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Ver Versão Completa : Dimensionamento de Intercooler



decarlifilho
09/07/2009, 09:32
Aos Engenheirs de plantão...

Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

Matematicamente e Mecânicamente???
Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

Dé Carl

Francisco Bicalho
09/07/2009, 13:27
Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.

decarlifilho
09/07/2009, 14:30
Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.

Negativo Francisco,

Esse é um cálculo bem complicado. Se vc fizer um intercooler grande demais, vai aparecer o "lag".

É por isso que eu quero saber como é feito o dimensionamento

Francisco Bicalho
09/07/2009, 14:41
OK decarlifilho

Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.

elmestizo
09/07/2009, 16:23
Decarli,

Por lógica...

O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

Ainda por lógica...

O melhor é o menor e o que refrigera mais..

Ainda por lógica...

se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

No seu caso, eu copiaria o original.

decarlifilho
10/07/2009, 06:46
OK decarlifilho

Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.

Francisco,

O meu motor não é mercedes, é de uma SW4 1997.

Dé Carli

decarlifilho
10/07/2009, 06:50
Decarli,

Por lógica...

O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

Ainda por lógica...

O melhor é o menor e o que refrigera mais..

Ainda por lógica...

se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

No seu caso, eu copiaria o original.

Elmestizo,

Eu aprendi aqui no forum que Lag não é restrição, Lag é quando os dutos entre a turbina e o coletor de admissão sõ muito grande, demorando para o turbo "encher" o sistema ou seja, sem resposta imediata do motor.
Sobre o menor, vc pode estar estrangulando todo o sistema prejudicando muito mais que melhorando. É como se tivesse um filtro de ar sujo.

Dé Carli

elmestizo
10/07/2009, 10:49
Amigo,

Vc está misturando os conceitos!!!

Pense um pouco... como algo menor e sem restrição vai estragular?

decarlifilho
10/07/2009, 11:40
Amigo,

Vc está misturando os conceitos!!!

Pense um pouco... como algo menor e sem restrição vai estragular?


Pega um mangueira de 1 polegada com água e mede a quantidade de água que sai...
Coloca na ponta um terminal de 1/4 polegada...Acho que vai diminuir a quantidade de água...

Se é menor, pode sim, ter restrição...
É isso que eu quero calcular,qual o menor tamanho (diminuir o lag) que um intercooler deve ter (sem estrangular)?????

Dé Carli

Francisco Bicalho
10/07/2009, 12:11
Pega um mangueira de 1 polegada com água e mede a quantidade de água que sai...
Coloca na ponta um terminal de 1/4 polegada...Acho que vai diminuir a quantidade de água...

Se é menor, pode sim, ter restrição...
É isso que eu quero calcular,qual o menor tamanho (diminuir o lag) que um intercooler deve ter (sem estrangular)?????

Dé Carli
decarli

Você não pode comparar o funcionamento de um turbo intercooler com uma mangueira de água. São duas coisas completamente diferentes. A turbina de um motor a explosão não atua por si só, ela aumenta a pressão do ar, e o próprio motor também atua na movimentação do ar (válvulas de admissão e descarga, lembra?) puxando o fluxo do ar, juntamente com a ação da turbina que acelera o movimento do ar. A turbina empurra e o motor puxa, por isso um intercooler tem que dar muita vazão, e tem que ter o mínimo de turbulência possível no fluxo do ar (mangueiras sanfonadas, curvas apertadas, ou intercooler sub dimencionado). Por isso mencionei que o intercooler deve ser grande (como o Garrett original do motor Mercedes) e não aquela coisa pífia da Maxcooler, que é claramente subdimencionado para o 364.

À propósito, se você não especifica o seu motor no tópico eu não posso adivinhar.

Dá uma lida nessa matéria:
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/diesel_tech.html

decarlifilho
10/07/2009, 15:29
decarli

Você não pode comparar o funcionamento de um turbo intercooler com uma mangueira de água. São duas coisas completamente diferentes. A turbina de um motor a explosão não atua por si só, ela aumenta a pressão do ar, e o próprio motor também atua na movimentação do ar (válvulas de admissão e descarga, lembra?) puxando o fluxo do ar, juntamente com a ação da turbina que acelera o movimento do ar. A turbina empurra e o motor puxa, por isso um intercooler tem que dar muita vazão, e tem que ter o mínimo de turbulência possível no fluxo do ar (mangueiras sanfonadas, curvas apertadas, ou intercooler sub dimencionado). Por isso mencionei que o intercooler deve ser grande (como o Garrett original do motor Mercedes) e não aquela coisa pífia da Maxcooler, que é claramente subdimencionado para o 364.

À propósito, se você não especifica o seu motor no tópico eu não posso adivinhar.

Dá uma lida nessa matéria:
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/diesel_tech.html



Francisco, eu não pedi para dimensionarem o intercooler para o meu carro, eu tinha pedido para me ensinarem matematicamente como se dimensiona um IC...Poderia usar em qualquer carro.

Vou tenta explicar com um pouco mais de linhas...
Quando o turbo "empurra" ar para o coletor, ele foi dimensionado (tamanho de caracol) para empurrar ar por determinado tamanho de dutos e diâmetro. Se for usar dutos grandes e largos, o caracol tem que ser grande o suficiente para "encher" o mais rápido possível para que não haja na aceleração. Se o duto for pequeno e extreito, um caracol menor.
Essa é a configuração.
Eu sei que existe um trabalho casado entre a sucção do motor e o turbo mas,o tubo que os conecta,se for estreito, afunila que nem mangueira de água.

Se vc colocar um IC muito grande, vc irá resfriar muito mais o ar, mas como tem muito mais espaço disponível pelo tamanho do IC, vc terá pouca pressão do turbo empurrando o ar para dentro.

Fui claro...

Dé Carli

ps. Francisco, vc tem família aqui em Brasília??? André Bicalho???

Francisco Bicalho
10/07/2009, 16:09
oi De Carli

lá no começo eu fiz alusão ao tamanho do intercooler e o fato dos dutos não terem vazamentos para não perder pressão. Se com o intercooler instalado, grande ou pequeno, mesmo assim o turbo ainda mostrar pressão no manômetro (.4 ou .5 kg pelo menos em aceleração normal) a turbina está cumprindo o papel dela.

No meu caso eu tenho um motor do caminhão MB-914, o OM 364-LA que tem um intercooler bem grande. Só que eu tive que trocar o coletor de admissão por um de desenho diferente (também da Mercedes) porque o que veio com o motor não cabia no cofre do Bandeirante. A boca desse coletor que substituiu o outro é de 80 mm de ø e a boca da saída do caracol do turbo 40 mm ø, com as bocas do intercooler em 60 mm ø, ou seja, os diâmetros da tubulação cresciam à medida que se aproximavam do coletor de admissão. Tive que fazer um certo malabarismo com tubos inox e mangueiras lisas para acomodar o motor e o intercooler no cofre do carro. No fim das contas acho que ficou excelente. Não conheço nenhum outro Bandeirante com esse motor, ou com o intercooler original Garrett, que muita gente dizia que não caberia nunca no Bandeirante. Enfim, aquelas matérias que mandei no URL falam de dimencionamento de turbina, de intercooler, todo esse lado técnico que acho que você estava procurando.

Não sei se você esta considerando mandar fazer um intercooler sob medida pra SW, tem gente em SP que faz e fica perfeito, também não sei as opções de intercooler no mercado para esse motor.

Bicalho é um nome muito comum em Minas, mas acho que o André não deve ser parente.

Bom fim de semana;
Chico

veterinario
12/07/2009, 08:23
oi De Carli

lá no começo eu fiz alusão ao tamanho do intercooler e o fato dos dutos não terem vazamentos para não perder pressão. Se com o intercooler instalado, grande ou pequeno, mesmo assim o turbo ainda mostrar pressão no manômetro (.4 ou .5 kg pelo menos em aceleração normal) a turbina está cumprindo o papel dela.

No meu caso eu tenho um motor do caminhão MB-914, o OM 364-LA que tem um intercooler bem grande. Só que eu tive que trocar o coletor de admissão por um de desenho diferente (também da Mercedes) porque o que veio com o motor não cabia no cofre do Bandeirante. A boca desse coletor que substituiu o outro é de 80 mm de ø e a boca da saída do caracol do turbo 40 mm ø, com as bocas do intercooler em 60 mm ø, ou seja, os diâmetros da tubulação cresciam à medida que se aproximavam do coletor de admissão. Tive que fazer um certo malabarismo com tubos inox e mangueiras lisas para acomodar o motor e o intercooler no cofre do carro. No fim das contas acho que ficou excelente. Não conheço nenhum outro Bandeirante com esse motor, ou com o intercooler original Garrett, que muita gente dizia que não caberia nunca no Bandeirante. Enfim, aquelas matérias que mandei no URL falam de dimencionamento de turbina, de intercooler, todo esse lado técnico que acho que você estava procurando.

Não sei se você esta considerando mandar fazer um intercooler sob medida pra SW, tem gente em SP que faz e fica perfeito, também não sei as opções de intercooler no mercado para esse motor.

Bicalho é um nome muito comum em Minas, mas acho que o André não deve ser parente.

Bom fim de semana;
Chico

Chico, vc tem fotos ou link do fórum com fotos desse motor adaptado na sua viatura?

Francisco Bicalho
12/07/2009, 11:18
Oi veterinario

Já postei fotos em algum tópico mas não me lembro qual exatamente. Se você quiser, te mando fotos por e-mail. Me mande o seu endereço que eu te mando as fotos.

Chico

decarlifilho
12/07/2009, 17:56
Oi veterinario

Já postei fotos em algum tópico mas não me lembro qual exatamente. Se você quiser, te mando fotos por e-mail. Me mande o seu endereço que eu te mando as fotos.

Chico

OPA..não manda só para o "capa gato" não, manda para mim tb..

decarlifilho arrouba yahoo com br

Dé Carli (engenheiro agrônomo)...

Elmer_Jeep
12/05/2014, 18:05
Estou pesquisando sobre a tubulação do intercooler pois antes de instalar o da minha band quero dimensionar tudo corretamente.

Bom, a respeito do assunto inicial encontrei esse artigo muito legal mas que tá em inglês. Eu ainda estou no 5º mês de estudo o que não me permite traduzir perfeitamente mas o google translate quebra um galho, heheh.

TurboSaturns.Net (http://web.archive.org/web/20031202205810/http://www.turbosaturns.net/articles/intercooler_sizing.html)

Se alguém souber algo a respeito da tubulação me informe.
Um amigo no Facebook me indicou o artigo abaixo que é muito interessante mas não fala diretamente sobre dimensionamento da tubulação.
http://eduloureiro.dominiotemporario.com/doc/wastegate.pdf

[]'s

Elias_qf
12/05/2014, 21:55
boa noite os calculos são bem complicados achei alguns mas é praticamente impossivel de calcular

tem esta pesquisa é bem legal vale a pena ler

http://eduloureiro.dominiotemporario.com/doc/wastegate.pdf

guilhermeabreu
22/05/2014, 21:48
Não vejo muita dificuldade de dimensionar tanto o intercooler qto a tubulação .

Eu raciocino por analogia , um intercooler ideal seria aquel do tamanho mínimo que existe em um carro com o mesmo motor ou um motor maior , se é uma TOYOTA HILUX colocaria um intercooler no mínimo do tamanho das HILUX 3.0 .

Qto a tubulação terá que ser uma tubulação de alta pressão com o diametro igual ao da saída da turbina e pronto .

Adaptei um motor MWM 2.8 em meu ENGESA e coloquei o intercooler da S-10 que tem o mesmo motor , tive que trocar as posições da entrada e saída do intercooler e fui numa loja de borrachas e comprei as que tinham as curvas que eu precisava e esta lá funcionando beleza , não tem segredo .

Lembrando que teve curvas que não existia de borracha para tal daí eu fiz as curvas com tubo de aço e usei pedaços de mangueira e abraçadeiras para fazer as conecções .

Não tem segredo , se vai colocar intercooler nas HILUX ou SW4 é a mesma coisa , pega um intercooler das HILUX novas ou da S-10 , lembrando que o intercooler sendo instalado na frente do carro a eficiencia é melhor . E qto maior o intercooler melhor será a eficiencia , desde que tenha espaço para colocar .

E se a boca da entrada da admissão for de diametro menor do que a da saída da turbina , é só fazer uma redução com tubo de aço , não tem dificuldade nenhuma .

Tales_TNE
09/07/2024, 09:12
Aos Engenheirs de plantão...

Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

Matematicamente e Mecânicamente???
Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

Dé Carl

Primeiro vou falar sobre o "lag" que alguns citaram, o lag gerado por um intercooler grande, não é a restrição de ar a questão. Oque o turbo faz é criar uma pressão positiva entre ele e a admissão, então o turbo comprime todo o ar que esta nesse caminho, então se você adiciona mais ar no caminho, logo demorara mais para que comprima o todo. E para calcular o quanto de tempo a mais mais demorar se adicionar um intercooler. Você pode usa o motor como referencia, mede o tempo que demora para atingir pressão de turbo, e mede o volume de ar da tubulaçao, divide um pelo outro e terá segundo/por cm2, e com esse valor você chega o adicional de tempo que o intecooler vai acrecentar(que provavelmente será minimo)

Agora sobre a capacidade de refrigeração, acredito que nos não vamos conseguir calcular, então utilize um pré dimensionado. Ex: você vai intercoolar um motor 2.8, coloque um intercooler que seja usado em motores 2.8, e assim por diante.

Para eu, se fosse dimencionar, me atentaria a entrada e saida, utilizando o mesmo diametro de tubulação que o original, e tbm não focar muito em ganho de potencia, ate porque dependendo do motor não vai mudar muito.