Ver Versão Completa : Samurai com Freio a disco na traseira?
Mineiro do Cerrado
02/07/2009, 02:36
Pessoal,
É só uma especulação ok!
Andei conversando com o mecânico e ví ele trabalhando em uma adaptação de freio com pinça na traseira de um Niva, que originalmente era lona.
Pergunto, é vantagem? :-| :?:
Se for vantagem, daria para adaptar na traseira do samurai o mesmo disco de freio e pinça da dianteira?
Para assim comprar e carregar as mesmas pastilhas de freio para todas as rodas? :pensativo:
Abraços
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
ddfreitas
02/07/2009, 08:27
Não entendo muito de mecânica, mas sinceramente não o faria. O carro já tem uma frenagem suave e é um veículo muito leve.
cacanakagi
02/07/2009, 10:14
Pessoal,
É só uma especulação ok!
Andei conversando com o mecânico e ví ele trabalhando em uma adaptação de freio com pinça na traseira de um Niva, que originalmente era lona.
Pergunto, é vantagem? :-| :?:
Se for vantagem, daria para adaptar na traseira do samurai o mesmo disco de freio e pinça da dianteira?
Para assim comprar e carregar as mesmas pastilhas de freio para todas as rodas? :pensativo:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Fala Mineiro... olha cara, colocar freio a disco na traseira é ótimo pra quem tá na lama pois não requer tanta manutenção como lona...
Vc já viu tambor depois de uma trilha de muita lama??? Fica nojento o negócio, cheio de barro... Dar pra adaptar o dianteiro no traseiro??? dá sim porém vai perder o freio de mão pois a pinça deve ser como as de monza MPFI ou Kadet GSI(traseiras) que tem a alavanca de colocar o cabo do freio de mão... Já ouvi falar de válvulas etc para funcionar apenas o freio de mão numa pinça comum, porém não acredito muito nisso não...
Agora se for fazer, faça direito...
tava pensando sobre isso na tracker, comprei esse ano e esse tambor na lama não deve prestar, sera que tem como colocar disco na traseira ? e o abs como fica ?
diogo ludovico
02/07/2009, 13:18
No samurai, o melhor seria usar pinças traseiras do kadet gsi (por terem freio de mão) com discos do samurai. Neste caso teria que fazer o suporte da pinça, mas não deve ser complicado.
Quanto ao ABS, só funciona em freio a disco, assim no tirar o sistema de lona traseiro não muda em nada o funcionamento do abs.
O meu samurai está com freio a disco nas 4 rodas, mas como uso eixos de F-75 comprei os kits de freio SBD.
Como já foi respondido pelos colegas, as vantagens são muitas. No meu foi feita a adaptação utilizando as pinças traseiras do tempra, é um pouco trabalhoso, mas no final vale a pena.
No link abaixo tem um passo a passo da adaptação utilizando as pinças dianteiras do próprio samurai.
http://www.suzuki-samurai.nl/remmen/remmen-eng.html
é estranho mais a tracker é tambom traseiro e tem ABS com EDB. e a central do ABS é visivel fica proximo ao capo.
Diogo... existe freio a tambor com ABS sim... e nao é recente nao.. já vi SIDEKICK 92 com ABS traseiro a tambor..heheh
Mineiro... se vc faz trilhas com muita lama o uso de freio a disco traseiro é recomendavel, mas se nao tiver lama é bobagem.. muito investimento p/ pouco resultado.. p/ vc ter uma ideia, meu samurai eu NUNCA troquei lona em 6 anos de trilha aqui em BH..heheh
mas se vc quer colocar freio a disco no seu, vc até pode usar as pincas dianteiras, mas vai ficar sem freio de mao..
procure por pinca traseira de kadett/monza ou Golf/Gol que sai faceis de achar, em media vai pagar 300,00 no par em desmanches.. prefira comprar já com o cabo do freio de mao... dai fica facinho de adaptar... eu já montei um samurai com pinca de golf e os cabos originais do golf sao quase PnP...
p/ facilitar usei os discos dianteiros de samurai/vitara e fabrique um suporte p/ pinca que vá ancorado à canela do eixo...
a má noticia é que vc vai ter que trocar o cilindro mestre, pois o original do samurai parece ciindro de freio de moto de tao pequeno.. quando colocar pinca atras ele nao terá vazao suficiente p/ o freio ficar bom... o mais facil de adaptar é o da S10
nao tem muito misteiro.. chuto que vá gastar uns R$1.000,00 p/ deixar tudo prefeito
diogo ludovico
03/07/2009, 11:36
Fabil, esta de ABS em freio a tambor eu não sabia!!
O tracker tem este sistema ou tem abs só na dianteira?
nao sei se no tracker o ABS é só na dianteira nao.. mas nao vejo sentido em ser somente na dianteira, uma vez que as roda que tendem a travar numa frenagem sao as traseiras devido a tranferecia de massa p/ frente durante a frenagem...
p/ vc ter uma ideia teve uma serie especial de D20 que vinha um adesivo gigantesco na tampa traseira, ABS-T o freio dela era somente ABS traseiro e a tambor...
nao tenho certesa mas acho que a maioria dos sidekicks que estao rodando por aqui tem o ABS somente no freio traseiro tb..
nem eu acrediteique tinha ABS a tambor, só quando vi o documento, e agora descubro que pode ser só na frente ou só atras, que loucura.
bom sei que ta escrito tambem que tem EDB, o que é EDB ? bom o tracker que tenho é os ultimos novos que tinha modelo "2009" pra vender.
cacanakagi
04/07/2009, 12:39
nao sei se no tracker o ABS é só na dianteira nao.. mas nao vejo sentido em ser somente na dianteira, uma vez que as roda que tendem a travar numa frenagem sao as traseiras devido a tranferecia de massa p/ frente durante a frenagem...
p/ vc ter uma ideia teve uma serie especial de D20 que vinha um adesivo gigantesco na tampa traseira, ABS-T o freio dela era somente ABS traseiro e a tambor...
nao tenho certesa mas acho que a maioria dos sidekicks que estao rodando por aqui tem o ABS somente no freio traseiro tb..
As ultimas d-20 tem abs traseiro no freio tambor... pelo q ouvi uma vez era por causa do problema em frenagens mais fortes ela travava o tambor traseiro fazendo o veículo perder a direção... Daí instalaram o ABS-T (que deve ser ABS-Traseiro) olha não tenho certeza disso eu só ouvi isso... Pq parece bem idiota tb né ABS-T e o "T" ser de traseiro...
Mineiro do Cerrado
17/07/2009, 00:48
Pessaol,
Desculpe o sumiço. Mas como todo mundo já apontou usar o disco nas duas rodas é melhor. Só não havia pensado nesta história do freio de mão... pensei em usar o mesmo sistema da dianteira podendo assim usar o mesmo jogo de pastilhas, mas essa idéia esta fora. Vou buscar as pinças do Kadett conforme indicado...
Um Muito Obrigado e Grandes Abraços a todos!
Cesio137
18/05/2010, 18:35
fabil, é indispensavel usar o cilindro mestre da s10 na adaptação do disco traseiro no samurai?!!?
nao tem uma pinça que tenha o cllindro mais ou menos com o mesmo volume do samuca?!!?
valeu,
abraço,
1- sim, é... o cilindro mestre original do samurai tem vazao suficiente
2- sei lá.... se tem ainda nao conheço... se descobrir uma fala p/ gente ae...heheh
Cesio137
19/05/2010, 20:24
Po, dá um pusta trabalho só pra ter freio de mao.
pq o freio traseiro ta todo f... e nao ta fazendo a menor falta. so queria ter um freio de mao confiavel!!!!
pensei em por um disco no cardã, mas deve dar um trabalhao tb! o que acha?!?!
abraço,
Alexandre X
19/05/2010, 23:04
Po, dá um pusta trabalho só pra ter freio de mao.
pq o freio traseiro ta todo f... e nao ta fazendo a menor falta. so queria ter um freio de mao confiavel!!!!
pensei em por um disco no cardã, mas deve dar um trabalhao tb! o que acha?!?!
abraço,
Eu coloquei um desses na saida traseira da tcase. Não é um bixo de sete cabeças não.
http://www.allprooffroad.com/images/stories/pickup4runner/brakes/parkingbrake/parkingbrake-400.jpg
Cesio137
20/05/2010, 09:42
Pessoal, fiz uma pesquisa, é o seguinte:
Par de discos do samurai: R$120,00
Cil. mestre s10: R$100,00
Par de pinças do 206: R$200,00
Com o cli. mestre da s10 o freio fica bom ou fica duro?!!?!?
vale o investimento?!?!
abraço,
cacanakagi
21/05/2010, 07:32
Eu coloquei um desses na saida traseira da tcase. Não é um bixo de sete cabeças não.
http://www.allprooffroad.com/images/stories/pickup4runner/brakes/parkingbrake/parkingbrake-400.jpg
Fala X.... Esse freio aê é Shimano???
Tá igual o freio da minha mtb......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Cesio137
23/08/2010, 10:55
Pessoal usei as pinças traseiras do tempra. nao precisou do cilindro mestre da s10. o freio ficou perfeito!!!
só tenho mais uma duvida. vale a pena tirar o valvula equalizadora do freio?
acho que se as quatro rodas freassem com a mesma força eu teria mais controle para parar numa pirambeira por exemplo. to certo?
nela entram dois tubos e sai so um pro ferio traseiro. um desses que entram é um retorno? ou os dois tubos mandam pressao para traseira? é só por um " T " ali que resolve?!!?
abraço,
Alexandre X
23/08/2010, 12:18
Cuida com essa equalizadora, o meu quando comprei a 10 anos atras, estava travada. Freiava a dianteira antes da traseira. E muito feio, vc roda na pista so pq freiou mais forte.
Cesio137
23/08/2010, 13:41
vc quis dizer a traseira primeiro, né?!?! aí que ta o problema!!!
nao tem como regular essa valvula?
ela é estranha, é fixa, nao depende do peso que vai na traseira!
abraço,