PDA

Ver Versão Completa : Direção da Bandeirante sacolejando



marlonmartins
29/11/2004, 19:05
Enviada: Seg, 29 Novembro 2004 18:58h Assunto: Toyota Bandeirante

--------------------------------------------------------------------------------

A Bandeirante do meu pai tá com uma estranha vibração na direção e já fizemos inúmeras coisas para resolver o problema e não conseguimos resolver. Será que algum de vcs pode nos ajudar?
Quando vc chega perto de 70Km/h a direção fica chacolejando de um lado para outro, se vc aumenta a velocidade ela para e se diminuir também. Esse problema já vem se arrastando há mais de um ano e já mudou a faixa de velocidade em que ocorre, mas nunca conseguimos eliminá-lo.
No momento estamos pensando em trocar as rodas por rodas de D20 (tem umas que servem), porquê nos disseram que pode ser que as rodas estejam com o centro empenado.
Oquê vcs acham?

Luca
29/11/2004, 19:39
Olha, Pela descrição, tem todo jeito de problema de balanceamento. Melhor, falta de. :D É isso aí, conforme a velocidade, vibra, depois pára, depois volta.
Se a roda tiver empenada, não pegará balanceamento, de jeito nenhum. Antes de gastar uma grana preta, vê se arruma um jogo emprestado, e vai dar uma volta. Se não sacolejar, é a roda. Se o problema persistir, escreve de novo.

Obs.:Marlon apenas para deixar o fórum mais legal ainda, estou em campanha pelo acerto do nome dos tópicos. Dê uma editada na sua mensagem inicial deste tópico e altere o título. Troque chacolejando por sacolejando ou chacoalhando, como queira. Se você estiver misturando propositalmente sacolejando com chacoalhando, põe aspas. "chacolejando".
Num leve a mal.
[]´s

Nakagawa
29/11/2004, 21:42
Marlon,
há também a possibilidade do problema ser com a suspensão e/ou com os pneus. E até uma coisa ter acarretado em problema na outra. Problemas de suspensão podem desgastar os pneus de forma inadequada o que levaria ao "sacolejo da direção"... Pneus recondicionados, dependendo do serviço feito, também podem acarretar em deformações que alteram sensivelmente a dirigibilidade.
É isso aí! :wink: Dê uma pesquisada.
Abraços,
Nakagawa

joaquim
29/11/2004, 22:43
Pode ser pneu/roda desbalanceado e/ou com defeito, folga nos rolamentos de roda, folga nos rolamentos do munhão ou as buchas da mola.
Veja também o aperto dos grampos de mola.
Certamente um desses está com defeito, quebrado, com folga em excesso ou gasto.

[ ]'s
Joaquim/SP
Band89

marlonmartins
30/11/2004, 17:37
A respeito de balanceamento, já foi feito várias vezes e não resolveu, em relação aoproblema de suspensão,também já foi analizado e fizemos ela toda a pouco tempo e não resolveu, em acréscimo, colocamos uma mola a mais na traseira para reforçar o conjunto, já que carregamos muito peso em diversas situações, os pneus são novos e tanto eles como os recondicionados que tinham antes, estão dando o problema e a última que é folga, nós também já trabalhamos em cima do assunto e trocamos todas as ponteiras, setor, e outras partes da direção, verificamos folga nos rolamentos mas ainda persiste o problema.
Resumindo, todas as alternativas acima podem ser descartadas, menos ao que diz respeito as rodas, que eu acho que trocando por novas pode vir a resolver o problema, isso se o problema for nelas, oque até hoje ninguém disse ser, pois ninguém reprovou elas em teste algum.

Fernando Figueiredo
01/12/2004, 00:22
Pode ser shimmy.
Na minha antiga Toyota band ocorreu algo semelhante. era folga nos rolamentos do munhão e terminais de direção. Após a troca, o problema sumiu.
Até mais
Fernando Figueiredo

marlonmartins
01/12/2004, 07:57
É... acredito que seja isso mesmo!
Continuei uma pesquisa na net após deixar essa dúvida aqui e ontem eu encontrei algo a respeito deste shimmy, pode ser isso, mas agora ficamos na dúvida entre trocar as rodas ou arrancar tudo denovo, vamos pensar, mas mesmo assim agradeço a ajuda de todos e assim que resolver o problema eu avisarei a vcs, porque assim saberão a melhor saída quando isso ocorrer com vcs !

Carrilo
17/03/2005, 21:54
Marlom,
Posso dizer com toda propriedade É SHIMMY, acabei de trocar da minha, demorei também pra descobrir, soldei jumelo, revisei os feixes, alinhamento, balenceamento, rodizio das rodas, calibragem dos pneus, e nada, quando troquei os Rolamentos simplismente parou.
Paguei R$ 70,00 de mão-de-obra e R$ 90,00 de rolamentos e graxa.
Ok