Ver Versão Completa : Por um off road mais conciente... Recilcagem...
Murillus
08/07/2009, 14:32
Cada pessoa no Brasil produz, em média, 1 kg de lixo ao dia, uma quantidade bem pequena se comparada com os mais de 3 kg de cada americano.
Somando o lixo de todos os cidadãos, o Brasil, diariamente chega a 170.000 toneladas.
Dessa verdadeira montanha de sujeira, o país reaproveita somente 11% - cinco vezes menos do que os países desenvolvidos.
A maior porção desses detritos é matéria orgânica, que pode ser convertida em adubo.
O que resta é composto, majoritariamente, por vidros, plásticos, papéis e metais, os materiais recicláveis por excelência.
Os índices brasileiros de reciclagem desses produtos variam muito.
O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, mas, por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos e latas de aço nos "lixões" a céu aberto.
Atualmente, apenas 327 municípios brasileiros dispõem de algum sistema público de coleta seletiva.
Dar um adequado destino a sugeira é um dos grandes desafios da administração pública.
LEIA: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml
Vamos ajudar o nosso meio ambiente... Movimento Por Um Off Road Conciente...
[]s
ThiagoJeep
08/07/2009, 15:55
é isso ai cara!! apoio totalmente, aqui em porto ja temos coleta seletiva e em casa mesmo separamos todo lixo no seus devidos sacos, sao 3 latas de lixo separadas.....temos q cuidar do futuro do planeta, se nao...daki a poco estaremos indo para o lixao fazer trilha!!
Murillus
28/07/2009, 16:19
Uma lição para toda a vida!
"Ser jipeiro é mais do que tudo um estilo de vida; muito além da competição: é ter solidariedade; conhecer lugares novos, por caminhos alternativos, geralmente de acesso difícil ou impossível para veículos que não possuam tração nas quatro rodas; é cultivar o bom humor e companheirismo, o chamado espírito de equipe; fazer novos amigos, aprender a superar os seus limites. Significa, principalmente, preservar a natureza, respeitando e ajudando as pessoas que encontramos por esses caminhos e trilhas. Gente humilde que, apesar da situação desfavorável, sempre nos recebe com um sorriso no rosto, acenando com as mãos, desejando boa viagem para aquele povo "esquisito" que adora AVENTURA. Uma lição para toda a vida!"
Este texto escrito por Evaldo Williams em 2006 ( http://peweb.com.br/ (http://peweb.com.br/) ) demonstra o verdadeiro espirito do jipeiro e é quase uma norma tb da rapaziada 4x4.
[]s
samukanvas
28/07/2009, 16:53
Murillus,
Na última feira que eu visitei o brasil não era o maior reciclador de latas e pets. Mas isso não vem ao caso.
O problema com a coleta seletiva é que o caminhão que busca mistura tudo com lixo comum. Ou quando o caminhão é seletivo, mistura tudo no lixão.
Raramente se tem situações aonde a coleta é destinada a uma usina. Mas isso deverá mudar em breve, porque os políticos viram a mina de ouro que é a reciclagem aonde se pega material de graça e se vende a usineiros também políticos.
Isso é o que dá trabalhar nesse mercado :rolleyes:
Abs
Murillus
28/07/2009, 17:49
A maior parte de tudo lixo vai para os "lixões", onde levará cerca de 400 anos para se decompor.
Enquanto isso, o chorume-aquele líquido preto, de mau cheiro, que escorre do lixo e vai se enfiltrando no solo, contaminando os lençóis freáticos, que são os rios subterrâneos de onde tiramos a aguá que bebemos.
Os aterros sanitários estão se esgotando nas grandes cidades, onde o volume de lixo produzido é muito grande.
Reciclar significa usar o lixo como matéria-prima, reaproveitando-a para fazer novos produtos.
Cerca de 35% poderiam virar adubo.
Mas para que isso aconteça é fundamental que cada um faça a sua parte.
[]s
Murillus
28/07/2009, 17:53
O problema com a coleta seletiva é que o caminhão que busca mistura tudo com lixo comum. Ou quando o caminhão é seletivo, mistura tudo no lixão.
Nesse sistema, o material orgânico é separado do plástico, papel, vidro e metal, que são materiais reaproveitáveis.
1– Metais, plásticos, vidros, papéis e para produtos não-recicláveis. Para facilitar a memorização, tenha um de cada cor.
2– Antes de jogar o lixo fora, lave-o e seque-o bem. Isso vale para embalagens que contêm coisas molhadas como caixas de leite, latas e garrafas de refrigerantes.
3–Ensine os moradors de sua casa a jogar o lixo no local correto. No início, talvez seja dificil mudar os hábitos de todos, mas, aos poucos, todo mundo vai participar.
4–Planeje um dia da semana para levar os sacos de lixo reciclável ao ponto de coleta mais próximo da sua casa. São lugares onde existem aqueles latões coloridos; ou nos Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.). Você pode ainda combinar de entregar o lixo para um catador de sucata.
mas a coleta publica tb tem que se adequar...
[]s
Murillus
28/07/2009, 17:56
METAL
–Reciclável - Lata de refrigerante, cerveja, conserva, achocolatados, leite em pó e sucata de reforma.
–Não-reciclável - Clipes grampos, esponjas de aço, marmitex e panelas velhas.
PAPEL
Reciclável - joornais, revistas, cartões,folhas de caderno, papel de fax, rascunhos, formulários de computador, aparas de papel,fotocópias, cartazes velhos, embalagens longa vida (essas deverão estar dobradas ou rasgadas).
Não-reciclável - Papel celofane, amanteigado, carbono, metalizados, plastificados, sujos e engordurados, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis sanitários, tocos de cigarro e fotos.
PLÁSTICO
Reciclável - Embalagem de refrigerante, margarina, detergente, xampu, álcool, produtos de limpeza, copo descartável, sacos plásticos em geral.
Não-reciclável - Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, baldes, bacias, embalagens de produtos tóxicos e misturas de papel, plástico e metal.
VIDRO
Reciclável - Recipientes em geral: potes, garrafas desinfetantes, copos, frascos de medicamento e perfume;
Não-reciclável - Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas, tubos de TV, assadeiras de vidro e válvulas.
[]s
Murillus
28/07/2009, 17:59
-Papel e papelão: de 3 a 6 meses
-Tecido: de 6 meses a 1 ano
-Filtro de cigarro: 5 anos
-Chiclete: 5 anos
-Alumínio: de 80 a 100 anos
-Madeira pintada: 13 anos
-Nylon: mais de 300 anos
-Plástico: mais de 100 anos
-Metal: mais de 100 anos
-Borracha: tempo indeterminado
-Vidro: 1 milhão de anos
[]s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.