PDA

Ver Versão Completa : Ranger 4x4 - 2.8 - 02/02 - Duvidas!?

Alisson_
30/06/2009, 18:48
Olá pessoal!
Queria saber a respeito da Ranger 4x4 - 2.8 - 02/02.
Seu sistema de tração teve alguma modificação p/ melhor em relação aos modelos 01/00/99...
Pois já ouvi falar q esses modelos anteriores a 2002 dão muitos problemas...
Sei q isso depende muito do jeito q é usado pelo dono do veiculo, mas como ja ouvi falar muito a respeito disso, fico em dúvidas!?

Desde já agradeço a todos...
Abraços...

ALEXANDREO
30/06/2009, 20:57
Amigao, como voce mesmo disse tudo depende da forma como e utilizada e manutenida, é como o motor da ranger 2.5 tem gente que fala mal, mas qual o problema dele? Duram pra caramba, tem potencia limitada mas atendem a finalidade e sao de facil manutençao, farta disponibilidade de peças. Pelo que sei a traçao nas rangers antigas tinha roda livre, dispositivo muito interessante mas que dava diversos probleminhas, que na mao de alguem com mais conhecimentos mecanicos eram facilmente superados, as mais novas incluido a sua pretendida ano 2002 ja nao possuem este dispositivo, e nao costumam dar problemas, desde que manutenidos, inclusive com a troca do oleo dos diferenciais, o traseiro tem um aditivo carinho pacas que muitos nao colocam por negligencia/desconhecimento ou murrinhagem.

Em tempo tenha atençao para o diferencial dianteiro que tem uma coifa que costuma rasgar, e um motorista mais distraido vai demorar para perceber e provavelmente vai perder o carda.

Abraçao e bem vindo ao forum

alexandre

Walter L. L. Casitta
30/06/2009, 21:17
A partir de 2000 a Ford retirou a roda livre que era acionada a vácuo...

Rogerrm
30/06/2009, 21:50
Resumindo, vai firme que o sistema é bom , é so usar ele uma vez por semana que vai durar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo!

Alisson_
30/06/2009, 23:56
Blza pessoal...
Valeu pelas respostas!
Já não tenho mais essa duvida...

Alisson_
01/07/2009, 11:16
Blza pessoal...
Valeu pelas respostas!
Já não tenho mais essa duvida...

Estou querendo comprar uma mesmo 02/02 - 4x4 - 2.8, mas estava nessa grande duvida de comprar e depois dar muito problema.
Outra coisa? Sei q a manutenção dessa q quero comprar e mais cara do q a 2.5, e entre a 2.8 - 4x4 e 2.8 - 4x2 tem alguma diferença do preço das peças/manutenção?

sergiopincelli
01/07/2009, 14:30
Allisson
A diferença entre a 4x4 e 4x2 é que aumenta o número de peças mas o custo é basicamente o mesmo, basta fazer a manutenção. Vá de 4x4 , use a tração pelo menos uma vez por mês, nunca em asfalto, que não terás problema. Com 4x4 irá a lugares que a 4x2 não vai. Seja feliz.

ALEXANDREO
01/07/2009, 16:42
Na 2.8 4x4 nem precisa ficar acionando a traçao direto por nao ter roda livre o eixo dianteiro roda direto, portanto o acionamento e mais para manter os contatos eletricos do motor que aciona a traçao.

Se tu quiser dar uma olhada na minha que esta a venda, nem que seja so para ter uma ideia do funcionamento da uma ligada, mas va de 4x4, senao vai passar vergonha quando atolar num gramado inclinado molhado pelo sereno da madrugada, fato real que presenciei, ou melhou, empurrei para "desatolar".

Abraçao alexandre

61 81238693

Alisson_
01/07/2009, 17:21
Na 2.8 4x4 nem precisa ficar acionando a traçao direto por nao ter roda livre o eixo dianteiro roda direto, portanto o acionamento e mais para manter os contatos eletricos do motor que aciona a traçao.

Se tu quiser dar uma olhada na minha que esta a venda, nem que seja so para ter uma ideia do funcionamento da uma ligada, mas va de 4x4, senao vai passar vergonha quando atolar num gramado inclinado molhado pelo sereno da madrugada, fato real que presenciei, ou melhou, empurrei para "desatolar".

Abraçao alexandre

61 81238693

Isso q eu iria perguntar tb!
Como q faço para testar a tração (4x4 - Hi e Low) na hora da compra?
Se posso tracionar(Hi e Low) com o carro em movimento ou tenho q parar?
Abraços...

ALEXANDREO
01/07/2009, 17:32
A low deve ser acionada parada e com a direçao alinhada( reta ), e facil perceber pois a ranger vai parecer um trator de esteira, a 1ª so mexe o carro e tu nao passa de 70 em 5ª. Ja para testar a high, pode ate ter um modo melhor, mas e so procurar um lugar de baixa aderencia e arranca forte com ela em 4x2 e depois volta e arranca forte em 4x4 tu vai ver a diferença na hora, e quando a 4x4 acionada fica dificil esterçar ela no asfalto fica pesada, corre ate o risco de quebrar.

Alisson_
01/07/2009, 17:51
A low deve ser acionada parada e com a direçao alinhada( reta ), e facil perceber pois a ranger vai parecer um trator de esteira, a 1ª so mexe o carro e tu nao passa de 70 em 5ª. Ja para testar a high, pode ate ter um modo melhor, mas e so procurar um lugar de baixa aderencia e arranca forte com ela em 4x2 e depois volta e arranca forte em 4x4 tu vai ver a diferença na hora, e quando a 4x4 acionada fica dificil esterçar ela no asfalto fica pesada, corre ate o risco de quebrar.

Alexandre,
Desculpe em ficar perguntando toda hora, mais e pq sou leigo nesse assunto.
Assim, se eu estiver andando (4x2) a 40/50km ou ate mesmo a 120/130km eu posso acionar o 4x4 (Higt)?

Raposo
01/07/2009, 18:07
Alexandre,
Desculpe em ficar perguntando toda hora, mais e pq sou leigo nesse assunto.
Assim, se eu estiver andando (4x2) a 40/50km ou ate mesmo a 120/130km eu posso acionar o 4x4 (Higt)?
Deixa eu dar meu pitaco!
Em condições normais utiliza a 4X2; até 88 km/h podes engatar a 4X4 High apenas girando o botão no painel; para engatar a 4X4 Low = páre o veículo, pise no freio e na embreagem, gire o botão até a posição, aguarde uns segundos e pronto. Para desengatar é o mesmo procedimento.
Abraços.

Alisson_
01/07/2009, 18:40
Deixa eu dar meu pitaco!
Em condições normais utiliza a 4X2; até 88 km/h podes engatar a 4X4 High apenas girando o botão no painel; para engatar a 4X4 Low = páre o veículo, pise no freio e na embreagem, gire o botão até a posição, aguarde uns segundos e pronto. Para desengatar é o mesmo procedimento.
Abraços.

Hummm entendi agora!
Obrigado Raposo
Abraços...

Raposo
01/07/2009, 19:00
Hummm entendi agora!
Obrigado Raposo
Abraços...
Esqueci de falar que tem lâmpada piloto no painel que acende indicando qual tração está acionada.
Abs.

Alisson_
01/07/2009, 19:25
Deixa eu dar meu pitaco!
Abraços.

Isso quer dizer q posso andar com 4x4 High ate 88 km/h? ou seja, não posso passar dessa velocidade com a mesma ligada!?

FRanger
01/07/2009, 20:34
Pode passar da velocidade com o 4x4 acionado, para ligar o 4x4 é que tem o limite de velocidade.
Abraços,
FRanger

Duda Sousa
01/07/2009, 22:17
Até porque dificilmente você irá usar seu 4x4 em locais onde desenvolva mais de 90km/h. A Low é só pra quando quiser um trator mesmo.

Alisson_
02/07/2009, 12:37
Queria saber pq, gosto muito de ir pra fazenda vou quase todo mês ando + ou - 30km de estrada de chão, por isso estava perguntando da 4x4 High.

Abraços...

Bizzarro
02/07/2009, 15:30
Desculpe por usar o seu topico, ams quero aproveitar para tirar uma duvida.
Compri uma ranger 2004 XL 4x4. Conforme oque eu li aqui, ela não tem rodas livres certo? Nesse caso eu queria saber se é recomendavel colocar rodas livres manuais, pra poupar o diferencial.

Rogerrm
02/07/2009, 15:48
Bizarro, a sua não tem RL's, não precisa se preocupar com o diferencial , pois são sistemas muito resistentes, você so precisa se preocupar em trocar o óleo dele.

Ja que vc compro a Ranger 2004, so precisa se preocupar com os óleos e fuidos, e caso o motor for o 2.8 PS TGV, tem que cuidar da Correia Dentada

Abraços

Pelinson
02/07/2009, 16:42
Alguem sabe de quanto em quanto tempo é necessária a troca do oleo dos diferenciais da ranger??

Rogerrm
02/07/2009, 17:44
Uma media boa é uns 50 mil KM

ALEXANDREO
02/07/2009, 20:01
Smj, o manual recomenda a cada 100.000km, e tempo pacas, 50 ou 70 mil seriam razoaveis, o mais importante e colocar o oleo certo, principamente no traseiro que e blocante.

Da uma consultada no manual e encurta todos os prazos em no minimo 30%, pelo menos e o que faço, faz as contas e vai ver que nao sai caro nao.

Abraçao alexandre

Pelinson
02/07/2009, 22:13
O pior foi dar uma olhada hj no diferencial dianteiro e ver q a coifa ta rasgada!!!putz!!!

Alisson_
03/07/2009, 13:00
Olá pessoal.
Amanhã vou olhar uma Ranger 02/02 - 2.8 - 4x4. Queria saber como q faço para saber se ela é TGV? Se tem algum sensor? Quais são os procedimentos?

Abraços...

Pelinson
03/07/2009, 13:25
As xlt são todas tgv, agora se for xl o jeito mais simples é olhar o documento!! As de turbo convencional tem 132 cv e as tgv tem 135 cv!!

Espero ter ajudado

Grande abraço.

ALEXANDREO
03/07/2009, 21:14
Alisson, ta perdendo a oportunidade de ver uma ranger realmente zerada aqui em brasilia, que por sinal e a minha, rsrsrs.
Nao tenho certeza se todas as xlt sao tgv, mas as turbinas tgv, alem do que ja foi dito pelo pelinson, tem a carcaça quente, aquela que fica meio enferrujada, grande bem mais larga que a turbina convencional, mas ai vc tera que ver uma turbina convencional para saber diferenciar. A pegada da tgv vem bem mais cedo representa na pratica muito mais que os 3 cv de diferença.

Alisson se quiser dar uma olhada na minha te explico numa boa as diferenças, o detalhe e que estou viajando neste domingo, dia 5.
Alexandre 61 81238693

pelinson, um conselho ou troca imediatamente a coifa ou pelo menos retira o diferencial dianteiro ate arrumar, ela roda normalmente sem ele. O bareta tem a coifa nao e uma brastemp, mas da pro gasto.

Abraçao alexandre
61 81238693

Alisson_
03/07/2009, 23:22
As xlt são todas tgv, agora se for xl o jeito mais simples é olhar o documento!! As de turbo convencional tem 132 cv e as tgv tem 135 cv!!

Espero ter ajudado

Grande abraço.

Obrigado Pelinson, valeu mesmo me ajudou bastante!!!

Abraços...

Alisson_
03/07/2009, 23:24
Alisson, ta perdendo a oportunidade de ver uma ranger realmente zerada aqui em brasilia, que por sinal e a minha, rsrsrs.
Nao tenho certeza se todas as xlt sao tgv, mas as turbinas tgv, alem do que ja foi dito pelo pelinson, tem a carcaça quente, aquela que fica meio enferrujada, grande bem mais larga que a turbina convencional, mas ai vc tera que ver uma turbina convencional para saber diferenciar. A pegada da tgv vem bem mais cedo representa na pratica muito mais que os 3 cv de diferença.

Alisson se quiser dar uma olhada na minha te explico numa boa as diferenças, o detalhe e que estou viajando neste domingo, dia 5.
Alexandre 61 81238693

pelinson, um conselho ou troca imediatamente a coifa ou pelo menos retira o diferencial dianteiro ate arrumar, ela roda normalmente sem ele. O bareta tem a coifa nao e uma brastemp, mas da pro gasto.

Abraçao alexandre
61 81238693

Alexandre obrigado tb pelas dicas.
Vou da uma olhada nessa Ranger amanhã, qualquer coisa te ligo pra dar uma olhada na sua tb.

Abraços...

Pelinson
04/07/2009, 17:29
Segui suas recomendações a risca Alexandre, corri tirar o cardã mas não tô com mta sorte já tinha entrado areia na junta homocinética (bolachão),tava danificada, segundo o mecânico somente a troca da mesma resolve. será q vale a pena?? ou é melhor a troca do cardã inteiro??

agradeço a ajuda!!

ps: usei a ferramenta de pesquisa e nao encontrei a resposta.

Edintruder
04/07/2009, 23:33
Compra o bolachão com o Sergio na Superpecas e manda num torneiro trocar. Fica novo e custa metade do preço do cardan novo. Procura no mercado livre que tem fotos da peça original. É original Dana Spicer.
http://br.geocities.com/superpecas1/

cbridi
06/07/2009, 14:38
Desculpa discordar, mas pela diferença de preço eu trocaria o cardã completo, não precisa soldar nem balancear nada e de brinde você leva uma cruzeta nova. Na superpeças o "bolachão" tá 500 e o cardã completo 785.

[]'s

Bizzarro
06/07/2009, 14:58

Alexandre 61 81238693

Abraçao alexandre
61 81238693

A minha esa sem a coifa!!!!
Encontro ela facilmebte nas lojas do ramo??
Caso alguem saiba onde eu agradeço!!!
Esse bareta q vc mencionou é usuario aqui ou é loja??? Fui na pesquisa e não achei..

Pelinson
06/07/2009, 21:10
Agora me perdi!! nao sabia q tinha todo esse procedimento se for somente trocado o bolachão!!

duvidas!!duvidas!! :putz:

ALEXANDREO
14/07/2009, 00:15
Pelinson, para trocar somente o bolachao vai ter que soldar e balancear, e um servicinho chato, deve ser feito por um cara bom para ficar garantido, se realmente os preços forem estes postados acima, tambem ficaria com a opçao de troca do carda inteiro. Este bolaçhao ja vem com a coifa? Esta loja citada pelo edin tem somente a coifa?

Ps. Acabei de chegar de porto seguro viagem perfeita, a ranger sem comentarios, ate o alinhamento tava perfeito.

Abraçao alexandre

Edintruder
14/07/2009, 02:00
O bolachão vem com a coifa instalada. É só soldar no eixo. Um bom torneiro faz o serviço muito bem.

Walter L. L. Casitta
14/07/2009, 09:02
A bolacha custa R$600,00 e o serviço de solda a balanceamento R$70,00.

Um eixo completo inclusive com uma cruzeta nova custa R$800,00. Então vale a pena comprar o eixo completo...