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Ver Versão Completa : Estouro pelo escapamento - o que pode ser ?



Mauricio Mei
02/12/2004, 09:12
Amigos

esta eh uma duvida que certamente voces poderao me ajudar a nao ser enganado por nenhum mecanico por ai. Recentemente reparei meu carburador (2e - motor alcool Opala 4c)por estava realmente uma calamidade, porem eu mesmo reistalei o mesmo em casa. O carro esta funcionando bem etc...porem tem um problema que nao faco a minima ideia de como resolver e nao quero ser enganado por nenhum mecanico.

Sempre que acelero forte e em seguida uso o freio motor, esta acontecendo aquela explosao classica pelo escapamento(parece um tiro). Principalmente em segunda marcha. Eh como se fosse excesso....

Alguem poderia me dar uma luz ??

[]'s explosivos

Mei

Ronaldo B.
02/12/2004, 09:34
Sempre que acelero forte e em seguida uso o freio motor, esta acontecendo aquela explosao classica pelo escapamento(parece um tiro). Principalmente em segunda marcha. Eh como se fosse excesso....

Alguem poderia me dar uma luz ??

[]'s explosivos

Mei

Mauricio,

Meu jeep também tá com motor de opala 4cc álcool e eu estava com o mesmo problema, no último sábado passei no mecânico e ele deu uma regulada no carburador e acertou o ponto que estava em pouco fora, melhorou muito, mas não resolveu totalmente, ainda tô tentando ver o que pode ser, mas diminiu bem o problema.

[]´s

mattheus
02/12/2004, 09:44
Maurício,

Poder ser carburador, ponto ou escapamento com entrada de ar (leia-se furo).

Tente eliminar as possibilidades uma a uma.

[]´s

Mattheus

leopoldo
02/12/2004, 12:09
só dá estouro nas seguintes condições:

motor fora do ponto de centelhamento...........muito adiantado ou muito atrasado.

motor fora do ponto de sincronia - comando de válvulas um dente pra frente ou para trás.

ordem dos cabos trocado.

tampa de distribuidor rachada e molhada.

platinado muito fechado.

cabos de vela presos junto e faiscando um pro outro.

regulage de valvulas muito aberta.

Thiago Serpa
02/12/2004, 12:55
Meu motor estava com o mesmo problema... eram as válvulas de escape que estavam funcionando mal, estavam meio grudadas acho... O mecânico abriu, deu uma geral e melhorou..

:!: :idea: receita de mecânico antigo... ouvi umas duas vezes, mas preferi não arriscar :!: :?:

Desconecte o filtro de ar do carburador. Prepare uma garrafinha contendo uma mistura de gasolina e óleo (purgante). Vá despejando aos poucos no carburador que a queima do óleo "desgruda' as válvulas... :shock: :? :roll: Deve fazer uma puta fumaça...
Ps: Apenas ouvi, não sei se funciona... :lol: alguém já testou isso? :shock:
[]´s defendidos por um escudo anti-pedras

elcio
02/12/2004, 14:58
Meu motor estava com o mesmo problema... eram as válvulas de escape que estavam funcionando mal, estavam meio grudadas acho... O mecânico abriu, deu uma geral e melhorou..

:!: :idea: receita de mecânico antigo... ouvi umas duas vezes, mas preferi não arriscar :!: :?:

Desconecte o filtro de ar do carburador. Prepare uma garrafinha contendo uma mistura de gasolina e óleo (purgante). Vá despejando aos poucos no carburador que a queima do óleo "desgruda' as válvulas... :shock: :? :roll: Deve fazer uma puta fumaça...
Ps: Apenas ouvi, não sei se funciona... :lol: alguém já testou isso? :shock:
[]´s defendidos por um escudo anti-pedras

Thiago:

se suas valvulas estavam funcionando mal, nao adianta dar geral.
tem que abrir o cabeçote, trocar as molas, assentar ou trocar as valulas, verificar o comando de valvulas,verificar lubrificaçao, enfim, fazer uma revisao geral.
essa do oleo com gasolina, confesso que nunca ouvi falar.
sera que a combustao nao queimaria o oleo antes deste fazer algum efeito? isso ta parecendo gambi.vc fez isso?


[]´s

Thiago Serpa
02/12/2004, 16:53
Não fiz não, apenas ouvi dizer, queria saber se alguem já tinha feito essa pra acrescentar para as teorias alternativas que de vez em quando aparecem no fórum (maizena/ovo no radiador, limpol no radiador, naftalina na gasosa, banana verde pra curar ronco de diferencial, entre outras coisas) ... :lol:
Eu evito ao máximo esses palpites malucos, falei apenas como curiosidade, tal qual foi descrito logo no inicio :D
O motor estava parado há muito tempo, :? , o jeep ainda tá em reforma :? Parece que as valvulas estavam meio duras ou agarradas, não prestei bem atenção não na hora que o meca falou. E pela explicação ele abriu o cabeçote, lubrificou todo mundo e agora tá funcionando redondinho! :D sem pipoco!!
Pra melhorar uns dias depois da "geral" ainda troquei o reparo completo do carburador... tá um reloginho o trem! :D


[]´s sem gambiarra, sem cardan e a espera das últimas peças para terminar o jeep

Benê Sernaglia
02/12/2004, 17:11
Thiago,

Eu ja utilizei esse procedimento usando fluido de freio, colocando diretamente no carburador. So que não era o escapamento que estava estourando o motor que estava com válvula presa, o escapamento em certos momentos "puxava" ( o mtr não trabalhava redondo) ao invés de soltar os gases.. Para verificar isso deixei o motor ligado em marcha lenta e próximo a saida do escape coloquei uma sacola plastica, sendo que a socola era puxada pelo escape em certos cilcos...


[ ]'s

Thiago Serpa
02/12/2004, 17:33
[quote="Benê Sernaglia"]Thiago,

em certos momentos "puxava" ( o mtr não trabalhava redondo) ao invés de soltar os gases.. Para verificar isso deixei o motor ligado em marcha lenta e próximo a saida do escape coloquei uma sacola plastica, sendo que a socola era puxada pelo escape em certos cilcos...

Isso também tava aconstecendo com o meu, acompanhado de um pipoco ocasional. Agora tá funcionando redondinho...!

Mauricio Mei
03/12/2004, 08:54
Pessoal

Acho que encontrei o problema: ontrem o jipe comecou a fazer um barulho diferente, foi quando detectei que a junta do coletor ao escapamento estava solta (parcialmente).

Ja estarei consertando isso em breve.

[]'s e valeu pelas dicas

Mei

carl.santos
21/11/2010, 12:31
Eu tinha certeza que ocorriam estouros no meu escapamento do Tipo 1.6 i.e.. E apesar de não perder a potencia e não sentir o carro fraco e o barulho não ocorria com o carro parado e sim na maioria das vezes só nas trepidações e lombadas eu limpei bicos, troquei velas, cabos de velas e bobina de ignição. Verifiquei filtros de combustível e nada. Levei em um mecânico amigo e só foi ele dar uma andada com o carro e ele logo disse... "estes estouros são do rolamento do eixo traseiro que estão ruins". Foi "batata", troquei e os estouros sumiram. Como o eixo fica muito próximo do escapamento eu me enganava. Espero ter ajudado, pois os estouros eram parecidos com entrada falsa de ar.

carl.santos
21/11/2010, 12:39
.
Amigos

esta eh uma duvida que certamente voces poderao me ajudar a nao ser enganado por nenhum mecanico por ai. Recentemente reparei meu carburador (2e - motor alcool Opala 4c)por estava realmente uma calamidade, porem eu mesmo reistalei o mesmo em casa. O carro esta funcionando bem etc...porem tem um problema que nao faco a minima ideia de como resolver e nao quero ser enganado por nenhum mecanico.

Sempre que acelero forte e em seguida uso o freio motor, esta acontecendo aquela explosao classica pelo escapamento(parece um tiro). Principalmente em segunda marcha. Eh como se fosse excesso....

Alguem poderia me dar uma luz ??

[]'s explosivos

Mei
Eu tinha certeza que ocorriam estouros no meu escapamento do Tipo 1.6 i.e.. E apesar de não perder a potencia e não sentir o carro fraco e o barulho não ocorria com o carro parado e sim na maioria das vezes só nas trepidações e lombadas eu limpei bicos, troquei velas, cabos de velas e bobina de ignição. Verifiquei filtros de combustível e nada. Levei em um mecânico amigo e só foi ele dar uma andada com o carro e ele logo disse... "estes estouros são do rolamento do eixo traseiro que estão ruins". Foi "batata", troquei e os estouros sumiram. Como o eixo fica muito próximo do escapamento eu me enganava. Espero ter ajudado, pois os estouros eram parecidos com entrada falsa de ar.

Rafaminc
22/11/2010, 10:53
Pessoal

Acho que encontrei o problema: ontrem o jipe comecou a fazer um barulho diferente, foi quando detectei que a junta do coletor ao escapamento estava solta (parcialmente).

Ja estarei consertando isso em breve.

[]'s e valeu pelas dicas

Mei

Aproveita e troca a junta por uma nova, pois se trabalhou muito tempo com ela folgada, já deve ter queimado a mesma e elimine todos os furos próximos ao coletor. Verifique se a mistura do seu carburador ñ está muito rica também, derrepente dá para dar uma estranguladinha no consumo para ñ jogar combustível fora pelo escape.

bajeiro do sul
22/11/2010, 11:21
só dá estouro nas seguintes condições:

motor fora do ponto de centelhamento...........muito adiantado ou muito atrasado.

motor fora do ponto de sincronia - comando de válvulas um dente pra frente ou para trás.

ordem dos cabos trocado.

tampa de distribuidor rachada e molhada.

platinado muito fechado.

cabos de vela presos junto e faiscando um pro outro.

regulage de valvulas muito aberta.

Minha rural estava com todos este problemas que o amigo citou e estourava bastante:
motor fora de ponto (foi arrumado)
cabo de vela trocado (foi arrumado)
tampa do distribuidor rachada (troquei)
velas em mau estado (troquei todas)
platinado muito fechado e ruim, alem do condensador (troquei tudo e regulei)
cabos de silicone supressivos em mau estado(troquei pelos comuns)
além de carburador desregulado e com entrada de ar no pé do carburador

arrumei tudo e ainda ficava um pouco de falhas, resultado: valvulas de escapamento queimadas (duas) assim não é possivel de alguma coisa funcionar bem, troquei tudo além de junta nova e assentamento de valvulas. ficou ótimo, bem, assim tem de ficar bom

abraços

rodrigo.hoffman
22/11/2010, 13:48
Pessoal

Num é por nada não, mas acho que o cara já deve ter arrumado o problema do carro dele.. Afinal ja fazem quase 6 anos :pensativo:...

[ ]´s

bajeiro do sul
22/11/2010, 13:57
Pessoal

Num é por nada não, mas acho que o cara já deve ter arrumado o problema do carro dele.. Afinal ja fazem quase 6 anos :pensativo:...

[ ]´s

rsrsrsrsrsr, se não arrumou ainda, talvez nem tenha mais a viatura em questão, que são sempre uma dor de cabeça mas não desgrudamos delas (jeep)

Rafaminc
22/11/2010, 15:03
Opsss....:parede:

johnnyjeepeirosp
14/01/2011, 05:33
AQUI VAI O MEU PITACO :pipoca:
ESTOUROS NO SKAP É SINONIMO DE COMBUSTIVEL EXPELIDO SEM QUEIMAR...
E VAI POR AI...
ABC A TDS

Aristides Jr
05/12/2016, 17:59
Mesmo passado muito tempo, a idéia do tópico é ajudar outros também, por isso acho bacana continuar com as dicas e sugestões.

Aristides Jr
05/12/2016, 18:41
Aliás estava lendo este tópico porque meu motor ford georgia 4cc 2.3 ano 81 ficou ruim para pegar, depois de muitas partidas explodiu no escapamento, dos itens anteriormente sugeridos encontrei o platinado muito fechado! Regulei a abertura e voltou ao normal! Muito grato a todos!

Maiewski
21/11/2017, 17:16
O meu Jeep tá com esse sintoma, estoura quando alivia o pé do acelerador, porém ele é a diesel

Maiewski
21/11/2017, 17:20
Estava estourando somente quando estava com o motor frio, agora troquei o escapamento e a coisa piorou, tá estourando muito