Ver Versão Completa : Trocando o eixo traseiro da Ranger
Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).
Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.
pboeira, qnt custou o diferencial??? vc deu o seu na troca ou ficou com ele??
linuxhellmaster
07/07/2009, 08:31
Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).
Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.
Se for do diferencial ford 8.8", me interessa sua relacao antiga... e se esse seu 3.73:1 tiver bloqueio melhor ainda...
cheers
Paguei R$ 1.100 pelo eixo todo.
Acredito que foi um bom negócio, visto que a negociação iniciou nos R$2.800.
Não dei o meu na troca, mas já o vendi.
TylerNTL
07/07/2009, 13:01
Qual o modelo da sua Ranger?
4.0 V6 com 168cv?
linuxhellmaster
07/07/2009, 14:25
Qual o modelo da sua Ranger?
4.0 V6 com 168cv?
Minha ou dele ?
cheers
TylerNTL
08/07/2009, 01:00
Minha ou dele ?
cheers
Dele......
Thelmo:
Sim, gasolina 4.0. Mas desde a última vez que eu olhei eram apenas 162cv...
Quanto pagou pelo diferencial? Ele tem bloqueio?
Vc sabe se eu posso instalar um diferencial de cabine dupla numa cabine simples?
Valeu pelas infos
linuxhellmaster
09/07/2009, 15:56
A vantagem na troca do diferencial inteiro.. seria instalar pontas de eixo com mais ranhuras (e espessura), no meu caso eu to trocando o ford 8.8" de 28 ranhunhas original da ranger... pelo 8.8" da explorer, que possue 31 ranhuras e mais grosso.... ae sim adicionando os outros aditivos, com um freio a disco e bloqueio...
minha opniao.
cheers
TylerNTL
09/07/2009, 22:05
Thelmo:
Sim, gasolina 4.0. Mas desde a última vez que eu olhei eram apenas 162cv...
Confundi os CV´s!
Antes da minha Ranger atual tive uma CS irmã da sua.
E compartilhava da mesma percepção, lembro que a 100km/h o motor mal tinha 2000 rpm.
Anthoniusnikos
10/07/2009, 14:46
Hugo. Pode sim, fazer a troca. O que pode diferenciar, entre ambas, é o tamanho dos cardãs.
Abs
Anthon
linuxhellmaster
10/07/2009, 15:24
Hugo. Pode sim, fazer a troca. O que pode diferenciar, entre ambas, é o tamanho dos cardãs.
Abs
Anthon
Falando em cardan... uma troca legal eh pra quem tem ranger americana, principalmente a STX.. eh trocar o cardan "duplo" com aquele rolamento no meio,,, pelo cardan da estendida ou dupla das novas... inclusive alguns sao em aluminio..
Basta remover o suporte do rolamento e instalar o cardan unico... desde q voce nao tenha mexido na altura da suspensao do carro (da cabina nao tem problema)
cheers
mosselin
03/01/2013, 22:22
Eas bigornas do feixe de molas?
mosselin
04/01/2013, 23:29
Aproveitando o tópico do parceiro ai postei umas fotos da troca de oleo do diferencial pós praia,areia etc.388127388131388132388128388129388130