PDA

Ver Versão Completa : Engatar a reduzida sem a tração ?!?!?!?!?



Carlos Lima
02/12/2004, 15:54
Caros amigos,
No meu JPX (95 CD) é possível engatar a reduzida em 4x2. Apesar de achar isso um estorvo, efetivamente é possível e, particularmente, para subir algumas ladeiras aqui no Rio de Janeiro o recurso é até bastante legal. O antigo dono, contudo, alertou que o diferencial traseiro foi trocado em função dessa "gracinha". Ao que me consta, as caixas de transferências não permitem isso, mas os projetistas franceses ...
Gostaria de saber se isso é uma exclusividade do meu carro (que não tem roda livre antes que me perguntem) ou é "normal".
Abraços.

Rosí Elias
02/12/2004, 16:45
O meu não engata, mesmo forçando, acho que não entra (ops). :shock:

E nem sei se é bom reduzir sem o 4x4, ao meu ver deve forçar algum ponto que não deveria.

Vamos esperar quem entende de mecânica, o que vai dizer.

Martin Melcop
02/12/2004, 17:29
o meu se colocasse em reduzida na 4x2, ele simplismente ficava em neutro.....

otima medida contra ladrões

ricardolm
02/12/2004, 17:49
O meu tb nao engata, apenas em 4x4, mas achei interessante!!

Rosí Elias
02/12/2004, 19:26
o meu se colocasse em reduzida na 4x2, ele simplismente ficava em neutro.....

Esse é um detalhe que não comentei. O meu faz a mesma coisa.

Quando paro em um lugar +- suspeito faço a mesma coisa 8) Deixo em neutro, só pra dificultar em caso de tentativa roubo.

Leandro Soca Pórva
03/12/2004, 17:42
O meu ainda não testei vocês me deixaram curioso, no entanto faço uma pergunta; vocês já viram ou ouviram que algum JPX foi roubado ?

ricardolm
03/12/2004, 17:44
Depende de onde vc esta!!

Acho que a probabilidade de roubo de um JOTA é quase nula, com excessão se ele estiver super equipado, digo, guincho, pneus 33", etc. Mas ai o ladrao esta roubando os acessorios e nao o Jota :wink:

[]s

Martin Melcop
03/12/2004, 18:01
O meu ainda não testei vocês me deixaram curioso, no entanto faço uma pergunta; vocês já viram ou ouviram que algum JPX foi roubado ?


aqui no Rio um que eu saiba já foi roubado, mas como foi falado estava todo equipado....

gvogetta
04/12/2004, 21:11
Caros Amigos,


No JPX, como em muitos outros 4x4, a reduzida NORMALMENTE só entra (ops!) quando a tração nas 4 está acionada...
Engatar a reduzida sem a 4x4 é altamente temoroso, podendo literalmente "moer" o diferencial traseiro, que fica submetido a todo o esforço proveniente do motor. Nos jotas com XUD isso é menos arriscado mas acontece...

Carlos, provavelmente em seu jota, a caixa de transferência deve estar com algum problema, pois há um mecanismo que normalmente impede que a redução seja acionada sem a tração nas 4 rodas... Ou ele foi deliberadamente modificado...

Saudações,

Carlos Lima
06/12/2004, 11:38
Amigos,
O meu JPX pertenceu a Isis de Olliveira e era parte do material de propaganda da empresa, logo era tratado a pão-de-ló. O segundo dono só fez cagada no carro, mas acredito que ele não tenha tido esse requinte de crueldade com a caixa de transferência, embora o diferencial traseiro já tenha sido trocado por ter rodado em 4X2 reduzida.
Acho que a caixa está com algum problema, pois nesse final de semana eu testei a caixa e andei 15 metros nessa modalidade.
Abraços.

gvogetta
07/12/2004, 00:03
Caro Carlos,


Amigos,
O meu JPX pertenceu a Isis de Olliveira e era parte do material de propaganda da empresa, logo era tratado a pão-de-ló. O segundo dono só fez cagada no carro, mas acredito que ele não tenha tido esse requinte de crueldade com a caixa de transferência, embora o diferencial traseiro já tenha sido trocado por ter rodado em 4X2 reduzida.
Acho que a caixa está com algum problema, pois nesse final de semana eu testei a caixa e andei 15 metros nessa modalidade.
Abraços.

Tá explicado! Jipe da Luma... :wink: Deve entrar tudo e de tudo quanto é jeito... (brincadeirinha)

Deve ser mesmo algum problema na caixa de transferência... É bom verificar e evitar ao máximo rodar em 4x2 reduzida.

Saudações,

Carlos Lima
07/12/2004, 09:18
Govetta,
O da Luma estava mais caro (R$ 37.000,00 :o modelo 2001). O meu é mais modesto; até porque a Isis não tá com essa bola toda :wink: !
Não ando nessa modalidade (4x2 red.), mas acho estranhíssimo que isso possa acontecer. Não entendi nada quando a reduzida entrou sem a tração.
De qualquer forma o carro está andando e tem coisa bem mais urgente nele para eu me preocupar.
Abraços.

ricardolm
07/12/2004, 10:34
Caros,

Agora é ate perigoso falar em "Luma", pois vc pode acabar apanhando!!! :shock: Veja as noticias do que aconteceu com o reporter que tirou umas fotos dela com o "novo amiguinho policial", o cara apanhou pacas!!!

A mulher tá podendo com policiais!! ou seria podendo com PH ?? :wink:

[]s

gvogetta
09/12/2004, 21:55
O da Luma estava mais caro (R$ 37.000,00 modelo 2001). O meu é mais modesto; até porque a Isis não tá com essa bola toda !



Que estranho, por ser da Luma deveria estar mais barato...

Saudações,

Carlos Lima
10/12/2004, 08:13
Conversei com um bom mecânico, que inclusive tem um JPX, e ele me disse que o engate da reduzida em 4x2 nos modelos mais antigos é normal, pois o projeto original previa isso pq o motor era fraquinho mesmo (aspirado) e a reduzida podia entrar para subir uma ladeira carregado no asfalto ou em alguma situação em que se precisasse temporariamente de mais força, mais que não era conveniente lilgar o eixo dianteiro.

Govetta,
Veja os preços dos modelos 2001 e, tirando o Lucas, que está vendendo o dele por +/- R$ 35.000,00, tente achar algum por menos de R$ 30.000,00. Se achar eu compro :wink: .
Abraço.

Carlos Lima
10/12/2004, 08:19
Ricardo,
O JPX de um conhecido meu foi roubado na Praça da Bandeira aqui no Rio de Janeiro, mas estava equipado, não tinha nenhum tipo de alarme ou tranca e, no Rio, se rouba até a cueca que se está usando na hora do assalto :shock: .
Para garantir, eu tenho uma tranca, um alarme e um sitema de bloqueio via satélite (tudo isso sai mais barato do que os 40% que o seguro cobra anualmente). Se você tiver alguma religião, também cai bem uma rezinha e uma figa no retrovisor :mrgreen: .
Abraço.

Salviano
11/12/2004, 09:18
Ola pessoal! Faz um bom tempo que não dou palpite, mas aproveitando a deixa (hoje é que estou consultando o site), no meu ano 95 a reduzida entra tranquilhinho engatado ou não a 4x4, mas só uso para subir uma ladeira ou de ré para sair de alguma situação. Mas quando atinjo o plano volto ao normal imediatamente, sem problema algum.

Breve envio algumas fotos da viatura.

Vou aproveitar hoje, que só chove ha uma semana, e passear no barro.

Até mais a Todos um abraço

Salviano