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Ver Versão Completa : Motor Falcon 3.6 na Rural



Eduardo-04
29/06/2009, 17:04
Bom dia Amigos !! Sou um novato aqui na pagina 4x4 brasil passo sempre por aqui mas nunca me cadastrei hoje estou cheio de duvidas e preciso d vc´s !!
Tenho uma rural 72 com motor de maverick 6 cil na verdade um willys um pouco melhor ( acho ) .
Agora comprei um Ford Falcon 3.6 e estou querendo adaptar queria uma dica de vc´s q sao mais esperientes ou q já tenha feito essa adaptção
bom eu tenho o motor quase completo preciso de ( motor de arranque / e capa seca pro cambio 4 marchas willys ) ate q eu consiga um cambio clack 4 marchas vai ter q ser esse mesmo a grana ta curta rsrsrsr !!
Se alguem souber onde acho essas pçs ou q tenha enterece de vender me avise por favor obrigado pessaol até ++

Eduardo-04
29/06/2009, 17:14
Por Favor se alguem poder me ajudar !!!!!????

cRiPpLe_rOoStEr
29/06/2009, 17:54
argentina e uruguai tem mais facilidade em achar peças para esse motor, ou algumas f1000 a álcool em desmanches podem fornecer as peças... como tu mora no paraná tenta ver no paraguai...

Marcelo Cunha
30/06/2009, 11:59
Se o teu motor está com a capa seca original, adapta o cambio nela, o arranque tem que ser o dele.
Procura em desmanches, mas pelo menos aqui em Porto Alegre não tenho visto muitas peças para ele.

Zepi
30/06/2009, 12:05
O arranque serve o de v8 302!

Abraço

Eduardo Schaefer
30/06/2009, 13:08
Eduardo,em primeiro lugar parabéns pela compra,sou fã desse motor(E aqui na fronteira com o Uruguay também),já te adianto,junta um pouco e coloca uma caixa mais forte,pois destrui 3 caixas no meu ex Jeep(Isso que não sou muito demente acelerando :twisted:).Acredito que esse motor seja de uma F1000 e ai sim cabe o arranque do 302,pois se for do carro(como eu tive)os canos não deixam por ser muito perto do bloco.

rubensx
30/06/2009, 14:16
eu já sugiro meter uma injeção eletrônica ehehehe
:twisted::twisted:

Marcelo Cunha
30/06/2009, 14:50
Se servir o arranque do 302 eu tenho um gringo, novo para vender!

Zepi
01/07/2009, 11:17
eu já sugiro meter uma injeção eletrônica ehehehe
:twisted::twisted:

Rubens, já tefalei que tenho um desses em casa né?
Pretendo colocar uma Pandoo e ignição Spice.
Sabe quantos pocotós poderia chegar, quanto poderia custar?
Original tem 108 cv.
Não sei bem o destino dele...se vai para um jipe ou uma lancha...
Abraço

dalmo cruz torres
30/07/2009, 18:10
Eduardo, meu pai tem uma rural com o motor falcon faz quase 10 anos. O motor não estraga, é um 6 cilindros de boa cilindrada. Quanto ao cambio, não é que não dê para colocar, é que fica quebrando. Para vc ter uma idéia o meu pai tem 2 cambios de RESERVA!
Conheci uma F1000 com um motor falcon usando car burador Webber 44 original de fábrica, ficou ótima!

Zepi
31/07/2009, 08:42
Gente, sou fã desse motor!
Um dia colocarei ele numa viatura só pra trilha ou em uma lancha!
...e agora com kit injeção...

Abraço

fabiano caxias
03/08/2009, 10:10
opa tche tenho um desses desmontado
precizo ver serto oq tenho la e se precizar ainda de peças p ele posso ver
tinha ele adaptado em uma cx de c10 3 marchas,devo ainda ter a prize p cx /disco do falcon

____________________
fabiano caxias
vitara 95
eixos rural
100%
33'' recapados
ap 2.0

Zepi
03/08/2009, 11:20
Essa priz fois soldada?

Abraço

fabiano caxias
03/08/2009, 12:08
foi sim,e garanto q nao quebra
usava p jeep cross e quebrei tudo menos ela hehehe

reslima
03/08/2009, 15:26
tenho um amigo aqui que tá precisando da bobina impulsora pra esse motor, alguém tem ou sabe onde posso encontrar? abs...

Zepi
03/08/2009, 15:47
Qual bobina você fala?
Se for de ignição, pode usar uma comum para iginição eletrêonica.
Abraço.

Jr Mooca
26/08/2009, 17:49
Saudações a todos , também tenho uma 75 c/ motor falcon (excelente) , só estou c/ dificuldade no cabo do velocimetro.
Se alguem puder me ajudar , agradeço
Abraço
Jr

reslima
27/08/2009, 08:43
Fala Zepi, não tinha visto sua resposta... falaram pra ele que a peça se chama bobina impulsora ou sensor hall... é da distribuição eletrônica... como eu não entendo do assunto, não sei dizer exatamente como é...
Abs...
Renato


Qual bobina você fala?
Se for de ignição, pode usar uma comum para iginição eletrêonica.
Abraço.

Matheus Gandini
18/11/2009, 21:23
meoo...esse motor leva a rural tranquilo..fã por toda a vida desse motor..num quebra...tenho uma caixa de f-1000 4m original deste motor..mas jah tah indo po pau.leva a rural com 2.500 kg tranquilo..mas faz gaoslina 4/L e a gnv faz 7/L
abrass

Zepi
19/11/2009, 08:34
Fala Zepi, não tinha visto sua resposta... falaram pra ele que a peça se chama bobina impulsora ou sensor hall... é da distribuição eletrônica... como eu não entendo do assunto, não sei dizer exatamente como é...
Abs...
Renato

Acho que você está se referindo ao módulo de ignição que é do tamanho de uma caixa de fósforos.Isso é ruim de achar...

Abraço

richardh
26/07/2011, 22:02
boa noite dalmo sou aqui de sao joao da boa vista tudo bem voce sabe onde eu encontro um motor destes para comprar pois tenho uma rural e quero trocar o motor ate onde sei e muito melhor que um bf161 por favor mande reposta para richardh@biagioturbos.com

rural65
27/07/2011, 09:39
bom dia, tenho na rural esse motor agora com caixa c10 3 marchas mas andei com 4 marchas do willys por mais de um ano mas na manha.
Junior

Cardoso-78
27/07/2011, 21:55
Richardh tem um amigo meu aqui em londrina que tem um motor deste pra vender vo ver com ele o preço e te falo blz...

julianot
31/07/2011, 03:11
aqui em porto alegre definitavamente não se acha muitas peças pro falcon...fui em ferros velhos especializados em caminhões e caminhonetes e os cara tão esfaqueando o pessoal que procura peças , tem um sujeito vendendo o falcon por 800 á alcool...sei não...será que é fria?

Ricardo Bambhoo
03/08/2011, 19:36
Então é isso: motor Falcon na Rural !

Eu teho um F75 ano 76 com este motor + clarck 4 marchas ... não troco ela por nada. Mesmo que ainda esteja na garagem em período de reformas. Quando coloquei o motor, fiz coletor de saida dimensionado (6x2x1). Troquei a ventoinha que era direto no eixo do vira, barulhenta pra KCT e "amarrava muito o motor", coloquei uma elétrica do Astra com um novo radiador. Na verdade refiz o original com maior capacidade. Se e quando meu bolso permitir, vou colocar uma injeção eletrônica (Fuel Tech). Só que pra isso, o investimento beira os R$ 3 mil... Um dia a reforma termina...:euforico:

PALU 75
07/08/2011, 15:39
Zepi, o 3.6 que saiu original na f1000 aki no brasil tem 108 cv, o 3.6 argentino tem 132 cv e o 3.6 sprin tem 166 cv com 33kgf de torque, na minha opinião é o melhor motor que existe pra usa em viatura pra trilha seja ela qual for( até em gaiola ) hehehehehhehe
Akele aperto de mão.

jdutra
07/08/2011, 23:53
Tenho esse motor na minha Rural e gosto muito. Tem muito bom torque, o que é muito interessante pra trilha e boa potência. De início usei o carburador original da Rural o DFV228, mas ele amarra muito o motor, agora estou com um DFV446 e é outro motor.

O grande problema seria a falta de peças de reposição, mas como todos dizem é um motor com ótima durabilidade. Já andei com a correia arrebentada por uns 20km, parando a cada tanto para colocar água no radiador, mas sem girar a bomba dágua....esquentou pra caramba...e a princípio nada aconteceu...

Tenho alguns vídeos dele em ação na minha página no youtube:

‪Canal de jonasdutra‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/user/jonasdutra?feature=chclk)

Abraços,

Jonas

Alan
24/08/2011, 17:41
jdutra, com qual giclagem tu usou o DFV228 no falcon? Em comparação com o bura original como ficou? Com o 446 não ficou ruim o consumo?
abs
Alan

marcelo102021
26/09/2011, 12:36
Caixa c10 3 marchas aguenta o falcon 3.6 tranquilo! e o motor pra trilha é um luxo! Recomendo dar um pulinho uma hora dessas na Argentina meu velho, lá tu acha tudo o que precisar pra esse motor e mais um pouco, vale a pena!
Abraço!

jdutra
27/09/2011, 19:05
jdutra, com qual giclagem tu usou o DFV228 no falcon? Em comparação com o bura original como ficou? Com o 446 não ficou ruim o consumo?
abs
Alan

Alan,

O consumo não é bom nem com o DFV228 nem com o 446. Com o 446 é outro motor, muito mais potente.
Não ligo muito pra consumo até porque a Rural não é carro de dia a dia....só para uma trilhazinha de vez em quando...

Valeu!!

Jonas

paulo.roco
07/10/2011, 19:24
Olá!
Tenho uma rural com esse motor e caixa Clark 4m.
Não entendo muito, mas pelo que vi existe alguns tipos de motores Falcon, argentino, brasileiro, etc. Como faço pra descobrir qual deles é o meu?

E outra dúvida (não sei se aqui é o tópico certo mas...). a embreagem está muito baixa, e ouvi dizer que é fácil regular. Alguém sabe como faz? É realmente fácil?

Desde já obrigado!

jdutra
08/10/2011, 14:52
Alguém tem vídeos de contagiros acelerando com falcon para ter idéia de como sobe o giro com cada carburador?

Eu uso o 446 e depois vou fazer um vídeo pra mostrar....o meu eu mesmo instalei tudo e acho que está razoavelmente acertado.

Valeu...

Jonas

pedro jr.
09/02/2012, 17:26
ola, estou comprando uma rural com motor falcon e cambio isuzu sera que esse cambio presta ou aguenta o falcon.

se alguem puder ajudar agradeço.

Dodger
11/02/2012, 08:18
Instalei um destes no meu Maverick, nem vou falar que adaptei pq este motor é o original do projeto americano do maverick, aqui no Brasil que a Ford aproveitou o estoque de motores 6 cil Willys e fez uma gambiarra pra usar ele no Maverick, o que contribuiu pra queimar o filme do carro por aqui, já que depois que ele pegou fama de fraco e beberrão, depois num adiantou colocar V8 302 nem o 4 cil OHC.

Vamos ao que interessa:

Motor Falcon 3.6 ano 94 de F-1000 já com os coletores dimensionados, capa seca e garfo do Falcon, Caixa Clark 3 marchas de Galaxie/Maverick(capa seca refurei pra ele, mas se fosse o de C-10 ou Dodge cabe sem mexer em furação), embreagem toda de C-10 só tem que dar um passe no centro do volante pra encaixar perfeito o disco da C-10 que tem um focinho mais comprido, plato é a mesma furação, acionamento fiz hidraulico.
O carburador que eu aproveitei um Solex H-34 de Maverick 4 cilindros que tinha guardado, mas tive que fazer uma flange(gambiarra mesmo) pra juntar as duas bocas do solex na boca simples do coletor, ai num casou direito, parece que dá falta em alta, mas isso ainda vamos ver direitinho. Talvez fique melhor com um 446 que tem abertura simultanea dos 2 estágios

Só apanhei um pouco pq comprei um motor praticamente novo mas parado a muito tempo e onde estava guardado roubaram distribuidor, arranque, bombas, etc, ai achar estas peças é chato e caro. Mas se tiver alguém que more perto da Argentina e possa buscar as peças, ai custa mais barato que peça de Fusca. Pra ter ideia paguei acho que 400 num distribuidor usadoe na argentina custa 200 novo na caixa...

fizemos um video da primeira funcionada dele, ronca grosso!!


http://www.youtube.com/watch?v=z0TOwrvIB78

maikao
22/03/2021, 13:46
Pessoal, estou em uma saga com meu falcon 3.6 6cc Álcool.

Comprei um carburador Brosol 3E, só que descobri que meu coletor de admissão é peça inteiriça com o cabeçote. Todos os videos que vejo no youtube, o motor saca o coletor de admissao, e o meu não tem como remover. Eu teria que adaptar outro cabeçote para acoplar o 3E, é isso?

Pensei em adaptar uma flange para o 3E, mas o corpo de borboletas duplo do 3E, daria uns 6cm de comprimento. Resumindo, com o coletor de admissao atual, não aproveitaria toda a passagem de AR, já que a abertura do coletor é de 4.5cm

Aristides Jr
22/03/2021, 17:35
Olá maikao!

Minha Opnião de 2cent$:-

O carburador 3E tem duas borboletas uma de 3,0cm e outra de 3,4cm , se voce calcular a área vai ver que 4,5cm dá praticamente a mesma área!
Ou seja pode se montar uma flange de adaptação em "Y", não vai limitar o fluxo!

Na pratica qualquer carburador duplo vai funcionar melhor que um simples.

Aristides Júnior

Rafael Gallati
19/04/2021, 19:33
Pra colocar o 3E precisa de adaptação no pé do coletor? USO UM Solex H40/44 eis.....mas acho que poderia desenvolver mais......com o 3E melhora consumo e desempenho? Câmbio é clark 260f, reduzida willys. Valeu.