Conectar

Ver Versão Completa : Alongar ou não chassi para colocar motor de opala 6cc no cj

Dante Brescianini
02/12/2004, 19:58
estou pensando em colocar um motor de opala 6cc no cj5 e o mecânico me falou que teríamos que alongar o chassi e consequentemente a carroceria para colocar este motor porque senão o cardan dianteiro ficaria muito curto e quebraria muito nas trilhas mais radicais.
O que vocês acham sei que muitos já colocaram este motor, e é realmente fazer isto ou existe outra saída ?

Dennis Figueiredo
02/12/2004, 20:13
Primeiramente essa letra desse tamanho ta estranha. :wink:

Eu tenho o 4.1 com tamanho do chassis original, e faço trilhas bem hard.

Acho que seu mecânico está meio equivocado.

leopoldo
02/12/2004, 22:07
Ou faz o que o Sr. Denis falou ou

se quiser mesmo mexer no chassis,

mexa só na frente.

É infinitamente mais simples que mexer na carroceria.

Para frente tem espaço de sobra e a carroceria fica no lugar !!!!!!!!!!!!

andretomasi
03/12/2004, 02:48
Eu acho que devia trocar de mecânico :roll:

[ ]´s

leopoldo
03/12/2004, 08:21
O mecanico dele pensa de trás para frente :lol:

FernandoRisso
03/12/2004, 08:48
Dante,

Eu concordo plenamente com o Keko, é melhor vc tentar trocar de mecânico ou fazer vc mesmo !!! :lol: que é a melhor opção !!!

Bom, pra ajudar dá uma olhada no site abaixo, na minha assinatura. Adaptamos um 4.1s com um câmbio clark 4 marchas e transferência/reduzida do jeep. Nem pense em colocar um câmbio 4 ou 3 marchas original do Jeep... vai quebrar !!! :shock:

Deslocamos o motor bem pra trás pra caber o radiador e a ventoinha com folga, além de tentar equilibrar o conjunto, com isso tivemos que recortar a parede de fogo. Acho que o Dennis não fez isso, vc pode tentar inclinar um pouco o motor, mas cuidado com o nivel do carburador (se for injetado nem precisa se preocupar com alimentação, só com a posição do câmbio)

... ou levantar a carroceria (2" a 3") e abaixar um pouco o motor, mas cuidado... o diferencial dianteiro pode bater no cárter do motor (qdo torcer ou receber uma pancada)!!! :shock:. Tb depende da altura do seu jeep... diferencial em relação ao chassis !!! Muitas variáveis... mas preste atenção em todas elas, senão vai ser um desastre !!! :shock:

É uma adaptação que exige um pouco de atenção, portanto vale a pena um estudo legal !!!

Qto ao cardãn, o seu mecânico viajou !!! :roll: Na realidade, o q vai ficar mais curto é o cardãn traseiro e o dianteiro vai aumentar bastante !!! (nesta configuração de câmbio e transferência que eu te sugeri)

[]'s tentando ajudar o amigo da terra lá de cima !!! :D

elcio
03/12/2004, 13:25
eu coloquei um 4.9, mais comprido que p#ca de jumento e nao precisei mexer em nada, e ainda sobrou espaço pra colocar um radiador de caminhao.
o que o Fernando falou ta certo: diminui o carda traseiro e o dianteiro fica maior, pois a tendencia eh "empurrar" a caixa/transferencia pra tras.
na boa, nao precisa alongar nada nao, se vc fizer isso com quem nao entende, vai procurar sarna pra se coçar.
alias, seja bem vindo ao forum.

[]´s

Jalexandre
03/12/2004, 14:15
Meu irmão tem o 6cc do opala 92 na Rural, acho que o cofre do motor é o mesmo, certo ? ele já comprou assim, mas é como os colegas já disseram, não precisa mexer em nada e o bichão tá inteirinho lá e sobra espaço, porém sofrerá uma pequena remodelação do túnel (acoplamento com o câmbio) pense bem como ficará a interface dentro do jipe pois você perde alguns centímetros e em alguns casos pode interferir no curso do acelerador (remodelação do tunel - lata ). Um das vantagens é que o distribuidor do opala (depende do ano) fica bem mais alto que o do jipe, pode ajudar em algumas "águas".
OBS: Câmbio do opala 5 marchas (original deste ano do motor) e reduzida original da Rural. A "criança" anda bem.....

elcio
03/12/2004, 16:46
o cofre da rural eh maior, fica bem mais facil adaptar uns motorzoes ali.
mas agora no cj, tem que ser artista e planejar direito pra nao fazer cagada.

[]´s

Dennis Figueiredo
06/12/2004, 16:19
...com isso tivemos que recortar a parede de fogo. Acho que o Dennis não fez isso...

Fiz sim....
[]´s

Cotrim
06/12/2004, 17:42
...com isso tivemos que recortar a parede de fogo. Acho que o Dennis não fez isso...

Fiz sim....
[]´s

Quanto a alongar o chassi e a carroceria, o seu parceiro no trial fez isso.

[]'s

Dennis Figueiredo
07/12/2004, 13:35
Ele alongaria independente do motor que usasse.