Ver Versão Completa : Caixa de transferência np231 - manutenção
Morubixaba
06/07/2009, 19:13
Moçada,
Estou planejando um serviço de manutenção - preventiva apenas - devido aos anos de uso da minha caixa de transferência NP 231 da minha XJ automática 97/98.
Gostaria de opiniões de quem já fez esse tipo de serviço, dicas, como fazer ou o que não fazer nela.
Alguém sabe responder se é necessário trocar as engrenagens juntamente com a corrente ou o normal é só trocar a corrente?
Existe regulagem para eliminar a folga da corrente?
Qual é a folga máxima aceitável na corrente?
Alguma dica de onde encontrar essa corrente a pronta entrega no Brasil? Um cara fera com preços bons e material de qualidade?
Gostei do kit da JB Conversions para a NP 231 já com SYE e heavy duty chain...
Obrigado e abraço a todos!
MARCELOLUCHESI
06/07/2009, 20:27
Olá Amigo o seguinte
Essa caixa de transferencia apresenta algum defeito? vazamento?
Se Não tiver problema algum, eu não abriria. Só trocaria o oleo, que é o mesmo fluido que usa na direção hidraulica, o ATF, ou dexron II.
Ma se estiver escapando "pulando a corrente" Ai sim você deve abrir e trocar.
MAS É ISSO MESMO QUE VOCÊ DISSE, Normalmente a corrente é que gasta primeiro, antes que as engrenagens, digamos que serve como valvula de escape..gasta o mais barato antes que é a corrente, mas não deixe ela ficar escapando por muito tempo.
Eu tive que trocar a minha, na agencia me pediram mais de 2mil reais. Acho que você consegue no mercadolivre por menos com o vendedor willys51. Mas eu acabei arriscando e comprando direto dos USA com o silvio da askby.com Ele me deu 2 opções, a similar com frete incluso por 140,00 dolares ou a Original mopar por 230,00 dolares com frete incluso
Eu optei pela original. E levou uns 20dias para vir.
Não existe regulagem alguma, se estiver pulando tem que trocar.......
Não conheço esse kit da JB conversions
Não se esqueça de comprar os retentores da t case TB.
Um abraço
Marcelo
MARCELOLUCHESI
06/07/2009, 20:36
Oi me esqueci de dizer que apesar de eu ter um TJ, a minha T case tambem é a NP 231, E foi a primeira vez que foi trocada.
As engrenagens estavam perfeitas, Não foi necessário troca-las.
Apenas a corrente pois estava pulando
Morubixaba
07/07/2009, 00:12
Oi Marcelo,
Obrigado pelas dicas! A minha t-case está boa, não pula nada, não vaza nada.
Como a vtr já tem mais de 10 anos e 150.000 km rodados, prefiro fazer a manutenção mesmo que não apresente defeito ou desgaste tão acentuado na peça. Esse é meu costume...
Mais alguma dica? Alguém já fez em casa?
abraços
RODRIGO TOMITÃO
07/07/2009, 03:59
caros colegas estou comprando uma NP241 da silverado v8 diesel 4x4 sobre manurtenção seria +- como a NP231 e a resistencia e boa
valeu pela ajuda
Grande Cacique do Plano Piloto,
Geralmente, quando se troca uma corrente que vai em uma coroa dentada, é de bom tamanho trocar as coroas também, pois, assim como em uma moto (exemplo) a corrente atrita com as engrenagens, desgastando-as.
Se for comprar nos isteites, procure nos links abaixo, JAMAIS compre com o SILVIO, pois ele é picareta.
http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=4338935
http://www.quadratec.com/products/52205_01.htm
Você pode pedir pro seu tio Luis Inácio, quando ele for visitar o irmão da Jurema (cunhado do Osama :mrgreen: ) para ele comprar pra vc.
[]'s
Morubixaba
08/07/2009, 18:20
Grande Cacique do Plano Piloto,
Geralmente, quando se troca uma corrente que vai em uma coroa dentada, é de bom tamanho trocar as coroas também, pois, assim como em uma moto (exemplo) a corrente atrita com as engrenagens, desgastando-as.
Se for comprar nos isteites, procure nos links abaixo, JAMAIS compre com o SILVIO, pois ele é picareta.
http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=4338935 (http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=4338935)
http://www.quadratec.com/products/52205_01.htm (http://www.quadratec.com/products/52205_01.htm)
Você pode pedir pro seu tio Luis Inácio, quando ele for visitar o irmão da Jurema (cunhado do Osama :mrgreen: ) para ele comprar pra vc.
[]'s
Grande Cotrim,
Quer dizer que a Askby é furada? Eu já ia pedir de lá...
Eu li já ouvi alguém falar que a dureza da corrente é menor justamente para não desgastar a engrenagem e também já ouvi o oposto... Enfim..
Minha intenção é trocar o jogo...
Mais experiências?? Só não quero gastar dinheiro à toa. Mas se tiver que gastar, na minha Xeroka eu gasto... E se o tio Inácio permitir, mando trazer uma Atlas pra mim...
Cadê o Samukanvas?
abraço
Moruba,
A minha estourou o retentor e estou pensando em comprar o jogo de retentores e rolamentos além da corrente. Na Morris 4x4 tem esse kit de rolamentos e retentores http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=231-MASKIT por U$ 135,99 mais a corrente por U$ 104,99. Fiz uma pesquisa de preço de frete e estou aguardando a resposta.
[]'s
Morubixaba
08/07/2009, 21:24
Moruba,
A minha estourou o retentor e estou pensando em comprar o jogo de retentores e rolamentos além da corrente. Na Morris 4x4 tem esse kit de rolamentos e retentores http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=231-MASKIT (http://www.jeep4x4center.com/product-information.asp?number=231-MASKIT) por U$ 135,99 mais a corrente por U$ 104,99. Fiz uma pesquisa de preço de frete e estou aguardando a resposta.
[]'s
Boa dica Cotrim..
Só nos resta saber a quanto chegará por aqui...
abraço
Moruba,
Os retentores e os rolamentos são Timken. Só estou procurando o part number. Devem ter similares no Brasil
[]'s
Ronaldo B.
09/07/2009, 00:20
Fabio,
O site da tinkem tinha uma área onde vc entrando com o part number da peça aparecia uma tabela com todos os veiculos onde essa peça é utilizada, tanto prá rolamentos como prá retentores, mas mudaram o site e da ultima vez que acessei não achei mais essa área. era no site nos USA, tenta dar uma olhada lá, quem sabe vc encontra.
[]´s
Ronaldão,
Eu já entrei lá e não achei nada.
Estou procurando no Gooooooooooooooooooooooooooooogle. Aliás, vc tem o manual das peças da Cherokee? Se não tiver, me avise.
[]'s
Ronaldo B.
09/07/2009, 00:50
Aliás, vc tem o manual das peças da Cherokee? Se não tiver, me avise.
[]'s
Tenho,
tá avisado....:mrgreen:
[]´s
Ronaldinho da Peruca,
Você é muito gentil :mrgreen: e tem as manhas de escrever abobrinhas à 1:00 da matina. Isso que é disposição de ajudar os amigos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Beijunda
Boa dica Cotrim..
Só nos resta saber a quanto chegará por aqui...
abraço
Moruba,
Recebi a resposta do pessoal da morris, mas eles mandaram a cotação do frete apenas do jogo de retentores e rolamentos.
U$ 43 pelo Fedex Economy.
Coloque aí + 100% de imposto de importação e outras taxas.
[]'s
Morubixaba
10/07/2009, 00:14
Pois é Cotrim..
Mas aguardo o principal, A CORRENTE!
Mas e quanto às engrenagens? Troco, num troco, consegue a cotação pá nóis?
Quanto Xeroka dá tranco ao engatar a ré ou o drive, o povo fala que "ah, isso é normal de Cherokee..."
Quaro ver na hora que o trem escapar feio e der uma cicotada na bomba de óleo, na carcaça... isso se não quebrar junto com um monte de coisa dentro...
Abraço!
Moruba,
Você pode fazer as cotações na www.jeep4x4center.com. É só mandar um e-mail pros caras que eles respondem.
O valor do frete pra corrente é mais ou menos o mesmo valor, pois a cotação deles tem muita relação com o valor dos produtos comprados.
Uma outra opção, é ver se tem algo compatível aqui no Brasil. Sei lá, que seja utilizado em outro modelo de carro.
Quanto às engrenagens, só abrindo e vendo.
[]'s
MARCELOLUCHESI
10/07/2009, 09:53
Pois é Cotrim..
Mas aguardo o principal, A CORRENTE!
Mas e quanto às engrenagens? Troco, num troco, consegue a cotação pá nóis?
Quanto Xeroka dá tranco ao engatar a ré ou o drive, o povo fala que "ah, isso é normal de Cherokee..."
Quaro ver na hora que o trem escapar feio e der uma cicotada na bomba de óleo, na carcaça... isso se não quebrar junto com um monte de coisa dentro...
Abraço!
No caso do Tj quando se engata a ré, ele da um tranco mais forte parece que a caixa ta justa quase não tem aquele segundo de espera, mas só quando esta quente. As primeiras manobras de ré do dia não faz nada, só depois que saiu da Garagem. MAS ISSO não tem nada haver com a corrente da Caixa de Transferencia NP 231.!!! A corrente da Tcase só pula se ela estiver gasta e com a tração 4x4 ligada. Em 4x2 ela não atua ela gira mas não faz força pois não está tocando o eixo dianteiro.
Não existe bomba de oleo perto dessa corrente antes, ela não tem como estourar pois gasta os elos e ela pulo primeiro antes de quebrar e vocÊ não consegue fazer trilha ou força alguma pois, gasta, ela fica escapando direto e destracionando o veiculo.
Quando eu troquei a minha ela riscou um pouco por dentro da carcaça de t case devido a folga (barriga que ela formou)
Quanto ao trancos na hora de engatar R ou D também me disseram que é normal, principalmente em R. Quando vou engatar o R preciono bem o freio e deixo cair um pouco o giro do motor, ai quase não noto esse tranco.
E aí, Moruba,
Fez a revisão???
[]'s
juliomarcondes
08/12/2011, 22:11
Olha pessoal, existe este lugar onde voces podem achar partes e kits para esta NP231.
Visita ai Peças Da Transmissão, Fazemos O Seu Regresso á Estrada! (http://www.pecasdatransmissao.com)
Eles tem um blog tambem onde o pessoal pode ver informacao sobre varias outras caixas.
Tem a corrente, kit de juntas e vedacoes, rolamentos e etc.
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