabrica assim...

Vamos lá o motor OHC originalmente é gastão tb mas menos que o BF-161 e tem quase a potencia do 6cc, a vantagem é que o OHC por ser mais moderno permite varias adaptaçÕes que o BF-161 nào permite a não ser que vc troque o cabeçote pelo do itamaraty e parta pra algo mais caro...
o OHC só vence o BF-161 (ambos originais) pela relação peso x potência...

Em geral o OHC é um motor um pouco caro de se fazer do zero e tem alguns problemas de precisar trocar os mais antigos o sistema de "gaxeta" igual do opala para um retentor, e o mesmo "bebe" água as vezes pelos retentores e vareta de óleo caso vc nàof aça uma boa manutençãoe tenha certos cuidados, de resto é um motor explêndido...

Vai de gosto, ou parte pra bronca e troca o bixo (dai sugiro vc olhar auqi no forum tem um amigo de minas vendendo o motor da ranger 2.5 qwue é o OHC melhorado e serve CERTINHO no seu cambio (trocar a caixa seca apenas) e ele pede algo em torno de 3 mil com tudo de injeção até bomba hidraulica...

tá ai minha opiniào se vai gastar gasta direito já, se vc tivess eo ohc em mãos já é uam cosia, se pretende trocar parte pra um da ranger pronto!

rubensx
13/07/2009, 21:40
hmmmmm:pensativo:
uai Rubens, esse duratec seria intao o msm do Ford Fusion antigo(2008)???
o dele tbm é um 2.3 16v duratec, derivado dos 2.0 duratec do focus tbm...
legal...
mais, voltando ao "misto" ranger x cj: teria como aproveitar somente o bloco do OHC do cj e adaptar tudo da ranger(injeção, coletores etc...) tudo, somente para nao ter que mexer no doc?
cara, vlw pelas informações!!!:concordo:

é sim do fusion eheheh é um bom motor mas o cambio é diferente deve ser um EATON alguma coisa, diferente dos MAZDA M5R1 usados nas rangers diesel e 2.3/2.5 twin spark

Sim, dá pra colocar quase tudo, como falei o bom é amnter o miolo original dele (pistões, bielas, e virabrequim) do ohc com o bloco dele, e partir pra uma adaptação da injeção e etc, o que vai te pegar em tudo isso é saber se o 2.3 é movido por roda fonica (que eu não sei ao certo) pois no OHC vc não poderá se desfazer do distribuidor que move a bomba de oleo, e teria de adaptar um sistema hall e talvez uma injeção diferente...

De resto cabe tudo sim, dá pra fazer um misto legal, mas eu sugiro uma injeção programável que só nela vc pode economizar mais combustivel e virar o bixo no alcool mais facil e sem tanta complicação de uma bobina de uma roda fonica que na lama e se mal protegida pode dar uma "merda" bem grande

disponha...

serio, procura o topico chamado OHC e suas Possibilidades que verão até fotos do coletor de escape dimensionado da ranger que estou colocando

abraços

Baria
13/07/2009, 23:08
Olá Rubens, sou suspeito em comentar sobre este OHC, que alguns chamam de "motorzinho" mas com certeza têm muito à oferecer. Conheço este motor desde 1988 quando comprei meu 1º carro, um Maverick 4cil, motor OHC, igualzinho ao que temos nos nossos CJ´s, e acredite fiz muita coisa no motor daquele Maverick, fuçei de tudo, motor fácil de manutenção e permite muitas mudanças e/ou melhorias que facilmente são verificadas com o motor funcionando.
Aos interessados estou também capitalizando para colocar a injeção oferecida pelo Rubens, enquanto o coletor comentado pelo Rubens deixou muita gente "babando" mas ele não entregou o santo, só contou o milagre.
PC LEITE, se tem intenção de melhorar seu OHC faça sem medo de ser feliz, é retorno garantido, há pouco tempo trquei o meu cansado OHC por outro novo, que diga-se de passagem é aquele que seria instalado nos Mustangs, porém o dono achou que não ficou legal e tirou para colocar um V8, tive muita sorte pois peguei este motor de um colecionador em SP e acredite, quando abri o reservatório do carter pude verificar que as bronzinas ainda mantinham aquela cor amarela de peça nova, e só abri o carter pois o reservatório do mustang é inverso ao do Jeep e assim acaba pegando no barramento dianteiro do CJ.
Volto à dizer, se implementar melhorias no seu OHC não terá frustrações, só alegrias.

Felicidades com sua nova viatura.

Baria

PCLEITE
13/07/2009, 23:51
Baria, realmente estou tentado a fazer este up-grade !! Já falei em casa e a mulher falou p/ vender o jeep e arrumar uma amante que é mais barato !! Mas será que dá p/ por uma "injeção" na amante e ela melhora 30% !!??? rsrsrsrs. É ...vou no mais certo (pelo menos no mais certo que eu ainda posso fazer ....) !! Vou investir no Jeep !! Quero ver o Jeep andando igual a uma Cheroca V8 que tive....quando andava era uma barbaridade !! ...quando andava....

abçs
PCleite

Carlos Alberto da Silva
13/07/2009, 23:52
Ola aproveitando este topico, estou com vontade de colocar um sistema mono ponto no meu qual seria o indicado,

rubensx
14/07/2009, 00:00
monoponto nenhum supre a necessidade de um 2.3, o bico é muito caro e se não me engano impossivel de fazer eletro-erosão para suprir o motor...

pra ficar monoponto use um 3E que é melhor

Baria
14/07/2009, 00:17
Baria, realmente estou tentado a fazer este up-grade !! Já falei em casa e a mulher falou p/ vender o jeep e arrumar uma amante que é mais barato !! Mas será que dá p/ por uma "injeção" na amante e ela melhora 30% !!??? rsrsrsrs. É ...vou no mais certo (pelo menos no mais certo que eu ainda posso fazer ....) !! Vou investir no Jeep !! Quero ver o Jeep andando igual a uma Cheroca V8 que tive....quando andava era uma barbaridade !! ...quando andava....

abçs
PCleite

Ai meu Deus, se minha mulher faz uma proposta desta arrumo a amante e deixo o Jeep na casa da amante, vender o Jeep???? Nemmm Podendo!!!!

hahahahahaha

rubensx
14/07/2009, 01:03
huahuahuahau essa proposta minha mulher num faz, ela adora o jeep auhahuahuau

se vacilar ela fica com ele e me larga, mas concordo... infelizmente injetar num é barato, compensa pra quem curte e vai ficar com o carro, se é "pra negócio" aconselho abortar a idéia...

uhauhauha

Robertux
15/07/2009, 16:54
Olá Roberto, parabéns pela aquisição

Seguinte em 1976 vc podia escolher cambio 4 marchas e motor BF-161 ainda na fabrica, pode ser que ele saiu original assim, para tanto olhe os suportes do motor se parecer original sme soldas esquisitas, relamente pode ser um dos raros pedidos na fabrica assim...

Pois é Rubens, o suporte do motor tá uma cáca, fora de lugar, muito para frente, mesmo para manter esse BF eu vou ter que mexer no suporte.
Além disso, a caixa de direção é da nova e a barra de direção que sai do pitman está pegando no escapamento. É mais um indício de adaptação (no OHC o escapamento é do outro lado).
No sábado nós vamos funcionar o motor, se ele estiver muuuuito bom arrumo o suporte, penso numa solução para o escapamento e fico com ele mesmo, mas se tiver que mexer no motor, vou procurar um OHC nem que seja meia vida e trocar, para ficar original.

Obrigado

rubensx
15/07/2009, 17:17
Roberto blz??

putz que merda heim.. .cara quer um conselho se vaia trás de um motor

tem o JOTINHA (http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54669) de minas que tá vendendo um motor de ranger 2.5 (é o OHC mais potente) com injeção, chicote, bomba hidraulica, alternador, tudo tudo

por 3.300

vale muito a pena... se tiver verba vai firme que é esse o negócio

Marcelo Cunha
15/07/2009, 18:06
vai absolutamente tudo, de sonda lambda até TPS, MAP, cabeamento e etc...

A injeção é a prova d'água (blindada completamente) a única no segmento.

Estaremos no extreme motorsports com alguns carros funcionando com a injeção dentro de um aquário...

No mais, como comparação, se injeção fosse frágil (ao que tange interpéries e água), todas as cherockees, wranglers, AP injetado em willys, Vitara, picapes V8 americanas, Rangers a gasolina e mesmo os sistemas eletornicos de diesel common-rail iriam parar no primeiro atoleiro. Logo é lenda o papo de "mexânico" que não entende de injeção falar que isso dá problema com água, é capaz do carburador ficar pior na água do que a injeção, pelo simples fato que a injeção tem a capacidade de mudar ponto do motor, quantidade de combustivel, e marcha lenta assim que o motor esfria ou esquenta de forma mais eficiente do que um sistema análogo por "cebolinhas" e etc.

Injeção se estiver instalada de maneira correta, com fios bem instalados (sem emendas porcas) dificilmente vc fica na mão, só numa pane elétrica que relamente ficaria, que na real, mesmo sendo carburado dependendo da pane eletrica (um alternador queimado) vc ficaria do mesmo jeito

;-)

para mais infos entre em contato

abraços
Rubens já consultei você anteriormente quanto à injeção, e estou pegando carona neste tópico para voltar ao assunto, o 4.9i do meu jeep tem algum problama no módulo de injeção e já decidi não gastar nele.
Esta injeção que é blindada é a RACE, me passa informações sobre ela, pois estou interssado. Se você usa Skipe, me manda o endereço que eu entro em contato, prefiro falar que escrever, se não vamos conversando por escrito mesmo desde já obrigado. :concordo:

rubensx
15/07/2009, 18:33
Fala amrcelão, xiii eu não uso o skype pois trabalho sempre até as 22:30, entra no msn é mais facil

rubensx@hotmail.com

abraços

Robertux
15/07/2009, 19:10
vale muito a pena... se tiver verba vai firme que é esse o negócio

Blz Rubens?

Esse realmente é um sonho, mas o problema você já identificou falta $$$$.

Vou tentar achar um OHC em condições de uso, nem que não esteja 100%, por volta de R$ 1.500,00, e mais tarde tento trocar o cabeçote, injetar, retificar e turbinar o bixo. Sonhos...

Tem um cara vendendo um a álcool no Rolo 4X4 por R$ 2.000,00, quem sabe a gente chega num acordo

Valeu!

rubensx
15/07/2009, 20:16
olha vai por mim, negocia o 2.5 ele anunciou por 3.300 conversa divide faz algo vale mais a pena

se colcoar no papel, (eu nem devia "perder essa venda" mas) calcula, 2 mango de OHC + 2.850 de injeção???

:-/

vai de 3 mango de motor com tudo... vai por mim

PCLEITE
15/07/2009, 23:34
Rubens levei meu Jeep p/ o Marquinho de Amparo dar uma geral, como trabalho em Campinas alguns dias, hoje aproveitei e estiquei e ...larguei lá !! O cara é muito entendido e recomendado na região. Vai dar uma geral no Jeep antes de mais nada !! Andei num Jeep dele com motor de opala injetado...depois dava raiva de andar no meu !! Demos umas voltas no meu e ele também achou que tinha algo errado....tava bem xoxo !! Vai ver compressão, carburação, ponto e dar um veredito....

Vamos ver no que vai dar...no que e em quanto.....

abçs
pcleite

Dodger
16/07/2009, 08:06
Rubens levei meu Jeep p/ o Marquinho de Amparo dar uma geral, como trabalho em Campinas alguns dias, hoje aproveitei e estiquei e ...larguei lá !! O cara é muito entendido e recomendado na região. Vai dar uma geral no Jeep antes de mais nada !! Andei num Jeep dele com motor de opala injetado...depois dava raiva de andar no meu !! Demos umas voltas no meu e ele também achou que tinha algo errado....tava bem xoxo !! Vai ver compressão, carburação, ponto e dar um veredito....

Vamos ver no que vai dar...no que e em quanto.....

abçs
pcleite

Cara, este motor OHC é excelente, o unico porém dele é que é um tanto melindroso e num é qquer um que sabe mexer nele hj em dia.
Se estiver com carburação meia boca ele num anda e bebe demais, se tiver fora de ponto ele num rende, se tiver fora de ponto ele não pega depois de quente, etc, etc, etc.

E tem mais, o carburador simples original dele no Jeep e Rural(solex H-40) num dá conta do recado não. Vinha com carburador simples por economia da fabrica e não de combustivel...O Solex H-34 duplo que vem no motor do OHC Maverick, com seu respectivo coletor, fica muuuito melhor. Já tive ohc com estes dois carburadores e a diferença é brutal, e se bobear ainda fica mais economico.

A taxa de compressão dele é muito baixa, 7,8:1 qquer pontinho a mais que vc consiga, mesmo sendo rebaixando pouca coisa no cabeçote, ele responde muito bem.

Sei que este motor com carburador duplo e reguladinho, ignição eletronica no ponto correto, com velas, cabos, tudo em dia, afinadonho e com manutenção em dia... é motor pra ninguem botar defeito, bem mais forte que o 4 cil de opala.

PCLEITE
16/07/2009, 11:02
Dodger vc tem toda razão, o Marquinho (meca) disse isto mesmo que a carburação além de simples estava com problema na borboleta (abria meia boca), ia medir taxa, falou do cabeçote, sugeriu um carburador duplo e depois avaliamos um cabeçote com comando melhor...isto a preços bem acessíveis...... ignição já tinha colocado....

abçs e tks pelas dicas...!! e vamos aprendendo ....!!!
pcleite

rubensx
16/07/2009, 11:51
conselho de irmão, só mexa em comando se for turbinar ou fuçar de vez, o gasto fica a 4km/l por ai

quer melhor que comando? manda fazer uma polia regulável e passa a faixa de torque do motor para os giros mais baixos

Marcelo Cunha
16/07/2009, 14:01
conselho de irmão, só mexa em comando se for turbinar ou fuçar de vez, o gasto fica a 4km/l por ai

quer melhor que comando? manda fazer uma polia regulável e passa a faixa de torque do motor para os giros mais baixos

Concordo com você e acho que a carburação deve ser dimensionada de acordo com o comando e a adimição escolhidas ou seja a escolha destas peças deve ser equacionada em conjunto.

Marcelo Cunha
16/07/2009, 15:06
Fala amrcelão, xiii eu não uso o skype pois trabalho sempre até as 22:30, entra no msn é mais facil

rubensx@hotmail.com

abraços
Vou te passar um e-mail com as caracteristicas do motor e o que está acontecendo e vamos ver oque você orienta ok?

rubensx
16/07/2009, 15:40
Vou te passar um e-mail com as caracteristicas do motor e o que está acontecendo e vamos ver oque você orienta ok?

marcelo manda pro

rubens.pro@gmail.com

dai falamos mais facil o rubensx@hotmail.com eu uso mais pra msn

Marcelo Cunha
16/07/2009, 16:25
marcelo manda pro

rubens.pro@gmail.com

dai falamos mais facil o rubensx@hotmail.com eu uso mais pra msn

Beleza, se der já mando hoje à noite. :concordo:

Carlos Alberto da Silva
16/07/2009, 21:13
ola Rubens, vc teria ai medidas para fazer a polia, se sim poderia me passar

rubensx
16/07/2009, 21:26
falacarlos, na real num tem medida pega uma original e pede pra fazer regulável (copiar) dai vc atrasa o ponto do comando ou adianta como quer para tranferir a faixa de torque.

lembrnado que ponto do motor não tem a ver com o ponto da polia e o OHC nào tolera pontos muito fora a não ser com ponto variável na injeção

Carlos Alberto da Silva
16/07/2009, 21:42
eu uso no jeep o sistema de inguiniçao DIS, ele tem ponto variavel,mais esta regulagem seria na media de quantos graus no caso para ter mais torque, uso no meu coletor dimencionado, cabeçote rebaixado, o carburador e o blfa, que era usado no monza

Carlos Alberto da Silva
16/07/2009, 21:43
esta respodendo muito bem por sinal

rubensx
17/07/2009, 00:29
Carlão seguinte

o comando de válvulas vc pode atrasar a abertura ou adiantar para apenas transferir o torque para a melhor faixa de giro.

Numa polia regulável vc não ganha torque, só o transfere, por exemplo... digamos que vc tem um comando com graduação alta, ele fica "embaralhando" em baixa (o torque está mais concentrado nas faixas maiores) dai vc pega a polia e adianta um popuco o momento que as valvulas irão abrir e muda alguns graus e testa pra sentir qual a faixa de giro vc melhora pra saida, ou seja vc terá mais volume de ar/combustivel dentro da câmara de combustão no momento que o pistão puxa com mais velocidade a mistura e melhora a capacidade volumétrica dele nesse ponto (consequentemente piorando na alta onde vc não usa tanto o torque por exemplo) e ganha um motor mais esperto.

Em tempo, polias originais de jeep tem o torque mais em baixa já originalmente (mas muito pouco0 em relação ao maverick e ao mustang, por isso motores de maverick e jeep tem algumas diferenças (tem gente que acha que tem mais torque e etc, e na real essa é uma delas)

observa a foto:

http://www.esslingeracing.com/merchant2/graphics/00000001/E2188-STAR-CAM-PULLEY.jpg

essa é uma polia da Esslinger Racing americana feita para OHC, perceba nos parafusos que vc pode rodar um pouco para um lado ou outro a polia mantendo o centro parado e tb tem as relações A e R e 0 ao centro.

bom o assunto é extenso demais, não sei se cabe falar aqui mas segue uma ótima leitura sobre isso:

Polias Reguláveis - SOHC e DOHC (http://www.geracaoturbo.com.br/materias/materia14.htm)

Lembrando que o caso do OHC é o SOHC ok?

No seu caso de carburador melhor, cabeçote mais taxado, o DIS (com ponto variável) a polia regulável trará melhor acerto, porém cuidado... exagero de regulagem nessa polia não é brincadeira vai ocasionar quebra imediata!

Abraços regulados!

Leonardo Raffi
24/02/2015, 10:19
Fala rubensx estou a tempo com um motor ohc 8 velas da ranger guardado...o antigo dono tirou para por diesil na epoca... bem agora a ideia é colocar numa rural
ele é injetado
mas.... me falta o modulo...se eu achar tipo original tem q ser na mesma numeração q esta na ponta do chico F5s........ ou parto para generico
outra duvida ele é qual o 2.5????
em tempo sem arranque... ja q irei comprar qual ???? da ranger mesmo ou tem de outro carro???

a ideia seria montar com uma caixa de chevete que acham??? se sim 4 ou 5 marchas???
kkkkkkk abraços sou todo ouvidos kkkkkkkkkkk

Mário RED JEEP
01/03/2015, 14:31
Fala rubensx estou a tempo com um motor ohc 8 velas da ranger guardado...o antigo dono tirou para por diesil na epoca... bem agora a ideia é colocar numa rural
ele é injetado
mas.... me falta o modulo...se eu achar tipo original tem q ser na mesma numeração q esta na ponta do chico F5s........ ou parto para generico
outra duvida ele é qual o 2.5????
em tempo sem arranque... ja q irei comprar qual ???? da ranger mesmo ou tem de outro carro???

a ideia seria montar com uma caixa de chevete que acham??? se sim 4 ou 5 marchas???
kkkkkkk abraços sou todo ouvidos kkkkkkkkkkk
Tb tenho o interesse, pois o cabeçote da Ranger 8 velas agente encontra no Mercado Livre. Mas aí faltam módulo e bomba de combustível elétrica. Poderia ser adaptado? Padoo ou Fueltech?

tmec83
24/03/2017, 09:57
Perdão por invadir o espaço de alguém mas é a primeira vez que escrevo e estou pedindo socorro.... Daí talvez esteja fazendo algo errado nos tópicos de alguém.
Mas, vamos ao problema. Final do ano passado minha Ranger 98, onde uso GNV durante quase 100% do tempo, bateu o motor na estrada... Bom depois de todos os dramas somente agora estou remontando na oficina de um amigo, mecânico antigo e experiente, com sua ajuda, pois não encontrei mecânicos que se dignassem a mexer nela - conversei com uns dez e desisti. Este amigo não queria pegar por falta de espaço na sua oficina e por estar cheio de serviços leves, que obviamente dão retorno imediato. Bom, desmontei tudo sob sua sua supervisão, mas isso é outra história que aliás são muitas... Enfim, hoje estou remontando o motor com sua supervisão, tb, mas ficamos com uma dúvida que está mostrada na fotos anexas. Pois bem, olhando as fotos, nos locais demarcados, no ponto de fixação do pescador de óleo ao bloco do motor, há um buraco com cerca de 1/2 " de diâmetro, roscado, que se liga ao alojamento da bomba de óleo, vista externamente. Mas em nosso conjunto de peças a remontar não encontramos nada que que possa ser daí.. Imaginamos (quando a cabeça não pensa o corpo padece), que no local pudesse ter ou ser de alguma válvula de alívio para um eventual excesso de pressão da bomba de óleo, em função da sua ligação com o local onde o óleo é injetado ao sistema. Bom pensamos isso, porém em nossas peças de reposição nada há parecido. Isso criou um problema. Não há como continuar, nem terminar nada, sem solucionar isso. Não é possível fechar o bloco sem saber o que vai ou poderia ir ali. Mesmo que seja um simples parafuso que eventualmente esteja largado no meio do resto a ser reposto. Procurei o dono da retífica que fez o bloco. Procuramos, olhamos conversamos e nada concluímos... Por isso, SOCORRO....... SOCORRO E MUITOS SOCORROS. Agradeço por toda a ajuda de quem quer que seja, pois dessa vida só levamos a certeza de que, o que plantamos bem deu ou dará frutos. E que voltaremos para refazer melhor o que não fizemos certo. Obrigado e vamos aguardar.
Contatos: amaroasilva@gmail.com com amaro
tmec83@gmail.com com tania mara

tmec83
24/03/2017, 10:05
Rubens bom dia. Vi sua citação sobre um motor OHC, 8 velas, guardado. Postei um pedido de SOCORRO, pois estou com dúvidas com relação à montagem de um deles, gostaria de saber se pode me dar uma dica ou dar um retorno para amaroasilva@gmail.com ou tmec83@gmail.com e quem sabe, trocar alguns e-mails para esclarecimento. Agradeço ..Amaro e Tmec83