PDA

Ver Versão Completa : Band X Engesa



LARINI
08/07/2009, 12:18
Antes agradecendo a todos e os idealizadores do forum.:palmas:

Engeseiros e Toyoteiros e outros conhecedores de 4x4 peço ajuda, porque sei que aqui só tem craque.:dance:

Estou querendo comprar um veiculo a diesel que sirva para fazer trilhas não muito pesadas e que me proporcione uma maior comodidade no dia a dia, mas não pensando em fazer onroad de grande distância pois para isso tenho outro veiculo, queria somente para me servir qdo fosse pescar e não ter grandes problemas em terrenos acidentados a caminho do mar ou rio.Estou em duvida se compro uma Band ou um Engesa, muitos amigos me dizem que o melhor seria o Engesa e outros a Band sendo assim fiquei em duvida.Espero que vcs me ajudem nessa decisão de adquirir um belo 4x4 o qual vai ficar comigo por muito tempo: pensando tambem em carregar as tralhas com maior segurança e não ter muitos problemas com mecânica, segurança e muito ga$to.

Muito abrigado a todos do forum e um grande abraço.

ThiagoJeep
08/07/2009, 13:22
essa briga é boa....pois os dois sao otimos....os dois tem inumeras "receitas" de configuração ja testadas...inumeros tipos de motores q podem ser adptados ou encontra ja com tal motores,,......e os dois sao robustos, no meu ver, a toyota ganha na manutenção por se achar uma poco mais facil peças.....porem escolher entre um e outro...eu iria de engesa, mas por gosto pessoal mesmo...acho mais "maneiro"....pq de resto...sao dois pareos duros nessa briga...os dois vao te levar a qualquer lugar e ter praticamente a mesma robustes, apesar de as toyota seram famosas por nao dar dor de cabeça......mais os engesao tmb nao ficam pra tras......vamos deixar pros expert falarem....mais em qualquer uma das duas, vc vai estar bem servido sem duvida, mais como disse q seria pra pescaria, escolheria uma banda longa, pois ia ter bastante espaço, ponto meio critico no engesa.....

mais ficaria a sua escolha mesmo!

vlwww

Marcelo Cunha
08/07/2009, 14:14
Band longa como disse o Thiago tem mais espaço, acho que deve ser mais fácil de conseguir e também de encontrar peças.
Vai firme que entre estes dois não haverá erro. :concordo:

LARINI
08/07/2009, 21:12
Boa Noite

Thiago e Marcelo muito obrigado pelos seus relatos e experiências, não tinha pensado assim ainda, foi muito bom esses esclarecimentos, estive olhando as Lands e os Trollers boa opção tbem, mas com seus preços mais elevados, se bem que são veículos mais novos de fabricação e todos aceitam pneus maiores proporcionando maior segurança e confiabilidade em minhas incursões.

obrigado a todos

ThiagoJeep
08/07/2009, 21:54
:concordo: estamos ai pra ajudar mesmo! bem vindo ao forum!

sim land e troller tmb sao bons, mais tudo varia de quanto quer gastar, ja seguindo linha de preço das land e dos trollers, dai o leque de opções ja se abre e muito.......mesmo assim...por gosto pessoal eu ainda continuaria na linha engesa ou band, e com essa diferença de $$ se comparado a uma land ou um troller, deixaria uma band bem equipada.......mais..cada um tem sua linha.....troller é bom e valente, porem..nao existe espaço dentro dele pra nada.....se o objetivo é pescaria, e isso envolver ainda acampamento....nao aconselho troller....tive um jpx (q digamos em termo de espaço, mesma coisa q um troller) e meu objetivo era acampamentos.......em trilhas e uso urbano no dia a dia, ele me atendeu muito bem...mais pra carregar todas as tralhas.....eu sofria pra montar o quebra cabeça de malas e tralhas dentro dele.....rsrs....

e quanto a pneus...isso é meio relativo...pois land com pneus grandes (acima de 33) ja complica....e fica meio fraca......troller o motor aguenta...mais força o conjunto......engesa ja aguenta na boa....band creio q sim tmb.....

nao sei...falam muito bem das land....mais particularmente, prefiro outros modelos...as land tem motor fraco...(falando do 2.5tdi)...e peças bem caras......ainda continuaria na linha toyota, pelo preço de uma land se acha mais barato até, uma hillux cabine dupla ou simples q sao muito boas tmb!!
com bom espaço pra bagagem, valentes em trilhas, otimas no uso urbano e na estrada, motor bom e confiavel, consumo moderado..e nao tao complicado de achar peças tmb.....e aguenta pneus grandes tmb....



vlwww, qualquer coisa, tamos ai!

abraço

rubensx
09/07/2009, 01:28
ENGESA

sem duvidas...

1- é confortavel como um LANDAU
2- é robusto como o velho willys
3- muito mais bonito e funcional do que a band

ENGESA é ENGESA

Eduardo Velo
09/07/2009, 04:32
Ja tive essa dúvida tb , como na minha procura as Bands com preço bom estavam sempre detonadas de lata acabei optando por Engesa pela simplicidade da carroceria , é todo feito de chapa reta e dobrada ... e uso mais pra viagens longas que trilha ...

Tem que ver os ptos a favor e contra , pq os 2 são parecidos , pero no mucho ...

A Band vem com cx de reduzida , Engesa só a 1a marcha é red. ... Band usa feixe de molas , Engesa é mola Helicoidal que deixa bem mais suave ... Band é mais barulhenta e a carroceria é mais dificil de conservar e manter as peças firmes , tb são mais visadas pra roubo ... mas se for viajar pela America do Sul vai encontrar peças em todo lugar ao contrario do Engesa que usa na maioria peças GM e adaptações de outras marcas ... outro pto a favor da Band é o preço , como tem muitas no mercado o preço é bem melhor que o Engesa cujo a maioria já não tem mais a configuração original , estão com capota de fibra e eixos , cambio e cx de red. de outros 4x4 que fazem o preço do motor Alccol ou Gasosa ficar acima dos 30.000,00 , que é o preço médio de uma Band em bom estado , a Diesel ...

Minha opinião é que vc observe bem antes de comprar , faça teste drive e peça informações com mecânicos de 4x4 ... mas vou te avisar ... se andar num Engesa vai ser dificil escolher a Band ... rsrs ...

Hugo4x4
09/07/2009, 09:05
Antes agradecendo a todos e os idealizadores do forum.:palmas:

Engeseiros e Toyoteiros e outros conhecedores de 4x4 peço ajuda, porque sei que aqui só tem craque.:dance:

Estou querendo comprar um veiculo a diesel que sirva para fazer trilhas não muito pesadas e que me proporcione uma maior comodidade no dia a dia, mas não pensando em fazer onroad de grande distância pois para isso tenho outro veiculo, queria somente para me servir qdo fosse pescar e não ter grandes problemas em terrenos acidentados a caminho do mar ou rio.Estou em duvida se compro uma Band ou um Engesa, muitos amigos me dizem que o melhor seria o Engesa e outros a Band sendo assim fiquei em duvida.Espero que vcs me ajudem nessa decisão de adquirir um belo 4x4 o qual vai ficar comigo por muito tempo: pensando tambem em carregar as tralhas com maior segurança e não ter muitos problemas com mecânica, segurança e muito ga$to.

Muito abrigado a todos do forum e um grande abraço.

Larini,

Os engeseiros adaptam muitas peças da Band em suas viaturas e falam muito bem da suspensão do Engesa, então vai de Band e se precisar algum dia adapta a suspensão do Engesa na Band.

fpc3
09/07/2009, 11:59
band vibra tanto que gasta pneus parado.mas é um bom carro.mas nao é engesa.engesa é mais confortavel por ser mola helicoidal.pra pescar o bom é qualquer um dos dois, mas vai de engesa que é mais confortavel.

joão k. chikui
09/07/2009, 13:20
Larini
Só acho que entre os dois que vc citou , o melhor para pescaria e viagens é uma Hilux Cab. dupla .

Agora dizer que a Band vibra tanto que gasta pneu parado é maldade de quem quer comparar uma Band 1964-69 com o vibrador OM324 com uma Engesa com GM 151 ou 250 (Ciclo Otto) , maxxion 4.0 ou já adaptada com MWM Sprint 4.07TCA ou International Engines 4.08TCE. Também não é raro encontrar alguma com OM 364 ou 14B , cambio e reduzida de Band,etc...

Larini , se , por qq motivo optar por band , tem tópicos sobre as mudanças desta ao longo dos anos .

ThiagoJeep
09/07/2009, 13:53
Larini
Só acho que entre os dois que vc citou , o melhor para pescaria e viagens é uma Hilux Cab. dupla .




Fala Joao, é o q eu disse antes....seria uma opção muito boa mesmo....seria minha escolha pra essa tarefa tmb!
vlwww

fabioband4x4
09/07/2009, 14:24
Se pegares uma BAND com motor 14B não vibra nada !!! Já os MB sim.

Acho os ENGESA um puta jipe , visual agressivo e boa suspenção , as BAND tem uma configuração mais dura , feito para trabalho pesado, de tão bom o pessoal usa no dia-dia , em expedições , trilhas etc...

Fácil achar peças para manutenção , sem falar em espaço interno , se for longa então aí sem comparações , coloca um bagageiro... dá até pra morar nela. :mrgreen: Quanto a HILUX, ótima opção tbm !

BOA ESCOLHA :concordo:

LARINI
09/07/2009, 23:47
Boa noite

Obrigado Thiago pelas boas vindas, e agradeço a todos os participantes do forum pela atenção.:concordo:

Estou pesquisando os tópicos do 4x4brasil e confesso que estou perdido com tantas informações, na verdade eu pensava que sabia, mas sabia muito pouco, a coisa é muito mais conplexa que imaginava, e a duvida que tinha aumentou consideravelmente. Em relação a hilux cd é muito boa(obrigado pela sugestão), mas estou pensando em um motor mais confiavel e menos oneroso, sendo assim optei por MWM ou MB e pelo que pesquisei o 2.8 MWM e o OM 364 são motores confiaveis( não que o motor da Hilux não o seja) e de fácil reposição de peças e sem contar que gostei dos relatos de trilhas e dos jipeiros que são muito divertidos:-D, agora defini que quero um jeep mesmo. Estive olhando nos tópicos dos classificados e vi muito coisa boa e bonita, com certeza vou comprar um 4x4 que me dê só alegria, talvez esteja um pouco empolgado com tudo isso, mas é como dizem " é um brinquedo muito caro" e o homem tem que sonhar! para viver.
Obrigado a todos até o momento por dividirem comigo suas experiências, estou aprendendo muito com vcs e vou aprender mais.

abraços

Elison
11/07/2009, 18:54
LARINI, boa tarde

Na minha opniao tanto e engesa quanto a Band sao excelentes opçoes, contudo eu particularmente sou fa da Toyota, mas recomendo que vc pegue um carro mais equipado, a melhor configuração mecanica, na minha opniao é a seguinte:
-Motor 709 (facil manutenção e bom desempenho)
-Cambio 5 marchas (original)
-Diferencal Flutuante (questao de segurança, principalmente com pneus grandes)
-Freio a disco(somente original varga)
-Direção Hidraulica.

A grande vantagem dessa configuracao é que tudo é original (adaptação, se nao for muito bem feita pode dar inumeros problemas e é um pouco mais complicado par montar o quebra cabeças na hora de comprar pecas pra reposição).
O resto é perfumaria, tive uma Band com essa configuração, andava com ela no dia a dia, fazia trilhas pesadas fins de semana (para isso tinha um segundo jg de pneus) e também viagens longas. Infelizmente tive que vende-la.

Abços e boa sorte em sua busca.

JORIS
13/07/2009, 17:58
:concordo: estamos ai pra ajudar mesmo! bem vindo ao forum!

.....troller é bom e valente, porem..nao existe espaço dentro dele pra nada.....se o objetivo é pescaria, e isso envolver ainda acampamento....nao aconselho troller....tive um jpx (q digamos em termo de espaço, mesma coisa q um troller) e meu objetivo era acampamentos.......em trilhas e uso urbano no dia a dia, ele me atendeu muito bem...mais pra carregar todas as tralhas.....eu sofria pra montar o quebra cabeça de malas e tralhas dentro dele.....rsrs....


concordo que o troller num tem espaço pra tralhas, se comparado com a Band longa, más com o engesa é o mesmo espaço, a não ser que o engesa esteja sem o banco traseiro, sendo assim é só tirar o banco traseiro do troller também! que vai ter o mesmo espaço do engesa, e a capota tabém se retira facilmente!

som uma grande diferença que a mecânica é bem mais moderna e geralmente sem adaptações, que muitas vezes da problema, bota motor mais forte quebra câmbio, troca câmbio quebra ponta de eixo e por ai vai!


[]´s.

LARINI
13/07/2009, 19:11
Boa noite

Obrigado Elison e Joris por estarem aqui me ajudando na aquisição de meu 4x4, a configuração que o Elison indicou fica muito próximo de uma Band 93/94 primeiro semestre a qual acho ideal para o meu perfil pois não quero ter problemas posteriores e Elison uma boa adaptação creio ser uma opção também aceitavel no Engesa, o Troller é um tremendo 4x4 tendo o seu pico no ano de 2005 o qual pelo que pesquisei é o melhor deles, mas um bem bacana dese ano não se compra por menos de 60 mil reais, preço que acho muito abusivo em relação ao que ele oferece de conforto, talvez esteja sendo um pouco radical, pois ainda não dirigi um troller e não analisei o seu espaço de carga.

Abraços

Prieto 4x4
14/07/2009, 10:18
ehe he he

Acho o maior barato este tipo de tópico de "A" x "B"...

O cara começa com dúvidas entre duas opções de viaturas, e acaba saindo com dúvidas entre várias viaturas e inúmeras configurações....

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

É isto aí Larini, pesquise e pergunte bastante. Está é a melhor função deste Forum.

Boa Sorte.

P.S. Também é possível encontrar Cherokees com condições e preços bem interessantes :-D. É um baita carro, os problemas são consumo e peças caras.:roll:

LARINI
14/07/2009, 18:14
Boa noite a todos

Sabe Prieto que vc fez uma observação muito interessante, eu percebi isso em outros tópicos todos partem para esse ponto de A x B x C x D e acho tudo isso muito bacana , demonstra que todos gostam muito de seus 4x4.Eu também vou ser assim quando comprar o meu 4x4:dance:vou tratar bem dele, o meu pensamento é colocar pneus 33" 910 que achei muito bom, ou mesmo o 900, sobre a cherokee acho um bom 4x4 a diesel e muito bonito, mas é um 4x4 que da muito gasto para mantê-lo e o meu objetivo é viajar bastante e não deixa-lo na garagem:-D.

Um grande abraço, e muito obrigado .

JORIS
14/07/2009, 19:47
.....P.S. Também é possível encontrar Cherokees com condições e preços bem interessantes :-D. É um baita carro, os problemas são consumo e peças caras.:roll:


X2
É posível encontrar cherokee sport por 17.000 k em perfeito estado, talvez até menos, com uma mecânica bem mais moderna, e pra quem tem a imaginação fértil, parece ser fácil a adaptação da mecânica da ranger o bom 2.8 TD power sroke, conheço uma cheroca laredo que roda com essa mecânica. A vantagem da sport é que tem menos eletrônica embarcada, o que torna mais fácil a manutenção e adaptação.

boa sorte!

[]´s.

Prieto 4x4
15/07/2009, 12:33
Boa noite a todos

Sabe Prieto que vc fez uma observação muito interessante, eu percebi isso em outros tópicos todos partem para esse ponto de A x B x C x D e acho tudo isso muito bacana , demonstra que todos gostam muito de seus 4x4.Eu também vou ser assim quando comprar o meu 4x4:dance:vou tratar bem dele, o meu pensamento é colocar pneus 33" 910 que achei muito bom, ou mesmo o 900, sobre a cherokee acho um bom 4x4 a diesel e muito bonito, mas é um 4x4 que da muito gasto para mantê-lo e o meu objetivo é viajar bastante e não deixa-lo na garagem:-D.

Um grande abraço, e muito obrigado .

Larini

Se não estiver enganado, Cherokee a diesel é "mosca-branca". A maioria é gasolina - Gran Cherokee 8 cil, Cherokee Sport 6 cil.
Mas fora o fato de serem beberronas, não são carros pra se manter na garagem não. São excelentes carros para o propósito que você citou.

abs

Cesar

Mauro_PJ
15/07/2009, 12:59
Ambos, Band quanto Engesa são carros para exigências mais pesadas, principalmente o Engesa! Para pescaria uma L-200 te atenderia em todos os aspectos. Se você pegar uma Bandeirantes ou Engesa apenas para pescar, acho que vai investir em dois carros que poderiam te dar muito mais!

cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 22:37
estive olhando as Lands e os Trollers boa opção tbem

para ir pescar esses tem a vantagem da carroceria de fibra no "bugão" e alumínio no land... entre esses eu iria de land em função do espaço para as "tralhas" (e os peixes)... o bandeirante tem uma relativa facilidade de achar peças e assistência técnica, mas a suspensão do engesa tem um acerto melhor na questão do conforto, sem sacrificar a robustez... para contornar o problema da ferrugem existem kits de carroceria de fibra de ótima qualidade para engesa, que segundo um policial do exército com quem eu conversei tem uma ergonomia bem mais acertada que o land, e que felizmente foi preservada no marruá... a propósito: agora que a agrale está produzindo essa "réplica" do engesa facilita a reposição de peças, inclusive no exterior graças à política de exportações da agrale para américa latina, áfrica e oriente médio... e quanto ao bandeirante ter reduzida, tem uns antigões que não tem... originalmente o bandeirante usava uma "réplica" do câmbio de 3 marchas "seco" dos chevrolet acrescido de uma underdrive... não tinha uma reduzida propriamente dita pq os japas usavam um motor de 6 cilindros que era uma cópia exata do stovebolt 6, só mudava o símbolo na tampa de válvulas, enquanto os primeiros willys usavam motor continental de 1600cc com válvulas laterais usado para mover compressores de ar condicionado de alguns ônibus...

LARINI
20/07/2009, 21:57
Boa noite a todos.

JORIS, Prieto , Mauro, cRiPpLe, muito obrigado pela manifestação de vcs, esta sendo muito útil para minha escolha, estava pensando nessas duas opções Engesa e Band e agora acrescentei mais uma, a Land, como disse o
cRiPpLe, e é uma boa opção também pois o retorno na revenda é certo, em relação a cherokee Joris e Prieto não sou muito fã desse modelo suas peças são caras e dificeis de serem encontradas e muita eletrônica embarcada, gosto de uma mecânica mais simples e complexa( a importação de peças no Brasil é muito complicada) aonde possa fazer os reparos eu mesmo, pois gosto muito de mexer na graxa e de motores a diesel :dance:coisa que não abro mão para um 4x4.
Mauro o meu pensamento é também brincar um pouco no barro e a L200 e muito caro manter, esta sendo de muita valia a participação de vcs todos.

Acabei de concretizar mais um sonho essa semana que passou, comprei um jogo de chaves da robust(gedore) com catraça, pinos e alongadores .
A minha próxima compra vai ser um jogo de chaves de biela da Gedore pois as da Robust não tem profundidade.:evil:

muito obrigado

abraços

hercilio.neto
20/07/2009, 22:34
O Toyota Bandeirante é uma lenda viva.
A maioria dos Bandeirantes fabricados no Brasil continua rodando. Caminhonetes que foram usadas pra todo tipo de trabalho e jipes (como o meu 64) estão rodando ha mais de 40 anos, quase originais.
Pra ser comparada à durabilidade de um Bandeirante, é preciso que o veículo seja colocado a prova por igual periodo - e a conclusão é que não existe nada igual.
Se voce quer um veículo pra pescar... tem todas essas ótimas opções colocadas aqui no tópico.
Mas se além disso voce quiser um jipe/carro/trator e um hoby apaixonante, compre um Bandeirante.
Pra voce, recomendo a pick up cabine dupla!

HERCILIO NETO

JecaTatu
20/07/2009, 23:05
Você está na dúvida entre duas das minhas paixões... Pela Band sempre fui apaixonado devido à tradição, robustez, espaço pra levar tudo quanto é tralha (longa)... Mas o visual e vocação de tanque de guerra do Engesa são imbatíveis! Além do super alardeado conforto que até hoje não pude comprovar pessoalmente, mas todo mundo diz que é espetacular! O Engesa tem que ter mais atenção à configuração mecânica que foi adaptada, o que conta muito no quesito confiabilidade. Numa boa configuração é um monstro!

A dúvida é realmente cruel. Eu decidiria da seguinte forma: vá olhando os dois e escolha a viatura com melhor custo/benefício. O que vier primeiro em boa situação, independente de Band ou Engesa, vai pra garagem! Com certeza estará comprando um baita jipe!

Boa Sorte!

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 23:18
Pela Band sempre fui apaixonado devido à tradição, robustez, espaço pra levar tudo quanto é tralha (longa)... Mas o visual e vocação de tanque de guerra do Engesa são imbatíveis! Além do super alardeado conforto que até hoje não pude comprovar pessoalmente, mas todo mundo diz que é espetacular!

engesa é f0d4 mesmo... ainda bem que a agrale lançou o marruá, aí acaba facilitando a reposição de peças... quanto à "vocação militar" do engesa/marruá, aqui em porto é possível comprovar... é bastante comum ver militares do exército circulando por aqui com marruás, e o modelo é bastante elogiado pela suspensão e pela ergonomia...

giovanihappy
27/07/2009, 16:48
Iria de Band até 1989 pra me livrar do IPVA

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 20:52
Iria de Band até 1989 pra me livrar do IPVA

aí é uma boa msm... ipva é dose... mas não escapa do dpvat...:parede: