Ver Versão Completa : Retifica Motor Ranger 2.8 Diesel Power Stroker
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 10:46
Amigos gostaria de pegar umas dicas com voces que tem mais conhecimentos técnicos em motor Ranger do que eu:
Tanho uma Ranger 2002 motor Power Stroker Diesel 2.8.
Tá com 160.000 km rodados, transito urbano, nada excepcional.
Está vazando óleo por uma peça de plastico que fica na tampa do cabeçote, inclusive este suspiro ficava ligado a turbina e por melar a turbina com óleo o mecanico isolou a entrada da turbina onde esta mangueira estava conectada e colocou a mangueira para baixo do carro.
Alem de óleo esta mangueira está jogando fumaça com força.
O mecanico disse que precisa retificar o motor, trocar molas de segmento, bronze de biela e na retifica teria duas opções. Usinar o bloco do motor e encamizar o motor com novas camisas aproveitando os pistões atuais ou apenas retificar as camisas atuais mantendo elas já que seriam originais de fábrica.
O amigo poderia informar se procede estas necessidades ou se há outro caminho?
Alem disto tambem é necessário mexer na bomba injetora?
Qual a média de gastos que eu teria com este conserto?
Agradeço as respostas
Alberto
alberto.jpessoa@bol.com.br
linuxhellmaster
05/07/2009, 11:08
Amigos gostaria de pegar umas dicas com voces que tem mais conhecimentos técnicos em motor Ranger do que eu:
Está vazando óleo por uma peça de plastico que fica na tampa do cabeçote, inclusive este suspiro ficava ligado a turbina e por melar a turbina com óleo o mecanico isolou a entrada da turbina onde esta mangueira estava conectada e colocou a mangueira para baixo do carro.
O mecanico disse que precisa retificar o motor, trocar molas de segmento, bronze de biela e na retifica teria duas opções. Usinar o bloco do motor e encamizar o motor com novas camisas aproveitando os pistões atuais ou apenas retificar as camisas atuais mantendo elas já que seriam originais de fábrica.
Agradeço as respostas
Alberto
Essa fumaca indica problemas de vedacao da camara de combustao...
Considerando que teu motor esteja em perfeitas condicoes e dada a km.... pode ser q seja possivel apenas a troca dos componentes danificados... como por exemplo aneis.... porem se houve danos ou desgaste excessivo... vais precisar ou encamisar ou trocar os pistoes..... eu pessoalmente evitaria de trocar os pistoes caso o gasto seja na camisa.... mais por motivos de balanceamento interno... Camisa tu compra original e reencamisa o bicho. na minha opniao eh mais negocio q trocar os pistoes todos..
Sim, na retifica do motor em geral se trocam todas essas pecas q voce citou... bronzinas de biela e mancal.. se tiver bronzinas do pino do pistao.... molas.. retentores..etc..etc..etc..
No meu caso sou eu q mexo nos meus motores, entao eu tenho uma regra simples.... se o cara te passar o quanto voce vai gastar antes de abrir teu motor... fica esperto com ele. ( =
Em geral voce nao sabe exatamente oq vai precisar fazer e/ou trocar ate se abrir o motor..... derrepente ele abre... cai todos os aneis dos pistoes e nao tem 1 arranhao em nada.... ae soh a troca do jogo de aneis faz o bicho voltar a rodar legal.... nao existe 1 regra que diz "soh pq abriu, tem de retificar e trocar tudo..."
Eu cansei de desmontar motor e fazer apenas partes do mesmo.... jah peguei motor V8 q eu tirei os pistoes e cairam os aneis em pedacos..... eu soh dei um acabamento no cyl e instalei um jogo de aneis "red", ou seja... medidas originais porem um "miiiiiinimo" maior. pra vedar legal.... Ou entao somente trocava as bronzinas de mancal ou biela... e montava denovo....
Se voce quiser realmente "reformar" o motor... eh uma boa, mas se ele nunca apresentou qualquer tipo de problema antes do ocorrido, talvez seja interessante ver a possibilidade de trocar oq deu problema.... postergando a reforma do motor p/ mais pra frente... com mais km's....
essa eh apenas minha opniao pessoal, meus 20 cents.
cheers
linuxhellmaster
05/07/2009, 11:13
Inclusive, acredito eu... possuo os manuais de servico completos do seu carro/motor.
Todos os manuais referente a manutencao, inspecao e retifica do seu motor..... caso voce precise de algum tipo de informacao... feel free to ask.
cheers
Daniel.Shimomoto
05/07/2009, 12:07
Agradeço as respostas
Alberto
Alberto;
Primeiro, é estranho o HS/Powerstroke "abrir o bico" com apenas 160 mil km....Caso tenha comprado sua Ranger usada, ou ela tem o "velocimetro voltado" ou o dono anterior era muito desleixado...
Como disse (muito bem dito) o Linuxhellmaster, se o seu mecanico falou em um orçamento antes de abrir o motor, cuidado! Motor é dificil saber o que aconteceu, o que precisa ser feito nele sem antes ter sido aberto. Ou seu mecanico passará um orçamento para um serviço completo mesmo (e te assusta com o valor) ou ele passará um valor bem a menor, colocando peças de segunda linha ou reaproveitando o máximo que puder, deixando simplesmente um "motor meia boa"
Meu conselho: Se tiver condição ($$$) faça o serviço completo. A melhor solução é encontrar um mecanico ou oficina que monte e desmonte o seu motor, e ai você possa comprar as peças e ver o serviço sendo feito, cabendo a retifica apenas o serviço de usinagem de bloco, retifica de virabrequim, enfim, essa parte mais bruta. Montar motor em retifica, infelizmente na maioria dos casos, é fria!
Se fizer o serviço completo dessa maneira, certamente você, com a devida manutenção, terá motor por resto da vida uma vez que o PS é bem resistente.
Um abraço e esteja a vontade para escrever/perguntar!
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 18:53
linuxhellmaster
Antes de tudo agradeço a resposta.
A idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.
Tambem pensava que este motor era mais robusto, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger:parede:, mas acho que o motor é meio fraquinho mesmo pois troco óleo com 5 mil quilometros:sad:, só coloco peças originais e antigo dono tambem era dessa mesma linha bem responsável, até hoje o carro é muito bem conservado.
O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela. Vaelu sua dica quanto acompanhar este serviço, pena que o trabalho atrapalha mas vou ver direitinho o andamento.
Uma segunda deficuldade é que João Pessoa é uma capital bonita para passear mas um fracasso para comprar qualquer coisa. A frase mais famosa em todas as lojas daqui é: " Tem não, tem que pedir em Recife ou São Paulo" - Ando achando um milagre que a Coca Cola já seja vendida por aqui...
Sem falar nos preços, qualquer peça que voce comprar em SP por 300 reais aqui não sai por menos de 600, 800 ou até mesmo 1000 reais, coisa absurda.
A minha dúvida é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???
Abraços
Alberto
Essa fumaca indica problemas de vedacao da camara de combustao...
Considerando que teu motor esteja em perfeitas condicoes e dada a km.... pode ser q seja possivel apenas a troca dos componentes danificados... como por exemplo aneis.... porem se houve danos ou desgaste excessivo... vais precisar ou encamisar ou trocar os pistoes..... eu pessoalmente evitaria de trocar os pistoes caso o gasto seja na camisa.... mais por motivos de balanceamento interno... Camisa tu compra original e reencamisa o bicho. na minha opniao eh mais negocio q trocar os pistoes todos..
Sim, na retifica do motor em geral se trocam todas essas pecas q voce citou... bronzinas de biela e mancal.. se tiver bronzinas do pino do pistao.... molas.. retentores..etc..etc..etc..
No meu caso sou eu q mexo nos meus motores, entao eu tenho uma regra simples.... se o cara te passar o quanto voce vai gastar antes de abrir teu motor... fica esperto com ele. ( =
Em geral voce nao sabe exatamente oq vai precisar fazer e/ou trocar ate se abrir o motor..... derrepente ele abre... cai todos os aneis dos pistoes e nao tem 1 arranhao em nada.... ae soh a troca do jogo de aneis faz o bicho voltar a rodar legal.... nao existe 1 regra que diz "soh pq abriu, tem de retificar e trocar tudo..."
Eu cansei de desmontar motor e fazer apenas partes do mesmo.... jah peguei motor V8 q eu tirei os pistoes e cairam os aneis em pedacos..... eu soh dei um acabamento no cyl e instalei um jogo de aneis "red", ou seja... medidas originais porem um "miiiiiinimo" maior. pra vedar legal.... Ou entao somente trocava as bronzinas de mancal ou biela... e montava denovo....
Se voce quiser realmente "reformar" o motor... eh uma boa, mas se ele nunca apresentou qualquer tipo de problema antes do ocorrido, talvez seja interessante ver a possibilidade de trocar oq deu problema.... postergando a reforma do motor p/ mais pra frente... com mais km's....
essa eh apenas minha opniao pessoal, meus 20 cents.
cheers
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 18:56
Amigo teria como conseguir estes manuais? São em papel ou CD ROM?
Abraços
Alberto
Inclusive, acredito eu... possuo os manuais de servico completos do seu carro/motor.
Todos os manuais referente a manutencao, inspecao e retifica do seu motor..... caso voce precise de algum tipo de informacao... feel free to ask.
cheers
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 19:02
Daniel,
Como respondí ao Linuxhellmaster, a idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.
Tambem pensava que este motor era mais robusto, nem imaginava ter que abrir o motor com esta quilometragem, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger:parede:, mas acho que o motor mesmo pouquissimo exigido, nunca ando a mais de 100, não viajo, não faço trilha troco óleo com 5 mil quilometros:sad:, só coloco peças originais e com 160 mil km o motor está "urinando" óleo por todo lugar que para, minha garagem parece chão de oficina de tanto óleo por todo lugar.
O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela.
A minha dúvida que tambem coloquei para o outro amigo é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???
Abraços
Alberto;
Primeiro, é estranho o HS/Powerstroke "abrir o bico" com apenas 160 mil km....Caso tenha comprado sua Ranger usada, ou ela tem o "velocimetro voltado" ou o dono anterior era muito desleixado...
Como disse (muito bem dito) o Linuxhellmaster, se o seu mecanico falou em um orçamento antes de abrir o motor, cuidado! Motor é dificil saber o que aconteceu, o que precisa ser feito nele sem antes ter sido aberto. Ou seu mecanico passará um orçamento para um serviço completo mesmo (e te assusta com o valor) ou ele passará um valor bem a menor, colocando peças de segunda linha ou reaproveitando o máximo que puder, deixando simplesmente um "motor meia boa"
Meu conselho: Se tiver condição ($$$) faça o serviço completo. A melhor solução é encontrar um mecanico ou oficina que monte e desmonte o seu motor, e ai você possa comprar as peças e ver o serviço sendo feito, cabendo a retifica apenas o serviço de usinagem de bloco, retifica de virabrequim, enfim, essa parte mais bruta. Montar motor em retifica, infelizmente na maioria dos casos, é fria!
Se fizer o serviço completo dessa maneira, certamente você, com a devida manutenção, terá motor por resto da vida uma vez que o PS é bem resistente.
Um abraço e esteja a vontade para escrever/perguntar!
Walter L. L. Casitta
05/07/2009, 19:36
Tambem pensava que este motor era mais robusto, nem imaginava ter que abrir o motor com esta quilometragem, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger:parede:, mas acho que o motor mesmo pouquissimo exigido, nunca ando a mais de 100, não viajo, não faço trilha troco óleo com 5 mil quilometros:sad:, só coloco peças originais e com 160 mil km o motor está "urinando" óleo por todo lugar que para, minha garagem parece chão de oficina de tanto óleo por todo lugar.
160.000Km é pouco pra esse motor e pouco também pra um picape de 2002. Se você não for o primeiro dono pode ser que o velocímetro tenha sido adulterado...
linuxhellmaster
05/07/2009, 19:36
Amigo teria como conseguir estes manuais? São em papel ou CD ROM?
Abraços
Alberto
Nos compramos a documentacao da ford de modo a ter informacoes p/ desenvolver equipamentos p/ uso nesses carros.... Em geral sao em papel, tenho alguma coisa em DVD tambem veio junto com a documentacao em papel.
Aproveitando e respondendo as outras perguntas tua...
- se voce nao tiver MUITA pressa pra ter o carro de volta, voce pode encomendar as pecas em SP e receber via correio. basta comprar em um lugar honesto e que tenha as pecas originais.
- eles usinam a camisa se tu for trocar os pistoes, agora se jah tiver no osso e nao der a medida necessaria.. o jeito eh abrir toda ela e depois instalar outra no bloco... depende a condicao e folga entre o pistao/parede e aneis... nao precisa fazer nada ali, um jogo de aneis novos...
Como o amigo comentou, o ideal eh fazer o motor inteiro, mas nao confunda fazer o motor inteiro com "retificar o motor inteiro"... muitas vezes as pecas estao em boas condicoes nao necessitando correcoes mecanicas como retifica... o virabrequim..etc.. muitas vezes nao possue risco e esta dentro das medidas e tmb dentro das especificacoes p/ deformacoes.... ae o cara pode simplesmente dar uma polida e montar com bronzinas novas...
Os cabecotes podem nao estar empenados ou precisarem apenas de um "passe de limpeza", podendo ser montado com as juntas originais... idem os assentos de valvulas e talz... muitas vezes nao precisa instalar outros... basta trabalhar o mesmo de modo a fechar... idem pras guias de valvulas... voce pode "raiar" elas.. de modo a subir o metal e instalar valvulas de medidas originais... etc..etc..etc..etc...
Claro que vai desmontar o motor inteiro, limpar tudo... lavar o bloco & amigos por dentro... tirar ferrugem...etc..etc..etc... e tmb trocar tudo que eh "consumivel" e reformar outras pecas, como bomba de oleo.... assim voce fica com um servico de 1a, gastando o realmente necessario....
de qualquer modo acompanhar o servico, perguntar... olhar. questionar... eh fundamental pra nao ser enrolado. ( =
qualquer coisa q precisar, estamos ae.
cheers
Edintruder
05/07/2009, 19:37
Bem, a turbina pode ficar suja de óleo sem problemas. O problema de sair pressão por ali realmente indica desgaste nos anéis de segmento. Podes fazer alguns testes.
Experimenta soltar a mangueira da turbina (de pressão) e acelerar o motor direto na BI. Mete todo o curso do acelerador, a BI limita o rpm antes do vermelho, então mete rpm a pleno e observa a saida de gases pela válvula PCV, essa peça preta que liga a mangueira que deve ir para a tubulação da admissão.
Repete o mesmo teste, porém com a tubulação da turbina montada. Com a pressão da turbina, os gases deve ser expulsos com mais pressão. Se não tiver diferença, pode olhar muita coisa antes de abrir o motor.
160.000 km de cidade se equivale a mais de 200.000 de estrada, então as condições de uso determinam a longevidade dos motores.
No caso, se pretendes te desfazer da Ranger em breve, troca os anéis e retentores e fecha tudo, porém se pretendes ficar com ela, troca os kits que fica novo. Retífica fica apenas no virabrequim, o resto, camisas, pistões e anéis devem ser trocados.
Troca ainda os selos do motor, bomba de óleo lubrificante, correia dentada e tensores, juntas e retentores. No cabeçote não precisa mexer em nada.
Só nisso a conta deverá ficar por volta de R$5000,00 com a MO inclusa.
linuxhellmaster
05/07/2009, 19:39
160.000Km é pouco pra esse motor e pouco também pra um picape de 2002. Se você não for o primeiro dono pode ser que o velocímetro tenha sido adulterado...
Eh foda isso cara... eu peguei minha STX 1996 com 123 mil no odometro.... certeza q foi "chavetado"... :evil:
cheers
Daniel.Shimomoto
05/07/2009, 23:03
Daniel,
Como respondí ao Linuxhellmaster, a idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.
O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela.
A minha dúvida que tambem coloquei para o outro amigo é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???
Abraços
Alberto, O Linux falou tudo sobre a retifica...
Agora sinto muito desapontá-lo, mas o HS/Powerstroke 2.8 é um motor super resistente sim! O problema que pode ter acontecido é o primeiro dono dela, ou ter aprontado alguma coisa com ela e não ter te contado OU tua Ranger ter, no mínimo, o dobro da quilometragem indicada.
Falo isso pois tenho conhecimento de pessoas com MBB Sprinter (Maxion HS2.5 - anterior ao 2.8) com mais de 450 mil km e um amigo, que tem uma Ranger 99 com 350 mil km e motor standard (=nenhuma retifica).
Uma POSSIBILIDADE para o teu motor ter se desgastado rapidamente é a questão filtro de ar. Um amigo meu acabou com um Maxion S4 em menos de 2 meses, quando houve o rompimento da mangueira que liga o filtro de ar ao motor. A mangueira rachou e toda a poeira da estrada de terra entrou direto para o motor. E o caso dele é o segundo que eu escutei.
No caso das Rangers (e de praticamente todas as caminhonetes modernas), as mangueiras que ligam o filtro a turbina são longas.....e a turbina aspira mesmo, bem como o motor, literalmente lixando tudo o que tem pela frente.
Com relação a peças....
Alberto, voce não precisa comprar na Ford. Pode comprar na International MWM. Sai mais barato. Se quiser uma opção praticamente igual a da International, pode procurar peças da KS ou da Mahle (dou preferência pela Mahel, que GERALMENTE fabrica para os fabricantes de motores).
O Bronzinamento idem: Mahle ou KS. Fuja de outras marcas.
Se fizer um serviço bem feito, terá um motor zero km com durabilidade para pelo menos outros 300 mil km. Se a tua Ranger tá mesmo muito bem conservada, vale a pena investir nela e fazer um serviço completo (que como o Linux disse: Muitas vezes, nem precisa dar passe no virabrequim: Basta ver e reaproveitar). Troque, esteja em bom estado ou não apenas a bomba de óleo, qualquer que seja o serviço que faça no motor.
Um forte abraço e qualquer coisa estamos ai!
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 23:13
Amigos, valeu mesmo as dicas que todos me deram:concordo:.
Assim fica mais fácil acompanhar o trabalho e saber o que realmente deve ou não ser feito e ter uma ideia de quantas notinhas de garoupa ou onça vão voar para o além e nunca mais voltar:oops:.
Não tenho preferencia nem sou contra qualquer marca de picape mas continuo decepcionado com este motor maxxion Power Stroker.
Se tivesse dinheiro mesmo comprava uma F250 com motor diesel 6 cilindros MWM pois até hoje só ouví elogios a durabilidade e potencia deste motor.
Já ouvi falar de F250 com primeira manutenção de motor aos 300 mil km:palmas:.
Se a Ranger ficar boa ainda compensa mas se daqui a pouco o chão da garagem voltar a ficar decorada com óleo devido "diarréia" do motor nunca mais entro numa Ranger nem para pegar carona.
Quanto a voltar o velocimetro ninguem está a salvo desta malandragem mas o dono que me vendeu esta é um cara correto, tanto que na primeira semana que comprei quebrou a correia dentada e fez um estrago grande. Ele assumiu todo o conserto do motor.
O que me assusta é que naquela época (fazem 2 anos) o motor estava com 120 mil km e não tinha vazamento nem fumaça, rodei então 40 mil km em dois anos e o motor lascou-se desse jeito mesmo com zelo...:parede:
Como já disse dirijo calmamente, não empreseto o carro para ninguem, não corro, nem passo perto de trilha e pego BR com raridade e mesmo assim para ir ao recife (130km) continuo cabreiro :pensativo:com a suposta robustez deste motorzinho...
Boa sorte a todos
Alberto Vasconcelos
05/07/2009, 23:49
Daniel muito obrigado pelo catalogo, já tô lendo, muito bom mesmo ter uma noção mais detalhada do que vai ser colocado ou trocado do motor:concordo:.
Quanto ao desgaste do motor acho que foi azar mesmo, de repente na linha de montagem esta ranger foi escolhida pelo destino:twisted: para o motor se arrebentar antes de qualquer outro e olha na mão de quem isto tinha que acontecer... na minha é claro. Lasquei-me:parede:
Como disse troco o óleo a cada 5.000 km (mania da época da blazer a gasolina/gás) e a cada duas trocas - 10.000 km - eu tambem troco filtro de ar e de óleo mesmo que estejam aparentando estarem bons para continuar usando eu sempre coloco novos.
Ví na internet uma empresa Leon Heimer (www.leonheimer.com.br que parece distribuir peças International Engines em Recife) acho que vou comprar as peças por lá:-P.
Obrigado tambem pela dica das marcas Mahle ou KS vou buscar estas marcas.
Quanto aos 300 mil km de durabilidade deste motor, meu amigo vou lhe ser sincero, baseado no que estou passando com este carro gostaria muito que voce estivesse coberto de razão mas meu lado realista não:discordo: espera muito desta caminhoneta.
Como disse acho que dei azar na escolha, talvez a Ranger da loja ao Lado não tivesse me premiado com um motorzinho mais para fusca do que para Power (:mrgreen:) mas paciencia enquanto não tiver $$$$$ :cry: para entrar numa F250 o jeito é consertar para usar.
Quando ia comprar esta Ranger o mecanico me disse que podia entrar tranquilo que era motor para no minimo mais cinco anos de uso com robustez...
Por questão de ética não passaria este carro para outra pessoa sem fazer tudo que precisa ser feito, e como trocar de carro tá fora de questão é apostar nesta manutenção mas se o motor voltar a dar bronca de retifica:putz: com apenas 40 ou 50 mil km vou esquecer Ranger ou qualquer outra picape com motor diesel e voltar aos carros de passeio com reboque para carga, os quais teoricamente se quebrariam mais fácil mas ao menos já seria de se esperar ao contrario do motor Maxxion da Ranger que me deixou uma impressão de falta de robustez ou confiança...
Uma boa semana a todos
Alberto
Alberto, O Linux falou tudo sobre a retifica...
Agora sinto muito desapontá-lo, mas o HS/Powerstroke 2.8 é um motor super resistente sim! O problema que pode ter acontecido é o primeiro dono dela, ou ter aprontado alguma coisa com ela e não ter te contado OU tua Ranger ter, no mínimo, o dobro da quilometragem indicada.
Falo isso pois tenho conhecimento de pessoas com MBB Sprinter (Maxion HS2.5 - anterior ao 2.8) com mais de 450 mil km e um amigo, que tem uma Ranger 99 com 350 mil km e motor standard (=nenhuma retifica).
Uma POSSIBILIDADE para o teu motor ter se desgastado rapidamente é a questão filtro de ar. Um amigo meu acabou com um Maxion S4 em menos de 2 meses, quando houve o rompimento da mangueira que liga o filtro de ar ao motor. A mangueira rachou e toda a poeira da estrada de terra entrou direto para o motor. E o caso dele é o segundo que eu escutei.
No caso das Rangers (e de praticamente todas as caminhonetes modernas), as mangueiras que ligam o filtro a turbina são longas.....e a turbina aspira mesmo, bem como o motor, literalmente lixando tudo o que tem pela frente.
Com relação a peças....
Alberto, voce não precisa comprar na Ford. Pode comprar na International MWM. Sai mais barato. Se quiser uma opção praticamente igual a da International, pode procurar peças da KS ou da Mahle (dou preferência pela Mahel, que GERALMENTE fabrica para os fabricantes de motores).
O Bronzinamento idem: Mahle ou KS. Fuja de outras marcas.
Se fizer um serviço bem feito, terá um motor zero km com durabilidade para pelo menos outros 300 mil km. Se a tua Ranger tá mesmo muito bem conservada, vale a pena investir nela e fazer um serviço completo (que como o Linux disse: Muitas vezes, nem precisa dar passe no virabrequim: Basta ver e reaproveitar). Troque, esteja em bom estado ou não apenas a bomba de óleo, qualquer que seja o serviço que faça no motor.
Um forte abraço e qualquer coisa estamos ai!
dalmolin
06/07/2009, 00:17
Como disse troco o óleo a cada 5.000 km (mania da época da blazer a gasolina/gás) e a cada duas trocas - 10.000 km - eu tambem troco filtro de ar e de óleo mesmo que estejam aparentando estarem bons para continuar usando eu sempre coloco novos.
Uma boa semana a todos
Alberto5000 km pra um motor diesel eh muito pouco , so se vc demora mais de 7 meses pra andar isso ae ate justifica .
Tenho o sprint 6 cil na F250 desde os 107mil km , hj com 245 mil e sempre troquei oleo com 15 ate 17 mil km. filtros de ar e combustivel com no minimo dos minimos 35 40 mil km , e o motor nao apresenta qualquer sinal de desgaste.
uma dica pra quando pegar o motor "novo" , em ultrapassagens ou pra 'brincar" um pouco pode esmerilhar ate perto dos 4000 rpm , mas depois mantenha a no max 2500 rpm , vai durar tanto quanto qualquer LSD da velha guarda.
Alberto Vasconcelos
06/07/2009, 00:54
Pois é amigo, isto para voce ver que o motor é bem zelado. A loja onde sempre faço a troca de óleo me acha meio alienigena quando peço para trocar o óleo com apenas 5 mil km, (rodo em média 1.500 a 2.000 km por mês) mas como disse é hábito de quando possuia uma blazer a gás/gasolina - e eu na lezeira pensando que fazendo isto ia dar mais vida ao Power Stroker:cry:.
Mas pelas opiniões que tenho ouvido, seja em oficina seja até mesmo na Cavalcante Primo, concessionaria autorizada da Ford em João Pessoa, voce tem um avião na potencia e robustez.
Se tivesse possibilidade entraria de cabeça numa F250:concordo: e esqueceria ter sido possuidor desta Ranger:putz: algum dia... Faz mal não este dia chega, por enquanto vou me defendendo e retificando...
Vou consertar o motor mas se continuar com estas crises de "diarreia" de óleo na garagem, volto para carro de passeio mesmo e nunca:discordo: mais entro numa Ranger nem de carona.
Boa semana e grato pela resposta.
5000 km pra um motor diesel eh muito pouco , so se vc demora mais de 7 meses pra andar isso ae ate justifica .
Tenho o sprint 6 cil na F250 desde os 107mil km , hj com 245 mil e sempre troquei oleo com 15 ate 17 mil km. filtros de ar e combustivel com no minimo dos minimos 35 40 mil km , e o motor nao apresenta qualquer sinal de desgaste.
uma dica pra quando pegar o motor "novo" , em ultrapassagens ou pra 'brincar" um pouco pode esmerilhar ate perto dos 4000 rpm , mas depois mantenha a no max 2500 rpm , vai durar tanto quanto qualquer LSD da velha guarda.
Dieselboy
06/07/2009, 01:18
Pois é amigo, isto para voce ver que o motor é bem zelado. A loja onde sempre faço a troca de óleo me acha meio alienigena quando peço para trocar o óleo com apenas 5 mil km, (rodo em média 1.500 a 2.000 km por mês) mas como disse é hábito de quando possuia uma blazer a gás/gasolina - e eu na lezeira pensando que fazendo isto ia dar mais vida ao Power Stroker:cry:.
Olha, eu "apostaria" em uma das 2, como já disseram, ou tua pick-up não tem a kilometragem que o odômetro indica, ou a forma de utilização dela era uma das piores possíveis :putz:
Qdo digo uma das piores possíveis, não subentenda que ela era mal tratada em termos de relaxo (pode até ser, mas não é esse o caso).
Quer um exemplo de mal trato?
Liga o carro pela manhã, de casa direto ao trabalho (3 a 4 km), estaciona ela e torna a ligá-la somente na hora de voltar para casa :putz:
Nas 2 situações, o motor praticamente não tem nem tempo de aquecer! agora imagina isso todo santo dia por anos a fio :putz:
Eu faria até uma analogia, imagina esse motor como o coração de um sedentário, que não faz nenhuma atividade física, o que vc espera em termos de expectativa de vida? :shock:
Agora imagina um motor de uma pick-up de frota, que roda pelo menos uns 200/300 km diários, seria como um atleta que se exercita diariamente, a expectativa de vida dele sem sombra de dúvida será muito superior ao de um sedentário.
Motor sedentário = alta chance de ter problemas precoces :putz:
linuxhellmaster
06/07/2009, 07:55
Amigos, valeu mesmo as dicas que todos me deram:concordo:.
Assim fica mais fácil acompanhar o trabalho e saber o que realmente deve ou não ser feito e ter uma ideia de quantas notinhas de garoupa ou onça vão voar para o além e nunca mais voltar:oops:.
Não tenho preferencia nem sou contra qualquer marca de picape mas continuo decepcionado com este motor maxxion Power Stroker.
Se tivesse dinheiro mesmo comprava uma F250 com motor diesel 6 cilindros MWM pois até hoje só ouví elogios a durabilidade e potencia deste motor.
Já ouvi falar de F250 com primeira manutenção de motor aos 300 mil km:palmas:.
Se a Ranger ficar boa ainda compensa mas se daqui a pouco o chão da garagem voltar a ficar decorada com óleo devido "diarréia" do motor nunca mais entro numa Ranger nem para pegar carona.
Quanto a voltar o velocimetro ninguem está a salvo desta malandragem mas o dono que me vendeu esta é um cara correto, tanto que na primeira semana que comprei quebrou a correia dentada e fez um estrago grande. Ele assumiu todo o conserto do motor.
O que me assusta é que naquela época (fazem 2 anos) o motor estava com 120 mil km e não tinha vazamento nem fumaça, rodei então 40 mil km em dois anos e o motor lascou-se desse jeito mesmo com zelo...:parede:
Como já disse dirijo calmamente, não empreseto o carro para ninguem, não corro, nem passo perto de trilha e pego BR com raridade e mesmo assim para ir ao recife (130km) continuo cabreiro :pensativo:com a suposta robustez deste motorzinho...
Boa sorte a todos
Essa quebra de correia dentada pode ter a ver..... o cara pode ter arrumado todos os danos que ocorreu pela quebra da mesma.... porem... ficam sequelas...
Em geral se vao as valvulas, isso quando alguma delas nao entorta no proprio kbcote... ou acerta algum pistao e talz....
Nao estou dizendo que foi a causa do problema....mas eh algo a se considerar... uma vez q podem ter ocorrido danos mais "ocultos".... mesmo pq quando aconteceu o lance da correia... eu "acredito" que foi desmontado apenas a parte de cima do motor e feita as verificacoes....
como todo mundo apontou... esse motor nao eh pra durar menos de 300 ou 400 mil km.... jah q o V6 a gasolina comum... bate ali nos 250 mil... sem crise....
boa sorte amigo!
cheers
linuxhellmaster
06/07/2009, 08:05
Olha, eu "apostaria" em uma das 2, como já disseram, ou tua pick-up não tem a kilometragem que o odômetro indica, ou a forma de utilização dela era uma das piores possíveis :putz:
Qdo digo uma das piores possíveis, não subentenda que ela era mal tratada em termos de relaxo (pode até ser, mas não é esse o caso).
Quer um exemplo de mal trato?
Liga o carro pela manhã, de casa direto ao trabalho (3 a 4 km), estaciona ela e torna a ligá-la somente na hora de voltar para casa :putz:
Nas 2 situações, o motor praticamente não tem nem tempo de aquecer! agora imagina isso todo santo dia por anos a fio :putz:
Eu faria até uma analogia, imagina esse motor como o coração de um sedentário, que não faz nenhuma atividade física, o que vc espera em termos de expectativa de vida? :shock:
Agora imagina um motor de uma pick-up de frota, que roda pelo menos uns 200/300 km diários, seria como um atleta que se exercita diariamente, a expectativa de vida dele sem sombra de dúvida será muito superior ao de um sedentário.
Motor sedentário = alta chance de ter problemas precoces :putz:
Voce tem total razao... uma das piores coisas q voce pode fazer com qualquer motor, eh ligar o mesmo.... e nao deixar TODO o sistema atingir a temperatura de trabalho...
Alem do q nosso amigo jah citou de problemas q isso traria, eu cito mais 2.
- quando voce roda normalmente.. existe uma quantidade de gases de escape (blowby) dentro do carter/tampas de valvula... o sistema de PVC normalmente lanca esses gases devolta p/ a combustao.... porem quando voce desliga o motor... todo esse material e outros "subprodutos" como acidos e afins.... se "diluem" no oleo do motor......... se voce nao deixa o oleo alcancar a temperatura de trabalho.... todos esses componentes continuam no oleo.... ate o mesmo aquecer o suficiente e "queimar/evaporar" os citados subprodutos da queima.... isso vai te corroer o motor inteiro por dentro... comecar a danificar rolamentos e bronzinas....
- temperatura do sistema de escape, agua no escape...catalizador..etc...... quando voce roda com o carro em tempo frio ou chuvoso.... assim q voce desliga.... uma parte da agua condensa no escape... e seus componentes... se nao chegar a temperatura aonde TODA a agua evaporou.... vais te foder com catalizador, sensores O2...etc.etc..etc...
Poderia continuar.. falando de velas dos motores a gasolina... ou entao de criacao de carbono na camara de combustao... ou ainda entupimento de valvulas como EGR e PVC.... mas acho q deu pra ter uma ideia....:mrgreen:
cheeers
Walter L. L. Casitta
06/07/2009, 12:06
Correia quebrada aos 120.000Km já é um forte indício de alteração no velocímetro ou então a troca mau feita da correia anterior.
Comprando qualquer carro usado está sujeito a isso e mais ainda se for diesel que são sempre muito rodados...
Edintruder
06/07/2009, 14:36
Correia quebrada aos 120.000Km já é um forte indício de alteração no velocímetro ou então a troca mau feita da correia anterior.
Comprando qualquer carro usado está sujeito a isso e mais ainda se for diesel que são sempre muito rodados...
X2!!!
Quando eu comprei a minha Ranger abri o painel para limpar a poeira que entrou pelo orifício do odômetro parcial e acabei rompendo o selo da Ford com muito contra-gosto. Porém tenho certeza que a km está correta.
Desmonta o painel e verifica a existência de um selo de papel branco com impressão em preto colado embaixo na esquerda do painel de instrumentos. Se estiver ali está ok, caso esteja faltando ou avariado, a km pode estar alterada. Aposto que pelo menos 100.000km!
O Primeiro Mille Fire da minha esposa tinha 20.000 a menos no painel. Descobri conversando com o antigo dono e ele disse que tinha um pouco mais de 82000 e quando compramos estava com um pouco mais de 62000...
Elmer_Jeep
06/07/2009, 19:47
Montar motor em retifica, infelizmente na maioria dos casos, é fria!
Mas não precisa generalizar né... :rolleyes:
Outro detalhe que comentaram sobre valores, eu trabalho da seguinte forma, o cara chega com o motor fumando tipo o caso do Alberto, todo cliente quer saber quanto vai gastar antes de abrir e temos que dar uma noção de custos pra pessoa se programar afinal não é todo mundo que tem 5, 9 mil pra reformar um motor. Parece caro mas quando se soma o serviço de usinagem(retífica) + mão de obra do mecanico + peças de reposição + revisão de bomba e bicos + revisão do turbo...
Então se é um motor cansado eu aviso que gasta no mínimo 5mil pra fazer tudo, o cliente fica satisfeito porque sabe quanto vai gastar, sabe quanto tem que bancar pra resolver o problema.
O que acontece bastante é que alguns mecanicos dizem, "ah, isso aí resolve com 1000 real" como se R$1000,00 fosse muita coisa :parede: Aí o proprietário manda abrir o motor, quando manda pra retífica ta tudo detonado, biela batida, virabrequim fundido, pistões colados no cilindro então não dá pra aproveitar muita coisa aí o cara sai correndo atras do preço de peças, revisão da bomba, etc... final das contas aparece com uma papelada danada cheio de orçamentos e a soma de R$8000,00(um exemplo). Das duas uma, ou o dono vai abandonar o carro até conseguir dinheiro pra bancar a despesa ou vai fazer o serviço meia-boca pra gastar menos...
Portanto, esteja preparado pra gastar uns 5k no minimo e saber que o motor vai ficar caprichado. É isso que procuro informar, logicamente o valor varia, podem ter alguns itens comprometidos que não vale o risco de serem reutilizados e também pode acontecer de ter poucos itens danificados e necessitar de pouca usinagem o que faz baixar o valor final.
Fiz um serviço completo numa F1000 HSD e gastou-se R$11.000,00 porque o cabeçote e os 4 bicos tiveram que ser substituídos e na época custava caro então o valor passou um pouco do estimado.
Fiz um troller em abril (mwm sprint) e ficou tudo em 9.000.
Então pra poder passar uma estimativa de valores eu uso como exemplo outros motores que já reformamos por completo
Lembrando que serviço completo é dentro e fora do motor, incluindo kit de embreagem, coxins, mangotes, revisão do turbo, limpeza de radiador, troca do oleo hidráulico, etc. Não adianta apenas mexer em virabrequim, bielas, cilindros, cabeçote e negligenciar o restante.
[]'s
[alberto,
se vc faz trocas a com 5mk ou 60/90 dias ,está colocando fora teu $$$$$.os óleos tem aditivos para no minimo o dobro disto,salvo severas condicoes de uso.poeira,uso constante em potencia maxima .
uma pergunta,vc ou o proprietario anterior nao removeu a valvula termostatica??
para este motor se entregar com esta km,alguma coisa de anormal aconteceu.:pensativo:
Daniel.Shimomoto
07/07/2009, 00:25
Mas não precisa generalizar né... :rolleyes:
(...)
Lembrando que serviço completo é dentro e fora do motor, incluindo kit de embreagem, coxins, mangotes, revisão do turbo, limpeza de radiador, troca do oleo hidráulico, etc. Não adianta apenas mexer em virabrequim, bielas, cilindros, cabeçote e negligenciar o restante.
[]'s
Elmer;
Primeiramente, jamais tive o intuito de generalizar. Até por isso é que eu coloquei em minha frase "na maioria dos casos".
Nos conhecemos neste espaço excelente proporcionado pelo fórum, mas mesmo assim pelo que pude perceber, seu serviço é BASTANTE diferenciado (para melhor!) em relação aos serviços convencionais de retifica que estou acostumado a ver.
Tenho uma relativa experiência com motores, dado o meu interesse pelo assunto e a minha atividade profissional (agricultura) envolver, além de plantas, maquinas e motores. E infelizmente o conhecimento que tenho são com profissionais de qualificação duvidosa.
Como você mesmo falou, uma retifica envolve mais do que o processo de usinagem de carcaça, virabrequins etc. etc. etc. E dentre as coisas principais, temos a parte de peças e onde, com a experiência que eu adquiri, é onde mora o perigo de algumas empresas e profissionais. Já vi gente pagar por peças de primeira linha (camisa, cilindro e anéis por exemplo) e ter o dissabor em descobrir que tudo foi reaproveitado. Eu mesmo mandei fazer um VW/Ford CHT e quando recebi o carro montado, descobri que o motor "rajava". Devolvi o motor e para a minha surpresa, o problema morava nos 4 pistões que haviam sido colocados, que foram substituídos por outros Mahle, sem qualquer custo...Será que reaproveitaram os velhos? Ou colocaram de segunda linha? Realmente não sei. O que sei é que se não tivesse sido previdente, teria um motor para apenas alguns mil quilometros e só.
Como em qualquer ramo, existe a concorrência desleal. E esse tipo de concorrência que acaba com o mercado.
Não me leve a mal pelo comentário que eu fiz. Jamais tive o intuíto de generalizar, mas que infelizmente o mercado está contaminado (tal qual por exemplo, postos de gasolina: Na minha cidade, dos 10 que existe, salvam-se apenas uns 3), infelizmente isso está.
Abs!!!!
fala shimomoto!!! como vão as coisas hein?!?!!!
elmer,
ave!!!!! 9mil pra fazer um mwm sprint!!! achei que fosse mais barato....
elmer, por acaso vc ja pegou algum desses motores eletronicos pra fazer??? se sim, poderia colocar o preço?!?!
Elmer_Jeep
07/07/2009, 10:14
Tranquilo Daniel, eu sabia que vc ia voltar pra se explicar :concordo: mas não fiquei ofendido com o comentário não, outra coisa que esqueci de falar é que tem muito dono de carro que pra economizar tenta aproveitar pistões, bomba de óleo e outros componentes, pra esses eu nem faço serviço, se o cara me traz um bloco pra encamisar eu já digo logo pra substituir os pistões, mesmo que eu não tenha o modelo pra vender faço questão de ligar nas outras lojas pra indicar ao cliente onde encontrar e sempre recomendo substituir a bomba de óleo pois é o coração do motor. Mas aqueles que gostam de aproveitar peças inservíveis já fizeram algumas usinagens aqui e montaram em outro lugar daí com poucos mil km o motor bixou... Aí o cara ainda tem coragem de aparecer aqui pra mostrar os cilindros riscados como se a culpa fosse minha, acaba saindo daqui sem razão(logicamente nesses casos não dou garantia) e reclamando que a culpa foi da retífica e todos sabemos que propaganda difamatória espalha rápido daí por um todos pagam, como o exemplo bem citado por vc dos postos de combustível, tem um moderador aqui do Fórum que abandonou esse ramo por causa de concorencia desleal.
elmer,
ave!!!!! 9mil pra fazer um mwm sprint!!! achei que fosse mais barato....
elmer, por acaso vc ja pegou algum desses motores eletronicos pra fazer??? se sim, poderia colocar o preço?!?!
Fala Jera, o sprint do troller foi feito uma geral. Retífica completa e mão de obra do mecanico foi R$ 2400. Só a geral na bomba e 4 bicos novos foi R$ 2500,00 numa autorizada bosch que terceiriza pra mim mas o dono do troller foi lá negociar o valor pessoalmente, a turbina também foi revisada lá mas não lembro o valor, bomba hidráulica também, kit de embreagem sachs(não tenho pra vender) custou R$500,00 , cilindros de embreagem(mestre e auxiliar) também foram trocados(varga) fizemos também uma revisão do motor de partida, troca da polia do alternador, correia poly-v nova, tensor da poly-v(mwm), linhas de combustivel(do tanque ao motor), válvula termostática, revisão no radiador, tampa do reservatório(item importantíssimo porém bastante esquecido), engrenagem da distribuição(aquela articulada), parafusos do cabeçote(muita gente reaproveita, eu instalo novos), coxins do motor, mangotes do radiador e intercooler, limpeza do intercooler. Isso é praticamente todos os periféricos pq dentro foi indispensável fazer tudo, virabrequim, bielas, cabeçote, cilindros, mancais, plainagem de bloco e cabeçote, correção da projeção dos pistões, etc. Pra completar, pistoes, anéis, bronzinas(biela e mancal), jg juntas, bomba de óleo, bomba dágua, filtros(oleo/ar/combustivel)...
Acho que ja passou de 9 mil :lol:
E acho que falei demais, qual foi sua pergunta mesmo ? :?: :pensativo:
Ah ta, motor eletronico, heheh. :mrgreen:
Bom, até agora fiz um D4D de hilux 3.0 acho q era 2005 ou 2006, fiz apenas a parte de usinagem, acho que custou algo entre R$ 1500 a 1800 reais, incluindo buchas, camisas, guias e retentores de válvula(pois o cabeçote já sai daqui montado e com calibragem de válvulas regulada)
O International NGD 3.0(ranger/troller) tem aparecido também, na maioria das vezes somente o cabeçote, alguns pra corrigir o nivelamento da face, outros pra sacar os bicos injetores(problema cronico), mas ainda não peguei nenhum desses pra fazer completo, os que vieram foram mandados pelas concessionárias que terceirizo pra eles somente a parte de usinagem. :concordo:
[]'s
linuxhellmaster
07/07/2009, 11:03
Tranquilo Daniel, eu sabia que vc ia voltar pra se explicar :concordo: mas não fiquei ofendido com o comentário não, outra coisa que esqueci de falar é que tem muito dono de carro que pra economizar tenta aproveitar pistões, bomba de óleo e outros componentes, pra esses eu nem faço serviço, se o cara me traz um bloco pra encamisar eu já digo logo pra substituir os pistões, mesmo que eu não tenha o modelo pra vender faço questão de ligar nas outras lojas pra indicar ao cliente onde encontrar e sempre recomendo substituir a bomba de óleo pois é o coração do motor. Mas aqueles que gostam de aproveitar peças inservíveis já fizeram algumas usinagens aqui e montaram em outro lugar daí com poucos mil km o motor bixou... Aí o cara ainda tem coragem de aparecer aqui pra mostrar os cilindros riscados como se a culpa fosse minha, acaba saindo daqui sem razão(logicamente nesses casos não dou garantia) e reclamando que a culpa foi da retífica e todos sabemos que propaganda difamatória espalha rápido daí por um todos pagam, como o exemplo bem citado por vc dos postos de combustível, tem um moderador aqui do Fórum que abandonou esse ramo por causa de concorencia desleal.
Fala Jera, o sprint do troller foi feito uma geral. Retífica completa e mão de obra do mecanico foi R$ 2400. Só a geral na bomba e 4 bicos novos foi R$ 2500,00 numa autorizada bosch que terceiriza pra mim mas o dono do troller foi lá negociar o valor pessoalmente, a turbina também foi revisada lá mas não lembro o valor, bomba hidráulica também, kit de embreagem sachs(não tenho pra vender) custou R$500,00 , cilindros de embreagem(mestre e auxiliar) também foram trocados(varga) fizemos também uma revisão do motor de partida, troca da polia do alternador, correia poly-v nova, tensor da poly-v(mwm), linhas de combustivel(do tanque ao motor), válvula termostática, revisão no radiador, tampa do reservatório(item importantíssimo porém bastante esquecido), engrenagem da distribuição(aquela articulada), parafusos do cabeçote(muita gente reaproveita, eu instalo novos), coxins do motor, mangotes do radiador e intercooler, limpeza do intercooler. Isso é praticamente todos os periféricos pq dentro foi indispensável fazer tudo, virabrequim, bielas, cabeçote, cilindros, mancais, plainagem de bloco e cabeçote, correção da projeção dos pistões, etc. Pra completar, pistoes, anéis, bronzinas(biela e mancal), jg juntas, bomba de óleo, bomba dágua, filtros(oleo/ar/combustivel)...
Acho que ja passou de 9 mil :lol:
E acho que falei demais, qual foi sua pergunta mesmo ? :?: :pensativo:
Ah ta, motor eletronico, heheh. :mrgreen:
Bom, até agora fiz um D4D de hilux 3.0 acho q era 2005 ou 2006, fiz apenas a parte de usinagem, acho que custou algo entre R$ 1500 a 1800 reais, incluindo buchas, camisas, guias e retentores de válvula(pois o cabeçote já sai daqui montado e com calibragem de válvulas regulada)
O International NGD 3.0(ranger/troller) tem aparecido também, na maioria das vezes somente o cabeçote, alguns pra corrigir o nivelamento da face, outros pra sacar os bicos injetores(problema cronico), mas ainda não peguei nenhum desses pra fazer completo, os que vieram foram mandados pelas concessionárias que terceirizo pra eles somente a parte de usinagem. :concordo:
[]'s
Interessante, eu costumo reaproveitar determinadas pecas dependendo a circunstancia ou destino do motor... por exemplo.
- bomba de oleo.... todas os motores q eu gosto de mexer tem bombas de oleo "desmontaveis", aonde medimos todas as folgas e inspecionamos todas as pecas.. em geral trocando o pistao + mola, caso todo o resto esteja em perfeitas condicoes.
- pistoes, caso o cara queira economizar e for usar o motor "original".. podemos pegar um jogo de 8 pistoes de outro motor q foi desmontado e que jah tinha uma medida maior (que foi desmontado p/ trocar os pistoes por forjados por ex.) e depois de uma kctada de analises por trincas e deformacoes, os mesmos sao igualados e enviados pro balanceamento....
- varetas, em geral se o motor nao esta recebendo todas as pecas novas, nos inspecionamos por desgaste e empeno... tmb podendo serem reaproveitadas (as dos V8's que mexo muito raramente apresentam problemas)
- tuchos, nos desmontamos e inspecionamos criteriosamente, podendo serem reutilizados caso estejam em perfeitas condicoes...
e por ae vai... porem tem pecas que nunca reaproveitamos... como as engrenagens da corrente de comando.. e etc... mas no caso de um V8 aonde a quantidade de pecas eh bem maior (e nisso o custo), em muitos casos aonde o motor eh de um carro q roda original (sem veneno) dura mais q o proprio carro/dono.... muito raramente apresenta problema em qualquer peca q foi reaproveitada da maneira que eu comentei.....
Claro que o ideal em uma reforma eh realmente trocar todas as pecas, mas se devidamene inspecionadas nada impede o motor que soh teve um jogo de juntas completo, bronzinas, aneis, retentores, travas, molas de valvulas.. e a devida inspecao e retrabalho no motor em si... de rodar mais 200 ou 300 mil km sem problema algum.... claro que se receber a devida atencao com oleo..etc..etc..
Ou seja, eh apenas um comentario da minha parte e opniao que nao eh a melhor opcao.. mas pode atender as necessidades de muita gente com um custo bem inferior. (pq usinar um bloco a +.10 e instalar novos pistoes.. se voce pode brunir e instalar um jogo de aneis novos e manter tudo dentro da folga certa, mesmo com os pistoes antigos.... ?)... nao querendo comecar aqui uma discussao sobre isso... mesmo pq cada 1 cada 1. :pipoca:
cheers
Elmer_Jeep
07/07/2009, 11:29
Linux,
comentei sobre isso na #22
...logicamente o valor varia, podem ter alguns itens comprometidos que não vale o risco de serem reutilizados e também pode acontecer de ter poucos itens danificados e necessitar de pouca usinagem o que faz baixar o valor final.
Sou totalmente de acordo com seu procedimento, se as peças estiverem dentro das margens de tolerancia especificadas nos manuais não tem porque substituir, logicamente a avaliação deve ser criteriosa como vc detalhou. E o custo final será bastante reduzido, os casos que comentei anteriormente foram de motores bastante exigidos e vc sabe que uma coisa puxa outra, começa rajando, se continuar a bronzina gasta, se continuar o virabrequim gasta, se continuar a bronzina desaparece, se continuar o pó da bronzina vai circular junto com o óleo, se continuar a biela se solta e BUUMMMMM arrebenta a lateral do bloco, trava o virabrequim e finalmente o carro para, o dono abre o capo, nao ve nada de anormal, pede ajuda de um caminhão pra puxar e tenta dar um tranco pra funcionar, sai triturando tudo e chega aqui dizendo que ouviu um barulho e desligou o motor, heheheh.
Acontece que os motores atuais estão ficando muito descartáveis e os proprietários muito pé de chumbo então na maioria das vezes não se aproveita muita coisa, principalmente no caso dos motores HSD.
[]'s
Daniel.Shimomoto
07/07/2009, 20:20
(...)
Elmer;
Você tocou num ponto crucial: Assim como tem retificas e retificas, tem donos de carro e donos de carro...
O Dimas, um grande amigo meu (e expert em montar motores a gasolina, especialmente se for de Volkswagen a ar), passou por uma situação no minimo desagradável: Um cliente dele apareceu reclamando que o Fusca 1300 estava queimando óleo. E queria o serviço mais simples possivel. Meu amigo desmontou e detectou que o carro do cara estava com anéis gastos, camisa riscada e que no interior da carcaça (o bronzinamento em geral) estavam bastante gastos. Como o cara queria gastar pouco autorizou APENAS a troca de anéis e disse assumir a responsabilidade caso alguma coisa errada acontecesse.
Pois bem, o FDP pegou o carro com a "meia sola", levou num estacionamento daqui da cidade e vendeu para um outro sujeito dizendo que o motor era novo, que o Dimas que tinha feito (ele é famoso aqui na cidade pelo trabalho dele) etc. etc. etc. e não deu outra, em apenas algumas semanas o Fusca aparece de novo na oficina dele, batendo mancal e o novo dono do carro, uma fera querendo saber o que tinha acontecido, que a retifica tinha sido completa, etc. etc. etc...E para explicar a historia verdadeira....
Abs!!!!
linuxhellmaster
07/07/2009, 21:52
Elmer;
Você tocou num ponto crucial: Assim como tem retificas e retificas, tem donos de carro e donos de carro...
O Dimas, um grande amigo meu (e expert em montar motores a gasolina, especialmente se for de Volkswagen a ar), passou por uma situação no minimo desagradável: Um cliente dele apareceu reclamando que o Fusca 1300 estava queimando óleo. E queria o serviço mais simples possivel. Meu amigo desmontou e detectou que o carro do cara estava com anéis gastos, camisa riscada e que no interior da carcaça (o bronzinamento em geral) estavam bastante gastos. Como o cara queria gastar pouco autorizou APENAS a troca de anéis e disse assumir a responsabilidade caso alguma coisa errada acontecesse.
Pois bem, o FDP pegou o carro com a "meia sola", levou num estacionamento daqui da cidade e vendeu para um outro sujeito dizendo que o motor era novo, que o Dimas que tinha feito (ele é famoso aqui na cidade pelo trabalho dele) etc. etc. etc. e não deu outra, em apenas algumas semanas o Fusca aparece de novo na oficina dele, batendo mancal e o novo dono do carro, uma fera querendo saber o que tinha acontecido, que a retifica tinha sido completa, etc. etc. etc...E para explicar a historia verdadeira....
Abs!!!!
Jah me lasquei em uma dessas tmb, eu peguei um mustang com "1.500km de motor"... rodei um tempo... "tah", estoura um retentor de valvula e a bicha entorta no kbcote... eu pensei.. blz... flutuacao de valvula, vamos mais de leve... algumas semanas depois passei numa valeta e ralei o carter e furei o mesmo, eh claro q eu tirei todo o oleo p/ retirar o carter e soldar o furo.... rapaz.... tinha pedaco das bronzinas de mancal saindo pelo lado.. entre o mancal e a biela.... nao deu outra... meti a machadinha no motor.
Olhando por dentro, via-se q foi aproveitado montes de coisas, servico porco.... pistao novo, zero.... retentor..mola.. valvula.. tudo usado.. vai entender... olhei pras bronzinas novinhas, a ultima traseira estava derretida por falta de lub.... ae fui atras do tal mecanico q tinha feito o motor....
O cara olhou pra mim e disse bem assim, "fui pago p/ montar o motor com as pecas q ele trouxe, oq ele nao trouxe eu usei oq jah tinha... a retifica ele pegou o bloco e as outras pecas e depois trouxe ae de volta.. nao vi nada... e como ele pagou justo o valor, tmb confiei q tava tudo direito e montei..."
pois eh, vivendo e aprendendo.... (isso serve pra servicos de funilaria e pintura tmb....)
cheers
Edintruder
07/07/2009, 22:56
Alberto,
Antes de desmontar tudo, verifica se o sistema de vácuo está ok, pois ocorreu aqui no fórum um caso que o motor soprava e cuspia óleo pela vareta e a causa era o atuador servo do freio furado. Como um colega comentou sobre gerar pressão com a bomba de vácuo me lembrei desse fato. A Válvula PCV entupida força a saíde de óleo pelos retentores também e o que sei com pressão é empurrado pela tubulação. Essa mangueira solta faz pingar óleo direto no chão em vez de ficar no sistema de admissão como deveria ocorrer.
Alberto Vasconcelos
07/07/2009, 23:26
Amigos
Não pensei que este tópico seria tão interessante.
Aprendí um bocado, peguei opiniões super proveitosas, valeu o interesse do pessoal em ajudar com suas mensagens usando a experiencia de cada um em resolver problemas semelhantes aos meus:palmas:.
A despeito da minha reticencia em acreditar no motor da Ranger mesmo assim fiquei interessado na maneira como os amigos gostam deste carro e defendem sua robustez (a qual me permitam discordar, pois neste não:discordo: confio mais)
Conheço este meu carro, historico, manutenção e o motor se revelou tão resistente quanto uma geleia (rs) Perdoem a sinceridade pois sei que a maioria de voces adora este carro, mas outra Ranger eu nunca mais comprarei enquanto vida eu tiver, foi a primeira e ultima Ranger que tive a infelicidade de ser proprietário:parede:.
Após vende-la no futuro ainda fica o receio de em um ou dois anos arrumar um inimigo que venha me bater a porta com um papelão banhado em vazamento de óleo dizendo que eu lhe passei um abacaxí - como hoje julgo o dono anterior...
Mesmo com o entusiamo dos amigos vou confessar que fiquei com mais medo de consertar este motor que antes, ficou uma impressão de que, se eu não trocar tudo do motor (exceto o bloco) daqui uns meses vai quebrar tudo de novo e eu não poderei culpar ninguem, exceto a mim mesmo por ter entrado nesta marca tão imprestável
Este motor maxion realmente exige a troca de todos seus componentes cada vez que se abre para tentar consertar? Camisa, Pistão, Varetas, aneis, bomba, varetas, valvulas, BI e sabe mais o que??? Fica então a impressão de que trata-se de um motor descartavel que exige a cada conserto um kit de 100% de todas as peças...
Há uns 20 anos atras comprei na VW a base de troca um motor original para uma Brasilia 1978!.!!!! Rodei com este carro uns 40 mil km, depois vendí o carro a um primo meu e ele rodou mais que isto, acredito que a ultima vez que vi o carro ele estava com mais de 100 mil. Claro que teve alguns defeitos mas pedir retifica ele não pediu não.
A brasilia pode até ter desmontado pela ferrugem na carroceria mas seu motor não foi tão fuleiro quanto este Maxxion pedindo retifica escondido por trás de um slogan duvidoso "Raça Ford Raça Forte"...
Volto a agradecer a opinião de todos voces foi muito construtiva e lamento muito não ter entrado neste forum há dois anos pois se eu tivesse a sorte de conversar com voces antes eu jamais entraria na Ranger devido esta mecanica complicada e sedenta por uma retifica.
Boa noite a todos:concordo:
Daniel.Shimomoto
08/07/2009, 00:55
Amigos
Aprendí um bocado, peguei opiniões super proveitosas, valeu o interesse do pessoal em ajudar com suas mensagens usando a experiencia de cada um em resolver problemas semelhantes aos meus:palmas:.
A despeito da minha reticencia em acreditar no motor da Ranger mesmo assim fiquei interessado na maneira como os amigos gostam deste carro e defendem sua robustez (a qual me permitam discordar, pois neste não:discordo: confio mais)
Conheço este meu carro, historico, manutenção e o motor se revelou tão resistente quanto uma geleia (rs) Perdoem a sinceridade pois sei que a maioria de voces adora este carro, mas outra Ranger eu nunca mais comprarei enquanto vida eu tiver, foi a primeira e ultima Ranger que tive a infelicidade de ser proprietário:parede:.
Após vende-la no futuro ainda fica o receio de em um ou dois anos arrumar um inimigo que venha me bater a porta com um papelão banhado em vazamento de óleo dizendo que eu lhe passei um abacaxí - como hoje julgo o dono anterior...
Mesmo com o entusiamo dos amigos vou confessar que fiquei com mais medo de consertar este motor que antes, ficou uma impressão de que, se eu não trocar tudo do motor (exceto o bloco) daqui uns meses vai quebrar tudo de novo e eu não poderei culpar ninguem, exceto a mim mesmo por ter entrado nesta marca tão imprestável
Este motor maxion realmente exige a troca de todos seus componentes cada vez que se abre para tentar consertar? Camisa, Pistão, Varetas, aneis, bomba, varetas, valvulas, BI e sabe mais o que??? Fica então a impressão de que trata-se de um motor descartavel que exige a cada conserto um kit de 100% de todas as peças...
Há uns 20 anos atras comprei na VW a base de troca um motor original para uma Brasilia 1978!.!!!! Rodei com este carro uns 40 mil km, depois vendí o carro a um primo meu e ele rodou mais que isto, acredito que a ultima vez que vi o carro ele estava com mais de 100 mil. Claro que teve alguns defeitos mas pedir retifica ele não pediu não.
A brasilia pode até ter desmontado pela ferrugem na carroceria mas seu motor não foi tão fuleiro quanto este Maxxion pedindo retifica escondido por trás de um slogan duvidoso "Raça Ford Raça Forte"...
Volto a agradecer a opinião de todos voces foi muito construtiva e lamento muito não ter entrado neste forum há dois anos pois se eu tivesse a sorte de conversar com voces antes eu jamais entraria na Ranger devido esta mecanica complicada e sedenta por uma retifica.
Alberto;
Você está com raiva, o que é natural e desgostoso pois não é facil ver um motor com 160 mil km (indicados) necessitando de retifica.
O HS/PS 2.8 é um motor excepcional (a minha Ranger é 3.0, é outro motor completamente distinto do HS/Powerstroke 2.8 mecanico - portanto não tenho porque defender o Maxion/International), de uma robustez ímpar (temos um caso aqui no fórum de uma Ranger 2.5 com 380 mil km e motor lacrado), enfim, na verdade não julgue mal o motor. Julgue a fatalidade ou aquilo que levou ao dano no motor de sua Ranger. Se formos levar por esse lado, então teremos que o 4D56 da Mitsubishi L-200 então é PIOR ainda pois todos sabemos que ele é extremamente melindroso...e quando aberto não é qualquer um que retifica....
Quanto a troca de componentes, isso acontece com QUALQUER motor, seja ele a gasolina, diesel, álcool...A usinagem e a troca de peças tem que ser feita em qualquer motor, desde um simples VW refrigerado a ar até um motor diesel. E isso vale para HS/PS 2.8, MWM Sprint, MWM 229, etc. etc. etc. O que diferencia é o custo de um motor e outro. Exemplifico:
Retificar um MWM 229 é uma operação bastante simples pois envolve basicamente a troca do kit camisa pistão e anéis. Há até aqueles que trocam APENAS o cilindro danificado (mas ai é serviço porco). Outros motores requerem que uma retifica retire a camisa (MWM Sprint) ou abra o bloco para o encamisamento.
Cada motor é um motor, mas independente do motor, quando retificado, a lista de peças a serem trocadas é extensa...
Alberto, por mais doído que seja, faça o seu motor por completo. Ou venda a Ranger no estado que se encontra. Se fizer o motor completo, certamente terá Ranger pro resto da vida. Aposto (desde que a manutenção seja correta...) E se tivesse entrado no fórum 2 anos atrás teria comprado a Ranger também exatamente pelo bom historico que o 2.8L da International apresenta.
Abs!!!
Elmer_Jeep
08/07/2009, 09:57
... E se tivesse entrado no fórum 2 anos atrás teria comprado a Ranger também exatamente pelo bom historico que o 2.8L da International apresenta.
X2. Pensei a mesma coisa :lol:
Desanima não Alberto, veja algumas dicas na mensagem do Linux, se vc encontrar um bom profissional pra avaliar o motor depois de aberto pode ter a sorte de necessitar substituir poucas peças e as vezes nem precisar gastar com usinagem(retífica).
Verifique também a dica do Edintruder, já vi destes casos também que era um simples problema e algumas oficinas assombraram o dono do carro inventando mil coisas pra consertar sem necessidade...
[]'s
Allan Nielsen
08/07/2009, 10:14
Amigos
Qualquer um que le o relato acima percebe que é emotivo e nada racional, e não retrata a Ranger e nem qualquer outro veiculo que temos por aqui, por pior que seja.
Informações corretas sobre uso e manutenção do veiculo e/ou profissionais competentes evitam a maioria destes problemas.
boa sorte.
Prezado,
Sou bastante leigo no assunto ao contrário dos colegas aqui que para cada post é uma aula de mecânica sobre motores diesel. Mas desde que sai de JP para morar aqui no MS, em 3 anos dirigi mais caminhonete que nos 26 que morei em JP. Com isso obrigatoriamente aprendi algumas coisas básicas sobre esses fantásticos motores.
Aqui o motor Maxxion é rejeitado por 9 entre 10 proprietários de caminhonetes. Depois percebi que isso se devia a reputação do MWM 229 que aguenta alguns desleixos de certos usuários mas no caso do Maxxion requer mais rigor nos prazos de trocas de itens básicos. Ou seja, era mais um problema de uso do que de engenharia.
Mas mesmo com essa má fama toda quando se fala no 2.8 PS a grande maioria concorda que é um motor excelente e bastante resistente. Já faz um tempinho que estou me preparando para fazer minha aquisição de uma ranger, mas resolvi tirar um pouco o pé e aprender mais sobre motores diesel antes de entrar de cabeça na compra, pois percebi que é prática comum entre os garagistas daqui, voltar o odômetro dos carros o que pode fazer um leigo como eu entrar numa barca furada.
Portanto, o que aconteceu com sua ranger poderia ter acontecido com uma s-10, l-200, ou outra pick-up usada. É o ônus de quem ainda não tem bala para tirar uma zerada da concessionária ser vítima de truques e conversa de pessoas desonestas. Hoje eu aprendi a não me empolgar com técnicas de vendas do tipo "me avise logo se vai fechar negócio pois tenho mais 2 pessoas querendo essa caminhonete". Compra de carro usado requer muita, mas muuuuuuuuuuuita calma...
Desculpem o texto longo,
Abraço
linuxhellmaster
08/07/2009, 16:16
Prezado,
Sou bastante leigo no assunto ao contrário dos colegas aqui que para cada post é uma aula de mecânica sobre motores diesel. Mas desde que sai de JP para morar aqui no MS, em 3 anos dirigi mais caminhonete que nos 26 que morei em JP. Com isso obrigatoriamente aprendi algumas coisas básicas sobre esses fantásticos motores.
Aqui o motor Maxxion é rejeitado por 9 entre 10 proprietários de caminhonetes. Depois percebi que isso se devia a reputação do MWM 229 que aguenta alguns desleixos de certos usuários mas no caso do Maxxion requer mais rigor nos prazos de trocas de itens básicos. Ou seja, era mais um problema de uso do que de engenharia.
Mas mesmo com essa má fama toda quando se fala no 2.8 PS a grande maioria concorda que é um motor excelente e bastante resistente. Já faz um tempinho que estou me preparando para fazer minha aquisição de uma ranger, mas resolvi tirar um pouco o pé e aprender mais sobre motores diesel antes de entrar de cabeça na compra, pois percebi que é prática comum entre os garagistas daqui, voltar o odômetro dos carros o que pode fazer um leigo como eu entrar numa barca furada.
Portanto, o que aconteceu com sua ranger poderia ter acontecido com uma s-10, l-200, ou outra pick-up usada. É o ônus de quem ainda não tem bala para tirar uma zerada da concessionária ser vítima de truques e conversa de pessoas desonestas. Hoje eu aprendi a não me empolgar com técnicas de vendas do tipo "me avise logo se vai fechar negócio pois tenho mais 2 pessoas querendo essa caminhonete". Compra de carro usado requer muita, mas muuuuuuuuuuuita calma...
Desculpem o texto longo,
Abraço
Ehhh amigo, rola muito disso.. nego nao sabe usar... fode com o lance... e sai metendo o pau ainda (quase igual com mulher... :mrgreen:)
Sobre o odometro... as novas com paineis digitais armazenam na ECU a km total, independente de zerarem ou adulterarem o indicado no painel.
Mas isso soh se aplica as com odometro/painel digital....
cheers
Ehhh amigo, rola muito disso.. nego nao sabe usar... fode com o lance... e sai metendo o pau ainda (quase igual com mulher... :mrgreen:)
Sobre o odometro... as novas com paineis digitais armazenam na ECU a km total, independente de zerarem ou adulterarem o indicado no painel.
Mas isso soh se aplica as com odometro/painel digital....
cheers
Pois é.... aqui de segunda a sexta o pessoal jogam as pick-ups no trabalho pesado do campo, e quando chega fim de semana o garotão filho do grande produtor vai para a cidade mostrar que é parente do Schummacher e andam com as caminhonetes como se fosse um formula 1. Aí amigo não tem motor que aguente.
Essa semana fui numa retífica pegar uma F-1000 do meu serviço e encontrei uma F-250 que já estava parada lá com apenas 220.000 Km rodados. Por sinal o dono foi lá saber como estava o andamento do serviço e me deparei com um moleque de uns 19 anos que pelo modo como chegou dirigindo uma hilux logo percebi o porque da F-250 já está na retífica.
Por outro lado tenho um colega de trabalho que tem uma ranger xlt 2.5 HSD que acabou de sair da retífica depois de 290.000 km rodados. Apesar de ter gasto R$8000 na retífica mas o motor aparentemente tá zerado e ele é só sorriso.
Como diria um colega "Existem motores e motores mas também motoristas e motoristas"
Abs
Edintruder
08/07/2009, 19:25
Alberto,
Fico pensando..., se no primeiro desgosto desistiu da Ranger, esperamos que nunca tenhas desgosto com nenhuma mulher... eheeheheh!
Leva na sacanagem, por favor!
linuxhellmaster
08/07/2009, 19:41
Pois é.... aqui de segunda a sexta o pessoal jogam as pick-ups no trabalho pesado do campo, e quando chega fim de semana o garotão filho do grande produtor vai para a cidade mostrar que é parente do Schummacher e andam com as caminhonetes como se fosse um formula 1. Aí amigo não tem motor que aguente.
Essa semana fui numa retífica pegar uma F-1000 do meu serviço e encontrei uma F-250 que já estava parada lá com apenas 220.000 Km rodados. Por sinal o dono foi lá saber como estava o andamento do serviço e me deparei com um moleque de uns 19 anos que pelo modo como chegou dirigindo uma hilux logo percebi o porque da F-250 já está na retífica.
Por outro lado tenho um colega de trabalho que tem uma ranger xlt 2.5 HSD que acabou de sair da retífica depois de 290.000 km rodados. Apesar de ter gasto R$8000 na retífica mas o motor aparentemente tá zerado e ele é só sorriso.
Como diria um colega "Existem motores e motores mas também motoristas e motoristas"
Abs
Ehhh.... mas ae eu sou meio suspeito pra dizer neh... pq eu ando igual se eu tivesse roubado o carro... :pensativo:
Mas eh aquela coisa neh, mesmo sentando o peh.. se voce souber usar (e o carro estiver "proprio" p/ a brincadeira) nao vai danificar...
Porem eu imagino a cena, o mlk achando q o carro a diesel vira as mesmas 19mil rpm de um f1.... lol, vejo muito isso.... acho q eh pro carro urrar mais, pq andar mesmo....
Mamae dizia jah... "carro pra trabalhar eh carro p/ trabalhar, carro p/ zoar eh carro pra zoar", sabias palavras.... a engrenagem q trinca la no campo, quebra depois na cidade nas maos do "rubinho" :mrgreen: e ainda eh capaz de dizer q o carro eh ruim!
cheers
Alberto Vasconcelos
08/07/2009, 22:10
É uma boa esperança tentar ver esta alternativa.
Gostaria de mandar umas fotos do motor e os vazamentos para ver se poderiam ajudar no diagnostico pelos amigos aqui do forum.
Voces sabem como posso postar as fotos aqui no forum?
Alberto,
Antes de desmontar tudo, verifica se o sistema de vácuo está ok, pois ocorreu aqui no fórum um caso que o motor soprava e cuspia óleo pela vareta e a causa era o atuador servo do freio furado. Como um colega comentou sobre gerar pressão com a bomba de vácuo me lembrei desse fato. A Válvula PCV entupida força a saíde de óleo pelos retentores também e o que sei com pressão é empurrado pela tubulação. Essa mangueira solta faz pingar óleo direto no chão em vez de ficar no sistema de admissão como deveria ocorrer.
Alberto Vasconcelos
08/07/2009, 22:21
Mas amigo, agente passa mais tempo dentro do carro do que dentro da mulher!!!
É muito mais fácil desgostar do carro, se bem que tem mulher que por mais raiva que faça não tem como desgostar (rsrsrs).
Mas falando sério gente, o pessoal do forum fica meio na desconfiança que este motor lascou-se cedo por falta de zelo.
Mas por falar em carro e mulher, a minha esposa diz que eu zelo tanto este carro que tenho mais ciume do carro do que dela.
Podem ter certeza que esta diarreia de óleo que o maxxion está deixando na minha garagem não foi desleixo mas sim uma fraqueza do motor.
Abraços a todos
Alberto,
Fico pensando..., se no primeiro desgosto desistiu da Ranger, esperamos que nunca tenhas desgosto com nenhuma mulher... eheeheheh!
Leva na sacanagem, por favor!
Alberto Vasconcelos
08/07/2009, 22:40
Daniel
Como sempre boas dicas.
Nesta sua sugestão eu fico entre os dois extremos:
Se vendo o carro nas condiçoes que está acho que não pego nem 15 mil reais e olha que comprei ela a dois anos em 2007 por 47 mil reais e 120 mil km rodados, naquela época com cinco anos de uso.
Se gasto 5 ou 8 ou 10 mil para consertar fica a probabilidade ou incerteza de que, dentro de dois anos lamentar de novo o dinheiro desperdiçado no conserto e estar aqui no forum de novo revivendo o calvário mesmo dirigindo e cuidando da besta, digo Ranger como se andasse carregando cristal fino...
Se conserto, nem sei ao certo por quanto poderei vender mas terei menas probabilidade de fazer um inimigo adiante porem o dinheiro do conserto sei que não recupero mais nunca.
A única certeza foi de que joguei 47 mil reais pelo ralo mais o que gastarei para retificar esta belezinha, dinheiro que permitiria comprar um carro não utilitário bem mais novo que esta maravilha de Ranger durável, robusta e confiável ano 2002.
Abraços e muito obrigado a todos pelas opiniões
Alberto;
Alberto, por mais doído que seja, faça o seu motor por completo. Ou venda a Ranger no estado que se encontra. Se fizer o motor completo, certamente terá Ranger pro resto da vida. Aposto (desde que a manutenção seja correta...) E se tivesse entrado no fórum 2 anos atrás teria comprado a Ranger também exatamente pelo bom historico que o 2.8L da International apresenta.
Abs!!!
Edintruder
09/07/2009, 01:16
Alberto, queres um conselho de amigo?
Se me permites, eu descrevo o que eu faria.
Programa pra Domingo...
Tira a válvula PCV (essa preta de plástico) solta com uma chave de boca 8 ou 10mm (não lembro mais ao certo), limpa ela. Coloca de molho no thinner ou em gasolina pra limpar por dentro também. Passa uma cola de junta no encaixe que vai no cabeçote coloca de novo. Essa mangueira que o mecânico soltou, coloca de novo no lugar correto. Lava o motor todo para não pingar mais esse óleo pela frente do motor.
Anda uma semana com ela e verifica se volta a pingar óleo. Dependendo do local do vazamento tu mandas arrumar e coloca pra vender.
A minha estourou o retentor do alternador e jorrava óleo pelo alternador. Então pode ser em qualquer lugar além do próprio motor.
A minha já vazou óleo pela válvula PCV, alternador, retorno da bomba de vácuo e retentor dianteiro do virabrequim. Esse último nunca mexi.
Há quem diga que motor diesel que não pinga óleo tem problema grave...
Não gasta dinheiro pois esse motor não deve precisar de retífica nenhuma. Tem muita gente que compra picape de proprietários apavorados que o motor não presta e roda mais 100.000km antes de mexer em alguma coisa. Uma mangueira mal montada pode fazer um estardalhaço terrível.
Mesmo mecânicos de confiança podem se enganar, então procura uma 2a e 3a opiniões.
Tem um teste que costumo fazer antes de comprar qualquer veículo à diesel pra ver se o motor está batendo.
Tira a mangueira que entra no coletor de admissão e com o motor ligado, tu metes a mão no orifício e vai fechando gradualmente com a mão direita e com a esquerda tu vai acelerando direto na bomba injetora até acelerar 100%, porém com a rpm quase na lenta provocada pela restrição do ar. Nesse momento, o motor trabalhará todo errado, fazendo uma fumaceira densa cinza e se tiver qualquer folga ela baterá mais forte e será percebida facilmente. Se a fumaça for azul, tem desgaste de anéis, se tiver bronzina com folga ela baterá a seco. Se a fumaça ficar cinza apenas, os anéis estão bons e se não tiver batida seca o motor está justo.
É barbada. Qualquer mecânico diesel decente sabe disso.
Quem não gosta disso são os lojistas quando eu faço! Ahahahah! Já saio do carro com uma chave de fenda na mão e um trapo no bolso...
Se quiseres, podemos trocar taco à taco. Vou com a minha Ranger 2.5 aí e trocamos. Será que sai negócio? ehehhe!
Alberto Vasconcelos
14/07/2009, 12:04
Hoje a tarde tô levando a Ranger pro mecanico tentar esta alternativa que voce me aconselhou.
Depois te digo qual foi o resultado da peleja.
Quanto a trocar esta Ranger em outra não fico muito tentado não... É seis por meia dúzia
Mas se o amigo tiver outro carro que não dê essas broncas tô aberto a conversar (algo como uma F250 que parece ter um motor de verdade e não o motor maxxion que vejo cada vez que abro o capô da Ranger (argh!!!) para completar o óleo - Parece diarréia, entra por cima e sai daqui a pouco por baixo - rs
Ontem um guardador de carros teve uma crise de riso olhando a fumaceira que sai pela mangueira que liguei na tampa do cabeçote até embaixo do carro...
Ele disse que pensava tratar-se de um incendio depois disse que não sabia que Ranger tambem era movida a carvão ou lenha para soltar tanta fumaça...
Olha o que eu tenho de aturar dirigindo este "carrão" pelas ruas de João Pessoa...
Abraços
Alberto
Alberto, queres um conselho de amigo?
Se me permites, eu descrevo o que eu faria.
Programa pra Domingo...
Tira a válvula PCV (essa preta de plástico) solta com uma chave de boca 8 ou 10mm (não lembro mais ao certo), limpa ela. Coloca de molho no thinner ou em gasolina pra limpar por dentro também. Passa uma cola de junta no encaixe que vai no cabeçote coloca de novo. Essa mangueira que o mecânico soltou, coloca de novo no lugar correto. Lava o motor todo para não pingar mais esse óleo pela frente do motor.
Anda uma semana com ela e verifica se volta a pingar óleo. Dependendo do local do vazamento tu mandas arrumar e coloca pra vender.
A minha estourou o retentor do alternador e jorrava óleo pelo alternador. Então pode ser em qualquer lugar além do próprio motor.
A minha já vazou óleo pela válvula PCV, alternador, retorno da bomba de vácuo e retentor dianteiro do virabrequim. Esse último nunca mexi.
Há quem diga que motor diesel que não pinga óleo tem problema grave...
Não gasta dinheiro pois esse motor não deve precisar de retífica nenhuma. Tem muita gente que compra picape de proprietários apavorados que o motor não presta e roda mais 100.000km antes de mexer em alguma coisa. Uma mangueira mal montada pode fazer um estardalhaço terrível.
Mesmo mecânicos de confiança podem se enganar, então procura uma 2a e 3a opiniões.
Tem um teste que costumo fazer antes de comprar qualquer veículo à diesel pra ver se o motor está batendo.
Tira a mangueira que entra no coletor de admissão e com o motor ligado, tu metes a mão no orifício e vai fechando gradualmente com a mão direita e com a esquerda tu vai acelerando direto na bomba injetora até acelerar 100%, porém com a rpm quase na lenta provocada pela restrição do ar. Nesse momento, o motor trabalhará todo errado, fazendo uma fumaceira densa cinza e se tiver qualquer folga ela baterá mais forte e será percebida facilmente. Se a fumaça for azul, tem desgaste de anéis, se tiver bronzina com folga ela baterá a seco. Se a fumaça ficar cinza apenas, os anéis estão bons e se não tiver batida seca o motor está justo.
É barbada. Qualquer mecânico diesel decente sabe disso.
Quem não gosta disso são os lojistas quando eu faço! Ahahahah! Já saio do carro com uma chave de fenda na mão e um trapo no bolso...
Se quiseres, podemos trocar taco à taco. Vou com a minha Ranger 2.5 aí e trocamos. Será que sai negócio? ehehhe!
Allan Nielsen
14/07/2009, 13:03
Hoje a tarde tô levando a Ranger pro mecanico tentar esta alternativa que voce me aconselhou.
Depois te digo qual foi o resultado da peleja.
Quanto a trocar esta Ranger em outra não fico muito tentado não... É seis por meia dúzia
Mas se o amigo tiver outro carro que não dê essas broncas tô aberto a conversar (algo como uma F250 que parece ter um motor de verdade e não o motor maxxion que vejo cada vez que abro o capô da Ranger (argh!!!) para completar o óleo - Parece diarréia, entra por cima e sai daqui a pouco por baixo - rs
Ontem um guardador de carros teve uma crise de riso olhando a fumaceira que sai pela mangueira que liguei na tampa do cabeçote até embaixo do carro...
Ele disse que pensava tratar-se de um incendio depois disse que não sabia que Ranger tambem era movida a carvão ou lenha para soltar tanta fumaça...
Olha o que eu tenho de aturar dirigindo este "carrão" pelas ruas de João Pessoa...
Abraços
Alberto
Como diz o ditado do meu pai:
"o que não é roubado, parece com o dono" :mrgreen:
Alberto Vasconcelos
14/07/2009, 14:20
Acho que tô me deparando com mais um defensor do indefensável...
Ah se o calo apertasse no teu sapato...
Como diz o ditado do meu pai:
"o que não é roubado, parece com o dono" :mrgreen:
RGamaJr_4x4
14/07/2009, 14:43
Pois é, Alberto...
Nunca fui de malhar o Maxion, mas mesmo com todo o cuidado que sempre tive, hoje estou tendo um gasto considerável com minha Ranger. O cabeçote novo chegou ontem de SP para ser trocado.
Além do motor, estou achando as demais peças da parte mecânica frágeis. Pivô já foi para o espaço também, e desconfio que o cubo de roda direito tá indo para o mesmo caminho. O cubo de roda esquerdo e cardã já foram trocados ano passado.
Será que eu sou esmeril e ainda não sei?
Ah! Se as F250 antigas fossem traçadas.... já que as novas não cabem no meu orçamento.
Abraço
sergiopincelli
14/07/2009, 14:56
Rogerio, qual a quilometragem da sua RANGER?
RGamaJr_4x4
14/07/2009, 15:03
Rogerio, qual a quilometragem da sua RANGER?
Não me recordo exato agora, mas está entre 130 e 135 mil km.
sergiopincelli
14/07/2009, 15:16
ROGERIO
Cada carro é mesmo diferente, rodei com a minha 98.000 km e somente fiz uma sangria no hidraulico da embreagem e a troca das pastilhas de freio. No mais só filtros e óleos lubrificantes. (ranger 2001 2.5 maxion)E olha meu motor era bastante apimentado.
dudas_308w
14/07/2009, 19:21
É uma boa esperança tentar ver esta alternativa.
Gostaria de mandar umas fotos do motor e os vazamentos para ver se poderiam ajudar no diagnostico pelos amigos aqui do forum.
Voces sabem como posso postar as fotos aqui no forum?
Alberto,
ha umas semanas eu postei uma duvida aqui no forum, sobre a pingadeira de oleo do meu 2.5 Maxion. Na epoca, o Edin me disse que a dele teve o mesmo problema, e que era o retentor do alternador. Nessa epoca, o Edin nao tinha feito a mudança de sexo do perfil dele ainda, entao eu dei credito, por que se fosse essa peituda que ele esta usando hoje, eu não sei não...hahahaha :palmas: (Edin, nao aguentei)!
Piada a parte, atras do alternador tem uma bomba de vacuo, pois como o motor trabalha com pressao positiva no coletor de admissao, devido ao turbo, precisa de uma bomba de vacuo para acionar o freio. E era ai o problema. O motor teve que ser lavado, inteiramente, para depois procurarmos o vazamento.
Todo o serviço, com peças, mais a retifica de um dos eixos dessa bomba, mais o oleo, mais a geral no alternador que teve que ser desmontado para tirar toda a lambaça, e mais a tampa do reservatorio de expansão que estava vazando, ficou em R$ 600,00. E o mecanico disse que tem maxion para mais umas duas voltas no planeta.
Entao, antes de se apavorar, pega uma lente de aumento e vai olhar o teu motor de perto. :concordo:
Abs
Marcelo-HPE
15/07/2009, 10:32
Como já disseram aqui :
Motor bom é aquele que aguenta o desleixo do Dono , como o 4D56 e o Máxion P.S não aguentam muito o desleixo estes são ruins .
No meu caso óleo e filtro eu troco com 5000km , não gosto de trocar só óleo pois o óleo antigo que fica no filtro diminui em 30 % a vida util do óleo novo .
Filtro de ar depois que pego uma poeirinha desmonto e limpo a carcaça .
e por aí vai .
Amigo .boa sorte com a sua Ranger . esse motor é bom pena que no seu caso foi diferente
Edintruder
15/07/2009, 12:15
Na epoca, o Edin me disse que a dele teve o mesmo problema, e que era o retentor do alternador. Nessa epoca, o Edin nao tinha feito a mudança de sexo do perfil dele ainda, entao eu dei credito, por que se fosse essa peituda que ele esta usando hoje, eu não sei não...hahahaha :palmas: (Edin, nao aguentei)!
É que na época a viatura que eu andava era a Ranger, atualmente eu ando nessa viatura aí, então pus o avatar adequado com o desenho da minha atual viatura! Ahahahahah!:mrgreen:
Alberto Vasconcelos
16/07/2009, 21:49
Rogério
Acho que é por aí mesmo...
Não me considero esmeril e acredito que voce tambem não seja mas o carro é vendido como sinonimo de robustez mas é um fracasso.
O pessoal fica meio indignado quando a gente critica a Ranger e sempre põe a culpa no proprietário.
Ainda bem que foram bafejados pela sorte e não precisam gastar os tubos com a manutenção desta caminhoneta decepção chamada Ranger.
Lembra o portugues que é traido pela esposa no sofá da sala e resolve se desfazer do sofá pois a culpa é do danado do sofá...
Muito legal o interesse e as dicas do pessoal daqui do forum. Estão me ajundando muito para não ser leigo na oficina mas que a Ranger é uma senhora decepção isto eu tenho certeza...
Pois é, Alberto...
Nunca fui de malhar o Maxion, mas mesmo com todo o cuidado que sempre tive, hoje estou tendo um gasto considerável com minha Ranger. O cabeçote novo chegou ontem de SP para ser trocado.
Além do motor, estou achando as demais peças da parte mecânica frágeis. Pivô já foi para o espaço também, e desconfio que o cubo de roda direito tá indo para o mesmo caminho. O cubo de roda esquerdo e cardã já foram trocados ano passado.
Será que eu sou esmeril e ainda não sei?
Ah! Se as F250 antigas fossem traçadas.... já que as novas não cabem no meu orçamento.
Abraço
ALEXANDREO
17/07/2009, 13:24
Alberto, sinceramente acho que o teu problema e mais passional do que mecanico. Relaxa um pouco e tenta resolver com as dicas do povo do forum, tem cara aqui que parece com a "mae diná" resolve problemas do aquem do alem pela internet. Outra coisa motor a diesel tem uma semelhança com os motores da harley davidson, tem que vazar oleo, senao ta fora do padrao.
Abraçao alexandre
ps. Tenho uma ranger 2.8 ps que esta a venda em funçao de inexperiencia com a construçao da minha casa que saiu completamente do orçamento, mas te digo to tentando me virar para ficar com ela, e depois vou, com certeza, comprar outra, se der 3.0 mas se nao for possivel uma 2.8 ps, e olha que a minha ta com os bicos rasch a uns 20.000 km e hoje tem 163.000 km.
Alberto Vasconcelos
19/07/2009, 11:49
Amigos
Adiei abrir o motor da ultima segunda para a próxima (amanhã 20/07) quando então o mecânico vai olhar o estrago e poder dizer com toda certeza o que está precisando consertar ou trocar mesmo.
Conversando com alguns vendedores de loja disseram que em muitos casos é necessário apenas trocar os aneis e não seria necessário trocar os pistões.
Outros amigos daqui do forum dizem que não trocar os pistões seria um serviço porco e incompleto.
O que voces sugerem???:pensativo:
Edintruder
19/07/2009, 15:19
Pra vender troca só os anéis, pra ficar troca os anéis e camisas.
Alberto Vasconcelos
20/07/2009, 23:25
Certo amigo mas e quanto aos pistões?
Pra vender troca só os anéis, pra ficar troca os anéis e camisas.
Elmer_Jeep
21/07/2009, 10:10
Já foi comentado aqui, pistões devem ser avaliados, se estiverem dentro da margem de tolerancia especificada pelo fabricante nos manuais técnicos podem ser reutilizados sem problema algum.
[]'s
Edintruder
21/07/2009, 10:56
Existem casos que podem gerar essa perda de compressão em motores que acabam destruindo os anéis e riscando os cilindros, mas pouco afetam os pistões.
Se estiver equivocado o Elmer me corrige.
Excesso de temperatura, motor com bicos desregulados aliado com uso intenso sob esforço, ligar o motor frio e sair dando pau com pé no fundo e esforço elevado.
Outro tipo de mau uso de motores diesel que também faz isso. Pode ocorrer o que se chama de "espelhamento" dos cilindros que ocorre por utilizar um motor diesel sem carga por muito tempo ou utilizar regimes incorretos de rpm. Se trocar a marcha cedo, o motor andará em rpm muito baixa, nesse caso o acelerador deverá ser pressionado suavemente e nunca pisa no fundo pois irá "lavar" os cilindros com diesel e remover o filme de óleo lubrificante das paredes dos cilindros. Isso também gera desgaste prematuro de cilindros e anéis.
O ideal é medir a taxa de compressão dos 4 cilindros individualmente, pois pode ser um simples anel quebrado, uma camisa trincada ou tudo derretido. Com essa kilometragem, é possível mexer só em anéis, camisas e talvez pistões sem mexer no virabrequim.
É importante saber que esse tipo de serviço não altera a km de retífica do motor, serve apenas para parar de soprar pro cárter. E o mais importante é que todas as bronzinas devem ser montadas exatamente na mesma posição e local sob pena de desgaste irregular após a montagem. Se o mecânico for caprichoso ficará bom e o motor deverá rodar até os 300.000km sem sustos.
Claro que é bom ir num bombista avaliar os bicos injetores depois de tudo isso e a regulagem da BI.
Hugo Boaretto
21/07/2009, 21:10
Cara. Eu tenho uma ranger igual a sua, está com 167.000 km e nunca tive problemas sérios. Apenas manutenção de rotina. O serviço mais caro até hoje foi trocar a embreagem com o cilindro com 130.000 km.
Para voce ter uma ideia, hoje tive que deixar ela para trocar o rolamento do compressor do ar condicionado pois o mesmo era original. Nem os amortecedores eu troquei ainda pois estão ótimos. Sem qualquer vasamento de oleo. Tanto é que troquei pneu com 105.000 (scorpion A/T 235 75 R15) e estou com os mesmos até hoje.
Do resto, nunca tive problema. Tá mais gostosa do que a ranger 3.0 2008 do meu pai que vira e mexe dá umas falhadas e o motor ronca como se tivesse com o escapamento furado.
Marcelo-HPE
22/07/2009, 14:12
Olá Edin . esse caso do espelhamento das camisas , em que a bomba injetora "lava" os cilindros , ocorrre somente para bombas injetoras mecânicas , ou as BI com gerênciamento eletrônico tb podem "lavar" os cilindros , quando se pisa fundo em baixa RPM . ????????
grato .
Edintruder
22/07/2009, 15:47
O espelhamento não ocorre pela lavagem, mas sim por fraca pressão de trabalho, e dessa maneira os anéis passam a "polir" as camisas e dessa maneira a vedação entre os anéis e o cilindro não fica perfeita e perde pressão. Se pegar um motor diesel e trabalhar sem carga por muito tempo, ele começará a sofrer o tal espelhamento...
A lavagem dos cilindros ocorrem por excesso de diesel injetado. Pode ocorrer sempre que os parâmetros originais são alterados, inclusive com gerenciamento eletrônico. Um motor chipado pode fazer isso também, mas como o controle de pressão e volume admitido também são medidos para fazer a posterior injeção, esse processo não é tão crítico e nem chegaria a causar problemas como ocorrem em motores com injeção mecânica. Em motores mecânicos, o excesso de diesel além de lavar as camisas, contamina o óleo lubrificante reduzindo a sua viscosidade, e comprometendo a vida útil do motor. É interessante sempre reduzir os períodos entre trocas de óleo em motores com alterações de injeção para preservar a durabilidade do conjunto.
sergiopincelli
22/07/2009, 16:30
Eita:palmas: valeu professor. Estou aprendendo.
Marcelo-HPE
22/07/2009, 16:49
Valeu Edin !! obrigado pelos esclarecimentos !!
Sempre troco de marcha nas 2000 rpm . um colega de trabalho me disse para esticar mais as trocas de marchas em torno de 2500 /3000 rpm , para evitar o espelhamento . na hora não levei muita fé , mas quanto maior a rpm do motor maior a pressão de lubrificação evitando o espelhamento .
abs.
valeu .
Pequeno jr
22/07/2009, 23:38
Daniel,
Abraços
Alberto .. né por nada não, mas acho que te enrolaram. Seu motor deve estar beirando os 300.000 km e vc não sabe
veja o tópico q acabei de abrir.
edsmar2003
10/08/2009, 22:31
Pessoal sou novo aqui no forum 4x4, mas colaboro a muito tempo no forum do Omega, sou o Edson Marcos de Brasilia.
Ia criar um tópico novo mas como achei este aqui e o assunto é o mesmo lá vai:
meu pai tem um Ranger 2002 2.8 com 90.000 km (a km é esta mesma uma vez que ele é o segundo dono e o estado geral do carro condiz com km). Ele quase não anda no carro, só em viagens curtas (uns 7.000 km por ano no máximo).
Pois bem, na ultima viagem, o carro superaqueceu e queimou a junta do cabeçote. (diz ele que foi na viagem, mas ele pegou um engarrafamento de 50 minutos 1 semana antes de viajar apesar de jurar que ela não esquentou antes). No dia da viagem andou uns 180 km e o ponteiro colou no máximo (diz ele que andou só uns 10 km depois disto, mas o genro dele que estava dirigindo, disse que o ponteiro estava ocilando, baixava a temperatura e quando que não colava lá em cima)
Parou na cidade mais próxima, trocou a tampa do reservatório (agora se já tava borbulhando isto ia adiantar o que?!?!?!?) e retirou a valvula termostatica, tentou seguir, 5 km depois viu que não adiantou, voltou pra trás e guinchou o carro de volta e está até hoje parada (4 meses).
Esta é a estória (não sei se mal contada por eles), só sei que sobrou pra mim e é aí que gostaria da ajuda da turma:
Levei pra consertar e tirado o cabeçote constatada a junta queimada e infelizmente 1 cilindro arranhado (isto mesmo colou ).
Parte de arrefecimento : valvula termostática eu testei (abrindo e fechando normalmente dentro da faixa de temperatura, coloquei na panela e medi temperatura), bomba dagua trocada no inicio do ano, supeito da embreagem viscosa mas seria se tivesse queimado no engarrafamento, não sei.
Mas o quero ajuda é o seguinte:
o camarada disse que tem que fazer o motor, aí vai pergunta:
1º trocar as camisas ou trocar os pistões por outra medida? (diz o camarada que motor diesel é feito pra trocar as camisas, mas se for trocar as camisas pra que trocar os pistões - ele que trocar os dois)
2º é obrigatório retificar a bomba injetora? Achava que tinha que verificar e regular BI + bicos e SE necessário retificar. Ele já tá condenando tudo.
3º será que este cilindro já vinha sendo danificado por causa da BI ou bico que neste cilindro estava lavando a camisa (esguichando diesel e lavando a camada protetora de oleo lubrificante ou isto é muito difícil?)
4º preço : ele ainda vai fazer o orçamento - kit motor (camisa+pistão), kit junta, casquilho etc... mas ele tá querendo R$1.600 só de mão de obra, sendo que a BI é a parte, fora retifica e me disse que ia ficar em torno de uns R$13.000,00 tudo. É tudo isto mesmo???
Bom conto com a ajuda de vc's pra começar e resolver isto uma vez que confesso que de diesel eu não entendo nada.
Pequeno Junior, como vi que vc também é de Brasilia, vc teria alguem de confiança pra indicar? (a ranger tá la na TAGUAMOTORS)
[]'s a todos e obrigado
Elmer_Jeep
10/08/2009, 23:52
Parte de arrefecimento : valvula termostática eu testei (abrindo e fechando normalmente dentro da faixa de temperatura, coloquei na panela e medi temperatura), bomba dagua trocada no inicio do ano, supeito da embreagem viscosa mas seria se tivesse queimado no engarrafamento, não sei.
Verifica também os seguintes itens:
Radiador - pode ter vazamento
Reservatório - pode ter alguma rachadura que dilata quando aumenta a temperatura e pressão daí a agua pode vazar por ela.
Selos do bloco e cabeçote - Já vi vários com os selos bonitinhos por fora e corroídos por dentro, apresentavam muita porosidade e vazava agua durante o funcionamento
Cabeçote - mande fazer um "teste de trincas" pois quando pega um aquecimento grande assim pode surgir alguma trinca na parte interna.
Mangotes - podem apresentar alguma rachadura que também expande sob pressão/temperatura.
Mas o quero ajuda é o seguinte:
o camarada disse que tem que fazer o motor, aí vai pergunta:
1º trocar as camisas ou trocar os pistões por outra medida? (diz o camarada que motor diesel é feito pra trocar as camisas, mas se for trocar as camisas pra que trocar os pistões - ele que trocar os dois)
Acho que ja falamos sobre isso nas paginas anteriores, existem motores que o pistão trabalha diretamente no bloco sem camisas, nesse caso se o cilindro não estiver muito danificado pode reabrir pra medida +0,50mm, se estiver muito gasto tem que encamisar mesmo. Pistões só podem ser reaproveitados se a retífica ou o mecanico possuir os instrumentos de medição necessários pra avaliar se as dimensões estão dentro das margens de tolerancia especificadas pelo fabricante do motor. Na dúvida substitua todos.
2º é obrigatório retificar a bomba injetora? Achava que tinha que verificar e regular BI + bicos e SE necessário retificar. Ele já tá condenando tudo.
É obrigatório inspecionar, enviar para um bombista fazer o teste no equipamento que simula o funcionamento da bomba e a partir daí o cara vai te dizer se tem que retificar ou apenas regular, idem para os bicos.
3º será que este cilindro já vinha sendo danificado por causa da BI ou bico que neste cilindro estava lavando a camisa (esguichando diesel e lavando a camada protetora de oleo lubrificante ou isto é muito difícil?)
Pode ser que sim, talvez o bico estava lavando a camisa ou mesmo não injetando corretamente fazendo o pistão trabalhar sem refrigeração(muito ar e pouco combustível) o que gera uma deformação incorreta e o resto vc ja sabe...
4º preço : ele ainda vai fazer o orçamento - kit motor (camisa+pistão), kit junta, casquilho etc... mas ele tá querendo R$1.600 só de mão de obra, sendo que a BI é a parte, fora retifica e me disse que ia ficar em torno de uns R$13.000,00 tudo. É tudo isto mesmo???
Falei nas primeiras páginas que gastei 11mil num hsd de uma F1000 mas porque teve que substituir kit de embreagem, cabeçote do motor e bicos injetores, o restante foi retífica completa e todas as peças de reposição necessárias.
Mão de obra do mecanico cobra-se aqui por um motor desses R$1200,00.
Bom conto com a ajuda de vc's pra começar e resolver isto uma vez que confesso que de diesel eu não entendo nada.
[]'s a todos e obrigado
Leia o topico novamente do início e vai ver muitas dicas importantes mas se restar dúvidas não deixe de perguntar.
[]'s
edsmar2003
11/08/2009, 08:04
Obrigado já é um grande começo.
[]'s
Edintruder
11/08/2009, 11:01
Quando o ponteiro começa a oscilar é o primeiro indício de falta de água. Nesse motor não pode rodar sem a válvula termostática pois ela quando aberta força a água ir pro radiador, sem a válvula a água só circula no bloco e superaquece no primeiro dia quente ou primeiro esforço do motor.
Pequeno jr
11/08/2009, 13:44
Pequeno Junior, como vi que vc também é de Brasilia, vc teria alguem de confiança pra indicar? (a ranger tá la na TAGUAMOTORS)
[]'s a todos e obrigado
Certas coisas que vc falou estou achando estranho, mas o pior q estou numa correia dos infernos nesta semana e por isso quase não estou entrando no forum.
Cara, liga para o Lindomar (mecânico da Slaviero) 9963-3292 e diga que o Júnior filho do Ayrison da Policia Civil te indicou. Um dos melhores que conheço, já salvou muito neguinho aqui do DF q me procura.
So vou t contar uma coisa .. estou fazendo o motor da minha Ranger e vou fazer muita coisa .. mas não chego na metade disso q vc esta falando. Não estou fazendo com o Lindomar devido a estar fazendo algumas coisas em parceria. Depois olha o tópico (HSD falece com 389.000) que durante essa semana estarei explicando o que esta sendo feito.
Boa sorte
Qualquer coisa é só chamar
edsmar2003
11/08/2009, 19:58
Quando o ponteiro começa a oscilar é o primeiro indício de falta de água.
Pois é ponteiro oscilando é falta de agua no cabeçote... Eles retiraram a valvula depois do aquecimento... rodaram um pouco e pararam de novo... já tinha zoado antes de tirar a válvula.
Certas coisas que vc falou estou achando estranho
Tá é tudo estranho, a estória de como aconteceu também não me convenceu totalmente, mas agora não adianta fica apertando o meu pai.... principalmente porque ele já tá chateado por demais com isso, agora é correr atrás do prejuízo....
Cara, liga para o Lindomar
Cara obrigado pela dica, vou ligar pra ele.
[]'s
Pequeno jr
12/08/2009, 13:20
Pois é ponteiro oscilando é falta de agua no cabeçote... Eles retiraram a valvula depois do aquecimento... rodaram um pouco e pararam de novo... já tinha zoado antes de tirar a válvula.
Tá é tudo estranho, a estória de como aconteceu também não me convenceu totalmente, mas agora não adianta fica apertando o meu pai.... principalmente porque ele já tá chateado por demais com isso, agora é correr atrás do prejuízo....
Cara obrigado pela dica, vou ligar pra ele.
[]'s
Depois posta os resultados da conversa. Só te digo uma coisa .. TAguamotors e Casa da Camionete ... é vc entrar lá e deixar o figado. São mais caras do que autorizada
edsmar2003
12/08/2009, 22:51
Conversei com o Lindomar.... gente muito boa... me explicou direitinho as coisas e sem enrolação. Vou lá amanhã cedo conversar com o dono do boi pra ver o que ele vai decidir.... por mim é com o Lindomar...
Eu já sabia mais ou menos que TM e CC é mais ilusão de televisão do que solução justa.
Valeu pela dica...
[]'s
sergiopincelli
25/08/2009, 14:14
Caro Alberto, vc não tem postado nada sobre a retífica do motor de sua PKP. Estamos curiosos.
É verdade Alberto...como ficou a retifica da sua ranger?? fez mesmo ou resolveu de outra forma?? diz aí...
jm
Caro Alberto, vc não tem postado nada sobre a retífica do motor de sua PKP. Estamos curiosos.
Prezados, já que o assunto é ranger 2.8 para não abrir outro tópico vou gostaria de tirar uma dúvida.
A modelo xls 2.8 vem com turbina TGV?
Abraços
Prezados, já que o assunto é ranger 2.8 para não abrir outro tópico vou gostaria de tirar uma dúvida.
A modelo xls 2.8 vem com turbina TGV?
Abraços
Pelo que li aqui no Forum só a XLT ou a Limited vem com Turbina TGV, aumentando a potência para 135 cv. Tem que olhar no documento qual a potência do motor.
Abraços.
Pelo que li aqui no Forum só a XLT ou a Limited vem com Turbina TGV, aumentando a potência para 135 cv. Tem que olhar no documento qual a potência do motor.
Abraços.
Blz Raposo! Obrigado!
Abraço
Thiago PickUPs
27/08/2009, 13:16
Pessoal aproveitando a deixa aih do foxtrot surgiu uma outra duvida agora...
sobro o motor 2.8, que motor da ranger é mais confiavel? o MWM 2.8powerstroke de 2005 ou o 3.0 PSE international 2006??
vou pegar uma ranger 2005 ou 2006 e como o carro vai ser 2º dono to com medo de gastar com manutenção..
se alguem puder me dar uma ajuda agradeço!!
heheh
Na minha opinião, o mais confiavel é o 2.8 PS pois é todo mecânico e não apresenta "pobrema" com nosso maravilhoso diesel, não que o 3.0PSE não seja confiável mas qualquer sensor com falha ou fio quebrado pode te dar dor de cabeça...
Pessoal , será que o motor da Ranger do alberto tinha alguma coisa grave?
O motor 2.8 tem manutenção mais barata...mas o desempenho do 3.0 é melhor...depende do que vc queira...
eu comprei uma 2005 2.8...é um carro excelente...mas é um pouco amarrada até a turbina entrar...
jm
Thiago PickUPs
27/08/2009, 17:15
Rogerrrm e Joãomsl,
muito obrigado pelas informaçoes, ia pular de cabeça em uma 3.0, sei q é um otimo carro mas apesar de td to correndo de manutençao cara!!
Robustez seria o mais indicado pra min já que andei na 2.8 e não senti tanta diferençao de reaçao pro meu carro (corsa 1.8), não preciso de mais não!!!
mais uma vez a galera do forum me salvando!!
abçs a todos!
Thiago PickUPs
27/08/2009, 17:16
Rogerrrm e Joãomsl,
muito obrigado pelas informaçoes, ia pular de cabeça em uma 3.0, sei q é um otimo carro mas apesar de td to correndo de manutençao cara!!
Robustez seria o mais indicado pra min já que andei na 2.8 e não senti tanta diferençao de reaçao pro meu carro (corsa 1.8..), não preciso de mais não!!!
mais uma vez a galera do forum me salvando!!
abçs a todos!
Edintruder
27/08/2009, 21:09
Procura nesse fórum quantas Rangers 2.8 deram problemas e quantas 3.0 deram problemas... Verás que a 2.8 é superior em confiabilidade.
Thiago PickUPs
28/08/2009, 14:00
Procura nesse fórum quantas Rangers 2.8 deram problemas e quantas 3.0 deram problemas... Verás que a 2.8 é superior em confiabilidade.
edin realmente eu dei uma olhada no forum e a 3.0 me pareceu bem sensivel... agora chorei os 163cv do motorzão dela!! hehehehe:evil:
mas sou mais um motor confiavel do q potencia d+!!:pensativo:
sergiopincelli
28/08/2009, 14:03
Amigos, daqui a alguns anos vamos sentir muito a falta de bomba injetora mecanica.
Thiago PickUPs
28/08/2009, 14:10
Amigos, daqui a alguns anos vamos sentir muito a falta de bomba injetora mecanica.
"serjão", esse é meu maior medo heheh
maaaas enquanto ainda temos elas :odedo: 2.8 msm!!
Thiago PickUPs
04/09/2009, 10:27
deixando meu feedback...
Ai pessoal é com grande orgulho que informo a todos minha compra...
quase o achado da decada... hehehe após 3 dias revirando BH de cabeça pra baixo finalmente encontrei minha 4x4...
Nda de carro de agencia, comprei minha RANGER 2.8 XLT 2004 (mod. velho) de um senhor, ela tá com 87.000 originais, completassa e com pneus 31 (tá enorme a burrona)... de tanta confiança q o ex dono tem no carro me deu 4 MESES de garantia pra QUALQUER DEFEITO que o carro apresentar...
segundo ele, só colocou a bixinha na terra no casamento de uma filha, tá zero km por baixo!!!
levando em conta q o carro tem 5 pra seis anos de idade to realmente impressionado com o estado de conservaçao do carro... agora meu mecanico ta conferindo td pra min... diferencial, bomba hidraulica, turbina, direção (este ultimo ele me falou q tem q trocar uma peça dps vejo qq é e posto aki...
no fim queria agradecer a tds pela ajuda e dizer q num vejo a hra de sair do serviço hj e voltar pra casa pra dar uma geral nela...
realmente estou muito satisfeito com a compra!!! dps posto fotos!!
abçs
sergiopincelli
04/09/2009, 14:50
Thiago, parabens pela aquisição, é uma belíssima PKP e só lhe trará alegriasssss:palmas:
realmente estou muito satisfeito com a compra!!! dps posto fotos!!
abçs[/QUOTE]
parabens garoto...posta as fotos...
abçs
Alberto Vasconcelos
10/09/2009, 08:28
Bem amigos, foi muito interessante criar este Tópico. Sinceramente não pensava que iria ter a participação de tanta gente!:dance:
Agora vamos aos resultados:
Ao abrir o motor chegamos as conclusões pois olhar de perto o estrago é mais conclusivo do que as especulações né mesmo?
O mecanico estranhou inclusive o carro ainda pegar pois a compressão era minima.
Quase todos os aneis estavam colados, praticamente não havia vedação entre os pistões e os cilindros deixando passar óleo, fumaça etc para o cabeçote e consequente para a mangueira que sai do "corta chamas" que liga o cabeçote a turbina.
Neste caso a mangueira já havia sido retirada da turbina para não encher ela de oleo, a mangueira estava para baixo do carro onde pingava o óleo com força.
O vilão (pasmem:putz:!!!) o óleo diesel.
Semelhante a gasolina que aditivada com os solventes legais contribuem para danificar valvulas o óleo diesel criou um especie de cola que prenderam os aneis aos pistões. Segundo o mecanico isto vem acontecendo principalmente com usuários de Biodiesel.
Felismente os Pistões não foram danificados, foram medidos e analisados na retifica.
Foram trocados evidentemente os anéis e bronze de biela.
O motor parou a fumaça, está com uma força adicional mas fui prevenido pelo mecanico que devido a kilometragem de 160 mil km dentro de mais uns 60 ou 80 mil km provavelmente terei que fazer uma revisão completa no motor.
Valeu as dicas e informações de todo mundo que postou opiniões.
Agora vou criar um novo tópico sobre esta questão do óleo diesel, será que usar um aditivo tipo Bardhal Diesel ou semelhante diminui o risco do óleo diesel colar novamente os aneis???
Alberto Vasconcelos
10/09/2009, 08:32
Sergio
Coloquei há pouco uma resposta do acontecido.
Voce vai ficar tão surpreso quanto eu!
Abraços
Alberto
Alberto, e o prejuizo ficou em quanto?
Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 08:47
...
Agora vou criar um novo tópico sobre esta questão do óleo diesel, será que usar um aditivo tipo Bardhal Diesel ou semelhante diminui o risco do óleo diesel colar novamente os aneis???
Com preço que custa o Bardhal? Certamente não vale a pena. É preferível a trocar o óleo num intervalo menor. Traria muito mais benefícios ao motor do que um aditivo misturado a diesel...
Antes de criar novo tópico,faça uma pesquisa no Forum porque o assunto óleo diesel já foi bem debatido. Se achar algo interessante ou pintar alguma dúvida, ressuscite o tópico.
Abraços.
sergiopincelli
10/09/2009, 18:04
Caro Alberto, felizmente pelo seu relato o motor Maxion/ Internacional mostrou ser valente e muito confiável :palmas::palmas: para ele. Quanto ao diesel tomarei mais cuidado nos postos onde abasteço. Acho que vc. rodará outros 160.000km ou mais, pois terá mais cuidado com o diesel e pelo relato do início do tópico o prejuizo doeu menos que o esperado. Enfim uma história com um final feliz.
Edintruder
10/09/2009, 21:12
Realmente vai durar muito além dos 100.000km antes de ter que te preocupar com isso novamente. Pra mim isso é novidade, e se tratando de carro usado, não duvido que tenha usado óleo vegetal puro no motor pra acontecer isso aí...
Bem amigos, foi muito interessante criar este Tópico. Sinceramente não pensava que iria ter a participação de tanta gente!:dance:
Agora vamos aos resultados:
Ao abrir o motor chegamos as conclusões pois olhar de perto o estrago é mais conclusivo do que as especulações né mesmo?
O mecanico estranhou inclusive o carro ainda pegar pois a compressão era minima.
Quase todos os aneis estavam colados, praticamente não havia vedação entre os pistões e os cilindros deixando passar óleo, fumaça etc para o cabeçote e consequente para a mangueira que sai do "corta chamas" que liga o cabeçote a turbina.
Neste caso a mangueira já havia sido retirada da turbina para não encher ela de oleo, a mangueira estava para baixo do carro onde pingava o óleo com força.
O vilão (pasmem:putz:!!!) o óleo diesel.
Semelhante a gasolina que aditivada com os solventes legais contribuem para danificar valvulas o óleo diesel criou um especie de cola que prenderam os aneis aos pistões. Segundo o mecanico isto vem acontecendo principalmente com usuários de Biodiesel.
Felismente os Pistões não foram danificados, foram medidos e analisados na retifica.
Foram trocados evidentemente os anéis e bronze de biela.
O motor parou a fumaça, está com uma força adicional mas fui prevenido pelo mecanico que devido a kilometragem de 160 mil km dentro de mais uns 60 ou 80 mil km provavelmente terei que fazer uma revisão completa no motor.
Valeu as dicas e informações de todo mundo que postou opiniões.
Ontem ao pegar minha ranger abasteci com o diesel comum da petrobrás a contra gosto mas tava na estrada e não tinha escolha. Mas pretendo só abastecer com diesel aditivado.
Alberto onde vc fez a retífica? Foi na Jonildo Brito??
Abraço
Alberto Vasconcelos
14/09/2009, 21:41
João gastei 2 mil arredondando, e coloquei os aneis originais Maxxion Internacional. para minha previsão inicial de gastar uns 5 a 6 mil acho que ainda saí no lucro.
Alberto, e o prejuizo ficou em quanto?
Alberto Vasconcelos
14/09/2009, 21:49
O mecânico foi o Ronaldo, cara bem competente, trabalha na Oficina do Evandro que fica na Torre e se diverte mexendo em motor diesel.
A Retifica foi a RR, fica na estrada de Bayeux quase em frente a Tambaí. Inclusive a única que possuia as peças originais da Maxxion Internacional.
Segundo parece são representantes exclusivos da MWM. No comercio de JP só encontrei cofap e outras marcas, preço variando muito mas original mesmo só na RR. Nem a Leon Heimer em Recife tinha as peças originais.
Jonildo Brito alem de cobrar os maiores preços na cotação que fiz tambem nao tinha peças originais.
Olho no Diesel
Abraços
Alberto
Ontem ao pegar minha ranger abasteci com o diesel comum da petrobrás a contra gosto mas tava na estrada e não tinha escolha. Mas pretendo só abastecer com diesel aditivado.
Alberto onde vc fez a retífica? Foi na Jonildo Brito??
Abraço
Alberto Vasconcelos
14/09/2009, 21:55
Walter
Veja que troco o óleo com 5 mil km, mania desde a época que possuia monza e blazer movidos a gás.
E uso óleo de qualidade (Castrol, Mobil...)
O mecanico afirmou que a cola veio do combustivel e não do óleo lubrificante.
O aditivo ao combustivel diesel fica em média 15 reais a cada tanque, o que daria um pouco mais de 10% do combustivel.
Se houvesse garantia que prolongaria a vida util do motor eu usaria.
Com preço que custa o Bardhal? Certamente não vale a pena. É preferível a trocar o óleo num intervalo menor. Traria muito mais benefícios ao motor do que um aditivo misturado a diesel...
Alberto Vasconcelos
14/09/2009, 22:08
Vou te contar uma que aconteceu comigo há algum tempo.
Possuia uma Blazer a gás e colocava pouca gasolina, apenas o suficiente para acionar o motor, pois como todos sabem tão logo o motor funciona a gasolina é cortada e o gás aciona automaticamente.
Pois bem, devo ter colocado muita gasolina e a danada "envelheceu" no tanque, ou seja passou mais de 30 dias.
Resultado: Fui ligar o carro e escutei apenas uma batida seca, daí o motor não funcionou mais. Desconfiei da Correia dentada, chemei mecanico. Ele estranhou não haver água no sistema, pensou que eu tinha superaquecido o cabeçote.
Leva guinchado para a oficina, ao retirar o cabeçote a surpresa.
A gasolina tinha "colado" duas valvulas, uma delas ficou tão presa que o pistão ao subir bateu nela com tanta força que a valvula virou um "S" e furou as canaletas de agua do cabeçote e vazou toda a agua para o bloco do motor.
Sei lá quais são os aditivos que o pessoal coloca no combustivel para render ou para ferrar com a gente mesmo, mas se o vilão é esta peste do Biocombustível muita gente vai começar a experimentar os aneis colados nos pistões.
Mas olha que se o óleo vegetal puro funcionar direitinho e for livre de aditivos quimicos até que vale uma tentativa de usar, o litro tá quase o mesmo valor do Diesel no posto...
Realmente vai durar muito além dos 100.000km antes de ter que te preocupar com isso novamente. Pra mim isso é novidade, e se tratando de carro usado, não duvido que tenha usado óleo vegetal puro no motor pra acontecer isso aí...
João gastei 2 mil arredondando, e coloquei os aneis originais Maxxion Internacional. para minha previsão inicial de gastar uns 5 a 6 mil acho que ainda saí no lucro.
Rapaz,
pelas notícias que agente tem diariamente até que 2 mil não foi tão caro...essa estória de biodiseel parece que é furada...eu tinha uma sportage que só abastecia no posto que tinha bio...vendi o carro pro meu irmão e ele teve que fazer não sei o q no motor...a brincadeira custou caro...7 mil de prejuízo...o motor tava detonado...segundo o mecânico o grande vilão foi o combustível...
semana passada um amigo bateu o motor de uma ranger 3.0...ficou mais de 5 mil (achei até barato)...
tomara que sua ranger agora fique boa...
valeu
Walter L. L. Casitta
14/09/2009, 22:38
Walter
Veja que troco o óleo com 5 mil km, mania desde a época que possuia monza e blazer movidos a gás.
E uso óleo de qualidade (Castrol, Mobil...)
O mecanico afirmou que a cola veio do combustivel e não do óleo lubrificante.
O aditivo ao combustivel diesel fica em média 15 reais a cada tanque, o que daria um pouco mais de 10% do combustivel.
Se houvesse garantia que prolongaria a vida util do motor eu usaria.
Alberto Vasconcelos,
Esse problema não deve se repetir. O diesel de baixa qualidade deve ter sido usado pelo antigo dono. Usa a sua Ranger normalmente que vai durar muito...
Edintruder
14/09/2009, 22:47
Alberto Vasconcelos,
Esse problema não deve se repetir. O diesel de baixa qualidade deve ter sido usado pelo antigo dono. Usa a sua Ranger normalmente que vai durar muito...
X2! Pra mim isso é um caso isolado.
Alberto,
Ainda pretendes vender a tua Ranger?
Não acredito que o bio diesel seja o vilão desta história. Pelo que eu saiba, o o bio diesel corresponde a 98 % de diesel e 2 % de óleo vegetal, isto no caso do B2 que é utilizado em maior escala. Será verdade?
Abraços.
Walter L. L. Casitta
15/09/2009, 19:39
Não acredito que o bio diesel seja o vilão desta história. Pelo que eu saiba, o o bio diesel corresponde a 98 % de diesel e 2 % de óleo vegetal, isto no caso do B2 que é utilizado em maior escala. Será verdade?
Abraços.
Os motores atuais aceitam até 25% (B25) de biodiesel.
O mecânico foi o Ronaldo, cara bem competente, trabalha na Oficina do Evandro que fica na Torre e se diverte mexendo em motor diesel.
A Retifica foi a RR, fica na estrada de Bayeux quase em frente a Tambaí. Inclusive a única que possuia as peças originais da Maxxion Internacional.
Segundo parece são representantes exclusivos da MWM. No comercio de JP só encontrei cofap e outras marcas, preço variando muito mas original mesmo só na RR. Nem a Leon Heimer em Recife tinha as peças originais.
Jonildo Brito alem de cobrar os maiores preços na cotação que fiz tambem nao tinha peças originais.
Olho no Diesel
Abraços
Alberto
Conheço bem a oficina do evandro.. inclusive morei 14 anos naquela rua. É um excelente mecânico. Essa RR eu não conhecia... pelo menos quando voltar já sei onde procurar por aí (apesar de esperar não precisar tão cedo).
Engraçado que no site da Jonildo Brito eles diziam ser distribuidores de peças originais MWM, International, etc
Abraço!
Pequeno jr
15/09/2009, 22:57
Alberto, vê lá no tópico que criei a respeito do falecimento do meu motor. Postei os valores das peças.
Se possível, faça um comparativo, pois tenho quase que certeza que se fosse fazer o mesmo que eu fiz num 2.8 ainda sairia mais barato.
Kafuringa 2.8
21/09/2009, 21:36
TENHO UMA RANGER 2003 2.8 .... 90.000 KM ... PERCEBI UNS ESTALOS QUANDO ARRANCAVA OU DAVA RÉ... O SOM ERA MAIOR QUANDO CHEGAVA DE VIAGEM E ANDAVA DEVAGAR PELA CIDADE ... VERIFIQUEI FOLGA EXCESSIVA NA RODA TRASEIRA .... DESCONFIEI O ROLAMENTO TRASEIRO E RESOLVI TROCAR POSTEI EM MEU ORKUT AS FOTOS
O PREBLEMA FOI TOTALMENTE RESOLVIDO GRAÇAS A DEUS POIS PENSEI QUE FOSSE ALGO NO DIFERENCIAL..
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=16760311755519580547&aid=1253549982 (http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=16760311755519580547&aid=1253549982)
QUALQUER DUVIDA ME ADD NO ORKUT OU ME ENSINEM A CRIAR UM NOVO TOPICO AQUI POIS NÃO SEI MUITOMENOS COLOCAR ARQUIVOS
BOA SORTE A TODOS
Thiago PickUPs
22/09/2009, 11:09
e ai pessoal no fim das contas?
BIODIESEL É OU NÃO FURADA??
Edintruder
22/09/2009, 11:11
Grande Kafuringa! Eu troquei os rolamentos traseiros da minha Ranger também. O mais difícil foi tirar o rolamento do eixo. Eu cortei com uma esmerilhadeira com disco fino e quando faltava pouco pra cortar 100% do metal do rolamento eu quebrei o resto com uma talhadeira. Pra colocar o novo eu usei a capa cortada como batente. A argola eu aqueci no fogão primeiro pra dilatar que entra muito mais fácil.
Troquei da primeira vez por rolamentos baratos, não durou muito e tive que trocar novamente, porém dessa vez por rolamentos de 1a linha.
Pra colocar fotos te que apertar em "citar" e logo depois em "modo avançado". Mais abaixo tem "gerenciar anexos"
Bem vindo ao fórum!
Alberto Vasconcelos
05/10/2009, 08:36
Thiago
Unanimidade neste assunto nunca vai acontecer, mas após ver como ficaram os aneis colados nos pistões, particularmente não coloco mais uma gota de biodiesel, mas como no final quem manda é o Governo se eles somente fabricarem biodiesel não vai se ter alternativa.
Alberto
e ai pessoal no fim das contas?
BIODIESEL É OU NÃO FURADA??
Alberto Vasconcelos
05/10/2009, 08:42
é dificil - principalmente num mercado pequeno quanto João Pessoa - preços semelhantes aos que voce verificou.
Encontrei jogo de aneis a 270,00 - 350,00 - 450,00 - 580,00 varia muito de marca, fornecedor, loja etc.
Mas valeu a dica
Alberto, vê lá no tópico que criei a respeito do falecimento do meu motor. Postei os valores das peças.
Se possível, faça um comparativo, pois tenho quase que certeza que se fosse fazer o mesmo que eu fiz num 2.8 ainda sairia mais barato.
Alberto Vasconcelos
05/10/2009, 08:50
Vender eu quero mas como já disse minha intenção é uma F250, aparentemente com motor :palmas: muito mais confiável que o Maxxion.
Mas como a verba no momento :discordo: não permite, o jeito é ir tocando, mas dentro de alguns meses verei uma F250 na minha garagem :dance:, se Deus quiser.
X2! Pra mim isso é um caso isolado.
Alberto,
Ainda pretendes vender a tua Ranger?
CARLOS BSB
25/07/2010, 22:33
Comprei uma Ranger 2000 4x4 diesel.
Ela está em perfeito estado, porém gostaria de ter UM MECÂNICO DE CONFIANÇA para quando precisar.
Olhando as notas de manutenção acho que a antiga dona foi enganada mais de uma vez, pois gastou R$ 8.000,00 nos últimos dois anos com manutenção.
TylerNTL
31/07/2010, 21:28
Pergunta para os colegas mais experientes em retíficas e afins. Finalmente apareceu uma Ranger 2005 2.8 que pode ser que algum dia substitua a minha Ranger atual 2.5. Para variar o atual dono de que ela é muito boa, nunca esquentou e blá, blá, blá...
Existe alguma forma de verificar se a junta do motor ainda é original?
Tem como medir o cabeçote e verificar se ele está na medida original?
Se tem como medir quais seriam as dimensões do cabeçote original?
Estou correto em pensar que este seria um indício que ele o cabeçote nunca foi aplainado e que provavelmente a junta ainda é a que saiu da fábrica.