Ver Versão Completa : Primeiras impressoes do turbo na band
Colegas,
Finalmente turbinado.
Aproveitei o feriado de S. Joao e ja estou com turbo e intercooler instalados no Kifaro.
Pergunto aos meus experientes companheiros:
a) é normal o assobio com o aumento da rotação?
b) há como checar a lubrificação da turbina sem um manometro de óleo?
c) qual o RPM adequado para a marcha lenta?
d) o manometro deve acusar pressão positiva apos quantos RPMs?
e) qual a pressao maxima a ser respeitada?
e) com que frequencia devo trocar óleo lubrificante?
f) quais os conselhos para vida longa da turbina?
Guiga Tostes
25/06/2009, 21:19
Ola Helton, tudo bem? To aqui na sua terra, cheguei hoje mas ja volto para SP amanha...
Parabens pelo upgrade, tenho certeza de que deves estar curtindo mto a nova maquina!
Bom, vamos la:
a) é normal o assobio com o aumento da rotação? Sim, é caracteristico de motores equipados com turbina nao se preocupe!
b) há como checar a lubrificação da turbina sem um manometro de óleo? Estando dentro do carro, tecnicamente nao! Eh imprescindivel em turbinados que o manometro do oleo esteja em dia, pois garante o monitoramento da pressao de oleo do motor. Na minha qdo turbinei instalei um manometro de pressao do oleo mecanico adicional Cronomac.
c) qual o RPM adequado para a marcha lenta? O rpm da marcha lenta nao muda, continuam o mesmo recomendado pela fabrica 600rpm a 700rpm(motores mercedes...mas acho q o 14B eh proximo disso tb).
d) o manometro deve acusar pressão positiva apos quantos RPMs? Isso depende da turbina e ajustes, mas em geral acima de 1400rpm o ponteiro ja deve se movimentar.
e) qual a pressao maxima a ser respeitada? Depende tb da regulagem, em geral para ter uma longa vida util, utilizar a pressao entre 0,6kg e 0,8kg...podendo ter picos de ate 1kg em ultrapassagens ou retomadas.
e) com que frequencia devo trocar óleo lubrificante? Isso depende do seu pe, mas trocas de oleo e filtros a cada 5000km garantem vida longa.
f) quais os conselhos para vida longa da turbina? Sempre que ligar o carro espere a pressao do oleo subir antes de acelerar, aguarde entre 30 e 40 segundos em marcha lenta antes de sair dirigindo, o mesmo vale antes de desligar. Enquanto o motor estiver frio evitar altas rotacoes e aceleracoes bruscas e mesmo com o motor quente evitar longos periodos com a pressao trabalhando no limite(pe embaixo). Eu tomo estes cuidados desde que turbinei, eh uma questao de disciplina...tem gente q acha bobagem...mas cada um cada um..
Espero ter ajudado!
Abrs
Valeu Guiga
Ficou muito legal dirigir. Parece um jato decolando. O mérito do projeto foi de Joaozinho da SOLLO 4WD que me forneceu o kit e excelente orientação técnica. Na foto ainda faltam algumas abraçadeiras e a fabricação do escapamento. Se tiver tempo em SSA ligue 71-8867-1782 para um acarajé baiano com papo 4x4. Se nao der estou indo a SP todo mes para uma pos na UNIP.
Helton,
Voce esta muito economico nas palavras. Onde estão as impressões citadas no título? Deveria estar mais entusiasmado. Nos fale sobre o ganho em desempenho, dirigibilidade, etc. Sua Band é alongada 1x35, 12x35 ou original? Quanto gastou no total? Em quanto tempo o Joaozinho fez a instalação. Vamos lá rapaz, estamos ansiosos.
Guiga Tostes
27/06/2009, 11:21
Valeu Guiga
O mérito do projeto foi de Joaozinho da SOLLO 4WD que me forneceu o kit e excelente orientação técnica. Na foto ainda faltam algumas abraçadeiras e a fabricação do escapamento. Se nao der estou indo a SP todo mes para uma pos na UNIP.
Olá Helton! Sempre caprichoso o Joãozinho, belo trabalho!
Já voltei para SP, mas agradeço o convite! Proxima vez em SP me manda um MP!
Abrs
brunodhfr
27/06/2009, 12:35
ficou animal!!! meus parabens
Helton,
Voce esta muito economico nas palavras. Onde estão as impressões citadas no título? Deveria estar mais entusiasmado. Nos fale sobre o ganho em desempenho, dirigibilidade, etc. Sua Band é alongada 1x35, 12x35 ou original? Quanto gastou no total? Em quanto tempo o Joaozinho fez a instalação. Vamos lá rapaz, estamos ansiosos.
Responda Helton.
veterinario
29/06/2009, 21:58
Valeu Guiga
Ficou muito legal dirigir. Parece um jato decolando. O mérito do projeto foi de Joaozinho da SOLLO 4WD que me forneceu o kit e excelente orientação técnica. Na foto ainda faltam algumas abraçadeiras e a fabricação do escapamento. Se tiver tempo em SSA ligue 71-8867-1782 para um acarajé baiano com papo 4x4. Se nao der estou indo a SP todo mes para uma pos na UNIP.
Muito bonito o trabalho! a Sollo 4wd tem site? Como foi o contato?
Pessoal,
Realmente ficou baaaaaalaaaa!!!
A galera ja identifica de longe o twiiiiiiiiiiiiiiii da turbina quando chego em casa.
alguns tempos/local
- instalaçao do manometro no painel 15 min (Helton SSA)
- cromeação dos tubos 1 dia (galvanoplastia SSA)
- instalação do intercooler 2 hs (Helton + soldador SSA)
- montagem da turbina 4 hs (Helton + mecanico SSA)
- fabricação e inst do escapamento 3 hs (Helton + escapamenteiro SSA )
- visita+aquisição+instruçao a SOLLO 4 hs (Helton + Joaozinho SP)
alguns custos
- KIT TURBO ANHANGUERA R$ 2.200,00
- KIT INTERCOOLER R$ 1.600,00
- galvanoplastia R$ 210,00
- MO montagem R$ 200,00
- escapamento a fazer R$ 500,00
TOTAL +/- R$ 4.710,00
Guiga
SOLLO 4WD 11-3835-3781 11-7869-9547 r Andrequice 65 Leopoldina SP (perto ponte dos Remedios) falar com Joaozinho (gente boa- foi ate me buscar na estação Leopoldina)
Jaime
Minha band é original OJ50LVB pneus BFG MT 265x75x16
Ainda nao testei full throttle.
Veterinario,
a SOLLO ainda nao tem site na internet. É uma pequena oficina especializada na preparação de motores. O Joaozinho ja turbinou com sucesso + 50 bands 14B.O Kit a TURBO ANHANGUERA e os componentes desenvolvidos por ele sao praticamente plug & play.
mecamaniaco
30/06/2009, 04:49
Olá colega, qual é a pressão q vc está usando? Qual turbina e que tipo de escapamento?
Ola Meca
uso uma APL240; o escapamento tera 2,5" (no momento aberto no cofre), ainda nao testado com mais de 1k
Elmer_Jeep
30/06/2009, 12:45
Colegas,
Finalmente turbinado.
Aproveitei o feriado de S. Joao e ja estou com turbo e intercooler instalados no Kifaro.
Pergunto aos meus experientes companheiros:
a) é normal o assobio com o aumento da rotação?
b) há como checar a lubrificação da turbina sem um manometro de óleo?
c) qual o RPM adequado para a marcha lenta?
d) o manometro deve acusar pressão positiva apos quantos RPMs?
e) qual a pressao maxima a ser respeitada?
e) com que frequencia devo trocar óleo lubrificante?
f) quais os conselhos para vida longa da turbina?
Já foi devidamente respondido mas vou acrescentar.
A - Sim, é o som da propria turbina em funcionamento.
B - Não. Em alguns motores turbo de carros de arrancada o pessoal costuma utilizar 3 manometros pra verificar a pressão de óleo, um no circuito normal de lubrificação, outro após o filtro e outro na linha que leva óleo até a turbina. Dessa forma seria possível acompanhar a lubrificação do turbo mas acho desnecessário.
C - não sei de cabeça, tenho que olhar no manual desse motor, mas deve manter o rpm original.
D - Depende da regulagem da turbina, lembrando que o ponteiro só levanta com o motor em plena carga e as vezes vc vai numa avenida com rotação normal e chega numa subida o motor sente e a turbina sopra sem precisar acelerar(e o ponteiro sobe), é muito legal a sensação.
E - Trabalho com retífica de motores e sempre recomendo trocar oleo e filtro à cada 3mil km.
F - Manter rigorosamente os prazos de troca do oleo e filtro, dimensionar corretamente o escapamento e tubulação da admissão, observar os prazos p/ trocar filtros de ar, verificar regulagem de bomba e bicos injetores, regular a folga de válvulas na kilometragem recomendada
Muito bom o acabamento desse kit.
Algumas dúvidas:
Teve que recalibrar bomba e bicos ?
Os filtros de ar continuam originais (primario e secundario) ?
As abraçadeiras dos mangotes são inox ?
O intercooler é específico pra band ou veio de outro carro ?
1 abraço
Francisco Bicalho
30/06/2009, 13:58
Helton
Ficou excelente o trabalho. Parece até o meu... ; ˆ)
Também uso essas braçadeiras, e depois de um tempo descobri que elas tendem a afrouxar com a vibração do motor. O caso fica solucionado acrescentando mais uma porca, travante, além da atual.
Uma coisa legal para ter é um PIRÔMETRO ou EGT (Termômetro de Exaustão de Gases), que acusa se o turbo estourou e está mandando gases quentíssimos para o motor, o que pode resultar numa situação catastrófica mecânicamente. O EGT você compra na Xspeed Shop http://www.xpeedshop.com.br/welcome.php junto com um sensor Termopar http://www.xpeedshop.com.br/shop.php?show=ODG0790005&department=0007&session=0701 que vai bem na saída da turbina de descarga (mole de instalar), e o reloginho você monta junto com o Manômetro.
Se por acaso der um piripaque catastrófico no turbo o Pirômetro acusa na hora e você desliga o carro, retira uma mangueira qualquer do intercooler, e volta pra casa no maçarico e depois conserta a turbina. Sem o Piômetro, quando você se der conta que o turbo foi pro espaço (nuvens imensas pelo escapamento) já é tarde demais, e sua conta no mecânico aumenta em proporção geometricamente incomensurável.
Abaixo algumas fotos.
Abraço, parabéns e felicidades com seu Toyotão;
Chico
Já foi devidamente respondido mas vou acrescentar.
A - Sim, é o som da propria turbina em funcionamento.
B - Não. Em alguns motores turbo de carros de arrancada o pessoal costuma utilizar 3 manometros pra verificar a pressão de óleo, um no circuito normal de lubrificação, outro após o filtro e outro na linha que leva óleo até a turbina. Dessa forma seria possível acompanhar a lubrificação do turbo mas acho desnecessário.
C - não sei de cabeça, tenho que olhar no manual desse motor, mas deve manter o rpm original.
D - Depende da regulagem da turbina, lembrando que o ponteiro só levanta com o motor em plena carga e as vezes vc vai numa avenida com rotação normal e chega numa subida o motor sente e a turbina sopra sem precisar acelerar(e o ponteiro sobe), é muito legal a sensação.
E - Trabalho com retífica de motores e sempre recomendo trocar oleo e filtro à cada 3mil km.
F - Manter rigorosamente os prazos de troca do oleo e filtro, dimensionar corretamente o escapamento e tubulação da admissão, observar os prazos p/ trocar filtros de ar, verificar regulagem de bomba e bicos injetores, regular a folga de válvulas na kilometragem recomendada
Muito bom o acabamento desse kit.
Algumas dúvidas:
Teve que recalibrar bomba e bicos ?
Até o momento não. Meu certificador (SOLLO 4WD) informou que a maioria não precisa. Quais os sintomas que demandam a recalibragem?
Os filtros de ar continuam originais (primario e secundario) ?
Sim. Foram eliminados o secundário (? o camurçado) e o defletor
As abraçadeiras dos mangotes são inox ?
São abraçadeiras de tucho em ferro zincadas
O intercooler é específico pra band ou veio de outro carro ?
Veio do VW 914
1 abraço
Elmer,
:concordo: obrigado pelos comentários e conselhos.
Chicao
obrigado pelas dicas.
Qual a real melhora no desempenho do seu carro? na lama? na areia? em subidas?
V. poderia enviar um "close" do sensor termopar instalado? precisa furar e abrir rosca?
Parabens pelo conjunto.
Francisco Bicalho
01/07/2009, 09:27
oi Helton
Esse meu motor já veio pronto, ele é turbinado de fábrica, então já peguei ele no jeito; não houve adaptação a não ser nos dutos em aço inox para o intercooler que tive que ajustar para o cofre do Toyota. Não tem comparação com o motor anterior que era um 314 exausto de guerra com mais de 450 km, bomba desregulada, tudo meio capenga.
Sem dúvida que na estrada faz uma diferença bestial, ainda mais que o carro tem caixa com cinco marchas e diferencial alongado para 12x35; ele roda a 110 com 1.500 rpm. Acelera muito rápido, principalmente em retomadas de velocidade acima de 80. Em estrada de terra com reduzida, não sinto muita diferença para o motor aspirado, e em estradas muito ruins, trilhas esburacadas com erosão ou lama acho que não faz diferença nenhuma, porque na verdade o motor aspirado antigo já é de uma forma superdimencionado para o Bandeirante. No meu ver a diferença mesmo é em estradas de asfalto onde se anda mais em velocidade.
Mais tarde te mando uma foto do sensor Termopar que fica bem na saída do turbo de descarga, ou nos primeiros 20 cm da descarga em si. Como você ainda não instalou o cano, é uma boa oportunidade para deixar o serviço bem feito no capricho.
Abraço;
Chico
Na foto ainda faltam algumas abraçadeiras e a fabricação do escapamento.
Opa.
Ficou um belo trabalho.
Parabéns! :concordo:
Abs
Valeu Chico
aguardo as fotos e detalhes da instalação.
Obrigado Aurélio,
hoje a tarde estarei providenciando o escapamento. Pretendo instalar um flexivel e tubulação de 2,5" e breve darei minhas impressoes de desempenho.
Francisco Bicalho
01/07/2009, 13:49
Oi Helton
Eu tive que fazer um pequeno malabarismo para tirar a foto e outro no Photoshop para mostrar onde fica o sensor em relação a turbina de exaustão porque o meu motor é meio apertado.
Como no meu caso, seria um porre tirar o cano todo para soldar uma peça cilíndrica torneada com um furo e abrir rosca para o perfeito encaixe do sensor Termopar, acabei furando o cano, e como a parede da descarga é fina acabei abrindo uma rosca meio precária, e metendo aquela massa de descarga que vem num tubo (esqueci o nome), enfim, está lá preso a mais de dois anos funcionando. Mas no seu caso, recomendo que antes de instalar o cano de descarga, soldar um cilindrinho com furo e a rosca própria para o encaixe do sensor, e fazer o trabalho bem feito.
Normalmente o EGT marca 300º C em cruzeiro, 400 a 450º subindo a serra, e descendo em dias frios, (a serra de Petrópolis) chega a marcar 50º ou menos. O importante é que, se o ponteiro disparar pra 600/800 de uma hora pra outra, parar o carro e desligar o motor imediatamente, ou melhor, desligar o motor antes e depois parar o carro. O instrumento vem com as instruções de instalação do sensor, e tem que ser lida com cuidado, mas não tem mistério. Helton, é um investimento de R$ 300 que acho que vele muito a pena. Mesmo que não aconteça nada nunca com seu turbo (noc-noc) acho que vale o pirômetro só pela paz de espírito. Sem falar que a combinação do manômetro mais o Pirômetro compõem bem o painel do Bandeirante. Veja foto. Incluí outra foto (mais clara) das porcas travantes para aquelas braçadeiras. Não se esqueça que um mínimo vazamento de ar na tubulação do intercooler faz o carro perder muitos hp. O negócio tem que ficar vedado e justo.
Abraço e boa sorte;
Chico
Chico,
muito util sua orientação.
Com certeza seguirei seus conselhos.
Quero compreender melhor a logica do pirômetro:
-a) após a combustão, os gases aquecidos saem pelo coletor, giram a turbina e sao conduzidos pelo duto de exaustão em curva descendente. Aí (pelo que entendi) a temperatura captada pelo Termopar.
b) Pensei que a posição do Termopar fosse no duto que sai da turbina fria, em direção ao intercooler.
-c) será que é possivel haver uma quebra do rotor abrindo uma comunicação entre a turbina quente e a fria, enviando gases queimados e aquecidos para o intercooler e admissão?
-d) neste caso a instalação do Termopar iria acusar um subto aumento de temperatura
e) na situação a) qual seria o mecanismo para gerar um aumento de temperatura de 300 para 600-800 C?
Grato pelo detalhe e parabens pela fotoedição.
Francisco Bicalho
04/07/2009, 21:34
oi Helton
O lugar para o sensor é nos primeiros 20 cm da descarga. Por isso é que se chama EGT: Exhaust Gas Thermometer; é um termômetro dos gases de exaustão.
Dá uma olhada aqui em "Extras & Equipment" e "Gauges": http://www.4xforum.com/
A comunicação entre a turbina quente e a fria é pelo motor, ou pelo intercooler/motor. O ar passa tão rápido entre a turbina de entrada e de saída pelo intercooler/motor, que o sensor pega uma pane, ou aumento de temperatura em segundos. Quando a turbina vai pro saco ela manda gases muito mais quentes que o normal, podendo causar danos ao motor, pelo menos é isso que eu li quando pesquisei sobre pirômetros. o EGT pode salvar a turbina de um meltdown geral, e o próprio motor. De qualquer forma, o EGT acusa o aumento da temperatura imediatamente, e alguns tem um aviso por som.
Taí um tópico que podemos botar no ar. Com certeza deve ter gente aqui no forum que entende do assunto muito mais que eu.
Chico
segundo http://www.4xforum.com/ se houver um superaquecimento devido desregulagem da mistura ou obstrução do filtro, haverá danos na turbina.
Vou abrir um topico para que os experts se manifestem.
oi Helton
O lugar para o sensor é nos primeiros 20 cm da descarga. Por isso é que se chama EGT: Exhaust Gas Thermometer; é um termômetro dos gases de exaustão.
Dá uma olhada aqui em "Extras & Equipment" e "Gauges": http://www.4xforum.com/ (http://www.4xforum.com/)
A comunicação entre a turbina quente e a fria é pelo motor, ou pelo intercooler/motor. O ar passa tão rápido entre a turbina de entrada e de saída pelo intercooler/motor, que o sensor pega uma pane, ou aumento de temperatura em segundos. Quando a turbina vai pro saco ela manda gases muito mais quentes que o normal, podendo causar danos ao motor, pelo menos é isso que eu li quando pesquisei sobre pirômetros. o EGT pode salvar a turbina de um meltdown geral, e o próprio motor. De qualquer forma, o EGT acusa o aumento da temperatura imediatamente, e alguns tem um aviso por som.
Taí um tópico que podemos botar no ar. Com certeza deve ter gente aqui no forum que entende do assunto muito mais que eu.
Valeu Chico
Colegas experts,
gostaria de saber + sobre o EGT (exaust gas thermometer):
:arrow: a) o EGT (termopar) deve ser colocado ANTES ou DEPOIS da turbina quente?
:arrow: b) o EGT (termopar) deve ser colocado DEPOIS da turbina fria?
:arrow: c) quais as faixas normais de temperatura por faixa de RPM?
:arrow: d) vale a pena mesmo instalar o EGT ou é somente + 1 reloginho no painel?
Francisco Bicalho
06/07/2009, 10:53
Valeu Chico
Colegas experts,
gostaria de saber + sobre o EGT (exaust gas thermometer):
:arrow: a) o EGT (termopar) deve ser colocado ANTES ou DEPOIS da turbina quente?
:arrow: b) o EGT (termopar) deve ser colocado DEPOIS da turbina fria?
:arrow: c) quais as faixas normais de temperatura por faixa de RPM?
:arrow: d) vale a pena mesmo instalar o EGT ou é somente + 1 reloginho no painel?
Helton
As suas primeiras perguntas eu posso responder com certeza, o sensor Termopar para o EGT é instalado DEPOIS da turbina quente na descarga, por isso se chama Termômetro de Gases de Exaustão.
A faixa de temperatura no motor 364-LA fica por volta de 300º a 400º, não sei como é com o 14-B.
Se vale a pena ou não depende muito de você. Eu achei que os R$300 que investi me deram tranquilidade em saber o tempo todo que o motor não estava aquecendo subitamente, por algum problema com a turbina.
elmestizo
23/04/2010, 12:25
Ops...
Revivendo o tópico, numa possível falta de agua no sistema de arrefecimento e /ou falta de oleo, o pirometro também acusaria?
Abrasss
Pessoal,
Um abração pro companheiro Helton!
Só um depoimento...
Não andei na band do Helton, mas confesso que fiquei impressionado com a qualidade e blz do acabamento do conjunto do turbo. Simplesmente o conjunto mais lindo que já vi montado..
Fiquei morrendo de vtade de colocar um na minha, mas tenho motor 314 e o pessoal aqui em Salvador não recomenda esse tipo de instalação (até abri um tópico aqui no fórum, se possível ajudem).
Abs
Pilz
Francisco Bicalho
03/05/2010, 12:01
LM
O EGT/Pirômetro funciona apenas para um caso de pane na turbina, que provoca o súbito aumento da temperatura dos gases de exaustão que são acusados pelo EGT instantaneamente, dando a chance de se salvar o motor. Quanto a falta de água, ou óleo, outros instrumentos são mais próprios para acusar esses males, como o instrumento de pressão do óleo, ou da temperatura da água. O EGT é só pra pane geral na turbina.
Chico
Pilz
A instalação do TDI no 14B é tranquila. O motor ja foi fabricado prevendo a superalimentação.
Instalei em Salvador ha +- 2 anos, sem problemas.
Em nossas reunios do TDS - Toyers de Salvador estarei a disposição para passar detalhes.
Abraço
Helton