Ver Versão Completa : Wrangler Diesel no Brasil
oromano71
10/07/2009, 11:02
Esse fim de semana estive conversando com um amigo que trabalha na Fiat e ele contou que a Crysler mandou um carro de cada modelo da marca para degustação dos novos "proprietários".
Uma novidade é que estão homologando o Wrangler Diesel junto às autoridades Brasileiras.
Será que em 2010 teremos mais novidades no mercado?
A pauta está aberta!
abs,
ArthurPaladini
10/07/2009, 12:26
Que bom, tava mais do que na hora de vir!
Agora o Troller que já estava ameaçado por baixo pelo Stark, ganha um rival por cima como o Wrangler. Vai ficar bonito a briga. E melhor ainda pra nós.
cRiPpLe_rOoStEr
10/07/2009, 22:27
ja não era sem tempo... um wrangler com motor iveco ficaria interessante... a propósito: creio que isso ponha em xeque o fornecimento de motores iveco para o stark...
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 01:46
será que as versões a diesel do wrangler serão importadas da áustria, como ja ocorre com as grand cherokee ou até mesmo com o chrysler 300c? a propósito: atualmente umas versões a diesel do wrangler, mais voltadas para fins militares, estão sendo produzidas numa fábrica da mercedes-benz no egito...
samukanvas
11/07/2009, 02:02
É realmente uma pena que chevy e ford estejam mal das pernas, senão torceria pra elas arrematarem a jeep... Assim a jeep poderia lançar um 4x4 de gente grande como os de antigamente e não esses 4x4 enfeitados, com motor fresco e fedorento.
Se fosse uma gm da vida o próximo jeep viria de 350 V8 flex, 4l80e, nv braba e uns eixões fortes :concordo:
abs
atualmente umas versões a diesel do wrangler, mais voltadas para fins militares, estão sendo produzidas numa fábrica da mercedes-benz no egito...
E que tipo de motor está usando?
Elmer_Jeep
11/07/2009, 09:16
ja não era sem tempo... um wrangler com motor iveco ficaria interessante... a propósito: creio que isso ponha em xeque o fornecimento de motores iveco para o stark...
Seria legal questionar isso pros defensores do Stark la no topico da TAC.
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 11:50
E que tipo de motor está usando?
o mesmo 2.7 de 5 cilindros usado no mercedes-benz accelo 715c...
o mesmo 2.7 de 5 cilindros usado no mercedes-benz accelo 715c...
http://www.mercedes-benz.com.br/Interna.aspx?categoria=45&conteudo=11189
delavega
22/07/2009, 14:34
Pessoal,
Deêm uma olhada nos sites da JEEP na europa. o Motor é um 4 cilindros 2.8 L de 175 cv e 302 lb de torque
Abraços
GuTo_Cerulli
22/07/2009, 16:24
Se fosse uma gm da vida o próximo jeep viria de 350 V8 flex, 4l80e, nv braba e uns eixões fortes :concordo:
Seria elegria sem fim!!! Só por favor que não existisse a versão com duramax...poderia ser um cummins!!!
[]'s
cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 19:26
Pessoal,
Deêm uma olhada nos sites da JEEP na europa. o Motor é um 4 cilindros 2.8 L de 175 cv e 302 lb de torque
Abraços
esse é feito pela vm motori, e usado na chryser town and country... a propósito: o wrangler tb é feito na áustria???
se nao eh por questao ambiental........ q coisa mais burra colocar diesel no wrangler....... tomara q nao.....
cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 23:18
se nao eh por questao ambiental........ q coisa mais burra colocar diesel no wrangler.......
com certeza será mantida a versão a gasolina para os que assim preferem... mas se vier com câmbio automático e por um preço próximo à versão a gasolina, que venha a versão a diesel...
mas qual a vantagem do diesel (deve ser 4cyl) sobre o gasolina (6cyl) ?
cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 23:35
sobretudo o consumo... quanto a número de cilindros, isso é o de menos... compara a dodge ram com motor cummins 6.7L de 6 cilindros e a silverado com o duramax 6.6L v8 e me diz qual tem melhor motor...
samukanvas
23/07/2009, 23:51
sobretudo o consumo... quanto a número de cilindros, isso é o de menos... compara a dodge ram com motor cummins 6.7L de 6 cilindros e a silverado com o duramax 6.6L v8 e me diz qual tem melhor motor...
Putz cara, um cara que paga cento e tantos mil está preocupado com o consumo? Ainda mais o diesel a quase o preço da gasolina?
Cummins? Duramax?
Troca isso por hemi e vortec. Pelo amor de deus... Quando vc fizer trilha com um motor bom a gasolina tu vai mudar tua cabeça.
Diesel é pra caminhão, locomotiva etc...
:rolleyes:
cRiPpLe_rOoStEr
24/07/2009, 00:16
Putz cara, um cara que paga cento e tantos mil está preocupado com o consumo? Ainda mais o diesel a quase o preço da gasolina?
Cummins? Duramax?
Troca isso por hemi e vortec. Pelo amor de deus... Quando vc fizer trilha com um motor bom a gasolina tu vai mudar tua cabeça.
na época de colégio sempre me chamavam de pão-duro......... mas no caso de um veículo que vai rodar lá no quinto dos infernos quanto menos beber, melhor... aí eu não abro mão do diesel... e mesmo que o diesel estivesse custando o mesmo que a gasolina eu continuaria preferindo diesel...
se tu acha que eu não curto vortec, está enganado... mas gosto dos motores a diesel, sobretudo para rodar com biodiesel ou mesmo óleo vegetal puro, ou até álcool como acontece em algumas usinas e na frota de ônibus de estocolmo... qdo eu tinha 14 anos era defensor ferrenho do biodiesel de cânhamo...
samukanvas
24/07/2009, 00:44
qdo eu tinha 14 anos era defensor ferrenho do biodiesel de cânhamo...
Estocolmo? Rodar no quinto dos infernos? Óleo vegetal? 14 anos?
Tá aí então... Descobri porque fala tanta besteira. Fodeu com teus neurônios cheirar tanto diesel de cânhamo.
Sai dos livros/internet/faculdade e vai pra trilha.
:parede:
Ronaldo B.
24/07/2009, 01:13
Tá aí então... Descobri porque fala tanta besteira. Fodeu com teus neurônios cheirar tanto diesel de cânhamo.
:concordo::concordo::concordo::concordo:
[]´s
cRiPpLe_rOoStEr
24/07/2009, 01:24
independente de qual combustível seja melhor, o importante é termos a liberdade de optar pelo que vá nos atender melhor...
YouTube - dodge ram 2500 gas vs. 2500 cummins
poluicao de canhamo 8) hummmmmm...
independente de qual combustível seja melhor, o importante é termos a liberdade de optar pelo que vá nos atender melhor...
economizar aonde, pelo q sei o seguro do diesel em bem mais carro.... fora as pecas.....
essa energia para ter liberdade em escolher o q va atender melhor.....diesel ou gas...... nao seria melhor para ter opcao melhor ?
tipo um wrangler 4 portas, um hummer, silverado, armada, titan, tundra, fj............ opcoes melhores ou mesmo diesel , mas com um real motor tipo f350 8 Cylindros.... :concordo:
se nao eh por questao ambiental........ q coisa mais burra colocar diesel no wrangler....... tomara q nao.....
Essa discussão de gasolina x diesel é velha e longa.
Eu particularmente também só compraria um se fosse diesel, mas é meu caso, o uso que faço.
Cummins? Duramax?
:rolleyes:
Rodrigo, aí é que é o ponto, o uso que será feito, para trilha é uma coisa, para viagens é outra, pra trabalho é outra, vai do propósito da compra.
Não sei como anda aí os preços, mas aqui dá 0,87 de diferença no preço e o consumo de um 4l diesel é bem menor do que um 6l gasola em litros.
Isso numa expedição de 15 a 20k km faz uma diferença brutal, pro meu bolso pelo menos.
Por exemplo:
Gasola 15000 / 7 km/l x 3,05 = 6.535,72
Diesel 15000 / 9 km/l x 2,20 = 3.666,67
Diferença de quase 3k latinhas
Como falei, são discussões antigas essas e envolve muito o gosto.
Eu, além de gostar do diesel, levo bastante em conta o gasto com consumo.
Concordo quanto à trilha, tanto que minha viatura pra isso usa o V8 que te falei, mas ali sim não faz diferença, roda-se uma miséria de km por mês.
Maaaaaaas cada um com seu cada um :mrgreen:
E o próximo desafio, quando sai?
O que acha de guinchos?
Abraços
X3 :mrgreen:
Já disseram que há outros tópicos em que essa pergunta foi debatida, mas a maior vantagem, como vocês estão carecas de saber, é o torque alto a baixas rotações (coisa que o motor a gasolina não tem).
A segunda é a autonomia. Dá para encher o tanque em um posto de confiança, ir para uma trilha a 100 ou 200 km, voltar, e ter combustível no tanque. Impossível fazer isso com um motor a gasolina.
A terceira é a durabilidade do motor, principalmente se não for eletrônico.
Mas se insistirem que é burrice ter motor a diesel, me desculpem, mas continuarei sendo uma besta quadrada :mrgreen:
alvaro.jrc
26/07/2009, 16:16
Outra vantagem do motor diesel em relação ao gasolina para trilhas especificamente:
SÓ PRECISA DE SNORKEL, MAIS NADA!
Motor gasolina tem que meter graxa, isolar, meter panela de pressão, rezar, jogar talco o iscambal e mesmo assim volta e meia fica falhando quando passa dentro de um rio ou alagado mais profundo.
Rodrigo, não esqueça que tem gente que tb faz trilha e não fica só subindo com o jipe em pedra feito lagartixa. :twisted:
POAMNPAP.:mrgreen:
samukanvas
26/07/2009, 23:33
Motor diesel - Faixa de utilização de giros? 2000rpm no máximo... Motor gasolina - 6000rpm.
Torque - Pra que se eu posso reduzir? E pera aí: Tem motor a gasolina com mais torque que diesel. Minha cherokee tem o mesmo torque que um 2.8 diesel.
Eu não sei se já conhecem os novos distribuidores e cabos de velas que não tem problemas com água. Foram lançados a uns 10 anos já. Não estamos falando de fiat 147 aqui, né?
200km com um tanque? Minha cheroka faz 300 fácil com trilha incluso e olha que ela leva pneus 37, gaiola e equipamentos.
Se for pra expedição, ok. Entendo... Entendo até a existência da 110, mas quando chegar a hora de fazer o pneu girar rápido eu duvido que o diesel supere a gasolina.
abs
Então. O carro a gasolina precisa de um giro 3 vezes maior para atingir o torque máximo (haja gasolina!!). Já o com motor a diesel não. Isso é uma vantagem inegável.
E torque nunca é demais. Imagina um motor a diesel com uma excelente reduzida, como aquela Atlas que você tem no Caveirão :concordo:.
Um bom motor a gasolina faz em torno de 5 ou 6 Km por litro. Se formos incluir uma trilha, com acelerações para se chegar a 5.000 giros para atingir o torque máximo, o consumo vai lá em cima. Vamos supor um tanque de 60 litros (como o do meu jipe). A autonomia a gasolina seria de uns 300 a 360 Km, sem fazer a trilha. Com a trilha a autonomia iria para uns 250 km. Com um motor a diesel, sem contar a trilha, a autonomia seria de no mínimo 600 km. Com a trilha a autonomia seria de, no mínimo, uns 500 km. Isto é, tenho autonomia para ir a uma trilha de 250 Km de distância sem me preocupar com abastecimento. No seu caso, a trilha não poderia ficar acima de 150 km de distância. Ou seja: com carro a gasolina você terá que abastecer em um posto que vende combustível de procedência duvidosa, se quiser fazer uma trilha um pouco mais distante. Outra vantagem inegável.
Agora giro rápido é uma vantagem induvidável do motor a gasolina, mas na lista de atributos essenciais a um jipe, esse não estaria entre os 10 primeiros, na minha opinião.
Mas se for para chegar rápido no shopping, vou com o carro a gasolina da minha mulher... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Elmer_Jeep
27/07/2009, 09:45
Vamos voltar à falar do Wrangler Diesel pq esse papo de gasXdiesel não tem fim, e já tem topico específico.
samukanvas
27/07/2009, 18:39
Vamos voltar à falar do Wrangler Diesel pq esse papo de gasXdiesel não tem fim, e já tem topico específico.
Num dá nem pra eu colocar uns vídeos legais de v8? :mrgreen:
bjs
cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 23:24
será que o wrangler diesel vai vir ao brasil com o motor 2.7 de 5 cilindros, o 3.0 v6 ou o vm motori 2.8 de 4 cilindros? ou eventualmente algum 3.0 da iveco...............
2.7 - tem a vantagem da facilidade de reposição de peças e assistência técnica, alem de estar "no ponto" para enfrentar o diesel brasileiro... se o wrangler diesel por acaso for nacionalizado ou vier do egito, o que eu acho pouco provável, duvido que venha outro motor...
3.0 v6 - o mesmo do grand cherokee euro-spec e da mercedes ml320cdi, provavelmente acabe sendo mais fácil de ser acomodado no wrangler com o mínimo de alterações estruturais caso venha da áustria como as grand cherokee, ou dos estados unidos como a ml, ou mesmo do méxico...
2.8 - não acredito que esse motor fosse viável para ser oferecido no mercado brasileiro por conta da logística para reposição de peças...
em função da aquisição da chrysler pela fiat, eu não duvidaria caso o wrangler aparecesse com motor 3.0 da iveco, eventualmente montado (ckd) em campo largo-pr...
cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 23:30
não tenho certeza, mas acho que o wrangler diesel não virá mesmo com o 2.7... até o j8 (versão militar do wrangler unlimited) ja está saindo com o 2.8 da vm motori... http://www.jeep.co.za/Military/features/performance/index.html
Pessoal, o Wrangler diesel tem há anos na Europa, certamente não irão adaptar outro motor nessa geração. A Chrysler tem, já há algum tempo, um modelo novo do Wrangler no forno, talvez para 2011 ou 2012. Por fim, o motor Phoenix é muito bom - eu gostaria muito do Wrangler com esse motor, mas deve demorar um pouco - a Cherokee virá equipada com esse motor no novo modelo, Wrangler não antes do próximo ano. Por fim, essa discussão diesel versus gasolina... No Brasil os utilitários são muito apreciados com gasolina, na Europa também, mas lá tem o diesel limpo - se algum dia esse chegar aqui, porque o nosso "limpo" só diminuiu o enxofre, emite milhares de vezes mais particulados (metais pesados inclusive) do que o europeu. Além do que o gasolina é mais silencioso - e fazer trilha em silêncio é uma experiência muito legal - o Wrangler foi feito para isso, com aquele teto removível. Minha opinião, sem criar polêmicas...
Apenas um comentário, também sem a menor pretensão de criar polêmica... Esta categoria abrangendo Jeep inclui o Wrangler, mas.. não seria mais apropriado o Wrangler estar na categoria junto com os Cjs, Yjs, etc..? Apenas uma sugestão, uma vez que o Wrangler possui eixo rígido na frente, possui uma relação histórica com os Jeeps originais.
cRiPpLe_rOoStEr
30/07/2009, 22:56
A Chrysler tem, já há algum tempo, um modelo novo do Wrangler no forno, talvez para 2011 ou 2012. Por fim, essa discussão diesel versus gasolina... No Brasil os utilitários são muito apreciados com gasolina, na Europa também, mas lá tem o diesel limpo - se algum dia esse chegar aqui, porque o nosso "limpo" só diminuiu o enxofre, emite milhares de vezes mais particulados (metais pesados inclusive) do que o europeu. Além do que o gasolina é mais silencioso
será que, em função da crise, não seria uma previsão otimista demais uma nova geração do wrangler em menos de 5 anos? a não ser que sofra downsizing, o que eu acho pouco provável, eventualmente demore mais tempo para chegar uma nova geração do wrangler...
mas aquele ronco de caminhão que os motores a diesel mais pesados costumam ter é show... embora com o desenvolvimento dos motores a diesel leves, do qual nós fomos distanciados por conta de uma legislação ridícula, o funcionamento deles tem ficado mais adequado aos parâmetros de conforto que alguns usuários preferem...
Olá Cripple, em 2012 o JK completa cinco anos - lembrando que poucos modelos permanecem tanto tampo sem alterações nos Eua, que é o principal mercado dele (2011 tem sido comentado como uma data bem razoável). Quanto ao diesel, mesmo um Hemi produz menos vibrações que o motor diesel autríaco - por uma questão cultural ou mesmo de gosto, alguns preferem ouvir o motor, outros não. Mesmo assim, os jipeiros americanos estão se coçando para poder usar o diesel, e lá está saindo uma série especial montada pela Aev, para uns poucos dispostos a pagar uma pequena fortuna por um J8 - mais caro que um hemi dos melhores: isso que é gostar de diesel.
Espero mesmo que venha o diesel - seria ótimo, e com certeza ampliaria muito o mercado do Jeep. Eu particularmente gostaria muito de ver o novo Phoenix no Wrangler.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 00:10
alem do motor a diesel, o j8 é mais reforçado que o wrangler unlimited... e eu não tenho certeza, mas creio que os j8 são todos produzidos no egito, e não se enquadram na legislação ambiental americana (o motor tem controles de poluição mais rústicos para poder rodar com diesel de baixa qualidade)... eu ainda preferia que fossem produzidos nos estados unidos ou em israel como é o ail storm... http://en.wikipedia.org/wiki/AIL_Storm
samukanvas
31/07/2009, 12:55
YouTube - dodge ram 2500 gas vs. 2500 cummins (http://www.youtube.com/watch?v=FZY8Kb9br_c)
Mais ou menos... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=945573&postcount=219
Já disseram que há outros tópicos em que essa pergunta foi debatida, mas a maior vantagem, como vocês estão carecas de saber, é o torque alto a baixas rotações (coisa que o motor a gasolina não tem).
A segunda é a autonomia. Dá para encher o tanque em um posto de confiança, ir para uma trilha a 100 ou 200 km, voltar, e ter combustível no tanque. Impossível fazer isso com um motor a gasolina.
A terceira é a durabilidade do motor, principalmente se não for eletrônico.
Mas se insistirem que é burrice ter motor a diesel, me desculpem, mas continuarei sendo uma besta quadrada :mrgreen:
sim. claro q vi.... mas aqui eh sobre o wrangler
e todos a gasosa q conheco fazem mais de 200km c/ um tanque...
obvio q tem pros e contras ... mas no wrangler ......
vai vir um chrysler/daimler/fiat sei lah o que diesel...:parede:
abs
os jipeiros americanos estão se coçando para poder usar o diesel, e lá está saindo uma série especial montada pela Aev, para uns poucos dispostos a pagar uma pequena fortuna por um J8 - mais caro que um hemi dos melhores: isso que é gostar de diesel..
aqui tem maluco tb :mrgreen: tenho amigo vendendo carro diesel... eh caro manter, ai pelo menos o diesel eh mais barato....
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 00:48
mas tomara que seja mesmo oferecido no mercado brasileiro o wrangler movido a diesel...
http://ail.plutog.co.il/cars/viewGallery.asp?GalID=2
http://ail.plutog.co.il/cars/Filemanager/Galleries/g2/storm%203%20-%20commander%20high%20top.jpg
http://ail.plutog.co.il/cars/Filemanager/Galleries/g2/img_3785.jpg
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 00:57
esse aqui seria bom para rodar no "hell de janeiro", ou mesmo numas quebradas daqui de porto que estão viradas numa cracolândia...
http://ail.plutog.co.il/cars/Filemanager/Galleries/g2/storm3-armored.jpg
samukanvas
23/08/2009, 11:26
esse aqui seria bom para rodar no "hell de janeiro", ou mesmo numas quebradas daqui de porto que estão viradas numa cracolândia...
http://ail.plutog.co.il/cars/Filemanager/Galleries/g2/storm3-armored.jpg
E quando eu imagino que não tem mais merda pra falar, esse manezão vem com mais essa....
Ô veio, dá um tempo pra gente indo postar num fórum diferente desse aqui. Vai postar num de desenho japonês ou de diesel....
:putz:
Hehe.. calma pessoal...
Sobre o assunto segurança, a Wild Boar e outros fabricantes estão oferecendo blindagens para o Wrangler comum - pode ser usado em qualquer um. É bem bacana, e leve - é um tipo de blindagem baseado em poliuretano (Urethane-Polyurea). Quem faz a blindagem é a DefensTech.
É semelhante ao Line-X, mas aperfeiçoado para resistir como blindagem. Quem assistiu o Mythbusters deve lembrar de um mito sobre a proteção de caçamba que resiste a explosões...
Abraços.
cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 20:16
e qual o nível dessa blindagem, andré? tem III-a?
Lá vem eu
Cara... na boa, Diesel é SUCATA, no braisl que o teor de enxofre é terrivel dentro do diesel e o aproveitamento de um motor diesel que na minha opinião não compensa a poluição que faz... SUCATA
Diesel é bom para caminhão fazendo coro com o samuka... Em lab temos a race em motor diesel e os testes são bons, porém, basta regular um motor a etanol de forma inteligente o carro fica mais potente, mais econômico e chega proximo aos valores comparativos do diesel enxofrado maledecto...
Na boa, criaram a redução justamente pra isso... veja que hoje utilizam motores de alto giro justamente para ter desempenho em deslocamentos...
Wrangler a alcool seria uma revolução, acho um tiro no pé querer trazer ele a diesel pro brasil que vai continuar a usar o teor de enxofre que só depois de 2012 deve implantar a nova resolução...
Por fim... pegue o motor de alto giro que for superquadrado e tranforme com bielas maiores em SUBQUADRADO... se quer baixo giro e bom torque...
Motor subquadrado (exemplo pegar o GM 151 virado pra 2.8 ou o OHC 2.3 com bielas da ranger 2.5 e pistÕes da ranger 2.3) coloque uma polia regulável e transfira o torque pra baixa
pronto feliz torque em baixa pra você...
ou supercharger no bixo
Pra ter um motor diesel, turbo com problemas pra fazer inspeção veicular e ainda por cima pesado??
SUCATA
samukanvas
25/08/2009, 21:45
Hehe.. calma pessoal...
Abraços.
Tô calmo André :concordo:
Moderado
Abs
Ronaldo B.
25/08/2009, 22:52
Lá vem eu
Cara... na boa, Diesel é SUCATA, no braisl que o teor de enxofre é terrivel dentro do diesel e o aproveitamento de um motor diesel que na minha opinião não compensa a poluição que faz... SUCATA
Diesel é bom para caminhão fazendo coro com o samuka... Em lab temos a race em motor diesel e os testes são bons, porém, basta regular um motor a etanol de forma inteligente o carro fica mais potente, mais econômico e chega proximo aos valores comparativos do diesel enxofrado maledecto...
Como diz um amigo meu que por acaso é frequentador assiduo deste fórum ... :roll:
"Quem queima óleo é pasteleiro" :mrgreen::mrgreen:
[]´s
Ronaldo B.
25/08/2009, 22:55
Tô calmo André :concordo:
Abs
Calma Rodrigão.....
Se o cara parar de escrever merda ele não vai conseguir postar 40 msg´s por dia ..... :putz::putz: :parede::parede::parede:
[]´s
Caras
Ces num conseguem ver as coisas boas, eu sou do partido de enxergar o lado bom de tudo, otimista sempre
O que seria dos inteligentes se não existissem os idiotas??? morreriam de marasmo, tédio... tudo é diversão!!!
quero ver mais é the circus in fire of the hell of january uhahuahuahu
the house is down little dumb kid of the south!!!!
Ronaldo B.
25/08/2009, 23:45
quero ver mais é the circus in fire of the hell of january uhahuahuahu
the house is down little dumb kid of the south!!!!
the cat climbed on the roof.....:mrgreen:
:pipoca::pipoca::pipoca:
[]´s
Cara... na boa, Diesel é SUCATA,
SUCATA
ainda mais esses motorzinhos....
jah falei p/ foca essa energia toda rezando p/ vender coisa melhor ai..
nem o 4 portas tem ai e jah queh diesel :parede:
Comissão do Senado aprova uso de Diesel em carros de passeio no Brasil
Publicado em 13 de Agosto de 2009 Clube do Diesel
Durante o Fórum de Tecnologias Diesel realizado dia 6 de agosto em Curitiba, a SAE Brasil defendeu a liberação do Diesel para aplicação em veículos de passeio. O encontro discutiu prós e contras em relação ao combustível, que foi proibido para automóveis durante uma das crises do petróleo, há mais de trinta anos.
Com o sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a proposta do senador Gerson Camata para o Diesel, endossada pelo relator, senador Francisco Dornelles, pode abrir novas oportunidades para o segmento de motores e sistemas de powertrain no país.
O projeto de lei 656, de 2007, visa a autorizar a comercialização de motores movidos a Diesel em veículos com capacidade de carga igual ou inferior a mil quilos, cabendo à Agência Nacional do Petróleo regulamentar a utilização do Diesel nesses carros de passeio.
O projeto vai passar pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos e pode seguir para sanção presidencial.
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=816 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=816)
04/09/09 - 08h06 - Atualizado em 04/09/09 - 11h20
Brasil pode liberar venda de carros com motor a diesel
Projeto de lei passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos.
Baixa qualidade do diesel é questionada por ambientalistas e montadoras.
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1287570-9658,00-BRASIL+PODE+LIBERAR+VENDA+DE+CARROS+COM+MOTOR+A+DI ESEL.html (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1287570-9658,00-BRASIL+PODE+LIBERAR+VENDA+DE+CARROS+COM+MOTOR+A+DI ESEL.html)
GuTo_Cerulli
04/09/2009, 13:46
Como diz um amigo meu que por acaso é frequentador assiduo deste fórum ... :roll:
"Quem queima óleo é pasteleiro" :mrgreen::mrgreen:
[]´s
E para completar: "Quem queima gás é cozinheiro!!":mrgreen::mrgreen:
[]'s
OBS: muito bom! Quero mais veículos à diesel no Brasil, assim quem sabe os gasolina ficam mais baratos e eu compro outra XJ, um TJ, um JK...:mrgreen:
quando tivermos carros de passeio a diesel, eu que num quero mais morar em cidade alguma vou pro meio do mato, imagina quanto de enxofre vai pro ar? com nosso diesel que tem 100x mais enxofre que o diesel de qualquer outro país...
só podem estar brincando mesmo, nego querendo colocar inspeção veicular pra todo lado tentando diminuir a merda que já fizeram e manter um lugar sustentável pros nossos filhos e ainda me vem um governo idiota como esse e autoriza uma coisa imbecil como essa...
mas criar nova cpmf é facil tb...
cretinagem, e quem apoia a idéia só pode ter bebido diesel com enxofre de manhà cedo!
Ronaldo B.
04/09/2009, 14:21
Rubão,
O problema não tá nos novos motores a diesel (os antigos concordo que são um lixo quanto a emissão de poluntes), mas sim na qualidade do diesel que é produzido e vendido no Brasil, assim como a gasolina.
O jeito é partir pro álcool, mesmo com os atuais motores, incluindo os flex, ainda precisando evoluir muito prá aproveitar todo o potencial e benefícios do álcool.
[]´s
O problema não é do carro a diesel, mas sim do próprio diesel.
O diesel emite menos CO2, e menos gases tóxicos que a gasolina. Em compensação, o nosso diesel emite mais enxofre. Há a obrigação da petrobrás em disponibilizar diesel 50 nas regiões metropolitanas no início de 2012. E a partir de 2013, haverá diesel 10 nas capitais. Diesel 10 que é o mesmo da Europa.
Resta saber se as metas serão cumpridas.
Se forem, que venham os carros a diesel.
GuTo_Cerulli
04/09/2009, 17:06
Pessoal,
Infelizmente o problema da qualidade do diesel é dos menores!!!
Não temos condições tecnológicas e fabris para fazer motores que obeceçam as normas de poluição internacional (Euro Diesel)...Mais uma vez, estamos atrasados! Não chutei! Isso foi um amigo que trabalha no setor de desenvolvimento da Nav-International!
Lógico que a qualidade do diesel influi também, nada adianta fazer motores de alta performance com baixos níveis de poluentes para usarem "mijo" no tanque...:pipoca:
[]'s
quando tivermos carros de passeio a diesel, eu que num quero mais morar em cidade alguma vou pro meio do mato, imagina quanto de enxofre vai pro ar? com nosso diesel que tem 100x mais enxofre que o diesel de qualquer outro país...
só podem estar brincando mesmo, nego querendo colocar inspeção veicular pra todo lado tentando diminuir a merda que já fizeram e manter um lugar sustentável pros nossos filhos e ainda me vem um governo idiota como esse e autoriza uma coisa imbecil como essa...
mas criar nova cpmf é facil tb...
cretinagem, e quem apoia a idéia só pode ter bebido diesel com enxofre de manhà cedo!
Mas Rubens, se a gasolina vendida na região metropolitana tem 1000ppm e o diesel tem 500ppm, porque ele é o vilão?
Pelo gráfico exposto pelo Folga, diesel com 1800ppm só no interior, não é?
[]'s sem entender
Ramiro Cruz Jr.
04/09/2009, 17:59
Uma vez fiz um estudo no IPT pelo sindicato das transportadoras, e ouvi claramente de um técnico de lá, que nada mais faz o dia inteiro do que ficar testando motores das montadoras:
"Se tranque na garagem com um carro á gasolina funcionando, e se vc. sobreviver, se tranque na mesma garagem com um á diesel funcionando. Certamente você ficará mais sujo no caso do diesel, mas é por conta da fuligem emitida pelo motor. Certamente você morrerá primeiro no caso do carro á gasolina."
O que ele quis dizer é que os gases emitidos por um motor á gasolina são muito mais nocivos á saúde humana do que os gases emitidos por um motor á diesel.
O problema, ainda segundo ele, é que como as pessoas se apegam mais no que elas vêem na hora de emitir um julgamento, elas acabam condenando os veículos á diesel por conta de que sua fumaça é mais perceptível - e mais desagradável por conta da cor escura - do que a fumaça emitida pelos veículos á gasolina.
O mais estarrecedor é que a CETESB ainda usa, nos critérios para medir á céu aberto a poluição emitida pelo escapamento de um veículo á diesel, nas blitz de rua, um método de medição QUE FOI ABOLIDO NA EUROPA EM 1976 chamado de "Escala de Ringelmann", que nada mais é do que um "Disco de Newton" com várias tonalidades do branco ao preto, passando pelo cinza claro, cinza, cinza escuro, método esse que é ineficaz pelo simples fato que é totalmente subjetivo, ou seja, depende de eu achar que aquela fumaça é cinza escuro e outra pessoa ver a mesma fumaça e achar que é cinza claro, o que é ridículo e passível de argumentação em caso de recorrer a este tipo de multa. Aliás, o objetivo da visita ao IPT era justamente este: constatar a precariedade do método e julgamento da medição e assim poder criar uma jurisprudência ao alegar isso em qualquer recurso impetrado que viesse a se tornar ação judicial.
Daí, por conta disso, que a Prefeitura resolveu, após isso, criar as inspeções veiculares. Minha visita ao IPT foi no início da década de 90; a idéia das inspeções nasceu no governo do Maluf, e por conta das burocracias, só vingou agora, de dois anos pra cá. E viram que este mercado é tão promissor que a Ecovias acabou de comprar a Controlar, ou seja, vão correr muuuuuuuuitos zeros por conta do advento destas inspeções, e isso vai virar para todo o país em pouco tempo, vocês vão ver.
Onde eu quero chegar: nocivo por nocivo, a gasolina ganha. E com as novas tecnologias diesel (common-rail), um motor de mesma litragem, no caso de automóveis, renderá 200% mais em autonomia, por mais injeção direta que apliquem nos motores á gasolina. Na Europa já há carros que percorrem 100km com 3 litros de diesel. No caso de carros á gasolina, quando muito chegam aos 5,5litros para a mesma distância. Sinal de que a tecnologia diesel ainda supera e em larga escala a tecnologia á gasolina. Não é á toa que mais de 70% dos veículos vendidos na Europa sejam á diesel.
Estes mesmos avanços diminuíram e em muito o fator nocivo da emissão dos motores diesel, mas ainda não eliminam de todo a fuligem. E fuligem, ainda segundo o mesmo técnico do IPT, por ser mais pesada que o ar, até sobe logo após sair do escapamento, mas passado um primeiro momento, cai ao chão, e a primeira chuva leva este resíduo, que depois é absorvido pelo solo, virando um adubo natural e de alta qualidade.
Bom, estes são meus 0,02 sobre o assunto. Escrevi demais, mas para mostrar que a gasolina, por melhor que seja, prejudica em maior grau nossa saúde e, tecnologicamente, não conseguiu chegar junto ao diesel. O álcool é nossa redenção: bom, barato, serve á todos, sendo uma pena que não seja nada econômico...mas só de ser renovável, já se redime numa boa!
Bom mesmo é veículo elétrico...mas isso por si só já abre campo para uma nova celeuma por aqui, e que até valeria á pena discutir, mas só pra dar uma colher de chá (ou de pau?) no assunto, digo que o motor elétrico tem todo o seu torque á zero rpm, e isso nem diesel, nem gasolina, mesmo que com blower e tudo, consegue se equiparar!!!
( )´s.
Ronaldo B.
04/09/2009, 18:21
Bom mesmo é veículo elétrico...mas isso por si só já abre campo para uma nova celeuma por aqui, e que até valeria á pena discutir, mas só pra dar uma colher de chá (ou de pau?) no assunto, digo que o motor elétrico tem todo o seu torque á zero rpm, e isso nem diesel, nem gasolina, mesmo que com blower e tudo, consegue se equiparar!!!
( )´s.
Aí vamos cair na discussão das formas usadas para gerar a energia elétric necessária para abastecer os carros eleétricos e nos impactos ambientais de cada um. Não tem jeito, mesmo o álcool é nocivo ao meio ambiente, principalmente durante sua produção, o certo é ter uma matriz energética diversificada para não dependermos tanto dos combustiveis não renováveis como dependemos hoje.
[]´s
Show de bola Ramiro, tem um bocado de dúvidas minhas que se foram nesse relato.
:palmas::palmas::palmas:
[]'s
Vejam esta tabela sobre emissões de poluentes dos motores a gasolina e a diesel
http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/polu.htm
Vejam a quantidade de monóxido de carbono emitido pelo motor a gasolina e pelo motor a diesel. CO combina com a hemoglobina e impede que ela leve oxigênio para as células. Respirar muito tempo o CO leva à morte. Por esse motivo o Ramiro disse que ficar fechado em uma garagem com um motor a diesel pode te deixar sujo, mas dificilmente vai te matar, ao contrário de um motor a gasolina.
Por isso, e apenas por isso até agora eu prefiro o alcool!
;-)
ainda aposto na idéia do siclo "diesel" mas com alcool (ou seja compressão sem velas e etc) ai sim cairiamos pela evolução do sistema, porém o diesel com muito enxofre (que é o brasileiro) é ainda longe do ideal, visto que os testes se baseiam em motores 100% regulados e não é, infelizmente, o que ocorre e sabemos disso! Muitos foristas alguns que postam até no topico tem o sistema modificado por x ou Y razão...
Uma liberação de tal veículo a diesel de passeio é sim uma idéia boa, mas tem de vir amparada por órgãos regulamentadores decentes, fiscais, EDUCAÇÃO, informação e aplicação prática.
Blablabla e pizza que sempre ocorre em terras brasilis é sempre o pior caminho para isso...
"Te dou uma muleta mas não te deixo andar" continuamos mancos até que seja implementado cidadania e não burocracia!
Controlar não é exemplo de nada porque jabá ainda paga tudo por aqui... tem gente que sabe do que estou falando!!!
Não tem jeito, mesmo o álcool é nocivo ao meio ambiente, principalmente durante sua produção, o certo é ter uma matriz energética diversificada para não dependermos tanto dos combustiveis não renováveis como dependemos hoje.
[]´s
Concordo, apesar de ser idéia xiita, mas se analisarmos até a celula de hidrogênio para ser fabricada polui, ou mesmo um vulcão (esse ai ninguém pode cobrar a conta).
A idéia o gerador de HHO seria o mais interessante, eu ainda nào peguei a sério para fazer testes realmente eficazes no HHO mas assim que tiver tempo (que nào demora mais 2 anos) eu o farei para tirar a prova dos 9, por enquanto eu acho a idéia boa, amanhã quem sabe...
Agora um wrangler a alcool aqui seria muito bom
Um dos socios empresários ligados a RACE atualmente, era desse projeto:
http://www.aeroalcool.com.br/
Para quem gosta de aeromodelos e alcool ;-) prato cheio!
Aliás na RACE (que é um engine control que futuramente será comercializada a versão para controlar diesel eletornico) temos outros projetos já encaminhados e que serão lançados oficialmente juntos que seria uma Bicicleta Elétrica (fibra de carbono etc) e alguns projetos para motores de avião a alcool...
Se estamos fazendo certo não sei, mas ao menos estamos tentando mudar algo do que ficar com retórica eco-chata sem fundamento e sem movimentação, longe do ideal... mas à caminho dele!
Mas Rubens, se a gasolina vendida na região metropolitana tem 1000ppm e o diesel tem 500ppm, porque ele é o vilão?
Pelo gráfico exposto pelo Folga, diesel com 1800ppm só no interior, não é?
[]'s sem entender
fala jeison blz??? :-D
Ele não é "O" vilão, mas um "dos", eu até agora não disse que curto gasolina, sou mais a favor do alcool, porém tudo aqui é adulterado, esses gráficos postados pelo folgado são veridicos até chegar na distribuidora, dali pra frente só deus sabe...
pergunta quantas pessoas vc conhece que num fuça na bomba diesel ou não mexeu aqui ou acolá para ter uns CV a mais???
O problema não é a resolução ou a decisão de permitir um carro de passeio a diesel, o problema é a falta de educação justamente de quem vai usar, na minha opinião o brasileiro não está EDUCADO o suficiente a ter consciência para tal uso, e sem esse preparo e cuidado, certas decisões são terríveis...
é o mesmo que vc dar uma lixadeira de 11.500rpm na mão de uma criança de 5 anos LIGADA... aquilo por sí só não faria mal a ninguém... se bem utilizada, agora depois de a criança vir com os dedos decepados a culpa é dela de ter cortado os dedos ou sua de ter dado a makita na mão dela sem explicar nada ou impor regras que sejam cumpridas a risca (com você do lado de preferência?)??
A criança é o povo brasileiro e me incluo nele...
pergunta quantas pessoas vc conhece que num fuça na bomba diesel ou não mexeu aqui ou acolá para ter uns CV a mais???
Que eu conheça sou o único nerd que não mexeu nunca na bomba injetora, o bugão tá orix até hoje :lol::lol::lol:
Realmente, a galera mexe em peso nisso.
Sobre o aeroalcool, aqui na região tem uma porrada de aviões agrícolas que rodam (voam:mrgreen:) no alcool, tá ficando cada vez mais comum.
[]'s
Que eu conheça sou o único nerd que não mexeu nunca na bomba injetora, o bugão tá orix até hoje :lol::lol::lol:
Realmente, a galera mexe em peso nisso.
Sobre o aeroalcool, aqui na região tem uma porrada de aviões agrícolas que rodam (voam:mrgreen:) no alcool, tá ficando cada vez mais comum.
[]'s
huauhahuauh Aí é que está... até quem anda correto, se julga NERD (ou menos descolado) por isso, e é essa mentalidade que tem de mudar... heeheheh
TROXA de quem mexe, se tem regulagem X é que tem um porque...
Mas como sabemos como tudo funciona, no primeiro mês de carros de passeio com diesel tem bomba com parafuso espanado já ahuahahua
Que eu conheça sou o único nerd que não mexeu nunca na bomba injetora,
Eu também sou outro nerd, nunca mexi na da minha Defender nem na do jipão. E olha que para ela fazem falta uns cavalinhos a mais :mrgreen: .
O Maxxion solta bem mais fumaça que o MWM do jipe. É uma diferença brutal. O MWM é infinitamente superior. Eles estão registrados em Santo André. Se estivessem em São Paulo, a Defender acho que não passaria no controle de emissão de poluentes. Tenho um amigo que teve que mexer no motor para não soltar tanta fumaça preta. Usou diesel pódium, e passou no teste. Mas me disse que para subir na rampa da garagem de casa, quase que teve que engatar a reduzida. Depois desfez o serviço, para poder voltar a andar. Resultado: passou no teste, mas gastou mais de 1.000 reais para mexer no motor e desfazer...
Em breve, todos os municípios terão esse controle ($$$$).
Carlão Rover
16/09/2009, 16:33
Galera, os motores diesel novos são com injeção e módulo.
São bem menos poluentes e tóxicos que qualquer outro motor utilizado hoje.
De imediato é a melhor opção sim.
E para quem não sabe o alcool é pior que a gasolina nos motores flex.
Fazer 23 km/l em um golf 2.0 turbo/intercooler, não precisa pensar muito para ver o quanto rende mais e polui menos...Aproveita-se com muito mais eficiência hoje em dia o diesel nos novos motores...Além de atingir 200km/h.
Abraço e boa discussão.
Abraço.
Ramiro Cruz Jr.
17/08/2010, 20:13
Galera, postei uma msg sobre Wrangler Diesel no tópico do Wrangler JK Unlimited 4p. Basicamente, vi que em Portugal já existe essa opção e 40% mais barato do que o similar á gasolina, um verdadeiro absurdo o preço do JK 4p á gasolina vendido aqui á partir do mês passado.
( )´s.
Ramiro - Sampa - SP
Policarpo
18/10/2010, 22:10
Vi hj na internet (www.noticiasautomotivas.com.br) que a Jeep já iniciou a produção do Wrangler diesel em Toledo (Ohio).
Trata-se de 2.8 de 200cv.
Tomara que venha logo pro Brasil e com um bom preço para chacoalhar a concorrência...
A Fiat bem que podia botar pressão nessa empreitada...
Um Wrangler 4 portas à diesel com o preço do atual a gasolina já começa a ficar atrativo...mas ainda é muito caro...R$130 paus é muita $$$$
Até!