PDA

Ver Versão Completa : Comparação



mgalvao
04/07/2009, 12:59
Olá para todos,

Há um site americano bastante interessante chamado "Consumer Guide". Dentro dele há uma seção automotiva que apresenta muitas informações de interesse, entre elas uma possibilidade de se comparar carros : http://consumerguideauto.howstuffworks.com/compare-cars.htm

Fiz então uma comparação entre :

- Disco II, gasolina, 2004
- Freelander, 2005
- Hyundai Santa Fé, 2005, 4x4
- Hyundai, Tucson, 2005, 2.7 4x4
- Mitsubishi Montero, 2005, 4x4, gasolina, equivalente ao nosso Pajero
- Toyota, Land Cruise, 2005

A avaliação geral (entre muitos detalhes fornecidos) foi a seguinte :

- Disco : 37/110
- Freelander :44/110
- Montero : 51/110
- Santa Fé : 51/110
- Tucson : 54/110
- Land Cruise : 57/110 (não me recordo ao cero se foi 57 ou 75)

O que acham deste resultado ? Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o resultado da Disco, carro que venho namorando há anos para comprar.

Abç,

mg

neilsonhenriques
06/07/2009, 01:48
mg,

Não fosse a Land Cruiser lá embaixo, eu acharia que o ranking estava invertido. Vamos falar de carros e excluir:

- Mitsubishi é lixo. Já foi boa marca e vive de nome (só no Brasil). Hoje é terceira linha no Japão e mal vende nos EUA e Europa. Tem motor fraco, beberrão e ultrapassado.
- Hyundai não aguenta pau e não tem peças de reposição. A garantia não é confiável (dê uma olhada em sites de reclamação) e a marca tem um histórico ruim no Brasil. Talvez daqui a uns 7 anos se torne uma alternativa. Por enquanto, eu não arriscaria meu dinheirinho.

Se quer um carro confiável e "menos" confortável, vá de Land Cruiser que só peca no câmbio. De resto (robustez, consumo, confiabilidade, acabamento, potência, custo de manutenção, preço do seguro), o carro é o capeta.

Um carro menor, bem guerreiro e MUITO confortável é o Freelander. Já tive um e nunca me deixou na mão. Já andei com ele em gelo de 20, 30 cm (Argentina e Chile), lamaçal, dunas de Maricá-RJ e não fez feio. Só não é um off-road parrudo como seus irmãos, então, pegue mais leve nas trilhas. Digite Freelander no Youtube e dê uma olhada (okey, tem uns atolados também :mrgreen:).

Agora, eu não deixaria de comprar um Discovery 2 pra comprar nenhum outro desses aí. Dependendo do propósito, incluiria o Freelander e o Land Cruiser na lista de interesses.

Achei o Discovery a união de conforto com capacidade off-road. Talvez seja menos confiável que o Land Cruiser, mas, é muito gostoso de dirigir, tem o diferencial da suspensão e tecnologia embarcada e é bom pra fazer viagens longas. Achei o Land Cruiser meio durão e com os bancos menos confortáveis. Com 400 km de viagem (Rio x SP) minhas costas já estavam saindo fumaça de dor. :parede:

Meus dois centavos.

Um abraço,
Neilson

mgalvao
06/07/2009, 09:53
Olá, Neilson

Grato pela resposta.

Uma correção : na avaliação feita no site, a Land Cruise ficou com 61/110 e não com os 57 ou 75 como escrevi originalmente. De quqlquer forma, foi a melhor do grupo.

Quando levanto esta questão comparativa, não é por simples especulação e sim porque penso em trocar a Ranger de minha mulher por um dos carros da lista. Assim sendo, devo levar em conta alguns outros fatores que certamente não é o caso do site americano : preço de aquisição e custo de manutenção aqui no Brasil.

Então, comento um pouco a sua resposta :

- também acharia que o ranking estaria invertido, não fosse a LC na lista. E, por causa desta constatação, levantei o tópico por aqui ...

- Mitsubishi : concoro em parte com sua opinião. Não chego a achar que seja um lixo. Para nossos padrões, ainda é um bom carro, embora reconheça que a fábrica brigou com o desiner dos carros e não contratou mais ninguém !!!!! A manutenção, segundo ouço falar, é caríssima, embora a montadora esteja no Brasil e fabrique alguns modelos. Nos EUA, onde realmente vendem pouco e não são tão bem considerados, o Outlander, por exemplo, SUV urbano, é muito bem avaliado. Um ponto que temos que considerar é a assistência técnica no Brasil que, embora não seja numerosa, é muito mais extensa que a dos concorrentes de nossa lista original. A manutenção é cara, mas qual das outras não é ?

- Hyundai : suas vendas vem crescendo muito e, segundo consta, o Tucson tm correspondido uito bem em uso urbano. Quanto à reposição de peças e custo de manutenção, não sei. O preço do carro é convidativo (idem, seu irmão, Sportage). O Santa Fé me parece um bom carro. Viajei com um casal argentino lá no Perú que estavam com uma e muito satisfeitos com o carro. Não sei sobre custos de manutenção e facilidade de revenda ...

- Land cruise : á um ícone do off-road. Agora, a Land Cruise à venda nos EUA é a mesma SW4 tupiniquim ? Acredito que não. Creio que a Toyota, em função da fama da LC, de vez em quando lança uma cortina de fumaça e traveste algus modelos de LC, como a Prado que circula por aqui e que, segunda consta, é fraca e nada tem da fam a da LC. Sobre nossa SW4, creio ser um ótimo carro só que o preço é desanimador ... Já ouvi muito mal sobre seu sistema de freio que é ruim.

- Freelander : nas poucas vezes que apareceram comentários nas listas LR a seu respeito, sempre foram de que o Freelander 2 é bom e que o anterior é muito fraco. No mais, pouco ouvi falar à respeito e suas observaçõeas vieram a ajudar. Também já ouvi falar em problema crônico de superaquecimento.

- Disco : venho namorando este carro há algum tempo, já troquei de carro umas 3 vezes e nunca encontrei um que me levasse a compra-lo. Sem dúvida, para mim, é o melhor da lista, embora com seus problemas : custo de manutenção, peças sempre importadas, bolsas de ar, etc. Agora, com a Disco 3, será que continuará sendo bem vendável ?

É isto aí .... Enquanto não consigo vender a Ranger, vouremoendo estas dúvidas ....

Abç,

mg

-

neilsonhenriques
06/07/2009, 17:58
mg,

Tive um Pajero TR4 e conheço bem a "assistência" da Mitsubishi. Ao fazer uma revisão em que foram trocadas correias, pastilhas de freio e etc, o carro voltou uma porcaria. Estalos na suspensão, correia rangendo todo dia de manhã, e desgaste das pastilhas e discos com 2.000 km.

Levei várias e várias vezes na InterSan (RJ) e não tive os problemas resolvidos. Diante disso, liguei para a Mitsubishi e aí é que vi a enrascada em que estava metido. :parede:

Me disseram que teria que continuar levando o carro na InterSan e parecia que estavam me fazendo um favor. Inacreditável ! Surreal ! O atendimento foi ridículo !

Depois de 3 meses de visitas semanais (2 ou 3 vezes por semana), desisti e vendi o treco.

Mitsubishi NEM DE GRAÇA.

Sobre a Hyundai, estou torcendo para que eles finquem o pé no Brasil, mas, algumas atitudes recentes da montadora não me agradaram. O SantaFé, por exemplo, que custava R$ 140 mil, hoje é vendido por R$ 95 mil. O Tucson V6 que custava R$ 126 mil custa R$ 86 mil.
Isso não é uma coisa respeitosa com quem pagou caro nos carros. :discordo:
Mas também concordo que para uso URBANO, tanto o Tucson quanto o SantaFé são bons. Bastante tecnologia e conforto. Nesse caminho, a Hyundai terá um bom futuro aqui. :palmas:

O Freelander 1 não é um exemplo de desempenho, mas, dizer que ele é fraco me parece desproporcional. Os pontos fracos pra mim ficam por conta do consumo (alto para um carro de 177 HP) e das pastilhas de freio que precisam ser trocadas a cada 20 mil km, mas, são baratas.
Meu carro também teve o famigerado problema de superaquecimento, mas, foi nessa hora que a Land Rover me conquistou de vez. Vieram na minha casa, buscaram o carro e devolveram consertado no dia seguinte.
Depois dessa manutenção, nunca mais tive problemas de superaquecimento. Já dei algumas voltas num Freelander 2 e achei excelente ! Claro, muito melhor que o que eu tinha.

A nossa SW4 está mais para a 4Runner americana e eu achei que os freios poderiam ser mais eficientes, mas, eu estava dirigindo numa blindada e o peso extra pode ter contado contra. :pensativo:

A LC Prado não é nem de longe a LC americana. Acho que os maiores problemas dela é o câmbio automático de 4 marchas num carro de 35 kgfm e o acabamento de pouco primor para um carro tão caro.

LR tem um público cativo, que se interessa pelas características e capacidades dos veículos e sempre terá o seu nicho de mercado, mesmo com o lançamento da Discovery 4 no meio do ano. A Discovery 2 não caiu tanto de preço com o lançamento da 3 porque a LR não tem tradição de fazer o que a Hyundai fez com os preços.

A manutenção destes carros não é cara e as peças são fáceis de se importar. Eu não colocaria esse item como impedimento para ter um LR, principalmente porque você já está acostumado com a Ranger, que não tem o custo de manutenção de um Uno Mille.

Dê uma volta num Discovery e experimente os outros carros depois. Isso ajuda muito na hora de decidir.

Um abraço !
Neilson