PDA

Ver Versão Completa : Niva Parado



MariusJr.
04/07/2009, 14:28
Buenas amigos!
Andei por um bom tempo desanimado com a viatura e ela está parada a pouco mais de um ano...:putz:
Nessa semana pretendo tentar reanimá-lo e gostaria de sugestões de como proceder. Desconectei o cabo da bateria desde o início e, além de "reza braba" e mandingas, o que seria aconselhável fazer?
Será que ele vai pegar ou já posso ligar para o desmanche?
Se nada funcionar, aguardem anúncios nos classificados de peças....:twisted:
abçs e inté.

Marius - BH

BACALHAU
04/07/2009, 16:01
Não desanime, Marius (que Marius? :mrgreen:).

Embora você mereça um castigo por ter abandonado o seu NIVA, espero que tudo dê certo e que vocês se "reconciliem". :concordo:
Aproveite e coloque uma fotos dele. Quem sabe eu não me interesso. Tenho um fraco por animais abandonados, carros velhos e mulheres novas. (Não necessariamente nessa ordem). :dance:

Boa $orte.

Vasquez
05/07/2009, 15:06
te dou 3000 pra vc nem ter aborrecimento...:) é só colocar na cegonha e mandar aqui pra sp....brincadeira.....

Marcio Rossetto
05/07/2009, 18:15
Olá Mario

Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
para vc por ele na ativa .

SDS

Marcio

shuther4x4
06/07/2009, 00:11
Se vc simplesmente parou a viatura (ela estava ok).
Faça o seguinte:
Verique óleo, agua e fluídos e os complete se necessário.
Solte as velas e coloque um pouco de spray tipo wd (só um pouco) em cada orificio.
Coloque esse spray no carbura (aí pode colocar bastante, sem a tampa do filtro de ar).
Leve a bateria para recarregar.
Tente a partida. Provavelmente o carro vai pegar (wd) e apagar em seguida. Verifique se está chegando combustível no carbura.
Após alguns minutos de funcionamento, seria de bom grado a troca de óleo, água de radiador se ela não estiver com aditivo e verificar bem o flúido de freio e embreagem.
Talvez o carbura vai precisar de uma limpeza, mas antes não tenha dó do spray.
Ande inicialmente com o carro com muito cuidado, testando bem o acionamento da embreagem e dos freio (hidraulicos e podem dar problemas nos cilindros).
Verifique as mangueiras se estão ressecadas (as de combustível provavelmente) e as troque se esse for o caso.
Carro parado por muito tempo é uma Zica danada se simplesmente pegar e andar!
Espero ter ajudado.
Boa sorte!

ps: se parou ele por algum problema, não acha que depois de um ano ele tenha se recuperado né:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O meu não deu certo isso não!!:putz::putz:

BACALHAU
06/07/2009, 05:07
Acrescentaria só uma coisa:

TROCARIA TODO o fluido de freio (reservatório, tubulação e cilindro das rodas).
O fluido de freio tem propriedades higroscópicas (Diz-se do material ou substância que tem grande afinidade pelo vapor de água, sendo capaz de retirá-lo de uma atmosfera ou eliminá-lo de uma mistura gasosa).
Independente se o veículo está parado ou em uso, é aconselhável trocá-lo periodicamente (a cada dois anos). Em dois anos ele pode absorver até 30% de seu volume em água (depende da humidade do ar da região). Essa água, além de diminuir a eficiência da frenagem, contribui para o surgimento de corrosão no sistema.

fag.online
06/07/2009, 09:06
Dá a viatura pra min que eu deixo ela que é uma tetéia. :D

Marcelo Caiano
06/07/2009, 09:47
:dance:
Olá Mario

Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
para vc por ele na ativa .

SDS

Marcio
Parabéns Márcio
é de pessoas como você que esse Brasil precisa meu amigo, gostei muito do seu comentário.:dance::dance::dance:
Continue assim com esse espírito solidário e compranheiro , abç:palmas::palmas::palmas:

Marcelo Ventoinha Caiano

RafaelPata
06/07/2009, 11:03
Se vc simplesmente parou a viatura (ela estava ok).
Faça o seguinte:
Verique óleo, agua e fluídos e os complete se necessário.
Solte as velas e coloque um pouco de spray tipo wd (só um pouco) em cada orificio.
Coloque esse spray no carbura (aí pode colocar bastante, sem a tampa do filtro de ar).
Leve a bateria para recarregar.
Tente a partida. Provavelmente o carro vai pegar (wd) e apagar em seguida. Verifique se está chegando combustível no carbura.
Após alguns minutos de funcionamento, seria de bom grado a troca de óleo, água de radiador se ela não estiver com aditivo e verificar bem o flúido de freio e embreagem.
Talvez o carbura vai precisar de uma limpeza, mas antes não tenha dó do spray.
Ande inicialmente com o carro com muito cuidado, testando bem o acionamento da embreagem e dos freio (hidraulicos e podem dar problemas nos cilindros).
Verifique as mangueiras se estão ressecadas (as de combustível provavelmente) e as troque se esse for o caso.
Carro parado por muito tempo é uma Zica danada se simplesmente pegar e andar!
Espero ter ajudado.
Boa sorte!

ps: se parou ele por algum problema, não acha que depois de um ano ele tenha se recuperado né:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O meu não deu certo isso não!!:putz::putz:


Caro Marius,

Os procedimentos de nosso amigo Shuther esta correto so falta um detalhe, antes de ligar vc tem que trocar o óleo do motor por ele esta muito tempo parado, assim que vc trocar óleo e filtro, vc tem que dar umas voltas no motor com uma chave na polia para poder lubrificar novamente as camisa, porque pelo tempo parado ela acumula ferrugem e se vc ligar direto acaba riscando as camisa e tera que fazer o motor logo logo, e o resto é como esta escrito, e vc tb tem que dar uma olhada os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e cambio, talvez tem ate que trocar tb.

Bom espero ter ajudado.

Marcio Rossetto
06/07/2009, 21:08
Obrigado à VC Marcelo .
Na verdade, quando mudei de São Paulo para Betim, isso ano passado, deixei bons amigos em São Paulo , mas fomos muito bem acolhidos pela comunidade Jipeira de BH, Betim , etc
Novamente muito obrigado .


:dance:
Parabéns Márcio
é de pessoas como você que esse Brasil precisa meu amigo, gostei muito do seu comentário.:dance::dance::dance:
Continue assim com esse espírito solidário e compranheiro , abç:palmas::palmas::palmas:

Marcelo Ventoinha Caiano

MariusJr.
23/02/2010, 09:18
Sei que essa resposta está um pouco atrasada:putz:, por problemas particulares estive afastado do fórum...
O Nivão continua parado... tem algum mecânico que possa indicar aqui na região central de BH. Costumo levar no nosso guru aqui - Hudson - mas queria um mais perto do centro.
Valeu pela força!:concordo:
Abçs e inté.

Marius - BH


Olá Mario

Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
para vc por ele na ativa .

SDS

Marcio

vanderlei4x4
26/02/2010, 21:00
te dou 3000 pra vc nem ter aborrecimento...:) é só colocar na cegonha e mandar aqui pra sp....brincadeira.....
Boa noite Camarada.. ,conterraneo... e participante do Forum Brasil...!!!!!

Querer mais um lada na garagem...é gostar(gastar) muito...eh,eh,eh

mauricio_silva
28/02/2010, 20:55
Para qualquer carro que tenha ficado muito tempo parado (anos), é aconselhável:
-Drenar e trocar todos os fluídos (óleo do motor, óleo do câmbio e dos diferenciais, água, combustível, fluído de freio e de embreagem, no caso do Niva).
-Trocar todos o filtros (óleo, ar e combustível).
-Trocar as mangueiras de combustível (fundamental) feitas de borracha.
-Trocar a bateria.
-Trocar as velas e os seus cabos.
-Limpar o distribuidor.
-O procedimento de aplicar o WD 40 (descrito anteriormente) no carburador e nos cilindros do motor tembém deve ser feito.
Com isso, tente dar a partida no motor, depois de "bombar" algumas vezes o acelerador.
Se o carro pegar (e não morrer mais), você deve ficar atento para ruídos ou curto circuitos (ratos "adoram" roer cabos elétricos).
Verifique o sistema de freios e leve o carro para um mecânico.
[]s.

Maurício (Che, Che de Guevara).

thgteixeira
01/03/2010, 06:15
Para qualquer carro que tenha ficado muito tempo parado (anos), é aconselhável:
-Drenar e trocar todos os fluídos (óleo do motor, óleo do câmbio e dos diferenciais, água, combustível, fluído de freio e de embreagem, no caso do Niva).
-Trocar todos o filtros (óleo, ar e combustível).
-Trocar as mangueiras de combustível (fundamental) feitas de borracha.
-Trocar a bateria.
-Trocar as velas e os seus cabos.
-Limpar o distribuidor.
-O procedimento de aplicar o WD 40 (descrito anteriormente) no carburador e nos cilindros do motor tembém deve ser feito.
Com isso, tente dar a partida no motor, depois de "bombar" algumas vezes o acelerador.
Se o carro pegar (e não morrer mais), você deve ficar atento para ruídos ou curto circuitos (ratos "adoram" roer cabos elétricos).
Verifique o sistema de freios e leve o carro para um mecânico.
[]s.

Maurício (Che, Che de Guevara).

Assino embaixo do que o Maurício escreveu, só acrescento um bom cuidado com a sua embreagem/caixa de transferência, ponto que costuma apresentar problemas após tanto tempo sem uso. (costuma colar ou apresentar ainda alguns outros "gatos")

Palavra de quem comprou um Niva parado há quatro anos!

Ricardo Goes
27/04/2010, 14:35
Não desanime, Marius (que Marius? :mrgreen:).

Embora você mereça um castigo por ter abandonado o seu NIVA, espero que tudo dê certo e que vocês se "reconciliem". :concordo:
Aproveite e coloque uma fotos dele. Quem sabe eu não me interesso. Tenho um fraco por animais abandonados, carros velhos e mulheres novas. (Não necessariamente nessa ordem). :dance:

Boa $orte.

Bacalhau!!! Você é o cara!! Estou rindo muito....

MariusJr.
29/11/2010, 17:17
Por incrível que pareça, só agora irei "ressuscitar" a viatura...
Já anotei todas as sugestões e vamoquevamo!
Quando ficar pronta, irei relatar quais foram os problemas encontrados para que possa ser de utilidade para mais alguém.
No mais, valeu a contribuição - como sempre - da turma aqui.
Abçs e inté.

Marius - aquele...

COL
29/11/2010, 17:31
-Drenar e trocar todos os fluídos (óleo do motor, óleo do câmbio e dos diferenciais, água, combustível, fluído de freio e de embreagem, no caso do Niva).
-Trocar todos o filtros (óleo, ar e combustível).
-Trocar as mangueiras de combustível (fundamental) feitas de borracha.
-Trocar a bateria.
-Trocar as velas e os seus cabos.
-Limpar o distribuidor.
-O procedimento de aplicar o WD 40 (descrito anteriormente) no carburador e nos cilindros do motor tembém deve ser feito.
Com isso, tente dar a partida no motor, depois de "bombar" algumas vezes o acelerador.
Se o carro pegar (e não morrer mais), você deve ficar atento para ruídos ou curto circuitos (ratos "adoram" roer cabos elétricos).

Nossa deste jeito ele vai te que troca de Niva :mrgreen: :mrgreen:.Brincadeiras a parte.

BACALHAU
30/11/2010, 12:34
Por incrível que pareça, só agora irei "ressuscitar" a viatura...
Já anotei todas as sugestões e vamoquevamo!
Quando ficar pronta, irei relatar quais foram os problemas encontrados para que possa ser de utilidade para mais alguém.
No mais, valeu a contribuição - como sempre - da turma aqui.
Abçs e inté.

Marius - aquele...

Marius? Aquele que é primo do Sunda? :twisted:

Antes tarde do que mais tarde. :putz::mrgreen:
Não espere ficar pronta para relatar os fatos, COM FOTOS. Vá mostrando o andamento da reforma para que possamos dar "pitaco".
Paciência, muita paciência e BOA $ORTE.
Qualquer coisa, já sabe que pode contar com os doidos de plantão. :concordo:

Cirdan
30/11/2010, 14:37
Eu tenho uma Scenic q ficou uns 3 meses parado e já deu um problema do caramba. O oleo parecia uma graxa e precisou drenar o combustivel até q já estava na ponta dos bicos.

Vai na calma q da certo amigo.

Abraços