PDA

Ver Versão Completa : Cabo de embreagem



Marcus Chiattoni
08/07/2009, 00:14
Meu Engesa F1 86 tem motor Maxion S4T e está no quinto cabo de embreagem, que não aguenta 1.000 Km. O cabo é do chevette. Verifiquei que o mesmo trabalha apertado, ou curto, com a capa roçando na carroceria. Alguém tem alguma sugestão de cabo que se adapte bem ou o melhor seria colocar uma embr. hidráulica?

zenzen 4x4
08/07/2009, 08:13
Meu Engesa F1 86 tem motor Maxion S4T e está no quinto cabo de embreagem, que não aguenta 1.000 Km. O cabo é do chevette. Verifiquei que o mesmo trabalha apertado, ou curto, com a capa roçando na carroceria. Alguém tem alguma sugestão de cabo que se adapte bem ou o melhor seria colocar uma embr. hidráulica?
Bom Dia Marcus!
Campina das Missões não lhe lembra nada?
Se não, desculpe minha intromissão.
Um Abraço!
Em Tempo: sobre o cabo de embreagem,infelizmente não posso te ajudar,nossas viaturas são:CJ3-B 54 Huricane 4 cil
Rural 74 Power-train Hilux 3.0 T
Grand Cherokee 97- Power-train S10 2.8
F-75 68 -Bf 161 6 cil -encurtada.

Eduardo Velo
08/07/2009, 08:26
Marcus , tb tive muitos problemas com cabo de embreagem ... inclusive mandei confeccionar na medida e sempre quebrava alguma coisa ...
Instalei Hidraulica - emissor e receptor da Besta - mas pode ser de qqer carro ... é bem simples . Durante a instalação faça um reforço com uma chapa grossa na parte interna do carro e reforce o suporte do emissor pq o esforço com a pedaleira é grande , a adaptação do receptor é na mesma posição do batente da capa na parte inferior , deixe uma barra roscada com tamanho bom pra regulagem na saída do recetor ...
Faz 2 anos que estou com a embr. hidraulica , sem nenhum problema ...

yoshichika
08/07/2009, 09:24
Eduardo,

valeu a dica, estava pensando nas peças do mercedes 608 ou algo parecido, mas do Besta parecem mais acessiveis.

tem com postar fotos das adaptação? pra ver detalhes =)

abraços
yoshi

Eduardo Velo
08/07/2009, 10:35
Yoshi , seguem algumas fotos ...
O suporte do emissor é a base do carburador de fusca , coloquei 2 barras de 6 mm no lado interno da chapa pq flambava muito , o pino que empurra o embolo do emissor é um parafuso soldado num olhal e fixado na mesma posição do braço original , o receptor é fixado na passagem do eixo roscado que movimenta o garfo original , foi colocado uma barra roscada comprida pra ajuste do pedal ...

Qqer dúvida estamos aí ...

jose alfredo noia rocha
08/07/2009, 11:03
Marcos: Se voce optar por cabo, este so funciona se ficar sem nenhum impedimento, ou seja bem na vertical e sem topar em nada. Tive problema semelhante no meu pois encostava , forçava e quebrava , depois do acerto nao tive mais problema. Abs. jose alfredo

CAVESO
11/07/2009, 00:37
No link de minha assinatura tem as fotos da minha adaptação de cilindros da 608 no meu engesa.

Fiz algo bem parecido com o edu no cilindro atuador e no cilindro mestre soldi um suporte ao suporte do servo-freio....ficou bem firme!

Edu: sempre tive essa dúvida: no sistema hidráulico não há folga na embreagem, né? Isso não desgasta prematuramente o rolamento do colar? Nos carros mais novos o sistema também trabalha enforcado e dizem que rolamento do colar até dura mais....vá entender!

Eduardo Velo
13/07/2009, 11:17
Se tiver curso pra regulagem não precisa deixar enforcado , no meu tem folga de uns 2 cm ... se eu quiser posso deixar menos ou mais é só regular ... dá um olhada na ultima foto que postei ...

E a prova como foi ??

CAVESO
13/07/2009, 12:02
Então, mas o cilindro atuador (inferior) tem que trabalhar quase que fechado (com embolo no final de curso) para quando o de cima bombar o óleo ele atuar. O que o faria ficar fechado é a mola, entendido?

No meu, com a folga ele não atua direito, arranhando a marchas...

Aumentando o curso do tirante ele precisa ficar enforcado para atuar legal...

Não dá folga no tirante...

Será que a mola ainda está fraca?

Fui bem na prova mas foram 97 candidatos pra uma vaga. Vamos aguardar o resultado.

Abração

Marcus Chiattoni
14/07/2009, 20:11
Decidi colocar hidráulica do Ford Cargo!

Eduardo Velo
14/07/2009, 21:50
Caveso , fiz o deposito pra vc dos adesivos ... valeu ...
A embreagem hidr. da Besta que coloquei tem um bom curso , entendi o que vc quis dizer , com pouco curso não adianta ter a regulagem pq fica enforcado ...
Marcus , depois coloca as fotos da empreitada ... lembra do reforço na chapa interna pra não defletir ...

Marcus Chiattoni
16/07/2009, 20:50
Amanhã tirarei algumas fotos e colocarei na página!
Pelo que ví, está ficando muito bom e o mecânico que encontrei é fora de série. A oficina dele ´mais parece um bloco cirúrgico, inclusive meu Engesa não colocou as rodinhas p/ dentro sem um banho completo.

kaliba
04/10/2009, 00:43
Eduardo ,
voce sabe o endereço onde voce mandou fazer seu cabo de embreagem, ou telefone, não acho em lugar nenhum e ninguem sabe de qual carro é o cabo (Diesel , cambio clark ). O Engesão tá parado faz uma semana.
Abraço

Eduardo Velo
04/10/2009, 13:30
Eduardo ,
voce sabe o endereço onde voce mandou fazer seu cabo de embreagem, ou telefone, não acho em lugar nenhum e ninguem sabe de qual carro é o cabo (Diesel , cambio clark ). O Engesão tá parado faz uma semana.
Abraço

Na Rota 4x4 tem o cabo ...
Os ultimos que coloquei foram do cabo de freio de mão de fusca ... comprei o cabo de freio de fusca e 2 prensa cabo ... ja me desfiz do cabo senão mandava uma foto ...

No cabo vem um lado de encaixe , usa o encaixe pra encaixar na pedaleira a outra ponta tem rosca , mas não vai ser usada , corta um pouco acima da medida eliminando o lado da rosca , dobra o cabo fazendo uma alça usando os 2 prensa cabos deixando na medida do cabo original , usa a mesma capa ... ja compra 2 cabos pra ficar 1 de reserva ... vc vai ter que passar o cabo pelo furo da base inferior pra depois montar com a alça , então monta fora por causa da medida , depois tira os 2 prensa cabos , passa o cabo pra baixo e faz a alça novamente ... servicinho de monje tibetano , mas funciona muito bem ... rs

abs ... qqer duvida estamos por aqui ...

Reptil
05/10/2009, 20:04
O meu Engesa tem motor original do opala a alcool e caixa clarck. Não sei se tem alguma diferença para o diesel, mas eu uso o cabo da D20, sem adaptação... Ele dura em média 1 ano.

Toninho
12/10/2009, 09:26
Meu Engesa F1 86 tem motor Maxion S4T e está no quinto cabo de embreagem, que não aguenta 1.000 Km. O cabo é do chevette. Verifiquei que o mesmo trabalha apertado, ou curto, com a capa roçando na carroceria. Alguém tem alguma sugestão de cabo que se adapte bem ou o melhor seria colocar uma embr. hidráulica?


O meu Engesa é do mesmo ano do seu 86 com a mesma motorização, e uso o cabo de enbreagem da C10 e dura em média 5 anos, o último que troquei por coincidência foi neste ano, o único cuidado a ser tomado é na hora da instalação de não estrangular o sitema porque senão não há cabo que aguente.

Reptil
12/10/2009, 18:47
Verifiquei e o meu cabo é da C10 também:putz:.
Embora seja facil a instalação, daria para você postar algumas fotos para ver se estou fazendo algo errado?

kaliba
15/10/2009, 09:05
Pessoal, fui na Rota 4x4 conforme o Edu Velo, só que cabo igual ela não tinha o cabo , me mostrou lá um cabo de Engesa, só que era diferente , de um lado tinha um forquilha mas do outro era parafusado com porcas e arruelas, então não servia, ontem falei novamente na Rota 4x4 e eles vão fazer outro igual, só que só fazem no mínimo tres, a 60 pilas cada um . Fazer o que, não acho em lugar nenhum.

Bom achei melhor fazer por que o Reptil disse que o dele dura 1 ano , esse que tá quebrado estou com ele desde que comprei o Engesão , já tem uns 5 anos , então acho que compensa. Valeu ae Edu pela dica .

Eduardo Velo
15/10/2009, 10:04
Kaliba , se vc ja mandou fazer , td bem ... caso ainda não , pensa numa troca por hidráulico , a duração é bem maior ...
Estamos tendo problemas de peças pros nossos brutos , um tempo atras tinha tudo na Rota 4x4 , agora tem que mandar fazer as peças , isso tem um custo pq são feitas poucas , apesar de achar muitas peças algumas estão ficando raras , o cabo da embreagem do Fase 3 por ex. é exclusivo por isso acabei partindo pro Hidráulico ... Usei cabo de freio de fusca fazendo a alça no lado do garfo por um bom tempo ...
Muitas peças são das picapes GM , mas nem todas ...

kaliba
15/10/2009, 10:24
Pois é , Edu , estava conversando lá com o Igor da Rota 4x4 sobre a embreagem hidráulica, ele estava me dizendo que pra colocar ficaria um R$ 900,00 , Então vou deixar para outro ocasião, até mesmo por que 3 cabos vão durar um bom tempo. Enquanto isso vou estudando sobre eu mesmo colocar a embreagem hidráulica.

_____________________________________________

Engesa Fase 2 - 92/92 - Perkins Q20B - Clarck 240V