Conectar

Ver Versão Completa : Rádio VHF

RAFAEL KIPPER
10/07/2009, 22:55
Olá, acabei de comprara um rádio VHF maca ICOM modelo IC 2200. Gostaria da opinião e dicas de onde devo instalar ( painel, console central, teto) na minha cherokee XJ. E a antena, na calha do teto, na tapa do portamalas ou parachoque traseiro?
Abraços!

Ronaldo B.
11/07/2009, 00:52
Rafael,

Eu ia instalar um Yaesu na minha XJ, mas como eu tenho um HT Icom, preferi instalar um PX Cobra DX, é um pouco menor e mais leve que o IC 2200, mas acho que vc pode intalar o PY no mesmo lugar que eu instalei o PX, pq na XJ não tem muitas opções. A antena eu instalei fixada no suporte dos racks no teto, não tenho foto, mas é fácil de instalar.

[]´s

RAFAEL KIPPER
11/07/2009, 09:05
Ronaldo!

Obrigado pela dica, pensei que não ia dar neste local por causa do porta luvas, mas agora vi que ficou ótimo e com a vantagem de nao ficar furos se for removido.
A ideis de por a antena nos trilhos do racks deve se boa e a base da antena fica mais protegida e evita que estrage a pintura da calha.
Aproveitando a suas dicas, por onde pasou o cabo de dento para fora no veiculo? Sem que fique por cima da borracha da porta.
Obridago!

Ronaldo B.
11/07/2009, 13:42
Rafael,

Tirei umas fotos, fica mais fácil prá entender como eu instalei.

O suporte da antena eu fixei na calha onde ficam presos os racks, como fiz isso na parte traseira da XJ do lado do motorista, passei o fio para dentro usando a entrada da fiação do break ligth, aí foi só tirar aquela moldura plastica que tem no teto do portamalas e passar o cabo até a lateral e descendo até o assoalho, saindo embaixo do banco traseiro e passando por baixo do carpete até chegar embaixo do painel. Prá facilitar eu usei o cabo da aquario que já vem montado, é só desrosquear o terminal do cabo na ponta que vai no rádio que fica fácil passar o cabo. O suporte também usei da aquario, é o mesmo suporte que é usado para fixar a antena na tampa do porta mala, mas para fixar na calha do rack precisei abrir um pouco o suporte e fazer uma chapa com dois parafusos para encaixar por dentro da calha, para encaixar essa chapa com os parafusos é só tirar o acabamento que fica ma ponta da calha. Como originalmente eu ia instalar um PY a antena que comprei foi a modelo M-300C, deve ter uns 50cm de comprimento, a vantagem é que o suporte é o mesmo para a antena de PX ou PY, então se eu quiser colocar o PY é só desrosquear a antena do PX e rosquear a do PY.

Bom, parece meio confuso mas olhando no carro e nas fotos foca fácil de entender, se tiver dúvida é só falar.

[]´s

Gadelha
21/07/2009, 14:01
Eu instalei o Icom 2200 no lado do motorista, perto de onde abre o capô. Do lado do passageiro ficou muito longe... Vou postar fotos.

T+:-D

Amostardeiro
21/07/2009, 21:45
Pessoal

Eu optei por um Yaesu FT 7800R- dual band (VHF/UHF), a frente é "destacável" o que torna possível instalar a central no porta malas ou outro lugar e a frente, que é o comando, no painel, quanto a antena usei uma dual band com base magnética.

Aí umas fotos.

http://img217.imageshack.us/img217/2505/maio012.th.jpg (http://img217.imageshack.us/my.php?image=maio012.jpg)

http://img217.imageshack.us/img217/6266/maio011.th.jpg (http://img217.imageshack.us/my.php?image=maio011.jpg)

Abraço

Gadelha
08/08/2009, 12:11
Eu instalei o Icom 2200 no lado do motorista, perto de onde abre o capô. Do lado do passageiro ficou muito longe... Vou postar fotos.

T+:-D

Pessoal,

A melhor posição pra mim foi essa que mostra na foto. Não esquenta o rádio, não precisei furar (usei presilhas e o parafuso existente). Também não furei para fixar o PTT, usei um suporte preso por dentro do painel. Meu pé não bate nada nele. A posição da antena também ficou ideal.
Rádio: IC-2200H
Antena: M-470A Dual

T+:concordo:

rogerio_zx
27/01/2015, 09:10
Então galera, eu sei que esse assunto a muito tempo não é citado, mas como só agora instalei um PY na XJ, e eu usei dicas daqui do forum pra fazer essa instalação, segue aí a foto de como ficou.
Como todos aqui, eu fiquei tentando um lugar aqui, um espaço ali, e a Cherokee não é generosa em espaço para instalação de radio PX/PY.

Nessa posição que coloquei não atrapalha em nada o movimento do pé do acelerador para o freio e do freio para o acelerador.
E ficou na direção da minha mão direita.

490946

490947

Pablo.pinto2007
28/01/2015, 15:22
O meu é uma ZJ... e realmente não gostaria de furar o carro e nem colocar entre minhas penas e o painel do carro, devido algo relacionado à colisão... então simplesmente eu colei um velcro no rádio e uma lâmina de velcro em cima do painel do carro mesmo... e pronto... o cabo da antena chega em cima do painel e a alimentação também, que aproveitei e coloquei o GPS... simples...

Pablo

rogerio_zx
28/01/2015, 16:10
até entendo mesmo sua preocupação com a segurança com o radio na direção da canela, realmente não pensei nisso em momento nenhum durante a instalação e durante essa semana de uso... mas o rádio no alto do painel preso somente por um velcro, absolutamente não é seguro, e nesse local onde o radio está também pode te machucar num acidente, ou o ocupante do banco traseiro, acho que pode causar ferimentos piores do que na canela.
aí vc pode me dizer que só usa o rádio só lá no meio do mato, lá na trilha, onde a velocidade é baixíssima... mas aí não faz sentido um rádio fixo. era melhor um portátil.
e no seu caso ainda tem o GPS que num acidente tambem pode voar pra todo lugar.

até o GPS que eu já tive e não tenho mais (o celular faz tudo que o GPS fazia) eu nunca pensei nesse lance de segurança, ele sempre fico na ventosa no parabrisa, e realmente é um item que pode causar ferimento num acidente.

Pablo.pinto2007
29/01/2015, 13:54
até entendo mesmo sua preocupação com a segurança com o radio na direção da canela, realmente não pensei nisso em momento nenhum durante a instalação e durante essa semana de uso... mas o rádio no alto do painel preso somente por um velcro, absolutamente não é seguro, e nesse local onde o radio está também pode te machucar num acidente, ou o ocupante do banco traseiro, acho que pode causar ferimentos piores do que na canela.
aí vc pode me dizer que só usa o rádio só lá no meio do mato, lá na trilha, onde a velocidade é baixíssima... mas aí não faz sentido um rádio fixo. era melhor um portátil.
e no seu caso ainda tem o GPS que num acidente tambem pode voar pra todo lugar.

até o GPS que eu já tive e não tenho mais (o celular faz tudo que o GPS fazia) eu nunca pensei nesse lance de segurança, ele sempre fico na ventosa no parabrisa, e realmente é um item que pode causar ferimento num acidente.

Verdade... mas é como falei... não queria furar meus painéis e então não vi outra saída... o velcro que uso é o especial (que dizem ter sido desenvolvido pela NASA).... ele é bastante "grudento"... e sinceramente se num acidente que ocorrer se o rádio vier a me causar problema é porque o cinto de segurança não estava sendo utilizado... porque num impacto, a tendência é tudo ir pra frente, ou capotada vai ser tudo jogado pra todo lado... e claro até a bagagem é problema e ninguém pensa nisso... por isso as SUV tem aquela cortina que tampa o porta malas, que na minha opinião não serve de muita coisa!

O GPS que uso é o 176C da Garmin, comprei mais pra gravar trilha mesmo e no meu caso usar no CJ pra velocímetro e marcar trilha... não tem melhor (e tem, mas no meu caso uni as duas funcionalidades...) o celular não é resistente à água... e o CJ já viu quando vai pro barro volta de outra cor!

Abraços!

Pablo