Ver Versão Completa : Troller sem força e um barulho muito alto de ventilação
Dudu-JCER
29/06/2009, 10:29
Foi sábado, fui até Tiradentes cidade vizinha aqui de SJDR e já dentro da cidade notei algo diferente mas achei até bonito, tava um ronco mais parecendo um zuado tipo uma ventilação forte vindo do motor....
No asfalto que fui perceber que tava sem força, e não tinha velocidade acima de 100 KM/H, e pedindo marcha constante...
Comentei com meu primo e ele garantiu que era a mangueira da turbina, só que chegando em casa fui conferir e não era, estava tudo em ordem...
Funcionei o Troller no domingo e a mesma coisa, em marcha lenta também se nota o zuado ou melhor a ventilação... Parece que quando acelera aciona um ventilador muito forte...
Alguém pode me ajudar a descobrir o que está acontecendo???
Obrigado
Provavelmente a embreagem da ventoinha dianteira travou...
Mande verificar.
Abracos.
Dudu-JCER
29/06/2009, 10:36
Provavelmente a embreagem da ventoinha dianteira travou...
Mande verificar.
Abracos.
Eu já estava desconfiado de algo referente a alguma das ventoinhas...
Mas isso faz perder a força???
Eu já estava desconfiado de algo referente a alguma das ventoinhas...
Mas isso faz perder a força???
Sim.
Isso ja me aconteceu em uma Ranger 3.0...
Recomendo nao forcar o motor, pois a helice pode nao aguentar a rotacao e vir a quebrar.
Abracos.
Será que o motor não está entrando em modo de segurança?
Quando o carro está frio, ele tem força?
Dudu-JCER
29/06/2009, 10:51
Sim.
Isso ja me aconteceu em uma Ranger 3.0...
Recomendo nao forcar o motor, pois a helice pode nao aguentar a rotacao e vir a quebrar.
Abracos.
Obrigado Abreu, vou mandar o carro na FORD aqui de SJDR e pelo menos sabendo disso já chego lá falando para verificar isso... e não corro o risco deles sairem mexendo no carro de torto a direito...
Depois retorno se resolveu ou não...
Obrigado e uma grande abraço...
Dudu-JCER
29/06/2009, 10:53
Não observei, vou verificar...
Obrigado
PAULO CARECA
29/06/2009, 11:40
KITZAN, o meu teve estes mesmos sintomas quando quebrou a bomba d'agua, com mais um "desligava o compressor do ar condicionado" pois entrava em modo de segurança conforme falou o AKPG, veja se o ar quente está funcionando normal, se não tiver é bomba d'agua.
Alex, em modo de protecao acende a luz da injecao no painel...
Acho que nao eh o caso...
Abracos.
Dudu-JCER
29/06/2009, 13:09
KITZAN, o meu teve estes mesmos sintomas quando quebrou a bomba d'agua, com mais um "desligava o compressor do ar condicionado" pois entrava em modo de segurança conforme falou o AKPG, veja se o ar quente está funcionando normal, se não tiver é bomba d'agua.
Vou observar, valeu...
Dudu-JCER
29/06/2009, 13:12
Galera, detalhe... Um amigo meu que mexe em Radiadores, Interculers deu uma olhada, ele retirou a mangueira da turbina e ela está cheia de óleo...
Poderá ser a turbina ou será outra coisa???
Obrigado
Galera, detalhe... Um amigo meu que mexe em Radiadores, Interculers deu uma olhada, ele retirou a mangueira da turbina e ela está cheia de óleo...
Obrigado
Completamente normal...
A turbina mela os mangotes de oleo mesmo...
Abracos.
PAULO CARECA
29/06/2009, 16:18
Completamente normal...
Abracos.
A do meu tambem mela, com a condensação do ar que vem com vapores de oleo, limpo de vez em quanto:concordo:.
PAULO CARECA
29/06/2009, 16:30
Obrigado
Va a uma oficina que tiver o scanner para Troller, se não tiver vai por eliminatoria, mas pelo caminho mais facil, se não vc vai mexer em tudo que não tiver nada a ver. Faça o teste de pressão de agua nas mangueiras de retorno ao radiador, ele está com todos os sintomas (a olho) de super aquecimento, então entra em modo de segurança cortando potencia. Se for a bomba d'agua, numa autorizada mwm international, ta em torno de R$ 200,00, e trocar é facil alem da bomba vc vai retirar só a correia e a ventuinha do motor, da para trocar sem tirar os radiadores.:concordo:
Dudu-JCER
29/06/2009, 17:15
Completamente normal...
Abracos.
Eu fui numa oficina de Bomba Injetora e Turbinas, o Kara me falou que é pra isolar a mangueira de suspiro da tampa, isso procede????
Ele conferiu a turbina não está com folga e também não está fumando...
O nível do óleo de motor está certo...
Porra que merda...:evil::evil::evil: estou ficando apreensivo...:shock:
Obrigado
Dudu-JCER
29/06/2009, 17:21
Va a uma oficina que tiver o scanner para Troller, se não tiver vai por eliminatoria, mas pelo caminho mais facil, se não vc vai mexer em tudo que não tiver nada a ver. Faça o teste de pressão de agua nas mangueiras de retorno ao radiador, ele está com todos os sintomas (a olho) de super aquecimento, então entra em modo de segurança cortando potencia. Se for a bomba d'agua, numa autorizada mwm international, ta em torno de R$ 200,00, e trocar é facil alem da bomba vc vai retirar só a correia e a ventuinha do motor, da para trocar sem tirar os radiadores.:concordo:
Valeu pela dica, vou patir pra essa...
Assim que eu tiver mais detalhes passo a vocês...
Obrigado...
Renato Fraga
29/06/2009, 17:38
Tô vendo a discussão e não tô me contendo em ficar sem dar o meu pitaco.
Negócio o seguinte: O barulho de ventilação é da hélice do radiador travada.
Vejam que normalmente, mesmo quando o acoplamento "recebe informação" para travar por conta da temperatura, a uma certa rotação ocorre a liberação do acoplamento justamente para não ocorrer sobrecarga, pois a hélice tem um passo bem agressivo e o motor tem potência pra virar. Sendo assim se o acoplamento se manter travado em rotações mais altas, pode acontecer da hélice quebrar, danificar a bomba dágua ou o eixo que sustenta a hélice e principalmente , roubar uma potência danada do motor.
Portanto, certamente seu problema é muito mais simples do que parece. O barulho vem da hélice e a perda de desempenho também, heheheh !!!!!!!!
Pra saber se é isso, o teste é muito simples. Com o motor desligado e frio, tenta viral a hélice com a mão. Obrigatoriamente deve ser possível fazer isso sem dificuldades. Inspeciona pra ver se não tem folgas no mecanismo.
Posteriormente, funcione o motor, e ao acelerar veja se a hélice acompanha a subida de giro do motor. Com o motor gelado não é pro acoplamento travar, mantendo a hélice liberada, virando bem mais lenta que a rotação do motor.
Finalmente, esse sistema de acionamento da hélice por acoplamento viscoso é muito simples, não tem nenhum tipo de gerenciamento e é comum apresentar problemas. Geralmente trava, mas algumas veses acontece o contrário, onde observa-se o superaquecimento principalmente quando se força mais o motor.
D ojeito que está corre o risco de danificar correia, bomba d'agua, e se ocorrer da hélice partir, heheheh, tudo o que estiver no caminho será danificado.
Abraços
Dudu-JCER
29/06/2009, 18:40
Tô vendo a discussão e não tô me contendo em ficar sem dar o meu pitaco.
Negócio o seguinte: O barulho de ventilação é da hélice do radiador travada.
Vejam que normalmente, mesmo quando o acoplamento "recebe informação" para travar por conta da temperatura, a uma certa rotação ocorre a liberação do acoplamento justamente para não ocorrer sobrecarga, pois a hélice tem um passo bem agressivo e o motor tem potência pra virar. Sendo assim se o acoplamento se manter travado em rotações mais altas, pode acontecer da hélice quebrar, danificar a bomba dágua ou o eixo que sustenta a hélice e principalmente , roubar uma potência danada do motor.
Portanto, certamente seu problema é muito mais simples do que parece. O barulho vem da hélice e a perda de desempenho também, heheheh !!!!!!!!
Pra saber se é isso, o teste é muito simples. Com o motor desligado e frio, tenta viral a hélice com a mão. Obrigatoriamente deve ser possível fazer isso sem dificuldades. Inspeciona pra ver se não tem folgas no mecanismo.
Posteriormente, funcione o motor, e ao acelerar veja se a hélice acompanha a subida de giro do motor. Com o motor gelado não é pro acoplamento travar, mantendo a hélice liberada, virando bem mais lenta que a rotação do motor.
Finalmente, esse sistema de acionamento da hélice por acoplamento viscoso é muito simples, não tem nenhum tipo de gerenciamento e é comum apresentar problemas. Geralmente trava, mas algumas veses acontece o contrário, onde observa-se o superaquecimento principalmente quando se força mais o motor.
D ojeito que está corre o risco de danificar correia, bomba d'agua, e se ocorrer da hélice partir, heheheh, tudo o que estiver no caminho será danificado.
Abraços
Renato pode dar pitaco a vontade, você está é me ajudando..
Resumindo, você acha que é problema de aquecimento mesmo, proveniente da ventuinha???
Detalhe eu olhei a helice não está travada, está um pouco pesada, mas isso o carro estava quente...
Liguei na Estrada Real concessionaria da Troller em BH, me falaram que pode ser o filtro de diesel também...
Eu estou indo por eliminação, hoje já está tarde, mas amanha vou medir a pressão da bomba dágua, vou passar o rastreador de injeção, vou trocar os filtros de diesel, vamo vê...
Obrigado pela dicas, valeu...
Renato Fraga
29/06/2009, 19:54
Kitzan, se eu não fui muito claro e direto, acho que seu problema não tem nada a ver com superaquecimento. Acredito que isso seja problema apenas da ventoinha, ou seja, do acoplamento que travou.
Lógico que com o calor o acoplamento trava acionando a hélice, e assim que esfria deve liberar.
Mas se a hélice funciona direto, dificilmente irá aquecer o motor pois a ventilação é absurdamente forte. E o calor que aciona o acoplamento emana do radiador. Assim, ao esfriar tem que liberar a hélice.
O acoplamento em determinados defeitos fica travado provocando sintomas parecidos com o que você está descrevendo.
Apesar da minha pick up ser V6 gasolina diferente do seu exemplo, certa vez aconteceu isso. O acoplamento travou e fiquei andando assim por um bom tempo. Como meu deslocamento era exclusivamente urbano, não encontrava problemas.
Mas bastou eu precisar pegar estrava pra eu ver o tamanho do problema que aquilo representava......
Na dakota, a hélice é enorme e de ferro, pesada, e com um passo violento, gerando um deslocamento considerável de ar. Isso fazia um barulho que chamava atenção de qualquer um e amarrava o motor que dava dó. Resultado: desempenho fraco e consumo elevado. Pra conseguir andar satisfatóriamente tinha que manter 80km/h em 5 marcha pra deixar a rotação bem baixinha.
Após 2 meses andando assim, veio a consequencia: Motor superaquecendo !!!!!
Poxa, mas ventilação tinha de sobra, o que seria?????
Fui desmontar então a ventoinha pra trocar o acoplamento e pra minha surpresa, existia uma folga no eixo da bomba d'agua enorme, por onde começava a vazar bastante água.
Na dúvida, removi a bomba também e então pude ter idéia do estrago. O eixo da bomba havia "corrido" algums milimetros a frente, puxado pela hélice, fazendo com que o rotor da bomba encostasse na carcaça, desgastando as duas peças a ponto de não haver mais as aletas do rotor e restar uma fina espessura da carcaça.
Mais um pouco a impressão que dava era que ia sair pra fora com tudo.
Troquei então a bomba e aboli a ventoinha original, instalando uma elétrica devidamente calibrada, o que só me troxe alegrias e economias.
Mas no seu caso eu desaconselho essa modificação. A ventilação pela ventoinha original é insuperávelmente melhor para um motor diesel.
Verifique o acoplamento e duvide de diagnósticos mirabolantes.
Abraços
Bernardo Hoelz
29/06/2009, 20:36
O problema é na embreagem viscosa, estou com o mesmo problema na L200 e vou trocar a embreagem viscosa, a ventuinha esta rodando direto e tirando força do motor.
Abraço
JEFFCATUNDA
29/06/2009, 23:23
Será mesmo que é só a hélice travada???
Nas sw4 quando querem resfriar melhor, tem gente que trava a hélice e ela não perde potencia a ponto de ser notado isso...
O problema é só que em casos de agua, ou outro impecilho que fique emte as hélices, ela não para e com isso quebra.....
JapaTroller
30/06/2009, 08:50
Eu tb não sei se com a helice travada, o motor perderia tanta potencia, digo isso, pois a minha é soldada, justamente pra travar, pois foi trocado umas 2 vezes e sempre dava problema, intaum foi soldado e sinceramente não da pra perceber perda de potencia!! Valeu
JEFFCATUNDA
30/06/2009, 09:18
Pois é Japa.
Eu fiquei sem saber se falava isso ou não porque vi que o colega tava muito aflito......
Acho que talvez o problema seja super aquecimento, pois foi depois de uma viagem, e mesmo com o motor em baixa rotação a hélice não destravou...A perda da potencia deve sim, ser por conta de tre entrado em modulo de segurança.
É realmente bem diferente tanto a ventilação, quanto o barulho de uma hélice travada...mas como o colega tambem falou, são muitas as viaturas que os proprietários travam as suas hélices para aumentar a ventilação...Sem esta perda absurda de potencia.
Dudu-JCER
30/06/2009, 10:04
Bom, proucurando responder as mensagens de todos e ao mesmo tempo agradecendo a todos...
Já programei uma revisão que vai trocar os filtros, pode tá ajudando na perca de potência e o outro problema da hélice pode ser um defeito que apesar de ter aparecido junto com o da perca de potência não ter haver nada um com o outro....
E quanto a Hélice vai desmontar e analisar...
Qualquer novidade, posto aqui...
Valeu
Bom, proucurando responder as mensagens de todos e ao mesmo tempo agradecendo a todos...
Já programei uma revisão que vai trocar os filtros, pode tá ajudando na perca de potência e o outro problema da hélice pode ser um defeito que apesar de ter aparecido junto com o da perca de potência não ter haver nada um com o outro....
E quanto a Hélice vai desmontar e analisar...
Qualquer novidade, posto aqui...
Valeu
Tem haver sim...
Como ja disse, ja tive este mesmo problema com a Ranger e a perda de potencia eh evidente.
Dudu-JCER
30/06/2009, 11:03
Tem haver sim...
Como ja disse, ja tive este mesmo problema com a Ranger e a perda de potencia eh evidente.
Bom, tomara que seja, pelo menos resolve tudo de uma vez...:pensativo:
Mas de uma forma ou outra eu vou trocar os filtros até mesmo por precaução...
Obrigado
JapaTroller
30/06/2009, 11:03
Tem haver sim...
Abreu o motor do meu é diferente, não sei o eletronico no caso, o meu é mwm2.8, a citação que fiz foi com relação a ele, por descuido eu não citei isso!! Abraços
PAULO CARECA
01/07/2009, 00:10
Pois é Japa.
Eu fiquei sem saber se falava isso ou não porque vi que o colega tava muito aflito......
Acho que talvez o problema seja super aquecimento, pois foi depois de uma viagem, e mesmo com o motor em baixa rotação a hélice não destravou...A perda da potencia deve sim, ser por conta de tre entrado em modulo de segurança.
É realmente bem diferente tanto a ventilação, quanto o barulho de uma hélice travada...mas como o colega tambem falou, são muitas as viaturas que os proprietários travam as suas hélices para aumentar a ventilação...Sem esta perda absurda de potencia.
Usando o achometro, eu tambem concordo, será que a helice não destravou mesmo? O motor super aquecido fica bem mais acelerado.
O marcador de temperatura do painel dos troller antes de 2009 não sei depois, se a bomba d'agua não estiver circulando ele não marca super aquecimento, e nem o ar quente do painel funciona direito (fica morno), o sensor de temperatura que marca no painel fica depois da valvula termostatica e depois da bomba e se esta não estiver funcionando não mostra super aquecimento, o sensor de temperatura que manda informação para a centralina fica antes da valvula termostatica e bb d'agua por isso corta potencia do motor para sua proteção. Experiencia propria, e ainda mais os primeiros motores 3.0E dos troller e ranger grande parte tiveram problemas de bb d'agua antes dos 30.000km, se o dele nunca deu problema, sorte dele.:concordo:
JEFFCATUNDA
01/07/2009, 00:25
Usando o achometro, eu tambem concordo, será que a helice não destravou mesmo? O motor super aquecido fica bem mais acelerado.
O marcador de temperatura do painel dos troller antes de 2009 não sei depois, se a bomba d'agua não estiver circulando ele não marca super aquecimento, e nem o ar quente do painel funciona direito (fica morno), o sensor de temperatura que marca no painel fica depois da valvula termostatica e depois da bomba e se esta não estiver funcionando não mostra super aquecimento, o sensor de temperatura que manda informação para a centralina fica antes da valvula termostatica e bb d'agua por isso corta potencia do motor para sua proteção. Experiencia propria, e ainda mais os primeiros motores 3.0E dos troller e ranger grande parte tiveram problemas de bb d'agua antes dos 30.000km, se o dele nunca deu problema, sorte dele.:concordo:
Pois é Careca...O ponto fraco era a bomba dágua......vcs podem ver aqui mesmo neste forum. no tópico NGD INTERNATIONAL... que é o problema que mais é citado......
Dudu-JCER
01/07/2009, 07:52
E ae Paulo beleza!!!
Bom, outro problema que estou descobrindo, o marcador de temperatura nunca mexeu, perguntei ao Japa ele falou que o dele também não, então achei que fosse normal, só que liguei na concessionária e eles me falaram que não, ele fica no meio.... será que pode ser alguma cebolinha???
Outra coisa que vou ter que olhar...
Valeu
JapaTroller
01/07/2009, 08:37
E ae Paulo beleza!!!
Bom, outro problema que estou descobrindo, o marcador de temperatura nunca mexeu, perguntei ao Japa ele falou que o dele também não, então achei que fosse normal, só que liguei na concessionária e eles me falaram que não, ele fica no meio.... será que pode ser alguma cebolinha???
Valeu
Dudu o meu mexe muito de vez em quando, quando eu forço muito o motor por um perido de tempo maior, ai da pra ver que funciona, mas normalmente ele nem mexe!!!!
Deve ser modo de segurança viu, derrepente o rotor da bomba dagua q dizem, costuma trincar, não consegue aumentar o fluxo de agua em altas rotacoes pq ele cavita ai pode haver um superaquecimento.
Sobre a ventoinha eh simples nos 3.0 quando vc liga o motor com ele frio a ventoinha fica acoplada, n sei pq, depois quando vai andando desacopla dai vc pode perceber se esta acoplando ou n
PAULO CARECA
01/07/2009, 15:40
Deve ser modo de segurança viu, derrepente o rotor da bomba dagua q dizem, costuma trincar, não consegue aumentar o fluxo de agua em altas rotacoes pq ele cavita ai pode haver um superaquecimento.
Sobre a ventoinha eh simples nos 3.0 quando vc liga o motor com ele frio a ventoinha fica acoplada, n sei pq, depois quando vai andando desacopla dai vc pode perceber se esta acoplando ou n
É exatamente por ai, quanto a ventoinha, em giro do motor baixo ela aumenta a velocidade para puxar a ventilação adequada, em alta diminui por que ja esta com ventilação natural e para não ficar numa velocidade louca:concordo:
PAULO CARECA
01/07/2009, 15:59
E ae Paulo beleza!!!
Valeu
Cebolinha vc vai ver quando souber o preço deste sensor, vai arder os seus zoios:parede:, olha eu nunca descobri a função deste sensor/marcador de temperatura do painel, ele nunca acusa problemas de superaquecimento, se alguem descobriu me diga, pois ele fica localizado num lugar que não acusa nada de grave, o que acusa é o que vai para a centralina, tanto o seu quanto o do Japa, pode estar com os cabos desligados, mal contato nele ou no painel, ou o antigo dono descobriu que não servia para nada e tirou ou desligou, por que é caro, :concordo:checa e se ele estiver lá troca com um colega que estiver funcinando para testar.
Ja checou a pressão da bb d'agua?
PAULO CARECA
01/07/2009, 16:01
Detalhe, se vc ligar o ar quente o marcador de temperatura do painel fica louco, cada hora marca uma coisa, só em giro muito alto que fica normal.
PAULO CARECA
01/07/2009, 16:14
KITZAN, não se esqueça que seu motor é um 3.0E, tem alguns colegas dando a opinião/experiencia deles mas talvez não tiveram experiencia ou não conhecem esse motor ele tem bastante coisas diferente do 2.8. Esse motor é novo no mercado e não são muitos os mecanicos que tem experiencia com ele, se não conseguiu um scanner, vai por eliminatoria, com a opinião de quem conhece esse motor. Pega leve e usa o raciocinio do funcionamento do motor. Cuidado senão $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Olá pessoal, tenho um troller t4 2.8tdi, ano 2004, e recentemente tive problemas com a embreagem viscosa, mais precisamente a ventoinha que por não mais funcionar fui obrigado a travá-la, enquanto providencio um novo kit para instalação. Gostaria de saber quais as implicações que posso ter em manter o ventilador travado? Isso pode comprometer a bomba d'agua? posso bater o motor?. Sei que não poderei atravessar águas profundas, mas quais outras implicações podem ser acarretadas pelo travamento da ventoinha. Grato.
Elmer_Jeep
06/07/2009, 12:07
Olá pessoal, tenho um troller t4 2.8tdi, ano 2004, e recentemente tive problemas com a embreagem viscosa, mais precisamente a ventoinha que por não mais funcionar fui obrigado a travá-la, enquanto providencio um novo kit para instalação. Gostaria de saber quais as implicações que posso ter em manter o ventilador travado? Isso pode comprometer a bomba d'agua? posso bater o motor?. Sei que não poderei atravessar águas profundas, mas quais outras implicações podem ser acarretadas pelo travamento da ventoinha. Grato.
Leia sobre os problemas na pagina 2.
E lembre-se de utilizar a PESQUISA antes de criar "novos" tópicos.
Murillus
15/07/2009, 16:27
existe alguma coisa que realmente vede as ventoinhas
[]s
PAULO CARECA
16/07/2009, 20:12
Foi sábado, fui até Tiradentes cidade vizinha aqui de SJDR e já dentro da cidade notei algo diferente mas achei até bonito, tava um ronco mais parecendo um zuado tipo uma ventilação forte vindo do motor....
No asfalto que fui perceber que tava sem força, e não tinha velocidade acima de 100 KM/H, e pedindo marcha constante...
Comentei com meu primo e ele garantiu que era a mangueira da turbina, só que chegando em casa fui conferir e não era, estava tudo em ordem...
Funcionei o Troller no domingo e a mesma coisa, em marcha lenta também se nota o zuado ou melhor a ventilação... Parece que quando acelera aciona um ventilador muito forte...
Alguém pode me ajudar a descobrir o que está acontecendo???
Obrigado
KITZAN, Já descobriu qual é o problema? Posta lá no Fórum Geral 4x4 Brasil Ngd/internacional 3.0 Pesquisa De Vida útil E Problemas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002), para enriquecimento deste tópico.:concordo: