Ver Versão Completa : Dobradiça das Portas
Matheus Couto
06/07/2009, 11:51
Pessoal, espero que eu não esteja criando um tópico repetido ... Fiz uma pesquisa aqui e não consegui encontrar nada a respeito...
Algum de vcs já teve problemas com folga nas dobradiças das portas ? A porta traseira do meu samurai 97 faz um barulho irritante e tô tendo dificuldades pra fechar a danada. Tô com o estepe original pendurado nela mas mesmo assim os solavancos acabaram por gastar as dobradiças. As portas também fazem uns barulhos sinistros ...
O que seria o mais recomendável ? Pedir a um torneiro pra esmerilhar a parte de cima da peça, já que não se tem acesso ao pino, e trocar o próprio pino na base do ferro e fogo (no caso da porta traseira) ? Ou existe algo melhor pra se fazer ?
Abraço a todos!
Pessoal, espero que eu não esteja criando um tópico repetido ... Fiz uma pesquisa aqui e não consegui encontrar nada a respeito...
Algum de vcs já teve problemas com folga nas dobradiças das portas ? A porta traseira do meu samurai 97 faz um barulho irritante e tô tendo dificuldades pra fechar a danada. Tô com o estepe original pendurado nela mas mesmo assim os solavancos acabaram por gastar as dobradiças. As portas também fazem uns barulhos sinistros ...
O que seria o mais recomendável ? Pedir a um torneiro pra esmerilhar a parte de cima da peça, já que não se tem acesso ao pino, e trocar o próprio pino na base do ferro e fogo (no caso da porta traseira) ? Ou existe algo melhor pra se fazer ?
Abraço a todos!
No meu vitara deu problema na dobradiça do motorista, só que atingiu a parte que prende na carroceria. Resolvi o problema soldando com mig e ficou zero.
Leonardo Truccolo
06/07/2009, 13:45
As minhas eu fiz todas, as da tampa do porta mala e as das portas. Tirei todas, passei uma broca nelas e fiz os pinos no torno. Não tem mistério. Estão ótimas.
Abraço
Matheus Couto
06/07/2009, 15:11
Fala ae pessoal :]
Valeu pelas respostas ... Vou apelar pro torneiro mesmo :pensativo:
Pessoal,
As minhas estavam ruins, comprei uns pinos elásticos, tem nas lojas de parafusos e tals para vender.
É bem melhor que pino, pois este pino elástico é tipo uma mola, ajustando automaticamente com o desgaste.
Pega as dobradiças, passa no esmerilho até aparecer o pino, bata o pino fora, fure com furadeira todo o conjunto, preferencialmente numa morça, e depois introduza os pinos.
Se não me engano foi pino de 7 ou 8 mm.
Abraços,
Arno
Marvin_CPS
24/07/2009, 19:44
E ai galera, blz?! Desculpa me intrometer no topico, mas o assunto é relacionado... Tava afim de abrir outro topico, mas vou aproveitar o gancho desse...
Comprei meu samuca a pouco tempo e tenho um estepe muito pequeno (195/65R15 banda Cross)e uso pneus bem maiores (255/75R15 Frontiera). Acabei comprando um conjunto pneus Argentino (255/75R15 tb), e queria saber se o conjunto (suporte de estepe+porta traseira) vai aguentar o peso do estepe modelo argentino.
Alguém já usou medida maior que a original, ou msm maior que 225/85R15 nesse suporte?!
To meio receoso em colocar essa medida no suporte e a porta não aguentar... Pensei em reforçar o suporte de estepe e colocar uma 03 dobradiça na porta do samuca...Tentando nessas aprimorações evitar o esforço das dobradiças da porta.
Alguém tem alguma idéia, ou sugestão?! Ou já fez essa maluquice igual eu to querendo :rolleyes:!?
Valeu, abs a todos!
diogo ludovico
24/07/2009, 21:14
Marvin, com pneus 255 é certeza que a porta não vai aguentar. Voce pode reforçar a lata por dentro, onde a dobradiça é fixada, pois é lá que está o problema, a lata é fina e cede com o peso.
No meu estou fazendo diferente, pois vou usar stepe 33", e vou fazer um suporte de estepe independente da porta, fixado no parachoque traseiro de ferro, no estulo do toyota bandeirantes.
Marvin_CPS
25/07/2009, 13:04
Ok Diogo, valeu a dica.
Vou dar uma estudado numa solução pra reforçar a parte da lata interna!
Abs.
rogeriomasih
25/07/2009, 13:29
Vcs já viram que nas dobradiças do samurai existem furos que permitem a lubrificação interna da mesma.
As minhas estavam ragendo muuuuuuuuuito com o carro em movimento - mesmo com as portas fechadas. Fui lubrificar como sempre fazia (por cima do pino e entre as partes móveis) e ao girar a porta descobri as referidas 'janelas de acesso'. Enfiei o bico prolongador do spray lubrificante e apertei com gosto. FOI IMPRESSIONANTE: SAIU UM MAR DE SUJEIRA DE FERRUGEM MISTURADA COM LAMA...
Para finalizar, injetei graxa branca em spray tb. Ficou muito bom; as portas ficaram mais leves e os rangidos desapareceram.