PDA

Ver Versão Completa : Instalando oxido nitroso na minha ranger 96 STX V6



linuxhellmaster
26/06/2009, 10:59
Como alguns amigos virtuais do presente forum demonstraram interesse pelas modificacoes que eu faco no meu caminhao, estou criando esse topico aonde vou documentar o processo de obtencao das pecas a preco de banana e instalacao/ajuste no V6 da ranger de um sistema de oxido nitroso com injecao progressiva, com o objetivo de obter um boost em uma rampa partindo de ~ 10 HP ate 100 HP's, no tempo ajustado na controladora (2s por exemplo).

Qualquer tipo de critica, sugestao ou ideia sera bem vinda, porem nao quer dizer q vou alterar meus planos. :mrgreen:

Comeco com a obtencao das pecas a preco de banana, como vou instalar um sistema "seco", ou seja somente eh injetado o oxido nitroso e o sistema da caminhonete compensa o resto q precisa de combustivel, os componentes sao um pouco diferentes dos "que normalmente vemos por ae", como eu quero tirar pouco $$ do meu bolso,, eu fiz uma pesquisa legal por varios lugares e acabei obtendo um pedacinho de cada vendendor do ebay...

A lista de componentes basicos que eu preciso segue, porem como saia mais barato comprar um kit "molhado" usado, aonde o vendedor incluia montes de pecas extras... eu comprei o mesmo e depois posso vender praticamente o kit "original" completo.. e vai me sobrar as pecas
.. entao vamos a lista

1 - garrafa de oxido nitroso, consegui por 390 R$, com impostos e entrega... essa NOS jah com valvula hi-flow e sifao, incluso um medidor de pressao de nitro e aptador p/ linha. OTIMO NEGOCIO. cabe certinho entre os 2 bancos da frente da minha STX, jah q eu retirei aquele console e o apoio de braco.
2 - como vou usar um sistema seco, preciso de um regulador de oxido nitroso e um T p/ instalar no regulador de pressao de combustivel da caminhonete. os 2 novos, NOS, eu consegui 72 R$, com impostos e entrega.
3 - solenoide pro oxido nitroso... nesse caso eu optei por comprar um kit ZEX, usado.. "wet", aonde o vendedor me envia mais 2 solenoides de oxido nitroso... alem do "modulo com os 2 solenoides" original do kit. saiu completo por 380 R$, com todos os itens originais do kit + varios outros itens que eu vou usar. podendo vender o kit depois, p/ uso em instalacoes comuns.
4 - linhas de oxido nitroso, vieram essas junto do kit acima, vieram 2 alem das originais do kit, podendo manter o mesmo completo p/ venda.
5 - bico de injecao de oxido nitroso... como o kit q eu comprei eh "wet", eu precisei comprar a parte o bicho... paguei 34 R$ com entrega, vem com 5 jets... 25 ~ 100 HP's
6 - modulo de controle proporcional, esse esta sendo construido por nos. ele vai comandar o solenoide de NOS usando modulacao em pulsos, permitindo uma certa "rampa" e nao um tranco, quando voce ativa o mesmo. 30 R$...

No momento estou aguardando a chegada dessas pecas, e conforme for rolando mas detalhes, dados, fotos... eu posto aqui. :pipoca:

cheers

abreu
26/06/2009, 11:02
Certifique-se de que seu motor esta com 100% de saude...

Caso contrario, quando entrar o oxido nitroso, uma "parada cardiaca" pode ser iminente!

Abracos.

linuxhellmaster
26/06/2009, 11:27
Certifique-se de que seu motor esta com 100% de saude...

Caso contrario, quando entrar o oxido nitroso, uma "parada cardiaca" pode ser iminente!

Abracos.

Tah 100% o bicho e o meu "seguro de saude" eh a injecao progressiva... com esse sistema soh se eu vacilar no ajuste e derreter um pistao. Pois nao rola trancos nem "esfoladas de bronzinas". Segue uma breve lista de modificacoes no motor.

- bielas do 3.0 v6
- pistoes forjados do 5.0 v8
- varetas forjadas com pontas formadas a fogo.
- balanceiros roletados em aco
- bronzinas de competicao
- aneis em cromo
- valvulas/molas de competicao
- retrabalho nas galerias de oleo
- retrabalho nas galerias de oleo do virabrequim.
- adicionado ranhura no virabrequim p/ maior fluxo de oleo
- modificado o radius
- bomba de oleo de alto volume
- todas as portas foram "portadas", abrindo-se ao maximo usando a junta como pattern, isso nos cabecotes, coletor inferior e superior, inclusive passagens de agua.
- removido o "hump" das portas de escape do coletor.
- studs ARP pros mancais do vira
- aranha nos mancais
- ARP pras bielas e kbcotes
- magnaflux em tudo, oq nao deu (aluminio) foi com liquido penetrante.
- balanceamento dinamico, estatico e linear do vibrabrequim + embreagem

E muitas outras pequenas coisas q eu nem lembro mais.... sem contar as modificacoes nao "internas" ao motor.... a maioria dos trampos feitos por mim, "aqui na sala de casa"... tem pelo menos 6 mil de pecas e servicos externos nos partes do motor.

Sera que aguenta? Rsssss, hj ele da ~ 205 Hp's na roda traseira a +/- 6400 RPMs.. com corte em 6500 +/- :twisted:

Anthoniusnikos
26/06/2009, 12:55
PQP, essa espero para ver !

cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 14:15
nunca pensou em turbinar a ranger?

DieselPower
26/06/2009, 14:51
Não esqueça que quando o Oxido Nitroso entrar no motor, o ponto de ignição deverá ser atrasado.
Seu módulo "Made in Casa" poderá também atrasar o ponto?

linuxhellmaster
26/06/2009, 15:08
nunca pensou em turbinar a ranger?

Nao curto turbina... eh feio.. esquenta pra kct.... ocupa espaco.. da tranco no motor.. pro V6 eu teria de usar 2 ou um coletor 6x1.. oq nao quero.. (hj uso 6x2 com um X no meio)

Entre outras muitas pequenas outras razoes ( =

mas gosto eh gosto neh amigo :mrgreen:

cheers

linuxhellmaster
26/06/2009, 15:20
Não esqueça que quando o Oxido Nitroso entrar no motor, o ponto de ignição deverá ser atrasado.
Seu módulo "Made in Casa" poderá também atrasar o ponto?

Sim senhor, e vou poder programar uma curva de retardo, baseado na curva de injecao do oxido nitroso... (quanto mais nitro, mais retardo... baseado na curva.) ele pode usar sinal de varias partes que nao sao usados em WOT.. pra forcar a alteracao da curva de avanco (temperatura, MAF..etc..etc.. em WOT basicamente o EEC-V mantem os bicos abertos, direto...)

Mesmo que eu nao pudesse, eu tenho um sistema de injecao/ignicao eletronica que eh design nosso mesmo, aonde ele determina automaticamente o ponto maximo de pressao, sendo assim eu poderia simplesmente deixar ele controlar... pois ele detectaria qualquer indicio de detonacao (muito antes que um sensor de detonacao) e tmb pode monitorar outras informacoes...

Porem nao gosto de rodar com esse sistema + a EFI original da ranger, pois eu tenho de usar uma carga falsa pras bobinas e outros artificios chatos... o ideal seria tirar o EEC da ranger e instalar o meu no lugar. mas nao quero fazer isso, pois eh meu carro de uso diario/passeio...

Porem eh isso ae amigao, "vacilou no retardo"... "abraca o porco"... e nao tem choro nem vela... eh pistao/biela trincado/fodido quase q na certa.. e se vacilar na mistura.. eh pistao derretido tmb.. quase q na certa... claro q com 20 ou 30 hp's talvez nao chegue a tanto se voce "se tocar antes" (lembra o papo de ouvir oq acontece do lado de fora,, se aplica aqui tmb) e desligar... mas com 100hp's dados pelo oxido nitroso... ae fica mais complicado de "sobreviver" :twisted:

obrigado pelo interesse no meu topico.

cheers


PS: nao eh beeeem "feito em casa", eu tenho uma empresa que desenvolve hardware e software... pra varias areas. :mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 15:25
Nao curto turbina... eh feio.. esquenta pra kct.... ocupa espaco.. da tranco no motor.. pro V6 eu teria de usar 2 ou um coletor 6x1.. oq nao quero.. (hj uso 6x2 com um X no meio)

Entre outras muitas pequenas outras razoes ( =

mas gosto eh gosto neh amigo :mrgreen:

cheers

pois é... assim como tu tem as tuas ressalvas com turbo, a idéia de ter que gastar dinheiro cada vez que tiver de repor óxido nitroso não me agrada... se for para gastar, prefiro que seja de uma vez só... quanto ao turbo-lag (atraso na ação do turbo responsável pelo tranco), aí tem uma vantagem o blower tão usado pela mercedes-benz... a propósito: ja viu que teve uma empresa alemã que desenvolveu um turbo que tem "motor de arranque" próprio para entrar em ação mais rápido?

linuxhellmaster
26/06/2009, 15:41
pois é... assim como tu tem as tuas ressalvas com turbo, a idéia de ter que gastar dinheiro cada vez que tiver de repor óxido nitroso não me agrada... se for para gastar, prefiro que seja de uma vez só... quanto ao turbo-lag (atraso na ação do turbo responsável pelo tranco), aí tem uma vantagem o blower tão usado pela mercedes-benz... a propósito: ja viu que teve uma empresa alemã que desenvolveu um turbo que tem "motor de arranque" próprio para entrar em ação mais rápido?

Sim sim, varias opcoes.. inclusive "turbo charger" acionado pelo vira...

quanto ao oxido nitroso,, por se tratar de meu carro de passeio.. eh pra uso esporadico... ou seja.. com 200 R$ de oxido nitroso, eu me divirto por uns 2 meses... (pra sentar o peh e me divertir eu tenho os mustangs)

Turbo lag eh de menos... soh usar 2 turbos menores... porem ocupa muito espaco a instalacao.. requer um intercooler pra ficar bom...tem a lubrificacao ainda....etc..etc..etc..etc... nao acho atraente.

Se eu fosse usar algum tipo de alimentacao forcada nesse 4.0l seria um blower tipo aqueles M-XXX da eaton, com um coletor proprio.... mas toda a dor de kbca e custo nao vale a pena.. por ser um carro de uso diario...

Estou instalado o NOS pra "aquela diversao repentina", mesmo pq com 205 HP's na roda traseira e com o diferencial q "estou instalando" com relacao menor.... jah eh o suficiente pra engolir a maioria (senao todos) os nossos nacionais e muitos dos importados. :pipoca:

claro que essa eh minha opniao ( =

obrigado pelo interesse no meu topico

cheers

DieselPower
26/06/2009, 15:43
PS: nao eh beeeem "feito em casa", eu tenho uma empresa que desenvolve hardware e software... pra varias areas. :mrgreen:

Desculpe-me então, amigo. Realmente julgava tratar-se de um D.I.Y.
Fico feliz em saber que contamos agora com um colega com conhecimentos nesta área, com certeza muitos precizarão de seu auxilio.
Abraço.

linuxhellmaster
26/06/2009, 16:04
Desculpe-me então, amigo. Realmente julgava tratar-se de um D.I.Y.
Fico feliz em saber que contamos agora com um colega com conhecimentos nesta área, com certeza muitos precizarão de seu auxilio.
Abraço.

Nao se desculpe, todo projeto serio comeca com um D.I.Y. ( ;

Eu sou o tipo de pessoa que trata como eh tratado, sendo assim... pode ter certeza que vou estar por aqui disponivel pra ajudar a qualquer pessoa que precise e saiba dar o devido valor a este forum que temos aqui, e ao conjunto de pessoas que por aqui passam. (ou seja, f***m-se aquelas pessoas q chegam aqui,,, pergutam.. perturbam... deixa o pessoal preocupado... e some sem dar o ar da graca ou a solucao)

Estou sempre disponivel pra ajudar, na medida que o tempo permitir eh claro.


Apenas pra deixar um pouco claro com oq nos trabalhamos.

- desenvolvimento de hardware p/ areas de automacao residencial, industrial.. seguranca digital e fisica, telecomunicacoes, gerenciamento de servidores/cpd's, uso automotivo...etc..
- desenvolvimento de software voltado a tecnologia embarcada e a area de UNIX, desenvolvemos qualquer tipo de software p/ qualquer aplicacao em pelo menos 18 linguagens diferentes, fora as "linguagens internas" como por exemplo o MOTIF p/ o ambiente grafico Xwindow do unix... tambem gostamos de trabalhos p/ otimizar codigos jah existentes e portar os mesmos pra outras plataformas/linguagens ou mesmo tipo de equipamento.

claro q o acima eh uma descricao generica/breve, estamos no mercado a mais de 20 anos, na area de eletronica, informatica e telecomunicacoes.. desenvolvendo aplicacoes customizadas de acordo com o desejo de nossos clientes... muitas delas famosas e muito usadas hj em dia (marketing via bluetooth por ex., fomos a 1a empresa no pais a fazer os equipos, e uma das 1a's no mundo a ter por menos de 500 U$ o mesmo a venda,,, ou entao os kits pra converter bomba de combustivel analogica em digital 100% gerenciada)

"me diga que eh impossivel e te mostrarei a impossibilidade do seu engano"

Bem eh isso, me desculpe o jabazinho... mas eu adoro oq eu faco.. nao pude deixar de "responder generosamente" o comentario... :putz:

cheers

crystyan2003
26/06/2009, 18:35
Bem eh isso, me desculpe o jabazinho... mas eu adoro oq eu faco.. nao pude deixar de "responder generosamente" o comentario... :putz:

cheers
Muito generosamente né!! rsrsrs

Não precisa se desculpar pois é bom sabermos todas as areas em que vc trabalha sabe né "Aquele interesse básico"!!!

Vou acompanhar ai esse projeto da supermaquina!!

Bom Trabalho!!

SergioPB
26/06/2009, 21:59
Sera que aguenta? Rsssss, hj ele da ~ 205 Hp's na roda traseira a +/- 6400 RPMs.. com corte em 6500 +/-

Desculpe a cola da sua resposta.
Mas com essa cavalaria toda, o que você tem hoje na sua V6 ?

Abraços!

linuxhellmaster
27/06/2009, 09:57
Sera que aguenta? Rsssss, hj ele da ~ 205 Hp's na roda traseira a +/- 6400 RPMs.. com corte em 6500 +/-

Desculpe a cola da sua resposta.
Mas com essa cavalaria toda, o que você tem hoje na sua V6 ?

Abraços!

Nao entendi o sentido da pergunta.. mas eh o V6 de 4.0l OHV, 165 hp's originalmente.. com corte em 5.200 rpm, totalmente retrabalhado... da mais de 220 HP's no volante do motor..

Os maiores ganhos de potencia foram portando todas as passagens, a troca de pistoes/biela mexidas do kbcote (inclusive o retrabalho dos mesmos), retirada do sistema de EGR, ventoinha, sistema de escape 6x2x2 + X, sistema de comando roletado e com profile um pouco mais agressivo, uso de oleo sintetico (10w30), recalibracao da EEC-V e fucadas no sistema de ignicao (bobina de alta performance, velas com 3 eletrodos..etc...), eu uso o sistema de vortex e o sistema magnetico de combustivel.. (os 2 me deram quase 9HP's!!!!! acreditem ou nao em cima das outras mods.)

Acho que foi isso, pelo menos eh oq eu me lembro de cabeca de ter feito e verificado as alteracoes. em outubro desse ano completa 3 anos da "feitura" desse motor, jah com 138mil km, sem nunca carregar mais q 100kg de lastro atras! soh usada pra sentar o peh mesmo.

Se a pergunta foi no sentido de "outras coisas", fora isso eu tenho um conjunto de modificacoes na suspensao original da STX, pra permitir rodar tranquilo em velocidades maiores... (180 ~ 210) como se fosse um carro... alem disso ainda costumo rodar com 100kg de lastro do meio ate a beirada da cacamba... aonde tem um cyl de GNV de uns 35 ou 40 m3... Lembrando que ela eh cabine estendida.


Se a pergunta foi em outro sentido... eh soh dizer!:mrgreen:


cheers

Anthoniusnikos
27/06/2009, 10:16
Abraços Linux.
Cara, por aquí, você está acima da média. Vai ter que ter paciência para explicar melhor as coisas.
Já deve ter percebido que a maioria do pessoal é mecânico de fim-de-semana ou de fundo de quintal. Mas noquê a moçada mexe, faz bem feito(muito melhor que os mexânicos das boca-de-porco por aí).
Vamos ao que interessa:
Sempre me atordou que, já, por tanto tempo(desde as invenções) os motores a explosão aproveitam sómente 35% de todo o poder calorífico dos combustívei.
Não estaria na hora de se desenvolver um motor que aproveitasse 95%. Quem sabe uma mini turbina de ação-reação(hard), associada a um programa (soft) bem inteligente de eficiência ?
Aí essa tralha toda de biela, pistão, cabeçote, balancins, etc, iria tudo pra sucata, e o óxido nitroso, hidrazina, gás nitrigênio, nitro-glicerina, e outros nitro-compostos, poderiam ser usados ? :evil::evil::evil:
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
27/06/2009, 11:15
Abraços Linux.
Cara, por aquí, você está acima da média. Vai ter que ter paciência para explicar melhor as coisas.
Já deve ter percebido que a maioria do pessoal é mecânico de fim-de-semana ou de fundo de quintal. Mas noquê a moçada mexe, faz bem feito(muito melhor que os mexânicos das boca-de-porco por aí).
Vamos ao que interessa:
Sempre me atordou que, já, por tanto tempo(desde as invenções) os motores a explosão aproveitam sómente 35% de todo o poder calorífico dos combustívei.
Não estaria na hora de se desenvolver um motor que aproveitasse 95%. Quem sabe uma mini turbina de ação-reação(hard), associada a um programa (soft) bem inteligente de eficiência ?
Aí essa tralha toda de biela, pistão, cabeçote, balancins, etc, iria tudo pra sucata, e o óxido nitroso, hidrazina, gás nitrigênio, nitro-glicerina, e outros nitro-compostos, poderiam ser usados ? :evil::evil::evil:
Abraços
Anthon

Ahhahaha, hidrazina.... isso me faz pensar em astrolite-g ( ;

Oq importa eh ser bem feito e respeitar os amigos e opnioes alheias, se a pessoa for assim.. eh meu amigo.

Bem... eh foda cara.. a eficiencia do motor, nao soh calorifica.... eh uma coisa complicada..... jah estudamos bastante isso e a melhor solucao que encontrei/amos foi o esquema de "ponto maximo de pressao constante", oq permite q voce use qualquer tipo de combustivel tolerado pelo seu sistema de armazenamento, injecao e escape (o nitrometano por exemplo, depende as condicoes de queima, forma/vira um acido no escapamento...).. o ponto todo ao meu ver eh custo $_$... eu vou dar uma breve explicacao sobre nossos testes e a solucao encontrada...

um pouco de historia/informacao 1o....

qualquer motor, eh designado de fabrica a ter uma determinada potencia (leia-se torque) sob determinadas condicoes.. por exemplo.

um motor X, a rotacao de 1000RPM, usando uma mistura de combustivel padronizada (vamos chamar de Y) e determinadas caracteristicas de ignicao, vai gerar uma pressao maxima (rendimento maximo) no cyl no angulo H do pistao/vira.... bem, agora se voce modificar um pouco a quantidade de "agua" no combustivel, ou qualquer outro fator.... essa "equacao" deixa de ser verdade, e voce tem um rendimento menor.... pra compensar, voce teria de modificar as curvas de ignicao.. pra levar o motor a produziar o maximo de pressao naquele mesmo angulo "perfeito" de antes. levando o motor a produzir aquele torque "especificado em fabrica".

Nao sei se eu fui claro ae em cima, pois nao sou muito bom pra "facilitar termos tecnicos"... mas o ponto todo eh,,, cada motor/tipo de motor, tem um angulo aonde se voce tiver a pressao maxima naquele ponto, voce vai estar usando toda a performance do motor, sem forcar pistao, biela, vira.....

Pois bem, o problema todo eh que qualquer mudanca de temperatura, altitude, humidade... qualidade do combustivel... fode com essa calibragem.... entao.. muitas centrais de controle, possuem 2 sensores de pressao alem dos comuns de temperatura... e aplicam esses valores em uma tabela.. de modo "generico", ou seja.. o carro pode funcionar com qualquer tipo de gasolina...etc..etc.. isso faz o carro poder rodar em qualquer condicao de altitude e/ou manutencao... sem riscos de detonacao ou danos ao motor..... porem muitos carros soh refaz os calculos depois de um on/off (carros com 1 sensor barometrico, sao assim... uma vez q com o motor rodando, eh usado pelo EFI.. isso sistemas MAP, eh claro) entao o peao indo pra praia.. sente os efeitos da altitude no motor.. ate desligar e ligar ele denovo..... e muitos carros nao tem nada disso... sao apenas as curvas e mapas padrao....

Bem, eh facil perceber que se pudessemos manter o motor sempre com o ponto maximo de pressao naquele angulo indicado pela fabrica, poderiamos queimar qualquer tipo de combustivel (pois nunca teriamos pressao excessiva na camara de combustao, pois seria mantido no ponto original)... isso falando de carros comuns.. e inclusive esse sistema daria de 10 a 0 no atual sistema de carros flex.... ou seja.. se colocarmos gasolina.. o avanco necessario p/ chegar aquele ponto maximo de pressao seria ajustado automatico.. o mesmo pra nitrometano etc..etc..etc... o sistema usa como base mapas precalibrados e da o ajuste fino enquanto voce roda com o carro.. garantindo 100% de performance.

No caso de preparacoes nao originais, o mesmo sistema q monitora o ponto maximo de pressao, pode monitorar outros items, como "fase do comando", indicios de predetonacao/ignicao.. e ajustar todos os parametros p/ o motor nao explodir... mas consegir mais pressao no cyl... isso tmb pra qualquer combustivel...

Bem, chega de papo.. vou dar uma palhinha de como desenvolvi esse sistema, vou dar como exemplo um carro antigo.. mas pros novos muda apenas o metodo de instalacao/modificacoes necessarias...

Basicamente eh um sistema de analise de combustao por ions, aonde eu meco a corrente conduzida pelo gas ionizado na camara de combustao (comeco a "ler", logo apos a faisca termina) e posso retirar pelo menos 20 informacoes diferentes a respeito da combustao... desde se rolou um "misfire".. ate se tah na fase de compressao ou exaustao. Esse sinal pode ser observado em um osciloscopio... porem no caso do modulo de ignicao... a analise eh feita por um software que roda em um DSP dentro do mesmo, aonde aplicando formulas matematicas eu consigo obter os dados q eu preciso... sempre relacionados (e ligados a) a posicao do virabrequim (por exemplo, alguns 302 mexicanos usam 8 graus depois do TDC como ponto pressao maxima.. ou seja.. a 8 graus depois do TDC eh quando "deveria" haver a pressao maxima dentro do cyl, resultado da queima).

A instalacao em um motor com distribuidor eh bem simples

- sensor no virabrequim
- sai fora o distribuidor, entra uma engrenagem p/ tocar a bomba de oleo soh (jah ganha uns 10 ~ 12 hp's nessa)
- bobinas individuais por cyl.
- fiacao extra pra usar recursos extras do modulo (como recursos p/ turbo e oxido nitroso/blower)

Bem eh isso, espero nao ter confundido muito, mas esse sistema eh show de bola.. aonde voce vai ele vai te dar sempre 100% de performance... nao importa se a gasolina eh boa ou nao, se o alcool eh bom ou nao.... ele ate indica quando voce precisa trocar ou limpar as velas!

Soh tem um problema com esse sistema... bem 2 problemas..

- precisa de bobinas individuais por cyl.
- nao eh qualquer ze maneh de perf. shop q instala/ajusta.

Porem nao fez sucesso quando desenvolvemos, pelo custo (~ 1000 R$) e tmb pq o pessoal prefere apelar do q ter um carro com rendimento e performance 100% (o cara prefere cuspir gasolina sem queimar pelo escape, com aquele turbo enorme sem intercooler... tudo com eficiencia 1%, do q investir em algo serio.... talvez pq eles tenham a necessidade de mostrar algo grande embaixo do capo ? pra dizer q sao mais machos ?? :mrgreen:) e q nao polui....

Inclusive, um dos testes que fizemos na epoca, era injecao de agua com o motor funcionando... pra ver se o sistema compensava.... show mesmo, principalmente rodando com alguma carga no motor... (em marcha lenta ou rodando com o motor totalmente sem carga, igual vovo', o sistema nao faz nada.... pois precisa de um minimo de 10% de carga no motor p/ conseguir um sinal legal e estavel do sistema de ions)

Quanto as outras pecas, elas sao mais pelo fato de serem mais fortes e reduzir o atrito...

no caso de forca..
- pistoes do 5.0 e bielas do 3.0, foi o jeito mais barato de conseguir pistoes forjados pro 4.0l.. necessario com oxido nitroso, turbo e/ou blower.
- valvulas e molas de competicao... pra aguentar o calor e facilitar a transferencia do mesmo pro kbcote (sao preenchidas com sodio as de escape e ocas as de admissao pra diminuir o "peso da montagem reciproca") e pra aguentar o levante do comando novo.
- tuchos com roletes tmb, mesmo motivo do balanceiro com rolete.. diminuir o risco de quebra jah q o material eh diferente e mais forte.. menos atrito.

no caso de atrito
- comando/balanceiros roletados
- oleo sintetico
- retrabalho dos dutos de todos os coletores/kbcote
- retrabalho dos dutos de oleo


E por ae vai... entao essas pecas continuariam... oq iria pra merda seria os "aditivos", como blower.. oxido... pois poderiamos queimar simplesmente alcool com nitrometano e tirar 400 hp's do motor... porem ha outros incovenientes nisso... entao foi um exemplo "doido e cheio de erva".... mas o seu ponto de vista eh valido sim, e se voce analisar bem... .vai ver q muita gente nao precisaria do tal do turbo em muito carro a gasolina ae... que nego vive instalando.... um simples retrabalho total do motor e pequenas modificacoes.... dariam o mesmo efeito... com o motor durando bem mais e o $_$ mais bem empregado.. (menos consumo de combustivel, menos poluicao, menos barulho, menos manutencao....)

ufff, cansei! vou la fazer um cha' e dar um cafune' na dona patroa.

cheers

linuxhellmaster
27/06/2009, 11:17
Abraços Linux.
Cara, por aquí, você está acima da média. Vai ter que ter paciência para explicar melhor as coisas.
Já deve ter percebido que a maioria do pessoal é mecânico de fim-de-semana ou de fundo de quintal. Mas noquê a moçada mexe, faz bem feito(muito melhor que os mexânicos das boca-de-porco por aí).
Vamos ao que interessa:
Sempre me atordou que, já, por tanto tempo(desde as invenções) os motores a explosão aproveitam sómente 35% de todo o poder calorífico dos combustívei.
Não estaria na hora de se desenvolver um motor que aproveitasse 95%. Quem sabe uma mini turbina de ação-reação(hard), associada a um programa (soft) bem inteligente de eficiência ?
Aí essa tralha toda de biela, pistão, cabeçote, balancins, etc, iria tudo pra sucata, e o óxido nitroso, hidrazina, gás nitrigênio, nitro-glicerina, e outros nitro-compostos, poderiam ser usados ? :evil::evil::evil:
Abraços
Anthon

Uma outra coisa q soh me ocorreu agora...

Jah viu os sistemas de hipercharger?, usado em tanques de guerra...

Aonde um turbo eh sempre mantido rodando, mesmo com o motor em lenta (com um esquema q o transforma temporariamente numa turbina a jato.. ou seja... jogando um gas quente pelo lado quente... esse gas.. resultado da saida do compresso da turbina sendo aquecido por uma camara de combustao externa) e quando o peao acelera o turbo jah vai liberando a pressao na lenta jah....

Eu achei esse ae interessante, principalmente pra turbos grandes.

abraco! :pipoca:

filipecyriaco
27/06/2009, 17:28
Minha ranger 2.5 GNV precisa de um nitro desse, Risos

Boa sorte na sua empreitada ...

linuxhellmaster
27/06/2009, 18:26
Minha ranger 2.5 GNV precisa de um nitro desse, Risos

Boa sorte na sua empreitada ...

Injeta Diesel + GNV q tu nao precisa de nitro...
cheers

Guilherme A. Araújo
27/06/2009, 20:31
Injeta Diesel + GNV q tu nao precisa de nitro...
cheers
Mas o motor dele eh gasolina, como injetar diesel?? hehe
Tendo em vista q vc entende bem do assunto de pressao do motor, ponto, isso aki e tals....
O que seria ideal pro meu carro rodar com alcool sem afetar o motor???
A minha é uma V6 SOHC 4.0 210cv originais!! com GNV, mas o alcool aki custa só R$ 1,07, acho q nao compensa o uso do gnv neste, visto que ele custa R$ 1,89.

O que me diz???
Abraço e boa sorte na empreitada.

SergioPB
27/06/2009, 20:49
Nao entendi o sentido da pergunta.. mas eh o V6 de 4.0l OHV, 165 hp's originalmente.. com corte em 5.200 rpm, totalmente retrabalhado... da mais de 220 HP's no volante do motor..

Os maiores ganhos de potencia foram portando todas as passagens, a troca de pistoes/biela mexidas do kbcote (inclusive o retrabalho dos mesmos), retirada do sistema de EGR, ventoinha, sistema de escape 6x2x2 + X, sistema de comando roletado e com profile um pouco mais agressivo, uso de oleo sintetico (10w30), recalibracao da EEC-V e fucadas no sistema de ignicao (bobina de alta performance, velas com 3 eletrodos..etc...), eu uso o sistema de vortex e o sistema magnetico de combustivel.. (os 2 me deram quase 9HP's!!!!! acreditem ou nao em cima das outras mods.)

Acho que foi isso, pelo menos eh oq eu me lembro de cabeca de ter feito e verificado as alteracoes. em outubro desse ano completa 3 anos da "feitura" desse motor, jah com 138mil km, sem nunca carregar mais q 100kg de lastro atras! soh usada pra sentar o peh mesmo.

Se a pergunta foi no sentido de "outras coisas", fora isso eu tenho um conjunto de modificacoes na suspensao original da STX, pra permitir rodar tranquilo em velocidades maiores... (180 ~ 210) como se fosse um carro... alem disso ainda costumo rodar com 100kg de lastro do meio ate a beirada da cacamba... aonde tem um cyl de GNV de uns 35 ou 40 m3... Lembrando que ela eh cabine estendida.


Se a pergunta foi em outro sentido... eh soh dizer!:mrgreen:


cheers

A pergunta que fiz você respondeu na primeira parte.:concordo::concordo:
Na segunda parte "passou a régua".:concordo::concordo:
Um espetáculo seu motor e o resto do carro.:palmas::palmas:
Sinceramente não sabia que o V6 podia ter esse nível de preparação.
Estamos torcendo para o sucesso do seu projeto.

Abraços!!

linuxhellmaster
27/06/2009, 22:41
A pergunta que fiz você respondeu na primeira parte.:concordo::concordo:
Na segunda parte "passou a régua".:concordo::concordo:
Um espetáculo seu motor e o resto do carro.:palmas::palmas:
Sinceramente não sabia que o V6 podia ter esse nível de preparação.
Estamos torcendo para o sucesso do seu projeto.

Abraços!!

Ouvi falar (nunca vi) de motores q dao perto de 350 CV's e o cara usa no dia a dia e nunca explodiu... mas... eu acho meio forcado, pretendo bater nos 300 hp's e deixar ali... (menos q o dobro da potencia original, perfeitamente seguro.. ainda mais com as modificacoes "acho" :mrgreen:)

Obrigado amigao, esperto q de tudo certo tmb.. vou postando aqui conforme for acontecendo... de inicio estou no aguardo da chegada das pecas.... como vai rolar um imposto e tributacao.. nao acredito ter news antes de uns 20 dias no minimo.

Alem disso o caminhao tah parado p/ reforma do diferencial... eu matei os rolamentos de roda :mrgreen: e planetarias... devo pegar soh na 6a feira proxima... pois as pontas de eixo foram pra inspecao de trincas. (quem sabe nao encontro o diferencial q estou procurando.... um amigo aqui do forum tinha um, mas nunca mais o vi...)

cheers

linuxhellmaster
27/06/2009, 23:01
Mas o motor dele eh gasolina, como injetar diesel?? hehe
Tendo em vista q vc entende bem do assunto de pressao do motor, ponto, isso aki e tals....
O que seria ideal pro meu carro rodar com alcool sem afetar o motor???
A minha é uma V6 SOHC 4.0 210cv originais!! com GNV, mas o alcool aki custa só R$ 1,07, acho q nao compensa o uso do gnv neste, visto que ele custa R$ 1,89.

O que me diz???
Abraço e boa sorte na empreitada.

Pensei q era a diesel, ae voce podia lancar o GNV por cima.... no caso do a gasolina.. ele pode injetar a gasolina e uma mistura de methanol e nitrometano... tipo uns... 25% de nitrometano... "pra comecar".. o bom eh q ele inclui o combustivel e parte do oxigenio... ou seja.. nao vai precisar compensar muito em termos de vazao de ar... p/ acertar a "mistura ideal"... mas isso eh outro papo.

Cara, pro teu carro rodar com alcool "somente no intuito da troca do combustivel"... eu trocaria a bomba de combustivel, os bicos, e remapearia o modulo... (se nao quiser trocar os bicos, nao precisa.. mas os originais ficam meio no "Talo" no alcool...).. se tu adicionar um kit de partida a frio, oleo proprio p/ alcool e velas proprias... fica show.

O ideal era dar um passe nos kbcotes pra conseguir maior taxa de compressao... mas se voce remapear o modulo em um pessoal "responsa", fica muito bom mesmo sem esse "passo".

O uso do GNV... cara.. eh complicado... entre GNV e acool.. eu vou com o alcool... maior vantagens eh q voce nao carrega aquele cyl.. e tem em qualquer lugar... e hj em dia muito competitivo com o GNV.. porem o GNV se usado com aqueles kits multiponto... eh um otimo combustivel p/ rodar ou p/ "correr"...

Voce tem de ter em mente que com o alcool coisas possivelmente vao se desmanchar... pode ser algum retentor da area de combustivel ou amigos.... durante os primeiros milhares de km's, fica atento com isso.. ele tambem favorece a corrosao.. fique atendo com isso tmb... evite rodar pouco com o carro.. a ponto dele nao esquentar ate a "real temperatura de trabalho..." de todos os fluidos.. isso ajuda pacas. Inclusive voce rodar com o carro sem chegar a tais temperaturas.. independente dessa modificacao.. eh preju... torna propicio a formacao de acidos no carter e ferrugem pelo sistema de escape... e com o alcool... piora bem.. inclusive eh uma otima maneira de matar os seus sensores de O2 em tempo record ( =


Agora uma palavra sobre o seu motor... me desculpe se eu estiver sendo redundante e voce jah conhecer essas infos...

Esse teu motor eh um motor com comandos duplos, um em cada um dos kbcotes... ele provavelmente deve ter uma faixa de operacao e corte de combustivel diferente do meu V6.. pois esse seu motor gosta de rotacoes mais altas, mesmo pq o comando no kbcote favorece isso.. enquanto o meu original corta em 5.200, o teu deve ir um pouco mais alem.... esse eh o segredo desse teu motor, "respirar melhor e potencial p/ rpm's mais altas"....

Sendo assim qualquer modificacao q voce fizer nele no sentido de ter mais velocidade de ar em rpm's mais baixas (ou mais altas) voce vai ganhar mais potencia no mesmo.... uma modificao que alguns americanos q eu conheco conseguiram fazer foi de um coletor de adm com geo. variavel.... (longo em baixas rpm's e curto em altas) e dizem ter conseguido coisa de quase 40 hp's a mais na roda traseira. nao sei se eh verdade.

Outra lenda eh que remapeando sua injecao e portando todos os dutos dos coletores de adm e escape jah da mais quase 40 HP's tmb.

Agora de kbca eu nao lembro o ano da tua, mas fique atento que muitos desses motores sairam com um problema cronico nos tensores das 2 correntes de comando q tem esse motor (uma pela frente do motor, a outra por tras do mesmo)... apresentando um grilo..e se voce nao der a manutencao.. o efeito eh o mesmo q uma correia de comando pulando dente....

bem eh isso amigo, espero nao ter confundido mais do q explicado. :pensativo:

cheers

DieselPower
29/06/2009, 23:40
- desenvolvimento de hardware p/ areas de automacao residencial, industrial.. seguranca digital e fisica, telecomunicacoes, gerenciamento de servidores/cpd's, uso automotivo...etc..



Você por acaso fabrica aqueles gerenciadores, que "lêem" a pressão positiva, acionam progressivamente um bico auxiliar para suprir a demanda por maior quantidade de combustível (devido a maior quantidade de ar) e ainda atrasam o ponto de ignição de acordo com a pressão?

linuxhellmaster
30/06/2009, 07:25
Você por acaso fabrica aqueles gerenciadores, que "lêem" a pressão positiva, acionam progressivamente um bico auxiliar para suprir a demanda por maior quantidade de combustível (devido a maior quantidade de ar) e ainda atrasam o ponto de ignição de acordo com a pressão?

Jah fizemos varios desses, era chamado de "controlador de turbo", o mesmo tinha um sensor MAP e controlava um bico auxiliar de acordo com a pressao, e incluia sim um retardo na ignicao, porem soh chegamos a fazer o mesmo p/ operar com distribuidor... pois no caso dos EFI, eh mais "particular" a cada marca/modelo/motor.. "alguma gambi" p/ retardar a ignicao sem afetar outras partes. Inclusive o mesmo podia comandar bicos de alta e de baixa impedancia.

Se voce explicar melhor em qual tipo de motor/inducao de combustivel voce tem interesse em usar... eu posso te ajudar melhor.

Apenas como base, esse modulo sem o sensor de MAP (qualquer 1 GM serve, 3 pinos, pressao positiva)... a uns 4 anos atras (quando foi desenvolvido sob "promessa" de venda de varias unidades), o preco final de cada unidade era de cerca de 30 R$. na caixinha, com chicote semi pronto...

cheers

linuxhellmaster
30/06/2009, 07:35
Jah fizemos varios desses, era chamado de "controlador de turbo", o mesmo tinha um sensor MAP e controlava um bico auxiliar de acordo com a pressao, e incluia sim um retardo na ignicao, porem soh chegamos a fazer o mesmo p/ operar com distribuidor... pois no caso dos EFI, eh mais "particular" a cada marca/modelo/motor.. "alguma gambi" p/ retardar a ignicao sem afetar outras partes. Inclusive o mesmo podia comandar bicos de alta e de baixa impedancia.

Se voce explicar melhor em qual tipo de motor/inducao de combustivel voce tem interesse em usar... eu posso te ajudar melhor.

Apenas como base, esse modulo sem o sensor de MAP (qualquer 1 GM serve, 3 pinos, pressao positiva)... a uns 4 anos atras (quando foi desenvolvido sob "promessa" de venda de varias unidades), o preco final de cada unidade era de cerca de 30 R$. na caixinha, com chicote semi pronto...

cheers


Aqui outro modulo bem legal, que nao fez sucesso tmb...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58028

cheers

DieselPower
30/06/2009, 10:57
Jah fizemos varios desses, era chamado de "controlador de turbo", o mesmo tinha um sensor MAP e controlava um bico auxiliar de acordo com a pressao, e incluia sim um retardo na ignicao, porem soh chegamos a fazer o mesmo p/ operar com distribuidor... pois no caso dos EFI, eh mais "particular" a cada marca/modelo/motor.. "alguma gambi" p/ retardar a ignicao sem afetar outras partes. Inclusive o mesmo podia comandar bicos de alta e de baixa impedancia.

Se voce explicar melhor em qual tipo de motor/inducao de combustivel voce tem interesse em usar... eu posso te ajudar melhor.

Apenas como base, esse modulo sem o sensor de MAP (qualquer 1 GM serve, 3 pinos, pressao positiva)... a uns 4 anos atras (quando foi desenvolvido sob "promessa" de venda de varias unidades), o preco final de cada unidade era de cerca de 30 R$. na caixinha, com chicote semi pronto...

cheers

Estou com uns pensamentos, digamos, especiais para uma saveiro 1992 que possuo.
Estava pensando em montar um "on-road" para finais de semana. Sou apaixonado por qualquer coisa que possua motor, até cortador de grama...
Ela possui motor AP 1800, alimentada por um carburador Weber TLDZ, e pensava em turbiná-la, mantendo algo próximo de 200 cvs. Porém não gosto muito de travar o distribuidor, o carro fica falhando em algumas faixas de rotação e temos que enviar muito álcool para não aquecer.
Abraço.

linuxhellmaster
30/06/2009, 11:28
Estou com uns pensamentos, digamos, especiais para uma saveiro 1992 que possuo.
Estava pensando em montar um "on-road" para finais de semana. Sou apaixonado por qualquer coisa que possua motor, até cortador de grama...
Ela possui motor AP 1800, alimentada por um carburador Weber TLDZ, e pensava em turbiná-la, mantendo algo próximo de 200 cvs. Porém não gosto muito de travar o distribuidor, o carro fica falhando em algumas faixas de rotação e temos que enviar muito álcool para não aquecer.
Abraço.

Idem, eu tenho aqui e uso pra testes um velho montgomery 4tempos!! :mrgreen: com ignicao eletronica e talz... porem na base da cordinha ainda...rssssss.

Sim, voce tem razao quanto ao distribuidor,, pra manter tudo macio e show de bola.. voce deve manter o avanco a vacuo e o mecanico destravado... entrando com o retardo junto com o boost e o combustivel extra.

No seu caso eu poderia fazer "artesanalmente" um modulo que comanda 1 bico de alta resistencia ou 2 de baixa, com entrada pra um distribuidor "nao platinado".. pode ser optico, magnetico ou hall (mas voce precisa me dar a info antes, nao vai ser compativel com todos "ao mesmo tempo") e entrada p/ um sensor de pressao da sua escolha...

os ajustes seriam...

- ajuste do ponto aonde ele comeca a injetar o combustivel
- agressividade da curva de injecao (ganho)
- capacidade do bico injetor (em termos eletricos, pra evitar a queima... eh relacionado com o tipo/marca/modelo de bico)
- inicio do retardo
- agressividade da curva de retardo (ganho)

Voce pode mudar esse ajuste usando um PC com porta serial e um programa comum de terminal. Ou se voce preferir eu posso fornecer uma "caixa de mao" com LCD e os botoes.. aonde voce pode mudar os ajustes tmb. (~ 100 $)

Eu comentei artesanalmente pq em 4 anos muita coisa nova saiu, entao os componentes mudaram... e eu tento sempre que possivel ir atualizando minhas coisas. Eh o presente caso, o projeto original era analogico, usando componentes discretos.... hj em dia o custo de microcontroladores caiu muito, em especial com recursos q seriam necessarios nesse caso.

Se voce nao tiver muita pressa p/ isso.. posso te fazer por menos de 70 $ + envio via correios. Jah com chicote semi acabado (conector q vai no modulo jah com os fios instalados.. Porem sem sensor de pressao, bico, conector pro bico ou sensor de pressao... ou distribuidor.

No entanto dependendo o caso eu posso incluir os 2 conectores "originais" pro distribuidor.. mas nao eh garantido e talvez mude o valor (~ 10 $)

Voce pode usar qualquer sensor de pressao do tipo "potenciometro", em geral todos os q tem 3 pinos como os MAP's da GM.. funcionam perfeitamente... Apenas fique atento que alguns sao apenas p/ vacuo.... esses nao servem.

O(s) bicos voce escolhe.... voce pode usar 2 menores de baixa resistencia ou entao 1 maior de alta resistencia....

Um ultimo detalhe eh o seguinte, voce nao pode por o quanto voce quiser de retardo em um sistema com distribuidor, pois o eixo do mesmo tmb movimenta o "contato movel" de alta tensao.... se voce tentar por um retardo muito grande e nao "der um ajuste de mestre" no corpo do distribuidor em si (voce pode compensar o avanco extra, depois).. quando o sistema comandar a faisca, pode ser q o contato movel nao esteja mais fechado... fazendo falhar o motor.... mas eh tudo questao de usar bom senso e ajustar a parte interna do mesmo de acordo... e alguns graus nao vai dar problema.

acho que eh isso, espero nao ter esquecido de nada :pensativo:

cheers

linuxhellmaster
30/06/2009, 11:31
Estou com uns pensamentos, digamos, especiais para uma saveiro 1992 que possuo.
Estava pensando em montar um "on-road" para finais de semana. Sou apaixonado por qualquer coisa que possua motor, até cortador de grama...
Ela possui motor AP 1800, alimentada por um carburador Weber TLDZ, e pensava em turbiná-la, mantendo algo próximo de 200 cvs. Porém não gosto muito de travar o distribuidor, o carro fica falhando em algumas faixas de rotação e temos que enviar muito álcool para não aquecer.
Abraço.

Inclusive, tenho jogado em algum lugar os projetos do modulo de injecao de alcool + agua.... pra resfriar a admissao.. controlado pela pressao do turbo e temperatura do ar da admin. se interessar....

cheers

linuxhellmaster
30/06/2009, 11:35
Estou com uns pensamentos, digamos, especiais para uma saveiro 1992 que possuo.
Estava pensando em montar um "on-road" para finais de semana. Sou apaixonado por qualquer coisa que possua motor, até cortador de grama...
Ela possui motor AP 1800, alimentada por um carburador Weber TLDZ, e pensava em turbiná-la, mantendo algo próximo de 200 cvs. Porém não gosto muito de travar o distribuidor, o carro fica falhando em algumas faixas de rotação e temos que enviar muito álcool para não aquecer.
Abraço.

Aqui um sensor de pressao que poderia te servir, nao sei a tua pressao de trabalho.. mas eh a titulo de exemplo.

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/3-BAR-MAP-SENSOR-3BAR-MANIFOLD-PRESSURE-TURBO-BOOST-NEW_W0QQitemZ320360075993QQcmdZViewItemQQptZMotors _Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item4a96f2d2d9&_trksid=p4506.c0.m245&_trkparms=65%3A12%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C240%3A130 9

Tem outros bem mais baratos, eh q esse era o 1o na pagina... mas qualquer 1 desse tipo serve... tem uns por 2 U$, pra carro turbo mesmo...

cheers

DieselPower
30/06/2009, 11:52
É mais ou menos por aí.
Em relação ao computador plugado, não me dou muito bem com programas diferentes dos usuais... Seria melhor botões giratórios, não precisaria nem tela.
Mas este projeto ainda está na cabeça, com certeza no momento de coloca-lo em prática entrarei em contato com você.
E se fosse fazer um que apenas atrasasse o ponto através da leitura da pressão? Seria mais simples/fácil de construir?
Abraço.

Ps.: Tem idéia de quanto eu precisaria atrasar para pressões de 0,1 até 1,0 kgf/cm2?

linuxhellmaster
30/06/2009, 11:59
Mas este é apenas o sensor, certo?
Eu quero de um gerenciador, que atrase o ponto de ignição e envie o combustível extra, deixando assim o ponto e o carburador completamente originais.

Sim, exatamente isso. o modulo voce pegaria comigo e usaria qualquer sensor com as caracteristicas q eu listei no outro post. O bico tmb. Assim voce pode escolher oq voce achar mais barato ae....

cheers

Craisiler
30/06/2009, 21:28
Linux, consegue responder minha MP?

linuxhellmaster
30/06/2009, 21:31
Linux, consegue responder minha MP?

To pensando em uma resposta, quando pensar te envio.

cheers

Craisiler
30/06/2009, 21:52
Não sei por que mas pensei no monumento do pensador agora.

Vinicius Hauagge
01/07/2009, 00:58
Totalmente off topic, mas apenas uma duvida... (e ja agradecendo pelas dicas que vc deu dos cabeçotes do motor da ranger com 210cv).
Tenho um blower da mercedes kompressor... acredito que é o m45... e ja pensei em instalar o mesmo no meu jeep (georgia 2.3 carburado, com h34, alcool, cabecote rebaixado, coletor dimensionado, ignicao eletronica, e mais algumas perfumarias) ou na explorer (ohc 4.0 original) ou na ranger - com o mesmo motor.
Voce acha que ficaria bom? Hoje meu interesse maior seria na explorer, ainda mais pelo fato do blower ter aquela polia de acionamento eletrico... Pode dar algumas dicas? E da mesma forma, se for o caso, passar um orcamento pelo servico?
Obrigado,
Vinicius!

linuxhellmaster
01/07/2009, 10:03
É mais ou menos por aí.
Em relação ao computador plugado, não me dou muito bem com programas diferentes dos usuais... Seria melhor botões giratórios, não precisaria nem tela.
Mas este projeto ainda está na cabeça, com certeza no momento de coloca-lo em prática entrarei em contato com você.
E se fosse fazer um que apenas atrasasse o ponto através da leitura da pressão? Seria mais simples/fácil de construir?
Abraço.

Ps.: Tem idéia de quanto eu precisaria atrasar para pressões de 0,1 até 1,0 kgf/cm2?

Nao, a dificuldade eh a mesma....

Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples... porem se quiser sem o PC, com uma caixinha na mao.... como eu disse sem problemas.

Voce te explicar o pq a dificuldade eh a mesma.... a base de qualquer modulo desses eh um microcontrolador com um software interno... e sempre q exige ajustes.... eh muito mais facil e avancado tecnologicamente fazer direto no programa do microcontrolador... atravez de um PC ou caixinha de configuracao...

Antigamente era tudo analogico, com componentes discretos (muitos sistemas hj em dia ainda sao analogicos, do tempo do onca... tecnologia arcaica.... leia-se muitos modulos MSD & amigos) entao todos os ajustes eram direto nos modulos, ou puxando-se fios e colocando uma caixinha com os botoes dentro do carro..... eu concordo q pra algo q voce mude a configuracao sempre... eh OK.... mas se voce vai calibrar 1 vez soh (como eh o caso do modulo q te apresentei)... o ideal eh o mais barato e simples... (liga o PC, calibra... desliga... esquece....).... ou seja.. voce configurou uma vez.. nunca mais vai precisar ligar la o PC....

Quanto ao retardo vs pressao... depende o combustivel q voce vai usar... eh alcool mesmo ?

Qual a pressao de trabalho ?

cheers

linuxhellmaster
01/07/2009, 10:25
Totalmente off topic, mas apenas uma duvida... (e ja agradecendo pelas dicas que vc deu dos cabeçotes do motor da ranger com 210cv).
Tenho um blower da mercedes kompressor... acredito que é o m45... e ja pensei em instalar o mesmo no meu jeep (georgia 2.3 carburado, com h34, alcool, cabecote rebaixado, coletor dimensionado, ignicao eletronica, e mais algumas perfumarias) ou na explorer (ohc 4.0 original) ou na ranger - com o mesmo motor.
Voce acha que ficaria bom? Hoje meu interesse maior seria na explorer, ainda mais pelo fato do blower ter aquela polia de acionamento eletrico... Pode dar algumas dicas? E da mesma forma, se for o caso, passar um orcamento pelo servico?
Obrigado,
Vinicius!

Cara.... isso eh um famoso problema cebola.... vai ter de descascar por partes..

1 - nao existe coletores de blower pro motor 4.0 OHV, os que existem sao feitos a mao e muito raros de se achar.. e $$$$$$$$$$, existem pro 4.0 SOHC.
2 - a embreagem magnetica... apesar de voce poder usar.. voce vai precisar de 2 calibracoes no ECU do teu carro... 1 pra ele desligado... outra pra ele ligado. Vai precisar modificar a ECU original, pois suporta somente 1 programa.
3 - caso seu motor esteja em boas condicoes, eu rodaria com o blower no alcool... senao eu daria uma retifica e diminuiria pouca coisa a taxa de compressao..e manteria rodando na gasolina. Isso vai possibilidar a voce usar toda a pressao do compressor... mesmo q ele passe a aquecer o ar da adm.
4 - vai precisar ser desenvolvida toda a parte de admissao do carro, acima do coletor inferior.. por causa do tamanho do blower e como ele vai montado.
5 - modificar o sistema de correias original do carro.

Eh cara... eu tmb jah tinha pensado nisso ae.... mas devido a falta de pecas.. eu optei pelo oxido nitroso... mesmo pq nao preciso do torque sempre e tmb estou instalando uma relacao bem menor de diferencial....

No meu caso foi mais pq o meu uso eh esse... mas eu tenho um blower M-xxx da vida aqui tmb e qualquer hora monto o kit p/ instalar na ranger 4.0 OHV... aposto q devo vender alguns rapidamente :mrgreen:

O que vai sair mais caro pra voce, eh o coletor de adm. do blower..... no aluminio.. tudo soldado com TIG e um acabamento legal... com guias de difusao de ar, p/ igualar a entrada de ar em todos os cyl.

Em seguida vem as modificacoes no modulo original...

O coletor se eu fosse fazer pra voce hj, cobraria 3 mil, sem core (voce nao precisa me dar o coletor inferior e eu nao modifico o seu, te devolvo a admin. sem danos, completa) tudo em alum. soldado com TIG.

As alteracoes no modulo ficariam em torno de 1 mil, p/ voce poder usar ate 3 programas diferences no ECU. E voce mesmo pode mudar os programas pelo PC, nao precisa pagar pra ninguem "flashear" a ECU pra voce.... basta ter os arquivos das curvas de fuel..etc..etc. e voce mesmo grava na ECU. Jah inclusa a ECU nesse preco, nao fuco/modifico/fodo com a sua...te devolvo do jeito q sair do carro. esse valor nao inclui o "remapeamento" das curvas...

Ou seja... a nao ser que voce realmente queira esse blower no OHV... nao sei o quanto o $$ valeria a pena pra voce... pois voce ainda vai precisar de varias pecas e outros trampos no carro em si.... por causa do fluxo maior de combustivel q vai usar e alguns sensores q nao podem ser mais os originais... e/ou com a calibracao original.

Quanto ao jeep, voce poderia rodar nele.... sem problemas, apesar q eu acho q talvez seja meio grande o blower p/ ele... motor 2.3.... mas eh um "acho"... mesmo pq nao conheco as specs desse blower q voce tem.... de qualquer modo.. o ideal era q nao tivesse o rebaixo no kbcote... mas como esta com alcool... depende a taxa de compressao real, sem problemas...

Outro ponto eh o sistema de ignicao... vai precisar de mais energia pras faiscas... principalmente quando tiver "realmente com pressao".. na ranger voce pode trocar o coilpack por um de alta performance.... desde q nao seja extrema a preparacao... senao, vai precisar de outro sistema de ignicao... oq eh meio chato de instalar na ranger.... pois nao usa distribuidor nem modulo de ignicao... e na ranger tmb provavelmente vai precisar trocar o escape... pra dar uma saida legal, eu sugiro fazer um 6x2x2 com um X no meio, em 3.5" ate o final. eh oq eu uso... e o lance apavora... :mrgreen:

bem, acho que eh isso amigo....

se voce quiser continuar o papo, eu acho q seria interessante voce criar um novo topico e mover essas 2 msgs p/ ele, pois eh um assunto bem extenso e nao me leve a mal.. mas esse topico eu criei pro oxido nitroso. :concordo:

cheers

Vinicius Hauagge
01/07/2009, 11:13
Muito obrigado pelas dicas!
Por enquanto, vou deixar o blower guardado, por falta de $!
Abraço,
Vinicius!

linuxhellmaster
01/07/2009, 11:31
Muito obrigado pelas dicas!
Por enquanto, vou deixar o blower guardado, por falta de $!
Abraço,
Vinicius!

Precisando eh soh gritar...

cheers

DieselPower
01/07/2009, 19:35
Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples...
Mas precisarei de um chicote específico para ligar o note no módulo, certo? Aonde encontrarei este chicote?

Quanto ao retardo vs pressao... depende o combustivel q voce vai usar... eh alcool mesmo ?
O motor está rodando com gasolina, mas tem a tx maior (gostaria de saber como calcular a tx). Mas depois de turbinado irá rodar com álcool.

Qual a pressao de trabalho ?
Aproximadamente 1kg a 1,5 kgf/cm2.

linuxhellmaster
01/07/2009, 20:04
Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples...
Mas precisarei de um chicote específico para ligar o note no módulo, certo? Aonde encontrarei este chicote?

Vai completo, uma ponta eh USB ou Serial comum, a outra voce liga no modulo.. direto e simples.

Quanto ao retardo vs pressao... depende o combustivel q voce vai usar... eh alcool mesmo ?
O motor está rodando com gasolina, mas tem a tx maior (gostaria de saber como calcular a tx). Mas depois de turbinado irá rodar com álcool.

Perfeito, vai passar a ter uma tx pequena pro alcool... oq eh otimo no caso do turbo, vai poder "tuchar" pressao no lance.. sem perigo.. pelo menos "nesse ponto de vista"

Qual a pressao de trabalho ?
Aproximadamente 1kg a 1,5 kgf/cm2.

Isso da 14 ~ 21 psi +/- .. considerando que teu 4cc devidamente preparado deve chegar a uns 8500 rpm... a grosso modo voce quer algo +/- assim... 3500 rpm ~ 5000.. isso jah com pressao do turbo.. retardar uns 2 graus... e 4 graus dae em diante... o ponto em si eh nao ocorrer detonacoes....

Por favor note q voce tem de comecar com configuracoes mais conservadoras e ir melhorando, ate voce perceber detonacao, ae voce volta um pouco... entao voce pode ajustar entre 0-3 graus de retardo por PSI.. ao invez de usar a RPM... talvez voce precise de ate uns 8 graus.. ou 9... se voce chegar a 21 PSI de coletor...

Note ainda q os tais 14 ~ 21 psi sao o valor dentro do coletor.. e nao o "boost" do turbo.





A taxa de compressao se teu carro for tudo original, basta consultar os manuais tecnicos de reparacao do motor.. consta la..

Se nao for original, soh com o motor desmontado... voce mede os volumes de camara de combustao, profundidade do deck, trajeto de pistao.. volume da junta... etc.etc.. ele te da a taxa de compressao.

Caro amigo, eu sugiro que voce pesquise com o pessoal da sua regiao que mexe com turbo... pois eu soh tenho como te fazer mesmo o modulo... eu nao mexo com turbo, nem curto p/ falar a verdade... mesmo pq nao terro carros a diesel. :cry:

Se eu tivesse uma F250 ou 350 a diesel, eu montaria um blower nela, um ford roots :twisted: , nada de turbo...

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
01/07/2009, 20:37
Se eu tivesse uma F250 ou 350 a diesel, eu montaria um blower nela

dá uma olhada nessa f250 antiga com motor detroit diesel
YouTube - 70's Ford powered by a Detroit Diesel

DieselPower
01/07/2009, 21:02
A taxa de compressao se teu carro for tudo original, basta consultar os manuais tecnicos de reparacao do motor.. consta la..



Esse é o problema...
Não é original.
Meu motor é original a álcool, descobri quando abri e avistei o pistão com a cabeça chata, quando o original gasolina tem um "vazado". Ao mander o cabeçote para a retífica, me disseram que alguém (antigo proprietário) tirou alguns mm em volta das valvulas em um torno, para diminuir a compressão.
Portanto, não tenho ideia de quanto está a tx.
Mas sei que está mais elevada, pois se eu deixo o motor com o ponto original ele "grila" em baixas rotações.
Essa Saveiro é meu xodó, o primeiro carro que tive, portanto irei monta-la para ficar de relíquia.
Abraço.

linuxhellmaster
01/07/2009, 21:15
dá uma olhada nessa f250 antiga com motor detroit diesel
YouTube - 70's Ford powered by a Detroit Diesel (http://www.youtube.com/watch?v=pPyp9dgHkw0)

Eh disso q eu estou falando! :twisted:

cheers

linuxhellmaster
01/07/2009, 21:17
Esse é o problema...
Não é original.
Meu motor é original a álcool, descobri quando abri e avistei o pistão com a cabeça chata, quando o original gasolina tem um "vazado". Ao mander o cabeçote para a retífica, me disseram que alguém (antigo proprietário) tirou alguns mm em volta das valvulas em um torno, para diminuir a compressão.
Portanto, não tenho ideia de quanto está a tx.
Mas sei que está mais elevada, pois se eu deixo o motor com o ponto original ele "grila" em baixas rotações.
Essa Saveiro é meu xodó, o primeiro carro que tive, portanto irei monta-la para ficar de relíquia.
Abraço.

Maneh, podia ter usado uma junta mais grossa! (assim q convertem V8's de landau a alcool p/ gasolina)

Infelizmente soh abrindo o motor mesmo, senao fica soh no "achometro".

cheers

linuxhellmaster
02/07/2009, 08:28
Esse é o problema...
Não é original.
Meu motor é original a álcool, descobri quando abri e avistei o pistão com a cabeça chata, quando o original gasolina tem um "vazado". Ao mander o cabeçote para a retífica, me disseram que alguém (antigo proprietário) tirou alguns mm em volta das valvulas em um torno, para diminuir a compressão.
Portanto, não tenho ideia de quanto está a tx.
Mas sei que está mais elevada, pois se eu deixo o motor com o ponto original ele "grila" em baixas rotações.
Essa Saveiro é meu xodó, o primeiro carro que tive, portanto irei monta-la para ficar de relíquia.
Abraço.

Eu tava pensando aqui, e acho que seria interessante e bem usavel por voce.. se adicionarmos algumas coisas no modulo... o custo nao muda muito, mas vai aumentando conforme os recursos,, porem sempre no mesmo tipo de valor honesto q te apresentei.

- indicador de mistura, pode escolher um sensor O2 convencional ou um wideband.....
- limitador de rpm do motor, limita o rpm maximo....

O limitador acima, funcionaria (como o teu nao eh EFI..) por simplesmente queimar em 0 graus o combustivel da camara de combustao, ou entao nao dar a faisca naquele cyl... de modo sequencial, pulando 1 cyl..... em geral funciona bem... mas nao tem a mesma precisao de quando feito no EFI.. aonde se corta a injecao do combustivel...

Ae a caixa ficaria por dentro do teu carro, com os leds... caso teu carro nao tenha tacometro... pode ser incluido 1 digital tmb...

etc..etc..etc... se pararmos pra pensar.... da p/ incluir qualquer coisa...

cheers

Craisiler
03/07/2009, 20:14
Linux!

Tem algum web book das tuas crianças para o pessoal dar uma olhada?

To loko pra ver melhor esse Mustang's teus.

linuxhellmaster
03/07/2009, 20:19
Linux!

Tem algum web book das tuas crianças para o pessoal dar uma olhada?

To loko pra ver melhor esse Mustang's teus.

A maior parte das fotos sao em papel, neh.. casa de ferreiro o espeto eh de pau.. nao eh isso q dizem...

Vou ver se acho aqui essa q usei p/ fazer a assinatura.. e vou postar nos albuns la.. to com 3 mustangs atualmente... os 2 da assinatura e um 74 ghia (mustang II)... q eu uso p/ andar como "seu eu tivesse roubado" ele...

cheers

linuxhellmaster
03/07/2009, 20:46
Linux!

Tem algum web book das tuas crianças para o pessoal dar uma olhada?

To loko pra ver melhor esse Mustang's teus.

Criei la um album com as fotos q eu tenho aqui comigo... nao sou muito de ficar tirando fotos... vou procurar mais depois, e do outro mustang tmb. Talvez eu scanneie algumas... se eu achar um scanner... blah blah blah

cheers

Guilherme A. Araújo
04/07/2009, 01:34
Pensei q era a diesel, ae voce podia lancar o GNV por cima.... no caso do a gasolina.. ele pode injetar a gasolina e uma mistura de methanol e nitrometano... tipo uns... 25% de nitrometano... "pra comecar".. o bom eh q ele inclui o combustivel e parte do oxigenio... ou seja.. nao vai precisar compensar muito em termos de vazao de ar... p/ acertar a "mistura ideal"... mas isso eh outro papo.

Cara, pro teu carro rodar com alcool "somente no intuito da troca do combustivel"... eu trocaria a bomba de combustivel, os bicos, e remapearia o modulo... (se nao quiser trocar os bicos, nao precisa.. mas os originais ficam meio no "Talo" no alcool...).. se tu adicionar um kit de partida a frio, oleo proprio p/ alcool e velas proprias... fica show.

O ideal era dar um passe nos kbcotes pra conseguir maior taxa de compressao... mas se voce remapear o modulo em um pessoal "responsa", fica muito bom mesmo sem esse "passo".

O uso do GNV... cara.. eh complicado... entre GNV e acool.. eu vou com o alcool... maior vantagens eh q voce nao carrega aquele cyl.. e tem em qualquer lugar... e hj em dia muito competitivo com o GNV.. porem o GNV se usado com aqueles kits multiponto... eh um otimo combustivel p/ rodar ou p/ "correr"...

Voce tem de ter em mente que com o alcool coisas possivelmente vao se desmanchar... pode ser algum retentor da area de combustivel ou amigos.... durante os primeiros milhares de km's, fica atento com isso.. ele tambem favorece a corrosao.. fique atendo com isso tmb... evite rodar pouco com o carro.. a ponto dele nao esquentar ate a "real temperatura de trabalho..." de todos os fluidos.. isso ajuda pacas. Inclusive voce rodar com o carro sem chegar a tais temperaturas.. independente dessa modificacao.. eh preju... torna propicio a formacao de acidos no carter e ferrugem pelo sistema de escape... e com o alcool... piora bem.. inclusive eh uma otima maneira de matar os seus sensores de O2 em tempo record ( =


Agora uma palavra sobre o seu motor... me desculpe se eu estiver sendo redundante e voce jah conhecer essas infos...

Esse teu motor eh um motor com comandos duplos, um em cada um dos kbcotes... ele provavelmente deve ter uma faixa de operacao e corte de combustivel diferente do meu V6.. pois esse seu motor gosta de rotacoes mais altas, mesmo pq o comando no kbcote favorece isso.. enquanto o meu original corta em 5.200, o teu deve ir um pouco mais alem.... esse eh o segredo desse teu motor, "respirar melhor e potencial p/ rpm's mais altas"....

Sendo assim qualquer modificacao q voce fizer nele no sentido de ter mais velocidade de ar em rpm's mais baixas (ou mais altas) voce vai ganhar mais potencia no mesmo.... uma modificao que alguns americanos q eu conheco conseguiram fazer foi de um coletor de adm com geo. variavel.... (longo em baixas rpm's e curto em altas) e dizem ter conseguido coisa de quase 40 hp's a mais na roda traseira. nao sei se eh verdade.

Outra lenda eh que remapeando sua injecao e portando todos os dutos dos coletores de adm e escape jah da mais quase 40 HP's tmb.

Agora de kbca eu nao lembro o ano da tua, mas fique atento que muitos desses motores sairam com um problema cronico nos tensores das 2 correntes de comando q tem esse motor (uma pela frente do motor, a outra por tras do mesmo)... apresentando um grilo..e se voce nao der a manutencao.. o efeito eh o mesmo q uma correia de comando pulando dente....

bem eh isso amigo, espero nao ter confundido mais do q explicado. :pensativo:

cheers

cara, esplicou bem pra i tá bom...
em relaçao a ruidos no motor e no carro todo, eu spou bem chato, qualquer barulhinho du jah mando ver oq é, e por enquano o motor está com 110k e nenhum grilo no motor...
Abraço

linuxhellmaster
04/07/2009, 01:42
cara, esplicou bem pra i tá bom...
em relaçao a ruidos no motor e no carro todo, eu spou bem chato, qualquer barulhinho du jah mando ver oq é, e por enquano o motor está com 110k e nenhum grilo no motor...
Abraço

Yup, mas guarde bem em tua mente.... se algum dia tu ouvir um barulho quando frio, vindo de tras ou bem da frente do motor.... 1a coisa na kbca... verificar os tensores das corrente de comando....

A ford lancou um modelo de tensor q tem consertado o defeito original, que fazia os mesmos gastarem....ela chegou a fazer uns recalls nos EUA, pra troca desses tensores.... eh um trampo q se for soh os tensores.. nao precisa tirar o motor p/ trocar.... mas se eles gastarem e comecar a bater muito forte.. ae vais ter mais problemas.

Nao falo isso pra te preocupar nem nada do tipo, eh q teve relatos de carros com varias kilometragens.. desde praticamente novos.. ate com 200 mil.... eh mais pra voce estar ciente.. e nao ficar batendo a kbca por ae se um dia aparecer.... pois nego confunde com varios outros "possiveis" barulhos no motor....

mas voce ainda nao comentou o ANO da sua..

isso ae,

cheers

Craisiler
04/07/2009, 12:48
Criei la um album com as fotos q eu tenho aqui comigo... nao sou muito de ficar tirando fotos... vou procurar mais depois, e do outro mustang tmb. Talvez eu scanneie algumas... se eu achar um scanner... blah blah blah

cheers

Cara... linda as fotos, com certesa não se fazem mais carros lindos como os de antigamente. Sou um afixionado por Mustangs, irei até a America do Norte somente para adiquirir o meu mustang. F250, Shelby GT e uma Harley, aquisições antes de morrer.

linuxhellmaster
04/07/2009, 13:02
Cara... linda as fotos, com certesa não se fazem mais carros lindos como os de antigamente. Sou um afixionado por Mustangs, irei até a America do Norte somente para adiquirir o meu mustang. F250, Shelby GT e uma Harley, aquisições antes de morrer.

eu quero um AC cobra 64, mas nao uma replica.. um original com o 427 SOHC de corrida... mas tah foda achar um em um valor "nao faraonico"...

Depende o shelby que voce quiser, a base dele eh um mustang... e eu posso conseguir um pra voce.

cheers

Guilherme A. Araújo
04/07/2009, 17:48
Yup, mas guarde bem em tua mente.... se algum dia tu ouvir um barulho quando frio, vindo de tras ou bem da frente do motor.... 1a coisa na kbca... verificar os tensores das corrente de comando....

A ford lancou um modelo de tensor q tem consertado o defeito original, que fazia os mesmos gastarem....ela chegou a fazer uns recalls nos EUA, pra troca desses tensores.... eh um trampo q se for soh os tensores.. nao precisa tirar o motor p/ trocar.... mas se eles gastarem e comecar a bater muito forte.. ae vais ter mais problemas.

Nao falo isso pra te preocupar nem nada do tipo, eh q teve relatos de carros com varias kilometragens.. desde praticamente novos.. ate com 200 mil.... eh mais pra voce estar ciente.. e nao ficar batendo a kbca por ae se um dia aparecer.... pois nego confunde com varios outros "possiveis" barulhos no motor....

mas voce ainda nao comentou o ANO da sua..

isso ae,

cheers
Opa, a minha é uma 2001, série especial e limitada, voce sabe, achar uma dessas é coisa dificil!!!
Abraços e obrigado pelas dicas

linuxhellmaster
04/07/2009, 23:51
Opa, a minha é uma 2001, série especial e limitada, voce sabe, achar uma dessas é coisa dificil!!!
Abraços e obrigado pelas dicas

Eh uma das suspeitas...

*Engine - 4.0L SOHC - Rattle noise from primary chain drive area between 2K-3K RPM - Cold engine operation only

*Noise - Rattle noise from primary timing chain drive area between 2K-3K RPM - Cold engine operation only - vehicles equipped with 4.0L SOHC Engine only

Ford: 99-02 Explorer, 01-02 Sport Trac, Explorer Sport, Ranger
Mercury: 99-02 Mountaineer

Issue:

Some vehicles equipped with the 4.0 SOHC (Single Over-Head Cam) engine may exhibit a Primary Timing Chain rattle noise. The noise is audible during hot and cold engine operation (but predominantly found on cold engines) under acceleration, typically at 2400-2500 rpm. To confirm presence of this noise, accelerate in 2nd gear between 2000-3000 rpm and listen for rattle noise that sounds similar to spark knock. This may be caused by the Primary Timing Chain Tensioner system.

Action:

Replace the Primary Timing Chain Tensioner, Chain Guide, Jackshaft, and Crankshaft Sprockets with a Primary Timing Chain Tensioner Kit. The kit includes an improved Primary Chain Tensioner, as well as updated Primary Chain Guide, Jackshaft, and Crankshaft Sprockets. Required fastners, primary timing chain, and front cover gaskets are also included. Refer to the following Service Procedure for details.

Service Procedure:

Verify the condition. Obtain the correct kit and follow the sheet supplied with the kit.

Use kit 2U3Z-6D256-AA (balance shaft engines) for:
-99-01 4x4 Explorer/Mountaineer
-01-02 4x4 Sport/Sport Trac
-All 02 Explorer/Mountaineer, except engine codes 2G-960-AA and 2G-964-AA

Use kit 2U3Z-6D256-BA (non blance shaft engines) for:
-99-01 4x2 Explorer/Mountaineer
-01-02 4x2 Sport/Sport Trac
-02 Explorer/Mountaineer with engine codes 2G-960-AA and 2G-964-AA
-All 2001-02 Ranger

Labor Time: Estimated around 6 hours



cheers

Guilherme A. Araújo
05/07/2009, 15:59
Eh uma das suspeitas...

*Engine - 4.0L SOHC - Rattle noise from primary chain drive area between 2K-3K RPM - Cold engine operation only

*Noise - Rattle noise from primary timing chain drive area between 2K-3K RPM - Cold engine operation only - vehicles equipped with 4.0L SOHC Engine only

Ford: 99-02 Explorer, 01-02 Sport Trac, Explorer Sport, Ranger
Mercury: 99-02 Mountaineer

Issue:

Some vehicles equipped with the 4.0 SOHC (Single Over-Head Cam) engine may exhibit a Primary Timing Chain rattle noise. The noise is audible during hot and cold engine operation (but predominantly found on cold engines) under acceleration, typically at 2400-2500 rpm. To confirm presence of this noise, accelerate in 2nd gear between 2000-3000 rpm and listen for rattle noise that sounds similar to spark knock. This may be caused by the Primary Timing Chain Tensioner system.

Action:

Replace the Primary Timing Chain Tensioner, Chain Guide, Jackshaft, and Crankshaft Sprockets with a Primary Timing Chain Tensioner Kit. The kit includes an improved Primary Chain Tensioner, as well as updated Primary Chain Guide, Jackshaft, and Crankshaft Sprockets. Required fastners, primary timing chain, and front cover gaskets are also included. Refer to the following Service Procedure for details.

Service Procedure:

Verify the condition. Obtain the correct kit and follow the sheet supplied with the kit.

Use kit 2U3Z-6D256-AA (balance shaft engines) for:
-99-01 4x4 Explorer/Mountaineer
-01-02 4x4 Sport/Sport Trac
-All 02 Explorer/Mountaineer, except engine codes 2G-960-AA and 2G-964-AA

Use kit 2U3Z-6D256-BA (non blance shaft engines) for:
-99-01 4x2 Explorer/Mountaineer
-01-02 4x2 Sport/Sport Trac
-02 Explorer/Mountaineer with engine codes 2G-960-AA and 2G-964-AA
-All 2001-02 Ranger

Labor Time: Estimated around 6 hours



cheers
E traduzindo, isso tudo significa o q??rsrsrs
Ah, outra coisa q eskeci de te dizer, ela corta em 6000 rpm, e o torque maximo deste motor é atingido em 5.250rpm!!!
É um motor pra alta!

linuxhellmaster
08/07/2009, 12:20
E traduzindo, isso tudo significa o q??rsrsrs
Ah, outra coisa q eskeci de te dizer, ela corta em 6000 rpm, e o torque maximo deste motor é atingido em 5.250rpm!!!
É um motor pra alta!


+/- neh, com 800 rpm de diferenca.. ambos sao p/ mesma faixa de rotacao, porem o teu tem a curva de torque deslocada p/ cima (devido ao motor ser SOHC..etc..etc..)

Bem, significa q eu no seu lugar verificaria isso... mas eh claro q esse sou eu... eu nao conseguiria dormir sem saber se foi feito o upgrade ou nao.... mas again... thats me.

cheers

linuxhellmaster
09/07/2009, 10:21
Finalmente as pecas comecaram a chegar.

o 1o passo vai ser a montagem da chave de "armar", em alguma posicao legal no painel e a montagem do suporte do cyl. q tmb jah chegou.

No fds eu posto as 1a's fotos do comeco da instalacao....

Eu mudei alguns pontos no plano original, eu decidi incluir todos os recursos dos modernos controladores de nitrous, no modulo q vou montar... algumas das coisas interessantes que eu andei vendo e achei util.

- controle automatico de temperatura p/ manter a pressao no cyl.
- indicator de nivel do nitro
- interruptor de seguranca baseado na mistura. (desliga quando lean ou 2 rich)
- acionador baseado na posicao do acel.... por exemplo.. eu configuro p/ ligar acima de 3.000 rpm por ex... e o sistema progressivo responde ao acelerador.... se eu der uma acelerada mais forte..... o tempo da curva de injecao do nitro eh menor..... se for uma levada mais de leve no acell... a curva de injecao do nitro acompanha...

A maioria do material pra montar o citado modulo jah esta comigo tmb, assim q comecar o projeto e montagem, vou postar fotos pra voces.

Inclusive eu comprei um lote das chaves de armar "estilo" aeronautico.... quem se interessar. tenho um monte aqui e vou vender algumas, 15 R$ a capa da chave, ou 25 R$ a chave completa da melhor qualidade.

mais tarde, comeco a postar as fotos das coisas q eu citei.... pena q falta muita coisa ainda pra chegar.... nas ate agora esta vindo rapido, nao rolou tributacao em nada... ainda.


"Mustang HORSEpower for serious HORSEplay, have you had your KICK today!"

cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 13:01
linux, por acaso o teu mustang II é euro-spec? vi 1 desses semana passada, e mesmo não curtindo ford não resisti a tirar umas fotos... tinha até uma cama de sogra na tampa do bagageiro...

linuxhellmaster
09/07/2009, 14:29
linux, por acaso o teu mustang II é euro-spec? vi 1 desses semana passada, e mesmo não curtindo ford não resisti a tirar umas fotos... tinha até uma cama de sogra na tampa do bagageiro...

Tah ae.. agora voce me apertou sem me abracar....

Vamos usar a logica... eu acho que sim..

esse carro possui um motor 2.8l "cologne", (o 4.0l OHV da ranger deriva dele...) e esse dito foi feito na alemanha.. numa fabrica (ou cidade, nao me recordo) chamada cologne... vou te dizer q eh um motor interessante... eu jah piquei alguns.... olha soh.

- comando mecanico, tuchos em T
- engrenagem de comando.. nada de corrente ou correia.
- pistoes de liga leve
- balanceiros em "shafts" !!! igual os ford Y block e os FE bigblock entre outros..
- 60 graus em V
- caixa seca em aluminio
- coletor de aluminio tmb, dual plane.
- bloco super reforcado

ou seja, uma perfeita maquina de altas RPM's.. e se trocar os pistoes rola um supercharger... pena q usa vareta...

as coisas ruins dele agora...

- bomba de agua "semi" encorporada na tampa das engrenagens de comando (de ferro mesmo, bomba e tampa)
- peso do bloco
- carburador cheio de valvulazinhas e zicas

ehh, um bom motor... nunca abri um q estivesse com pistoes/cyl fudido.... alias.. em geral uma troca de reparo do motor completa.... no maximo.... nem valvulas.. nem problemas com guias.. nada....


Bem.. voltando ao assunto original.... entao como o motor dele eh feito la... acredito q o cambio deve vir de "algum lugar duvidoso" tmb.. acho q eh um FMX.. nao tenho certeza (nao gosto muito desse carro...) talvez deva ser essa tal specs europeia.. e sim,, muitos tem aquela grade tosca no portamalas... rsssss a merda eh original de fabrica!

eu pego mais esses carros p/ tirar o motor... as vezes o diferencial e cambio.. mas em geral mais o motor... ae entra injecao eletronica e fica um tesao mesmo... com corte em 7000 rpm. ( =

segue umas fotos...

cheers

linuxhellmaster
09/07/2009, 14:30
continuacao..

cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 14:36
realmente tem a cidade de koln, ou cologne (colônia), na alemanha, onde a filial alemã da ford se baseia... quanto aos euro-spec: não possuem aquelas lanternas quadradas nos paralamas (âmbar na frente e vermelhas atrás), e o indicador de direção traseiro é âmbar ao invés de vermelho... a propósito: não tenho certeza mas acredito que o motor cologne tb tenha sido feito nos estados unidos...

linuxhellmaster
09/07/2009, 14:45
realmente tem a cidade de koln, ou cologne (colônia), na alemanha, onde a filial alemã da ford se baseia... quanto aos euro-spec: não possuem aquelas lanternas quadradas nos paralamas (âmbar na frente e vermelhas atrás), e o indicador de direção traseiro é âmbar ao invés de vermelho... a propósito: não tenho certeza mas acredito que o motor cologne tb tenha sido feito nos estados unidos...

Ehh.... "a seta do carro", eu acho bem feio esses carros... bem, por outro lado todos os mustangs 2 sairam com esse motor, entao acredito q seja o modelo americano mesmo...

E eu nao acredito q tenham fabricado esse motor em especifico nos EUA, pelo menos nao esse projeto (outros 2.8l eu jah nao sei).. pois eram 2 linhas de motores diferentes, windsor e esse cologne... as f250 (4.2) eram da planta/projeto windsor (igual os V8's) e derivados dos 289..260.. porem 6cc.... jah a planta cologne era totalmente diferente.. outro projeto... sendo os 2.8..2.9.. "talvez" os 3.0 v6 tmb.. varios com EFI e talz.. eu falo talvez o 3.0... pq o mesmo tmb tem distribuidor atras (classico dos cologne) e tmb saiu nas rangers americanas... depois o 4.0 (q eh derivado de cologne)...

inclusive os 4.2 tem design totalmente diferente em si e no sistema de EFI dele.. coletor e talz...

Entao... eu acho q eram 2 linhas diferentes mesmo, uma nos EUA nas mesmas fabricas e equipos e moldes dos V8, e na alemanha.. com a planta/moldes do cologne....

claaaaaaro q eu posso estar errado, mas juntando as informacoes q eu tenho aqui na memoria e um role no google... indica q realmente eram 2 linhas diferentes em lugares diferentes...


cheers

cRiPpLe_rOoStEr
09/07/2009, 14:52
Ehh.... "a seta do carro", eu acho bem feio esses carros... bem, por outro lado todos os mustangs 2 sairam com esse motor, entao acredito q seja o modelo americano mesmo...

E eu nao acredito q tenham fabricado esse motor em especifico nos EUA, pelo menos nao esse projeto (outros 2.8l eu jah nao sei).. pois eram 2 linhas de motores diferentes, windsor e esse cologne... as f250 (4.2) eram da planta/projeto windsor (igual os V8's) e derivados dos 289..260.. porem 6cc.... jah a planta cologne era totalmente diferente.. outro projeto... sendo os 2.8..2.9.. "talvez" os 3.0 v6 tmb.. varios com EFI e talz.. eu falo talvez o 3.0... pq o mesmo tmb tem distribuidor atras (classico dos cologne) e tmb saiu nas rangers americanas... depois o 4.0 (q eh derivado de cologne)...

inclusive os 4.2 tem design totalmente diferente em si e no sistema de EFI dele.. coletor e talz...

Entao... eu acho q eram 2 linhas diferentes mesmo, uma nos EUA nas mesmas fabricas e equipos e moldes dos V8, e na alemanha.. com a planta/moldes do cologne....

claaaaaaro q eu posso estar errado, mas juntando as informacoes q eu tenho aqui na memoria e um role no google... indica q realmente eram 2 linhas diferentes em lugares diferentes...


cheers

além das míticas fábricas de motores de cleveland e windsor, a ford possui várias outras que poderiam fabricar o cologne em território americano, e seria até mais lógico que importar motores da alemanha, numa operação logística bastante complexa... a propósito: até pouco tempo o windsor 302 foi fabricado na austrália...

linuxhellmaster
09/07/2009, 15:02
além das míticas fábricas de motores de cleveland e windsor, a ford possui várias outras que poderiam fabricar o cologne em território americano, e seria até mais lógico que importar motores da alemanha, numa operação logística bastante complexa... a propósito: até pouco tempo o windsor 302 foi fabricado na austrália...

Yup, mas entre poder.. e simplesmente importar o motor jah pronto, completo.. de quem desenvolveu (o nome jah diz tudo) eh muito mais logico e viavel ( = (sem contar nos valores em conta vindos da alemanha.. em necessidade na epoca)

O lance eh como voce mesmo disse, nos eua o lance todo girava em torno desses lugares, q soh faziam os v8... muito mais logico partir um v6 derivado do v8 ae.. do q fazer uma 2a linha na mesma fabrica.

Quanto aos 302... cara.. isso nao eh festa tmb... esses 302 australianos nao sao windsor.. sao 351-C "destroked" p/ 302... nao sao motores interessantes pois sao pesados (tudo eh de 351c, menos vira & poucos amigos) ... tanto q sao raros fora de la... ate mesmo nos eua nao sao muitos... (nego pega cabecote dele p/ instalar nos 302 normal...)

Os melhores 302 sao os q foram feitos no mexico... sao esses q sao os melhores 302 q existem ( =

cheers

linuxhellmaster
16/07/2009, 23:34
Finalmente tive um tempo pra voltar a atualizar esse topico..

Com um painel do radio "Extra" em maos e as pecas que vao no mesmo...

Eu pilhei um pedaco de plastico igual o do painel de um carregador de cell, e fiz um mini painel pra chave e as 2 lampadas... que vai ser montado no painel com aparencia toda original, mesmo tipo de curvas e acabamento q os outros items do painel.. como ponto de forca.. milha e acendedor...

A chave eu comprei aquela capa estilo "aeronautica" que depois vou gravar "nitrous". Os "olhos de boi" eu modifiquei pra ficarem mais finos e menores, podendo montar a lente pelo lado de fora, rosqueando por dentro.. meio dificil de descrever.

Depois de dado o acabamento vai parecer o original o "painelzinho" do oxido nitroso.

linuxhellmaster
16/07/2009, 23:39
Essas fotos sao do lance quase pronto, falta fixar e modelar os detalhes...

Em seguida vou instalar os itens do controle da pressao do combustivel (pra injetar mais combustivel de acordo com a vazao de oxido nitroso) e sistema de vacuo... Alem eh claro do bico de injecao do oxido nitroso que estou analizando ainda aonde vou instalar.

Tambem jah tenho um projeto basico pra controladora que devo testar por esses dias tmb.

Por enquanto eh soh.... o resto das pecas ainda nao chegou... como o cyl. e os solenoides.. e as outras linhas de alta pressao.


cheers

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 04:18
na austrália durante a transferência do cockpit para o lado direito que alguns carros sofrem antes de ir às ruas, normalmente quase todo o painel é refeito em fibra de vidro, bem como alguns acabamentos das portas dianteiras, ja que é difícil, praticamente impossível, realinhar alguns componentes originais sem deixar falhas no acabamento... então, como tu vai fazer para o acabamento desse painel ficar como se fosse original?

linuxhellmaster
17/07/2009, 10:53
na austrália durante a transferência do cockpit para o lado direito que alguns carros sofrem antes de ir às ruas, normalmente quase todo o painel é refeito em fibra de vidro, bem como alguns acabamentos das portas dianteiras, ja que é difícil, praticamente impossível, realinhar alguns componentes originais sem deixar falhas no acabamento... então, como tu vai fazer para o acabamento desse painel ficar como se fosse original?

Lixa, solda plastica, araldite, massa plastica.... depois q tiver o acabamento original... lixa tudo... e pinta com acabamento preto ford.

O painelzinho encaixa perfeitamente no furo q eu fiz... os angulos batem... inclusive os angulos das bordas batem.... nao vai precisar preencher nada com massa.... soh p/ dar os angulos iguais do painel original.

Vou ver se ate o fds eu posto essa parte pronta.. antes de eu pintar o painel.

cheers

linuxhellmaster
25/07/2009, 10:17
Lixa, solda plastica, araldite, massa plastica.... depois q tiver o acabamento original... lixa tudo... e pinta com acabamento preto ford.

O painelzinho encaixa perfeitamente no furo q eu fiz... os angulos batem... inclusive os angulos das bordas batem.... nao vai precisar preencher nada com massa.... soh p/ dar os angulos iguais do painel original.

Vou ver se ate o fds eu posto essa parte pronta.. antes de eu pintar o painel.

cheers

Apenas pra nao deixar cair a peteca.....

As pecas outras q faltam jah estao na receita federal do brazil, finalmente!!

E o painel eu vou ter de esperar p/ terminar.... eu andei verificando por aqui locais q fazem a solda plastica e apesar de nao ser nada de outro planeta (ar quente e uma vareta de plastico) eles estao pedindo valores ridiculos... como 80 R$ por empreitada (cada vez q vou la e peco p/ fazer algo...) e como eu odeio ser esfolado vivo eu acabei comprando o equipamento de solda termoplastica (com entrega me custou 130 R$, foda esperar 20 dias por ele).. sendo assim, eu estou fixando as partes plasticas temporariamente.. ate chegar o equipo de solda plastica...

Em mais uma semana eu vou estar com o restante das pecas q falta, assim vou poder fazer a instalacao no carro.

Essa semana estive trabalhando na questao da ECU do carro, eu desenvolvi um sistema bem simples, que vou montar dentro da ECU.. que vai me permitir ter varios programas de injecao (varios mapas/combustiveis) e tmb vou poder atualizar/modificar em tempo real.. sem necessidade de flashear a cpu..... mesmo pq eu tenho gasolina e gnv + injecao de methanol nessa ranger.... entao vou precisar realmente modificar a curva de avanco, pois quero poder usar mais de 50 hp sem preocupacoes.... (e as tricks p/ modificar o avanco sem mexer no computador afeta outros parametros se voce nao estiver em WOT) entao vou modificar a curva logo acima da massa de ar maxima comum do motor... e lancar o oxido nitroso na frente do MAF.... me permitindo criar uma parte do mapa q nao existia (pois o ar nunca fica mais frio/denso q X temperatura.... mas o oxido nitroso faz descer muito mais a temperatura.... enganando o maf) e assim nao afeto o uso do carro com o NOS desligado.

Bem, eh isso amigos... vou postando aqui conforme o tempo der e eu for recebendo/instalando as pecas.

fique ligado na proxima "bat aventura", nesse mesmo "bat horario", e nesse mesmo "bat topico"... (podre hein :roll:)

cheers

linuxhellmaster
28/07/2009, 14:10
Ha......

Recebi hj todas as pecas que faltavam do sistema de oxido nitroso!

Adivinhem soh ???

NAO FOI TRIBUTADO EM NEM 1 CENTAVO....

mais tarde vou postar fotos,

e jah fica aqui a propaganda, vendo um kit (usado) de oxido nitroso ZEX, sem o cilindro de NOS, por 350 R$.

Vai as linhas, o modulo de controle, fiacao.. rele... injetores.etc..etc..etc.. somente precisa de um tanque de NOS. Esse modelo nao usa aquela microchave tosca na borboleta de ar... voce liga no sinal do TPS, e voce configura ele.... a preco de banana 350 R$ + frete, (custa quase 400 U$ os mesmos itens)... eh usado, na caixa original com os items originais... pode conter marcas de montagem ou desmontagem porem tudo em perfeito estado de funcionamento. depois vou criar um topico sobre

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 20:22
Ha......

Recebi hj todas as pecas que faltavam do sistema de oxido nitroso!

Adivinhem soh ???

NAO FOI TRIBUTADO EM NEM 1 CENTAVO....
Vai as linhas, o modulo de controle, fiacao.. rele... injetores.etc..etc..etc.. somente precisa de um tanque de NOS. Esse modelo nao usa aquela microchave tosca na borboleta de ar... voce liga no sinal do TPS, e voce configura ele.... a preco de banana 350 R$ + frete, (custa quase 400 U$ os mesmos itens)... eh usado, na caixa original com os items originais... pode conter marcas de montagem ou desmontagem porem tudo em perfeito estado de funcionamento. depois vou criar um topico sobre

cheers

miiiintiiiira......... usado ainda, não sei como passou pela rf...

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 20:28
Essa semana estive trabalhando na questao da ECU do carro, eu desenvolvi um sistema bem simples, que vou montar dentro da ECU.. que vai me permitir ter varios programas de injecao (varios mapas/combustiveis) e tmb vou poder atualizar/modificar em tempo real.. sem necessidade de flashear a cpu..... mesmo pq eu tenho gasolina e gnv + injecao de methanol nessa ranger.... entao vou precisar realmente modificar a curva de avanco, pois quero poder usar mais de 50 hp sem preocupacoes.... (e as tricks p/ modificar o avanco sem mexer no computador afeta outros parametros se voce nao estiver em WOT) entao vou modificar a curva logo acima da massa de ar maxima comum do motor... e lancar o oxido nitroso na frente do MAF.... me permitindo criar uma parte do mapa q nao existia (pois o ar nunca fica mais frio/denso q X temperatura.... mas o oxido nitroso faz descer muito mais a temperatura.... enganando o maf) e assim nao afeto o uso do carro com o NOS desligado.

mas tu é doido msm... a propósito: como é o esquema da injeção de metanol? tem como rodar só com metanol?

linuxhellmaster
28/07/2009, 22:06
miiiintiiiira......... usado ainda, não sei como passou pela rf...




Passou pela RF, sem problemas... eh o jeito que eu faco a importacao e como a declaracao eh preenchida... e eu tenho o label aqui se voce quiser ver, provando q nao foi tributado (e tem a descricao do q tem dentro da caixa)..

Nao sei se eu comentei, mas eu importo direto pecas p/ revender aqui... muito raramente eu pago imposto de importacao.... (1 item em 30..)

cheers

linuxhellmaster
28/07/2009, 22:09
mas tu é doido msm... a propósito: como é o esquema da injeção de metanol? tem como rodar só com metanol?

Um bico injetor auxiliar, injeta uma mistura de metanol logo na frente da valvula de ar...

Cara, rodar soh no metanol eh perigoso.... ele queima sem chama visivel... e tmb afeta um pouco o sistema de escape, dependendo o material... ainda o metanol eh prejudicial a saude...

Se acontecer algo q ele pegar fogo.. eh muito dificil de apagar e mesmo de voce ver a chama.... voce queima sem ver...

O efeito conseguido eh quase o mesmo q uma injecao de agua + alcool.. alem de esfriar o motor, ele te da um pouco mais de potencia.. eu uso mais com o GNV..


cheers

linuxhellmaster
28/07/2009, 22:23
Depois posto mais... soh pra voces sentirem o gostinho....

Vou retirar o console entre os bancos da STX e instalar ali... (note o tamanho em relacao a um refri de 2 litros) a garrafa eh de 10lbs, "old school".... nao essas mais modernas.. q sao mais gordas e menores...

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 22:33
andou cheirando o gás???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=183216&d=1248830576

linuxhellmaster
28/07/2009, 23:00
andou cheirando o gás???



Ahahaha, se eu tivesse cheirado (ou usado no carro) o gas eu estaria rindo, nao ?


cheers

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 23:04
Ahahaha, se eu tivesse cheirado (ou usado no carro) o gas eu estaria rindo, nao ?


cheers

nunca viu uns dentistas que usam nitro para fazer a sedação consciente??? tu fica como se estivesse mto chapado, mas tem uma determinada dose para não rir...

linuxhellmaster
28/07/2009, 23:07
nunca viu uns dentistas que usam nitro para fazer a sedação consciente??? tu fica como se estivesse mto chapado, mas tem uma determinada dose para não rir...

Mas eh mais puro... nitrous p/ racing tem 100ppm de "dioxido sulfurico/sulfuroso"...

Inclusive no label da garrafa... tem la dizendo... "racing only", dizendo q voce pode morrer se respirar.. sei la.. nao arrisco.. e a garrafa tem de vir vazia.. senao nao consigo transporte via aviao, somente navio...

E nao eh q voce ri... o gas repuxa os musculos da face... oq em geral ocasiona os risos... mas o gas em si.. nao faz voce ficar rindo incontrolavelmente... (como vemos nos filmes)

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 23:12
será que é melhor usar o nitro medicinal na caminhonete?

linuxhellmaster
28/07/2009, 23:14
será que é melhor usar o nitro medicinal na caminhonete?

Nops... 1 libra de NOS 100ppm p/ racing custa uns... 20 R$ ou menos... 1 libra de NOS PA/MED nao custa menos de 150 R$ e nao faz diferenca, uma vez q o mesmo vai ser queimado... (e soh o oxigenio).

cheers

ferraz
29/07/2009, 14:14
Tem em vista o grande comnhecimenyo dos amigos a respeito da motorização da Ranger, gostaria de saber qual a diferença entre os motores 3.0 e 4.0 gazolina, alguem saberia me dizer quais as vantagens e desvantagens sde cada um?

De ante mão muito obrigado

linuxhellmaster
29/07/2009, 14:57
Tem em vista o grande comnhecimenyo dos amigos a respeito da motorização da Ranger, gostaria de saber qual a diferença entre os motores 3.0 e 4.0 gazolina, alguem saberia me dizer quais as vantagens e desvantagens sde cada um?

De ante mão muito obrigado

O 4.0 eh um motor mais moderno do 3.0, com mais torque e alguns problemas do 3.0 resolvidos, o 3.0 eh um motor mais antigo.. vinha muito nas rangers splash e outros... o 4.0 eh mais restrito as rangers, areostar e explorers, eh uma versao mais moderna do 1.8~2.8,2.9.. cologne, desde os V4 ate os V6 dos mustangs II, eh um V6 com bancos de 60 graus...

O 3.0 e o 4.0 nao tem muito a ver entre si...

Se voce for mais especifico em suas questoes, fica mais facil de eu responder. Uma vez q sao de familias diferentes e possuem problemas e features totalmente distintas...

cheers

linuxhellmaster
30/07/2009, 14:08
E comeca a instalacao.... :twisted:

Tirei fora o console central, com aquele apoio pra braco... e to instalando ali... inclusive usando a mesma fixacao (fazendo um suporte apropriado),, meu kit de solda termoplastica jah esta a caminho....

Depois posto mais... :pipoca:

cheers

ferraz
01/08/2009, 13:21
Muito obrigado pela atenção.

Minha duvida é qual dos dois moteres é mais recomendado, para ser comprato se devo levar em conta cada um destes dois motores para comprar uma Ranger, o 4.0 é mais moderno, possui maois torque é mais resistente.

Qual destes dois é a melhor escolhar?

linuxhellmaster
01/08/2009, 19:20
Muito obrigado pela atenção.

Minha duvida é qual dos dois moteres é mais recomendado, para ser comprato se devo levar em conta cada um destes dois motores para comprar uma Ranger, o 4.0 é mais moderno, possui maois torque é mais resistente.

Qual destes dois é a melhor escolhar?

o 4.0, mais facil de se conseguir pecas e talvez mao de obra... o 3.0 nao eh tao conhecido por aqui (nem o 4.0 eh direito.. nego faz merda direto) oq torna pecas e mao de obra em caso de retifica mais "complicado...

Quanto a resistencia... eh relativo.... os 4.0 tem como "defeito cronico", as varetas se desgastando "de um modo nao muito amigo", guias de valvula q passam a fumar oleo se nao tiver uma manutencao boa... e trincas no cabecote.... decorrente de algum tipo de superaquecimento... os 3.0 nao sofrem tanto com esses itens...

O 4.0 tem mais torque, voce nota principalmente nas ultrapassagens e na saida, em termos de performance.. eh mais simples e barato preparar um 4.0 (aqui no brasil)... eu pessoalmente uso pecas do 3.0 e do 5.0 nos meus 4.0... mas nao eh pro fraco de coracao...

Ou seja.. resumindo tudo... o 4.0 aqui no brasil, eh a melhor pedida.... mais facil de manter, *muito mais* torque e mais pessoas acostumadas ao mesmo... voce falar de 3.0 aqui aonde eu moro... nego.. "ahhh... ranger a diesel 3.0..." rsssss.

Note que estou falando da V6 3.0 e 4.0 a gasolina... perto do 4.0 o 3.0 eh brinquedo de crianca (mesmo sendo rated p/ 150hp)

isso ae

cheers

ferraz
02/08/2009, 11:51
linuxhellmaster

Meu caro muito obrigado pela ajuda, vejo que como eu tem muito bom gosta , também sou apaixonado por veiculos Ford.

Estou cada veis mais inclinado a ficar com o motor 4.0 , pois torque é algoi de muita importancia em um motor de pick up, e quam sabe não parto para uma preparação aspirada em minha futura Ranger.

É você mesmo quem faz a manutenção de seus veiculos ?

linuxhellmaster
03/08/2009, 03:02
linuxhellmaster

Meu caro muito obrigado pela ajuda, vejo que como eu tem muito bom gosta , também sou apaixonado por veiculos Ford.

Estou cada veis mais inclinado a ficar com o motor 4.0 , pois torque é algoi de muita importancia em um motor de pick up, e quam sabe não parto para uma preparação aspirada em minha futura Ranger.

É você mesmo quem faz a manutenção de seus veiculos ?

Eh meu querido... FORD eh FORD.... e jah que voce eh entusiasta... vai aqui um pouco de blah blah blah...

A ford, desde sempre.. tocou terror em termos de inovacao e linha de producao... antigamente na epoca ainda do flathead (2 motores 4cc foram grudados p/ fazer o 1o v8 ford) jah tocavam terror em todo mundo... e quando chegou a "golden age" das corridas, o mister carrol shelby... entubava todo mundo com seu 289 modificado... vindo nos ac cobras... e gt40's... depois os 427 de corrida.. nos mesmos ac cobra e gt40.... cara...... naquela epoca ninguem podia com a ford... nem os europeus... nao tinha ferrari nem nada q ganhava dos fords... NADA.... eles "eclipsaram" os egos europeus e de todas as montadoras americanas!

Durante "antes" desse periodo..."pre 1960..." houve muitas mudancas na ford.... depois do flathead V8... o pessoal andava meio lento.. sem imaginacao... ae contrataram se nao me engano, um cidadao chamado richard stevenson... ele era da divisao diesel da ford...... ele recebeu a tarefa de melhorar o flathead.... e como nosso amigo era da divisao diesel... ele fez muito mais q melhorar o dito cujo, nascendo assim o Y-block (pai da serie FE de corrida, como o 427.... 428...etc..)....... Nosso amigo Y-block (272...292...312... principalmente..e tmb series EDSEL & MEL) nasceu com alma de diesel, sendo praticamente indestrutivel.... como pontos principais... ele tinha um virabrequim sustendado por mais de 180 graus "de parte baixa do bloco", praticamente enfiado dentro das paredes do bloco.... tornando muito resistente e como eu comentei, praticamente indestrutivel...... sem contar as versoes do vira. q eram forjadas... ae vem o caso dos kbcotes.... eles possuem portas de admissao retangulares.... praticamente nao existe limite no retrabalho do tamanho das mesmas... pois elas sao dispostas "na horizontal"... e nao lado a lado como nos convencionais...... ae isso nos leva ao coletor de adm... estilo aranha.... mantendo o oleo quente longe da admin. iguas nesses coletores de adm. de corrida..... ou seja.. mais ganhos.... alem disso o puto tinha tuchos mecanicos e balanceiros ajustaveis em "shafts"... igualzinho aos bigblocks.

Ou seja, o motor era uma besta praticamente indestrutivel, que rodava com qualquer tipo de combustivel.. devido ao design das camaras de combustao.... e tmb tinha 1 bomba soh de agua (os flat eram 2) e um distribuidor soh.. com avanco mecanico e vacuo(luxo p/ os anos 50...) alem de um balanceador harmonico no vira.... a grande desvantagem dessa serie de motores era o peso.... porem sao um dos melhores motores jah feitos ate hj....

Ae.... vieram os "small blocks", ou uma especie de familia mais economica... comecando com os 260.. acho...... q eram totalmente diferentes, blocos mais leves... feitos com maior precisao... e menor custo.... porem muito menos resistentes... inclusive toda essa serie ae.. (260 ate o 351W) em geral voce acha componentes tortos dentro deles... mancais desalinhados... depende o uso....... hj em dia sao melhores.. (dependendo aonde sao fabricados)... mas antigamente era soh a planta de windsor... e foi justamente nessa epoca q comecaram as corridas.... e o Mister shelby cobra comecou a modificar os 289's dele... e tocar terror em todo mundo....engolindo as ferraris.. lambos..etc..etc..

Em paralelo a familia Y-block, evoluiu p/ a familia FE... dando origem aos melhores motores e mais usados nos EUA... ate mesmo hj.... alguns deles... o 360/361 de buzao e caminhoes... o 390/391 usado em carros como o mustang 390 GT e muitos outros.. alem de caminhoes e buzao escolar...muitos e muitos desses motores foram produzidos..... ae temos o 410/427 q eram usados em corridas... nos AC cobras..etc..etc.. inclusive na formula indy... era um 427 DOHC (e tinha o SOHC q vinha nos AC cobras e alguns galaxie 500 e fairlanes) movido a metanol.... nervoso... os 428 vindo nos mustangs e muitos outros carros tmb... tendo ainda as versoes CJ SCJ (cobrajet e supercobra jet) com scoop shaker...etc..etc.... nao tinha um camaro q andava mais q um carro ford.... um mustang com um 390 GT espancava facilmente um camaro com o 396 da gm......

Bem.... tornando uma historia grande em pequena.... a ford... ate ela resolver se retirar do mercado de corridas... nunca fez feio pra ninguem..... isso de corvete e blah blah.. eh lenda... mesmo pq ele nunca concorreu com o mustang.... e nem tinha como.. mustang era um carro popular.... ae vamos analizar.. quantas vezes um corvete ganhou de um AC cobra 427..... NUNCA.... (q era o carro sport da ford... p/ concorrer com o corvete), mas ae com o tempo.. a ford saiu meio q fora... soh tendo os modelos q conhecemos hj em dia...

A GM em contrapartida.. sempre foi tosca.. e passou montes de vergonhas (e passa ate hj).. como com os motores 305 e 307..... (apelidados de stove bolt...rssssss) os unicos motores GM q vingaram na epoca foram o 350 e o 454 se nao me engano..... e soh.... a GM nunca teve tradicao em corridas ou carros duraveis e com bom design... (compare um interior/exterior de um camaro type LT com um mustang 65..... ou seja, os modelos base... GM sux).... tmb nunca teve tradicao com diferenciais (vide ford 9") ou caixas de cambio (vide ford C6 e toploader).... sempre esteve na sombra da ford.... veja os mustangs II com seus V6's e a porcaria dos motores V6 da GM.....

Claro q hj em dia, muita coisa eh feito fora... por outras empresas que fornecem a elas... ou seja.. nao tem muiiiita exclusividade (talvez nos modelos mais...."puros")... mas na historia mesmo... nos bons tempos... a ford sempre tocou terror em todo mundo..... inclusive pecas ford sao muito melhores q muitos por ae.... exemplo ? carburadores carter/ford, dao de 10000000001 a 0 nos holley (usados inclusive as vezes pela propria ford)... ainda hj em dia o acabamento ford e performance.. sao muito melhores... (vide S10 vs Ranger americanas, ou mesmo as daqui...)

Bem, como sempre.... eh apenas minha opniao... mas aqui em casa e na minha familia.. soh entra carros FORD, ate mesmo pela tradicao.

Entao cara.... voltando ao assunto original.... o 4.0 nao eh ruim nao.... mas pessoalmente.. (note, pessoalmente) eu acho um otimo negocio tirar o 4.0.. e entrar com um 5.0 V8.... com injecao e tudo, usando o mesmo modulo EEC-V q tem a ranger (mas do V8)... mantendo todo o funcionamento do veiculo original... A/C.. ABS... 4x4...etc..etc.... sem cortes sem nada... usando um cambio manual ou C4/C5.... o torque eh incrivel.... e voce encontra pecas em qualquer lojinha na esquina (mesmas pecas do 302 carburado q tem por aqui.. com excessao das pecas de EFI e tuchos/comando).. e muitas vezes o puto consome menos q o V6.... e voce nao esta no limite do motor.. (o 4.0 V6 perto de 300 hp's e 6.700 rpm's eh o limite saudavel pro mesmo... mesmo com montes de modificacoes e pecas forjadas... (mesmo pq aspirado ele nao produz muito mais q 200.. HP's no volante... isso com toneladas de mods.. e injecao de metanol)).... o 4.0 eh um motor q dura bastante se estiver em boas condicoes e voce dar manutenao.. (oleo...oleo...oleo.... e agua pra kct)... mas se tu quizer preparar mesmo o bicho.... sugiro trocar por um 5.0 ou 302 comum mesmo... pois vale mais o $$ investido.. e faz muito mais com o $$ nele do q no 4.0....

Bom eh isso amigo.. e sim, somente eu mexo nos meus carros.... eh raro algo q eu nao posso fazer... ae levo em algum conhecido de confianca... ou quando nao estou com saco tmb.... (por ex.. esses tempos reformei o diferencial da stx... mas tava sem saco... levei pra um amigo q mexe com jeeps...), porem determinados itens.. como parte eletrica (e principalmente modificacoes e instalacoes nela), freios e sistemas diversos.... ninguem toca... soh eu. (afinal, eu dirijo como se eu tivesse roubado os carros :mrgreen:)

Tenho aqui tudo oq voce possa imaginar de ferramentas e recursos... inclusive pra desmontar e montar os motores (retifica eh externa) inspecionar.... analise de trincas, soldas... ferramentas p/ retrabalho em cabecotes e dutos..etc..etc..etc. tudo feito aqui... (funilaria nao, tmb eh externa)...

acho q vou dormir.. to falando d+ jah... :concordo:

cheers

PS: os Y-block tinham pino de pistao flutuante e pistao em liga... jah naquela epoca!

linuxhellmaster
10/08/2009, 22:21
miiiintiiiira......... usado ainda, não sei como passou pela rf...




Olha que beleza nossa RF...

Eu andei trackeando o kit de soldas plasticas... e o puto foi tributado... nao sei em quanto ainda, mas pra voce ver.... o kit usado de oxido nitroso passou de boa... com um cil. enorme!.... agora um reles kit de solda plastica de mixaria de $$... foi tributado.... isso pq eh NOVO....

10/08/2009 12:45GMIMP/CTCI/SPM - SAO PAULO/SPEncaminhado Em trânsito para CORREIOS-ENCAMINHADO EMIS NTS/TRIBUTADO/XX 05/08/2009 14:15GMIMP/CTCI/SPM - SAO PAULO/SPEncaminhado Em trânsito para FISCALIZACAO/CUSTOMS/XX 01/08/2009 01:42BRASIL - BRASIL/XXConferido Recebido/Brasil 29/07/2009 15:57ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICAEncaminhado Em trânsito para BRASIL - BRASIL/XX 25/07/2009 16:27ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICAPostado

Essa eh a nossa "maravilha" de RF..... :odedo:

cheers

PS: eu trouxe um coil pack de alta performance p/ a ranger, da accel.... e NAO foi tributado.... eu recebo pacotes todos os dias.. e nada tributado... vai entender... :pensativo: