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Ver Versão Completa : Duvida correia dentada



dudu_
29/06/2009, 09:54
Um dia desses estava olha o Massey F. la da fazenda e vi que a correia dentada dele soh tinha três polias conectadas:a do virabrequim, o alternador e o ventilador, depois abri o capoda Hilux e não consegui nem contar quantas eram.Eu sei que a Hilux tem a mais a do arcondicionado e a da direção hidraulica(desculpe se tiver algum equivoco).Algm poderia me informar as funçoes das outras polias da Hilux?obrigado

linuxhellmaster
29/06/2009, 10:24
Um dia desses estava olha o Massey F. la da fazenda e vi que a correia dentada dele soh tinha três polias conectadas:a do virabrequim, o alternador e o ventilador, depois abri o capoda Hilux e não consegui nem contar quantas eram.Eu sei que a Hilux tem a mais a do arcondicionado e a da direção hidraulica(desculpe se tiver algum equivoco).Algm poderia me informar as funçoes das outras polias da Hilux?obrigado

A correia dentada em geral nao fica visivel, e muito menos toca acessorios do motor.. (apesar q nao entendo nada de trator & amigos)

Ela em geral fica por baixo de uma capa, e somente liga a polia do comando ao vibrabrequim... mais nada..

Essa correia q voce se refere deve ser a "V belt" q toca todos os acessorios... Alguns carros (talvez o seu) tem mais de 1 V belt, pra caso ela estoure voce nao fique sem DH e/ou Bomba d'agua ou ainda bomba de vacuo/alternador.

Basta verificar quais acessorios qual correia toca, q voce mesmo consegue saber a funcao delas.

cheers

dudu_
29/06/2009, 11:21
tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo

linuxhellmaster
29/06/2009, 11:31
tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo

A nao ser q o motor do trator seja de outro planeta.... A correia comum pode ter "calombos tmb"... mas a dentada soh serve pro vira tocar o comando(s), e nao pra acionar acessorios...

Eh facil de saber, se a correia citada por voce for aquela q voce pode afrouxar/apertar e/ou retirar facilmente.. (soltando o alternador por exemplo) nao eh a correia dentada do motor...

A correia dentada em geral tem o tamanho exato q precisa, e voce soh troca a mesma tirando uma das engrenagens.. ou do comando ou do vira... instala a correia e instala as pecas.. ou seja, nao tem tensionador... em outros motores tem o tensionador.... e todo esse conjunto fica bem escondido, "atras das correias normais" e em geral por baixo de uma protecao....

Ou seja, normalmente o trator teria 2 correias, a normal dos acessorios e a dentada do comando, (ou correia de sincrosnismo do comando)....

Agora certeza, soh se voce postar umas fotos, mesmo pq nao conheco de motor de trator... porem em carros, eh bem raro a correia de comando "a mostra", eu nao me lembro de nem 1...

Pra ajudar a identificar... correias dentadas em geral tem mais de 1.5 cm de largura, com dentes retangulares de 3mm em geral.. com 3mm de altura ou proximo... correias de acessorios sao mais finas (menos as V belt dos carros novos, aonde sao parecidas com as de comando, mas possuem "ranhuras em V" e nao dentes retangulares)... e possuem tipo "gomos" nela... em geral sao menos de 1cm de largula, com gomos "altos"....

Se postar fotos de ambos motores, fica mais facil de te dar certeza 100%,, mas eu apostaria um bolo de cenoura no q eu acabei de te dizer.

cheers

linuxhellmaster
29/06/2009, 11:36
tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo

Ainda tem o seguinte detalhe... MUITOS motores nao tem correia de comando, e sim CORRENTE de comando... nao eh regra... mas existe essa possibilidade tmb.

cheers

dudu_
29/06/2009, 14:00
intaum qual eh akela polia que eu pensei q fosse a do virabrequim do trator?

linuxhellmaster
29/06/2009, 14:25
intaum qual eh akela polia que eu pensei q fosse a do virabrequim do trator?

A polia que voce ve embaixo, esta no virabrequim provavelmente.. tocando a correia dos acessorios.. e bem atras dessa polia, provavel que tenha uma "tampa" ou uma lata cobrindo parte da frente do motor... ou caso nao tenha... se voce for seguindo pra cima do motor, na linha do centro dessa polia no virabrequim (considerando q o motor seja um motor com cyls em linha).. voce vai notar alguma especie de cobertura... provavelmente pouco acima da bomba de agua, porem mais pra tras... extatamente na linha de uns 2 cm's pra tras da tal polia no virabrequim... vai ver algo cobrindo a correia de comando ou totalmente fechado caso seja uma corrente de comando (pra manter a lubrificacao).... ainda tem mais um caso.. alguns motores possuem engrenagens (vaaaaaaarios diesels sao assim) ao invez de corrente ou correia... nesse caso voce nao vai conseguir ver mesmo.

Veja as 2 fotos abaixo, sao de um motor com 2 comandos ao invez de 1... voce consegue reparar a correia de comando ? ela passa pelos 2 comandos e pelo virabrequim.... Note como a "tampa" deixa oculta a correia dentada.... repare na espessura e no tamanho/formato dos dentes...

Mais pra frente da correia do comando, voce consegue ver a correia "V belt" q toca os acessorios ?

Como eu falei, se postar fotos.. fica BEM mais simples.

cheers

robson010203
11/07/2009, 12:00
no caso do trator mf os mais novos usam motor perkins que nao tem correia dentada e sim engrenagens de acionamento do comando, o que vc viu no trator foi a correia de acionamento do alternador/bomba d'agua, no caso da l200 tambem as correias de acionamento dos acessorios, a correia dentada fica localizada dentro da caixa de distribuiçao do motor.

linuxhellmaster
11/07/2009, 14:31
no caso do trator mf os mais novos usam motor perkins que nao tem correia dentada e sim engrenagens de acionamento do comando, o que vc viu no trator foi a correia de acionamento do alternador/bomba d'agua, no caso da l200 tambem as correias de acionamento dos acessorios, a correia dentada fica localizada dentro da caixa de distribuiçao do motor.


me desculpe minha ignorancia... mas oq eh uma caixa de distribuicao ?, eu procurei por ae mas nao existe uma descricao "objetiva"... seria aquela parte do motor aonde fica alojado as engreangens do comando ? com a correia, ou corrente.. ou somente as engrenagens...

eu pergunto pois eu soh conheco como "timing case", ou traduzindo grosseiramente... o compartimento das pecas de comando/sync...

obrigado.

cheers

Edintruder
11/07/2009, 16:44
Isso mesmo. A capa que proteje a correia dentada de sinronismo e as polias dentadas também se chama de caixa de distribuição. Nos HSD essa caixa é tampada com uma tampa de alumínio e é toda lacrada, exceto um peque no orifício embaixo pra sair o óleo que possa vazar de algum retentor.

No caso de tratores, o sistema de comando é todo por engrenagens e essa correia é apenas para os acessórios do motor. A Bomba Hidráulica é acoplada na transmissão, então essa correia toca o ventilador, bomba de água e alternador.

Nas picapes, essa mesma correia pode tocar bomba da direção hidráulica e Ar Condicionado além do alternador/bomba de vácuo, bomba de água e ventilador.

A correia dentada é muito diferente da V-belt ou poli-v. A Correia dentada mantém sincronismo através de dentes nas polias e as outras duas não mantém sincronismo.

Anthoniusnikos
11/07/2009, 17:39
Voces saberiam me dizer o que limita, em mecânica, para que fossem extintas as correias ou correntes dentadas, e fossem substituídas por engrenagens ? Assim, ficaríamos, definitivamente livres das destruições que causam, ao motor, quando quebram.
E, além dos tratores, quais veículos mais utilizam engrenagens ?
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
11/07/2009, 18:25
Voces saberiam me dizer o que limita, em mecânica, para que fossem extintas as correias ou correntes dentadas, e fossem substituídas por engrenagens ? Assim, ficaríamos, definitivamente livres das destruições que causam, ao motor, quando quebram.
E, além dos tratores, quais veículos mais utilizam engrenagens ?
Abraços
Anthon

Ao meu ver, durabilidade e confiabilidade... a maioria dos motores com engrenagens no lugar de correia/corrente sao heavyduty e trabalho intensivo... poucos motores de carros em si que eu conheco tem engrenagens... pra ser sincero.. apenas o 2.8l V6 cologne....(2.8...2.9.. que vinham nos mustangs II e alguns outros carros) e alguns outros da mesma familia.... nem os motores de corrida da ford tinham.... mesmo o famoso SOHC (ac cobra e corrida)/DOHC (formula indy) 427 tinha uma corrente de quase 7 metros!!!...

Ae eu acredito mesmo q seja mais questao de ser mais de acordo com a durabilidade do motor... se voce tem um motor que dura muiiiiito, nao tem ponto em por correias/correntes.... mete logo uma engrenagem..... em especial motores de baixa rotacao (menos perdas...)

Mas que existem muitos desses kits de engrenagens (diretamente acopladas ou nao....) isso hj em dia tem... pra todo tipo de V8..etc..etc..

mas eh essa minha teoria tosca.... motores mais toscos q duram menos (ou querem q durem menos.. ou nao tem muita certeza que a maioria deles vai durar muiiiito) nego usa corrente e correia.... sendo a corrente de comando nos modelos mais duraveis.. pois com o tempo mesmo ela esticando um pouco.. nao afeta muito o motor (V8's comuns, por exemplo...).... e a correia nos menos duraveis ou de alta manutencao... (nao custa trocar uma correia no meio de uma manutencao "programada" ou requerida...).. como a maioria dos 4cc...

minha opniao, como sempre...

cheers

Fernandes Kappes
11/07/2009, 18:38
O MWM 2.8 Sprint que equipa a s10 e Frontier anterior ao modelo novo não possuem correia dentada, todo comando é feito por engranagens. Sds

Walter L. L. Casitta
11/07/2009, 19:20
Uma vez um meca me disse que devido as engrenagens o MWM Sprint o cabeçote não poder ser plainado, porque isso altera a distância entre as engrenagens. Ele me explicou que também não poderia ser usada uma junta mais grossa, mas não me lembro mais qual foi a justificativa. Se isso for verdade deve explicar o porque a WMW optou pelo cabeçote de ferro no lugar de um de alumínio...

linuxhellmaster
11/07/2009, 21:35
Uma vez um meca me disse que devido as engrenagens o MWM Sprint o cabeçote não poder ser plainado, porque isso altera a distância entre as engrenagens. Ele me explicou que também não poderia ser usada uma junta mais grossa, mas não me lembro mais qual foi a justificativa. Se isso for verdade deve explicar o porque a WMW optou pelo cabeçote de ferro no lugar de um de alumínio...

Talvez seja por isso q nao vejo muito em motores com comando no kbcote... eh mais com comando no bloco.. aonde nada influencia na tal folga...

bem observado Walter,

cheers

TylerNTL
11/07/2009, 22:33
Com respeito aos motores com corrrente de comando seram mais robustos eu não entendo porque alguns motores que devem ter mais ou menos a mesma vida útil do Maxion ou do PS usam corrente de comando.

Lembro de alguns modelo com corrente de comando com que já tive contato:
Ragner V6 4.0
Escort SW zetec.

Edintruder
12/07/2009, 00:01
A Correia dentada foi adotada pela redução de peso e melhor transferência de energia e movimento com menor resistência ao movimento. Os Opalas também usam engrenagens, sendo que uma é de fibra e quando gasta pula o ponto das válvulas. Isso pode ocorrer com menos de 100.000 km como pode durar 500.000km...

A corrente é uma excelente opção pela longevidade e confiança, porém tem problemas com o sistema de tensionamento. Os motores Lada tinham esse câncer também. Quando gera folga, acaba com o bloco por dentro, problema comum nas motos Honda (CG150 e Twister).

No 3.0 NGD-E também apresenta problemas com os tensores aonde geram ruídos na partida quando os sistemas de tensores começam a perder pressão hidráulica quando se desliga o motor. Nada grave, mas bem comum. Nos Motores CHT o sistema de corrente não gerava dores de cabeça pois o sistema é relativamente pequeno e leve.

O sistema de engrenagens pode ser mais confiável e durável, mas gera mais resistência, reduz potência e aumenta o peso do motor.

Na Ranger eu tinha vontade de estudar a instalação do sistema de corrente do NGD-e.

linuxhellmaster
12/07/2009, 11:17
A Correia dentada foi adotada pela redução de peso e melhor transferência de energia e movimento com menor resistência ao movimento. Os Opalas também usam engrenagens, sendo que uma é de fibra e quando gasta pula o ponto das válvulas. Isso pode ocorrer com menos de 100.000 km como pode durar 500.000km...

A corrente é uma excelente opção pela longevidade e confiança, porém tem problemas com o sistema de tensionamento. Os motores Lada tinham esse câncer também. Quando gera folga, acaba com o bloco por dentro, problema comum nas motos Honda (CG150 e Twister).

No 3.0 NGD-E também apresenta problemas com os tensores aonde geram ruídos na partida quando os sistemas de tensores começam a perder pressão hidráulica quando se desliga o motor. Nada grave, mas bem comum. Nos Motores CHT o sistema de corrente não gerava dores de cabeça pois o sistema é relativamente pequeno e leve.

O sistema de engrenagens pode ser mais confiável e durável, mas gera mais resistência, reduz potência e aumenta o peso do motor.

Na Ranger eu tinha vontade de estudar a instalação do sistema de corrente do NGD-e.

Muitos (se nao a maioria) dos V8 classicos nao tem tensores na corrente de comando.... tanto q se troca por umas duplas... quando se "retifica seriamente o motor"...

cheers