Conectar

Ver Versão Completa : Molas arqueadas endurece o Jeep?

David Augusto
02/12/2004, 15:23
Bom, meu pai mandou o jeep para arquear as molas e estou achando que os kara colocaram algumas molas a mais para manter os feixes arqueados... Ele comprou esse jeep tem muito pouco tempo mas, já deu pra perceber que ele era muito mais macio e, agora está mais duro...

leopoldo
02/12/2004, 19:04
A impressão que se tem é que fica mais duro.

Se o jumelo estiver perpendicular ao solo, ai fica duro mesmo.

Se colocaram + molas, aí é de quebrar chassis !

Fabiano-SL
02/12/2004, 20:55
Leopoldo:

Qual a posição ideal do jumelo?

e outra pergunta:

Meu jeep, do lado esquerdo, fica arriado um pouco, pensei que eram as molas, mas aí vi que era só puxar pelo chassi o jeep p/ cima com as mãos mesmo e ele volta a posição normal...

Os jumelos são novos... já engraxei a ar comprimido, mas pemanece o problema....saberias o que pode estar acontecendo?

p.s. mandei arquear as molas e trocar as mestras. Hoje eu colocaria mais uma grana em cima e trocaria por molas novas....mas....

[ ]'s

leopoldo
02/12/2004, 21:16
Era o que você deveria ter feito.

Veja: no caso de molas helicoidias, quando estão gastas, a gente põe novas.

Mas no jeep, o moleiro dá um jeito e mistura velhas com novas, uma fabrini, uma NHK, outra sei lá qual.....aí, que droga....fica uma meleca.

Veja que cada folha contribui para o pacote então, se uma folha está diferente da outra, já dá diferença no lado e duvido que o cara deixe tudo igual.

Dependendo do braço do rapaz, até o torque nas porcas dos grampos faz o feixe envergar diferente e então: alinhar um jeep é uma árdua tarefa.

O ideal é o jumelo fica um pouco inclindado para trás.

Feixe de mola é o purgatório do jipeiro !

andretomasi
03/12/2004, 02:47
Fabiano, se o problema é só o jipe ficar torto mas as molas estão em boas condições, tente usar lâminas de raio-x, ajuda bastante.. dá uma pesquisada no fórum que fala bastante sobre isso.

[ ]´s

leopoldo
03/12/2004, 08:22
esquecí de falar:

o inferno é o shimmy ! :twisted:

Fabiano-SL
03/12/2004, 13:10
Olhei as posições dos jumelos e está conforme o leopoldo comentou...levemente inclinado p/ trás...

Fazem uns 6 meses que mandei arquear e trocar as mestras... foi colocada uma graxa preta (acho que é grafitada?) entre todos os feixes...

Só estou com problema em um feixe...esquerdo traseiro...

Vou ficar assim por enquanto, até ter grana p/ troca os feixes por novos....

obs: é verdade que no jeep, o estepe era do lado direito p/ equilibra o jeep com o peso do motorista, evitando desta forma que o jeep fique capenga p/ o lado esquerdo?

valeu!

cristiano
03/12/2004, 13:51
obs: é verdade que no jeep, o estepe era do lado direito p/ equilibra o jeep com o peso do motorista, evitando desta forma que o jeep fique capenga p/ o lado esquerdo?

Essa é novidade para mim... nunca ouvi falar, alguém sabe de alguma coisa ??

leopoldo
03/12/2004, 15:31
Não só era verdade quando isso era de fábrica como também, é previsto o feixe dianteiro esquerdo ter pelo menos uma folha a mais por causa do deslocamento do motor.

mattheus
03/12/2004, 17:07
Não só era verdade quando isso era de fábrica como também, é previsto o feixe dianteiro esquerdo ter pelo menos uma folha a mais por causa do deslocamento do motor.

Putz,

Eu já ia comer o fígado do mecânico pensando que ele havia trocado meus feixes, pois o esquerdo tem mais molas que o direito.

Na Geringonça, esse problema de pendar para o lado esquerdo, vem aumentando cada vez mais, só não entendo uma coisa tem dias que volta ao normal :?

O que pode estar acontecendo, ficou quase um ano parado para reforma, será que é falta de lubrificação :?:

[]´s deitando para dormir

Mattheus

rosegledson
10/12/2004, 23:47
Pessoal :!: :!: :!:

só uma perguntinha, o fênix voltou? renasceu das cinzas? O David Augusto é aquele cara que disse que fez SPOA e Kit Fezz em uma semana. Ele é uma sacanagem de alguem

David Augusto
11/12/2004, 01:09
E bacana num viaja não falow?!?!?!? :evil: :evil: :evil:

Dmark
11/12/2004, 22:58
Oooopas. O meu Jeep muda de altura conforme o relevo. Alguém me disse que tenho que "esticar as molas". Um dia vou nas molas paraná perguntar o que é isso... Bom, as rodas traseiras pegavam nos paralamas nas porradas, mas resolvi com um forte aperto nas braçadeiras...

Olha, o Shimmy... o Leopoldo me deu umas coordenadas certeiras, mas ainda não pude e$ecutar, então, me arrumei como pude, troquei posição de barras... o escambal, até ficar bála. Mas lá no pino do "L" eu tinha dois rolamentos, por sinal, pino de cabeça pra baixo com cara de rebaixado, mas fiquei com dúvidas... Rolamentos quebrados, troquei-os, aliás baratíssimos! E adiquiri o amortecedor de direção do fuca (o da Kombi não tinha curso... aliás, fiz vários orçamentos aqui em Poa e consegui por 40 pilas). Caramba, tá que um taura de duro tchê! Não carboteia mas nem pra olhar pra procição! Eu conhecia direito os buracos e as velocidades que me maltratavam e, por que não dizer, envergonhavam! Agora passo fincado no meio do buraco, hehehe... minha vida adquiriu novo sentido!

Sergio Rocha
12/12/2004, 15:31
Oooopas. O meu Jeep muda de altura conforme o relevo. Alguém me disse que tenho que "esticar as molas". Um dia vou nas molas paraná perguntar o que é isso... Bom, as rodas traseiras pegavam nos paralamas nas porradas, mas resolvi com um forte aperto nas braçadeiras...

Pode explicar melhor ?
Que abraçadeiras vc apertou ?

[]'curiosos

mattheus
13/12/2004, 09:05
Fala aí pessoal,

Prá não abrir outro tópico, vou colocar a seguinte pergunta:

Quais as vantagens do Kit Fes :?: :?: :?: :?:

Estou pensando em dar uma garibada na suspensão da Geringonça, mas não estou querendo trocar molas.

O trampo de arquear também está fora de cogitação, pois, além de ficar duro, ainda diminui a vida útil das molas.

Pois bem, o kit fes vai ajudar alguma coisa :?:

Quais as vantagens e desvantagens :?: :?:

O preço, em relação ao trampo das molas, é bem em conta, mas vale a pena :?:

[]´s

Mattheus

Dmark
13/12/2004, 14:09
Opas Sérgio! Eu apertei GRAMPOS DO MOLEJO e deu um baita resultado! Usei duas chaves pra ganhar força e refiz isso algumas vezes.

Cotrim
13/12/2004, 17:32
Pessoal

só uma perguntinha, o fênix voltou? renasceu das cinzas? O David Augusto é aquele cara que disse que fez SPOA e Kit Fezz em uma semana. Ele é uma sacanagem de alguem

Aí Rosinha, bem lembrado.

O David Augusto, você já tirou o SPOA, o jumelão e o Kit Fes do seu jipe?

O cara levou mais ou menos que 1 semana?

E como ele fez para resolver o problema de caster que essa mexida gera?

Cadê as fotos do seu jipe virtual?

Por que você continua usando o e-mail "daniellegomesdiniz@hotmail.com" para o MSN?

Vai torrar o saco do Wallace, do Bill e do Leopoldo de novo ou vai mandar o pessoal não viajar?

Você retornou aqui ou na jipenet tb?

[]'s achando que vi fantasmas

Sergio Rocha
13/12/2004, 19:00
Pessoal

Aí Rosinha, bem lembrado.

O David Augusto, você já tirou o SPOA, o jumelão e o Kit Fes do seu jipe?

O cara levou mais ou menos que 1 semana?

E como ele fez para resolver o problema de caster que essa mexida gera?

Cadê as fotos do seu jipe virtual?

Por que você continua usando o e-mail "daniellegomesdiniz@hotmail.com" para o MSN?

Vai torrar o saco do Wallace, do Bill e do Leopoldo de novo ou vai mandar o pessoal não viajar?

Você retornou aqui ou na jipenet tb?

[]'s achando que vi fantasmas

Faz como eu, não respondo pra fantasmas.
Gostei da sua assinatura :wink:

[]'

Cotrim
14/12/2004, 11:56
Gostei da sua assinatura

Sérgio, se gostou, pode copiar. Assim engrossamos o caldo dos combatentes dos verdadeiros "vagabundos aproveitadores".

Quanto ao fantasma, ele é tão cara de pau que não tem coragem de se mostrar.

Aí Rosinha

Rosegledson, foi mal, não sabia que era o seu nome mesmo.

[]'s

Sergio Rocha
14/12/2004, 15:43
Fabio

Pra não ficar igual, fiz uma alteração. :lol:
[]'

Elmer_Jeep
14/12/2004, 16:48

Aqui no jeep clube rolou um papo esses dias sobre isso, um amigo nosso falou sobre isso do feixe dianteiro esquerdo ter uma lâmina a mais que os outros feixes. Daí alguns começaram a zuar e discutir não acreditando na história. Confesso que fiquei em dúvida mas, com uma afirmação de sua parte agora vou levantar a questão novamente lá na reunião do jeep clube.

[]'s 8) vivendo e aprendendo, (o cara vai na autopeças e pede um feixe de mola dianteiro do lado esquerdo... putz pensei que só existia dianteiro e trazeiro... hehehe.)

Luciano Ferreira Coelho
15/02/2007, 18:19
Galera, quantas laminas são necessaria? Dianteiro e Trazeiro; Esquerdo. e Direito.

Abraços

felipemendes
15/02/2007, 22:05
Galera, quantas laminas são necessaria? Dianteiro e Trazeiro; Esquerdo. e Direito.

Como sempre, depende... Quando o pessoal coloca molas da Band, 2 ou 3 são necessárias. Pra molas originais, a resposta simples seria 10 ou 11, mas depende. Comprei um par de feixes que, se deixar com todas as molas, o jeep quebra antes de a mola dobrar :shock:. Na frente usei a mestra normal+3 lâminas grossas (5/16" de espessura) e na traseira, usei o tal feixe acima citado com só 3 lâminas de 5/16". Ficou razoavelmente macio, mas um moleiro falou que no feixe dianteiro a mestra mais fina vai quebrar as auxiliares mais grossas. Não sei se é verdade, mas no pior dos casos, tenho agora várias molas auxiliares sobrando pra trocar, se for o caso.

Enfim, o número de molas depende do relativo conforto que vc vai sentir, do quanto o jeep vai arriar com o próprio peso e do quanto os eixos vão torcer quando o torque na transmissão aumentar. Tem um bocado de tentativa e erro aí.

[]s,
Felipe

Rodolfo Ourique
16/02/2007, 00:35
Certa vez andei em um Jeep aqui no Rio com lift kit 4" da Rancho Suspension...o Jeep era simplesmente o máximo em conforto além de ter ganho mais curso. A questão é...estes kits (http://www.quadratec.com/products/36017_102.htm) estão em torno de US$ 600,00 com amortecedores incluídos e US$ 420,00 sem os mesmos, será que não vale a pena importar um kit desses? E pelo que sei o M38A1 nos USA é idêntico ao nosso Jeep Universal (CJ5)....
Gostaria de saber da opinião de vcs, pois o custo de um upgrade nas molas no Brasil não é baixo e o kit deve estar saindo em torno de R$ 2500,00 com taxas e frete...

Ronaldo Petri
16/02/2007, 00:38
Com esse tópico estou achando uma coisa estranha no meu Jeep, alguns disseram que seus jeeps "pendam" pra esquerda, o meu é o contrário, sempre "pendou" pra direita...rs...vai entender.

Aurélio
16/02/2007, 10:16
Certa vez andei em um Jeep aqui no Rio com lift kit 4" da Rancho Suspension...o Jeep era simplesmente o máximo em conforto além de ter ganho mais curso.
Opa.
Sonho de consumo.
Andei num Jeep em Macaé com um kit Rancho de 2" ou 21/2", não sei ao certo, e fiquei impressionado com o conforto e, por assim dizer, a "firmeza" da viatura.

(...)estão em torno de US$ 600,00 com amortecedores incluídos e US$ 420,00 sem os mesmos, será que não vale a pena importar um kit desses?
Importar direto te custaria além do preço do kit, mais uns 110% de impostos sem contar com o frete :shock:
Existe a opção Askby, mas na maioria das vezes demora demais da conta. Em alguns casos nem chega :mrgreen: e o Silvio tem que devolver a grana.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24754&highlight=askby

E pelo que sei o M38A1 nos USA é idêntico ao nosso Jeep Universal (CJ5)....
:concordo:

Gostaria de saber da opinião de vcs, pois o custo de um upgrade nas molas no Brasil não é baixo e o kit deve estar saindo em torno de R$ 2500,00 com taxas e frete...
A mão coça para importar um kit desses. :mrgreen:
Parece que o frete marítimo é mais barato, o que diminuiria um pouco o custo total.
Comprar em algum país "hermano" pode sair mais em conta, mas não tenho certeza quanto a isso. :pensativo:

E, por fim, no Brasil, compraria ( ou comprarei :pensativo: ) o kit da TT4, com certeza.

[]´s

Aurelio
sspfoa

Mas a mão coça....:mrgreen: