Ver Versão Completa : Construindo Gaiola: Mamba Negra
rafaelcardoso
09/07/2009, 20:10
Vou iniciar a construção de uma gaiola aqui em casa, já há algum tempo tenho um projeto que comprei no ML e venho pesquisando sobre configuração de suspensão, freios, motorização etc...
Não é nenhum monstro, só quero uma gaiola bem construída e com bom vao livre...
Então vamos lá:
- O projeto é exatamente o da imagem anexo, só que ao invés de azul, será preta.
- Motor provavelmente um Boxer Turbo...
- Visitei uns ferros velhos (shoppings) hoje e encontrei uma suspensão IRS de Variant II com o câmbio e homocinéticas por 400,00 reais... Em outro encontrei uma IRS de Kombi só a suspensão por 170,00 reais, junto com um câmbio de Kombi, seriam 500 reais... O câmbio de Kombi é melhor do que o da Variant, alguém sabe? Sei que o da Kombi é mais reduzido, mas não sei dizer se chega a ser mais resistente...
- Rodas de aço do ômega (estepe) aro 15"
- Pneus Sem Frontiera Geninho
- Freio a disco nas 4
- Freio seletivo
- Chassi tubular, seção redonda 1 1/2" com 2,5mm de espessura
- Vão livre de 50 cm...
- Vendo algumas gaiolas aqui do Fórum tive algumas idéias (ou podemos chamar isto de plágio..rs), como por exemplo a alavanca de câmbio da gaiola do amigo Jorge_PG aqui do fórum... Jorge, peguei uma foto emprestada no seu tópico para ilustrar, vou colocar uma alavanca curta e em uma posição parecida...
- 2 lugares, bancos concha, cinto 4 pontos
Por enquanto estou preparando a "oficina" de casa para começar o projeto...
Vou atualizando o tópico a cada etapa da construção, vou detalhar ao máximo a construção da estrutura, colocação da suspensão IRS e vou contar muito com a ajuda de vocês, sem dúvida!
Abraços!
marcos22
09/07/2009, 20:24
Vou iniciar a construção de uma gaiola aqui em casa, já há algum tempo tenho um projeto que comprei no ML e venho pesquisando sobre configuração de suspensão, freios, motorização etc...
Não é nenhum monstro, só quero uma gaiola bem construída e com bom vao livre...
Então vamos lá:
- O projeto é exatamente o da imagem anexo, só que ao invés de azul, será preta.
- Motor provavelmente um Boxer Turbo...
- Visitei uns ferros velhos (shoppings) hoje e encontrei uma suspensão IRS de Variant II com o câmbio e homocinéticas por 400,00 reais... Em outro encontrei uma IRS de Kombi só a suspensão por 170,00 reais, junto com um câmbio de Kombi, seriam 500 reais... O câmbio de Kombi é melhor do que o da Variant, alguém sabe? Sei que o da Kombi é mais reduzido, mas não sei dizer se chega a ser mais resistente...
- Rodas de aço do ômega (estepe) aro 15"
- Pneus Sem Frontiera Geninho
- Freio a disco nas 4
- Freio seletivo
- Chassi tubular, seção redonda 1 1/2" com 2,5mm de espessura
- Vão livre de 50 cm...
- Vendo algumas gaiolas aqui do Fórum tive algumas idéias (ou podemos chamar isto de plágio..rs), como por exemplo a alavanca de câmbio da gaiola do amigo Jorge_PG aqui do fórum... Jorge, peguei uma foto emprestada no seu tópico para ilustrar, vou colocar uma alavanca curta e em uma posição parecida...
- 2 lugares, bancos concha, cinto 4 pontos
Por enquanto estou preparando a "oficina" de casa para começar o projeto...
Vou atualizando o tópico a cada etapa da construção, vou detalhar ao máximo a construção da estrutura, colocação da suspensão IRS e vou contar muito com a ajuda de vocês, sem dúvida!
Abraços!
fala rafael...
com essa configuração ai a gaiola vai ficar show de bola....muito bom..
em relação aos cambios.. as duas caixas por fora são iguais, mudando apenas as homocineticas, que as da kombi são um pouco maiores no diametro e mais resistentes,com sua respectiva tulipa maior.
e a da variant 2 , as homocineticas são as mesmas do gol bx ( menores) e relação mais longa que a da kombi.
tudo vais depender da sua ultilização.. se vai voar baixo nas estradas de terra ,usa a relação da variant 2 ,ou se vai pegar muita lama e barrancos , usa da kombosa mesmo...
qualquer coisa que eu possa ajudar .. é so falar..
abs.:concordo::concordo::concordo:
rafaelcardoso
09/07/2009, 21:51
Fala Marcos, valeu pelas dicas... Cara você não vai acreditar mas eu sou de Lafaeite também, moro há 8 anos no estado de São Paulo, mas meus pais ainda moram aí, estarei aí dia 25, meu Jeep está aí, o Jeep do meu pai também e uma gaiola do meu irmão, você tem gaiola também? se tiver vamos marcar uma triha pro dia 25...
Eu montar a gaiola pra trilha mesmo, então acho que vou ficar com o câmbio da Kombi mesmo... Vamos nos falando...
Ninja4x2
09/07/2009, 21:55
já gostei do nome!!! Show de bola mesmo!
rafaelcardoso
09/07/2009, 22:44
já gostei do nome!!! Show de bola mesmo!
Valeu Ninja! Espero que a Gaiola fique tão legal quanto o nome...
Se quiser opinar fique a vontade!
Abraço!
cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 23:40
gostei da idéia do boxer turbo... a propósito: ja ouviu falar nos pauter machine?
rafaelcardoso
10/07/2009, 11:31
gostei da idéia do boxer turbo... a propósito: ja ouviu falar nos pauter machine?
O Google me contou um pouco sobre os Pauter hoje depois de ler o seu post... mas é muito pra mim! Meu projeto é humilde... Gaiolinha com motor de fusca mesmo...rs
cRiPpLe_rOoStEr
10/07/2009, 21:49
O Google me contou um pouco sobre os Pauter hoje depois de ler o seu post... mas é muito pra mim! Meu projeto é humilde... Gaiolinha com motor de fusca mesmo...rs
realmente em gaiola a simplicidade ajuda bastante por conta da facilidade em achar peças de reposição... mas que um pauter de 3200cc é tentador nós não podemos negar...
marcos22
11/07/2009, 13:04
Fala Marcos, valeu pelas dicas... Cara você não vai acreditar mas eu sou de Lafaeite também, moro há 8 anos no estado de São Paulo, mas meus pais ainda moram aí, estarei aí dia 25, meu Jeep está aí, o Jeep do meu pai também e uma gaiola do meu irmão, você tem gaiola também? se tiver vamos marcar uma triha pro dia 25...
Eu montar a gaiola pra trilha mesmo, então acho que vou ficar com o câmbio da Kombi mesmo... Vamos nos falando...
fala rafael.. que brasil pequeno hein.. rsrsrs . vc em sp e nascido na humilde lafaiete. kkkk legal.
cara.. infelismente ainda não tenho a minha gaiola.. mas ja tenho meus projetos aqui matudando....
tenho ideia de montar uma gaiola com motor ap central pra distribuir o peso , porem de uso misto .. barro e estrada. gosto um pouco de velocidade .rsrs acho show de bola o cambio virado pra tras..
to pensando na plataforma tubular e na traseira irs.. e depois tentar uma duplo A na dianteira ... vamos ver no que dá , mas ainda demora..
um exemplo . abraço....:concordo::concordo::concordo:
Marcio samuca
11/07/2009, 18:28
fala rafael.. que brasil pequeno hein.. rsrsrs . vc em sp e nascido na humilde lafaiete. kkkk legal.
cara.. infelismente ainda não tenho a minha gaiola.. mas ja tenho meus projetos aqui matudando....
tenho ideia de montar uma gaiola com motor ap central pra distribuir o peso , porem de uso misto .. barro e estrada. gosto um pouco de velocidade .rsrs acho show de bola o cambio virado pra tras..
to pensando na plataforma tubular e na traseira irs.. e depois tentar uma duplo A na dianteira ... vamos ver no que dá , mas ainda demora..
um exemplo . abraço....:concordo::concordo::concordo:
Gosto é igual bund......mesmo, cada um tem o seu,..., com uma grande oportunidade de colocar um motor ap com caixa de passat, o cara faz um progeto deste colocando motor boxer e a cx do fusca virada para traz, e com um proposito, se ele nao fizer algo com este ''facão'', isso nao vai funcionar.
Bajamarelo
11/07/2009, 19:42
Eu partindo do 0 iria certo num motor ap... se bobear a manutenção de um AP é mais baixa que a de um boxer!
Na IRS eu iria de kombi, ou na redução nas pontas de eixo da kombi antiga!
Rodas de aço do omega vai ter que refurar o seu cubo, melhor custo benefico colocar as de fusca alargadas!
Freios aqui na minha região, gaiolas e bajas só utilizam freio traseiro e a disco e na dianteira nada!
Freio seletivo show de bola para atoleiros
Vão livre de 50 cm muito bom
Cinto 4 pontas basicão para a segurança!
Projetinho bacana e pelo visto tu não é um novato nas trilhas, deve saber bem oque ta projetando!
Abração!
rafaelcardoso
11/07/2009, 20:53
"Eu partindo do 0 iria certo num motor ap... se bobear a manutenção de um AP é mais baixa que a de um boxer!"
Então cara, é tentador isto, quanto a sair mais barato, não sei dizer, mas sem dúvida a vida útil do ap é maior que a do boxer... É que vi algumas gaiolas em Divinolândia-SP ano passado no encontro (que por sinal será na próxima semana e estarei lá novamente!) com motor boxer turbo, ficou um show... Ontem passei por um passat numa cidade vizinha por 700 reais... Talvez comprá-lo e usar o motor dele... Vamos ver...
"Na IRS eu iria de kombi, ou na redução nas pontas de eixo da kombi antiga!"
Kombi não é? Acho que vou de Kombi mesmo!
"Rodas de aço do omega vai ter que refurar o seu cubo, melhor custo benefico colocar as de fusca alargadas!"
Acredito que não teria que refurar, porque o cubo da kombi é a mesma furação do Omega e Opala se não me engano, 5x112, alguém sabe me dizer se é isto mesmo?
"Freios aqui na minha região, gaiolas e bajas só utilizam freio traseiro e a disco e na dianteira nada!"
A segurança em primeiro lugar, em algumas situações, mesmo com a maior parte do peso sobre o eixo traseiro, o freio dianteiro seria indispensável, então pretendo colocar os 4 a disco mesmo...
"Freio seletivo show de bola para atoleiros"
Sem dúvida! Embora ainda tenha esperança de encontrar um dia o bloqueio original das Kombis da década de 70...rs
"Vão livre de 50 cm muito bom"
Estive pensando até em colocar uma suspensão de rosca, ou mesmo usar duas configurações de amortecedor/mola helicoidal para mudar o vão livre, um mais alto para trilhas e outro mais baixo para as etapas do paulista de Jeep Cross...
Cinto 4 pontas basicão para a segurança!
"Projetinho bacana e pelo visto tu não é um novato nas trilhas, deve saber bem oque ta projetando!"
Sinceramente não sei! Pesquiso bastante aqui no Fórum e estou usando um projeto comprado (não seria capaz de projetar algo tão seguro quanto), esta é a minha receita para não errar, se é que isto é possível...
O objetivo deste tópico, além de compartilhar as informações acerca da construção da gaiola com outros interessados em iniciar um projeto ou mesmo com projetos em andamento ou ainda pensando em fazer alterações na configuração da sua gaiola, é receber informações e opiniões como a sua, para que eu seja mais acertivo no projeto! Obrigado por compartilhar sua experiência comigo e conto com a sua ajuda para as próximas fases!
Abraço!
Abração![/QUOTE]
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 21:34
Freios aqui na minha região, gaiolas e bajas só utilizam freio traseiro e a disco e na dianteira nada!
Freio seletivo show de bola para atoleiros
penso em montar um baja ou uma gaiola, e por uma questão de custos e capacidade de transporte de passageiros me inclino bastante à opção do baja... até pensei em usar freio só atrás, mas para documentar ia ficar embaçado, principalmente por conta das adaptações que eu pensei em fazer... pensei em usar acelerador acionado por um aro no volante, embreagem acionada por um manete na alavanca de câmbio e um pedal de freio para cada roda... http://www.guidosimplex.it/prodotti_dettaglio.asp?iddispo=D906A&tipo=guida&categoria=Acceleratori quando eu morei em florianópolis conheci um colorado que tinha um hyundai accent equipado com esse sistema, que diga-se de passagem foi desenvolvido em parceria da guidosimplex com o saudoso clay regazzoni...
marcos22
12/07/2009, 13:28
Gosto é igual bund......mesmo, cada um tem o seu,..., com uma grande oportunidade de colocar um motor ap com caixa de passat, o cara faz um progeto deste colocando motor boxer e a cx do fusca virada para traz, e com um proposito, se ele nao fizer algo com este ''facão'', isso nao vai funcionar.
samuca...
essas fotos tirei do site ''the samba'' e lá na terra do tio sam, me parece que entendem dessas coisas..
então motor ap e caixa de passat , o cara não vai achar facil por lá .. rsrsrs.
brincadeiras a parte , não vi essa gaiola finalizada , mas pode ter certeza que vai ficar muito melhor que muita gaiola ai com o motor na posição original , pela melhor distribuição de peso na estrutura..
abraço. :concordo::concordo:
rafaelcardoso
12/07/2009, 13:50
samuca...
essas fotos tirei do site ''the samba'' e lá na terra do tio sam, me parece que entendem dessas coisas..
então motor ap e caixa de passat , o cara não vai achar facil por lá .. rsrsrs.
brincadeiras a parte , não vi essa gaiola finalizada , mas pode ter certeza que vai ficar muito melhor que muita gaiola ai com o motor na posição original , pela melhor distribuição de peso na estrutura..
abraço. :concordo::concordo:
Sem dúvida, vide gaiola do amigo do Fórum Flávio Cadore, da CDRSus, ficou animal... Apesar de preferir soluções mais simples, como o câmbio do fusca mesmo no lugar de origem...
rafaelcardoso
16/07/2009, 12:14
Atualizando o tópico, vou colocar as fotos que estão no projeto que comprei, dá pra ter uma idéia de como pode ficar a gaiola...
Ainda não sei se vou fechá-la com chapas ou se ficar só no tubo mesmo...
O que acham?
rafaelcardoso
16/07/2009, 12:16
Mais fotos...
rafaelcardoso
16/07/2009, 12:19
Outras fotos... Aguardem nas próximas semanas as primeiras fotos da contrução da Gaiola, fiel a estas fotos... mesmas dimensões do projeto... sem alterações...
rafaelcardoso
16/07/2009, 13:41
Visitei o "Shopping" na hora do almoço pra ver os preços de suspensão IRS de kombi, com "bichas"cinéticas, câmbio, enfim, completa...
Teve um cara que teve a cara de pau de me pedir 1.300,00 reais... O seu vizinho me pediu 350 reais pelas mesmas peças, ainda entrega em casa. Segunda vou voltar lá pra continuar a negociação vai sair por uns 300 tudo...
marcos22
16/07/2009, 19:41
Atualizando o tópico, vou colocar as fotos que estão no projeto que comprei, dá pra ter uma idéia de como pode ficar a gaiola...
O que acham?
se não se importar em se sujar bastante de lama... deixa aberto. rsrsr
abraço..:concordo::concordo:
marcos22
16/07/2009, 19:47
Visitei o "Shopping" na hora do almoço pra ver os preços de suspensão IRS de kombi, com "bichas"cinéticas, câmbio, enfim, completa...
Teve um cara que teve a cara de pau de me pedir 1.300,00 reais... O seu vizinho me pediu 350 reais pelas mesmas peças, ainda entrega em casa. Segunda vou voltar lá pra continuar a negociação vai sair por uns 300 tudo...
300 paus com a caixa ta num preço muito bom.. fecha logo com esse cara.
da uma olhada no lado da caixa que se acopla no motor.... as vezes em ferros velhos ,as peças ficam jogadas , e se cai alguma coisa em cima da caixa .. ela pode trincar ou coisa parecida.
cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 19:48
O que acham?
fechado fica bom, ms eu faria com uma carenagem removível de fibra...
Marcio samuca
16/07/2009, 19:54
300 paus com a caixa ta num preço muito bom.. fecha logo com esse cara.
da uma olhada no lado da caixa que se acopla no motor.... as vezes em ferros velhos ,as peças ficam jogadas , e se cai alguma coisa em cima da caixa .. ela pode trincar ou coisa parecida.
Ha mais ou menos umas 3 semanas olhei uma IRS em lafaete,(na BR case chegando) o cara pediu 500k, ontem passei por la e ele ja tinha vendido.
rafaelcardoso
16/07/2009, 20:25
Márcio, eu sou de Lafaiete, meus pais ainda moram lá, estou indo pra lá no dia 25, se quiser posso dar uma olhada lá pra você no Juninho Barão e um que fica na Santa Matilde, o Marcos22 é de lá, ele deve saber onde tem uma IRS... Estes dois certeza que tem...
Mas aí em BH na Dom Pedro você não acha a bons preços??? Franca eu achei várias só um delirou ao falar o preço, os outros pediram bem barato...
Marcio samuca
16/07/2009, 20:40
Márcio, eu sou de Lafaiete, meus pais ainda moram lá, estou indo pra lá no dia 25, se quiser posso dar uma olhada lá pra você no Juninho Barão e um que fica na Santa Matilde, o Marcos22 é de lá, ele deve saber onde tem uma IRS... Estes dois certeza que tem...
Mas aí em BH na Dom Pedro você não acha a bons preços??? Franca eu achei várias só um delirou ao falar o preço, os outros pediram bem barato...
Aqui em BH, na PedroII, so vende peças de carros mais novos 95<. No bairro onde eu moro tem mais ou menos uns 50 ferrovelhos (desmanche de usados), Kombi tem que da no balaio, mais variante II não tem nenhuma, em lafaete,este que eu vi tava na BR antes de chegar a lafaete, (perto de um puteiro), sabe onde é:?::?::?: hehe
rafaelcardoso
16/07/2009, 20:51
Se for onde estou pensando (não que eu tenha ido no puteiro) acho que fica entre Congonhas e Lafaiete, fica em Congonhas, perto da divisa entre as duas cidades... Mas porque da Variant II e não da Kombi?
cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 20:59
Mas porque da Variant II e não da Kombi?
mas a kombi depois de 76 e a variant II não usam o mesmo layout de suspensão??????
Marcio samuca
16/07/2009, 21:01
Se for onde estou pensando (não que eu tenha ido no puteiro) acho que fica entre Congonhas e Lafaiete, fica em Congonhas, perto da divisa entre as duas cidades... Mas porque da Variant II e não da Kombi?
Bom, com a IRS da varianteII, vc pode usar o fação e barra de torção manga, cubo, tambor, tudo da propria variante, No caso da kombi vc teria que usar tudo tmb, mais a barra de torção é mais dura(resistente), ficando a gaiola um kct. no caso da variante mais confortavel.
rafaelcardoso
16/07/2009, 21:19
Por estas e outras que como o chassis da minha gaiola será tubular, pensei de ao invés de enxertar uma traseira de Kombi ou Variant II, usar apenas o braço da suspenão da Kombi e os facões ligados ao chassi da gaiola, sem usar as barras de torção, aí eu montaria uma suspensao traseira com molas helicoidais... O que acham???
Marcio samuca
16/07/2009, 21:55
Por estas e outras que como o chassis da minha gaiola será tubular, pensei de ao invés de enxertar uma traseira de Kombi ou Variant II, usar apenas o braço da suspenão da Kombi e os facões ligados ao chassi da gaiola, sem usar as barras de torção, aí eu montaria uma suspensao traseira com molas helicoidais... O que acham???
Deve ficar bom, mais ja que não iria usar as baras de torção tambem nao deveria usar os facões, ficaria melhor usar links, e molas.
rafaelcardoso
16/07/2009, 21:58
fechado fica bom, ms eu faria com uma carenagem removível de fibra...
É uma ótima opção e de quebra ainda sou forçado a aprender a laminar... É uma boa...