PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote motor 4.0 V6 Ford



Vinicius Hauagge
28/06/2009, 15:07
Amigos, bom dia.
Um colega do fórum ta vendendo os cabeçotes do motor da ranger com 210 cv. Como tenho dois veiculos com o motor "antigo" (com 162cv) e pelo que pesquisei, a única diferença desses motores é o cabeçote, pergunto:
Essa informação realmente é verdadeira? Basta trocar os cabeçotes (plug and play) e terei um motor bem mais potente? Ou é necessário mais adaptações, como por exemplo, corrente do comando de válvulas, bicos, modulo de injeção, etc?
Outra coisa... na comunidade ranger brasil (orkut) me informaram que essa diferenca de potencia não é muito significativa, pois somente será atingida em alto giro. Da mesma forma, disseram que o torque máximo do motor com 162 cv é obtido com menos giros que o do 210cv...
Será que tal informação procede?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

linuxhellmaster
28/06/2009, 15:23
Amigos, bom dia.
Um colega do fórum ta vendendo os cabeçotes do motor da ranger com 210 cv. Como tenho dois veiculos com o motor "antigo" (com 162cv) e pelo que pesquisei, a única diferença desses motores é o cabeçote, pergunto:
Essa informação realmente é verdadeira? Basta trocar os cabeçotes (plug and play) e terei um motor bem mais potente? Ou é necessário mais adaptações, como por exemplo, corrente do comando de válvulas, bicos, modulo de injeção, etc?
Outra coisa... na comunidade ranger brasil (orkut) me informaram que essa diferenca de potencia não é muito significativa, pois somente será atingida em alto giro. Da mesma forma, disseram que o torque máximo do motor com 162 cv é obtido com menos giros que o do 210cv...
Será que tal informação procede?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

ola amigo,

Nao, os kbcotes nao sao a unica diferenca... o V6 convencional possui um comando no bloco tocando por uma corrente de comando entre o comando e o vira. No SOHC, sao 2 comandos, 1 em cada kbcote, sendo tocados por 2 correntes de comando.. uma primaria na frente.. e uma atras e tmb possui uma especie de "comando falso" no lugar do comando "normal"...

Com os kbcotes vem os coletores de adm. sup. e inf. e tmb escape... ou seja, precisa trocar o conjunto todo, alem das pecas do comando "falso", tensores.. provavelmente tampa do comando/bomba d'agua.. modulo de injecao (ou no minimo recalibrar o seu, considerando q nao existam mais sensores do q no V6 original).

Sim a faixa de giros do SOHC eh maior, com isso trazendo mais potencia (uma vez q o volume do motor eh o mesmo)... e isso inclui a faixa de torque tambem deslocada...

Quanto a diferenca... considere q um motor 165 HP com 120 mil km, jah nao da mais 165 hp... vamos chutar ate 150..., o de 210 HP's usado.. (e considerando q o mesmo eh mais novo...) daria oq?, 200 hp's ?... ainda considerando q o mesmo tem maiores potenciais pra rpm's altas... talvez voce nem perceba a diferenca... (jah vai estar acostumado a tocar o bixo em rpm's mais altas...) porem no V6 convencional voce vai sentir a perda de torque... e com o tempo.. vai comecar a rajar as bronzinas de biela.. e voce vai usar menos RPM ainda... oq vai deixar ele mais morto q o SOHC com o mesmo tempo de uso.... sem contar q o motor q sobe a rotacao mais rapido, ou trabalha em maiores rotacoes.. em geral tem retomadas e subida de giros mais rapidos.... se nao desse trabalho.. eu trocaria o da minha STX por um SOHC 4.0 :mrgreen:, porem ando sendo da opniao q "se nao quiser entrar por bem, vai entrar por mal.." me referindo ao "tal do oxigenio e combustivel" :pipoca:

Ainda o SOHC tem uma durabilidade maior por nao ter varetas e afins.. mas alguns possuem um defeito cronico de fabrica.. nos tensores da corrente de comando primaria... q pode matar o mesmo com 80mil km... mesmo nao abusando....

espero q ajude.. sao meus 20 cents.

cheers

Vinicius Hauagge
28/06/2009, 20:59
Obrigado por suas dicas... na verdade, há menos de seis meses reformei minha ranger inteira.... dai abri o motor e vi que os cabeçotes estavam trincados... fiz a parte de cima... e agora, infelizmente, foi pro pau a parte de baixo... como tirei o motor, pensei que era só colocar os cabeçotes, porém realmente é bem mais complexo do que eu imaginava!
Abraço e té mais!
Vinicius!

linuxhellmaster
28/06/2009, 21:12
Obrigado por suas dicas... na verdade, há menos de seis meses reformei minha ranger inteira.... dai abri o motor e vi que os cabeçotes estavam trincados... fiz a parte de cima... e agora, infelizmente, foi pro pau a parte de baixo... como tirei o motor, pensei que era só colocar os cabeçotes, porém realmente é bem mais complexo do que eu imaginava!
Abraço e té mais!
Vinicius!

Infelizmente, o 4.0 nao eh um motor barato de se reformar inteiro.. usando pecas de qualidade. e o caso dos kbcotes trincados eh algo comum, principalmente se a mesma jah ferveu....

Eu tenho uma ranger q fuma pelas guias de valvulas e tmb raja as bielas....(famoso motor japones "fumiraja") porem ando sentando o peh, sem doh... pra ver se explode :pipoca:... quando isso acontecer vai entrar um 289 V8 no lugar do V6, mesmo pq da ultima vez q eu construi um V6 show pra mim, gastei mais de 6 mil entre pecas e servicos que eu nao pude fazer.. (balanceamento dinamico, retifica.. coisas assim)... isso pq eu q montei e desmontei o motor, inspecionei tudo... comprei tudo q precisava.etc..etc.. e com essa $$$ eu "quase" faco 2 V8's "show de bola"


bem, boa sorte!

cheers