Ver Versão Completa : Cupim de Ferro
Caros amigos
como se tira o cupim de ferro do engesa? que material usar? sem ter que trocar a carroceria.
em que parte do engesa é mais comum?
abraços
Cilon Carlos Heck
25/06/2009, 20:15
Qual seu modelo? Fase 1? Se for, é nas laterias abaixo das portas. O fase 1 era feito com chapa dupla o que guarda umidade e acaba por apodrecer mais rápido. O idel é trocar por chapa única mais grossa e que vai durar mais.
[]'s
Eduardo Velo
25/06/2009, 20:55
As partes vulneráveis ao cupim de ferro em qqer das fases dos Engesas -
- Laterais em bx da porta - embora no fase 2 e 3 seja caixa , tb há corrosão por acumulo de umidade caso os tampões não vedem bem ...
- Assoalho - o ideal é usar estrado pra deixar secar com o tempo pq sempre vai entrar um pouco de água
- Quinas Tras. ( lanternas ) - qdo não tem a proteção inferior o acúmulo de umidade com barro cria cupim de ferro com facilidade ...
- Fixação dos paralamas - o acumulo de sujeira com umidade por ali é invitável , tem que usar um vedante qqer pra evitar a corrosão ...
Pra tirar o cupim de ferro , só mesmo trocando a chapa , como é tudo chapa lisa ou dobrada não tem muita mão de obra pro funeca ... depois da funilaria pronta colocar todos os tampões e as proteções inferiores tras. e sempre retocar qdo aparecer qqer bolha de ferrugem , se fizer isso dificilmente vai ter problema de corrosão no futuro ...
A muito tempo eu vi nao me lembro onde, mas na internet, um aparelho que era ligado na bateria e na lataria pra dar uma carga eletrica contraria a do ferrugem e quase insignificante e prometia acabar com esse mal.Nao sei se funcionava e pena que eu perdí o endereço.
no radiador a dica que me deram foi misturar 200 de oleo soluvel(aquele que os torneiros usam) e resolveu definitivo.
guilhermeabreu
28/06/2009, 18:09
FPC3
Eu tb ví , mas chego a conclusão que ísto é :
1- PRA INGLÊS VER
2- E PRA BRASILEIRO COMPRAR
TylerNTL
28/06/2009, 18:19
A muito tempo eu vi nao me lembro onde, mas na internet, um aparelho que era ligado na bateria e na lataria pra dar uma carga eletrica contraria a do ferrugem e quase insignificante e prometia acabar com esse mal.Nao sei se funcionava e pena que eu perdí o endereço.
no radiador a dica que me deram foi misturar 200 de oleo soluvel(aquele que os torneiros usam) e resolveu definitivo.
Nos motores popa e em alguns geradores normalmente tem um massa de sacrifício que "atrairia" toda a corrosão galvância do máquina para ela, ou seja primeiro ela iria se oxidar para depois a ferrugem atacar outras partes.
Esse sistema que vc citou não seria algo parecido.
Não, esse sistema era eletrico mesmo, um fio ligado na lataria.O ferrugem ataca a lataria porque o ferro tem uma determinada carga eletrica que é atrativa para o ferrugem.Esse aparelho colocava uma corrente eletrica na lataria para inibir o ferrugem.mas como disse nao sei se funciona.O oleo soluvel funcionou, dica do kim, mas foi misturado na agua do radiador, nao sei se passar ele na lataria esburacada adiantaria.
Eu sei que a lataria do engesa é foda, tem uma determinada vida util, de 10 a 20 anos, depois lasca uma reforma e faz tudo de novo.o gostoso é mudar de cor quando enjoa, ae aproveita a empreitada.
caj
Este assunto já foi bem discutido aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42715&highlight=ferrugem
Quanto as "maravilhas eletrônicas" para reduzir corrosão em veículos, são lenda e funcionam tão bem como certos aditivos já vistos aqui no Forum.....
Os "anodos de sacrifício" que são encontrados, por exemplo, em motores de popa, funcionam dentro d'agua somente. Em água salgada se usam os de zinco e em água doce, os melhores são os de magnésio(muito raros aqui no Brasil), mas nenhum deles funciona no "ar", infelizmente.
fcp3
Cuidado com o uso de óleo solúvel no radiador!! Ele protege contra a corrosão, é certo, mas não protege quanto a cavitação que, esta sim, parece um "cupim de ferro", fazendo furos muito pequenos nas camisas dos cilindros, principalmente em motores diesel que tem camisa removível, tais como MWM 229, Scania, etc... Não sei qual é o seu motor (com certeza não é um Scania.....)mas existem aditivos bons e baratos que oferecem um resultado muito melhor que o óleo solúvel, afinal para que usar um aditivo anti-congelante no motor se a temperatura ambiente, na maior parte do Brasil, nunca chega a menos de 10°C?
Eduardo Velo
30/06/2009, 16:35
Leoni , realmente se tivesse função os anodos , os carros sairiam de fábrica com o sitema , algumas montadoras como BMW usam liga de Nióbio , pena que não são todas né ... em terrenos alagados e com ar úmido funcionam pra tubulações muito bem ...
Esse detalhe dos pits que o óleo solúvel forma nas camisas e no corpo da bomba dágua tb já tinha ouvido falar ... uso R-8704 da Radiex que tem anticavitante e é pra linha pesada ...
Acho que infelizmente pra nós é fazer uma boa reforma na lataria e tentar anular os cupins de ferro com uma manutenção constante ... qdo pintar um ferrugem aplicar anti ferrugem e assim que der lixar e pintar ...
caj
Este assunto já foi bem discutido aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42715&highlight=ferrugem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42715&highlight=ferrugem)
Quanto as "maravilhas eletrônicas" para reduzir corrosão em veículos, são lenda e funcionam tão bem como certos aditivos já vistos aqui no Forum.....
Os "anodos de sacrifício" que são encontrados, por exemplo, em motores de popa, funcionam dentro d'agua somente. Em água salgada se usam os de zinco e em água doce, os melhores são os de magnésio(muito raros aqui no Brasil), mas nenhum deles funciona no "ar", infelizmente.
fcp3
Cuidado com o uso de óleo solúvel no radiador!! Ele protege contra a corrosão, é certo, mas não protege quanto a cavitação que, esta sim, parece um "cupim de ferro", fazendo furos muito pequenos nas camisas dos cilindros, principalmente em motores diesel que tem camisa removível, tais como MWM 229, Scania, etc... Não sei qual é o seu motor (com certeza não é um Scania.....)mas existem aditivos bons e baratos que oferecem um resultado muito melhor que o óleo solúvel, afinal para que usar um aditivo anti-congelante no motor se a temperatura ambiente, na maior parte do Brasil, nunca chega a menos de 10°C?
O oleo soluvel "nao evita" ou "causa" a cavitação.Qual aditivo vvc me recomendaria?
abraço e obrigado pela dica.
fpc3
O óleo solúvel não causa cavitação, mas também não impede que ela ocorra. Já vi motor MWM 229 (da F1000) no qual o dono usava óleo solúvel e que começou a passar água pro óleo e, ao desmontar o motor, ele estava perfeitamente limpo por dentro, parecia até zero, só que com furinhos numa lateral da camisa e um deles, acho que de 0,5mm atravessando a camisa.... Isso sim parece cupim de ferro....
Eu também uso o aditivo citado pelo Eduardo Velo, da Radiex R 8704 que é apenas anti-corrosivo e anti-cavitação. Se não estou enganado a mistura é de 5% apenas e ele já custa baratinho, então não tem coisa melhor. Aditivo anti-congelante só pra quem mora no sul, e olha lá. Uma coisa que pouca gente sabe é que o anti-congelante piora a refrigeração do motor, além de ser caro e desnecessário pra gente.
Velo,
Voce disse tudo, esse tal de cupim de ferro que ataca a lataria num é fácil de matar não, ainda mais no meu que é fase 1. A única opção é ficar de olho e matar os bichinhos no ninho.....rsrsrs. Ou trocar o "caixote" por um de "plástico".
[]'s
guilhermeabreu
01/07/2009, 09:42
QUE É O QUE VOU FAZER
Estou juntando as latinhas , na ída para IBITIPOCA eu ía tapar os buracos maiores , mas desistí , não boto nem mais um centavo neste criadouro de CUPIM DE FERRO kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .
Embora tenha refeito toda minha carroceria há pouco, penso em fazer um cofrinho pra juntar a carroceria em fibra...rssss
Só o fernando filoni que faz dela?
Têm idéia de preço?
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 15:45
eu particularmente me entusiasmo com a fibra, mas para os adeptos incondicionais da carroceria metálica fica a questão: qual o melhor tratamento anticorrosivo (primer) para usar ANTES da pintura? vale a pena usar "convertedores de ferrugem" e/ou pintar uma superfície com ferrugem leve com hammerite sem jatear ou lixar?
Eduardo Velo
13/07/2009, 11:10
Mesmo jateando e usando tinta marítima o cupim de ferro acaba atacando , mas demora muito mais ... tb sou fã da lata e pra isso tem que ficar de olho em qqr pto de ferrugem ...
guilhermeabreu
13/07/2009, 14:42
CUPIM DE FERRO
Como já disse , vou colocar fibra , mas a maneira mais correta na MINHA OPINIÃO para evitar o máximo o cupim de ferro , seria jatear toda a lata e dar uma base de WASH PRIMER , e depois uma base para a tinta PU de preferencia , NUNCA FIZ ÍSTO , mas acho que é o melhor tratamento .
Na época que tive uma BAND , fiz uma pequena reforma e nos pontos onde houve troca de pedaço da chapa , usei um produto chamado de GALAVANIZAÇÃO A FRIO , uma latinha de 100ml custou R$80,00 , mas foi o produto de maior eficiencia contra o cupim de ferro que já ví , mas fica inviavel de utilizar em toda a carroceria , vendi o carro 4 anos depois , e no lugar que passei este produto , saiu a tinta , mas ele ficou lá intacto SEM O FAMIGERADO CUPIM DE FERRO , parecia chapa galvanizada , não me lembro o nome deste produto , mas tinha o nome e dizia que era GALVANIZAÇÃO A FRIO .
Para pequena área a ser usada vale a pena , como cantos que acumula umidade , locais que pega muita lama .
ABRAÇÃO
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