PDA

Ver Versão Completa : f75 : 6cc original vs. 6cc GM



Th Cerga
02/12/2004, 23:39
Ola caros amigos...

Encontrei mais uma F75, essa é 197?, ja é da era Ford, o cambio de 4m e o motor 6cc, aquele do maverick (anda igual ao 4cc e bebe igual ao 8cc), agora pergunto, seria possivel "trocar" o motor sem muitas adaptações por um 4.1 GM, ano 1992.
O cara pede 1500K, porem toda a tapeçaria, lataria, pneus, e eletrica precisam de atenção, URGENTE !! Sera que compensa ?!

Ate +!

Benê Sernaglia
03/12/2004, 09:33
Fala ai Th Cerga,


1500 latinhas !!!!?!?!! Claro que compensa .... ta excelente o preço.

Quanto a adaptação do motor sem problemas, é simples e ja testada por muitos.
Você terá que trocar o cambio também, pois o original willys não vai aguentar o 4.1 .. poderá optar pelo cambio clarck 3m, 4m ou 5m. Consequentemente trocando o cambio tem que adptar a reduzida a ele, fazendo uma flange ou comprando o kit para adaptação.

Se o motor da F75 estiver em bom estado .. da pra vc rodar muito com ele ... e quanto ao consumo, beber o 4.1 também bebe .. a diferença é mínima, além do que tudo depende do modo que vc dirige .. pisou o bixo bebe !!


Boa sorte,


[ ]'

Th Cerga
03/12/2004, 17:28
Fala Bene...

Consultei meu funileiro de plantao, e o orçamento pra "levantar" a caminhonete fica entre 1500 e 2000K, fora penus, bancos, e otras cositas....
Vamos ver, amanha vou dar o lance !

ze do maveco
03/12/2004, 20:41
ae vei , tenho um maverick 6 cilindros e digo nao troca o motor nao , se ajeitar ele fica bom , coloca umas fotus depois que tu comprar

valeu

Jalexandre
03/12/2004, 22:23
Amigo,
A minha viatura é 1975 e já comprei com o motor 6cc do opala 92, cambio original do opala (5m) e reduzida da rural com alguns ajustes. Ele bebe uns 6 km/l, acho que é praticamente próximo a todos 6cc, se for 92 como você disse ele terá o carburador 3E (duplo estágio) e a coisa mais fácil do mundo é você comprar os giclês (R$ 2,00 cada) e colocar de acordo com o que você quer que ela ande/beba, e te digo são 120 cavalos, a bicha voa, apavora fácil qualquer 1.0 (A rural não é para isso, mas que você dará boas risadas com os carrinhos de brinquedo, ahhh dará !!)

Henrique_Rural67
04/12/2004, 13:33
Amigo,
A minha viatura é 1975 e já comprei com o motor 6cc do opala 92, cambio original do opala (5m) e reduzida da rural com alguns ajustes. Ele bebe uns 6 km/l, acho que é praticamente próximo a todos 6cc, se for 92 como você disse ele terá o carburador 3E (duplo estágio) e a coisa mais fácil do mundo é você comprar os giclês (R$ 2,00 cada) e colocar de acordo com o que você quer que ela ande/beba, e te digo são 120 cavalos, a bicha voa, apavora fácil qualquer 1.0 (A rural não é para isso, mas que você dará boas risadas com os carrinhos de brinquedo, ahhh dará !!)


Olá Jalexandre, beleza?

VC falou que faz 6Km/L com 4.1, agora essa média é na cidade? vc roda com alcool ou gasolina?

Valeu
Henrique

Jalexandre
05/12/2004, 19:01
Olá Henrique,
É na cidade mesmo (e na manha, estravagâncias muito de vez em quando), porém na estrada, não sei porque, mas não passa de 7 km/l, sempre achei que faria mais, mas não faz. Rodo na gasolina (Não se iluda, 6cc e economia não andam juntos......).
Se você realmente optar pelo 6cc GM, dê uma espiada num fórum muito parecido com o nosso sobre o opala, em www.Opala.com.
Se você der uma rebaixada no cabeçote (1.5 mm) você ganhará potencia no mesmo consumo, ou seja , a relação melhora e aí pode compensar ( o 6cc da GM, mexido, pode render muuuuito mais que o original)

Particularmente na minha opinião, se você realmente vai mexer no motor, acho que vale a pena o GM.

Henrique_Rural67
06/12/2004, 10:29
Olá Henrique,
É na cidade mesmo (e na manha, estravagâncias muito de vez em quando), porém na estrada, não sei porque, mas não passa de 7 km/l, sempre achei que faria mais, mas não faz. Rodo na gasolina (Não se iluda, 6cc e economia não andam juntos......).
Se você realmente optar pelo 6cc GM, dê uma espiada num fórum muito parecido com o nosso sobre o opala, em www.Opala.com.
Se você der uma rebaixada no cabeçote (1.5 mm) você ganhará potencia no mesmo consumo, ou seja , a relação melhora e aí pode compensar ( o 6cc da GM, mexido, pode render muuuuito mais que o original)

Particularmente na minha opinião, se você realmente vai mexer no motor, acho que vale a pena o GM.

Opá Jalexandre, obrigado pelas informações...

Agora, não compensaria passar seu motor para Alcool, haja vista que o alcool aqui em $P está em média 1,16 e Ga$olina 2,20 :evil: :x E a mudança na carburação é bem simples...
Se vc anda a 6Km/L na gasolina aqui em $P vc gastaria 2,20/6 -> 0,36/Km.

Se vc andar a alcool (vamos considerar que alcool renda 30% menos que a gasolina), então, vc andaria (6Km/l - 30% = 4,2Km/Litro Alcool), aí sairia o preço por Km rodado (1,16/4,2 -> 0,27/Km.

O que daria uma diferença de 0,27 Alcool -> 0,36 Gasolina... Uma economia de + ou - 25%...

Vc acha que essa conta é próxima do real?

A minha Rural, tá com Motor MAverick gasolina + GNV.
Eu faço em média 6Km/m.cúbico ao preço do GNV aqui que é de 1,10, me dá uma média + ou - 0,17/m. cúbico :D 8)
É verdade que a Rural perde bastante potência, acho que cerca de uns 30% em relação ao meu mesmo motor rodando na Gasolina, só que o custo por Km cai e muito... Vale lembrar que minha ignição (eletrônica) está zerada, ou seja troquei tudo, desde o miolo de ignição, bobina, tampa do distribuidor, rotor, cabos de velas e velas, além da bobina e do filtro de ar, além do carburador estar perfeito...
O único problema do GNV é a autonomia para viagens e a perda de potência o resto é só alegria :P

Abraços,
Henrique

Jalexandre
06/12/2004, 20:10
Já fundi a cuca pensando nisso, gastaria uns R$ 1500.00, desde a troca do carburador (álcool é de outro material) até a retífica para usar a taxa do alccol, e a troca dos pistões (cabeçudos para álccol)....ai vai...juntas, bronzinas.....e pelo que eu ando ainda acho que não compensa (500 km/mês)...tenho dúvidas até no revestimento do tanque de combustível (se fosse injetado custaria a metade, esta conversão), acho que o GNV ainda é mais jogo, ou arrumar um motor origialmente a álcool.
Você falou de perda de potencia no GNV, já existe um módulo de compensação desta perda, certo ? senão os carangos 6cc perderiam a graça (blazer, ranger....)

Valeu

Alexandre

Henrique_Rural67
07/12/2004, 13:06
Você falou de perda de potencia no GNV, já existe um módulo de compensação desta perda, certo ? senão os carangos 6cc perderiam a graça (blazer, ranger....)

Valeu

Alexandre[/quote]


Alexandre,

Quanto a mudar para o Alcool pensei que era mais fácil o 6CC do opala, pois já conhecia esse forum dos opaleiros, e lá, tem uns caras que dizem que essa conversão é super simples e barata... sei lá vou ver melhor... mas acho que 1.500 é meio exagero, pois com esse valor vc comprar outro motor 6CC, se procurar bem até 1 motor e meio, pois o valor de um completo com carburador e tudo mais fica em torno de 1.000...
Dê mais uma olhada na forum dos opalões tem muitas dicas boas, só não sei se elas funcionam bem, porque funcionar, qualquer coisa pode funcionar, o problema é funcionar BEM!!!

é existe um módulo que se chama Variador de Avanço, que como o nome diz, varia o avanço da ignição, ou seja com o carro ajustado para o ponto certinho da gasolina por exemplo fica tudo normal, só que quando vc muda a chave seletora GNV/GASOLINA para o GNV ele adianta alguns graus o ponto da ignição (não sei ao certo quantos, mas adianta um pouco), além de outros controles eletrônicos que funcionam em relação a INJEÇÃO ELETRÔNICA, ou seja para os carburados não há muita saída, o que vc pode fazer é controlar na saída do Escapamento (sonda) a qualidade da mistura...


é isso aí...
Segue aí duas fotos da minha LINDINHA :P 8) :wink:

ze do maveco
07/12/2004, 14:35
Você falou de perda de potencia no GNV, já existe um módulo de compensação desta perda, certo ? senão os carangos 6cc perderiam a graça (blazer, ranger....)

Valeu

Alexandre


Alexandre,

Quanto a mudar para o Alcool pensei que era mais fácil o 6CC do opala, pois já conhecia esse forum dos opaleiros, e lá, tem uns caras que dizem que essa conversão é super simples e barata... sei lá vou ver melhor... mas acho que 1.500 é meio exagero, pois com esse valor vc comprar outro motor 6CC, se procurar bem até 1 motor e meio, pois o valor de um completo com carburador e tudo mais fica em torno de 1.000...
Dê mais uma olhada na forum dos opalões tem muitas dicas boas, só não sei se elas funcionam bem, porque funcionar, qualquer coisa pode funcionar, o problema é funcionar BEM!!!

é existe um módulo que se chama Variador de Avanço, que como o nome diz, varia o avanço da ignição, ou seja com o carro ajustado para o ponto certinho da gasolina por exemplo fica tudo normal, só que quando vc muda a chave seletora GNV/GASOLINA para o GNV ele adianta alguns graus o ponto da ignição (não sei ao certo quantos, mas adianta um pouco), além de outros controles eletrônicos que funcionam em relação a INJEÇÃO ELETRÔNICA, ou seja para os carburados não há muita saída, o que vc pode fazer é controlar na saída do Escapamento (sonda) a qualidade da mistura...


é isso aí...
Segue aí duas fotos da minha LINDINHA :P 8) :wink:[/quote]

cara tua rural ta muito doida , de que carro sao as lanternas trazeiras , D20???

Henrique_Rural67
07/12/2004, 16:00
Opa Ze do Maveco,

As lanternas traseiras são da D20 :D Com luz de ré :wink: 8) :D

ze do maveco
07/12/2004, 18:46
Opa Ze do Maveco,

As lanternas traseiras são da D20 :D Com luz de ré :wink: 8) :D

ela ja tinha a luz de re ou vc adaptou ???


valeu

Henrique_Rural67
09/12/2004, 16:18
Opa Ze do Maveco,

As lanternas traseiras são da D20 :D Com luz de ré :wink: 8) :D

ela ja tinha a luz de re ou vc adaptou ???


valeu

Fala Zé,

Sim ela já tinha a luz de Ré 8)

A propósito também sou louco por mavericks...

é isso aí,
um abraço.

ze do maveco
09/12/2004, 18:18
Opa Ze do Maveco,

As lanternas traseiras são da D20 :D Com luz de ré :wink: 8) :D

ela ja tinha a luz de re ou vc adaptou ???


valeu

Fala Zé,

Sim ela já tinha a luz de Ré 8)

A propósito também sou louco por mavericks...

é isso aí,
um abraço.

isso ae maveco e muito doido , vc ta vendendo a sua rural ???

valeu

Henrique_Rural67
09/12/2004, 19:27
Infelizmente...

A dona Patroa não se adaptou :? :cry: :( :evil:

Aí estou anunciando ela... O lance é que vc nunca recupera tudo que gastou... principalmente quando é feito com sentimento... Pois é assim mesmo o mundo dá voltas...
Quem sabe eu não recebo uma herança de um parente distante e dou o uninho (Blah!!!) que a Patroa quer e pronto... aí ela me deixa em paz com a minha Rural...
MAs ainda tô tentando convencer a muié a aprender a dirigir na Rural mesmo e perder o MEDO...

Falou...

ze do maveco
09/12/2004, 21:55
soh , tu rural ta muito bonita , se tive-se grana eu pegava

falou

Loras
17/01/2005, 17:02
O motor GM 6 cilindros não se compara em termos de desempenho com o motor original 6 cilindros da rural. Agora, como já foi muito bem explicado, é uma adaptação que exigirá outros detalhes além do motor... mas a viatura fica um tesão!!! Tenho uma F-75 equipada com um motor da C-20 ano 93 e caixa Clarck 4 marchas do mesmo ano. Anda bem, tem uma baita força, tem giro... consome sim!!! Afinal, não existe almoço de graça... :D Para amenizar, uso GNV, e no final das contas gasto praticamente o mesmo de um carro mil por km rodado. Perde potência sim, mesmo com o variador de avanço, mas para este motor, na cidade não faz falta, já na estrada... :( Um conhecido tem uma Camper com o mesmo motor e GNV, passou para o álcool pois além de economizar em relação a gasolina, rende mais no GNV também (maior taxa de compressão). Só que perdeu um pouco de autonomia...de novo, não existe almoço de graça!!!! Espero ter ajudado!!! :D Abraço