PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio e eixo Flutuante no Javali

dpoiapoc
03/07/2009, 13:42
Alguem tem conhecimento de adaptção de bloqueio no Eixo Traseiro do Javali. Este da Macro é possível ? O Diferencial traseiro do Javali é o DANNA 44 relação 13/41. Semi-eixo com 28 estrias. Estava querendo adaptar bloqueio e eixo flutuante no eixo traseiro. Dá para trocar as engrenagems do satélite para poder usar algum kit existente , não encontrei ainda nenhum para 28 estrias ?

ERNESTO ANGEL
04/07/2009, 10:48
dpoiapoc
q eu saiba não tem p/javali,
o meu tem blocante 75% da f-1000,e eixos flutuanters fabricados por mim.
estão funcionando a dois anos e ate agora sem problemas.
usei semi eixos da f-1000
se quiser fazer e tiver duvidas entre em contato 48 3269-5055

RODRIGO TOMITÃO
04/07/2009, 16:37
E ai Ernesto como vai, vc tem fotos e lista de peças da adaptação e os detalhes, os javaliseiros ficariam contentes:concordo:

ERNESTO ANGEL
07/07/2009, 14:25
fotos não tenho,e o diferencial esta fechado
mais posso explicar passo a passo como fazer.
pega dois semieixos 30 estrias [eu comprei duas sucatas de f-1000,pois a parte do rolamento vai ter q jogar fora,]na ponta de fora tem q colocar duas pontas dianteiras externas do jeep,cubo flange e rol diant do jeep=javali,eu ja coloquei freio a disco
dst-26 c/pinças de tempra freio de mão individual.se estiver dificil,posso fazer un desenho.

dpoiapoc
15/07/2009, 10:08
Amigo Ernesto Angel, valeu o papo por telefone. Vou tentar colocar em prática a sua adaptação, abraços.

ERNESTO ANGEL
15/07/2009, 15:09
Estou AS ORDENS precissando e so chamar

saudaçoes

Java
10/08/2009, 04:18
Olá Ernesto Rangel,

Os cubos usado no eixo flutuante trazeiros foram os cubos dianteiros do Jeep ou do Javali?

Obrigado.

URSO 4X4
13/08/2009, 08:14
JAVA
eu usei os cubos do willys,mais os do javali sao quase identicos,[usao os mesmos rolamentos]
qualquer duvida estou as ordens.
e ai dpoiapoc fez ? quero saber se ficou legal.
abraços

URSO 4X4
13/08/2009, 08:16
Quero saber,
se no Amapa tem um javali com flutuante na traseira,ficou fortão agora?

abraço

Java
21/08/2009, 10:27
Olá URSO 4X4

... e as mangas de eixo? O Javali tem apenas 4 furos na carcaça do eixo para recebe-las. Quais mangas você usou?

Obrigado,
Java.

Java
21/08/2009, 10:40
... (continuando) ...

o Javali já foi levado para a oficina "ByMySelf" e está no cavalete!

Pretendo fazer um relato-receita com fotos da adaptação, mas antes devo reunir os ingredientes e o "como fazer". :wink:

ERNESTO,

para os semi-eixos você soldou um pedaço da F-1000 e outro do semi-eixo dianteiro do Jeep? Fazendo um semi-eixo para o Javali?

Obrigado,
Java

URSO 4X4
21/08/2009, 14:02
Java
fui no torneiro e fiz uma peça redonda [no meu caso com 50 mm de espesura para compensar o eixo diant de rural] se vc tiver o eixo diant original,faça a peça com rebaixo para o quadrado da manga e encaixe a peça redonda com os seis furos.
espesura de 10 mm.

abraço

URSO 4X4
21/08/2009, 14:05
Java
semieixo f-1000 soldei a estria diant do willys p/roda livre.
se tiver duvidas
48 3269 5055 hor com

Rafael Cape
22/09/2009, 19:36
ola caros amigos, comprei um par de eixos de rural pra por no meu java, ate fico legal estiloso e td mais, ja aproveitei e passei spoa, so q to tendo um problema, o coxim do motor dele eh mto alto, e fica ruin, se eu por um coxim do motor de f-4000 sera q nao vai vibrar mto? aguardo resposta...:-D

PHF
29/09/2009, 13:41
Java
semieixo f-1000 soldei a estria diant do willys p/roda livre.
se tiver duvidas
48 3269 5055 hor com
A caixa satelete da F 1000 da serto na carcaça do javali? Pode dar serto se mandar fazer estreias na outra ponta do semieixo da F 1000 Para não ter que soldar.

Abraço.

PHF
07/10/2009, 21:15
Estou AS ORDENS precissando e so chamar

saudaçoes

Caro Ernesto estou com meu java estaleirado e tenho a caixa satelete da F1000 75% e os semi eixos tambêm da F1000, gostaria de saber se os semi eixo passa pelo orificio da manga de eixo dianteira do cj sem ter que soldar? Estou com vontade de fazer estrias iguais a da outra estremidade e usar as engrenagens da caixa satelete para confecsionar as tampas, será que da serto?

Socorro companheiros me ajudem, quem tiver fotos das adaptaçôes postem aqui por favor.

URSO 4X4
14/10/2009, 12:22
PHF

Não passa pelo orificio da manga,mais se não quer soldar torneia,e depois faz a estria da tua preferencia.
vai ter que tornear as planetarias,para tirar os dentes.
tu vai precissar de um excelente torneiro.

abraços

PHF
19/10/2009, 17:05
Caro Urso

Tenho medo que se eu diminuir o diametro do semi eixo ele se torne fraco, seu jipe anda em trilhas? Já tem muito tempo que você fez a adaptação? fica resistente?

Abraço.

Java
22/10/2009, 20:58
Bom pessoal,

Hoje decidi ir pelo caminho mais longo...

Vou colocar eixos da f-75 (dianteiro e traseiro), molas da S-10 e fazer SPOA.
No eixo dianteiro vou manter os munhoes do Javali: arrancarei a bola do diferencial e instalarei novos tubos com o diâmetro externo certo para pegar os munhoes do Java.

Decidi assim para poder instalar pontas de eixo prontas, kits flutuantes prontos (talvez ensimec) e o bloqueio selecionável na frente (talvez macrotorque).

Vamos ver no que dá...
depois posto algumas fotos.

Zé Renato
29/10/2009, 22:38
PHF

Não passa pelo orificio da manga,mais se não quer soldar torneia,e depois faz a estria da tua preferencia.
vai ter que tornear as planetarias,para tirar os dentes.
tu vai precissar de um excelente torneiro.

abraços

Pergunto. Vc já fêz isso de tornear a ponta do semi-eixo,retirando as estrias e frezando outras? Simplesmente fazer novas estrias sem tratamento térmico? Se vc já fêz, a quanto tempo usa sem problemas?

PHF
30/10/2009, 15:24
Pergunto. Vc já fêz isso de tornear a ponta do semi-eixo,retirando as estrias e frezando outras? Simplesmente fazer novas estrias sem tratamento térmico? Se vc já fêz, a quanto tempo usa sem problemas?

Eu não realisei as adaptações estou estudando a melhor forma , o meu mecânico comentou que seria posivel confecsioner as estrias, porem sem diminuir o diametro para não tirar a superficie cimentada , ele tambêm falou que semi eixo da f1000 pode passar pela manga de eixo da band. depois é so modificar a furação do cubo de 6 para 5 prisioneiros.

PHF
25/02/2010, 20:24
Eu não realisei as adaptações estou estudando a melhor forma , o meu mecânico comentou que seria posivel confecsioner as estrias, porem sem diminuir o diametro para não tirar a superficie cimentada , ele tambêm falou que semi eixo da f1000 pode passar pela manga de eixo da band. depois é so modificar a furação do cubo de 6 para 5 prisioneiros.
Estou terminando de montar meu eixo com bloqueio e eixo flutuante:concordo:. sem soudar o semi eixo:dance: que vai ser com trinta estrias, atampa vai ser feita com uma roda livre antiga com o miolo soudado.

Zé Renato
27/02/2010, 18:46
Cara, põe fotos ai pra gente ver isso, se puder passo a passo! :mrgreen:

icojavali2009
28/02/2010, 08:29
Já usei a caixa satélite com tração positiva. Só que com a arruela das engrenagens pequenas bem justas. Deu certo e nunca teve problemas. Na areia ou na lama as duas rodas patinavam...

PHF
01/03/2010, 21:51
[quote=Zé Renato;1104215]Cara, põe fotos ai pra gente ver isso, se puder passo a passo! :mrgreen:[

Vou tentar postar fotos, mas o eixo já está praticamente montado

Abraço.

PHF
01/03/2010, 22:17
[quote=PHF;1105864][quote=Zé Renato;1104215]Cara, põe fotos ai pra gente ver isso, se puder passo a passo! :mrgreen:[

Não estou canceguindo postar as fotos vou tentar novamente.

Abraço.

PHF
02/03/2010, 21:50
Cara, põe fotos ai pra gente ver isso, se puder passo a passo! :mrgreen:
Vamos ver se agora vai essas fotos blz.

Zé Renato
03/03/2010, 09:14
Legal cara, valeu pela atenção, agora só umas perguntas. Esse eixo preto é de F1000 que foi retrabalhado do lado da roda, e o outro esse meio enferrujado? Foi dado tratamento térmico?

PHF
03/03/2010, 12:28
Legal cara, valeu pela atenção, agora só umas perguntas. Esse eixo preto é de F1000 que foi retrabalhado do lado da roda, e o outro esse meio enferrujado? Foi dado tratamento térmico?
Sim o eixo preto é da f 1000 e foi feito as estrias da roda livre da toyota na outra ponta , foi destemperado trabalhado e temperado navamente por um companheiro de maringá que recupera coroa e pinhaão de caminhoes. Ooutro eixo é o que foi usado para fazer o lado cumprido é de caminhão agrale e tem o mesmo diametro da f 1000

RODRIGO TOMITÃO
05/03/2010, 11:19
bacana essas idéia, parabens....
alguem tem uma roda livre de javali para vender?

PHF
05/03/2010, 22:11
O meu tem as mesmas do cj, creio que são iguais.

RODRIGO TOMITÃO
01/04/2010, 10:33
mais os semi eixo do javali tem 27 estrias eu acho, e as do cj5 tem 10

RODRIGO TOMITÃO
01/04/2010, 10:38
outra duvida que tenho, ja pesquisei e fiquei com duvidas, é o seguinte..
tem como trocar a caixa satelite do diferencial do javali que é para pinhão com 13 dentes pra cima, por uma de até doze dentes pra usar relação mais curta??
:pensativo::pensativo::pensativo:

Zé Renato
01/04/2010, 11:14
Sim, se desejar usar relação mais curta com pião menor terá que trocar todo o conjunto.O meu está com relação 9/44 dana.:concordo:

RODRIGO TOMITÃO
01/04/2010, 14:35
Zé Renato, valeu obrigado pela dica, eu achava que a carcaça do diferencial era diferente tambem, os rolamentos são os mesmos tambem?

PHF
11/04/2010, 20:40
A caixa satelete que eu usei é da f 1000 75% foi preciso dar um passe no torno para entrrar a coroa original do javali, nas fotos que eu postei anteriormente da pra notar isso. Testei o marelo com o novo eixo hoje ficou bão di maisss. Trepei em barranco erosão pedra dei tudo o que o porcão tinha e oeixo comportou-se muito bem o bloqueio ajuda pra caranba.

PHF
11/04/2010, 20:45
mais os semi eixo do javali tem 27 estrias eu acho, e as do cj5 tem 10
Você está serto o meu já veio com a roda livre do cj, por que as pontas de eixo foram trocadas para encaixar a do cj, esta ponta de eixo você encontra na gama 4x4.:concordo:

RODRIGO TOMITÃO
19/04/2010, 11:45
valeu PHF, to procurando uma só usada porque a grana ta curta...
e queria colocar o jipe pra anda...
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

tiorico
19/04/2010, 14:31
Meu Javali tinha bloqueio de disco na dianteira e traseira montados da seguinte forma:

- Dianteira: semi eixos originais cortados e emendados com pedaço de eixo/semi eixo de F1000

- Traseira: ponta de eixo longa da F1000.
Ponta menor era uma ponta longa, cortada no tamanho da ponta menor, com a espessura acertada e as estrias refeitas. Tudo isso feito por um torneiro.

Abraço

PHF
19/04/2010, 21:51
valeu PHF, to procurando uma só usada porque a grana ta curta...
e queria colocar o jipe pra anda...
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Rodrigo se você conceguir a roda livre original é melhor por que eu já quebrei duas da trator gama, as pontas de eixo originais devem ser mais resistentes. Falando nisso será que tem javaliseiro ja colocou amocinética da toyota no eixo dianteiro ? :pensativo:

RODRIGO TOMITÃO
20/04/2010, 14:41
tem um cj5 aqui do forum que usa os munhões do javali com dif. d44 ficando nas mesma medida da rural, ai usa semi eixo interno ensimec e homocineticas de toyota, mais tem umas adaptações, ai vai o link, e pode perguntar pro Walnei Boteon que é muito gente boa.
tem o cj dele na Planeta Off-Road Nº 17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55518

PHF
20/04/2010, 15:21
tem um cj5 aqui do forum que usa os munhões do javali com dif. d44 ficando nas mesma medida da rural, ai usa semi eixo interno ensimec e homocineticas de toyota, mais tem umas adaptações, ai vai o link, e pode perguntar pro Walnei Boteon que é muito gente boa.
tem o cj dele na Planeta Off-Road Nº 17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55518

Mas meu eixo trazeiro tem a bitola do javali, eu queria colocar as amocinéticas sem mexer na largura do eixo, para isso vou precisar de um semi eixo que a ensimec não faz. Como sera as estrias que faz a juncão da amocinética ao semi eixo?

RODRIGO TOMITÃO
20/04/2010, 15:36
acho que são 27 estrias

PHF
21/04/2010, 18:54
acho que são 27 estrias
São as mesmas da ponta de eixo que encaixa na roda livre do javali? Será que tem esse modelo de estria em outro veiculo fasil de conceguir para construir um semi eixo?:pensativo:

RODRIGO TOMITÃO
27/04/2010, 09:12
PHF, não sei te dizer, e tem que ver tambem o diametro do semi eixo....
tem outro companheiro do forum que usa munhão de javali em uma c14, só que usa cruzeta, não homocinética.

PHF
27/04/2010, 17:43
Rodrigo muito obrigado pela atenção.

Abraço.

RODRIGO TOMITÃO
19/06/2010, 10:08
A metalurgica enfer fabrica os semieixo traseiros pro javali, pedi os preço por email, quando mandarem posto aqui

PHF
19/06/2010, 21:21
A metalurgica enfer fabrica os semieixo traseiros pro javali, pedi os preço por email, quando mandarem posto aqui
O semi eixo que ela faz é flutuante? caso não é o mesmo que tem para vender na gama 4x4, por um preço mais em conta compensa, a não ser que seja com uma liga melhor por que da GAMA já comprei e não aguentou nada.:parede:

Aguardo novidades.

Abraço.

RODRIGO TOMITÃO
23/06/2010, 16:13
Bom dia , abaixo valor solicitado........
1011119 = ponta eixo traz curta javali = 435,50
1011120 = ponta eixo traz longa javali = 545,80
valores liquidos pgto a vista com deposito.....

RODRIGO TOMITÃO
26/06/2010, 15:20
recebi resposta da enfer, os semi são os mesmos vendidos pela gama 4x4.....

PHF
26/06/2010, 19:23
recebi resposta da enfer, os semi são os mesmos vendidos pela gama 4x4.....

Se tiver que trocar um apenas e não estar a fim de esquertar a cabeça compra, mas se colocar na ponta do lapis gastaria um pouco mais e colocaria flutuante, se não quiser mudar o dianteiro por causa da bitola, e so comprar uma carcaça de f 75 e cortar o lado direito para ficar do tamanho do cj ai e so alegria ensimec enfer o que você qiser colocar dá certo.:dance:

Abraço.

icojavali2009
29/06/2010, 11:14
Se tiver que trocar um apenas e não estar a fim de esquertar a cabeça compra, mas se colocar na ponta do lapis gastaria um pouco mais e colocaria flutuante, se não quiser mudar o dianteiro por causa da bitola, e so comprar uma carcaça de f 75 e cortar o lado direito para ficar do tamanho do cj ai e so alegria ensimec enfer o que você qiser colocar dá certo.:dance:

Abraço.
UM DETALHE: O sistema de eixo original do Javali é o mesmo da F 1000. Sendo assim ele suporta cargas/situações extremas para jipes, até que iguale a capacidade das F 1000. Portanto ele tem resistencia mecanica suficiente para incrementar com rodas e pneus maiores sem problemas, desde que tudo ok. O que não cocorre com os Willys, que é subdimencionado para as modificações adotadas pelos jipeiros, de trilha principalmente.

icojavali2009
29/06/2010, 11:21
UM DETALHE: O sistema de eixo original do Javali é o mesmo da F 1000. Sendo assim ele suporta cargas/situações extremas para jipes, até que iguale a capacidade das F 1000. Portanto ele tem resistencia mecanica suficiente para incrementar com rodas e pneus maiores sem problemas, desde que tudo ok. O que não cocorre com os Willys, que é subdimencionado para as modificações adotadas pelos jipeiros, de trilha principalmente.
E A RAPAZIADA QUE ESTÃO ON LINE, BOM DIA, BOAS TRILHAS E QUE APAREÇAM, ESTAMOS AQUI E NO: icojavali@hotmail.com
Abraços a todos do 4x4

PHF
30/06/2010, 11:18

Quando os semi eixos eram originais eu acredito que tinham muita resistencia mas as peças que não são originais não aguenta o tranco caso encontre peças oeiginais principalmente o semi eixo direito ai é outra história tambêm não trocaria de eixo, como sei que a unica que possui semi eixo do javali para vender é a gama, e que essa peça quebra facilmente por experiencia propia aconselho a mudar o eixo e usar semi eixos da encimec ou da enfer flutuantes.

Abraço.

RODRIGO TOMITÃO
05/07/2010, 10:33
a enfer poderia fabricar um kit de flutuante pra javali, ai não teria que trocar o eixo, ficava mais facil.......

icojavali2009
06/07/2010, 10:58
Quando os semi eixos eram originais eu acredito que tinham muita resistencia mas as peças que não são originais não aguenta o tranco caso encontre peças oeiginais principalmente o semi eixo direito ai é outra história tambêm não trocaria de eixo, como sei que a unica que possui semi eixo do javali para vender é a gama, e que essa peça quebra facilmente por experiencia propia aconselho a mudar o eixo e usar semi eixos da encimec ou da enfer flutuantes.

Abraço.
PHF a linha Chevrolet C10 e D10 e D20 usam eixo flutuante. isto é o peso fica apoiado sobre rolamento, e não é considerado mortifero como estamos vendo nos eixos atribuidos aos jipes. Está me cheirando campanha para se vender kits de eixo. Tenho uma D20 também e nesse caso como fazer e se fosse uma F 1000, que tem o eixo igual aos dos javalis e outras iguais aos willys?

PHF
06/07/2010, 11:28
a enfer poderia fabricar um kit de flutuante pra javali, ai não teria que trocar o eixo, ficava mais facil.......

Caro amigo ai você falou a coisa mais certa, Nem é tão dificil para a empresa fabricar este kit , a unica coisa que teria que ter é uma flange para colocar as mangas de eixo do cj. Ficari muito facil e garanto que ia vender o suficiente para compensar sua produção.:palmas::palmas::palmas:

Java
03/09/2011, 20:30
Olá Senhores!

Olhei no site da Enfer e vi anunciado eixos flutuantes para o Javali:
2425 PONTA EIXO TR FLUT DIR JAVALI 610MM
2424 PONTA EIXO TR FLUT ESQ JAVALI 863MM

Alguém já conhece estes eixos?

RODRIGO TOMITÃO
04/09/2011, 19:17
Olá Senhores!

Olhei no site da Enfer e vi anunciado eixos flutuantes para o Javali:
2425 PONTA EIXO TR FLUT DIR JAVALI 610MM
2424 PONTA EIXO TR FLUT ESQ JAVALI 863MM

Alguém já conhece estes eixos?
que bacana, tinha que entrar em contato com eles pra ver que manga e cubo que vai usar..

Java
06/09/2011, 10:38
Pois é Rorigo...

Enviei um e-mail para a Enfer perguntando sobre o cubo e a manga, mas até agora necas de resposta.
Acho que vou telefonar para eles...

Mas ontem falei com um representante da Ensimec daqui sobre os eixos, eles me disseram que a Ensimec faz um kit completo para o Javali sob encomenda, vou estudar o caso (somente mês que vem porque este mês não tenho mais $aco).

Aproveitando... e o motorzão? Já tá no Morfético?

Até mais.

RODRIGO TOMITÃO
06/09/2011, 12:35
Pois é Rorigo...

Enviei um e-mail para a Enfer perguntando sobre o cubo e a manga, mas até agora necas de resposta.
Acho que vou telefonar para eles...

Mas ontem falei com um representante da Ensimec daqui sobre os eixos, eles me disseram que a Ensimec faz um kit completo para o Javali sob encomenda, vou estudar o caso (somente mês que vem porque este mês não tenho mais $aco).

Aproveitando... e o motorzão? Já tá no Morfético?

Até mais.
OPA COISA BOA VAMOS ESPERAR O $$$$$
o motor ta no chão ainda , to esperando chegar um coxim do cambio pra pindura o bixo e fazer os suportes.

Rodrigo da Conceiçao
24/06/2015, 14:25
Atualizando , o pessoal tem alguma novidade a respeito de bloqueio e eixo flutuante no javali ?