Ver Versão Completa : Sensor de Estacionamento Hilux SRV
Olá pessoal.
Me desculpem se estou postando essa mensagem no local errado, mas me pareceu o mais apropriado para a questão.
Tenho uma Toyota Hilux SRV com párachoque cromado e queria instalar um sensor de estacionamento nele.
Eu não sei se acontece com vocês, mas eu não consigo ver o final do carro pelo espelho retrovisor. A linha da janela traseira cobre o final do carroe fico meio cego então.... Então ou eu paro muito longe da parede ou as vezes eu acado acertando alguma coisa.
E pra evitar isso, pensei no sensor. Porém, a loja que fui, o dono não me recomendou pois como meu parachoque é cromado ele disse que tem problemas com interferência. Parece que o alerta dispara direto.
Porém tenho visto alguns carros com isso instalado e não acredito que alguém consiga ficar dentro do carro com o négocio apitando toda hora.
Imagino então que já deva existir algum modelo para os cromados.
Pensando nisso, fui na autorizada da Toyota e lá me falaram que eles usam uma tal de Adalga que não da esse problema, porém nunca vi essa marca no mercado. E lá, obviamente custa o olho da cara... Se eu não me engano era R$ 2.500,00 (no início do ano).
Então queria saber dos colegas se alguém ai possui algo do gênero no carro.
[]'s
JapeX
linuxhellmaster
30/06/2009, 23:21
Olá pessoal.
Me desculpem se estou postando essa mensagem no local errado, mas me pareceu o mais apropriado para a questão.
Tenho uma Toyota Hilux SRV com párachoque cromado e queria instalar um sensor de estacionamento nele.
Eu não sei se acontece com vocês, mas eu não consigo ver o final do carro pelo espelho retrovisor. A linha da janela traseira cobre o final do carroe fico meio cego então.... Então ou eu paro muito longe da parede ou as vezes eu acado acertando alguma coisa.
E pra evitar isso, pensei no sensor. Porém, a loja que fui, o dono não me recomendou pois como meu parachoque é cromado ele disse que tem problemas com interferência. Parece que o alerta dispara direto.
Porém tenho visto alguns carros com isso instalado e não acredito que alguém consiga ficar dentro do carro com o négocio apitando toda hora.
Pensando nisso, fui na autorizada da Toyota e lá me falaram que eles usam uma tal de Adalga que não da esse problema, porém nunca vi essa marca no mercado. E lá, obviamente custa o olho da cara... Se eu não me engano era R$ 2.500,00 (no início do ano).
[]'s
JapeX
Jah vi usarem um ultrasonico comum, com os devidos furos no parachoque... sem problemas.
parachoque de metal da ranger.
cheers
TylerNTL
01/07/2009, 07:22
Quando comprei um sensor para instalar na minha Ranger também ouvi essas conversas de parachoque de ferro coisa&tal. Não acreditei:
-niguém apresentou uma justificativa técnica convincente (sistema é por som!!! Em que o metal ou plástico seriam diferentes?? ser for um poste de ferro ele indica errado se for de concreto indica certo!!??)
-niguém mostrou experiência prática que houvesse alguma influência do material do párachoque.
Preste atenção no local onde vai instalar a central. Normalmente os fios dos sensores à central são curtos para instalação da central dentro da cabine.
Recomendo vc ser criterioso na gamb... arranjo técnico para protejer a central presa no chassi ou dentro da lataria próximo as lanternas traseiras.
Se encontrar um modelo de sensor com os fios mais compridos dê notícias, pois tenho interesse em um desses.
Olá pessoal.
[]'s
JapeX
JapeX o único que eu conheço certificado para usar em para choque de metal é esse:
A Dalgas - representante no mercado doméstico da Rostra Precision Controls e de outras fornecedoras de produtos aprovados por montadoras - traz para o Brasil o sensor de estacionamento ParkMaster para pára-choque metálico. A empresa orienta que o produto foi testado e aprovado no mercado mundial, possui kits específicos para cada veículo e sistema de encaixe no próprio pára-choque. O sistema é de fácil instalação, pois é ligado na luz de ré e no fio terra do veículo.
Em geral, os sensores de estacionamento atualmente disponíveis no mercado causam problemas quando instalados em pára-choque metálico, confundindo o motorista, pois disparam sem ter nenhum obstáculo. Este problema é decorrente da interferência do metal no sensor, que não possui tecnologia apropriada.
Entra em contato com eles no http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=4 e tenta comprar por um preço mais justo.
Abraço.
linuxhellmaster
01/07/2009, 09:53
JapeX o único que eu conheço certificado para usar em para choque de metal é esse:
A Dalgas - representante no mercado doméstico da Rostra Precision Controls e de outras fornecedoras de produtos aprovados por montadoras - traz para o Brasil o sensor de estacionamento ParkMaster para pára-choque metálico. A empresa orienta que o produto foi testado e aprovado no mercado mundial, possui kits específicos para cada veículo e sistema de encaixe no próprio pára-choque. O sistema é de fácil instalação, pois é ligado na luz de ré e no fio terra do veículo.
Em geral, os sensores de estacionamento atualmente disponíveis no mercado causam problemas quando instalados em pára-choque metálico, confundindo o motorista, pois disparam sem ter nenhum obstáculo. Este problema é decorrente da interferência do metal no sensor, que não possui tecnologia apropriada.
Entra em contato com eles no http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=4 (http://www.dalgas.com.br/produto.asp?produto=4) e tenta comprar por um preço mais justo.
Abraço.
Eu acho que tem mais a ver como voce monta o sensor, do q o material em si...
cheers
filipecyriaco
01/07/2009, 11:45
A um uns meses atrás, instalei um sensor desse do mercado livre na minha ranger... não funcionava bem, lugares fechados... e menos de 30 dias parachoque enferrugando, meu amigo tem uma Hilux mesma coisa parachoque enferrujando... essa semana bateram no meu parachoque e o seguro trocou por um novo, então coloquei os sensores em lugares diferentes, ficaram ótimos, os fixei no plástico do parachoque nem precisou cortar parachoque apenas a borracha, dois ficaram no centro abaixo das placas( nas suas pontas), e os outros dois nas pontas dos parachoques...
linuxhellmaster
01/07/2009, 12:42
A um uns meses atrás, instalei um sensor desse do mercado livre na minha ranger... não funcionava bem, lugares fechados... e menos de 30 dias parachoque enferrugando, meu amigo tem uma Hilux mesma coisa parachoque enferrujando... essa semana bateram no meu parachoque e o seguro trocou por um novo, então coloquei os sensores em lugares diferentes, ficaram ótimos, os fixei no plástico do parachoque nem precisou cortar parachoque apenas a borracha, dois ficaram no centro abaixo das placas( nas suas pontas), e os outros dois nas pontas dos parachoques...
Eh uma boa...
Se voce fura parachoques de metal, nao pode simplesmente meter algo no furo la... voce tem de dar um tratamento no metal p/ selar ele, evitando problemas futuros... eu pessoalmente passo um produto chamado "bullet" q impede ferrugem.. por anos e anos... e alem disso usaria um O-ring, entre o sensor e o parachoques.
Porem sua solucao eh a mais show, instalar de tal modo q "esteja fora do parachoques e da linha de visao do mesmo.... eh oq eu faria tmb, no caso da minha ranger se eu fosse instalar... seria por baixo do plastico q tem no apoio do parachoques ou entao faria uma barra de plastico, com uns 2 cm de largura e instalaria bem embaixo do parachoques... sem furos... sem cortes... soh veria a lamina de plastico, mais nada...
Porem amigos... agora vem aquela pergunta q nao quer calar..... pra que ? eu sempre acreditei que usando o retrovisor direito e nocao de distancia fosse o suficiente p/ estacionar um caminhao em uma vaga no predio...
Estou perdendo algo pelo caminho ?
cheers
cheers
aoliveira
01/07/2009, 18:31
Japex,
Eu tenho instalado na minha Ranger com parachoque cromado. Não dá problema nenhum não. Ele dispara só quando fica muito apertado, quando o cara tava instalando teve que ir alargando o furo até não ficar muito justo, aí parou de disparar. Uma vez deu uma disparada e levei na loja, mas só tinha soltado um dos conectores, foi só reconectar e ficou beleza, nem precisou trocar a central. Até hoje não deu mais problema. Tem um dos sensores que fiquei cismado que o cabo tá gasto em algum lugar, porque já deu umas disparadinhas (sempre no mesmo sensor), aí só tirei ele do parachoque, limpei a poeira e recoloquei e tudo voltou a funcionar sem problema. Já tem um ano e meio que coloquei na Ranger e só aconteceu isso aí que relatei (a limpada devo ter feito 3 vezes no máximo). A marca do que eu coloquei é Third Eye, botei uma foto da caixa abaixo.
filipecyriaco,
Posta umas fotos de como ficou sua instalação, dependendo eu faço do jeito que você fez na minha próxima Ranger.
aoliveira
01/07/2009, 18:35
Porem amigos... agora vem aquela pergunta q nao quer calar..... pra que ? eu sempre acreditei que usando o retrovisor direito e nocao de distancia fosse o suficiente p/ estacionar um caminhao em uma vaga no predio...
Estou perdendo algo pelo caminho ?
linuxhellmaster, claro que usando os retrovisores e com noção de distância é mais do que suficiente, mas com o sensor fica milhões de vezes mais fácil, além de conseguir parar muito mais próximo do obstáculo. Fazendo balisa então, nem se fala. Se até em polo e carros pequenos é útil, quanto mais em nossas pickupinhas super compridas. :concordo:
Só te falo que foi uma das minhas melhores aquisições em termos de acessórios. Todo mundo que vê em ação quer colocar também.
linuxhellmaster
01/07/2009, 19:23
linuxhellmaster, claro que usando os retrovisores e com noção de distância é mais do que suficiente, mas com o sensor fica milhões de vezes mais fácil, além de conseguir parar muito mais próximo do obstáculo. Fazendo balisa então, nem se fala. Se até em polo e carros pequenos é útil, quanto mais em nossas pickupinhas super compridas. :concordo:
Só te falo que foi uma das minhas melhores aquisições em termos de acessórios. Todo mundo que vê em ação quer colocar também.
Entendo... eh.. eu sempre achei que isso seria mais pra mulher e motoristas "alheio a realidade"....
Eu tive uma experiencia bem tipica esses tempos atras... eu guardando a STX na garagem da minha mulher... ela tinha afastado o celtinha..... soh q a besta veio vindo sem olhar e poft na traseira da ranger... mas pegou no parachoques e fez um ovo na lata...facilmente "voltavel" com o martelo de borracha... porem acabou com a tampa traseira do celtinha.. e parte do parachoques do mesmo......
Me pergunto se isso nao deveria de ser item de serie nos nossos carros... mesmo os mais toscos!!! assim como airbag e abs!!!! principalmente os carros "targeted" aos publicos mais "propensos".. tipo carro de "vovo" ou de "estudante" !
Sabe.. apesar do q dizem montadoras... os custos nao sao grandes em determinados acessorios.... ca entre nos aqui... um sensor de estacionamento por exemplo...
2 - emissores ultrasonicos ~ 10 R$
2 - receptores ultrasonicos ~ 10 R$
1 - kit de parafusos e afins p/ montagem ~ 10 R$ ???
1 - "central de controle" ~ 25 R$ ??? (Caro)
o sistema basicamente eh um tipo de "sonar", que envia e detecta o echo dos sinais.... entao passando ao motorista uma nocao "sonora" da distancia... nao custa 10 R$ o circuito, placa....etc... mais 8 R$ de uma caixinha ???
sei la caros amigos... sei la.... mas eu vou pensar com carinho nisso... pois inumeras vezes eu deixei uma distancia de uns 40 ~ 60 cm de algo.... realmente poderia ter parado mais perto..... :concordo:
cheers
PS: mais q 60 cm vai.... com esse caminhao.. direto fica metro e 1/2 sobrando... RSSSSS.
TylerNTL
01/07/2009, 20:47
A minha margem de erro é de uns 80cm.
Diversas vezes imagino ter deixado espaço só para uma mão de tinta e quando vou olhar tem um meio metro de folga, em outras vezes acho que poderia ir mais um pouquinho e quando vou olhar só faltaram 5cm!
linuxhellmaster
02/07/2009, 08:17
A minha margem de erro é de uns 80cm.
Diversas vezes imagino ter deixado espaço só para uma mão de tinta e quando vou olhar tem um meio metro de folga, em outras vezes acho que poderia ir mais um pouquinho e quando vou olhar só faltaram 5cm!
O bom mesmo de nossos carros "pequenos", eh q se acertamos algo de re', q nao seja uma parede ou algo bem solido..... praticamente nao ocorrem danos ao caminhao... porem ao "economico" aonde encostamos.... RSSSSSSSS
Hj mesmo eu vou fazer uns testes com sensores ultrasonicos de alarmes, do tipo q pode ir "ao tempo".... consegui 2 conjuntos por 8 R$... o ruim eh q nao vieram com qualquer metodo de fixacao...
Vamos ver, por aqui nao tem desses sensores por menos de 100 R$, do tipo mais simples q soh apita conforme voce chega perto.. e depois vai ficando mais "agudo/continuo" conforme voce chega mais perto do lance.... vou tentar montar o meu proprio por menos de 20 R$
Uma pergunta aqui pros amigos q jah usam esse sensor...
E na frente do carro, usam tambem ?
cheers
filipecyriaco
02/07/2009, 09:35
Japex,
Eu tenho instalado na minha Ranger com parachoque cromado. Não dá problema nenhum não. Ele dispara só quando fica muito apertado, quando o cara tava instalando teve que ir alargando o furo até não ficar muito justo, aí parou de disparar. Uma vez deu uma disparada e levei na loja, mas só tinha soltado um dos conectores, foi só reconectar e ficou beleza, nem precisou trocar a central. Até hoje não deu mais problema. Tem um dos sensores que fiquei cismado que o cabo tá gasto em algum lugar, porque já deu umas disparadinhas (sempre no mesmo sensor), aí só tirei ele do parachoque, limpei a poeira e recoloquei e tudo voltou a funcionar sem problema. Já tem um ano e meio que coloquei na Ranger e só aconteceu isso aí que relatei (a limpada devo ter feito 3 vezes no máximo). A marca do que eu coloquei é Third Eye, botei uma foto da caixa abaixo.
filipecyriaco,
Posta umas fotos de como ficou sua instalação, dependendo eu faço do jeito que você fez na minha próxima Ranger.
Vou tirar e post para você ficou muito bom!!!
abraços
TylerNTL
02/07/2009, 12:10
O bom mesmo de nossos carros "pequenos", eh q se acertamos algo de re', q nao seja uma parede ou algo bem solido..... praticamente nao ocorrem danos ao caminhao... porem ao "economico" aonde encostamos.... RSSSSSSSS
Hj mesmo eu vou fazer uns testes com sensores ultrasonicos de alarmes, do tipo q pode ir "ao tempo".... consegui 2 conjuntos por 8 R$... o ruim eh q nao vieram com qualquer metodo de fixacao...
Vamos ver, por aqui nao tem desses sensores por menos de 100 R$, do tipo mais simples q soh apita conforme voce chega perto.. e depois vai ficando mais "agudo/continuo" conforme voce chega mais perto do lance.... vou tentar montar o meu proprio por menos de 20 R$
Uma pergunta aqui pros amigos q jah usam esse sensor...
E na frente do carro, usam tambem ?
cheers
Linux,
Onde vc consegue esses componente?
Qual o anteprojeto desse seu sensor caseiro?
Dá para montar experimentalmente em um protoboard?
linuxhellmaster
02/07/2009, 12:17
Linux,
Onde vc consegue esses componente?
Qual o anteprojeto desse seu sensor caseiro?
Dá para montar experimentalmente em um protoboard?
Desculpe minha ignorancia, mas oq significa "anteprojeto" ?
Os sensores sao positron usado em veiculos offroad tipo jipes... possuem protecao contra os elementos (agua.. lama..etc..), porem soh vem com um grampo de fixao porco... q nao serve pra nada.
Comprei aqui no centro da cidade, em uma loja de acessorios p/ carro.. som, alarme..etc..
Da sim, eh bem simples....
2 emissores ultrasonicos, pode ser um 555 ou 4001 com um bd135 de driver na saida pro transdutor (o meu eh magnetico).
2 receptores ultrasonicos, pode ser um 741 com um filtro passa faixa e um comparador... a saida voce pode usar o sinal sem um integrador ou com integrador... ae voce amplifica e joga num falante dentro do carro.... eu usaria um daqueles de modem, minusculos.
Esse eh o projeto basico...
Voce poderia pegar o sinal e jogar um display de leds, tipo barra movel... bem simples... ae ele indicaria a distancia na escala de leds...
N possibilidades.
cheers
PS: a coisa seria acionada pelo engatar da re'
aoliveira
02/07/2009, 18:14
Me pergunto se isso nao deveria de ser item de serie nos nossos carros... mesmo os mais toscos!!! assim como airbag e abs!!!! principalmente os carros "targeted" aos publicos mais "propensos".. tipo carro de "vovo" ou de "estudante" !
Sabe.. apesar do q dizem montadoras... os custos nao sao grandes em determinados acessorios.... ca entre nos aqui... um sensor de estacionamento por exemplo...
2 - emissores ultrasonicos ~ 10 R$
2 - receptores ultrasonicos ~ 10 R$
1 - kit de parafusos e afins p/ montagem ~ 10 R$ ???
1 - "central de controle" ~ 25 R$ ??? (Caro)
o sistema basicamente eh um tipo de "sonar", que envia e detecta o echo dos sinais.... entao passando ao motorista uma nocao "sonora" da distancia... nao custa 10 R$ o circuito, placa....etc... mais 8 R$ de uma caixinha ???
sei la caros amigos... sei la.... mas eu vou pensar com carinho nisso... pois inumeras vezes eu deixei uma distancia de uns 40 ~ 60 cm de algo.... realmente poderia ter parado mais perto..... :concordo:
cheers
PS: mais q 60 cm vai.... com esse caminhao.. direto fica metro e 1/2 sobrando... RSSSSS.
Acho meio complicado as montadoras começarem com isso, a não ser que sejam obrigadas por lei. Afinal, se economizam até num mísero sensor de abertura de porta pra acender a luz de teto, que em linha de produção custaria até centavos, quanto mais um sensor de estacionamento. :parede:
Quanto à distância para parar, com certeza o sensor ajuda, esse era um dos principais usos que eu queria. Consigo parar a 5cm de um obstáculo. Claro que tem que tomar cuidado, porque as formas do obstáculo podem variar e influenciar na detecção, mas quando pega o jeito, é bom demais. Logo que comprei a Ranger, na primeira semana, esbarrei na quina em um carro estacionado (carro escuro, de noite e debaixo de uma árvore :putz:) quando eu estava dando ré na rua de casa. Tava olhando pelo vidro traseiro e não vi o carro do lado do motorista, se já tivesse o sensor não teria acontecido, pois teria dado os bipes de aproximação.
aoliveira
02/07/2009, 18:15
abraços
Fico no aguardo...valeu :concordo:
TylerNTL
02/07/2009, 22:52
Desculpe minha ignorancia, mas oq significa "anteprojeto" ?
Os sensores sao positron usado em veiculos offroad tipo jipes... possuem protecao contra os elementos (agua.. lama..etc..), porem soh vem com um grampo de fixao porco... q nao serve pra nada.
Comprei aqui no centro da cidade, em uma loja de acessorios p/ carro.. som, alarme..etc..
Da sim, eh bem simples....
2 emissores ultrasonicos, pode ser um 555 ou 4001 com um bd135 de driver na saida pro transdutor (o meu eh magnetico).
2 receptores ultrasonicos, pode ser um 741 com um filtro passa faixa e um comparador... a saida voce pode usar o sinal sem um integrador ou com integrador... ae voce amplifica e joga num falante dentro do carro.... eu usaria um daqueles de modem, minusculos.
Esse eh o projeto basico...
Voce poderia pegar o sinal e jogar um display de leds, tipo barra movel... bem simples... ae ele indicaria a distancia na escala de leds...
N possibilidades.
cheers
PS: a coisa seria acionada pelo engatar da re'
Anteprojeto é uma palavra bonita meio que sinônimo de projeto preliminar, esboço, estudo, etc. Ou seja um projeto onde vc apresenta o que pretende fazer mas sem o detalhamento de um projeto executivo.
Entendi mais ou menos...
Os sensores são iguais aos dos kits comuns? Só o cilindro com um cabinho? Quantos "fios" vão para esses sensores?
O 555 gera um trem de pulsos com X Hz alimentando os sensores. O 741 lê o "som" refletido de dependendo da frequência eu saberia a distância?
linuxhellmaster
02/07/2009, 23:30
Anteprojeto é uma palavra bonita meio que sinônimo de projeto preliminar, esboço, estudo, etc. Ou seja um projeto onde vc apresenta o que pretende fazer mas sem o detalhamento de um projeto executivo.
Entendi mais ou menos...
Os sensores são iguais aos dos kits comuns? Só o cilindro com um cabinho? Quantos "fios" vão para esses sensores?
O 555 gera um trem de pulsos com X Hz alimentando os sensores. O 741 lê o "som" refletido de dependendo da frequência eu saberia a distância?
Legal, eu imaginava algum desses significados.. mas bateu a preguica de ir procurar.... eu lembrei de "anteteatro" e liguei a algo como um projeto preliminar ou "comeco"...
Yup esses mesmos, 2 fios no capsula transmissora 2 na receptora, bem comum mesmo... o unico detalhe que me atentei eh q fossem do tipo magnetico (baixa impedancia portanto).. pois os de alta impedancia (ceramicos).. exigem outros metodos p/ excitar e depois amplificar o sinal... apesar q o 741 tem uma boa impedancia de entrada.... mas eu trocaria por um CA3140 se fosse usar o ceramico (coisas da minha kbca)
Sim, mas na faixa dos khz, estou fazendo testes com 15 e 40 khz.
Dependendo a diferenca de tempo entre o sinal q foi e o q voltou voce sabe a distancia... eu to fazendo de tal modo q quanto menor o tempo.. menos o espaco entre os bips.. conforme for chegando a um som continuo, esta quase encostado... assim depois fica facil por um display tmb... pra uma indicacao visual mais precisa.
Eu dei um exemplo simples pra voce, pois na verda estou fazendo usando um microcontrolador... aonde toda a magica eh feita em software... e nao com pecas comuns...
No meu caso eu soh uso os drivers bd na saida do PIC, e depois do filtro 741 + isolador do sinal, tem um smith trigger q "quadradeia o sinal" jah fornecendo o mesmo ao PIC... aonde um software gera o sinal,, conta quanto tempo ate o sinal voltar e calcula a distancia.... de inicio vai jogar um som no falante... se eu gostar do sistema posso por um display calibrado em cm's, ou o esquema de barra movel q eu comentei com voce...
O custo do PIC eh menor q se juntar todos os componentes discretos q ia precisar.... alem de eu poder programar e reprogramar o mesmo,,, mudando coisas ou simplesmente pq deu vontade.... :putz:
Outro detalhe eh q a frequencia limita a faixa de distancias q voce pode medir.... quanto maior a distancia.. menor a frequencia.... vou explicar rapidamente... me desculpe se voce conhece esse detalhe..
a distancia eh medida usando o intervalo entre o envio e o recebimento do echo do sinal... se a distancia for tal q o sinal leva mais tempo pra retornar do q o intervalo de envio dos sinais .. fodeu tudo... entao note q o sinal emitido tem 2 parametros... intervalo entre eles... e largura ou duracao do pulso.... a voltagem fica sendo constante... (0 ou 12 volts, ou ainda 5 volts ou qualquer outra voltagem compativel com os emissores ultrasonicos)
cheers
TylerNTL
03/07/2009, 06:50
Vc tem fotos desses sensores?
Consultei o site da Positron mas os que encontrei foram sensores "normais" (iguais aos dos kits xing-ling) aparentemente com o cabo de comprimento padrão (eu gostaria de um com o cabo um pouco maior para instalar a central dentro da cabine).
Qual o programa q vc usa para programar o PIC? ele tem quantos pinos?
Apesar de ser engenheiro eletricistas meus conhecimentos de eletrônica são meio rudimentares (depois de formado só montei uns amplificadores 555 e umas besteirinhas com uns PIC´s). Mas tenho uma "acessoria" em eletrônica forte lá no trabalho, inclusive com um que é fissurado e vive comprando e programando PIC para fazer qualquer coisa.
Dependendo da forma como fixar os sensores eu estou disposto a fazer esse arranjo técnico montando um sensor de estacionamento "caseiro".
linuxhellmaster
03/07/2009, 07:34
Vc tem fotos desses sensores?
Consultei o site da Positron mas os que encontrei foram sensores "normais" (iguais aos dos kits xing-ling) aparentemente com o cabo de comprimento padrão (eu gostaria de um com o cabo um pouco maior para instalar a central dentro da cabine).
Qual o programa q vc usa para programar o PIC? ele tem quantos pinos?
Apesar de ser engenheiro eletricistas meus conhecimentos de eletrônica são meio rudimentares (depois de formado só montei uns amplificadores 555 e umas besteirinhas com uns PIC´s). Mas tenho uma "acessoria" em eletrônica forte lá no trabalho, inclusive com um que é fissurado e vive comprando e programando PIC para fazer qualquer coisa.
Dependendo da forma como fixar os sensores eu estou disposto a fazer esse arranjo técnico montando um sensor de estacionamento "caseiro".
Hj quando eu for no lab vou ver se tiro umas fotos dos bichos, mas sao do tipo comum mesmo pretinho, cilindrico, tem uns 2 metros cada fio, eh pequeno mesmo... e tanto no transmissor quanto no receptor sao cabos blindados.. o unico porem q segundo o vendedor.. eles sao "vedados" podendo ir ao tempo e elementos.
Nesse caso estou usando um PIC comum, flash.. "F628" 18 pinos... eu escrevo os softwares em assembly e compilo com o "PM".
A vantagem tmb, eh q posso incluir uma logica de "multiplexacao" no PIC p/ comandar os displays... com apenas alguns pinos de i/o
Eh, eu to meio q desanimado com essa tal de fixacao.... um amigo meu sugeriu eu tornear em aluminio um cone ao contrario.... e fixar ele por dentro do parachoques.... ae eh soh enfiar o sensor com um pouco de silicone nesse cone.. e ele ficaria ali travadinho bunitinho... isso nas pontas dos mesmos, e os receptores colocaria os 2 juntos, tipo ali proximo ao engate....
Parece boa as sugestoes... mas sem o carro aqui em casa.. da pra mexer um pouquinho por dia.... devido aos outros afazeres....
cheers
Craisiler
03/07/2009, 10:36
Não entendi a parte de mutiplexação, isso implicará na utilização de um DEMUX também?
linuxhellmaster
03/07/2009, 11:27
Não entendi a parte de mutiplexação, isso implicará na utilização de um DEMUX também?
Nops, imagina 5 displays de 7 segmentos... de qualquer tipo.. led.. gasoso..etc..
Voce teria de usar decoders p/ cada 1.. e ainda teria um monte de fios... X 5...(alem de ficar limitado os caracteres que o decoder pode exibit)... agora se voce ligar os 7 segmentos de todos os displays juntos... ou seja... a "|" do 1.. esta ligado no mesmo pino do 2nd..etc.etc... voce vai acabar com 7 sinais + 5 anodos (pois sao 5 displays, considerando q seja anodo comum)... Pois bem, agora voce pega um 4017... liga o sinal de clock dele em um i/o do pic, liga a saida 6 no reset do mesmo... e os 7 sinais voce liga no pic...e cada pino do 4017 (1 ate 5) voce liga nos anodos dos displays....pronto... voce usou 8 i/o's p/ controlar 5 displays e pode desenhar qualquer coisa q o display suporta... voce economizou pelo menos 5 decoders... espaco em placa..paciencia... e obteve um resultado bem melhor.. mais flexivel e pratico.
Como voce eh um cara esperto, acho q nem preciso explicar como vai comandar todos os displays ao mesmo tempo, com dados diferentes em cada 1....
cheers
linuxhellmaster
03/07/2009, 11:34
Inclusive oq eu falei serve p/ comandar quantos displays voce quiser... lembrando q o limite por cada 4017 seriam 10 displays, mas voce pode cascatear o mesmo....
Editando mais uma vez.... inclusive se voce tiver poucos displays, voce pode usar sem o 4017, porem ao custo de usar mais pinos do pic.. no caso seriam os 7 sinais dos 7 segmentos + 1 i/o p/ cada display... eu sempre uso o 4017 pq em geral comando 5 displays pelo menos (pra fazer 99.999)
cheers
Craisiler
03/07/2009, 20:08
humm, hj perguntei ao meu professor e ele me explicou +/- isso...
OBS 1: Cadê minha MP???? opksoksaokopsakopsakosaoapk
OBS 2: Minha idade aki no forum esta errada.
linuxhellmaster
03/07/2009, 20:21
humm, hj perguntei ao meu professor e ele me explicou +/- isso...
OBS 1: Cadê minha MP???? opksoksaokopsakopsakosaoapk
OBS 2: Minha idade aki no forum esta errada.
Fiquei curioso, oq ele te explicou ? 8)
Viu soh oq voce fez.. agora me deixou curioso pra kct.... :putz:
cheers
Craisiler
03/07/2009, 21:51
Bom essa parte de PIC, eu não sei bulhufas pois isso aprenderei mais a fundo somente no 3º ano, como estou no 2º... só tenho uma base do que pesquisei na internet, mas ele me esplicou que isso[mux/demux] é muito utilizado em telefonias e até mesmo na transmisão de dados um exemplo disso é o cabo USB, que com muito menos vias transporta a mesma quantidade de sinais.
Craisiler
03/07/2009, 21:54
Possuo um proje mais ambicioso do que um simples projeto como esse envolvendo micro cameras, ligada a uma tela de LCD dentro da gabine.
linuxhellmaster
03/07/2009, 21:54
Bom essa parte de PIC, eu não sei bulhufas pois isso aprenderei mais a fundo somente no 3º ano, como estou no 2º... só tenho uma base do que pesquisei na internet, mas ele me esplicou que isso[mux/demux] é muito utilizado em telefonias e até mesmo na transmisão de dados um exemplo disso é o cabo USB, que com muito menos vias transporta a mesma quantidade de sinais.
Eh... +/-... USB nao tem a ver beeeeem com multiplexacao no sentido de sinais.... eh basicamente uma porta serial q suporte multiplos nodes...
Mas tranquilo.. foi mais na curiosidade mesmo.
cheers
Craisiler
03/07/2009, 22:00
Vc trabalha em uma empresa Linux?
linuxhellmaster
03/07/2009, 22:02
Vc trabalha em uma empresa Linux?
Pra IBM e pra minha empresa soh. minha empresa fornece servico a outras.
cheers
linuxhellmaster
03/07/2009, 22:04
Possuo um proje mais ambicioso do que um simples projeto como esse envolvendo micro cameras, ligada a uma tela de LCD dentro da gabine.
Veja um outro topico meu sobre um "gerador de graficos p/ uso onboard"... mandamos a cotacao dele pro cliente q solicitou... Eu fiz uns testes com aquele do link q eu postei... cara.. me apaixonei.... vai dar ate tesao de postar meus "roles" no youtube...
cheers
Elio Barreto
03/07/2009, 23:07
Olá Japex,
Tenho uma SRV e realmente é muito difícil estacionar sem o sensor, pois não conseguimos ver o final da carroceria. Pús o sensor na concessionária Toyota e não tive problema. Eles tentaram inicialmente instalar o sensor na peça de plástico do acabamento do pára-choque, mas não serviu pois quebrou a peça, e então instalaram no próprio pára-choque. O único problema que eventualmente ocorre é quando mando lavar o carro e o sensor fica sem funcionar por umas duas horas até "secar", mas fora isso é um excelente e útil acessório.
aoliveira
04/08/2009, 22:29
abraços
Filipe, posta as fotos aí pra gente! :concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
05/08/2009, 09:06
a loja que fui, o dono não me recomendou pois como meu parachoque é cromado ele disse que tem problemas com interferência. Parece que o alerta dispara direto.
a hilux do meu avô, uma srv automática, tem sensor de estacionamento e funciona perfeitamente... foi instalado na river car, concessionária toyota de manaus... a margem de erro é de uns 30 cm... começa a disparar a partir de 1 metro...
Olá pessoal.
[]'s
JapeX
Tenho visto varias Hilux com este sensor, em minha oficina, e nenhuma delas tem este problema. Possuo e tenho instalado os da marca Car System, o qual possui um visor com bip e marcação da distancia do abjeto. É muito bom. R$ 250,00 instalado.
perguntei sobre o sensor de estacionamento da hilux.
ele é feito de silicone, especialmente pra colocar nos parachoques de ferro.
custa 750,00 na concessionaria.
FLÁVIO FAF
10/08/2009, 21:43
perguntei sobre o sensor de estacionamento da hilux.
ele é feito de silicone, especialmente pra colocar nos parachoques de ferro.
custa 750,00 na concessionaria.
olá Jera pelo o que eu pesquisei o único sensor apropriado para parachoque de ferro é o da dalgas , modelo park master e do especifico para ferro , pois tem tambem o modelo comum, instalei na propria concessionaria nissan (EUROVIA) e colocaram um sensor de estacionamento comum e tem dado muita interferencia mostrando obstaculos que nao existem , estou pensando em trocar , enviei um email para dalgas perguntando preço ( abaixo) .
RES: Contato
De: http://gfx2.hotmail.com/mail/w3/ltr/im/offline16.png contato@dalgas.com.br
http://gfx2.hotmail.com/mail/w3/ltr/i_yellowshield.gifVocê pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:;)|Marcar como lixo (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:;) Enviada: segunda-feira, 10 de agosto de 2009 14:10:42 Para: flavioafragoso@hotmail.com
.ExternalClass .EC_shape {;} .ExternalClass p.EC_MsoNormal, .ExternalClass li.EC_MsoNormal, .ExternalClass div.EC_MsoNormal {margin-bottom:.0001pt;font-size:12.0pt;font-family:'Times New Roman';} .ExternalClass a:link, .ExternalClass span.EC_MsoHyperlink {color:blue;text-decoration:underline;} .ExternalClass a:visited, .ExternalClass span.EC_MsoHyperlinkFollowed {color:purple;text-decoration:underline;} .ExternalClass span.EC_EstiloDeEmail18 {font-family:Arial;color:navy;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt;} .ExternalClass div.EC_Section1 {page:Section1;} .ExternalClass ol {margin-bottom:0cm;} .ExternalClass ul {margin-bottom:0cm;} Boa tarde Sr. Flavio,
Ficamos muito satisfeitos em seu interesse por nossos produtos.
A Dalgas tem diversas opções de sensor de estacionamento Traseiro de 4 pontos, sensores com display (LCD e LED), sonoros e especifico para pára-choque de ferro e sensor dianteiro.
Para veiculos com pára-choque de ferro temos o kit especifico, pois os demais ocorrem interferência.
Valores dos sensores.
Park Master
Sensor T4(traseiro) sonoro R$ 890,00
Sensor T4(traseiro) sonoro especifico para pára-choque de ferro R$ 1.040,00 (homologado pela Montadora Nissan para Frontier)
Sensor D4(dianteiro) sonoro R$ 930,00
Valores já instalados e pintados da cor do veiculo.
O Senhor já verificou em alguma concessionária Nissan?
Fico no aguardo.
Qualquer duvida favor entrar em contato
Agradecemos à preferência
Atenciosamente,
Fabiana Monte
Tel.(11) 3579-1100
Fax (11) 3579-1108
Dalgas Precision Equipment
Dalgas Ind. e Com. de Equipamentos Ltda
Rua Joaquim dos Reis, 121
Vila Cruzeiro - 04727-150 - SP
Enviada em: domingo, 9 de agosto de 2009 21:58
Para: contato@dalgas.com.br
Assunto: Contato
olá flavio!
amanha vou ver qual é a marca que a toyota vende. mas alguem aqui já disse que é da dalgas.....mas amanha eu confirmo.
abraços.
Walter L. L. Casitta
10/08/2009, 22:39
Já que estão dispostos a pagar mais caro pelo sensor de estacionamento, tem também o da Bosch ParkPilot-UFR6 4 que não deve ser ruim e custa bem menos que o da Dalgas.
Em tempo um amigo instalou um xingnig na S10 dele. daqueles comprados no Deal Extreme U$30,00 e esta funcionando bem. A unica coisa que não gostei é que o som do bip é muito forte e da um bip desafinado quando desliga a ignição. Fora esses micos funciona...
linuxhellmaster
10/08/2009, 23:14
Já que estão dispostos a pagar mais caro pelo sensor de estacionamento, tem também o da Bosch ParkPilot-UFR6 4 que não deve ser ruim e custa bem menos que o da Dalgas.
Em tempo um amigo instalou um xingnig na S10 dele. daqueles comprados no Deal Extreme U$30,00 e esta funcionando bem. A unica coisa que não gostei é que o som do bip é muito forte e da um bip desafinado quando desliga a ignição. Fora esses micos funciona...
Tava me cocando pra dizer isso....
Parece q o lance eh feito de ouro... muito mais caro do q o necessario... MUITO....
Em todos meus testes a forma de fixacao do mesmo no parachoques (e o material da carcaca do mesmo vs bucha de fixacao) eh oq fazem TODA a diferenca... e nao no sensor em si... todos eles operam sob o mesmo principio e faixa de frequencias....
Como o amigo Walter disse, qualquer sensor funciona igualmente bem... claro q os kits mais simples, podem ser meio toscos na interface com o usuario... porem.... 700 paus num sensor de estacionamento ?
Eh, mas depois do q eu vejo o pessoal gastando com.... desde carros q soh dao dor de kbca (e o pessoal sabendo disso ainda vai e compra).. nao me supreende... mas eh aquela coisa nao eh, gosto eh gosto...
cheers
cheers
o negócio é que se eu colocar na toyota e o parachoque enferrujar, a toyota me dá outro parachoque e sensor de est. novo.
agora se fosse num carro fora da garantia eu colocaria esses de 100-200-300 reais.
oq é foda são as calhas de chuvas custarem na concessionaria 376 reais.....nas lojas custam +- 80reais.
linuxhellmaster
11/08/2009, 00:34
o negócio é que se eu colocar na toyota e o parachoque enferrujar, a toyota me dá outro parachoque e sensor de est. novo.
agora se fosse num carro fora da garantia eu colocaria esses de 100-200-300 reais.
oq é foda são as calhas de chuvas custarem na concessionaria 376 reais.....nas lojas custam +- 80reais.
Pois eh, mas pra enferrujar.. o trampo de instalacao tem de ser muito porco... nao eh culpa do kit ou do sensor...
Isso de opniao eh foda... mas cada um faz oq acha que eh melhor pra si.... eu prefiro perder tempo e fazer do meu jeito, do q pagar mundos e fundos por algo que simplesmente nao custa o valor pedido.... (prefiro usar o lucro que a empresa XXXYYYZ teria e ter um sistema customizado e muito mais barato.. do q patrocinar a viagem a europa do dono da concessionaria no final do ano)
Meu comentario final pode nao agradar a todos.... porem, vou fazer assim mesmo.. afinal eh minha opniao... que com certeza difere de um monte de gente....
"se voce paga mais de 70..80 paus.. mais de 100..130 paus num carro como uma hilux ou uma l200..., eu acho perfeitamente justo voce dar mais 750 R$ num sensor de estacionamento... afinal de contas... pra quem jah deu o citado $$$ no dado carro..."
claro que gosto eh gosto, e nao se discute... o ponto todo aqui eh... voce esta pagando os olhos da cara por algo q nao vale a pena.... e com o devido servico de instalacao... nada vai enferrujar ou dar problema... e se der... voce troca o kit inteiro por outro igualzinho (por mixaria ou na garantia ainda).... ou seja, eh ganhar ou ganhar...
claro q eh minha opniao, e jah peco desculpas adiantadas as pessoas que podem se sentir incomodadas ou ofendidas com ela.... mas oq seria do branco se todo mundo gostasse do azul!
cheers
linux, eu sei que é mt caro. mas acontece que eu e a maioria das pessoas não tem o conhecimento que vc tem no caso de um sensor desse der pau.
eu não sei furar um parachoque e instalar um sensor sozinho. já vc, o walter, e alguns poucos aqui no forum sabem mt de eletrica e mecanica!!! eu não sei PN de eletrica!!!
só vou colocar na toyota pq se der merda vou lá reclamar e eles trocam pra mim. terei 3 anos de garantia.
mas como eu ja disse, se o carro estivesse fora da garantia eu não colocaria na concessionaria, colocaria numa loja de acessorios por um preço mt menor.
ow linux! coloca umas fotos dos teus mustangs aí pra gente ver!!!!!
linuxhellmaster
11/08/2009, 01:25
linux, eu sei que é mt caro. mas acontece que eu e a maioria das pessoas não tem o conhecimento que vc tem no caso de um sensor desse der pau.
eu não sei furar um parachoque e instalar um sensor sozinho. já vc, o walter, e alguns poucos aqui no forum sabem mt de eletrica e mecanica!!! eu não sei PN de eletrica!!!
só vou colocar na toyota pq se der merda vou lá reclamar e eles trocam pra mim. terei 3 anos de garantia.
mas como eu ja disse, se o carro estivesse fora da garantia eu não colocaria na concessionaria, colocaria numa loja de acessorios por um preço mt menor.
ow linux! coloca umas fotos dos teus mustangs aí pra gente ver!!!!!
Sensor/Kit dar pau, soh retornar pra quem te vendeu... o maior problema mesmo eh a instalacao adequada do mesmo....
Tem algumas no meu album.. falta ainda do 65 que tenho poucas e nao estao aqui... (o carro nao fica aqui, falta de espaco.. o 67 tmb esta saindo... pra entrar um outro p/ reforma (ou um 1965 fastback ou um ac cobra 1964... to negociando ainda... talvez o ac cobra, jah q o carro eh original (nao replica) e o dono deu fim na mecanica original do carro e esta por um valor q eu posso pagar... vai entender... ae depois eu entro com a mecanica original dele, com o 427 SOHC)
Concordo com voce em relacao ao trampo de fazer voce mesmo e tmb em relacao a garantia.... infelizmente eles tiram a garantia se voce der um peido fora da concessionaria... por essas e por outras q nao compro carro novo.... odeio ser forcado a coisas....
Eu tava namorando uma f250 4x4 cd 2009 diesel... esses dias... mas quando eu dei uma pesquisada nas manutencoes requeridas pela fabrica.. para efeito da garantia.... desisti....
concessionaria = ~ 1300 R$ a minha cotacao...
amigo meu (mesmo servico, mesmas marcas, mesmo material) = 320 R$
nao da.. nao pode... nao vou.... (e olha q sou fa de carros "americanos", totalmente preconceituoso em relacao a "imports" e como eles roubam os designs de montadoras americanas) chega a ser ridiculo esse lance de garantia.... pra mim eh somente uma maneira a "mais" q eles encontram de explorar o cliente.
Igual o caso de todos os carros ford (pickup/suv) 2000 ~ 2004 com o motor SOHC 210 hps... nego se mata por isso, dizendo q eh raridade... eh q isso q eh aquilo.... nao vou discutir.. realmente nao se ve todo dia.... porem eh uma bomba relogio.... a ford enrolava ate a morte o pessoal que resolvia ir atras do "famoso" problema da corrente de comando primaria... (q se nao fosse resolvido, mesmo q nao apresentasse problema, era o "caixao" do motor.. cedo ou tarde... raramente alguem escapa desse problema).... mas mesmo enrolados.. o pessoal batalhava com a ford... por estar na garantia.... e alguns conseguiam o reparo sem custo algum.. depois de muito sofrer (e alguns perdiam o motor, ganhando outro da ford)
ou seja,,, garantia hj em dia nao eh mais uma maneira de ter o cliente feliz... e sim uma oportunidade de corrigir erros q passaram pelo controle de qualidade (e muitos erros q eles sabem q vao aparecer cedo ou tarde em alguns carros... "vulgo" recall) e uma oportunidade de esfolar o cliente... fazendo ele gastar com coisas inuteis sob o pretexto de manter a garantia....
Eh, nao tiro tua razao nao.... mas que eh um abuso abusivo... isso nao tem como dizer q nao eh.
cheers
caramba! um mustang já é um sonho....dois antigos nem se fala.....e um cobra original....a melhor coisa do mundo!! nem sabia que tinha cobra original no brasil!
aqui em bsb tem uma replica do cobra. faz uma barulho do caramba! mmmttt bonito!
to indo nessa. falouuuu!
rodtdias
31/01/2011, 22:56
Teria fotos de como ficou a instalaçao, pois tenho um amigo aqui no trabalho que tem uma SRV 2010 e ainda nao instalou para nao cortar o cromado e enferrujar....
absss
:concordo:
Imperador!
31/01/2011, 23:24
Teria fotos de como ficou a instalaçao, pois tenho um amigo aqui no trabalho que tem uma SRV 2010 e ainda nao instalou para nao cortar o cromado e enferrujar....
absss
:concordo:
Estou vendo o tópico agora e não li inteiro.
Estranho isso de o parachoque enferrujar... na minha já tem hpa mais de 6 meses e nem sinal de ferrugem.
1 ano e 3 meses sem nenhum problema com ferrugem ou no sensor de estacionamento.
Fabioprx
09/02/2014, 00:41
Coloquei os meus fora da concessionária e infelizmente vivem disparando sozinho, fui conferir os furos e todos estão enferrujando por dentro. Já retornei na loja em que instalei 3 vezes. Arrumam, funcionam uma semana e voltam a dar problema. Estou pensando em por estes específicos de borracha, mas meu parachoque é branco e pelo que eu saiba não podem ser pintados. Se alguém puder dar uma sugestão.
jorge.duarte
14/02/2014, 19:41
Coloquei os meus fora da concessionária e infelizmente vivem disparando sozinho, fui conferir os furos e todos estão enferrujando por dentro. Já retornei na loja em que instalei 3 vezes. Arrumam, funcionam uma semana e voltam a dar problema. Estou pensando em por estes específicos de borracha, mas meu parachoque é branco e pelo que eu saiba não podem ser pintados. Se alguém puder dar uma sugestão.
No EBAY tem de todas as cores. O meu comprei lá e eu mesmo instalei, funciona muito bem, se nao me engano paguei 14 dolares, sendo que nao tem o visor de LED, que particularmente nao gosto. Já vem com a broca e o manual de instalaçao vc mesmo instala.
Olha o link
Car LED Display 4 Parking Sensor Reverse Backup Radar | eBay (http://www.ebay.com/itm/Car-LED-Display-4-Parking-Sensor-Reverse-backup-Radar-/160464626686?pt=US_Relays_Sensors&hash=item255c6fe3fe)
Abs
Se o parachoque for de metal, costuma dar interferência, lembro que a minha ex Hilux não funcionava direito!
ecoperegrino
14/02/2014, 22:52
Na Hilux 2009 instalei o primeiro sensor. As vezes disparava em tempo de calor. Depois foi disparando direto.
Troquei o sensor por outro. Esta funcionando sem erro faz 3 anos.
Os dois são de procedencia xing Ling