PDA

Ver Versão Completa : Rolamentos

Nava
02/07/2009, 00:23
Srs,

Minha sporta tava com folga na roda dianteira. Foi dado novo torque pq a porca tava solta e resolveu.

Agora soltou novamente e chequei a do outro lado, solta tb.

Alguem tem foto ou sabe me dizer se tem uma forma eficas de travar esta porca no lugar?

Ela é lisa, sem chaveta ou trava.

Ah, rasguei uma coifa...qual serve ai?

Abraço

EDuarte
02/07/2009, 09:54
Oi Nava.
A porca da minha é fixada com dois parafisos M5, tire a porca e veja se tem os furos para esses parafusos, se tiver da pra vc colocar esse sistema.
[]s
(DU)

Nava
02/07/2009, 20:23
boa...vou ver isso, senao vou tacar loctite na bagassa da rosca.

Júlio C. A. Santos
02/07/2009, 20:24
Nava,

O que trava a porca que aperta os rolamentos são duas "perninhas" que estão embutidas naquele mecanismo com molas da roda-livre automática original, mas quando se troca a roda-livre por outra, tem que ver se ela tem essas "perninhas". As rodas-livres á vácuo das Sportages mais novas são diferentes, precisam de chave para travar a porca. A peça que contém as "perninhas" é essa da foto, com umas molinhas em volta.

Abraço :concordo:

Nava
02/07/2009, 20:28
Julio, nao m elembro desta peça travar a porca, mas vou ver isso.

Júlio C. A. Santos
04/07/2009, 18:26
Nava,

Não sei se a trava da porca do rolamento é igual nas Sportages 96 e 97, mas vou explicar como eu tiro a folga:

Primeiro peque o macaco e levante o veículo, é mais fácil tirar a folga com a roda no ar.

Foto 1 (começando da esquerda): Os quatro furos são para encaixar a chave de apertar a porca do rolamento, na ausência dessa chave especial é possível fazer o aperto com uma chave de fenda e um martelo, não se preocupe não vai estragar a porca, pois ela é feita de um metal extremamente duro e essa porca exige pouco torque de aperto.

Foto 2: Os "furos achatados" servem para travar a porca, depois do aperto definitivo da porca você deve alinhar esses furos achatados com outros dois furos que estão no meio do cubo.

Foto 3: Os dois furos servem para encaixar duas "perninhas" do mecanismo original da tração, é assim que a porca é travada. No meu caso, o mecanismo da tração foi totalmente destruído, como solução provisória coloquei um pedaço de nylon (que é aquele quadrado branco dentro do furo de cima).

Foto 4: O mecanismo original da tração, as duas perninhas ficam debaixo desse mecanismo.

Foto 5: Aquela é a perninha que eu estava falando, só uma ficou inteira :shock:. Veja como ficou o resto do mecanismo de encaixe automático.

Abraço :concordo:

Nava
06/07/2009, 21:34
Então, mas a minha ta com AVM e ficam sem aquele miolo da roda antiga....

Júlio C. A. Santos
07/07/2009, 00:29
Nava,

Então quer dizer que nas Sportages mais antigas com a instalação das RLs AVM perde-se as travas dos rolamentos, putz! Verifique se tem como instalar aquela peça com molas (que tem as perninhas pra travar) e depois tente encaixar as AVM, se der certo, resolvido nunca mais afrouxa.

Abraço

Nava
07/08/2009, 13:46
Levei a sport no meca e os rolamentos agulha, que estão fizados dentro do cubo e na ponta de iexo estavam ruins. Troquei e mudou tudo, ficou lisinho, sem bateção.

Fizemso duas travinhas para a porca.

Porém, durou 2 dias! Começou a bater de novo.

Pergunto: quem usa AVM manual, mantenve aquela parte de dentro do cubo que aciona a roda livre? A minha nao tem isso e fica com folga grande no eixo só com a base da AVM.

Help.

mbm4x4
08/08/2009, 10:33
Oi NAVA
Tenho estas fotos que tirei do kiatechinfo.com que explica a trava do rolamento e a ferramenta que eles utilizam para aperto do rolamento.
Voce é um cara sagaz e com certeza já deve ter dado uma pesquisada no tópico do Leopoldo aqui do foro que exlica bem sobre o "aperto" nos rolamentos, se é que voce já não sabe de olhos vendados.hehehe:concordo:
[]s
mateus

Nava
08/08/2009, 22:08
Então, a minha nao é assim.
Ela era travada com aquela peça que aciona a RL automotica mecanica, igual a foto do Julio.
Agora, quem tem AVM manual pode dar um aforça do caso de folgas e barulhos?

EDuarte
09/08/2009, 11:49
Nava, a minha não é AVM mas tambem faz barulho, é por causa do rolamento de agulha e dos retentores, se vc balançar eixo com força vai perceber essa folga, o rolamento é muito fragil, não aguenta nada.
[]s
(DU)

Pescador4x4
09/08/2009, 18:05
Nava, a minha não é AVM mas tambem faz barulho, é por causa do rolamento de agulha e dos retentores, se vc balançar eixo com força vai perceber essa folga, o rolamento é muito fragil, não aguenta nada.
[]s
(DU)
Eduardo,

Que marca é a sua RL? quanto custou? estou para comprar uma RL manual AVM, mas depois dos problemas do Nava, nem sei...queria resolver o problema da RL a vácuo e não arrumar outros...kkk

Valeu!

EDuarte
10/08/2009, 10:02
Eduardo,

Que marca é a sua RL? quanto custou? estou para comprar uma RL manual AVM, mas depois dos problemas do Nava, nem sei...queria resolver o problema da RL a vácuo e não arrumar outros...kkk

Valeu!
As minhas RLs são originais, mas o problema que o nava citou não é na RL, tambem prefiro o sistema original, mas infelizmente mais dia menos dia vou ter que colocar as AVM.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
10/08/2009, 23:59
Eduardo,

Valeu!

Fala ai, troquei as minhas em Novembro de 2008, R$ 460,00 o par, aqui na Jipebras em SP, eles devem enviar por correio, etc...
Acho que é o ocal mais barato, não tenho o tel, mas procura no google que vc acha.

O modelo é AVM-460.

Boa sorte.

Nava
11/08/2009, 21:17
AVM manual é muito segura! Travou ali um abraço...pode sentar a bota que ta seguro.

Lembre-se que as RL são itens de segurança. Se por acaso vc estiver subindo um morro coma familia e um adelas pifar, o seu carro pode voltar morro a baixo patinando...

Comprei na jipebras em janeiro, é o lugar mais barato.

Eduarte, realmente o semieixo fica com uma folga de uns 2 a 3 mm, e dai bate com buracos e solavandos. O que notei é que a base da RL AVM já tem uma folga grande e dai fica presa só no rolamento agulha, fornçando. Pelo menos foi isso que avaliamos.

Alguem mais sofre disso?

EDuarte
12/08/2009, 09:31
Eduarte, realmente o semieixo fica com uma folga de uns 2 a 3 mm, e dai bate com buracos e solavandos. O que notei é que a base da RL AVM já tem uma folga grande e dai fica presa só no rolamento agulha, fornçando. Pelo menos foi isso que avaliamos.

Alguem mais sofre disso?

è isso mesmo Nava, as originais tbm tem esse problema.
Penso até que o barulho que o pessoal diz ser das pastilhas na realidade é essa folga.
[]s
(DU)

Pescador4x4
12/08/2009, 13:33
è isso mesmo Nava, as originais tbm tem esse problema.
Penso até que o barulho que o pessoal diz ser das pastilhas na realidade é essa folga.
[]s
(DU)
Eduardo,

Não mistura as coisas...o problema da pastilhas é outro, são as benditas presilhas que seguram as pastilhas do freio, não adianta trocar as presilhas, q com o tempo elas voltam a fazer barulho, na milha o barulho era terrível, passei silicone de alta temperatura e resolveu...lógico, quando for trocar as pastilhas tem de colocar silicone novamente...agora, quanto a essa folga q vcs estão falando, na minha ainda não tem...talvez com o uso em trilhas mais severas essa folga venha a aparecer...

Valeu!

CarlinBC
12/08/2009, 14:08
Na minha não tinha folga, tinha férias. Fiz um calço usando uma chapa de aprox. 1mm de espesura, 50mm de comprimento e encaixei no espaço. Resultado: apenas 10% do barulho anterior.

EDuarte
12/08/2009, 15:14
Sr. Eric
Não estou misturando, apenas fiz um comentario que "penso ser isso" pois a minha não faz esse barulho das pastilhas, mas o assunto é outro.

Boa Carlin, ja faz tempo? ta durando?
Nos de mais detales do resultado.
[]s
(DU)

CarlinBC
12/08/2009, 16:24
Du, só é "usado" quando gira o eixo da tração dianteira. Deve durar um bom tempo pois não fica apertado no local. É solto, em volta do eixo.

Nava
12/08/2009, 21:01
Carlin, gostei do esquema, tav apensando em algo assim. Agora não é melhor fazer em latao? Inox é duro e vai gastar alguma coisa...

Qto ao uso, com o semieixo desligado, ele fica parado e a roda gira, portanto, ele só não é usado qdo o conjunto ta acoplado, dai gira tudo junto.

Valeu.

CarlinBC
12/08/2009, 21:16
Nava, o meu não é inox, é chapa lisa de latão mesmo. Mais macio.

Batalha1984
25/07/2013, 09:52
Caros, a minha SPT tmem tem as malfadadas ferias. O barulho é absurdamente alto. Sou oficial de justiça em uma cidade pqna e invariavelmente ando em estrada de chao e ruas cascalhadas. Tenho q fechar os vidros pra nao chorar de desespero. Parece que vai cair a roda. Logo que peguei ela, levei na mecanica e o camarada falor q eram as pastilhas... Desceu silicone nelas e... Nao resolveu. Em outro, mencionou uma serie de peças com problemas e falou q orecisava trocar td.
De fato, confio no segundo mecanico (nao levei antes pq achava q ele tinha ido embora da cidade), e fui atras das pecas q ele me pediu. (Terminais de direçao - os 4 - barra central de direcao, braco auxiliar, braco pitman, bandeja superior, pivo inferior). Me mostrou a folga nelas. Fui atras das pecas e achei no Paraguai (salto), muito mais baratos. Pecas originais (CTR - made in korea). Aproveitei e comprei as RL AVM por 290 latinhas. O problema é que qdo desmontamos a RL original, vimos as FERIAS do semi eixo. Sera q trocando o rolamento agulha resolve? Fico receoso em colocar essa chapa, sei lá!?!
abs a todos

EDuarte
25/07/2013, 10:14
Caros, a minha SPT tmem tem as malfadadas ferias. O barulho é absurdamente alto. Sou oficial de justiça em uma cidade pqna e invariavelmente ando em estrada de chao e ruas cascalhadas. Tenho q fechar os vidros pra nao chorar de desespero. Parece que vai cair a roda. Logo que peguei ela, levei na mecanica e o camarada falor q eram as pastilhas... Desceu silicone nelas e... Nao resolveu. Em outro, mencionou uma serie de peças com problemas e falou q orecisava trocar td.
De fato, confio no segundo mecanico (nao levei antes pq achava q ele tinha ido embora da cidade), e fui atras das pecas q ele me pediu. (Terminais de direçao - os 4 - barra central de direcao, braco auxiliar, braco pitman, bandeja superior, pivo inferior). Me mostrou a folga nelas. Fui atras das pecas e achei no Paraguai (salto), muito mais baratos. Pecas originais (CTR - made in korea). Aproveitei e comprei as RL AVM por 290 latinhas. O problema é que qdo desmontamos a RL original, vimos as FERIAS do semi eixo. Sera q trocando o rolamento agulha resolve? Fico receoso em colocar essa chapa, sei lá!?!
abs a todos

É só trocar o rolamento agulha sim, que pelo que vc esta descrevendo nem deve ter mais rolamento.

[]s
(DU)

ViniFreitas
25/07/2013, 15:12
Batalha1984 Passe o contato dessa loja no Paraguai, sempre tive vontade de ir buscar peças no Paraguai, certa vez por exemplo mandei um email para Kia del Paraguai, mas disseram que não trabalham com este veículo. Preciso comprar peças pra suspensão e com certeza vou comprar la.

Um abraço!

Batalha1984
25/07/2013, 23:14
Batalha1984 Passe o contato dessa loja no Paraguai, sempre tive vontade de ir buscar peças no Paraguai, certa vez por exemplo mandei um email para Kia del Paraguai, mas disseram que não trabalham com este veículo. Preciso comprar peças pra suspensão e com certeza vou comprar la.

Um abraço!

vini, a loja q eu comprei é a automovil... Fica na avenida principal de salto del guaira... Passa a rotula grande, quase no final da avenida e segue reto... Fica no meio da quadra, do lado direito. Mto bom... Comprei a roda livre e os 4 terminais de direcao. Cada terminal no mercado livre era 140 latinhas... La comprei as 4, ctr (made in korea), por 140... So os amortecedores q ele tinha nao trouxe pra nao conhecia a marca, uma tal de kbg ou kgb, nao lembro... Mas era 150 o par de amortecedor traseiro pra besta gs... Diz q tem boas autopeças com bastante coisas da kia em ciudad del este, ao lado de foz, mas nunca fui la pra ver isso. To a 500-600 km das duas cidades, senao via la pra vc.. Abs

ViniFreitas
26/07/2013, 20:29
vini, a loja q eu comprei é a automovil... Fica na avenida principal de salto del guaira... Passa a rotula grande, quase no final da avenida e segue reto... Fica no meio da quadra, do lado direito. Mto bom... Comprei a roda livre e os 4 terminais de direcao. Cada terminal no mercado livre era 140 latinhas... La comprei as 4, ctr (made in korea), por 140... So os amortecedores q ele tinha nao trouxe pra nao conhecia a marca, uma tal de kbg ou kgb, nao lembro... Mas era 150 o par de amortecedor traseiro pra besta gs... Diz q tem boas autopeças com bastante coisas da kia em ciudad del este, ao lado de foz, mas nunca fui la pra ver isso. To a 500-600 km das duas cidades, senao via la pra vc.. Abs

Valeu batalha, e pra quem não sabe rotula = rotatória em SP (Aprendi a duras penas, quando fiquei perdido em Curitiba rs).

Forte abraço!

Batalha1984
06/08/2013, 10:59
E ai brothers... Consegui os rolamentos agulha por trintao em uma loja de rolamentos em Ponta Grossa/Pr... Ja esta na mao do mecanico, hj a tarde vou la para fazermos os ultimos reparos na vtr... E quero aproveitar e instalar a AVM.. Depois relato... Abs

Batalha1984
07/08/2013, 09:54
salve galera... ontem depois de muita luta instalamos os rolamentos na VTR... como nossso mestre EDuarte ja havia levantado, nao havia o rolamento... estava so a capa do dito cujo... o barulho tava tao grande q nao dava nem pra perceber o baruho das pastilhas... hj vou tentar resolver esse barulho com silicone industrial.... mas a diferenca depois q coloquei o rolamento foi monstruosa... obrigado amigos.. abs.. lama...

rDuran
29/08/2013, 23:33
PEssoal desculpe o UP

Desconfio dos rolamentos agulha da minha, pois tem os mesmos sintomas, o eixo "bate" na roda-livre, e tambem quando trava as rodas livres da frente (manual avm) o eixo está roncando, e estou para trocar os rolamentos,

alguem por acaso tem o código destes rolamentos? pois sei que na kia vão me cobrar uma facada