Ver Versão Completa : Rebocar um jipe SEM doc? só com nota fical?
Ae Povo:
to precisando de ajuda..
é possivel rebocar um jipe SEM DOCUMENTOS, só tem a nota fiscal de arrematacao de leilao e baixa no sistema sem ter problemas com os zomi?
claro, atendento a todos os requisitos que o CBT exige, como rebocar no CAMBAO fixo, lanternas traseiras funcionais, colocando uma "placa" em adesivo com os numeros do veiculo rebocador na traseira do rebocado, etc...
já pesquisei um bocado e no proprio CBT nao regulamenta nada sobre isso, ou seja.. o fato de um carro sem CRVL poder ser rebocado ( com as 4 rodas no chao)..
alguem já teve experiencia com isso?
T+
elmestizo
10/07/2009, 11:46
só pode em carreta...
colocou a patinha no chão, precisa de doc.
vc saberia me dizer onde tá essa regulamentacao?
Doglair Valim
10/07/2009, 13:12
vc saberia me dizer onde tá essa regulamentacao?
O maior problema disso tudo nao e a onde ta escrito, e sim as interpretasoes que os fiscais/policiais dao, pois ao mesmo tempo que pode chega outro e diz que nao, nem mesmo eles se entende.
poisé... por isso queria ter acesso a regulamentacao oficial p/ se for o caso imprimir e levar caso fosse necessario.
dei uma procura rapida pelo CBT e nao achei nada a respeito, nem falando que é proibido e nem falando que é permitido..
por exemplo, quando se diz que "se tocar as rodas no chao" precisa de documentacao, como é que os reboques que apenas levantam um eixo do carro e o outro vai rodando no chao fazem? é proibido tb? ou veiculos destinados a reboque possuem alguma regulamentacao especifica permitindo rebocar no chao uma sucata sem CRLV ?
T+
umberto xxxrrr
10/07/2009, 14:31
Grande Fabil, blz?
Como tenho (alguma) experiência com o transporte de sucatas (e de veículos em outras situações), vamos às analogias:
- SE estiver "embarcado" (sem tocar nenhum eixo no chão) é considerado "carga" e não "veículo rodando". Assim, basta ter comprovação da licitude da origem/posse/propriedade (serve a nota fiscal, serve um Doc atrasado ou recibo...)
- SE estiver "rodando" (tanto faz uma roda de moto, lembra daqueles "trans-moto"?) tem que ter documentos EM DIA para tal.
Digamos que , por extrapolação extrema, só para ilustrar mesmo, um caminhão daqueles que suspende eixo (geralmente quando vazio) ainda está "usando" (ele, o caminhão) a via.
Não sei se fui feliz na explicação.
[]s embarcados.
Ronaldo B.
10/07/2009, 14:37
Resolução 011/98 do Contran
Art. 4º. Uma vez efetuada a baixa, sob nenhuma hipótese o veículo poderá voltar à circulação.
E não adianta alegar que o veículo não está circulando porque está sendo rebocado, porque para ser rebocado o veículo também precisa estar enquadrado dentro do capitulo IX, Seção I, Art. 96 do Código Brasileiro de Trânsito, e veículo baixado não pode ser enquadrado em nenhuma das categorias descritas por não ter documentos.
[]´s
bom.. está uma salada de informacoes, acabo de ligar num posto da PRF aqui de BH e o oficial me informou que possuindo a nota fiscal de leilao e observando as exigencias de luzes e idenficacao do veiculo rebocador na traseira do rebocado poderia fazê-lo sem problemas...
"e agora josé? "???? o que fazer? heeheheh
T+
umberto xxxrrr
10/07/2009, 15:02
Pois é Fabil, acredito que a orientação do oficial, neste caso, é a da famosa "liberalidade".
Os carros da categoria turismo de competição aqui (que em regra são, ou sucatas baixadas ou carrocerias adquiridas zero km e posteriormente montados) tem que ser carregados... Não podem ir com 1 eixo no chão e nem puxados...
Noves fora, aqui na região, um km rodado em caminhão-prancha sai por algo como R$1,00 a R$1,30... Não tem riscos (que não os de uma colisão catastrófica do caminhão) e pouca dor de cabeça.
Ronaldo B.
10/07/2009, 15:02
bom.. está uma salada de informacoes, acabo de ligar num posto da PRF aqui de BH e o oficial me informou que possuindo a nota fiscal de leilao e observando as exigencias de luzes e idenficacao do veiculo rebocador na traseira do rebocado poderia fazê-lo sem problemas...
"e agora josé? "???? o que fazer? heeheheh
T+
Eu acho que dificilmente vc vai ser parado e ter problemas, o mais provavel é que ao mostrar a NF e o reboque estando com as luzes e a placa visivel passe batido, o problema vai ser se vc pegar pela frente um policial que conheça bem o CBT e a resolução do Contran que não permite que veiculo baixado circule, mas isso eu acho que vai ser raro.
O que pode te dar algum problema é se vc usar esse veículo para fazer trilha e for pego trafegando com ele, ou se vc se envolvar em algum acidente com esse veículo que por lei não poderia estar circulando, aí sim o bicho pega.
[]´s
umberto xxxrrr
10/07/2009, 15:07
Em tempo, estava me referindo a UM transporte, caso de aquisição no leilão/levar para casa. Se já for viatura capaz de se locomover e de uso(em trilhas, que seja) e que esteja "usando" a numeração da placa do rebocador...Aí é encrenca com certeza. Mesmo no país da liberalidade (que não estou criticando, apenas constatamos não é?).
E, claro, se é par uso constante, desconsiderar o uso de caminhão-prancha/contratado.
Eu acho que dificilmente vc vai ser parado e ter problemas, o mais provavel é que ao mostrar a NF e o reboque estando com as luzes e a placa visivel passe batido, o problema vai ser se vc pegar pela frente um policial que conheça bem o CBT e a resolução do Contran que não permite que veiculo baixado circule, mas isso eu acho que vai ser raro.
O que pode te dar algum problema é se vc usar esse veículo para fazer trilha e for pego trafegando com ele, ou se vc se envolvar em algum acidente com esse veículo que por lei não poderia estar circulando, aí sim o bicho pega.
[]´s
nao.. o proposito nao é rodar com esse veiculo.. é só chegar com ele até aqui
o a questao é que já tenho até um orcamento por cegonha, mas o custo fica 2,5x maior que se eu for rebocando..
valeu!!
umberto xxxrrr
10/07/2009, 15:31
Orçamento: "x" rebocando ; 2,5"x" embarcado.
Se 1,5"x" for menor ou igual à (eventual/quase certa) dor-de-cabeça/garoupas fazendo a piracema para o bolso do guarda...
Quantos km?
a diferenca é consideravel... de cegonha ficaria em 670,00 ( pega lá e deixa aqui na porta da minha casa) fora que de todo modo eu preciso ainda ir no local p/ fechar o negocio pessoalmente, entao some-se no minimo uns 250,00 de gasto..
se eu vier rebocando vou gastar uns 300,00 e resolvo tudo..
se nao me engano no percurso todo devo passar por 2 ou 3 postos de policia
T+
bruno zago
13/08/2010, 01:29
eu tava com essa sua duvida também
mas dei uma lida ai nos topicos e vo arrisca
hehehe
comprei uma brasilia nun leilão em porto alegre e vou trazer ate imbé
seja oque deu quiser auishiaushauihsuiasa
se alguem tiver mais informações passa ai vlw :)
alexandrepocosdecaldas
13/08/2010, 06:42
e aew fabiano, eu trouxe meu jipinho de sao paulo pra poços de caldas num towbar arrastando com uma saveiro e com as luzes la tras, vim a noite, nem pegou nada...
planeje direito venha a noite, perto dos postos ande atras de caminhao e vai embora...ou veja estradas que desviem dos postos, ahh evite subidao!! abraço:
alexandrepocosdecaldas
13/08/2010, 06:47
[QUOTE=alexandrepocosdecaldas;1232049]e aew fabiano, eu trouxe meu jipinho de sao paulo pra poços de caldas num towbar arrastando com uma saveiro e com as luzes la tras, vim a noite, nem pegou nada...
planeje direito venha a noite, perto dos postos ande atras de caminhao e vai embora...ou veja estradas que desviem dos postos, ahh tbem busquei p/um amigo um javali de sao jose do rio preto aki e vim a noite tbem num deu nada, mas sabia dos riscos ...evite subidao!! abraço
joão k. chikui
13/08/2010, 19:51
Seria interessante vc emprestar uma carreta trucada .