PDA

Ver Versão Completa : Adaptação bancos na caçamba da CD



Déo Ventura
10/07/2009, 17:12
Boa tarde amigos toyoteiros, estou com uma dúvida, estou querendo adaptar bancos na caçamba da minha toy CD:

1º - 4 bancos concha com com cinto de 4 pontas e a gaiola de proteção ou;
2 bancos de kombi, inteiriços, com o escosto de cabeça junto a gaiola de proteção.

Segue algumas fotos;

Como faço para mudar o numero de passageiros no doc. do carro, ouví falar que é necessário um laudo do inmetro, porém como faço para saber as medidas de montagem para fazer o laudo ???

desde já
agradeço

Decilio Ventura
www.ilhaecia.com (http://www.ilhaecia.com)

cRiPpLe_rOoStEr
10/07/2009, 23:19
um brigadiano me falou que as s10 que a brigada usa com bancos na carroceria, como a guarnição total do veículo chega a 10 brigadianos, precisa cnh categoria d para conduzir... com relação ao laudo do inmetro, é só levar numa empresa de vistorias credenciada... consulta um despachante que ele pode te orientar melhor...

De Ranieri
11/07/2009, 12:58
Como fica isto? Digo legalmente falando, pois sei que veículos militares de transporte de tropa, usam estes bancos na carroceria para o transporte dos passageiros (soldados), mas no caso do uso civil, será que isto é permitido? O Código de Trânsito, veda o transporte de passageiros na caçamba (carroceria), punindo com multa o condutor que praticar tal ato. Aqui no Rio existem alguns veículos assim para passeio de turismo, mas não sei se são legalizados.

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 13:06
Como fica isto? Digo legalmente falando, pois sei que veículos militares de transporte de tropa, usam estes bancos na carroceria para o transporte dos passageiros (soldados), mas no caso do uso civil, será que isto é permitido? O Código de Trânsito, veda o transporte de passageiros na caçamba (carroceria), punindo com multa o condutor que praticar tal ato. Aqui no Rio existem alguns veículos assim para passeio de turismo, mas não sei se são legalizados.

se tiver a autorizaçao do detran para alteração de características e passar na vistoria do inmetro pode ser homologado... nunca viu alguns caminhões com uma espécie de cabine extra montada na carroceria para transporte de operários em obras (nada a ver com os famigerados paus-de-arara)? a propósito: nas viaturas militares não tem cinto de segurança, mas para civis tem que ter...

Déo Ventura
11/07/2009, 13:43
Mas idéia é essa mesma, estou montando uma empresa de Ecoturismo e pretendo fazer passeios com o carro.

A dúvida ainda persiste.

4 bancos concha ou 2 bancos de kombi ?

Abraços

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 13:48
2 bancos de kombi parecem uma opção mais adequada para uma empresa de ecoturismo...

De Ranieri
11/07/2009, 14:06
Com os 2 bancos de kombi, vai caber pelo menos 6 pessoas

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 18:10
as s10 da brigada com carroceria adaptada para transporte de tropas tem 4 assentos individuais parecidos com cadeiras de escritório em cada lateral e 1 voltado de costas para a cabine... mas são de cabine simples...

btm1973
10/01/2016, 17:51
Pessoal, estou a procura de empresas que façam estas adaptações. Alguém conhece ? Procurei exaustivamente na Internet e nada. Agradeço a ajuda.

Goncalez98
11/01/2016, 00:33
Só para esclarecer as Vtr militares possuem sinto de segurança sim. Pelo menos as do Exército possuem, tanto os caminhões quanto os "jipes"

Abracos

Maggion
11/01/2016, 08:25
Pessoal, estou a procura de empresas que façam estas adaptações. Alguém conhece ? Procurei exaustivamente na Internet e nada. Agradeço a ajuda.

Btm. procura por empresas que mexem com "motor homes". provavelmente eles terão condição de fazer um bom serviço para evitar sustos na vistoria.

sugiro ainda entrar em contato e ver quais serão os itens avaliados. como por exemplo posição de cintos, dimensões mínimas, e acesso a parte traseira com escada (se eles vão exigir "corrimão" ou não), e etc..

Se me permitir o palpite... Talvez seja interessante fazer a gaiola mais alta do que o teto, mesmo ficando feio visualmente (veja a foto 03)..

Pois assim da um conforto maior quando os clientes forem subir, além de aumentar o campo de visão e evitar que alguém bata a cabeça na gaiola se a band passar em alguma depressão (olhe como na foto 01 a moça de azul esta com a cabeça perto da gaiola..)

Maggion
11/01/2016, 10:09
Btm. procura por empresas que mexem com "motor homes". provavelmente eles terão condição de fazer um bom serviço para evitar sustos na vistoria.

sugiro ainda entrar em contato e ver quais serão os itens avaliados. como por exemplo posição de cintos, dimensões mínimas, e acesso a parte traseira com escada (se eles vão exigir "corrimão" ou não), e etc..

Se me permitir o palpite... Talvez seja interessante fazer a gaiola mais alta do que o teto, mesmo ficando feio visualmente (veja a foto 03)..

Pois assim da um conforto maior quando os clientes forem subir, além de aumentar o campo de visão e evitar que alguém bata a cabeça na gaiola se a band passar em alguma depressão (olhe como na foto 01 a moça de azul esta com a cabeça perto da gaiola..)

Déo desculpa a falha mais acabei esquecendo de citar vc.

btm1973
15/01/2016, 21:17
Maggion, obrigado pela sugestão. Ela realmente pareceu muito boa mas ainda assim, na internet, não encontrei. Realmente estou impressionado com a dificuldade em encontrar empresas especializadas neste ramo. Moro no Rio e por aqui circulam vários carros como estes acima. Me parece que o jeito vai ser tentar abordar um motorista de um deles e tentar tirar a informação. Um abraço.

MOLOKO+
16/01/2016, 08:44
Oi o veiculo fica enquadrado na tabela do Denatran. Como veículo para uso recreativo,e acima de nove cabeças contando o motorista precisa de carteira D e ser for fazer esses passeios D com atividade remunerada.Acho melhor colocar bancos tipo de van que são mais estreitos e assim cabe mais gente.Não é difícil adaptar mas é indicado uma gaiola.Placa vermelha de aluguel.Procure despachante Arlan em Itaborai no google que legaliza sem maiores problemas ,tem que ter laudo do INmetro.Espero ter ajudado
pedr

dudu83
16/01/2016, 17:42
alem da placa vermelha tem que ter tacografo tbm

DMD73
18/08/2017, 16:41
Oi Pessoal,
Se que o tópico é antigo mas é o que mais se aproxima da minha dúvida. Tenho uma L200 e gostaria de instalar 2 bancos com trilhos na caçamba. É possível regularizar isso no DETRAN sem placa vermelha e tacógrafo?
Alguém tem indicação de uma empresa boa e com experiência para executar o projeto em SP?

cRiPpLe_rOoStEr
10/09/2017, 01:47
Tenho uma L200 e gostaria de instalar 2 bancos com trilhos na caçamba. É possível regularizar isso no DETRAN sem placa vermelha e tacógrafo?
Alguém tem indicação de uma empresa boa e com experiência para executar o projeto em SP?

a princípio tem como regularizar sim, e não precisa de tacógrafo (nem placa vermelha se o uso for não-remunerado), até onde eu lembre o esquema é fazer por aquela regulamentação para "transporte precário", que define uma área mínima por passageiro e também a parte de ventilação do compartimento onde vão ser transportados (invariavelmente tem que ter capota)

quanto à empresa, qualquer uma que faça adaptações em vans, ônibus e veículos especiais em geral já dá conta do serviço (recomendo procurar por alguma que já tenha experiência com adaptações em vans escolares)