PDA

Ver Versão Completa : Ferrugem !!!

Anthoniusnikos
27/06/2009, 13:34
Pessoal, sou adepto a compra de carros semi-novos, isto é, com até 5 anos de uso, pois para a minha atividade profissional, sempre foi mais viável economicamente.
O problema é que com mais 5 anos de uso somam-se 10 anos, e a partir daí tenho percebido que todos eles: Ford, Chevrolet, outros, começam a ter pontos de ferrugem nas longarinas. Nos monobloco é comum aparecer ferrugem até no chassi.
Na lataria, depois de 10 anos, é compreensível, mas nas longarinas (estruturais) ?
Será que não estão usando sucata de péssima qualidade nas metalúrgicas, sem tratamento adequado ? Pois, a maior parte dessa ferrugem vem de dentro para fora da chapa.
Abs
Anthon

linuxhellmaster
27/06/2009, 13:52
Pessoal, sou adepto a compra de carros semi-novos, isto é, com até 5 anos de uso, pois para a minha atividade profissional, sempre foi mais viável economicamente.
O problema é que com mais 5 anos de uso somam-se 10 anos, e a partir daí tenho percebido que todos eles: Ford, Chevrolet, outros, começam a ter pontos de ferrugem nas longarinas. Nos monobloco é comum aparecer ferrugem até no chassi.
Na lataria, depois de 10 anos, é compreensível, mas nas longarinas (estruturais) ?
Será que não estão usando sucata de péssima qualidade nas metalúrgicas, sem tratamento adequado ? Pois, a maior parte dessa ferrugem vem de dentro para fora da chapa.
Abs
Anthon

Aposto que nao estao dando o devido tratamento ao aco p/ retirar suas impuresas.. devido ao custo e a quantidade q vai "pro lixo" de residuos... eu acho q a melhor qualidade de aco esta sendo exportada....

Ainda como voce citou, tem o tratamento do mesmo, antes de receber um fundo ou ser pintado.... 10001 tipos de tratamentos pra essa aplicacao... E sabe, isso nao eh de hj... lembra dos corcelzinho I ? Pois eh... muitos e muitos (senao a maioria) eram no RJ, como taxis..... jah naquela epoca nao durava muito com a maresia....

Imagina hj em dia, um desses carros citados por voce... vivendo na beira da praia..... ai ai ai

meus 20 cents

cheers

PS: sou adepto dos carros usados tmb, sem contar que ate certo ponto, sao mais "seguros"... porem aqui em casa/familia nao entrada nada q nao seja FORD.

FRanger
28/06/2009, 15:13
Será que já não fabricam o veículo para só durar 10 anos mesmo?
Nestas garantias mesmo estendidas ou com outro nome as montadoras costumam garantir a pintura por 3 ou 5 anos no máximo não é mesmo?
Abraços,
FRanger

linuxhellmaster
28/06/2009, 15:29
Será que já não fabricam o veículo para só durar 10 anos mesmo?
Nestas garantias mesmo estendidas ou com outro nome as montadoras costumam garantir a pintura por 3 ou 5 anos no máximo não é mesmo?
Abraços,
FRanger

Seila... pelo menos os mustangs q eu vejo, com 30 ~ 40 anos de idade, estao de estrutura muito boa.. assim como muitos landaus e mavecos.... pq o resto dos carros "mais antigos" (tomando como base/exemplo) seriam diferentes?

Ainda acho q nego usou material de qualidade duvidosa em muitos dos carros novos.. e antigamente era mais falta de produtos "fudidos" e "baratos" p/ fundos e tratamentos p/ durabilidade... entao alguns carros tinham qualidade melhor q outros... claro q tambem devia existir um controle de qualidade beeeem menor aqui no brasil a um tempo atras...

putz.. isso eh um papo q da MUITA conversa... pois as causas sao muitas... e muitas vezes em casos isolados de marcas, epocas... modelos.....

desisto!

bom papo pra voces... :mrgreen:

cheers

Walter L. L. Casitta
28/06/2009, 16:12
As chapas usadas hoje já saem com tratamento ante ferrugem da siderúrgica. Algumas já vêm formadas para a indústria automobilística que só precisa pintar.

A proteção anti ferrugem de hoje é sem dúvida muito mais eficiente que a que era usada antigamente e se chega a enferrujar, alguma coisa aconteceu por ali posteriormente como funilaria por exemplo...

TylerNTL
28/06/2009, 17:34
As chapas usadas hoje já saem com tratamento ante ferrugem da siderúrgica. Algumas já vêm formadas para a indústria automobilística que só precisa pintar.

A proteção anti ferrugem de hoje é sem dúvida muito mais eficiente que a que era usada antigamente e se chega a enferrujar, alguma coisa aconteceu por ali posteriormente como funilaria por exemplo...

A melhoria na qualidade o aço é incontestável.

Lembro quando eu era pequeno aqui e qualquer carrro, por mais bem conservado que fosse, com uns 05 anos tinha FERRUGEM (ferrugem mesmo com força) especialmente na parte de baixo.

Trocávamos de carro porque ele tinha começado a enferrujar.
Os carros de Natal e Fortaleza eram desvalorizados por causa da maresia e carros com placas de Brasília, Minas e mesmo do interior do estavo eram vendidos com o "diferencial" de não estarem perto do mar.

Hoje qualquer uno véi, mais ou menos cuidado tem a lataria em ordem.

Gallo
28/06/2009, 19:59
É... mas tem-se uma história no brasil quanto a falta de aço na década de 70!!! Que eu saiba, os fuscas ano 74 tem a lata muito ruim, comparadas as anteriores, pois na época o brasil passou por um problema nas metalurgicas (custos... parece que era exportado e deixavam as "sujeira" para uso interno) e foi usado muita sucata e materiais de baixo custo....

Walter L. L. Casitta
28/06/2009, 20:11
É... mas tem-se uma história no brasil quanto a falta de aço na década de 70!!! Que eu saiba, os fuscas ano 74 tem a lata muito ruim, comparadas as anteriores, pois na época o brasil passou por um problema nas metalurgicas (custos... parece que era exportado e deixavam as "sujeira" para uso interno) e foi usado muita sucata e materiais de baixo custo....

Os carros dessa época enferrujavam mesmo. não só os da VW. Na verdade a chapa usada era até melhor. Era mais grossa. Com a entrada da FIAT vieram assas chapas finas.

O problema da ferrugem não tem a ver com a qualidade de chapa mas com a tecnologia da proteção que era usada.

TarsoDL
28/06/2009, 20:19
Os carros dessa época enferrujavam mesmo. não só os da VW. Na verdade a chapa usada era até melhor. Era mais grossa. Com a entrada da FIAT vieram assas chapas finas.

O problema da ferrugem não tem a ver com a qualidade de chapa mas com a tecnologia da proteção que era usada.

verdade, é só comparar as latas das f1000 antigas, mavecos e tantos outros com as de hoje.

Qualquer encostada ja afunda..

Anthoniusnikos
28/06/2009, 21:20
E o pessoal que tem Ranger, S-10, Pajero, Dakota e outros modelos abaixo de 2000 ? Existem pontos de ferrugem ?

linuxhellmaster
28/06/2009, 21:37
E o pessoal que tem Ranger, S-10, Pajero, Dakota e outros modelos abaixo de 2000 ? Existem pontos de ferrugem ?

Nas minhas rangers eu nunca achei pontos de ferrugem. Porem em algumas q eu vejo p/ comprar, quando tah muito judiada.. voce ve a maioria dos parafusos da suspensao travados em ferrugem... especialmente os q fixam os twin I... mas nao as pecas em si.. vale pra todas q eu vi 89 ~ 94 e 95 ~ 97.. (nem perco tempo com mais novas)

Fora isso, neca.

cheers

RGamaJr_4x4
29/06/2009, 10:04

Tenho uma S10 97 e até hoje não apareceu nenhum ponto de ferrugem. Essa lata usada pela GM é excelente. Essa S10 sempre ficou no tempo e sempre fui muito com ela à praia (e olha que a maresia aqui é bem agressiva).
Há uns meses atrás tirei o Sto Antônio (Keko) dela porque tava muito oxidado.

Já minha Ranger é 2001 e não acredito que chegue nessa idade tão inteira de lata.

Raposo
29/06/2009, 14:11
A Natasha não apresenta qualquer ponto de ferrugem. O único serviço de lanternagem (funilaria) foi a solda da lataria nos calços da cabine que havia trincado e estava fazendo barulho.
Abraços.

linuxhellmaster
29/06/2009, 14:33
A Natasha não apresenta qualquer ponto de ferrugem. O único serviço de lanternagem (funilaria) foi a solda da lataria nos calços da cabine que havia trincado e estava fazendo barulho.
Abraços.

Tah ae, se eu fosse obrigado sob tortura a apontar um problema "cronico" de todas as rangers q eu jah tive.. seria esse.

Ainda nao tive esse na minha STX 96, porem em varias CS 97... a danada trinca ali e sem nem abusar muito.... nada q uma TIG nao resolva pra sempre ( =

Acho que um outro sao pequenos vazamentos de agua, quando a agua escorre pelas laterais da frente dela... bem atras daonde tem o "ranger" (emblema)... nao entra por cima.... a p***a da agua escorre pelo lado e entra pelo assoalho, bem numa melda de uma solda q tem ali.. "no angulo"... e dos 2 lados... jah vi isso em muitas rangers... e o cara achando q entrava agua por outro "buraco"... eh fatal.. acho q tive 1 soh q nao deu isso.. ate minha STX jah apresentou o tal vazamento "pelo lado". :parede:

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
29/06/2009, 17:09
Tenho uma S10 97 e até hoje não apareceu nenhum ponto de ferrugem. Essa lata usada pela GM é excelente. Essa S10 sempre ficou no tempo e sempre fui muito com ela à praia (e olha que a maresia aqui é bem agressiva).
Há uns meses atrás tirei o Sto Antônio (Keko) dela porque tava muito oxidado.

Já minha Ranger é 2001 e não acredito que chegue nessa idade tão inteira de lata.

um engenheiro químico me disse que não é tão preocupante um acessório desses apresentar ferrugem, que geralmente é induzida pela carroceria, feita de uma liga metálica mais nobre...

FRanger
02/07/2009, 10:46
No Manual do Automóvel de Ariaz Paz ele diz:
"A segurança e a longevidade da caroceria dependem, em grande parte, de sua resistência à corrosão. Isto se consegue evitando acumulações de umidade, e com um cuidadoso tratamento anticorrosivo.
O primeiro passo em um tratamento anticorrosivo é uma limpeza profunda, seguida de fosfatação. Depois aplicam-se várias demãos de pintura, com a pistola ou por imersão. O método eletroforético consiste em sumergir a carroceria em um banho de tinta, atravessado por uma corrente elétrica. As partículas de tinta são atraídas pela lataria e forma uma camada uniforme e resistente, inclusive entre os ocos e bordas, o que, com outros métodos, é difícil conseguir que fiquem bem pintados."
Espero que nossas Rangers tenham um bom tratamento desses, pois, morando em apartamento e sem poder lavar a viatura estou com uma pena danada da minha. O porteiro do prédio lava de uma maneira que nem gosto de ver. A água parece ser bem reciclada e os vidros parecem sempre sujos...
Abraços,
FRanger

linuxhellmaster
02/07/2009, 11:41
No Manual do Automóvel de Ariaz Paz ele diz:
"A segurança e a longevidade da caroceria dependem, em grande parte, de sua resistência à corrosão. Isto se consegue evitando acumulações de umidade, e com um cuidadoso tratamento anticorrosivo.
O primeiro passo em um tratamento anticorrosivo é uma limpeza profunda, seguida de fosfatação. Depois aplicam-se várias demãos de pintura, com a pistola ou por imersão. O método eletroforético consiste em sumergir a carroceria em um banho de tinta, atravessado por uma corrente elétrica. As partículas de tinta são atraídas pela lataria e forma uma camada uniforme e resistente, inclusive entre os ocos e bordas, o que, com outros métodos, é difícil conseguir que fiquem bem pintados."
Espero que nossas Rangers tenham um bom tratamento desses, pois, morando em apartamento e sem poder lavar a viatura estou com uma pena danada da minha. O porteiro do prédio lava de uma maneira que nem gosto de ver. A água parece ser bem reciclada e os vidros parecem sempre sujos...
Abraços,
FRanger

Aqui aonde eu moro, se eu encho o tanque da STX (76 litros) nego me da uma lavagem de gratis.. dentro e fora... show de bola mesmo... inclui ate secagem no ar quente.

( =

cheers