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Ver Versão Completa : Body-lift X Lift da Suspensão (p/ Samurai helicoidal)



ddfreitas
30/06/2009, 09:08
Senhores,

Antes de discutir sobre o tema, gostaria de me apresentar e dizer qual o meu objetivo quanto ao uso da viatura.

Sou de Belo Horizonte-MG, e comprei recentemente um Samurai ano 98, todo original, sendo o segundo dono do veículo. Antes disso tinha um Willys ano 76, tb muito bom, mas que me dava muitas dores de cabeça. Decidi vendê-lo quando ele quebrou no meio de uma trilha em Lavras Novas, tendo que rebocá-lo até Belo Horizonte e desembolsar R$600,00 de guincho.

Enfim, esse novo jipe não é utilizado no dia-a-dia. Rodo pouco no asfalto, somente pequenas viagens pelas estradas de Minas em busca de novos visuais. Não curto trilhas Extreme, mas adoro lama e erosões.

O caro, como disse está todo original. O antigo dono tinha cuidado em suas manutenção. Do que eu já verifiquei de importância e valor, foram substituídos os amortecedores há três meses por originais, embreagem, disco de freio e buchas dos panhard dianteiros originais. As traseiras são de PU e o serviço ficou "tosco". Vou substituir por nylon ou borracha com camisa de ferro. No mais estou querendo aos poucos tornar o carro mais agressivo e menos dependente de guincho.


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Sobre o body-lift

Na NET há alguns Kits vendidos com 10 calços de 2". Porem, para evitar trincas e torçoes na carroceria são necessários pelo menos 20 calços. Esses 10 pontos extras, que não são cobertos pelo KIT são calços de borracha que estão colados ao chassis (e somente a ele) e permitem mobilidade à carroceria, inibindo vibrações e permitindo apoio, melhorando a distribuição de peso e eliminando ruídos.


http://suzukioffroad.com.br/tecnica/bodylift01.jpg



Fonte: www.suzukioffroad.com.br (http://www.suzukioffroad.com.br)


Algumas pessoas utilizam sobre os calçs de borracha originais os calços de F1000. Outros fazem compostos de borracha de lona de pneu de caminhão prençadas.

A RC4x4 fornece as buchas (10 calços de 2", parafusos, arruelas e manual) por R$240,00.

Outros informam que o ideal é fazer calços de metal, pois do contrário a carroceria ficaria "sambando", o que aumentaria o risco de danificá-la.

Das adaptações após o body-lift são necessários a principio, citadoas pelos usuários do Forum em ordem de importância:


Alongar as alavancas do câmbio e transferência;
Reparafusar o pára-choque dianteiro;
Alongar a mangueira do bocal do tanque de gasolina;

Das "dores de cabeça" após essas modificalções no carro não encontrei detalhes, somente usuários falando que não vale a pena! Ponto duvidoso. Suponho que uma complicação, seria o serviço mal feito não alterando os 20 pontos e levando a carroceria à torção excessiva e empenamento dos materiais. No mais, levantar o veículo eleva o centro de gravidade o pode provocar acidentes em curvas ou relevos acidentados.

Gostaria de saber mais opniões sobre esse assunto, quanto preço total da mão de obra, material usado no lift, oficinas em BH que fazem esse serviço, etc.


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Sobre o lift de 1,5" da suspensão

São vendidos na NET e tb por alguns membros do forum o KIT de calços de PU, de 1,5" que são colocados para elevar a suspensão do carro. Os Kits não incluem novos amortecedores, que devem ser substituídos em relação aos originais para dar mais curso à suspensão.

São vendidos em torno de R250,00.



http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Infor/Calcos-Lift-15.gif


Fonte: [/URL][URL="http://www.caminhodaspedras4x4.com.br"]www.caminhodaspedras4x4.com.br (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br)




O lift é um kit composto com os seguintes componentes:


Dois calços de poliuretano para as molas dianteiras como no desenho abaixo.
Dois calços de poliuretano para as molas traseiras também mostrado no desenho abaixo.
Duas "arruelas de lanterneiro" ou "de aba larga" de 12mm para reforço da torre do amortecedor dianteiro.
Dois parafusos M12 por 90mm com porca "parloque" ou "auto-travantes" e arruela para fixação do calço da mola traseira.

Há ainda a possibilidade de substituir as molas traseiras por molas de verona, ou de outros veículos e amortecedores dianteiros de Kombi. Na dianteira está o grande problema. Alguns colocam somente um calço de aço, e outros mandam fazer molas de tamanho personalizado. Muitos relatam insucesso com esse último método, entre elas, molas tortas, shimmy acentuado, tranco, etc.. Em relação ao amortecedor, nem se fala. A dificuldade é maior ainda. Houve um ato heróico de se colocar os amortecedores de Hillux SW, mas não vi mais detalhes. Outros rebaixam a fixação do amortecedor, mas isso não altera o curso.

Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31". Não ví relatos a favor ou contra essa modificação. Tem um custo mais elevado que as demais citadas, mas parece resolver o problema de adaptação de novos amortecedores dianteiros. É ideal para quem quer chegar ao extremo com o carro e colocar pneus maiores, sem ter que modificar o conceito da suspensão e aproveitar o eixo do carro. Como desvantagem, tb já citado no FORUM, é a grande instabilidade do carro em asfalto (sem problemas para aqueles que o objetivo é off-road exclusivo), a possibilidade de quebra de semi-eixo quando ao uso de pneus grandes e redução da T-case.

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Gostaria de opnião de quem já fez uma ou outra modificação.

Qual tem menor custo para quem quer colocar pneus um pouco maiores? Qual oferece menos problema? Menor dificuldade de instalação.

Um abraço,
Rafael Freitas

Fabil
30/06/2009, 09:46
Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31".


Rafael Freitas




promessa??? essas fotos comprovam algo??/ hihihihii

T+

Guil
30/06/2009, 11:24
Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31". Não ví relatos a favor ou contra essa modificação. Tem um custo mais elevado que as demais citadas, mas parece resolver o problema de adaptação de novos amortecedores dianteiros. É ideal para quem quer chegar ao extremo com o carro e colocar pneus maiores, sem ter que modificar o conceito da suspensão e aproveitar o eixo do carro. Como desvantagem, tb já citado no FORUM, é a grande instabilidade do carro em asfalto (sem problemas para aqueles que o objetivo é off-road exclusivo), a possibilidade de quebra de semi-eixo quando ao uso de pneus grandes e redução da T-case.



Na minha opinião é muito trabalho só pra, no máximo, poder usar pneus 31".
Se ainda houvesse a possibilidade de substituir componentes dos eixos por outros mais reforçados, semi-eixos de chromoly e afins, talvez ainda valesse.

Pra ter todo o trabalho de reconfigurar a suspensão de um Samurai helicoidal, ainda que vc use o kit do Fabil, eu partiria logo pra uma troca de eixos.

Se a sua idéia é no máximo pneus 31", mantendo os eixos originais, talvez fosse interessante considerar a troca do seu 98 por um Samurai feixe de molas, já que não será um jipe pro dia a dia. Só na diferença de valor que vc conseguiria na troca já daria pra fazer as adaptações necessárias.

Edit: Dê uma lida nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48462&highlight=lift+suspens%E3o+problemas

Supercharger
30/06/2009, 12:45
Rafael, na minha opinião o melhor para quem está começando a curtir o Samurai Helicoidal é colocar os calços de mola e pneus na faixa de 215/75 com desenho lameiro. Vai curtir bastante o carro e as trilhas, usará as rodas originais, será totalmente reversível e a relação de diferencial e tcase atenderá.

Para rodar com pneus maiores que isso precisará além dos pneus maiores, novas rodas, body lift ou alteração na suspensão, X-Crawler para a tcase de corrente ou preferencialmente uma tcase por engrenagens equipada com X-Crawler. O custo vai subindo e a reversibilidade vai diminuindo.

[]'s
Gustavo.

ddfreitas
30/06/2009, 13:12
Concordo com o Guil.

O Kit do Fabil é interessante, uma grande solução para pneus 31". Mas os custos são elevados demais para um eixo que aparentemente super-dimensionado para um Samuka original, não aguenta, com margem de segurança, o uso de pneus grandes e bloqueio de diferencial.

Esse último está me fazendo falta. A única coisa que sindo falta do meu antigo Willys eram o blocante! Ohhh!

Trocar eixo, colocaria de Trolhaaa! Mas antes disso trocaria o motor fraco do Samurai. Nisso já teria gasto dinheiro suficiente para comprar um Troller. Sem falar que tudo que se investe em um JIPE, o afastando do original é perdido. O preço de revenda é firmado em modelos originais. Posso dizer o mesmo do Willys. Em termos de mercado, um Willys todo original vale mais que um Willys com motor AP, suspensão de F1000, etc. É foda, mas é assim! Quando comprei meu Samuca, senti na pele. Tive a oportunidade de comprar um Samuca com X-crawler, lift, pneus maiores, etc. Mas resolvi comprar um todo original e fazer do meu jeito...

Mas voltando o assunto, alguem sabe me informar quais são as desvantagens de um body-lift? Ele sai mais caro que o lift de suspensão? Até onde eu ví, o quanto menos se mexer na suspensão do Samuca, menor a possibilidade de você "fuder" o carro!

Tenho pavor de Shimmy! (ex dono de Willys sabe o que está falando)

marcelmarini
30/06/2009, 20:26
Rafael,

Na minha opinião o body-lift afeta a estética da viatura, pois irá ficar um vão entre o parachoque e a carroceria.
No meu caso estou estudando a opção de adaptar novos amortecedores para erguer o Samurai.

Alexandre X
30/06/2009, 20:31
Amortecedores nao erguem viaturas.

ddfreitas
30/06/2009, 20:33
Macel,

Se for somente isso tá bom demais! O carro já é feio, num tem como piorar! hehehe!

Brincadeiras a parte, sobre isso, já conversei com o dono da RC4x4, e ele me informou que é só trocar a furação do pára-choque dianteiro. O traseiro vai ser erguido junto com a carroceria pois ele é parafusado, em sua maioria nela.

Minha preocupação é com problemas mecânicos, perda excessiva de estabilidade, rangidos, torção, etc. Alguém já teve algum problema com o body-lift de 2"?

JecaTatu
30/06/2009, 22:09
Na minha opinião o body-lift afeta a estética da viatura, pois irá ficar um vão entre o parachoque e a carroceria.



Se for somente isso tá bom demais! O carro já é feio, num tem como piorar! hehehe!

Nem vem que o meu é bonito pra KCT e tem BL de 2"!!! :lol: hehehehe

Brincadeiras à parte, acho o Samurai com BL muito bonito. O meu está com pneus 235/75/15 e não pega em nada. Como não tem nem uma semana que tenho o samuca, fica difícil te dizer sobre algum problema. Por enquanto, não tive nenhum no dia a dia (média de 60 a 80km/h) e em uma trilha leve que fiz.

Guil
30/06/2009, 22:16
Minha preocupação é com problemas mecânicos, perda excessiva de estabilidade, rangidos, torção, etc. Alguém já teve algum problema com o body-lift de 2"?

Segundo o Fabil: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=651782&highlight=carroceria#post651782


desde que vc coloque calcos em TODOS os pontos de fixacao originais da carroceria, nao traz problemas...

porem o problema é que todos os kit de body-lift que vendem por ae, só vem os calcos principais ( que sao so com parafusos dentro) mas se vc olhar a carroceiria ela tem mais um punhado de pontos de apoio com o chassi com pequenas buchas coladas.

em samurais é certo, praticamento TODO samurai com BL "basico" a lata racha... em vitaras ( aqui em BH tem muitos com BL) nao é comum ver rachaduras..

Alexandre X
30/06/2009, 22:35
Minha humilde opinião sobre o tema:

Body lift - Se o objetivo for colocar pneus maiores esse é o caminho mais barato. Entretanto ele não mudará em nada a articulação da suspensão, o centro de gravidade não é alterado de forma significativa pelo uso do body lift e sim pelo uso de pneus maiores.

Lift de Suspensão - Esse é o caminho para quem busca + performance no offroad além do que o veículo original é capaz de oferecer. A regrinha básica do offroad é manter os 4 pneus no solo com tração o maior tempo possível. E para isso é necessário mais articulação na suspensão, a forma de obter mais articulaçao depende muito do tipo de suspensão.

A combinação Lift de Suspensão + Body Lift é muito bem vinda quando a suspensão articula bem, porém o pneu colide com a carroceria, por exemplo travando na caixa de roda.

ddfreitas
02/07/2009, 08:22
Concordo com você. Lendo mais sobre o assunto vi que o centro de gravidade não altera significativamente com o Body-lift, já que as estruturas pesadas (chassi, motor e outras estruturas mecânicas) ficariam no mesmo nível do solo. O que não acontece com o lift de suspensão, que altera sim o centro de gravidade, somado ainda ao aumento do pneu.

De qualquer forma, ambos têm vantagens e desvantagens. O lift de suspensão melhora o curso da suspensão (desde que se mude o armotecedor), mas altera o ângulo do caster, o que pode gerar problemas de shimmy e/ou "direção boba".

O Kit do Fabil é uma boa solução para deixar o carro agressivo e com execelente curso, e poderia até dizer, eliminando a necessidade de bloqueio do diferencial, já que os pneus ficam em contato com o solo o tempo todo. Mas acho que altera demais as caracteristicas do veículo. Minha opnião é que o carro é bom demais do jeito que é, leve, boa relação de tração. Só necessita de pequenos ajustes. Dentre eles, a redução da T-case, a colocação de pneus, no máximo 235x75/15, os protetores de tanque e um guinhco de 6000lb. Com isso vc tem um carro que vai para qualquer lugar, não perdendo em nada dos Trolhas, e sem alterar tanto as caracteristicas originais do veículo.

Agora, logicamente, para o uso extreme, não há limites. E o Samurai é de grande vantagem dos demais veículos. Ele possibilita, pela mecânica mais simples alterar praticamente qualquer coisa do veículo sem gastar muito.

Fabil
02/07/2009, 09:03
ô Freitas...

nao me leve a mal nao... mas a quanto tempo vc faz trilhas com seu samurai? :mrgreen:

é pq eu tô com uma ligeira impressao de que vc tá com muita teoria e pouca pratica... e acredite, tem hora que a teoria é COMPLETAMENTE diferente da pratica... especialmente quando vc disse que com bom curso de suspensao o uso de bloqueio e dispensavel...ehehhehehe

T+

Supercharger
02/07/2009, 10:59
Internet masturbation, hehehe.

Freitas, diz aí, já fez o seu protetor de tcase que coloquei o projeto com todas as medidas lá no outro tópico?

Alexandre X
02/07/2009, 11:44
Ah o rapaz dos projetos "open source"...
O fabil colocou bem teoria e uma coisa pratica e outra.

Pneus no chao + tracao, mas bloqueio (principalmente no eixo traseiro) e indispensalvel para que leva a coisa a serio.



ô Freitas...

nao me leve a mal nao... mas a quanto tempo vc faz trilhas com seu samurai? :mrgreen:

é pq eu tô com uma ligeira impressao de que vc tá com muita teoria e pouca pratica... e acredite, tem hora que a teoria é COMPLETAMENTE diferente da pratica... especialmente quando vc disse que com bom curso de suspensao o uso de bloqueio e dispensavel...ehehhehehe

T+

Luiz Felipe Guerra Jr
02/07/2009, 22:12
ddFreitas

Procura aqui no fórum que existem outras opções, se não me engano com molas de voyage e tal. O Higor Henk que é menbro do fórum fez isso e colocou pneus 31. Eu tambem to com 31 não pega em nada mas já comprei o carro assim. Veja bem não é um alternativa ao kit do Fabil, que pelo vi até agora é a melhor solução para samurai helicoidal que existe. É apenas uma solução barata que no seu caso deve resolver. Eu particularmente não sinto falta de curso de suspenção não uso o jipe para trilhas pesadas apenas para passeio e neste caso é uma solução barata para se ter ganho de vão livre. Mas uma coisa te digo com CERTEZA prepara o bolso pra um kit Xcrawler porque os 31 vão alongar a relação final em 17,9% e o samurai vai ficar chocho. O meu tava assim e mudou da agua pro vinho com o kit 2.65.

Felicidades e boa sorte com o samuka.

ddfreitas
03/07/2009, 09:17
Fiz o protetor de T-case sim. Saiu por 80 reais com mão-de-obra e tudo. Demorou um pouco para sair, mas foi! Valeu demais. Depois eu coloco as fotos, e olha que quase que pintei de vermelho como você! hehehe! Valeu!

Em relação a prática e teoria, é verdade, sei que nem tudo está escrito no papel.
Em termos de experiência off-road, acho que tenho um pouco. Tenho 26 anos, mas desde dos 12 anos venho acompanhando meu pai. Tive uma TR4 por 2 anos, depois um Willys por mais 6 e agora uns 3 meses de samuca. Sobre a necessidade de bloqueio, foi só uma brincadeira de exageiro. Não adianta nada ter 4 pneus no chão se a tração em um deles escapa. Inclusive, como disse anteriormente o que eu sinto falta da minha antiga viatura é o blocante!

Sobre a T-case, realmente, eu to pensando em trocá-la antes com o X, antes mesmo de mexer na suspensão e o uso de pneus maiorer. Mas o que eu disse sobre o tamanho dos pneus é o seguinte. Pelo que eu li do x-crawler 2.65 ele reduz em 25% tanto em hi quanto low. O que torna o carro bruto com pneus menores. Usando pneus 235x75 vc alonga, se eu não me engano de 10 a 15% (não lembro o valor exato), somando a redução do x-crawler, daria ainda um ganho significativo. Então para colocar pneu 31" e voltar para a configuração original é foda, apesar de ganhar em vão livre. Minha opnião, é que não compensa o investimento. Altera demais as caracteristicas do veículo, alem disso o eixo original é mais exigido, com risco maior de quebra.

Em relação às molas, valeu pela dica, era o que eu tava pensando em fazer se mexer na suspensão. Meu mecânico já havia me dado essa orientação, alem dó que sai mais barato que colocar os calços de PU, que sendo vendidos na faixa de 250 e 300 reais.

ddfreitas
03/07/2009, 09:23
Aproveitando a deixa. Já ví o valor da X-cralwer....

Mas e a mão de obra, sai quanto? E onde fazer aqui em BH?

Fabil
03/07/2009, 10:02
Em relação a prática e teoria, é verdade, sei que nem tudo está escrito no papel.
Em termos de experiência off-road, acho que tenho um pouco. Tenho 26 anos, mas desde dos 12 anos venho acompanhando meu pai. Tive uma TR4 por 2 anos, depois um Willys por mais 6 e agora uns 3 meses de samuca.

no MINIMO "curiosa" essa sua ordem cronologica.. pois TR4 comecou a ser vendida aqui no Brasil em 2003.. se vc ficou com ela 2 anos e depois com um Willys por mais 6 anos, era p/ gente entao estar em 2011, néh??? :mrgreen:



Sobre a necessidade de bloqueio, foi só uma brincadeira de exageiro. Não adianta nada ter 4 pneus no chão se a tração em um deles escapa. Inclusive, como disse anteriormente o que eu sinto falta da minha antiga viatura é o blocante!

nao me pareceu brincadeira nao... hehheheheh me pareceu alguem afimarmando como verdade "verdadeira",,,hehehehe


Sobre a T-case, realmente, eu to pensando em trocá-la antes com o X, antes mesmo de mexer na suspensão e o uso de pneus maiorer. Mas o que eu disse sobre o tamanho dos pneus é o seguinte. Pelo que eu li do x-crawler 2.65 ele reduz em 25% tanto em hi quanto low. O que torna o carro bruto com pneus menores. Usando pneus 235x75 vc alonga, se eu não me engano de 10 a 15% (não lembro o valor exato), somando a redução do x-crawler, daria ainda um ganho significativo. Então para colocar pneu 31" e voltar para a configuração original é foda, apesar de ganhar em vão livre. Minha opnião, é que não compensa o investimento. Altera demais as caracteristicas do veículo, alem disso o eixo original é mais exigido, com risco maior de quebra.


como disse.. vc tá com muita TEORIA e pouca pratica... vamos fazer umas trilhas de verdade com seu samurai que tenho certesa de que vc vai mudar alguns conceitos... :mrgreen: :concordo:


Em relação às molas, valeu pela dica, era o que eu tava pensando em fazer se mexer na suspensão. Meu mecânico já havia me dado essa orientação, alem dó que sai mais barato que colocar os calços de PU, que sendo vendidos na faixa de 250 e 300 reais.

vai fundo entao...eu já testei um punhado e molas diferentes em samurai helicoidal, as que ficam MENOS PIORES sao as de verona/apollo mas mesmo assim depois de algum tempo comeca a arriar... já as molas originais com calço nunca vi arriarem nao..

cacanakagi
03/07/2009, 10:19
ô Freitas...

nao me leve a mal nao... mas a quanto tempo vc faz trilhas com seu samurai? :mrgreen:

é pq eu tô com uma ligeira impressao de que vc tá com muita teoria e pouca pratica... e acredite, tem hora que a teoria é COMPLETAMENTE diferente da pratica... especialmente quando vc disse que com bom curso de suspensao o uso de bloqueio e dispensavel...ehehhehehe

T+
O meu Samuka teve a época sem bloqueio e a pós bloqueio... Sem comentários...
E os semi eixos Fabil??? Já encomendou o meu já?

Roger4x4
11/04/2016, 18:20
Olá Pessoal,

Tenho uma Pajero IO ano 2000 e gostaria de saber, se possível, onde encontro kit para Li ft de 2"ou 3"e parachoques de aço dianteiro e traseiro na região da Grande São Paulo e Vale do Paraíba?

Grato
Abs.

JohnJohn
11/04/2016, 22:08
Nossa cara vc pegou uma discussão de 2009? Hehehe esses caras devem estar tudo com troller e nem lembram mais dos samurai. ...Vou aproveitar e perguntar também. Tenho um original 97 que preciso trocar os amortecedores dianteiros. Não tem lift nem BL poderiam dizer a que conclusão chegaram a 7 anos atrás? Nenhuma pressupondo pois todas são de acordo com perfil do motorista. Então me ajudem...carro para o asfalto e colocando bf all terrian 215/75r15. Qual melhor opção das duas??