PDA

Ver Versão Completa : Gambitech - Nivas

Girti
26/06/2009, 14:25
Olá!

Encontrei no fórum das Sportage este original tópico, criado pelo Júlio, da São Francisco do Sul/SC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=18310), e, com o devido consentimento dele, estou criando um tópico semelhante para a comunidade dos niveiros. A idéia é divulgarmos as pequenas adaptações que podem ser feitas sem grandes dificuldades. Não estou me referindo a grande modificações, como, por exemplo, mudança de motores e outras adaptações mais trabalhosas, e sim a coisas simples de serem executadas, pequenas idéias para facilitar a vida do motorista, ou para substituir aquela peça original "impossível" de ser encontrada. Um bom exemplo foi dado pelo próprio Júlio, ao subtituir as tampinhas do braço do limpador de parabrisas de sua Sportage por pezinhos de borracha, daqueles utilizados em cadeiras de ferro.

No caso dos meus Nivas, posso citar algumas adaptações bastante fáceis:

- esguicho do limpador de parabrisas do Uno, com 3 jatos, ao invés de 1 só;
- motor do esguicho do parabrisas "universal", instalado no reservatório original do Niva;
- tampa de tinta spray colada (dupla face) no console do câmbio, para guardar pequenos objetos;
- botão de buzina adaptado no volante do Pantanal (este é um pouco mais trabalhoso);
- saco plástico impermeável, para guardar objetos dentro do estepe sem que se molhem;
- empunhadura do câmbio mais alta, para prolongar a alavanca, facilitando o engate da quinta marcha.

Tenho certeza de que outras "gambitechs" vão aparecer por aí, os niveiros são criativos!

[ ]s

cesar_am
26/06/2009, 15:51
Boa idéia Gil ! :concordo:

Como sugestão, creio que seria interessante o pessoal detalhar as suas adaptações, como material usado, custos, fotos etc....

Uma pequena adaptação que fiz no Niva foi colocar as entradas de ar do Volvo, no capô. Como elas são de plástico, entortavam com o calor do motor ou do sol, então fizemos um preenchimento com fibra e colocamos fita dupla face. Ficou muito bom.
Custo: Grades : R$ 70,00 o par
R$ 50,00 a fibra com a dupla face
R$ 10,00 parafusos(12) allen inox com porca travante.

Total : R$ 130,00

Gil, se puderes gostaria de mais detalhes de como fizeste para prolongar a alavanca do cambio. Gracias.

Abraços.

Girti
26/06/2009, 16:21
Boa idéia Gil ! :concordo:

Como sugestão, creio que seria interessante o pessoal detalhar as suas adaptações, como material usado, custos, fotos etc....

Uma pequena adaptação que fiz no Niva foi colocar as entradas de ar do Volvo, no capô. Como elas são de plástico, entortavam com o calor do motor ou do sol, então fizemos um preenchimento com fibra e colocamos fita dupla face. Ficou muito bom.
Custo: Grades : R$ 70,00 o par
R$ 50,00 a fibra com a dupla face
R$ 10,00 parafusos(12) allen inox com porca travante.

Total : R$ 130,00

Gil, se puderes gostaria de mais detalhes de como fizeste para prolongar a alavanca do cambio. Gracias.

Abraços.

César, eu não prolonguei a alavanca, apenas retirei a "bola" original e coloquei uma empunhadura "genérica", parecida com a do antigo Passat. Como ela é mais alongada que a "bola" original, a alavanca ficou um pouco mais longa. A peça é parecida com a da foto deste link: http://img1.mlapps.com/jm/img?s=MLB&f=79977738_3817.jpg&v=I

ANDRÉHUFF
26/06/2009, 16:23
Lanternas traseiras da Kombi Cliper.......................... :shock: :shock: :shock: ...............:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:............ desculpe Gil mas essa eu não podia deixar de mandar ................... quem conhece o Gil a bastante tempo vai entender, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ............ facim facim de dapta :!:

Girti
26/06/2009, 17:10
Lanternas traseiras da Kombi Cliper.......................... :shock: :shock: :shock: ...............:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:............ desculpe Gil mas essa eu não podia deixar de mandar ................... quem conhece o Gil a bastante tempo vai entender, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ............ facim facim de dapta :!:

http://www.jocar.com.br/images/img_produto/11626_500.jpg

http://www.jocar.com.br/images/img_produto/11627_500.jpg

http://www.jocar.com.br/images/img_produto/11628_500.jpg

cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 19:17
Lanternas traseiras da Kombi Cliper

tenho uma aversão a essa gambiarra... a propósito: as do voyage (como eu vi num laika em manaus) ou as do passat nacional ficam melhor...

Girti
26/06/2009, 20:30
tenho uma aversão a essa gambiarra... a propósito: as do voyage (como eu vi num laika em manaus) ou as do passat nacional ficam melhor...

Se for bem instalado, com um bom serviço de funilaria e pintura (já vi um nesta situação), fica muito bom! :concordo: Mas se o serviço for mal feito, tanto faz qual a lanterna adaptada, vai ficar uma @#%&*!!! :parede:

Gustavo Niva
26/06/2009, 21:25
Se for bem instalado, com um bom serviço de funilaria e pintura (já vi um nesta situação), fica muito bom! :concordo: Raríssimo eu concordar com o Gil, mas também gosto dessas lanternas hehehe

Prefiro as originais, dos nivas anteriores 95 (aliás, tudo de design prefiro dos nivas antigos)... mas acho que essas da kombi, fumê, em nivas vermelhos (grená, etc) ficam ótimas...

[]s

buchmann
27/06/2009, 19:54
Não sei se vale, mas essa semana eu troquei os cabos das velas, comprei o da NGK para fusca de 7mm. Ficou melhor que o anterior que já estava velinho.

Total da brincadeira: R$ 34 pila

ps.: só serve do distribuidor para as velas o da bobina que vem junto é muito pequeno.

Girti
28/06/2009, 23:17
Não sei se vale, mas essa semana eu troquei os cabos das velas, comprei o da NGK para fusca de 7mm. Ficou melhor que o anterior que já estava velinho.

Total da brincadeira: R$ 34 pila

ps.: só serve do distribuidor para as velas o da bobina que vem junto é muito pequeno.

Pena que você não escreveu antes, ficaria sabendo que os cabos NGK para o Tempra servem perfeitamente para o Niva! Não dá para você trocar estes cabos na loja onde os adquiriu?

buchmann
29/06/2009, 15:40
Fala Gil..

Cara, realmente li sobre isso, mas o que me levou a comprar o cabo do fusca foi o valor. Também li que os do Santana são iguais ao do Niva, mas são do mesmo material que é feito esses que eu comprei (NGK 7mm), só que com uma pequena diferença, custa quase o dobro que do Fusca. Não considero essa troca como economia 'porca', pois são cabos iguais. O cabo da bobina que estava no meu Niva esta muito bom ainda, só o resto estava meio ressecado por causa de um foguinho que ocorreu com o antigo dono hehehe.

Obrigado pela dica ai Gil.. da proxima eu compro os do Tempra :)

Acacio
04/07/2009, 21:26
Agora sim ganbiaras!!!!!!!!

fiz adaptação do estepe na traseira usando a trava do capo do uno.depois posso mandar fotos da trava e suporte

BACALHAU
04/07/2009, 21:54
Acácio, se for possível, coloque logo essas fotos.
Esta semana devo bolar algo semelhante e gostaria de ver a sua idéia.

Abraços

vanderlei4x4
04/07/2009, 22:29
Acacio: mostra ai po pessoal o bloqueio seletivo....:pipoca:

Acacio
05/07/2009, 21:49
Bacalhau. segue as fotos os materiais principais:
- tubo formato retangular 25 x 20 mm
- 2 dobradiça de portão aqueles de portera bem reforçado
- trava do capo do uno
- chapa p reforçar a lata do carro dentro e fora onde fica a trava do uno
- barra roscada 6mm
- parafusos etc....

qlqr duvido é so perguntar

Vanderlei 4x4
Depois eu mostro o bloqueio saeletivo senão os camaradas vão se enfarta de tanta ganbiarra
Sr. vanderlei por favor qdo for fazer trilha va de niva ou sptg pois aquele outro jeep com cara de willis so da trabaio pra nois.

abraço

BACALHAU
05/07/2009, 23:09
Valeu, Acácio.
Deveras interessante a sua idéia.
Só não me agrada muito usar a lataria do NIVA como apoio.
Esta semana devo chegar a uma conclusão.
Como as ponteiras do meu pára-choques traseiro foram reforçadas (dois perfis "U" emborcados, soldados ao novo chassis/longarina :mrgreen:) e estão com 25 cm de comprimento para fora da lataria (igual na frente), tenho outras opções.
Assim que definir postarei fotos. :pipoca:

cesar_am
06/07/2009, 15:38
Voltando ao assunto das lanternas traseiras, tb sou adepto das originais. Quando comprei o NIVA elas estavam bem desbotadas, mas com uma tinta vitral laranja e um verniz automotivo consegui dar um novo visual a elas, acho que ficou bom.

As lanternas direcionais laterais tb estavam ruins, troquei pelas GF-36, que são praticamente do mesmo tamanho e de fácil instalação. Aproveitei e tb coloquei na lateral trazeira.

Outro problema que estava ocorrendo é com a abertura do capô, tava uma eca...então arranquei tudo e coloquei as travas de capô da Toyota.

Valeu...gurizada...

Abraços.

vanderlei4x4
06/07/2009, 19:31
Vou dar a minha humilde contribuição :idea:aos amigos:
A coifa ta rasgada? substitua imediatamente antes que estrague o resto:
use coifas do monza,é igual!!

O motor ta fumando mais que dkv candango c. motor original:shock:???
E vc ta sem tempo ,sem dinheiro p. refazer o motor?? coloque no seu velho e surrado motor um frasco de aditivo PROLONGA BARDHAL.!!!:dance:
Os colegas de trilha irão agradecer ao fim da fumaceira!!(esta receita eu passei p. Acacio e deu otimos resultados,quase sumiu por completo o fumacê da dengue...rsrsrsr)8-)8-):rolleyes:

Acacio
06/07/2009, 20:21
Pessoal em algumas das fotos postadas por mim se vcs repararem tem um tubo branco pintado parcialmente de preto entre o parachoque e a lataria aquilo é um reservatorio de agua de 8 l usei um tubo de 4 polegas e em uma das pontas coloquei uma conecção p entrada de ar p abastecimento e na outra ponta um registro c um pedacinho de mangueira.
Vanderlei eu sabia q vinha chubo mas fique traquilo vou encostar la no Ze pois eu quero um motor igual dele 1.7 a alcool com taxa de 11:1 e vou tirar o gaz (-70kg) ai o bixo vai pegar.hehehehehehe

shuther4x4
06/07/2009, 23:20
Vou dar a minha humilde contribuição :idea:aos amigos:
A coifa ta rasgada? substitua imediatamente antes que estrague o resto:
use coifas do monza,é igual!!

O motor ta fumando mais que dkv candango c. motor original:shock:???
E vc ta sem tempo ,sem dinheiro p. refazer o motor?? coloque no seu velho e surrado motor um frasco de aditivo PROLONGA BARDHAL.!!!:dance:
Os colegas de trilha irão agradecer ao fim da fumaceira!!(esta receita eu passei p. Acacio e deu otimos resultados,quase sumiu por completo o fumacê da dengue...rsrsrsr)8-)8-):rolleyes:

O motor para de fumar porque esses aditivos engrossam o óleo e ele não passa mais pelas folgas existentes com tanta facilidade (leia-se anéis e vedadores de válvulas). Só que isso traz um pequenino inconveniente: diminui bastante a lubrificação (pelo espessamento do óleo e por forçar a bomba de óleo). Pense assim: é mais fácil tomar coca (cola ok) de canudinho ou um milk shake?. O milk shake é seu óleo com aditivos tipo B12, prolonga, etc. Portanto seu motor já cansado vai fumar menos, mas também sua sobrevida será menor.
Então, muita cautela no uso desses aditivos e nunca os use em um motor bom.:concordo:

Podem mandar as pedradas aí!!!:putz::putz::putz:

Abraços.

shuther4x4
06/07/2009, 23:23
...... 1.7 a alcool com taxa de 11:1........... .hehehehehehe

Esse é da hora!!!!:concordo::concordo::concordo::concordo:

Se mandar fazer dois sai mais barato????:roll::roll::roll:

Abraços.

Prieto 4x4
07/07/2009, 17:01
Pessoal em algumas das fotos postadas por mim se vcs repararem tem um tubo branco pintado parcialmente de preto entre o parachoque e a lataria aquilo é um reservatorio de agua de 8 l usei um tubo de 4 polegas e em uma das pontas coloquei uma conecção p entrada de ar p abastecimento e na outra ponta um registro c um pedacinho de mangueira.
Vanderlei eu sabia q vinha chubo mas fique traquilo vou encostar la no Ze pois eu quero um motor igual dele 1.7 a alcool com taxa de 11:1 e vou tirar o gaz (-70kg) ai o bixo vai pegar.hehehehehehe

Acácio

Fala a verdade pra galera. Neste reservatório que você fez, água passa longe...você deve utilizar isto pra transportar aquela caninha de alambique...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Ítem indispensável numa boa trilha...:-D:-D:-D

vanderlei4x4
07/07/2009, 21:18
Shutter4x4: obrigado por complementar a minha dica, porque este aditivo jamais podera ser usado em um motor bom.

Pietro4x4:Seu traira do niva:evil::desfez do niva95 e vem deturpar a idéia do nosso prof. pardal!!!:odedo::odedo:rsrsrs.!!!
Neste topico de gambitech não entra arame não!!!!rsrsrsr!!!:parede::parede:

Acacio: 1.7:ai vai ficar bom!!:palmas::palmas:

Prieto 4x4
08/07/2009, 13:01
Shutter4x4: obrigado por complementar a minha dica, porque este aditivo jamais podera ser usado em um motor bom.

Pietro4x4:Seu traira do niva:evil::desfez do niva95 e vem deturpar a idéia do nosso prof. pardal!!!:odedo::odedo:rsrsrs.!!!
Neste topico de gambitech não entra arame não!!!!rsrsrsr!!!:parede::parede:

Acacio: 1.7:ai vai ficar bom!!:palmas::palmas:

Deturpar??? Eu sofistiquei...
Imagine um reservatório daqueles com uma pura caninha de Salinas...

E não tem essa de traíra não é só chamar pras trilhas que eu vou junto.
Ou o seu Niva não é capaz de puxar o Mostardão???

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Acacio
09/07/2009, 21:04
Shuttter ainda não consegui falar c o meca mas posso questiona-lo.

Prietto vc ta de sacanagem comigo so c brahma ja da um monte de cagada imagine c cachaça , iria parti o niva no meio!!!

Vanderlei acho q o seu niva AP 2.0 puxa o seu mostardão sim pois eu ja puxei o troller no bambu com motor original e fumando so um "pouquinho".

shuther4x4
10/07/2009, 16:21
Para aqueles que deixam a viatura parada por algum tempo e não ter aquela maravilhosa surpresa da bateria arriada.
Só precisa de um furo na carroceria, uma chave de boca (15?!) e 15 minutos.
Ah, uma latinha de skol também ajuda!:mrgreen:

shuther4x4
10/07/2009, 16:29
Cilindro inferior da embreagem: Numa emergência acabei pegando essa dica e fiz. Fica muito bom. Precisa confeccionar a "flange" e refazer as rosca (ops). Não sai mais barato que um original, mas vale pela facilidade de encontrar e pela confiança na marca (varga).
Veja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=660581&postcount=12

Abraços.

edneyccruz
14/07/2009, 18:57
Olá, pessoal.

Meu Niva estava com a bateria amarrada por um pedaço de fio desde a compra a um ano e eu procurando o prendedor original. Depois de alguma procura encontrei, mas não gostei nada do sistema, então inventei um eu mesmo. Passei em uma loja de equipamentos para Jeep e comprei aqueles prendedores que iam presos na lateral para que a capota de lona fosse fixada, dai fou só furar e rebita-los ao lado da bateria, passar uma fita dessas feitas para prender coisas sobre os carros e pronto, um prendedor firme e que não vai dar curto em nada nunca.
Aqui vão 2 fotos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=194&pictureid=5187

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=194&pictureid=5188

Isso ai... Abraços a todos...

BACALHAU
14/07/2009, 19:07
Taí! Gostei. :concordo:

Simples e eficiente, como todas as boas idéias. :palmas:

Beeeeeem melhor que aquela porcaria de parafuso que normalmente usam para prender o fundo das baterias. Se você não andar com uma chave 13 (de preferência L) no carro, você não consegue tirar a bateria. :evil:

MRaizer
14/07/2009, 21:35
Olá, pessoal.

Meu Niva estava com a bateria amarrada por um pedaço de fio desde a compra a um ano e eu procurando o prendedor original. Depois de alguma procura encontrei, mas não gostei nada do sistema, então inventei um eu mesmo. Passei em uma loja de equipamentos para Jeep e comprei aqueles prendedores que iam presos na lateral para que a capota de lona fosse fixada, dai fou só furar e rebita-los ao lado da bateria, passar uma fita dessas feitas para prender coisas sobre os carros e pronto, um prendedor firme e que não vai dar curto em nada nunca.

Isso ai... Abraços a todos...

Cara, sei não, mas acho que é bem mais simples usar uma barra roscada, um par de porcas e um perfil em L de alumínio! Simplesmente reproduzi o sistema original...
Quanto ao sistema de desconexão, usei um terminal "marítimo" com uma alavanquinha que solta o do borne da bateria com um puxão.

edneyccruz
15/07/2009, 11:12
Cara, sei não, mas acho que é bem mais simples usar uma barra roscada, um par de porcas e um perfil em L de alumínio! Simplesmente reproduzi o sistema original...
Quanto ao sistema de desconexão, usei um terminal "marítimo" com uma alavanquinha que solta o do borne da bateria com um puxão.

Eu pensei em reproduzir o original, mas achei mais caro e complicado, para fazer esse sistema gastei menos de R$20,00, aproximadamente 15 minutos e ficou bem firme, também é fácil de retirar a bateria, mesmo nunca precisando fazer isso... Heheheh
Que terminal marítimo é esse? Fiquei interessado.

Abraço.

Gustavo Niva
15/07/2009, 11:40
Edney,
acho que é isso, ou algo parecido...

http://www.natal4x4.com.br/ideia_37.htm

[]s

cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 00:13
Edney,
acho que é isso, ou algo parecido...

http://www.natal4x4.com.br/ideia_37.htm (http://www.natal4x4.com.br/ideia_37.htm)

[]s

parece aquelas travas para ajustar altura de selim de bicicleta...

edneyccruz
16/07/2009, 15:01
parece aquelas travas para ajustar altura de selim de bicicleta...

Passei em uma loja de bicicleta aqui perto e comprei as duas travas de selim por R$16,00 (o par), deois de alguns pequenos ajustes com uma lima no terminal, ficou perfeito. Quarenta minutos de trabalho e esta uma maravilha.

Obrigado a todos.

Marcelo J Manente
28/01/2011, 10:55
O fechador de sua ventarola descolou do vidro, quebrou?
Seus problemas acabaram!

Chegou o fechador de ventarolas kombinator...

É prug in prai...

Vá a uma loja e peça o fechador da ventarola da Kombi.
Para colocar é facilimo. Apenas passe uma fita crepe nos furos que serviriam para parafusar o fechador da Kombi. Depois coloque a cola de sua preferencia dentro do lugar que vai ser encaixado no vidro da ventarola. Vc verá que o encaixe é um pouco maior que o vidro do Niva. Vc pode preencher com pedaços de plástico cortados no formato necessario.
Encaixe o fechador bem em baixo do vidro da ventarola já com a cola.
Feche a ventarola por dentro baixando o fecho e aguarde tudo colar. O fecho tem que ficar encostado na parte mais baixa da ventarola.

Fica ótimo e se for bem feito parece até original (pra quem não conhece).

Vai a foto:

Mbolog
04/02/2011, 22:59
O fechador de sua ventarola descolou do vidro, quebrou?
Seus problemas acabaram!

Chegou o fechador de ventarolas kombinator...

É prug in prai...

Vá a uma loja e peça o fechador da ventarola da Kombi.
Para colocar é facilimo. Apenas passe uma fita crepe nos furos que serviriam para parafusar o fechador da Kombi. Depois coloque a cola de sua preferencia dentro do lugar que vai ser encaixado no vidro da ventarola. Vc verá que o encaixe é um pouco maior que o vidro do Niva. Vc pode preencher com pedaços de plástico cortados no formato necessario.
Encaixe o fechador bem em baixo do vidro da ventarola já com a cola.
Feche a ventarola por dentro baixando o fecho e aguarde tudo colar. O fecho tem que ficar encostado na parte mais baixa da ventarola.

Fica ótimo e se for bem feito parece até original (pra quem não conhece).

Vai a foto:
Marcelo,
Gostei muito da idéia... vou fazer no meu Niva.
Só tenho uma dúvida, qual é a cola que voce utilizou para colar a peça no vidro?

obrigado, Mauricio.

Marcelo J Manente
04/02/2011, 23:40
Araldite,
daquelas que mistura os componentes e depois poem onde se quer colar.

[]s

Cirdan
05/02/2011, 11:29
Queria adaptar umas lanternas nova na traseira do meu. É um 91.

A lanterna direita quebrou o soquete q coloca a lampada de freio. Ele ta só com uma lampada de freio e agora na vistoria não deve passar. Tem alguma lanterna facil e simples de adaptar? E claro, com preço bom.

Ta dificil achar a lanterna original do Niva e aonde eu achei estão cobrando uma fortuna.

Abraços

Marcelo J Manente
07/02/2011, 10:49
Cirdam, adaptação simples não conheço.

Conheço apenas a adaptação da lanterna traseira da Kombi, mas precisa de trabalho na lataria para acomodar. Ou seja, talvez fique mais caro que a lanterna original.

Mas é o caso de ir numa casa de lanternas com a lente da lanterna que está inteira ainda e ver se existe alguma que de certo no comprimento e largura.

Abraços.