Conectar

Ver Versão Completa : direção hidráulica tira folga do volante?

marcos.zanette
03/07/2009, 16:00
Tenho duas duvidas, e gostaria de ouvir a opinião de quem TEM e de quem SABE do assunto.

Tenho uma Bandeirante 84, curta, com motor OM 314, a direção dela é mecânica.

Ando com ela tranquilamente na cidade, na estrada, fazendo trilhas, a única coisa que me incomoda e a bendita FOLGA da direção, que às vezes vira FÉRIAS Né!!!

A primeira duvida é: Se colocando uma direção hidráulica, essa folga some? Ou vai continuar?

A segunda dúvida é: Qual seria uma direção hidráulica boa pra colocar nela? Uns falam que a do opala, outros Landau, outros Silverado, outros detesta direção hidráulica.
Tantas opiniões, que ficamos sem saber qual é boa mesmo ou não para colocar. Quando eu falo boa, e com relação aquela direção que não vai te dar muito trabalho na adaptação e não vai dar dor de cabeça na manutenção.

Valeu!!

[]´s
Marcos Zanette

Sergioporto
03/07/2009, 16:17
Marcos, na minha 92 coloquei direçao hid. original, ficou ótima mas persistia uma certa folga entao troquei o braço que vai lá na frente do chassis p/ um c/ rolamentos ao inves do original que na minha tinha uma bucha em forma de coone c/ uma mola.
Nao tenho do que reclamar, prefiro sempre original mesmo sendo bem mais caro porque direçao e freio nao se brinca.
Se ajudei, ótimo
abraço

guilhermeabreu
03/07/2009, 17:29
MARCOS.ZANETTE

Direção hidráulica não tira folga , vc tem que primeiro corrigir o que esta de errado , PIVÔS , BUCHAS , MUNHÃO , MOLAS , JUMELOS , para então colocar a direção hidráulica , como SEGIOPORTO falou , sou da opinião dele tb , a original é a melhor , mas se não tiver condições$$$$$$$$$$$$$$$$$ , pode colocar a de opala que resolve tb , NÃO SOU AVESO A ADAPTAÇÕES NÃO , tenho um ENGESA com :
Freio a disco nas 4 rodas da BAND
Hidrovácuo da BAND
Embreagem hidráulica da BAND
Caixa de transferencia ( T-CASE ) da BAND
Cubo de rodas na traaseira e respectivas mangas de eixo da BAND

Tudo MUITÍSSIMO BEM ADAPTADO e é só ALEGRIA sem nenhum problema por ter sido adaptado .

AGORA , BAND sem direção hidráulica É GOSTAR DE SOFRER COM VONTADE .

Coloca logo uma que vc tem condições de colocar e pronto .

ABRAÇÃO

onduty
03/07/2009, 18:07
Se tiver dinheiro para colocar uma original coloque.

Pelo contrario, pode adaptar uma de opala q vai tão bom quanto a original.

Se quizer uma caixa (setor) de direção hidraulica do opala , eu tenho um para fazer negocio...

Valeu

Francisco Bicalho
03/07/2009, 19:24
Marcos

A DH tira sim a folga no volante, porque a caixa de direção do Bandeirante vem com uma folga genética, de fábrica. Um amigo costumava dizer que o Bandeirante é como um navio que você tem que começar a "girar a roda do leme muito antes da curva". A DH acaba com isso. Durante muitos anos resisti a instalação de uma DH porque achava que jipe tinha que ter volante grande, folga, e direção pesada. Depois de um tempo aprendi que a DH para o Bandeirante é uma melhoria e não uma frescura. O carro fica mais seguro, mais na mão. Concordo com o onduty que a DHZF original é a coisa certa; não se arrisque com adaptações. Pense que uma DH original valoriza o seu Toyota, portanto é um investimento.

estyvybeykr
03/07/2009, 20:47
Concordo em grau, genêro e numero com os companheiros acima, e fiz como eles te falaram, DH toda original . Ainda tem uma folga que já verifiquei ser do braço que fica na frente, mesmo depois de ter mudado o reparo. Mais adiante colocarei um com rolamentos pra eliminar de vez o problema.

maxdelta
04/07/2009, 13:53
Marcos

A DH tira sim a folga no volante, porque a caixa de direção do Bandeirante vem com uma folga genética, de fábrica. Um amigo costumava dizer que o Bandeirante é como um navio que você tem que começar a "girar a roda do leme muito antes da curva". A DH acaba com isso. Durante muitos anos resisti a instalação de uma DH porque achava que jipe tinha que ter volante grande, folga, e direção pesada. Depois de um tempo aprendi que a DH para o Bandeirante é uma melhoria e não uma frescura. O carro fica mais seguro, mais na mão. Concordo com o onduty que a DHZF original é a coisa certa; não se arrisque com adaptações. Pense que uma DH original valoriza o seu Toyota, portanto é um investimento.
Hehe, Francisco vc deve ser uma pessoa dificil de lidar!

Vou falar diferente, sou a favor de uma adaptação bem feita! Vai com que seu bolso permitir!

O que dá folga na band não é só a caixa e sim um número de terminais(ponteiras) que ela possui. A folga nas caixas de direção são como uma proteção a quebra, mas a folga da mecânica é maior pq a chance de quebra dela tb é maior! Aquela mola que liga o pitman a primeira barra, tente elimina-la trocando por uma ponteira! A minha band só tem agora um pouco de folga, agora tá mixuruca!

A caixa do opala é semelhante a da band, folga em ambas é pequenina, mas tem! Só que no opala vc não sente pelo número de terminais reduzidos em relação a caixa da band!

Uma coisa boa pra quando se tem DH é usar pneus mais largos! Apesar que força mais os terminais!

Gente to pensando em usar terminal de caminhão, quais vcs me sugerem? Acredito que a direção vai ficar mais firme!

Sérgio tem como mostrar com fotos o q vc fez?

[]'s

Sergioporto
06/07/2009, 11:24
Grande Maxdelta, tudo bao?
Na minha toy coloquei dh original, troquei aquele braço c/ suporte que vai lá frente pois mesmo c/ reparo novo é um a mer....,coloquei uma barra presa encima do diferencial diant. ao chassis pois meu guincho é pesado, quebra mato, farois auxiliares etc... a danada entrava numa curva e dava aquela jogada de um lado pro outro!ACABOU!!!Jumelo alto na frente faz isso, quebra suporte de mola no chassis pois é muito peso na frente, só me fala de qual carro voce colocou o braço na saida do setor p/ anular aquela mola e colocar ponteira?Com ponteiras de caminhao nunca vi!Quanto às fotos posto depois, fiz trilhs e toy tá um bocado suja.
Abraço

Allan Nielsen
06/07/2009, 11:55
Concordo em grau, genêro e numero com os companheiros acima, e fiz como eles te falaram, DH toda original . Ainda tem uma folga que já verifiquei ser do braço que fica na frente, mesmo depois de ter mudado o reparo. Mais adiante colocarei um com rolamentos pra eliminar de vez o problema.

Qual o custo desta instalacão da DH original?

abs

maxdelta
06/07/2009, 12:46
Grande Maxdelta, tudo bao?
Na minha toy coloquei dh original, troquei aquele braço c/ suporte que vai lá frente pois mesmo c/ reparo novo é um a mer....,coloquei uma barra presa encima do diferencial diant. ao chassis pois meu guincho é pesado, quebra mato, farois auxiliares etc... a danada entrava numa curva e dava aquela jogada de um lado pro outro!ACABOU!!!Jumelo alto na frente faz isso, quebra suporte de mola no chassis pois é muito peso na frente,

Continuei boiando! Mostra a foto, pode ser com lama!

só me fala de qual carro voce colocou o braço na saida do setor p/ anular aquela mola e colocar ponteira?Com ponteiras de caminhao nunca vi!Quanto às fotos posto depois, fiz trilhs e toy tá um bocado suja.
Abraço
A ponteira que eu coloquei foi da própria band! Foi feita um furo no pitman pra entrar a ponteira! E ela atarrachou tranquilo na barra de direção!

Já vi uma band exagerada! Ela possuia pneu 33" e o meca, dizia que os terminais aguentavam bem menos! Então colocou a barra e os terminais do mb1113! Consequencia, a direção ficou mais firme! E os terminais, duram... muito! A barra do 1113 é bem maior, então era cortada um pedaço e levava no torneiro pra fazer uma fresagem pra obter rosca! Cheguei a me interessar, mas a folga da band ainda é tolerável!

Sérgio põe foto!

estyvybeykr
06/07/2009, 12:50
Qual o custo desta instalacão da DH original?

abs

Allan as peças fui adquirindo aos poucos e por partes, primeiro o setor , depois a bomba seguida pelos suportes e por fim os mangotes e reservatorio. Não saiu por mais de 2 mil reais, porem o tempo aguardando bons preços e que foram longos.:concordo:

Sergioporto
06/07/2009, 16:02
Maxdelta qual foto que voce quer? Dh é original toy, voce conhece, substitui aquele braço c/ suporte que vai na frente da travessa dianteira que original é bucha conica e é uma bela de uma mer..... mesmo c/ reparo novo, coloquei c/ rolamento, já vem pronto tira um e coloca o outro.Barra que coloquei encima do diferencial dianteiro ao chassis é o seguinte:Minha toy tem jumelo grande e direto e reto quebrava suporte de mola por causa do peso de guincho, quebra mato etc.....Ao entrar numa curva ia e voltava a frente de um lado p/ outro.Coloquei uma barra trazeira do Opala c/ buchas de borracha, fiz suporte encima do diferencial e outro no chassis colocando a barra devidamente cortada e soldada parecida com a do Troller, ficou beleza, nao dança mais.Pitman entendi agora valores atuais de direçao nao sei porque na época comrei de um amigo que capotou toy e deu PT, Turbo, dh e guincho elétrico daquelas que vinha nos Engesa. Guincho vendi porque tinha o Biselli, com venda dele paguei quase tudo foi barbada.
Inté

maxdelta
06/07/2009, 20:43
Maxdelta qual foto que voce quer? Dh é original toy, voce conhece, substitui aquele braço c/ suporte que vai na frente da travessa dianteira que original é bucha conica e é uma bela de uma mer..... mesmo c/ reparo novo, coloquei c/ rolamento, já vem pronto tira um e coloca o outro.

Na realidade quero ver este rolamento! A bucha já sei qual que falas, é uma bucha de metal, que tem que se entupir de graxa! Só sai na porrada, e é onde o pessoal coloca a dh do opala!

Barra que coloquei encima do diferencial dianteiro ao chassis é o seguinte:Minha toy tem jumelo grande e direto e reto quebrava suporte de mola por causa do peso de guincho, quebra mato etc.....Ao entrar numa curva ia e voltava a frente de um lado p/ outro.Coloquei uma barra trazeira do Opala c/ buchas de borracha, fiz suporte encima do diferencial e outro no chassis colocando a barra devidamente cortada e soldada parecida com a do Troller, ficou beleza, nao dança mais.

Pelo que entendi vc usou a barra panhard do opala e ela tá funcionando como barra estabilizadora, é isto?
Depois que eu colocar o guincho to pensando seriamente em colocar umas bolsas de ar, como sistema auxiliar a suspensão da band! Se eu gostar muito do trabalho da nova suspensão vou arrancar os feixes colocar a panhard e uma barra estabilizadora!

Pitman entendi agora valores atuais de direçao nao sei porque na época comrei de um amigo que capotou toy e deu PT, Turbo, dh e guincho elétrico daquelas que vinha nos Engesa. Guincho vendi porque tinha o Biselli, com venda dele paguei quase tudo foi barbada.
Inté
...

[]'s

marcos.zanette
07/07/2009, 10:21
Obrigado pela dica de todos.
Vou correr atrás de uma DH original mesmo, apesar de se mais $$$.
Acredito que uma adaptação bem feita também resolveria, mas não conheço uma pessoa para fazer esse trabalho.

Aproveitando, moro no DF e não tenho idéia do valor de uma DH original, vou começar a ver isso hoje, se alguém tiver esta informação, me informe, pois quero fazer um comparativo de preço entre os estados.

Ops, tenho mais uma duvida. O motor da minha Toyota é o OM 314 (608 ), a DH é igual pra todos os modelos de Toyota, ou existem modelos de DH diferente?

[]´s
Marcos Zanette

Sergioporto
07/07/2009, 13:48
Maxdelta, suporte externamente é identico ao outro, poderia tirar fotos se tivesse desmontado,daria p/ ver qual rolamento usa, como é o eixo etc....no lugar, montado, atras do guincho, nao ha condiçoes.
Marcos, as polias e suporte da bomba sao diferentes do 608 p/ 709 fica esperto!