Conectar

Ver Versão Completa : Rolamento da coluna direçao Toy 92

Sergioporto
01/07/2009, 10:10
Bom dia
Algum colega já modificou dito rolamento ? Pois rolamento considerado original logo cria folga causando barulho e certo desconforto p/ dirigir.
Alguma sugestao?

elmestizo
01/07/2009, 10:49
O pessoal tem feito uma bucha de PU.. dizem que fica mto bom...

abrass

Sergioporto
01/07/2009, 11:18
Nao sei nao , deverá ficar um pouco pesada p/ poder tirar a folga. Ideal se pudesse colocar rolamento que Willys usa e vai uma mola encima sempre mantendo uma certa pressao, ou de algum outro veículo, só que meu conhecimento sobre veículos leves é limitado.
Abraços

marceloosd
01/07/2009, 14:18
amigo aqui vai uma dica que pode te ajudar muitas das vezes as pessoas só trocam o rol. da coluna quando o necessário seria trocar as travas de fixação dele e os parafusos pois os mesmos podem não ser originais e isso influencia no desempenho da peça.
um abraço.

guilhermeabreu
01/07/2009, 14:27
SERGIOPORTO

Qdo tive uma BAND , troquei o rolamento por 3 x , 3x é sinal de forca , torneei uma bucha de TECNIL , daí nunca mais tive folga neste ponto , só tem um detalhe : qdo o carro fica muito tempo no sol a bucha de TECNIL dilata um pouco e o volante fica UM POUCO MAIS PESADO , mas logo qdo começa a andar esfria dentro do carro e fica normal novamente , por este motivo NÃO É PROBLEMA , da pra colocar sem susto , e vc faz só uma vez e pronto .

EU RECOMENDO .

ABRAÇO

Sergioporto
01/07/2009, 14:44
Valeu Guilherme e demais do Forum, vou tentar esta alternativa porque já to sem paciencia p/ trocar tanto rolamento, qualquer dia nao vai ter mais rosca p/ prender o volante vou ter que soldar!Já pensei em rolamento normal mas teria que fazer apoio p/ rolamento nao descer pelo tubo. Iria dar uma mao de obra danada.
Valeu !!!!!!

veterinario
01/07/2009, 20:38
Valeu Guilherme e demais do Forum, vou tentar esta alternativa porque já to sem paciencia p/ trocar tanto rolamento, qualquer dia nao vai ter mais rosca p/ prender o volante vou ter que soldar!Já pensei em rolamento normal mas teria que fazer apoio p/ rolamento nao descer pelo tubo. Iria dar uma mao de obra danada.
Valeu !!!!!!

Na minha o rolamento da coluna quebra quando quebra calço de cabine, e normalmente estraga a chave de seta tb. Solução radical: compra no desmanche uma coluna completa da Hilux SR5, que vem com chave de seta, de limpador, volante, regulagem vertical da coluna e acabamento plástico. Nunca mais quebra e fica muito mais bonito. O rolamento é barato, mas a chave de seta é que são elas.

LEONELO FORTINI
27/02/2015, 11:53
Bom dia a todos deste Fórum. Alguém já adaptou rolamento de esfera na coluna de direção próximo ao volante? Pois bem, quando comprei minha Band, a coluna de direção fazia um barulho que me incomodou muito. Substitui por um original e agora voltou com este barulho ocasionado pela folga. Sabemos que o rolamento original dá estes problemas. Pensei em trocar por um rolamento de esfera onde o torneiro abriria dois orifícios e aí prenderia com rebite pop (tubo da coluna e rolamento) onde acredito que este problema ficaria sanado em definitivo. Quais as opiniões? Abraço a todos.

fabiano r
27/02/2015, 13:37
Bom dia a todos deste Fórum. Alguém já adaptou rolamento de esfera na coluna de direção próximo ao volante? Pois bem, quando comprei minha Band, a coluna de direção fazia um barulho que me incomodou muito. Substitui por um original e agora voltou com este barulho ocasionado pela folga. Sabemos que o rolamento original dá estes problemas. Pensei em trocar por um rolamento de esfera onde o torneiro abriria dois orifícios e aí prenderia com rebite pop (tubo da coluna e rolamento) onde acredito que este problema ficaria sanado em definitivo. Quais as opiniões? Abraço a todos.

Boa tarde Leonelo!

Na minha o que fixa o rolamento é uma chaveta (anel) na época essa bucha de pu éra uma verdadeira bucha dai meu meca adaptou o rolamento da coluna de direção da F1000, já fazem 2 anos de muito uso e até o momento não tive problemas.

Abs. Fabiano r

Rodrigo-ce
27/02/2015, 14:05
Na minha uso uma bucha sob medida de TECNIL, nuca tive problema gira livremente.

nirlei
27/02/2015, 15:01
Um amigo adaptou o rolamento da F-1000 na Band dele. Nunca mais teve problemas.

Abrass.

hercilio.neto
27/02/2015, 19:00
Na minha uso bucha. Para colocar precisou uma pequena usinagem, coisa simples.
Já tem uns dois anos.
Acabou o problema.

LEONELO FORTINI
01/03/2015, 03:29
Na minha uso bucha. Para colocar precisou uma pequena usinagem, coisa simples.
Já tem uns dois anos.
Acabou o problema.

Bom dia Hercílio,

Poderia vc passar informações detalhadas desta bucha e a usinagem?

Antecipadamente agradeço- Leonelo

hercilio.neto
01/03/2015, 12:54
Bom dia Hercílio,

Poderia vc passar informações detalhadas desta bucha e a usinagem?

Antecipadamente agradeço- Leonelo
Olá Leonelo,
O rolamento foi sacado e substituido por bucha de tecnil. Não me lembro a medida, precisou desbastar por dentro, foi o meu meca que fez.
Vou perguntar pra ele as medidas e te falo.

LEONELO FORTINI
01/03/2015, 13:33
Olá Leonelo,
O rolamento foi sacado e substituido por bucha de tecnil. Não me lembro a medida, precisou desbastar por dentro, foi o meu meca que fez.

Valeu Hercílio, fico no aguardo. Obrigado.

LEONELO FORTINI
04/03/2015, 19:23
Olá Leonelo,

Boa noite Hercílio,

Estive ontem com o torneiro que sempre faz serviços para mim e coloquei a situação da bucha de coluna de Tecnil e o mesmo me informou que já produziu estas buchas para caminhões, caminhonetes etc.

Combinei com ele em deixar a Band hoje pela amanhã e busquei por volta das 17:00h e ficou excelente. Acabou aquele barulho chato provocado pela folga e o serviço ficou em R$.80,00.

Valeu Hercílio e aos demais que manifestaram sobre o tema.

guilhermeabreu
09/03/2015, 14:13
Informo a vcs que qdo tive BAND tb fiz esta bucha de TECNIL e nunca mais tive problema , APENAS QUE :

Aqui onde moro faz um calor do carvalho e qdo deixava ela no sol de verão o volante ficava duro de virar e logo após ligar o ar e refrescava dentro voltava ao normal ,acho que a dilatação do TECNIL é maior do que o da coluna da direção e com o calor o TECNIL expandia e apertava a coluna e logo após esfriar liberava a coluna novamente .

Nada que deixe de colocar esta BUCHA DE TECNIL NA COLUNA DE DIREÇÃO DAS BANDS .

LEONELO FORTINI
11/03/2015, 00:23
Informo a vcs que qdo tive BAND tb fiz esta bucha de TECNIL e nunca mais tive problema , APENAS QUE :

Aqui onde moro faz um calor do carvalho e qdo deixava ela no sol de verão o volante ficava duro de virar e logo após ligar o ar e refrescava dentro voltava ao normal ,acho que a dilatação do TECNIL é maior do que o da coluna da direção e com o calor o TECNIL expandia e apertava a coluna e logo após esfriar liberava a coluna novamente .

Nada que deixe de colocar esta BUCHA DE TECNIL NA COLUNA DE DIREÇÃO DAS BANDS .

Quando mandei fazer a bucha, fiz este comentário com o torneiro e o mesmo me disse que iria passar o alargador e não teria este tipo de problema. Até agora, a bucha não segura a barra da coluna e olha que já fez calor na minha região e a bucha se manteve estável. Paguei R$. 80,00.Valeu cada centavo

guilhermeabreu
12/03/2015, 01:10
Quando mandei fazer a bucha, fiz este comentário com o torneiro e o mesmo me disse que iria passar o alargador e não teria este tipo de problema. Até agora, a bucha não segura a barra da coluna e olha que já fez calor na minha região e a bucha se manteve estável. Paguei R$. 80,00.Valeu cada centavo

VC nunca mais vai lembrar que sua BAND tem bucha na coluna da direção esta bucha de TECNIL dura a eternidade sem nenhum problema de folga .

Se por um acaso alguém que colocar e ficar prendendo a barra no calorão é só dar um pequeno desgaste para deixar um pouquinho mais livre .

LEONELO FORTINI
12/03/2015, 16:09
VC nunca mais vai lembrar que sua BAND tem bucha na coluna da direção esta bucha de TECNIL dura a eternidade sem nenhum problema de folga .

Se por um acaso alguém que colocar e ficar prendendo a barra no calorão é só dar um pequeno desgaste para deixar um pouquinho mais livre .

É isso aí Guilherme. Funciona mesmo. Forte abraço.

PP5GAS
12/03/2015, 18:28

Exato. Quando instalei na Band Voluntária ficou prendendo um pouco devido ao calor. Retiramos, demos um passe no torno e resolveu.

roccleber
08/12/2015, 11:39
Hercílio podes mandar fotos ilustrando a modificação?

abraço.