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Ver Versão Completa : Trocando o eixo traseiro da Ranger



Pboeira
07/07/2009, 01:59
Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.

Jera
07/07/2009, 05:21
pboeira, qnt custou o diferencial??? vc deu o seu na troca ou ficou com ele??

linuxhellmaster
07/07/2009, 08:31
Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.

Se for do diferencial ford 8.8", me interessa sua relacao antiga... e se esse seu 3.73:1 tiver bloqueio melhor ainda...


cheers

Pboeira
07/07/2009, 12:30
Paguei R$ 1.100 pelo eixo todo.
Acredito que foi um bom negócio, visto que a negociação iniciou nos R$2.800.
Não dei o meu na troca, mas já o vendi.

TylerNTL
07/07/2009, 13:01
Qual o modelo da sua Ranger?
4.0 V6 com 168cv?

linuxhellmaster
07/07/2009, 14:25
Qual o modelo da sua Ranger?
4.0 V6 com 168cv?

Minha ou dele ?

cheers

TylerNTL
08/07/2009, 01:00
Minha ou dele ?

cheers

Dele......

Pboeira
09/07/2009, 12:27
Thelmo:
Sim, gasolina 4.0. Mas desde a última vez que eu olhei eram apenas 162cv...

hugocsl
09/07/2009, 15:31
Quanto pagou pelo diferencial? Ele tem bloqueio?

Vc sabe se eu posso instalar um diferencial de cabine dupla numa cabine simples?

Valeu pelas infos

linuxhellmaster
09/07/2009, 15:56
A vantagem na troca do diferencial inteiro.. seria instalar pontas de eixo com mais ranhuras (e espessura), no meu caso eu to trocando o ford 8.8" de 28 ranhunhas original da ranger... pelo 8.8" da explorer, que possue 31 ranhuras e mais grosso.... ae sim adicionando os outros aditivos, com um freio a disco e bloqueio...

minha opniao.

cheers

TylerNTL
09/07/2009, 22:05
Thelmo:
Sim, gasolina 4.0. Mas desde a última vez que eu olhei eram apenas 162cv...

Confundi os CV´s!

Antes da minha Ranger atual tive uma CS irmã da sua.
E compartilhava da mesma percepção, lembro que a 100km/h o motor mal tinha 2000 rpm.

Anthoniusnikos
10/07/2009, 14:46
Hugo. Pode sim, fazer a troca. O que pode diferenciar, entre ambas, é o tamanho dos cardãs.
Abs
Anthon

linuxhellmaster
10/07/2009, 15:24
Hugo. Pode sim, fazer a troca. O que pode diferenciar, entre ambas, é o tamanho dos cardãs.
Abs
Anthon

Falando em cardan... uma troca legal eh pra quem tem ranger americana, principalmente a STX.. eh trocar o cardan "duplo" com aquele rolamento no meio,,, pelo cardan da estendida ou dupla das novas... inclusive alguns sao em aluminio..

Basta remover o suporte do rolamento e instalar o cardan unico... desde q voce nao tenha mexido na altura da suspensao do carro (da cabina nao tem problema)


cheers

mosselin
03/01/2013, 22:22
Nesta última sexta-feira resolvi finalmente arregaçar as mangas e substituir o eixo traseiro da minha pickup. Depois de alguns meses na batalha, consegui o eixo da Ranger diesel (4,56:1) para trocar pelo meu (3,73:1).
Todo o trabalho (e que trabalho) valeu cada gota do suor. A pickup é outra, sem comparação. Estava até ficando acostumado a me arrastar em lombas quando encontrei uma Ranger doadora num desmanche. Diferencial intacto, sem dentes quebrados em com o óleo bem conservado, além das lonas e do sistema de freio bem inteiros. Não tive dúvidas...
A troca do eixo traseiro é um procedimento bem simples, tenho que admitir, mas que dá um trabalho grande. Posso dizer que sem um elevacar é praticamente impossível (e inseguro) erguer a caminhonete numa altura descente.
O eixo doador era de uma Ranger 2001 2.5, e vinha com barra estabilizadora (algo que a minha não tinha). Ainda não consegui instalar a barra, visto que não tinha as bieletas que as conectam no chassis (na revenda chegaram a me pedir R$ 204,00 pelo par - absurdo!).
Acredito que os únicos grandes problemas foram prender os parafusos grampos que fixam o eixo nos feixes. Eles eram um pouco mais estreios, visto que a canela do eixo novo era mais grossa - adoraria que alguém tivesse me dito isto antes...
Além disso, o cabo do freio era mais curto, o que fez a regulagem ficar no limite.
No mais, só alegria. A rotação em 5° marcha subiu bastante - 2500 RPM @ 100km/h, mas agora o carro tem torque de sobra.
Como o objetivo era preparar a pickup para pneus 35'', acho que a rotação na estrada e o torque na cidade estarão bem adequados com esta combinação (35'' + 4,56).

Em anexo coloquei uma homenagem ao Seu Arno, que gentilmente me ajudou nessa empreitada. Sem dúvida o mecânico mais caprichoso e honesto que já conheci.

Eas bigornas do feixe de molas?

mosselin
04/01/2013, 23:29
Aproveitando o tópico do parceiro ai postei umas fotos da troca de oleo do diferencial pós praia,areia etc.388127388131388132388128388129388130