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Ver Versão Completa : Meu Niva está sem força



Crocodilo
29/06/2009, 17:53
E ai amigos!Meu niva está sem força. O mecâsnico diz que está tudo certo, mas na verdade sinto que está piorando a cada dia. O motor é original, poderia ser anéis? a tração? Abraços

BACALHAU
29/06/2009, 18:27
Taí, gostei. :twisted:
Esse nome te serve na medida, vivente.
Tu chegas de repente e vai logo abocanhando, sem muita conversa... :evil:
Prazer te conhecer, também.

cRiPpLe_rOoStEr
29/06/2009, 18:56
está queimando mto óleo? se tiver isso os anéis foram pro saco msm... a propósito: qual a quilometragem do teu niva?

Crocodilo
29/06/2009, 21:55
Obrigado amigos!
Na verdade ele não está queimando óleo, o normal para um carro 1991, em média 1,0 a 1,5 litros por troca. Ele está tão sem força que nesta semana tive que reduzir para subir a rampa na ofícina. Tem subida no asfalto que tenho que puxar 2ª ou 3ª. Sei que o motor 1,6 dele apanha um pouco mas não da maneira como está? A kilometragem não é muito alta, pelo menos é o que aparece no páinel.

BACALHAU
29/06/2009, 22:33
Crocodilo, entre nós, NIVeiros, tem todos os tipos de malucos, afinal, se fôssemos "normais" não teríamos um NIVA, não é mesmo? :mrgreen:
Agora, paranormais, sensitivos, advinhos e afins ainda não sei de nenhum. :discordo:
As causas da "impotência" do seu NIVA podem ser as mais variadas possíveis e eu e os outros "doidos" (por NIVAs :dance:) poderíamos ficar "chutando" várias.
De início eu poderia sugerir trocar de mecânico (ele é mecânico mesmo? :parede:), pois se o seu NIVA está assim como você diz e o "mecânico" diz que está tudo bem, o primeiro problema você já achou.
Se o motor está funcionando direitinho e o carburador regulado, sem oscilações e respondendo ao acelerador, eu verificaria a embreagem. Ela está regulada? Não está gasta? Não está com a superfície de atrito suja de óleo/graxa?
Enfim... São tantas opções. :rolleyes:

Mas, faça o seguinte para começar: Se apresente. Fale um pouco de você e do seu NIVA. Ele foi "batizado" (nome)? Tem fotos dele, mesmo chamuscado?
Tenho certeza de que não vai faltar ajuda por aqui. Pelo menos pitacos...:mrgreen:

Ah... Seja benvindo. Esta casa é nossa. :concordo:

buchmann
29/06/2009, 22:56
Crocodilo

Faça como o Bacalhau ai falo, vai testando tudo.

Também pode fazer como o Jack estripador (acertei??), vai por partes. Verifique no motor: se ao acelerar, com o carro parado, ele sobe a rotação normal. Se sim, não é o motor, se não, com certeza é ele.

Um conselho que eu posso dar é ver em uma ladeira se o carro esta correndo normalmente. Tipo, deixe ele parado em ponto morto, tire o pé do freio e ve se ele desce, se não descer provavelmente o freio esta travando. Uma é ver se as rodas estão quentes depois de andar por um periodo, também pode ser ocasionado pelo mesmo problema.

Bem vindo a comunidade ;)

Girti
29/06/2009, 23:38
E ai amigos!Meu niva está sem força. O mecâsnico diz que está tudo certo, mas na verdade sinto que está piorando a cada dia. O motor é original, poderia ser anéis? a tração? Abraços

O motor do Niva é muito sensível à alteração do ponto de ignição. Veja se o seu ponto de ignição está correto (+ ou - 1 grau, se o motor for original). Se estiver atrasado, pode ficar meio fraquinho!

Mauricio Rossetto
30/06/2009, 07:51
Realmente são tantas emoções que terá que passar.....
Eu por exemplo passei muito tempo usando o jipinho sem o segundo estágio pois não sabia que não funcionava. Mecânicos não estão nem aí, afinal carro velho é necessidade ou utopia (no meu caso são os dois) e você mesmo terá que descobrir certos segredos. Depois que reativei o segundo estágio do carburador, faço ultrapassagens (na gasolina) como qualquer uno mille hehehe.
Outro exemplo foi recentemente, quando o alternador começou a não carregar mais a bateria se ligasse os faróis. Já devia estar fraco a muito tempo, e troquei o alternador por outro de 90W e ele ganhou fôlego também. Hoje é fácil andar no GNV a 100, 110 Km/h e manter isso na estrada com gasolina então ficou mais fácil, pois como sabe ele perde muito nas subidas, basta um subidinha que o danado do velocimetro despenca rápido. Outro detalhe é tamanho de pneu, sei que estou forçando a barra da performance do motor original usando 225x75x16.... como disse o profeta Roberto Carlos, são tantas emoções... e com certeza, Niva é sempre com emoção.

Crocodilo
30/06/2009, 09:24
Amigo Bacalhau!
Sou de Santiago - RS, professor na UNISC de Santa Cruz do Sul - RS. Na verdade sou novo no assunto, comprei o Niva ainda no ano passado, ainda estou me familiarizando com o "Brucutu". Na minha cidade (Santiago) tenho, sempre que possível ando pelas trilhas, "sólito", pois na cidade creio ser poucos os amantes de trilhas. Agradeço ao as informações de todos (Cripple, Buchmann, Girti, Gil, Rossetto), vou seguir passo a passo e tenho certeza que logo vou descobrir o que tem de errado com meu rico "BRUCUTU".

BACALHAU
30/06/2009, 13:16
Crocodilo

...

Um conselho que eu posso dar é ver em uma ladeira se o carro esta correndo normalmente. Tipo, deixe ele parado em ponto morto, tire o pé do freio e ve se ele desce, se não descer provavelmente o freio esta travando.

...

Bem vindo a comunidade ;)

Caral...mba,:oops: Buchmann

Que bom conselho esse, hein? :parede:
Que mal o Crocodilo, lhe fez? Quer matar o cara? Dá um tiro nele, pelo menos salva o NIVA. :mrgreen:
Colocar o NIVA no alto de uma ladeira e soltar em ponto morto para ver se ele anda... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu quero é ver ele parar. :putz:

Crocodilo, não vai na onda desse cara não. Ele é um amigo-da-onça, não do "jacaré". Eu acho que ele está é querendo fazer uma mala do teu couro. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É muuuuuuuuuito mais seguro você levantar o seu "Brucutu" no macaco (ou em um elevacar de oficina) e girar as rodas com as mãos, para ver se estão livres..:concordo:

Soltar um NIVA em ponto morto em uma ladeira... :rolleyes:
Cara, estou com a barriga doendo de tanto rir. :lol: :lol: :lol: :lol::lol:

BACALHAU
30/06/2009, 13:25
Amigo Bacalhau!
Sou de Santiago - RS, professor na UNISC de Santa Cruz do Sul - RS. Na verdade sou novo no assunto, comprei o Niva ainda no ano passado, ainda estou me familiarizando com o "Brucutu". Na minha cidade (Santiago) tenho, sempre que possível ando pelas trilhas, "sólito", pois na cidade creio ser poucos os amantes de trilhas. Agradeço ao as informações de todos (Cripple, Buchmann, Girti, Gil, Rossetto), vou seguir passo a passo e tenho certeza que logo vou descobrir o que tem de errado com meu rico "BRUCUTU".

Valeu, camarada.
Aproveita e dá :shock: (ops) uma olhada no tópico dos NIVAs do RS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57231) e se apresenta por lá, é uma indiada de primeira.
Ficaram faltando as fotos.

Ah, Gil, Girti, Gilberto :twisted: são a mesma pessoa. Ele usa também outros nomes na noite paulistana, mas isso é assunto para outro Fórum. Ops, foi mal, a cor era para ser Grená (fazendo biquinho) :odedo:

Girti
30/06/2009, 15:46
O motor do Niva é muito sensível à alteração do ponto de ignição. Veja se o seu ponto de ignição está correto (+ ou - 1 grau, se o motor for original). Se estiver atrasado, pode ficar meio fraquinho!


Como o Maurício Rosseto bem lembrou, vale a pena ver se o segundo estágio do carburador está sendo acionado! Os sintomas de seu não acionamento são parecidos com os descritos por você!

Girti
30/06/2009, 15:47
Valeu, camarada.
Aproveita e dá :shock: (ops) uma olhada no tópico dos NIVAs do RS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57231) e se apresenta por lá, é uma indiada de primeira.
Ficaram faltando as fotos.

Ah, Gil, Girti, Gilberto :twisted: são a mesma pessoa. Ele usa também outros nomes na noite paulistana, mas isso é assunto para outro Fórum. Ops, foi mal, a cor era para ser Grená (fazendo biquinho) :odedo:

Ooooooolha a galinha informando, mais uma vez, que o ovo é dela!!! :twisted: :twisted: :twisted:

buchmann
30/06/2009, 15:56
Pó Bacalhau..

Não queime meu filme assim, só to tentando ajudar.

Mas pera, qual é o tamanho da ladeira que vc imaginou??? Tipo uma "Cerra do Rio do Rastro" (fotinhas para ilustrar), vc estava imaginado ai Camarada Baca??:odedo:.
Ah.. um passeio muito legal para fazer de Niva (5 dias para subir, e 1 hora para descer, claro, sem freios) :mrgreen::twisted:

Mas vou dar uma luz ai pro nosso amigo Baca. Camarada, estou falando de uma ladeira tipo um morrinho pequeno, com angulo bem baixo, até 8°. Somente para exercer uma força de deslocamento baixa. Se a força de aceleração da gravidade é 9,8 m/s², usando a regra de trigonometria básica: gravidade vezes o coseno do angulo, que é 90° - 8°, dando uma aceleração de 1,36 m/s². Se quiser km/h é só multiplicar por 3.6 :concordo:

Se o Niva dele não tiver freio, é só abrir a porta e correr na frente do carro e segurar o bixo:concordo::concordo: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Flugêncio
30/06/2009, 16:36
Pode tb estar queimando só três cilindros, daí fica fraquinho.

Girti
30/06/2009, 17:00
Pó Bacalhau..

Não queime meu filme assim, só to tentando ajudar.

Mas pera, qual é o tamanho da ladeira que vc imaginou??? Tipo uma "Cerra do Rio do Rastro" (fotinhas para ilustrar), vc estava imaginado ai Camarada Baca??:odedo:.
Ah.. um passeio muito legal para fazer de Niva (5 dias para subir, e 1 hora para descer, claro, sem freios) :mrgreen::twisted:

Mas vou dar uma luz ai pro nosso amigo Baca. Camarada, estou falando de uma ladeira tipo um morrinho pequeno, com angulo bem baixo, até 8°. Somente para exercer uma força de deslocamento baixa. Se a força de aceleração da gravidade é 9,8 m/s², usando a regra de trigonometria básica: gravidade vezes o coseno do angulo, que é 90° - 8°, dando uma aceleração de 1,36 m/s². Se quiser km/h é só multiplicar por 3.6 :concordo:

Se o Niva dele não tiver freio, é só abrir a porta e correr na frente do carro e segurar o bixo:concordo::concordo: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Caso ele queira ainda mais emoção, ele pode fazer o teste na Serra do Corvo Branco... :twisted:

BACALHAU
30/06/2009, 17:13
...
Mas pera, qual é o tamanho da ladeira que vc imaginou??? Tipo uma "Cerra do Rio do Rastro" (fotinhas para ilustrar), vc estava imaginado ai Camarada Baca??:odedo:.
Ah.. um passeio muito legal para fazer de Niva (5 dias para subir, e 1 hora para descer, claro, sem freios) :mrgreen::twisted:
...


Caramba, isso aí é de verdade, é? :shock:
Fiquei enjoado só de olhar... :p

Tá vendo Crocodilo?
O pessoal aqui é muiiiiiiii amigo.

buchmann
30/06/2009, 17:53
Nunca passei na Serra do Corvo Branco, só na do Rio do Rastro.

Mas logo vou fazer as duas, quem sabe em setembro, na lua de mel :). Mas pra ficar mais rapido a subida eu vou de Pajero, senão vou passar toda a lua de mel dentro do Niva subindo uma das Serras hehehehe..

Ei Gil, vc não virou um pouco a camera fotografica não?? tá meio imgrime isso ai hehehe..

Baca, realmente é isso ai que vc esta vendo, tudo isso na Bela e Santa Catarina hehehe.

ps.: desculpa o errinho de português ai.. ;)

Girti
30/06/2009, 18:39
Nunca passei na Serra do Corvo Branco, só na do Rio do Rastro.

Mas logo vou fazer as duas, quem sabe em setembro, na lua de mel :). Mas pra ficar mais rapido a subida eu vou de Pajero, senão vou passar toda a lua de mel dentro do Niva subindo uma das Serras hehehehe..

Ei Gil, vc não virou um pouco a camera fotografica não?? tá meio imgrime isso ai hehehe..

Baca, realmente é isso ai que vc esta vendo, tudo isso na Bela e Santa Catarina hehehe.

ps.: desculpa o errinho de português ai.. ;)

Hehehe... Sim, eu fiz uma brincadeira ao fotografar, inclinando um pouco a câmera. Mas inclinei apenas um pouco, a serra é, de fato, absurdamente íngreme, e as curvas absurdamente fechadas, é mais radical do que a Serra do Rastro, embora menos conhecida.

Há chances de eu estar na região em Setembro, caso eu realmente vá, vou ficar atento às Pajeros, para não atrapalhar a lua-de-mel! rsrsrs

jorgeffn
30/06/2009, 20:38
Crocodilo... também sou inciante no mundo dos Nivas... mesmo já tendo quase 1 ano que estou com o meu... enfim... Mais como já foi citado aqui existe uma grande chance de ser o carburador... tive esse problema uma vez e eram o giclês, e depois quando retifiquei o motor e troquei o carburador voltei a ter esse problema, porque com a adaptação do cabo do acelerador... ele não estava abrindo o segundo estágio... verifique com carinho o carburador... ele pode ser o vilão da história

Marcio Rossetto
30/06/2009, 20:45
Eu em primeiro lugar trocava as velas .

buchmann
30/06/2009, 21:41
Há chances de eu estar na região em Setembro, caso eu realmente vá, vou ficar atento às Pajeros, para não atrapalhar a lua-de-mel! rsrsrs


Fala Girti.. será um prazer encontrar um Niveiro no caminho, não planejei a rota ainda, mas para que planejar??? o mais legal é ir sem rumo :mrgreen:.
Se eu ver um Niva vermelho pelo caminho eu toco em cima, dai depois aqui no fórum eu vejo se era vc :twisted::twisted::mrgreen::mrgreen: não leve a serio isso tá..
Mas se eu ver um Niva de placas de SP parado, eu dou uma encostada (ui) para conversarmos.

Grande abraço

BACALHAU
30/06/2009, 23:04
...
Se eu ver um Niva vermelho pelo caminho eu toco em cima,
...


Epa, Epa, Epa !!! :mrgreen:
Alto lá. :stop:
Tenha mais respeito. :evil:
Vermelho não. :discordo:

NIVA grená (fazendo biquinho). ;)

Caramba, não sei o que está havendo... :pensativo:
Seleciono a cor "grená" (fazendo biquinho) e sai rosa. :twisted:

buchmann
01/07/2009, 15:40
tah bom..

Niva 'GRENÁ' :mrgreen:

(PuT@ sacanagem em Baca :putz: )kkkk

Crocodilo
08/07/2009, 15:33
Parece que o pessoal se ama muito. hehehehehe. obrigado pelas informações, mas vou deixar que vocês se comam.

BACALHAU
08/07/2009, 18:53
Parece que o pessoal se ama muito. hehehehehe. obrigado pelas informações, mas vou deixar que vocês se comam.

:shock: Mas o que é isso, Crocô? Que coisa mais feia. Aqui ninguém é canibal. :discordo:
Por falar em comer...
Ouvi dizer que rabo de jacaré é uma delícia. :razz:
Ou seria de Crocodilo? :pensativo: :mrgreen:
Enfim, tanto faz. De qualquer forma é um bicho valente. Briga sacudindo o rabo. :odedo:

buchmann
08/07/2009, 19:45
kkkkkkkkkkkk