Ver Versão Completa : Amortecedor do Vidro Traseiro
Ola pessoal
Os amortecedores do vidro traseiro do meu troller não estão mais segurando o peso do vidro.
Como o carro é um pouco "velho" (2004), pode ser que eles já tenham perdido a carga ou seja apenas relaxo do antigo dono.
Vcs sabem se precisa trocá-los ou somente dar uma "manutenção" neles ?
Se for para trocar, onde posso achá-los ou qual seria o equivalente de outro carro ?
danielgab
24/06/2009, 12:11
Depois de um tempo eles abrem o bico mesmo. Estou no 3o. troller e sempre foi assim. Veja antes se são os dois mesmo que estão ruins. Retire-os e veja a carga na mão. Com uma chave de fenda é facil de remover a trava metálica nas pontas. Tem um número Cofap gravado nele. Eu comprei em autopeças, mas tive que encomendar, porque não tem muita saída. Onde pesquisei, levei a peça, mas não encontraram igual de outro carro, com mesma carga (??? N também gravado na peça).
Acho que custou R$ 60,00. Não deve valer a pena recondicionar.
Daniel
Daniel
Tentei desmontar ontem os amortecedores do vidro e não consegui.
A porca que prende ao vidro em si, eu consegui retirar, porém a parte de baixo do amortecedor vai presa direto na canaleta da capota. Procurei parafusos por trás da canaleta, mas não encontrei.
Notei que existe uma cobertura de platisco que começa na coluna e passa embaixo do vidro traseiro. Precisa retirar essa cobertura ? Como faço para retirar o amortecedor inteiro ?
Zé Novais
12/07/2009, 20:22
Cara nao cometa o msm erro que eu cometi, os amortecedores sao por encaixe, nao mexa nas porcas, nas extremidades tem uma pecinha que encaixa e fixa a peça, nao retire as porcas
Zé Novais
13/07/2009, 08:00
segue esquema . . .
danielgab
14/07/2009, 20:34
É isso aí. Não precisa mexer em parafuso nenhum. As extremidades do amortecedor sao de plástico e tem um "meio" anel metálico, de uns 5mm de largura, como se fosse uma mola, que abraça metade da extremidade plástica. Há um espaço mais plano para enfiar uma chave de fenda e puxar a trava ("meio" anel, mola ou qualquer nome melhor que alguém consiga dar) para trás, soltando o amortecedor dos pinos com esfera na ponta, fixos na capota e vidro.
Murillus
15/07/2009, 16:00
achava que este amortecedor trazeiro do vidro era o mesmo do fiat uno...
consta a especificação: Amortecedor vidro traseiro Troller - cofap 16231 - R$ 60.00
alguem sabe??
http://www.cofap.com.br/catalogos/baixar/05crossam.pdf
[]s
Tatulama
07/06/2013, 09:41
Comprei os amortecedores do vidro traseiro do troller no TOROFFROAD, tem da cofap 16231 e tem de outra marca AMORTEX (mais barato)...
Abs.
Bandinho
08/06/2013, 13:31
Toroffroad de Campinas, lá tem original cofap, se não me engano, R$ 70,00 cada. Comprei o par e quando fui trocar na realidade só precisava de um,guardei um de reserva.
abs
Frederico Mendes
09/06/2013, 10:56
Ja que reativaram este tópico, os amortecedores de minha viatura (2004), eu substitui pelos da Kombi (um pouco maior, mas, serve) se não me engano 97 a 2004. A pressão é muito boa mais forte que o troller original, tem que tomar cuidado ao fechar.
Penso que substituir apenas um, não seja a melhor ideia, pois a meu ver, pode dar torção no vidro... Aí ja viu... pode quebrar a tampa traseira.
Bandinho
09/06/2013, 20:12
É isso mesmo Frederico, coloquei os dois novos e guardei o antigo que estava com ótima pressão..
abs
lrcastro
09/07/2013, 09:32
É isso mesmo Frederico, coloquei os dois novos e guardei o antigo que estava com ótima pressão..
abs
É pessoal, muita atenção na hora de colocar alternativos. Coloquei os do Corsa 2003 em diante/Celta 2000 em diante e ficou uma bela bosta. O vidro está pegando no aerofólio da capota removível, e o idiota aqui só notou isso uma semana depois de trocar. Resumo: 60 reais no lixo. Além disso, a pressão deles é alta demais (foram projetados para levantar uma porta traseira de aço, não só um vidro); um problema menor, é só ser cuidadoso ao abrir e fechar. Os do Corsa 2003 são 2,5cm maiores do que o que eu tinha lá (um Ruchi 26250) e por isso fica pressionando o aerofólio.
O que importa para pesquisar alternativos é o comprimento do amortecedor quando aberto (além da pressão, claro). A melhor saída é levar o original na hora de comprar, mas se você souber a medida de comprimento e pressão acho que já é o suficiente.
O que eu tinha antes é um tal Ruchi 26250, sem indicação de pressão gravada nele e com 45cm de comprimento (medido do centro do encaixa até o outro, se for de ponta a ponta ele tem 46,5cm). Segundo o site da Ruchi, esse é o da kombi 97 em diante e do Ka de 97 a 2000. A pressão dele infelizmente não sei. Esse não batia no aerofólio, e não sei dizer se tem pressão demais (só tinha um no meu quando comprei, e a porta traseira fica batendo sem o outro).
Alguém poderia medir os seus originais da Cofap (o tal 16231) e me falar a medida exata? E qual a pressão inscrita nele?
Murillus
13/07/2013, 13:00
http://www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/catalogo_Cofap_amortecedor.pdf (http://www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/catalogo_Cofap_amortecedor.pdf) ...
TROLLER JEEP RF2000 / T4 01 a 05 - Vidro traseiro =16231
no catalogo http://www.universalmacanetas.com.br/novosite/catalogo_download/04_AMORTEXI.pdf
encontra-se a referencia que a carga do amortecedor do vidro traseiro é de 14 KGf e o comprimento é de 430mm...
Substituí os meus pelos amortecedores do Renault Clio, com uma diferença de menos de 0,5 cm, ficou muito bom, e o preço R$ 45, cada.
Bruno Adriano
08/02/2014, 10:22
Esta semana comprei os dois amortecedores na concessionária Conticar aqui de salvador.
R$ 70 cada
Troquei em casa mesmo 2 min cada amortecedor!
dados da peça:
140N 3G
mola hidraúlica do vidro traseiro: RF 2000
fabricante: COFAP
seguem umas fotos da tal trava de aço que deve ser "puxada" com uma chave de fenda para desencaixar e encaixar o amortecedor... pois tem uma mensagem acima que o cara tentou desmontar o parafuso.
depois que troquei..notei que o vidro estava tocando levemente no aerofólio...aí basta regular o parafuso (para cima ou para baixo) que prende o aerofólio no carro.
abraços se mais porradas na cabeça por causa do vidro baixo
Bruno Adriano
08/02/2014, 10:26
outras fotos
Adriano Colpo
18/03/2014, 20:19
Boa noite jipeiros!!
Quando comprei meu 05, estava com os 2 amortecedores do vidro traseiro pifados, e o do capô também. Fui em uma sucata grande aqui da cidade e consegui para trás 2 amortecedores traseiros do Ka (modelo velho). Ficaram na medida, ótimos. Na frente, também consegui um lá, levando o antigo... Contudo, não sei de qual carro é...
Abraços
Adriano Colpo
18/03/2014, 20:20
Esqueci o valor... Os 3 por 75 pila!
Gustavo de Olliveira
20/03/2014, 11:18
Seguindo a dica comprei do ford Ka modelo novo, no desmanche, 40 "reaus" os dois, não pega no aerofólio mas a pressão é bastante grande, fiquei com medo de quebrar o vidro mas depois de abaixar e erguer com muito cuidado algumas vezes acho que não vai dar égua não.
Figanilso
15/07/2014, 20:03
Seguindo a dica comprei do ford Ka modelo novo, no desmanche, 40 "reaus" os dois, não pega no aerofólio mas a pressão é bastante grande, fiquei com medo de quebrar o vidro mas depois de abaixar e erguer com muito cuidado algumas vezes acho que não vai dar égua não.
Prezado Gustavo... aconteceu exatamente o mesmo comigo, tenho um 2005 e substitui por dois do Ford Ka, mas a pressão tá alta demais... estou com medo de quebar o vidro... Vcs sabem afinal qual o correlato com PRESSÃO e TAMANHO , para substituir..
John1532Jr
15/07/2014, 20:34
Vidro traseiro: Cofap 16231
Tampa do motor: Cofap 16272
Atenção: as dimensões e principalmente a pressão são específicos. Se substituir por outros copm mais pressão, existe o risco de quebrar o vidro traseiro.
Bruno Adriano
15/07/2014, 21:57
Pessoal,
Quando disse algumas mensagens acima que após a troca do amortecedor começou a tocar levemente no aerofólio, foi para dizer que o amortecedor velho já não levantava o vidro até a altura correta (máxima), e por isso, quando reinstalei o aerofólio ficou pegando! Após regular o aerofólio não tive problemas!
Eu instalei o original....
Pablo.pinto2007
16/12/2014, 22:46
Vidro traseiro: Cofap 16231
Tampa do motor: Cofap 16272
Atenção: as dimensões e principalmente a pressão são específicos. Se substituir por outros copm mais pressão, existe o risco de quebrar o vidro traseiro.
Tive uma experiência parecida, mas com a minha cheroka... os amortecedores são inclusive compatíveis... dizem que os da kombi dão certo, porém tem que pegar usados, já fracos para a kombi, já que a tampa da kombi é de metal e a nossa aplicação é somente o vidro.. o meu eu coloquei novo da linha VW, fox, mas como ele é muito forte, acabei por empenar a dobradiça do vidro da cheroka, por pouco não quebrou o vidro... tirei e agora estou à procura de dois "cansados" usados, que pode ser de troller ou kombi...
Abraços!
Pablo