PDA

Ver Versão Completa : S10 Flex ou Diesel



guidojunior
06/07/2009, 23:15
Prezados,

Estou pensando em comprar uma S10 Cabine dupla. Na dúvida sobre qual versão compensa mais e a despeito de a Flex não possuir 4x4, desenvolvi uma planilha comparando os custos por KM das duas. Fico no aguardo de opiniões e criticas...

Obs. A Diesel é uma 4x4.

Edintruder
06/07/2009, 23:46
Muito legal essa tabela, porém poderias adicionar um campo com utilização do GNV...
Talvez tenha valores melhores.

lucasam
07/07/2009, 00:06
Acho a expectativa de consumo da diesel e da alcool incorretas
Na minha opinião a Diesel vai fazer 10 na cidade e 12 na estrada
A Alcool deve fazer 6 na cidade e 7 na estrada no maximo

Humberto74
07/07/2009, 08:12
Faltou incluir o IPVA!
ab

Raimar Redoval de Melo
07/07/2009, 10:47
Acho que o preço da Flex é menor, mesmo se for a top de linha (executive), considerando que vc informou que é para frotista.

TarsoDL
07/07/2009, 10:49
Faltou incluir o IPVA!
ab



X2!!!!

ja da uma diferença consideravel..

abraços

dudu83
07/07/2009, 13:55
R$ 70.000 numa s10 flex???? acho que se vc pesquisar melhor consegue mais barato, ainda mias pra frotista...

e por informacoes colhidas com amigo proprietarios de s10 flex, o consumo e maior que esse citado...

guidojunior
07/07/2009, 16:07
Edintruder: Fiz uma sim. com GNV. A duvida é sobre estes numeros de consumo. Sobre a depreciação, idem, carros GNV andam meio queimados aqui por causa das interrupções do fornecimento de gaz causadas pelos Bolivianos e pelo preço do m³.

lucasam: Realmente acho os numeros um tanto otimistas, como todos os divulgados por fabricantes. Porém acho que a proporção entre alcool e diesel correta (alcool consumindo +- 40% a mais) - reduzi para os valores de consumo que você falou;

Humberto74: IPVA e taxas Incluso;

Raimar: Este preço obtive na concessionária. O desconto frotista para flex (1%) é menor que diesel (10%). Mesmo assim realmente achei uma em uma garagem com preço menor aqui e coloquei na planilha.

carioca10
07/07/2009, 18:21
Está se desfazendo da Blazer a diesel? Por quê?

Não vale mais a pena Vc esperar pela provável Hilux Flex?

Abraços,

Felipe

guidojunior
07/07/2009, 19:21
Na verdade já vendi a Blazer. Prefiro a S10 a Diesel, por ser 4x4, pela confiabilidade, potência e economia do MWM. Estou tentando agora me convencer que economicamente ela é a opção mais viável.

dudu83
07/07/2009, 19:46
Na verdade já vendi a Blazer. Prefiro a S10 a Diesel, por ser 4x4, pela confiabilidade, potência e economia do MWM. Estou tentando agora me convencer que economicamente ela é a opção mais viável.

vc ja fez um teste drive na s10 flex??? como vc vem de uma blazer 2,8 te aconselho a continuar em 2,8 esse motor da s10 e muuuuito fraco se nao fez o test drive te aconselho a fazer, de vez em quando dirijo uma s10 dessas e ela e mais fraca que meu mille economy...

a ranger a gasolina e beem melhor de dirijir e a ford oferece descontos bem maiores pra frotistas... ta bem claro que vc prefere s10, mas caso nunca tenha dirigido uma ranger naum custa nada fazer um test drive...

carioca10
07/07/2009, 19:54
Guido,

Um vizinho trocou esta semana uma S10 Flex por uma Hilux a gasolina.

Ele dizia que o consumo da S10 Flex era 4 km/l no álcool.

Ainda não lhe perguntei sobre o consumo da Hilux a gasolina.

Abraços,

Felipe

guidojunior
07/07/2009, 20:07
vc ja fez um teste drive na s10 flex??? como vc vem de uma blazer 2,8 te aconselho a continuar em 2,8 esse motor da s10 e muuuuito fraco se nao fez o test drive te aconselho a fazer, de vez em quando dirijo uma s10 dessas e ela e mais fraca que meu mille economy...

a ranger a gasolina e beem melhor de dirijir e a ford oferece descontos bem maiores pra frotistas... ta bem claro que vc prefere s10, mas caso nunca tenha dirigido uma ranger naum custa nada fazer um test drive...
Dudu, eu até gosto da Ranger, já digiri uma v6 4x4 1998 - show! - pena não fabricarem mais com este motor. O que eu observo que o mercado aqui tem uma certa rejeição por Rangers, existe um mito que a manutenção é mais cara, bla bla bla... ai então quero ficar com um veiculo na mão que consiga me desfazer com menos dificuldade quando precisar (algo difícil pra qualquer modelo atualmente...)

guidojunior
07/07/2009, 20:17
Guido,

Um vizinho trocou esta semana uma S10 Flex por uma Hilux a gasolina.

Ele dizia que o consumo da S10 Flex era 4 km/l no álcool.

Ainda não lhe perguntei sobre o consumo da Hilux a gasolina.

Abraços,

Felipe
Eh já ouvi falar que a flex faz isso mesmo no alcool.
Já a Hilux é até uma boa opção, aqui está uns 10 mil mais cara que a S10 flex, deve ser mais econômica por ser somente a gasolina, mas não vai dar pra aproveitar a safra canavieira aqui onde o alcool cai a quase R$ 0,99/L, não sei como que é o seguro dela, por que da Diesel é bem puxado

carioca10
07/07/2009, 21:18
Boa sorte.

Abraços,

Felipe

dudu83
07/07/2009, 22:46
Eh já ouvi falar que a flex faz isso mesmo no alcool.
Já a Hilux é até uma boa opção, aqui está uns 10 mil mais cara que a S10 flex, deve ser mais econômica por ser somente a gasolina, mas não vai dar pra aproveitar a safra canavieira aqui onde o alcool cai a quase R$ 0,99/L, não sei como que é o seguro dela, por que da Diesel é bem puxado

tenho lido diversos relatos de kits flex instalados em picapes somente a gasolina, na grande maioria o pessoal tem aprovado, o consumo no alcool tem ficado satisfatorio, acredito que se instalar un kit desses vendidos na internet numa hillux deve ficar bom...

cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 15:35
um cliente do meu pai tem uma s10 flex e outro tem uma executive 4x4... eu sempre preferi diesel pela autonomia, durabilidade, e não precisar de velas de ignição... a flex até pode ser considerada mais confortável (vibra menos e é mais silenciosa), e alguns dizem que a suspensão dianteira sofre menos pelo peso menor do motor... mas a minha maior preocupação é com o seguro, visto que a diesel é mais visada para roubo a mão armada e (pelo menos as antigas com injeção mecânica) a ausência de imobilizador transponder facilitava o furto...

Gustavoatf
13/07/2009, 10:06
Estou pensando em comprar uma S10 Cabine dupla. Na dúvida sobre qual versão compensa mais e a despeito de a Flex não possuir 4x4, desenvolvi uma planilha comparando os custos por KM das duas. Fico no aguardo de opiniões e criticas...

Obs. A Diesel é uma 4x4.[/QUOTE]


olá,
a planilha ficou muito boa, parabens.
só um palpite... acho que se vc colocar o preço de revenda de acordo com o tempo que deseja permanecer com o carro (em vez de um ano), haverá uma melhoria nos numeros da diesesl em funçao da maior desvalorização de mercado da flex.

TarsoDL
13/07/2009, 15:20
E ai Guido, ja comprou a camionete???

guidojunior
13/07/2009, 23:25
Estou pensando em comprar uma S10 Cabine dupla. Na dúvida sobre qual versão compensa mais e a despeito de a Flex não possuir 4x4, desenvolvi uma planilha comparando os custos por KM das duas. Fico no aguardo de opiniões e criticas...

Obs. A Diesel é uma 4x4.

olá,
a planilha ficou muito boa, parabens.
só um palpite... acho que se vc colocar o preço de revenda de acordo com o tempo que deseja permanecer com o carro (em vez de um ano), haverá uma melhoria nos numeros da diesesl em funçao da maior desvalorização de mercado da flex.[/QUOTE]

:concordo: Exato, com o tempo, a flex acaba se desvalorizando mais que a diesel, porém o que fica dificil estimar o seguro ou a manuntenção, o que pode fazer a diferença...

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 23:32
se vai ficar bastante tempo com a caminhonete o seguro da diesel acaba apertando mais que a gasolina... a propósito: bem que poderiam voltar a ser oferecidas caminhonetes 4x4 a gasolina (ou no caso flex), até porque alem da questão do seguro tem quem tenha preconceitos com diesel, entre outras dizer que é "coisa de trator" e fede.........

guidojunior
13/07/2009, 23:33
E ai Guido, ja comprou a camionete???

Kra, acho que não vou fazer negócio este mês. Por desencargo de conciência, resolvi olhar outras marcas. Estive na Ford, para ver a Ranger, mas a mesma está sendo reestilizada e a não estão sendo aceitas encomendas.
O que me botou a maior dúvida na cabeça foi a Hilux. Uma 2.5 D4D std 4x4, com ABS e AirBag, está no mesmo preço da S10, tem muito mais conforto, espaço, desenho mais moderno e parece ser mais resistente. O porém é o motor, de uns 102 cv, que achei muito fraco e a questão segurança visto que estas camionetes são muito visadas para roubo aqui...Mas o preço do seguro é praticamente o mesmo da S10.

guidojunior
13/07/2009, 23:38
se vai ficar bastante tempo com a caminhonete o seguro da diesel acaba apertando mais que a gasolina... a propósito: bem que poderiam voltar a ser oferecidas caminhonetes 4x4 a gasolina (ou no caso flex), até porque alem da questão do seguro tem quem tenha preconceitos com diesel, entre outras dizer que é "coisa de trator" e fede.........

Pois é, pensa se lançassem uma S10 2009/2010 CD V6 - 192 cv flex 4x4, tô dentro...
:palmas:

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 23:42
O que me botou a maior dúvida na cabeça foi a Hilux. Uma 2.5 D4D std 4x4, com ABS e AirBag, está no mesmo preço da S10, tem muito mais conforto, espaço, desenho mais moderno e parece ser mais resistente. O porém é o motor, de uns 102 cv, que achei muito fraco e a questão segurança visto que estas camionetes são muito visadas para roubo aqui...Mas o preço do seguro é praticamente o mesmo da S10.

hilux é boa... meu avô tem uma 3.0, que comprou por ser a única com câmbio automático... e realmente os 102cv da 2.5 poderiam ser mais, mas parece que não tem intercooler, mas eu não tenho certeza agora...

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 23:44
Pois é, pensa se lançassem uma S10 2009/2010 CD V6 - 192 cv flex 4x4, tô dentro...
:palmas:


eu não pensava nem na v6, mas numa 4 cilindros mesmo... a diferença de preço entre uma s10 executive diesel 4x2 e uma 4x4 é menor que a diferença de preço entre a executive flex e a diesel 4x2...

guidojunior
13/07/2009, 23:51
eu não pensava nem na v6, mas numa 4 cilindros mesmo... a diferença de preço entre uma s10 executive diesel 4x2 e uma 4x4 é menor que a diferença de preço entre a executive flex e a diesel 4x2...

Acho que as fabricas pensam que existe um unico comprador picapes 4x4: É o fazendeiro que prefere 4x4 por causa das condições de uso e a diesel, pois estes compram o combustível no atacado, mais barato pra tratores etc...

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 23:57
Acho que as fabricas pensam que existe um unico comprador picapes 4x4: É o fazendeiro que prefere 4x4 por causa das condições de uso e a diesel, pois estes compram o combustível no atacado, mais barato pra tratores etc...

tb esquecem do dono de usina sucroalcooleira que produz o próprio combustível, e chegam até a usar em motores a diesel, às vezes misturado com um pouco de diesel (ou querosene dependendo da temperatura) para facilitar a ignição, mas eventualmente até puro... certamente se tivessem a opção de um motor mais adequado para o álcool cairiam matando.........

Raimar Redoval de Melo
15/07/2009, 10:51
Acabei de chegar de viagem com a minha S10 diesel que recebi dia 09/07/2009. Fez 12,3km/L na estrada com ar ligado e velocidade entre 100km/h e 120km/h. Rodei cerca de 600km, sendo uns 400 em uma rodovia muito boa e uns 200 em uma estrada estadual com alguns buracos que exigiam retomadas constantes. Dizem que quando passar dos 10.000 km rodados o desempenho melhora.
Um abraço Guido. Espero ter contribuído

guidojunior
15/07/2009, 22:48
Acabei de chegar de viagem com a minha S10 diesel que recebi dia 09/07/2009. Fez 12,3km/L na estrada com ar ligado e velocidade entre 100km/h e 120km/h. Rodei cerca de 600km, sendo uns 400 em uma rodovia muito boa e uns 200 em uma estrada estadual com alguns buracos que exigiam retomadas constantes. Dizem que quando passar dos 10.000 km rodados o desempenho melhora.
Um abraço Guido. Espero ter contribuído

Então, acredito que realmente a media melhore com a Km. Tinha uma Executive 2002, e nessa velocidade que você falou em estrada boa ela chegou a fazer 14 km/l. Apesar que as eletrônicas consomem um pouco mais que a mecânica.
Valeu!

cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 22:57
Então, acredito que realmente a media melhore com a Km. Tinha uma Executive 2002, e nessa velocidade que você falou em estrada boa ela chegou a fazer 14 km/l. Apesar que as eletrônicas consomem um pouco mais que a mecânica.
Valeu!

aí está uma coisa que não tem o que justifique... se o motor eletrônico foi feito para ter emissões menores, deveria entre outras coisas beber menos.........

guidojunior
14/08/2009, 23:39
Bom, só pra fechar o tópico, acabei mudando da água para o vinho. Fechei uma Ranger XLT 4x4 08/09 zero, com um bom desconto. Mesmo com a mudança pela frente, acho que valeu a pena, estou gostando bastante da vtr

marc7767
15/08/2009, 00:45
Parabéns Guido. Eu tenho uma 08/08 LTD. É a 3ª Ranger que eu tenho, e respeito muito esse carro. A única coisa, nas novas diesel, que acho que vai incomodar você é o câmbio, excessivamente longo. Mas é questão de costume. Eu já me acostumei. De resto, se você for um pouquinho caprichoso, é carro para muitos e muitos anos. Quanto ao modelo novo, acho que beleza é impressão pessoal. Por enquanto, prefiro as nossas.

Abraços,

Marcelo.

Alagoano
15/08/2009, 01:33
Bom, só pra fechar o tópico, acabei mudando da água para o vinho. Fechei uma Ranger XLT 4x4 08/09 zero, com um bom desconto. Mesmo com a mudança pela frente, acho que valeu a pena, estou gostando bastante da vtr


Parabéns, vc fez a melhor coisa!! Não de ter trocado a S-10 pela Ranger, pq eu gosto da S-10 também, mas por ter permanecido no Diesel.... depois daquele bela planilha vc ainda teve dúvidas?!

Outra coisa, picape 4x2 (na minha opinião) não vale nada.... por mais q o uso seja 99% urbano, vai chegar um momento que o 4x4 fará uma tremenda falta e o 4x2 lhe proporcionará uma bela de uma vergonha...é mais fácil atolar uma picape 4x2 do q um carro de passeio pequeno, com a caçamba vazia basta um pouco de areia ou água numa ladeira asfaltada pra vc não sair do lugar...

Alagoano
15/08/2009, 01:55
se vai ficar bastante tempo com a caminhonete o seguro da diesel acaba apertando mais que a gasolina... a propósito: bem que poderiam voltar a ser oferecidas caminhonetes 4x4 a gasolina (ou no caso flex), até porque alem da questão do seguro tem quem tenha preconceitos com diesel, entre outras dizer que é "coisa de trator" e fede.........


Acho q esses motores 4 cilindros gasolina ou flex fracos pra suportar 4x4, só de V6 pra cima mesmo pra ficar legal, porém com manutenção muita cara e o pior de tudo, BEBERRÃO.... Se a S-10 Flex faz 4, 5km/l....imagine o consumo da Pajero Sport V6 Flex com 205cv.

Sobre o preconceito em relação ao Diesel, acho pura frescura...o motores diesel estão ficando cada vez mais silenciosos (espero que pare por aí, pq o barulho característico é o "charme" desse motor), sem falar q o diesel é mais eficiente q os motores de ciclo otto.


Quando algum amigo meu faz um comentário maldoso sobre a barulho da minha Ranger 2.8, digo que é carro de homem e q a opinião dele é típica de quem foi criado por vó hehehehe.....

Breno Costa
15/08/2009, 03:31
Eu Sinceramente não gosto das S10s então sou suspeito pra falar dela.

Eu Aconselharia um teste drive em Alguma L200 ou Hilux usada sei lá.

guidojunior
15/08/2009, 08:50
Gosto da linha da S10, mas minha decisão foi 90% custo benefício. Consegui um bom desconto em uma pkp completa, que tem tudo que as outras oferecem além de um motor forte além de ser mais alta que a S10. Sobre o câmbio, é longo mesmo, parece que estou arrancando de 2ª, mas é questão de costume, o motor dá conta do recado.
Outro ponto positivo: o sistema My Conection - ótimo sistema para um original de fabrica com conexões para ipod, aux in, usb e o melhor: Bluetooth - chega de cabos e gambiarras!
Como estava pensando em comprar uma zero, a Hilux o máximo que conseguiria chegar perto seria a STD 2.5, muito fraca, e as L200 o que me incomoda é o espaço do Banco traseiro...

Alagoano
15/08/2009, 12:09
Gosto da linha da S10, mas minha decisão foi 90% custo benefício. Consegui um bom desconto em uma pkp completa, que tem tudo que as outras oferecem além de um motor forte além de ser mais alta que a S10. Sobre o câmbio, é longo mesmo, parece que estou arrancando de 2ª, mas é questão de costume, o motor dá conta do recado.
Outro ponto positivo: o sistema My Conection - ótimo sistema para um original de fabrica com conexões para ipod, aux in, usb e o melhor: Bluetooth - chega de cabos e gambiarras!
Como estava pensando em comprar uma zero, a Hilux o máximo que conseguiria chegar perto seria a STD 2.5, muito fraca, e as L200 o que me incomoda é o espaço do Banco traseiro...


Cara, vc está muito bem montado...me diz, esse câmbio da 3.0 é duro também como na 2.8? Pô...é disso q não gosto na Ranger, o câmbio é muito duro.

Ah, assim que der, nos passa os números do consumo...

Abs!

guidojunior
15/08/2009, 13:13
O cambio é bem duro, porém preciso. Nada, entretanto, que atrapalhe a condução.

Sobre o consumo o computador de bordo está cravado em 7 km/l. Mas ela está com 150 km de cidade somente. Vamos ver quando pegar a estrada.

Alagoano
15/08/2009, 14:34
O cambio é bem duro, porém preciso. Nada, entretanto, que atrapalhe a condução.

Sobre o consumo o computador de bordo está cravado em 7 km/l. Mas ela está com 150 km de cidade somente. Vamos ver quando pegar a estrada.


Cara, esquece computador de bordo pra medir consumo....nesse quesito ele é inútil. Pra mim só existe um jeito de medir consumo de forma 100% precisa, que é completando o tanque até o gargalo, até o GARGALO mesmo quando vc ver q o diesel não vai descer mais e vai ficar ali parado já esborrando (assim consigo uns 80 litros).... Depois rode normal até chegar próximo da reserva, faça o mesmo procedimento, completando até o gargalo novamente e divida os km rodados com a quantidade de litros q entrou nesse novo abastecimento. Isso sim é saber exatamente o consumo da sua viatura....

Nesse esquema já consegui 10.8km/l 100% cidade e 13,5km/l 100% estrada. Agora não tenho mais como medir o consumo por causa dos pneus BF 31", pois conta menos km rodados q o real.

Bem que os tanques das nossas viaturas poderiam dar uns 100 litros né, séria perfeito pra viajar ou fazer trilhas despreocupados!!

Abs!!

Viking
15/08/2009, 14:54
Sobre o preconceito em relação ao Diesel, acho pura frescura...o motores diesel estão ficando cada vez mais silenciosos (espero que pare por aí, pq o barulho característico é o "charme" desse motor), sem falar q o diesel é mais eficiente q os motores de ciclo otto.


Cara não é questão de preconceito, é questão de custo benefício mesmo... dependendo da utilização, picape a diesel simplesmente não vale a pena, pois tudo nela é mais caro, custo de aquisição, seguro, manutenção, o proprio diesel q já não é mais tão em conta como era... Gosto é gosto, não se discute, mas comprar picape a diesel só pra carregar compra de supermercado não faz muito sentido não... Hoje parece q as coisas se inverteram, enquanto a imensa maioria das picapes de trabalho ainda continua 4x2, muita gente q compra picape ou utilitário 4x4 a diesel, compra pra passeio em asfalto... Não é a toa q a gente vê cada vez mais picape diesel 4x4 seminova mofando nas revendas de usados, o pessoal compra achando q é indestrutível, super econômica e quando vem a conta do seguro, os problemas (cada vez mais frequentes nos motores novos) e a manutenção, tem um ataque e tenta vender.
Volto a dizer, gosto é gosto e cada um faz o q quer com seu proprio dinheiro... mas a verdade é q qualquer picape, seja diesel, gasolina, 4x2 ou 4x4 é feita para carregar carga, função cumprida com louvor pelos motores diesel, graças ao seu elevado torque em baixas rotações... mas isso não quer dizer q os motores a gasolina, principalmente v6, façam feio... e quanto ao 4x4, tudo bem q é muito melhor ter q não ter, isso não se discute, mas o q mais atola camionete é a falta de prática do motorista, principalmente em situações fáceis de sair... o cara vem numa estrada de terra ou areia solta, perde aderência e não consegue vencer a inclinação do terreno... no lugar de parar, dar ré e olhar em volta, procurando um lugar mais plano pra passar, fica acelerando e cavando buraco muitas vezes até sentar o diferencial no chão... aí não sai mesmo... Essa questão de diesel X gasolina X 4x2 X 4x4 é complicada mesmo, não tem regra nem tabela q mostre com certeza qual vale mais a pena, a questão é avaliar a utilização do veículo... ou não avaliar nada e comprar só por gosto mesmo, hehehehe

guidojunior
15/08/2009, 16:45
Cara, esquece computador de bordo pra medir consumo....nesse quesito ele é inútil. Pra mim só existe um jeito de medir consumo de forma 100% precisa, que é completando o tanque até o gargalo, até o GARGALO mesmo quando vc ver q o diesel não vai descer mais e vai ficar ali parado já esborrando (assim consigo uns 80 litros).... Depois rode normal até chegar próximo da reserva, faça o mesmo procedimento, completando até o gargalo novamente e divida os km rodados com a quantidade de litros q entrou nesse novo abastecimento. Isso sim é saber exatamente o consumo da sua viatura....

Nesse esquema já consegui 10.8km/l 100% cidade e 13,5km/l 100% estrada. Agora não tenho mais como medir o consumo por causa dos pneus BF 31", pois conta menos km rodados q o real.

Bem que os tanques das nossas viaturas poderiam dar uns 100 litros né, séria perfeito pra viajar ou fazer trilhas despreocupados!!

Abs!!
Com certeza. Ocorre que recebi a mesma de tanque cheio e não consegui aferir isto ainda.
Tanque de 100 l @ 13,5 km/j = 1.350 km de autonomia! Dá pra atravessar meio Brasil!

guidojunior
15/08/2009, 16:49
Cara não é questão de preconceito, é questão de custo benefício mesmo... dependendo da utilização, picape a diesel simplesmente não vale a pena, pois tudo nela é mais caro, custo de aquisição, seguro, manutenção, o proprio diesel q já não é mais tão em conta como era... Gosto é gosto, não se discute, mas comprar picape a diesel só pra carregar compra de supermercado não faz muito sentido não... Hoje parece q as coisas se inverteram, enquanto a imensa maioria das picapes de trabalho ainda continua 4x2, muita gente q compra picape ou utilitário 4x4 a diesel, compra pra passeio em asfalto... Não é a toa q a gente vê cada vez mais picape diesel 4x4 seminova mofando nas revendas de usados, o pessoal compra achando q é indestrutível, super econômica e quando vem a conta do seguro, os problemas (cada vez mais frequentes nos motores novos) e a manutenção, tem um ataque e tenta vender.
Volto a dizer, gosto é gosto e cada um faz o q quer com seu proprio dinheiro... mas a verdade é q qualquer picape, seja diesel, gasolina, 4x2 ou 4x4 é feita para carregar carga, função cumprida com louvor pelos motores diesel, graças ao seu elevado torque em baixas rotações... mas isso não quer dizer q os motores a gasolina, principalmente v6, façam feio... e quanto ao 4x4, tudo bem q é muito melhor ter q não ter, isso não se discute, mas o q mais atola camionete é a falta de prática do motorista, principalmente em situações fáceis de sair... o cara vem numa estrada de terra ou areia solta, perde aderência e não consegue vencer a inclinação do terreno... no lugar de parar, dar ré e olhar em volta, procurando um lugar mais plano pra passar, fica acelerando e cavando buraco muitas vezes até sentar o diferencial no chão... aí não sai mesmo... Essa questão de diesel X gasolina X 4x2 X 4x4 é complicada mesmo, não tem regra nem tabela q mostre com certeza qual vale mais a pena, a questão é avaliar a utilização do veículo... ou não avaliar nada e comprar só por gosto mesmo, hehehehe
O que eu acho que facilitava as atoladas das camionetes em situações ridículas era a combinação frente pesada, traseira leve, e diferencial sem escorregamento limitado. As s10 antigas 4x2 atolavam até em poças d'agua.

Alagoano
15/08/2009, 16:53
Cara não é questão de preconceito, é questão de custo benefício mesmo... dependendo da utilização, picape a diesel simplesmente não vale a pena, pois tudo nela é mais caro, custo de aquisição, seguro, manutenção, o proprio diesel q já não é mais tão em conta como era... Gosto é gosto, não se discute, mas comprar picape a diesel só pra carregar compra de supermercado não faz muito sentido não... Hoje parece q as coisas se inverteram, enquanto a imensa maioria das picapes de trabalho ainda continua 4x2, muita gente q compra picape ou utilitário 4x4 a diesel, compra pra passeio em asfalto... Não é a toa q a gente vê cada vez mais picape diesel 4x4 seminova mofando nas revendas de usados, o pessoal compra achando q é indestrutível, super econômica e quando vem a conta do seguro, os problemas (cada vez mais frequentes nos motores novos) e a manutenção, tem um ataque e tenta vender.
Volto a dizer, gosto é gosto e cada um faz o q quer com seu proprio dinheiro... mas a verdade é q qualquer picape, seja diesel, gasolina, 4x2 ou 4x4 é feita para carregar carga, função cumprida com louvor pelos motores diesel, graças ao seu elevado torque em baixas rotações... mas isso não quer dizer q os motores a gasolina, principalmente v6, façam feio... e quanto ao 4x4, tudo bem q é muito melhor ter q não ter, isso não se discute, mas o q mais atola camionete é a falta de prática do motorista, principalmente em situações fáceis de sair... o cara vem numa estrada de terra ou areia solta, perde aderência e não consegue vencer a inclinação do terreno... no lugar de parar, dar ré e olhar em volta, procurando um lugar mais plano pra passar, fica acelerando e cavando buraco muitas vezes até sentar o diferencial no chão... aí não sai mesmo... Essa questão de diesel X gasolina X 4x2 X 4x4 é complicada mesmo, não tem regra nem tabela q mostre com certeza qual vale mais a pena, a questão é avaliar a utilização do veículo... ou não avaliar nada e comprar só por gosto mesmo, hehehehe


Concordo com quase tudo....gosto é gosto, mas sobre os custos da picape diesel.... vc viu a planilha muito bem elaborada do Guido?? Ele fez um comparativo com Gasolina (Flex), Diesel e GNV... e a diferença termina ficando mínima, acho q o bicho pega mesmo é no seguro, isso é lasca mesmo...não vou negar, é meio insana essas questão do valor do seguro de carros diesel.


Além de ser uma questão de gosto existe tbm uma questão de região. Vc é do SUL, o pessoal aí vive pro trabalho... é uma característica do sulista, aqui o uso de picapes tem muito a ver com STATUS e uso particular mesmo. Entre Ranger e S-10 existe uma inversão aqui, Ranger é muito mais diesel e S-10 é muito mais Flex, desde que a S-10 passou por sua última reforma eu só vi uma Executive Diesel 4x4, as demais são todas Flex...e o perfil desses usuários são quase sempre os picapeiros de primeira viagem q não tinham "orçamento" pra pegar uma diesel 4x4 seja a marca q for.

Bom....pra mim 4x2 é um problema mesmo, se depois da Ranger não puder continuar numa diesel 4x4 por questão financeira, prefiro voltar pra um sedan confortável.

Só a título de informação, trocamos um Focus Sedan GLX 2.0 top de linha com 8mil km rodados 2007/2007 por uma Ranger Storm 2.8 4x4 2004 com 80mil Km e não nos arrependemos nem um pouco, a única coisa q sentimos foi o miserável do seguro.

Alagoano
15/08/2009, 17:13
O que eu acho que facilitava as atoladas das camionetes em situações ridículas era a combinação frente pesada, traseira leve, e diferencial sem escorregamento limitado. As s10 antigas 4x2 atolavam até em poças d'agua.

Já vi um vídeo no youtube de uma Dakota 4x2 numa subida q nem era essas coisa toda, estrada de barro ligeiramente molhada....nem chegava a formar lama... pô, a picape simplesmente não saia do ligar...

Alagoano
15/08/2009, 17:18
Com certeza. Ocorre que recebi a mesma de tanque cheio e não consegui aferir isto ainda.
Tanque de 100 l @ 13,5 km/j = 1.350 km de autonomia! Dá pra atravessar meio Brasil!


Em novembro do ano passado fui para o Carnatal na Ranger ainda com os pneus antigos, rodei no total uma média de 1400 km com um tanque e meio, mais de 80% disso no ar condicionado. Imagina quantas paradas no posto iam ser numa S-10 Flex...

cRiPpLe_rOoStEr
21/08/2009, 23:05
Sobre o preconceito em relação ao Diesel, acho pura frescura...o motores diesel estão ficando cada vez mais silenciosos (espero que pare por aí, pq o barulho característico é o "charme" desse motor), sem falar q o diesel é mais eficiente q os motores de ciclo otto.


Quando algum amigo meu faz um comentário maldoso sobre a barulho da minha Ranger 2.8, digo que é carro de homem e q a opinião dele é típica de quem foi criado por vó hehehehe.....

é isso aí... não agüenta? bebe leite e compra um ford ka... lá em florianópolis tem um amigo meu que qdo eu comentei que tinha vontade de adaptar um motor a diesel (mais para rodar com biodiesel) na caminhonete do meu pai a 1ª coisa que ele disse foi "diesel fede", o que é uma grande mentira... a propósito: assim como tem marcha da maconha (aqui em porto foi perto do meu apê), marcha para jesus (nem sei onde fazem, mas acredito que passe aqui perto), marcha disso, marcha daquilo (...) poderia ter uma "marcha do diesel" para acabar com essa palhaçada da petrossauro e da anp de restringirem o uso do diesel, e levassem a sério o biodiesel/ovn... por mim eu usaria motor a diesel até em fusca.........

Viking
22/08/2009, 01:28
para acabar com essa palhaçada da petrossauro e da anp de restringirem o uso do diesel, e levassem a sério o biodiesel/ovn... por mim eu usaria motor a diesel até em fusca.........

Pode ter certeza q se liberassem geral a utilização de diesel para qualquer tipo de veículo ele ia acabar custando mais q a gasolina... bye bye subsídios... mas a idéia da marcha até q é boa. Aproveita pra exigir da petroshit um diesel de melhor qualidade e da ANP uma fiscalização decente em toda a cadeia de comercialização, talvez assim os commom rail parassem de dar problema e o pessoal q gasta uma grana preta em uma picape nova não tivesse q passar tanta raiva.

Alagoano
22/08/2009, 10:59
é isso aí... não agüenta? bebe leite e compra um ford ka... lá em florianópolis tem um amigo meu que qdo eu comentei que tinha vontade de adaptar um motor a diesel (mais para rodar com biodiesel) na caminhonete do meu pai a 1ª coisa que ele disse foi "diesel fede", o que é uma grande mentira... a propósito: assim como tem marcha da maconha (aqui em porto foi perto do meu apê), marcha para jesus (nem sei onde fazem, mas acredito que passe aqui perto), marcha disso, marcha daquilo (...) poderia ter uma "marcha do diesel" para acabar com essa palhaçada da petrossauro e da anp de restringirem o uso do diesel, e levassem a sério o biodiesel/ovn... por mim eu usaria motor a diesel até em fusca.........


Um colega meu tem uma Saveiro Diesel, ela é argentina e acho q o ano dela é 1985....cara, ele disse q a bichinha faz 20km/l ...

Olha, concordo com a "marcha do Diesel", na Europa isso já é a coisa mais normal do munto, vi no National Geographic um documentário sobre a fabricação dos modelos de passeio da BMW movidos a Diesel....pô, o carros bom BI TURBO, motores sileciosos como os de ciclo otto, potentes e principalmente econômicos! Isso seria um sonho aqui...mas quando falo de motor silencioso, me refiro aos carros de passeios...pq motor diesel muito silencioso em pipaces seria muito sem graça....

Mas aí vem oq o Viking comentou, realmente....se o governo libera o Diesel para carros de passeio existe a possibilidade do subsídio desaparecer....e isso seria péssimo. Por outra lado, isso tbm pode NÃO acontecer, pq não devemos esquecer q o Diesel é o combustível que move a economia....aí vem a questão de inflação e bla bla bla.....Não adianta, o Diesel tem que ser subsidiado, hj ele ainda está MUITO CARO...era pra estar abaixo de R$ 1,50 o litro!!

Abs!

TarsoDL
22/08/2009, 11:14
Viking,

abasteço minha s10 a diesel na argentina, em postos PETROBRAS, sabe quanto o diesel???

R$ 1,42 e lá o diesel não é subsidiado.......

Viking
22/08/2009, 15:37
Entao, cara... pra vc ver o quanto a gente paga a mais por aqui só pra sustentar a robalheira do governo. E a gasolina na Argentina, custa quanto? Mais o menos o preço do diesel?

TarsoDL
22/08/2009, 19:16
correto, a gasolina comum esta R$ 1.40, e a power ou podium na base de R$ 1.75..

ta certo que pra nós Brasileiros que vamos abastecer la ta loco de barato, já pros hermanos que tao numa M.. sem tamanho é bem caro...

cRiPpLe_rOoStEr
22/08/2009, 23:10
alagoano e viking, se o álcool é subsidiado não haveria motivo para o (des)governo não subsidiar o biodiesel, ou mesmo deixar de subsidiar o diesel...

http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html perdoem os eventuais erros de português pq eu escrevi às pressas e estava com sono...

Viking
23/08/2009, 18:21
alagoano e viking, se o álcool é subsidiado não haveria motivo para o (des)governo não subsidiar o biodiesel, ou mesmo deixar de subsidiar o diesel...

http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html (http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html) perdoem os eventuais erros de português pq eu escrevi às pressas e estava com sono...


Rooster, a questão não é so o motivo, mas sim a vontade política e a total falta de planejamento do país... O alcool foi e continua sendo subsidiado por vontade política, inicialmente existia a vontade de se achar um produto q substituísse a gasolina e diminuísse a dependencia externa de petroleo e blá blá blá. Como tudo aqui no brasil é motivo pra sacanagem o pessoal das usinas logo tratou de se infiltrar e apadrinhar o maior numero possivel de deputados e senadores para q a torneira não se fechasse, esquema q continua funcionando a pleno vapor ate hj. Os caras não tem vergonha nem de criar demanda artificial, aumentando constantemente o percentual de alcool misturado à gasolina sem se preocupar com as questões técnicas e problemas q podem surgir com a falta de critério utilizada, simplesmente quando tem excesso de produção aumentam a porcentagem de alcool e pronto. A tudo isso hj ainda se soma o marketing violento e sem vergonha do governo, q sai por aí falando q o motor flex é a maior invenção depois da roda, mesmo q esses motores de hj, cheios de tecnologia, gastem muito mais q os motores só a alcool dos anos 90, com seus carburadores corroídos. Pra mim motor multicombustível só vai prestar quando tiver taxa de compressão variável.
Quanto ao diesel... eu não tenho certeza absoluta, mas acho q os processos de refino existentes produzem obrigatoriamente muito mais gasolina e outros derivados do q diesel, e isso, somado ao fato do brasil ser um país com grande extensão territorial e péssima infra-estrutura de transporte, baseada em rodovias podres, limitaria a capacidade do governo continuar subsidiando o diesel caso o consumo aumentasse muito. A Europa de um modo geral subsidia muito o preço do diesel, e incentiva com isso a sua utilização em todos os tipos de veículos. Mas lá deve sobrar diesel, já q em geral os Países Europeus não são muito grandes e contam com extensas redes ferroviárias e varias outras alternativas de transporte de carga... enfim a coisa lá é planejada pra funcionar direito.
Li o q vc escreveu no seu blog, as ideias são realmente boas... só não sei se funcionariam por aqui, onde a Lei de Gérson corre solta em TODAS as camadas da população, inclusive nas mais pobres. Será q criar uma dependência por biodiesel familiar não acabaria resultando na criação de centenas de milhares de micro "usineiros" q justamente por não terem nada a perder poderiam cruzar os braços a qualquer momento e deixar de produzir caso não tivessem suas reividicações (queremos grana!) atendidas?
Outra dúvida q eu tenho é se os motores commom rail funcionam direito com biodiesel... sempre achei q o alto teor de enxofre do diesel nacional fosse o vilão. Pra minha surpresa, um autorizado Bosch me disse q o enxofre não prejudica tanto, o q ferra mesmo é a sujeira/adulteração e o biodisel adicionado, principalmente pela falta de padronização do produto, q aqui no brasil é igual a bolinho de carne misterioso de refeitório de faculdade, só Deus sabe do q é feito... se isso é verdade ou não eu não sei, mas q o cara me falou isso falou.

Alagoano
23/08/2009, 18:48
alagoano e viking, se o álcool é subsidiado não haveria motivo para o (des)governo não subsidiar o biodiesel, ou mesmo deixar de subsidiar o diesel...

http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html (http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html) perdoem os eventuais erros de português pq eu escrevi às pressas e estava com sono...


Ótimo texto.... o Governo fez um "auê" grande no lançamento do BioDiesel, mas é impressão minha ou o programa está um pouco esquecido??

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:07
Rooster, a questão não é so o motivo, mas sim a vontade política e a total falta de planejamento do país... O alcool foi e continua sendo subsidiado por vontade política, inicialmente existia a vontade de se achar um produto q substituísse a gasolina e diminuísse a dependencia externa de petroleo e blá blá blá. Como tudo aqui no brasil é motivo pra sacanagem o pessoal das usinas logo tratou de se infiltrar e apadrinhar o maior numero possivel de deputados e senadores para q a torneira não se fechasse, esquema q continua funcionando a pleno vapor ate hj. Os caras não tem vergonha nem de criar demanda artificial, aumentando constantemente o percentual de alcool misturado à gasolina sem se preocupar com as questões técnicas e problemas q podem surgir com a falta de critério utilizada, simplesmente quando tem excesso de produção aumentam a porcentagem de alcool e pronto. A tudo isso hj ainda se soma o marketing violento e sem vergonha do governo, q sai por aí falando q o motor flex é a maior invenção depois da roda, mesmo q esses motores de hj, cheios de tecnologia, gastem muito mais q os motores só a alcool dos anos 90, com seus carburadores corroídos. Pra mim motor multicombustível só vai prestar quando tiver taxa de compressão variável.

Quanto ao diesel... eu não tenho certeza absoluta, mas acho q os processos de refino existentes produzem obrigatoriamente muito mais gasolina e outros derivados do q diesel

Li o q vc escreveu no seu blog, as ideias são realmente boas... só não sei se funcionariam por aqui, onde a Lei de Gérson corre solta em TODAS as camadas da população, inclusive nas mais pobres. Será q criar uma dependência por biodiesel familiar não acabaria resultando na criação de centenas de milhares de micro "usineiros" q justamente por não terem nada a perder poderiam cruzar os braços a qualquer momento e deixar de produzir caso não tivessem suas reividicações (queremos grana!) atendidas?

Outra dúvida q eu tenho é se os motores commom rail funcionam direito com biodiesel... sempre achei q o alto teor de enxofre do diesel nacional fosse o vilão. Pra minha surpresa, um autorizado Bosch me disse q o enxofre não prejudica tanto, o q ferra mesmo é a sujeira/adulteração e o biodisel adicionado, principalmente pela falta de padronização do produto, q aqui no brasil é igual a bolinho de carne misterioso de refeitório de faculdade, só Deus sabe do q é feito... se isso é verdade ou não eu não sei, mas q o cara me falou isso falou.

fazem isso mancomunados com os DONOS DE POSTOS, que são os menos interessados na manutenção de estoques reguladores... aí eles chutam o balde e aumentam o preço à vontade...

não é mole msm... diga-se de passagem a saab tinha um projeto de motor de compressão variável... mas eu acredito que com um sistema como o hcci que está sendo desenvolvido pela orbital engines australiana em parceria com a gm...

tb não tenho certeza, mas os processos de refino acabam sendo um tanto de acordo com o tipo de petróleo... o petróleo brasileiro é mais grosso, adequado para produção de querosene, lubrificantes e diesel... para produzir mais gasolina usam o craqueamento... diga-se de passagem a gasolina ja foi considerada um resíduo da produção do querosene...

eu não acredito que fosse haver uma dependência exclusiva da produção familiar do biodiesel... o brasil tem bastante espaço tanto para a agricultura patronal quanto a familiar, e pelo fato de não se estabelecer uma monocultura, respeitando as particularidades do solo, hidrografia e clima de cada região produtora, seria possível atender à demanda de forma organizada e segura (com menos competição com a produção de alimentos que usar apenas a soja ou outras oleaginosas comestíveis, podendo usar mamona, pinhão-manso e outras), principalmente porque não haveria um monopólio da petrobras...

a tua insegurança quanto ao uso do biodiesel em motores common-rail é perfeitamente compreensível... mas o biodiesel não é o problema, mas o enxofre e o teor de cinzas e outros particulados presentes no diesel brasileiro são problemáticos, e ainda o hábito de alguns fazendeiros usarem óleo vegetal bruto em motores a diesel acaba prejudicando mais os motores mais modernos que os antigos em função da glicerina (que é retirada no biodiesel)... o diesel antigamente era mais "grosso", parafinado... diga-se de passagem, com uma temperatura mais alta de combustão o motor consegue funcionar melhor com biocombustíveis, tanto que a quase totalidade dos kits de adaptação para rodar com óleo vegetal bruto contam com aquecimento no tanque e nas linhas de combustível...

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:11
Ótimo texto.... o Governo fez um "auê" grande no lançamento do BioDiesel, mas é impressão minha ou o programa está um pouco esquecido??

dizer que o programa está um POUCO esquecido é mta bondade tua:pipoca::pipoca::pipoca: e pelo fato de não termos a oferta regular de modelos movidos a diesel para serem adaptados a rodar com biodiesel ou óleo vegetal bruto é ainda mais fácil o programa cair no esquecimento...:putz::parede:

Edintruder
23/08/2009, 21:48
Se bem que na maioria dos locais, o óleo vegetal bruto é mais caro que o diesel...
Quanto custa o óleo de soja no mercado? O mesmo ou 0,10 a menos que o diesel. Compensa?

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 21:57
Se bem que na maioria dos locais, o óleo vegetal bruto é mais caro que o diesel...
Quanto custa o óleo de soja no mercado? O mesmo ou 0,10 a menos que o diesel. Compensa?

mas a quase totalidade dos que usam o óleo bruto como combustível são os próprios produtores... fora isso, o óleo até chegar no mercado ja multiplicou de preço algumas vezes... nesse caso, sai bem mais em conta que o diesel apesar de danificar alguns motores...

Edintruder
23/08/2009, 22:01
Sim, pros produtores e distribuidores pode valer a pena, porém não é nem 1% dos usuários...

cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 22:07
Sim, pros produtores e distribuidores pode valer a pena, porém não é nem 1% dos usuários...

conhece mais alguem que se arriscou com isso? como foi a experiência?

Viking
28/08/2009, 23:06
a tua insegurança quanto ao uso do biodiesel em motores common-rail é perfeitamente compreensível... mas o biodiesel não é o problema, mas o enxofre e o teor de cinzas e outros particulados presentes no diesel brasileiro são problemáticos, e ainda o hábito de alguns fazendeiros usarem óleo vegetal bruto em motores a diesel acaba prejudicando mais os motores mais modernos que os antigos em função da glicerina (que é retirada no biodiesel)...


Em motores common rail eu ainda tenho os dois pés atrás com relação ao biodiesel. Eu tbm pensava q o maior problema era o teor de enxofre, até o pessoal q conserta esse motores me falar o seguinte: o exofre realmente é um problema pq acaba provocando corrosão com o tempo, mas os CR estão apresentando entupimentos generalizados muito antes do enxofre ter chance de se manifestar. Se é verdade eu não sei, mas falaram q o biodiesel acaba sendo prejudicial principalmente por causa da falta de padronização do produto e por facilitar o acúmulo de água no diesel. Será q biodiesel apresenta diferença de viscosidade dependendo da matéria prima da qual é feito? Esses dias só por curiosidade eu estava lendo um forum gringo sobre biodiesel, onde tinha de tudo, desde de gente q jurava estar usando B100 em motor Common rail sem problemas até outros q afirmavam ja ter fundido varios motores com B10 e B20...

Anthoniusnikos
29/08/2009, 18:55
Posso afirmar que o problema do diesel da Petrobrás é ainda o enxofre: 500 ppm nos postos urbanos e 2.000 ppm nas estradas e zonas rurais. O controle de viscosidade na Petrobrás é confiável, assim como o produto final a partir das várias matérias-primas utilizadas: sêbo, óleos em geral.
Os motores atuais aceitam perfeitamente até uma mistura de 50% diesel/biodiesel. O problema está nas adulterações feitas para revenda(nesse quesito, os vigaristas se aproximam dos hábitos oficiais do PY). Haja visto o número de postos lacrados no país. Até acredito, que como não dá para fiscalizar tudo, o abuso é generalizado.
O negócio é procurar postos de abastecimento de confiança.
Abs
Anthon

Anthoniusnikos
29/08/2009, 20:14
Publicação do CLUBEDODIESEL.

O governo de Nova Iorque regulamenta adaptação de veículos Diesel

Publicado em 18 de Agosto de 2009 Clube do Diesel

O conselho ambiental do estado de Nova Iorque aprovou a regulamentação que obriga a adaptação até o final de dezembro de 2010 de todos os veículos Diesel “heavy duty”, de propriedade do estado e de prestadores de serviço, com o objetivo de reduzir as emissões de material particulado (MP).
Esta medida determina que a adaptação deve ser feita com a melhor tecnologia disponível, conforme definido pelos americanos “Environmental Protection Agency” (EPA) e “California Air Resources Board” (CARB), aplicável tanto ao motor quanto ao veículo e que alcance o mais elevado nível de redução de material particulado. A frota que receberá esta atualização é estimada em 30.000 veículos “heavy duty”, fabricados a partir de 2006, que terão uma redução nas emissões de MP da ordem de 25%, utilizando DOC (diesel oxidation catalyst), até 85% com o uso do DPF (diesel particulate filter), além de contar com Diesel de baixíssimo teor de enxofre.
Esta adaptação depende de diversos fatores, incluindo a idade do veículo, a tecnologia utilizada no motor e as normas de emissões no qual foi validado e já é esperado que estas soluções não sejam viáveis a todas as aplicações, principalmente as mais antigas. Outros estados como Texas, Califórnia, e Nova Jérsei também estudam a implementação de um plano similar.
Abs
Anthon

Gugu7
11/04/2010, 09:57
Pois é, pensa se lançassem uma S10 2009/2010 CD V6 - 192 cv flex 4x4, tô dentro...
:palmas:

:pensativo:
Acho que não fazem (mais) picapes a gasolina 4x4 porque senão o dono passaria o resto da vida com ela e eles venderiam menos carros.
:grin:
Alías... Já existe S10 CD gasolina, 4x4? :pensativo:

Não né? Senão vou já na GM pegar uma. :dance:

Alagoano
11/04/2010, 19:29
:pensativo:
Acho que não fazem (mais) picapes a gasolina 4x4 porque senão o dono passaria o resto da vida com ela e eles venderiam menos carros.
:grin:
Alías... Já existe S10 CD gasolina, 4x4? :pensativo:

Não né? Senão vou já na GM pegar uma. :dance:


Acho que o resto da vida o dono passaria com uma Diesel 4x4....e S10 Flex 4x4 não existe, pelo menos de fábrica hehe....

Abs.