Ver Versão Completa : freio de mão a disco
veterinario
23/06/2009, 23:30
Estou a fim de modificar o sistema de freio de mão da band de tambor para disco, como vi no tópico do prateado , do Elmer de Roraima, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=8 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=8)
alguém mais usa, qual a melhor adaptação? disco do uno e pinça do kadett ou disco do santana?
Olá colega de profissão,
Estou pensando em continuar com o tambor, fazendo aquela alteração do parafuso no lugar da presilha pra ver se funciona. Se não der certo, vou tentar o disco, mas meu mecânico falou que não funcionará também...
Ainda acho que é falta de interesse no assunto, mas vou tentar fazer em casa mesmo, o problema é que agora ando meio corrido, mas assim que tiver tempo vou parar a Band pra mexer.
Abraços,
guilhermeabreu
25/06/2009, 00:18
AÊ PESSOAL
Qdo tive uma BAND o freio de mão original era uma bosta , daí tive uma informação que um mecanico de NOVA FRIBURO-RJ. , fazia uma modificação e ficava bom , fui lá e ficou um ESPETÁCULO se tivesse puxado a BAND não saía , enforcava o motor .
Acho que ele colocava o sitema da HILUX , não sei ao certo , mas que ficou bom ficou .
ABRAÇÃO
Francisco Bicalho
25/06/2009, 04:11
O mecânico que faz esse trabalho em Nova Friburgo é o Marcos Aurelio da ToyoMar.
Quem já fez disse que fica excelente. Não tem essa da sair com o freio de mão puxado; o carro simplesmente não anda.
É bom saber que existe alguém com vontade de modificar e melhorar o freio de estacionamento de nossas Bands. Este sistema que vocês citam é no lugar do original (eixo cardan) ou no sistema de freios?
Alguém poderia postar fotos?
Elmer_Jeep
25/06/2009, 10:59
Amigo veterinário, obrigado pela referência.
Bom, temos dois bons tópicos referentes ao assunto:
Freio de mão pode funcionar! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25591) - Neste tem dicas e comentários sobre melhorias no sistema original à tambor
Freio de mão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5927) - Neste comentei detalhadamente sobre a adaptação do sistema à disco no cardan que fiz em minhas viaturas.
Acho que assim fica mais facil pra continuarmos o assunto, quem quer otimizar o sistema original participa do primeiro tópico, quem tiver interesse em adaptar o sistema à disco vai no segundo ver as dicas, assim os tópicos ficam mais completos.
Se concordarem posso fechar este.
[]'s
veterinario
25/06/2009, 12:40
Valeu Elmer, por mim fique à vontade.
eu mandei fazer a adaptação hoje, com disco e pinça do tempra, comprados num ferro velho por 200 pratas. A do kadett não achei, mas do tempra deve ser até maior um pouco.
guilhermeabreu
26/06/2009, 10:59
É bom saber que existe alguém com vontade de modificar e melhorar o freio de estacionamento de nossas Bands. Este sistema que vocês citam é no lugar do original (eixo cardan) ou no sistema de freios?
TOREZAN
Este sistema feito pelo MARQUINHO da TOYOMAR em FRIBURGO-RJ é feito no sistema original , nem parece que foi mexido e/ou modificado , ele troca algumas peças do original e coloca o da HILUX se não me engano .
FRANCISCO BICALHO , obrigado por ter lembrado o nome do mecanico , foi nele mesmo que fez este ÓTIMO SERVIÇO.
ABRAÇÃO
TOREZAN
Este sistema feito pelo MARQUINHO da TOYOMAR em FRIBURGO-RJ é feito no sistema original , nem parece que foi mexido e/ou modificado , ele troca algumas peças do original e coloca o da HILUX se não me engano .
FRANCISCO BICALHO , obrigado por ter lembrado o nome do mecanico , foi nele mesmo que fez este ÓTIMO SERVIÇO.
ABRAÇÃO
Obrigado pela dica, fico curioso para saber das diferenças.
valeriano
02/07/2009, 08:22
TOREZAN
ABRAÇÃO
Guilherme,
vc tem noção o custo dessa adaptação?
Viso muito fazer essa adaptação na minha Band, mas dependendo do custo não tenho como fazer agora.
Francisco Bicalho
03/07/2009, 10:40
TOREZAN
ABRAÇÃO
Se não me engano ele usa o rotor e pinça da Kombi. Quem tem alega que o carro não anda nem por um decreto com o freio puxado.
maxdelta
03/07/2009, 12:11
Vou adaptar tb, só que quero peças baratissimas!
Estou procurando a pinça de kadett/monza ou de tempra/tipo. Pois vou aproveitar o sistema de cabo da band! Se for usar peça de kombi vai ter que fazer uma adaptação gigante, só vou usar a parte do sistema de freio: o cabo, acho que qualquer um faz essa adaptação, no toyoteiros grupo lá no google tem um esquema feito com uma pinça! Pra quem tem acesso:
http://groups.google.com.br/group/TOYOTEIROS/browse_thread/thread/e74172c952403661/75404950d37aaa95?hl=pt-BR&lnk=gst&q=freio+de+m%C3%A3o+a+disco#
Se usar a pinça da band, tem que adaptar, pois o acionamento da pinça é hidraulica, se usar essas pinças kadett/monza/tempra/tipo/gol gti isola-se a parte hidraulica e fica com a mecanica! Basicamente vai aproveitar até o cabo da band!
Vou colocar as fotos caso não tenham acesso ao toyoteiros:
Vou fazer tudo de uma vez, vou colocar o freio dianteiro sbd pra trás, colocar o vargas ventilado na frente, colocar o disco no cardã e o guincho pra funcionar!
Boa sorte!
cristiano
03/07/2009, 13:03
Vou adaptar tb, só que quero peças baratissimas!
Estou procurando a pinça de kadett/monza ou de tempra/tipo. Pois vou aproveitar o sistema de cabo da band! Se for usar peça de kombi vai ter que fazer uma adaptação gigante, só vou usar a parte do sistema de freio: o cabo, acho que qualquer um faz essa adaptação, no toyoteiros grupo lá no google tem um esquema feito com uma pinça! Pra quem tem acesso:
http://groups.google.com.br/group/TOYOTEIROS/browse_thread/thread/e74172c952403661/75404950d37aaa95?hl=pt-BR&lnk=gst&q=freio+de+m%C3%A3o+a+disco#
Se usar a pinça da band, tem que adaptar, pois o acionamento da pinça é hidraulica, se usar essas pinças kadett/monza/tempra/tipo/gol gti isola-se a parte hidraulica e fica com a mecanica! Basicamente vai aproveitar até o cabo da band!
Vou colocar as fotos caso não tenham acesso ao toyoteiros:
Vou fazer tudo de uma vez, vou colocar o freio dianteiro sbd pra trás, colocar o vargas ventilado na frente, colocar o disco no cardã e o guincho pra funcionar!
Boa sorte!
As fotos em questao sao da minha Band, entao fiquem a vontade de perguntar.
O kit é fornecido pelo Berga aqui do forum que faz o kit de pincas duplas.
maxdelta
03/07/2009, 13:36
Melhor que tem né? Agora ficou até mais fácil! Diferença de nick é um problema!
Quais adaptações são feitas especificamente? (o que é trocado, o que é posto novo, no lugar do quê e o que tem que ser adaptado)
Qual o valor médio das peças?
RogérioNunes
12/07/2009, 12:03
Perguntinha básica: Se isolar a parte hidráulica da pinça, o que fará a lubrificação do pistão?
Sem lubrificação, mais cedo ou mais tarde ele vai travar no seu alojamento, se isso acontecer com o sistema livre, blz,mas se estiver atuado,F%$#@#.
[QUOTE=maxdelta;921839]
veterinario
12/07/2009, 12:45
Perguntinha básica: Se isolar a parte hidráulica da pinça, o que fará a lubrificação do pistão?
Sem lubrificação, mais cedo ou mais tarde ele vai travar no seu alojamento, se isso acontecer com o sistema livre, blz,mas se estiver atuado,F%$#@#.
[QUOTE=maxdelta;921839]
Estou montando na band o sistema traseiro do fiat marea, com acionamento com o cabo da band. O disco é um pouco menor que o dianteiro do uno. O problema é que nas pick ups de 1994 para frente, com motor 14B e câmbio de 5 marchas, o tanque de combustível original fica bem perto do cardan traseiro, precisando de uma "amassadinha" para não pegar no disco. E a pinça teve que ser colocada de lado, não em cima, como usado no sistema do Elmer de Roraima. Ficou parecido com o sistema do Maxdelta, nas fotos acima.
Max,
O Marquinho aí de Friburgo não faz esta adaptação?
maxdelta
13/07/2009, 14:42
Max,
O Marquinho aí de Friburgo não faz esta adaptação?
Ele disse que não foi ele! Até estranhei o fato do pessoal aqui dizendo que foi ele, talvez ele mentiu pra mim, pra não pegar o serviço! Mas de qualquer forma eu não colocaria minha band na oficina dele mesmo! (nada contra, mas não existe só ele de meca em Friburgo)
Qualquer adaptação ou eu faço aqui em casa, ou com Marcão(de Duas Barras)! Na realidade prefiro o Marcão, pois tem mais ferramentas que a maioria dos meca em Friburgo!(torno, ferramenta principal pra uma adaptação)
Vc pode tentar isolar com algum esquema lubrificado dentro dele, não pode?
Estou montando na band o sistema traseiro do fiat marea, com acionamento com o cabo da band. O disco é um pouco menor que o dianteiro do uno. O problema é que nas pick ups de 1994 para frente, com motor 14B e câmbio de 5 marchas, o tanque de combustível original fica bem perto do cardan traseiro, precisando de uma "amassadinha" para não pegar no disco. E a pinça teve que ser colocada de lado, não em cima, como usado no sistema do Elmer de Roraima. Ficou parecido com o sistema do Maxdelta, nas fotos acima.
Não é esquema meu não, achei no toyoteiros! A minha band é 90, o tanque fica bem longe, coloquei ele lá no estepe! Vou colocar só no fim do ano! Tem muita coisa pra adaptar, que estou aguardando um $$$ aparecer! Sem pressa! Quando for adaptar isto, acredito que minha band terá que ficar parada um dia inteiro, então 1 dia para o freio a disco de mão + 1 dia para o freio a disco dianteiro + 1 dia para o freio a disco traseiro + 1 dia pra adaptar o flutuante + 2 dia para o guincho + 1 dia para o parachoque novo, então vou deixar pra fazer tudo em alguma semana do fim do ano!
Boa sorte pra nós!
guilhermeabreu
13/07/2009, 15:10
MAXDELTA
Da mais um prazinho do enrolo dos 7 dias que vc previu , PODE BOTAR MAIS 21 DIAS sem esagerar , mecanico , funileiro , pintor , todos são iguais em prazo , mas é fato real , TODA ADAPTAÇÃO TEM SEUS CONTRATEMPOS , nunca é só retirar o antigo e colocar o novo , sempre aparece algum imprevisto , ENTÃO , COLOCA MAIS 30 DIAS , logo estas pequenas adaptações que vc vai fazer , PODE DEIXAR RESERVADO 60 DIAS SEM ESTRESS NA ESPERA VIU ?
ABRAÇÃO e boa sorte na empreitada .
Francisco Bicalho
13/07/2009, 16:16
Cristiano
Esse kit de pinças duplas é para o disco Vargas, o mesmo que o Rodrigo Moraes usa no carro dele? Estou curioso para saber se a combinação de Vargas nas 4 com duas pinças na frente equilibra melhor a frenagem, ou seja, se reduz a chance das traseiras travarem antes das dianteiras. Enfim, não sei se você tem a resposta.
Cristiano, lá vai uma dica de Madrid, não sei se você já conhece, mas é um dos lugares mais legais da cidade. É a Ermida de San Antonio de la Florida, que fica em Paseo de la Florida 5, Metro Principe Pio. 34 91 542 0722. É lá que está enterrado Goya, mas, os afrescos pintados por ele no final do século 18 é que são uma das obras de arte mais importantes de Madrid. A igrejinha realmente é uma jóia linda.
Um abraço;
Chico Bicalho
maxdelta
13/07/2009, 22:24
MAXDELTA
Da mais um prazinho do enrolo dos 7 dias que vc previu , PODE BOTAR MAIS 21 DIAS sem esagerar , mecanico , funileiro , pintor , todos são iguais em prazo , mas é fato real , TODA ADAPTAÇÃO TEM SEUS CONTRATEMPOS , nunca é só retirar o antigo e colocar o novo , sempre aparece algum imprevisto , ENTÃO , COLOCA MAIS 30 DIAS , logo estas pequenas adaptações que vc vai fazer , PODE DEIXAR RESERVADO 60 DIAS SEM ESTRESS NA ESPERA VIU ?
ABRAÇÃO e boa sorte na empreitada .
Se eu fosse fazer uma reforma com Arilson teria de ser pelo menos uns 120 dias!
Vou escrever que nem, vc Guilherme::mrgreen:
Na minha band vai SER RETIRAR O ANTIGO e COLOCAR O NOVO, te falo SEM EXAGEROS! Já vou deixar as peças TODAS prontinhas! A única parte que NÃO TEM COMO FICAR pronta de um dia pro outro é o PARACHOQUE! E o guincho já está estudado, por onde vai passar o cano de descarga e tudo! É só FAZER! Pra quem tem que ir buscar o material, depende de um torneiro pra fazer as peças, é por isso que não deixo o carro com qualquer um, tem gente, q NÃO faz o serviço entrega pra outro que entrega pra outro! Já o Marcão PRA QUEM conhece tem tudo na oficina!
No MÁXIMO estourando uns 14 dias! Com qualquer pessoa que faz serviço pra mim, QUALQUER, seja FRETE, seja CONSERTO, e assim como é no meu serviço TUDO TEM HORA MARCADA, PRAZO é o que realmente IMPORTA! Claro que normalmente SE DEVE PENSAR nos contratempos, MAS NA HORA de estabelecer um PRAZO TUDO DEVE SER LEVADO EM CONTA!!!!
É dificil ficar escrevendo e colocando ALGUMAS PALAVRAS EM MAIUSCULA, :mrgreen:!
Abração!
Elmer_Jeep
14/07/2009, 09:29
Nas viaturas que instalei esse sistema utilizo essas pinças sem óleo nenhum e funciona numa boa faz muito tempo.
Aqui em outro tópico foi comentado sobre o funcionamento dessa pinça que é diferente das demais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17051
[]'s
maxdelta
14/07/2009, 19:26
Nas viaturas que instalei esse sistema utilizo essas pinças sem óleo nenhum e funciona numa boa faz muito tempo.
Aqui em outro tópico foi comentado sobre o funcionamento dessa pinça que é diferente das demais: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17051 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17051)
[]'s
Humm... muito obrigado por este tópico, foi de grande ajuda! Agora vou penerar no tópico que me deste bem como seção do troller, em busca do suporte da pinça bem como a pinça traseira deste veículo, já que o troller tb possui a mesma furação da band! Melhor adaptar de outro veículo do que tentar fazer uma gambiarra como tiro no escuro!
Muito obrigado!
veterinario
16/07/2009, 20:19
Freio de mão a disco instalado e funcionando muito bem! Comprei num ferro-velho o conjunto de freio traseiro do Marea, acionado a cabo e coloquei no lugar do freio de mão original, a tambor. Ficou muito bom. A pinça ficou de lado, por causa do tanque de comb. Demorou um pouco por causa do serviço de torno e solda para fazer o suporte da pinça e não deixar o disco pegar no tanque. Em breve fotos.
alguma noticia nova sobre os freios de mão instalado? alguem de vcs tem a flange p vender? ou mesmo o desenho
fabiano r
12/02/2015, 13:44
alguma noticia nova sobre os freios de mão instalado? alguem de vcs tem a flange p vender? ou mesmo o desenho
Boa tarde Edwint.
Eu construi o sistema de freio de mão a disco. Usei um disco de freio do santana antigo simples (não ventilado) uma pinça de freio do golf os cabos para acionamento usei o sistema antigo da band(aquele do freio de mão em pé) adaptei cabos de ferro para acionar. Primeiro aumentei o diametro do furo do meio do disco para encaixar no flange que vai no cambio depois fiz uma pequena bucha que com o mesmo diametro para servir de guia (observe a flange que vai no eixo da caixa e a conexão que tem no cardã) tem que ter alguma coisa que alinhe essa "união" pois será colocado o disco no entre as duas peças depois fiz a furação para os parafusos e na caixa cortei uma chapa e fiz suporte da pinça ( bem simples não gastei R$ 300) não tenho fotos do passo a passo mas posso tirar umas fotos de como ficou. Já testei em ladeiras e ficou segurando muito bem.
Rodrigo-ce
13/02/2015, 02:00
Na montagem da minha band não iria colocar mais freio de mão por não funcionar, mas estou vendo possíveis soluções dos colegas.
Quem tiver mais informações dessa adaptação do sistema da Hilux por favor poste fotos.
Veterinário parece muito boa essa solução que você arrumou, fico no aguardo das fotos e das novas informações.
Um abraço a todos.
LEONELO FORTINI
13/02/2015, 09:02
Na montagem da minha band não iria colocar mais freio de mão por não funcionar, mas estou vendo possíveis soluções dos colegas.
Quem tiver mais informações dessa adaptação do sistema da Hilux por favor poste fotos.
Veterinário parece muito boa essa solução que você arrumou, fico no aguardo das fotos e das novas informações.
Um abraço a todos.
Eu comprei para a minha Band o Kit de freio de mão a disco na Casa da Transmissão com o Danilo. Até hoje funciona muito bem, é tirar o original e colocar o Kit.
É uma sugestão.
Kraken_DAGG
13/02/2015, 11:01
Eu comprei para a minha Band o Kit de freio de mão a disco na Casa da Transmissão com o Danilo. Até hoje funciona muito bem, é tirar o original e colocar o Kit.
É uma sugestão.
Acabei de ver no site: Www.casadatransmissao4x4.com.br... R$786,75 (kit completo).
alguém conhece solução maIs em conta?
sds
antonio
LEONELO FORTINI
13/02/2015, 12:20
Acabei de ver no site: Www.casadatransmissao4x4.com.br (http://Www.casadatransmissao4x4.com.br)... R$786,75 (kit completo).
alguém conhece solução maIs em conta?
sds
antonio
Eu comprei o meu Kit no ano passado e girou em torno de uns R$.600,00. Subiu bem. Cheguei a cogitar com o mecânico na época em comprar as peças, mão de obra com mecânico e torneiro e eu achei que não valeria a pena. No meu caso, seria muita aporrinhação.
Eu comprei o meu Kit no ano passado e girou em torno de uns R$.600,00. Subiu bem. Cheguei a cogitar com o mecânico na época em comprar as peças, mão de obra com mecânico e torneiro e eu achei que não valeria a pena. No meu caso, seria muita aporrinhação.
ta bem caro mesmo...
Era o Berga que fazia esses kits.
hercilio.neto
13/02/2015, 22:23
Eu gostaria mesmo era de um freio de mão que prendesse a roda.
Enquanto não aparecer essa solução, vou deixando sem freio de mão mesmo.
Para quem topa a opção do freio no cardã, vale a pena colocar esse kit.
Embora o preço seja meio "salgado", ainda assim é vantajoso. Gastar no sistema original é jogar dinheiro fora.
Sergio c
13/02/2015, 23:03
Antigamente os fabricantes tinham essa idéia de "frear" o cardã e não as rodas traseiras. Em piso escorregadio e em ladeiras não dá muito certo esse tipo de freio no cardã.
jsuttili
24/02/2015, 08:46
Alguém ai já instalou um registro na tubulação do freio?... Ou seja... vc pisaria no freio até deixar bem pressurizado e dai feixaria o registro deixando o sistema pressurizado....
Já vi isso em CJ funcionando muito bem.. mas nunca em bandeirante.....
Será q funciona????
Alguém ai já instalou um registro na tubulação do freio?... Ou seja... vc pisaria no freio até deixar bem pressurizado e dai feixaria o registro deixando o sistema pressurizado....
Será q funciona????
Quase bati minha band quando o freio não funcionou... numa ocasião destas o freio (freio de mão) independente do circuito hidráulico faria MUITA diferença.
Interessante seria um freio de mão que funcione não apenas para estacionamento e tbm em situações de emergência.
Será q funciona????
A trava carneiro tem um sistema semelhante. Funciona, mas acho que com o tempo detona os flexíveis.
Sergio c
24/02/2015, 19:53
O melhor sistema seria disco na traseira com a opção do cabo de freio de mão acoplado nas pinças, mas é ruim de adaptar esse sistema nas bands.
Deve ter um pessoal que fez essa adaptação.
Walter da Camper
24/02/2015, 20:36
Freio estacionário hidráulico é tecnicamente incorreto por ser perigoso. Freia muito bem quando acionado, mas em algumas horas parado tende a liberar o veículo na ladeira devido à perda de pressão causada por diversos fatores (resfriamento do óleo e dos componentes, pequenos vazamentos, etc...) Inclusive é motivo de reprovação numa inspeção séria de segurança veicular, tipo Inmetro.
Um bom sistema com discos traseiros exige o uso de pinças grandes e caras (Troller>2002 ou Renault Master), já que as outras pinças que possuem freio-de-mão (Kadett, Golf, Peugeot...) são muito pequenas e por isso não tem eficiência num carro pesado como a Band.
Nos demais carros que possuem disco traseiro (civic, corola, pajero...) o freio-de-mão atua num pequeno tambor com sapatas no centro do disco traseiro (coisa impraticável de ser adaptada em qualquer jipe).
hercilio.neto
24/02/2015, 22:11
Um bom sistema com discos traseiros exige o uso de pinças grandes e caras (Troller>2002 ou Renault Master), já que as outras pinças que possuem freio-de-mão (Kadett, Golf, Peugeot...) são muito pequenas e por isso não tem eficiência num carro pesado como a Band.
Nos demais carros que possuem disco traseiro (civic, corola, pajero...) o freio-de-mão atua num pequeno tambor com sapatas no centro do disco traseiro (coisa impraticável de ser adaptada em qualquer jipe).
Walter,
A F250 funciona dessa forma, com um tambor no centro do disco.
Seria uma boa solução, mas será que as dimensões são compatíveis com a Band?
Sergio c
24/02/2015, 22:13
Alguém teria fotos desse sistema de tambor no centro do disco de freio?????
aguinel martins
25/02/2015, 18:31
Freio estacionário hidráulico é tecnicamente incorreto por ser perigoso. Freia muito bem quando acionado, mas em algumas horas parado tende a liberar o veículo na ladeira devido à perda de pressão causada por diversos fatores (resfriamento do óleo e dos componentes, pequenos vazamentos, etc...) Inclusive é motivo de reprovação numa inspeção séria de segurança veicular, tipo Inmetro.
A minha tem freio a disco no lugar de lona no cardã pinça de golfe e disco sob medida mas a parte hidraulica foi anulada e ela funciona mecanicamente
Walter da Camper
25/02/2015, 20:06
Hercílio, não sabia que a F250 usava disco na traseira. De qualquer forma, acredito que para usar esse sistema na Band (ou em qualquer outro jipe) teria que adaptar o eixo traseiro inteiro da F-250.
Sergio C. Eu nunca vi um sistema desses desmontado. Mas se olhar nesses carros que citei, dá pra ver o cabo do freio-de-mão entrando numa posição que fica entre o cubo e o disco.
Aguinel, As pinças que eu considerei pequenas (Golf, Kadett, Tempra...) funcionam bem no sistema de disco no cardan porque esse gira 3x mais rápido do que o tambor da roda, daí a força para segurar ele parado é bem menor. Eu tenho pinças de Kadett nas rodas traseiras da Camper e afirmo com toda certeza que meu carro só tem freio dianteiro (disco/pinça de Band). Estou estudando um jeito de adaptar pinças maiores que possuam freio-de-mão.
De resto, nunca ouvi ninguém falar em adaptar o sistema de sapatas centrais ao disco. O espaço entre o cubo e o disco é mínimo para se fazer isso em qualquer jipe. Um dia eu desmonto o disco traseiro do Pajero da esposa só para ver como é essa coisa de sapatas dentro do disco.
Lenhador
18/03/2015, 13:30
Olá Pessoal vejam mais uma opção p/ freio de mão neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638653072-freio-de-mo-hidraulico-p-toyota-bandeirante-jeep-wills-_JM
Lenhador
18/03/2015, 13:37
Polia p/ Acoplar na "Polia do Virabrequim" do Motor 14B..: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606335823-toyota-bandeirante-motor-14b-polia-p-acoplar-trilha-4x4-_JM
Denise Ávila
18/03/2015, 14:56
Colegas
Lendo este tópico me surgiu uma dúvida. A LOBA tem freio a disco na dianteira e tambor na traseira, ambos originais. É intenção, quando precisar mexer no traseiro, aproveitar e trocar por disco também. O freio de mão, também original, funciona perfeitamente bem.
Pergunto: Ao trocar o traseiro pelo a disco terei que alterar também o de mão?
jsuttili
18/03/2015, 16:13
Colegas
Lendo este tópico me surgiu uma dúvida. A LOBA tem freio a disco na dianteira e tambor na traseira, ambos originais. É intenção, quando precisar mexer no traseiro, aproveitar e trocar por disco também. O freio de mão, também original, funciona perfeitamente bem.
Pergunto: Ao trocar o traseiro pelo a disco terei que alterar também o de mão?
Denise...
Não.. o Freio de mão da band é no cardã independente do freio traseiro....
Ao substituir os tambores por disco na traseira vc apenas vai precisar instalar válvulas equalizadoras na saída do cilindro mestre de freio.. nada mais.....
Denise Ávila
18/03/2015, 16:41
Brigadão Juliano
Sergioporto
18/03/2015, 16:49
Denise...
Não.. o Freio de mão da band é no cardã independente do freio traseiro....
Ao substituir os tambores por disco na traseira vc apenas vai precisar instalar válvulas equalizadoras na saída do cilindro mestre de freio.. nada mais.....
Para isso é necessário eixo flutuante na traseira.
jsuttili
18/03/2015, 17:01
Para isso é necessário eixo flutuante na traseira.
Eixo flutuante? Não precisa.. o Kit de freio a disco é plug and play independente do modelo do eixo...
O meu não é flutuante e troquei ele sem adaptar nada...
Francisco Bicalho
19/03/2015, 07:19
Galera
Só para lembrar a importância de instalar uma cigarra para lembrar o motorista que tem freio de mão à disco de não arrancar com o freio puxado. O sistema fica preso na saída do cardan traseiro e todo interligado à caixa de marchas. Quando você tem um tamborzinho que cede um pouco se o Bandeirante se move, isso de uma certa forma protege a caixa de marchas. Quanto o sistema fica completamente travado com um rotor e pinça e você engrena uma primeira e solta a embreagem, se a ponta da caixa de marchas estiver bloqueada, isso provoca uma torção das engrenagens dentro da caixa de marchas que pode causar sérios danos. Desisti do sistema quando soube de uma pessoa que instalou, e sem querer andou com ela travada umas duas ou três vezes e a caixa desenvolveu um ruído. É só para lembrar que quando você sai com o tambor travado é uma coisa, mas com o disco é mais complicado, por isso é fundamental instalar uma cigarra no painel, a luzinha vermelha não é o suficiente.
Desisti de freio de mão em Bandeirante a uns 10 anos. No lugar dele uso sempre a trava Carneiro e uma ré, que fica trancada atrás do sistema Mul-T-Lock, assim eu junto o útil ao agradável e protejo o carro ao mesmo tempo. A trava Carneiro no meu carro aciona 4 freios à disco, um em cada roda...
Sergio c
19/03/2015, 10:56
Eu não investiria em disco para o freio de mão. O meu, a tambor, mantenho sempre em dia e funciona bem, e além da luz no painel, tenho uma luz vermelha, juntamente com a luz do óleo do motor, no canto esquerdo do sobre painel para ver que está acionado.
Se quisesse, faria com o Francisco, uma trava carneiro, "mata dois coelhos com uma paulada só", além do freio de mão a tambor acionado, marcha ré e o pneu virado p meio fio, não mexe nem querendo heheheh
Denise Ávila
19/03/2015, 11:19
Colegas, só para ficar bem entendido na minha cabeça
Pelo que entendi, posso continuar com o freio de mão original a tambor mesmo trocando o freio traseiro por discos.
Entendi corretamente?
LEONELO FORTINI
19/03/2015, 11:34
Eu não investiria em disco para o freio de mão. O meu, a tambor, mantenho sempre em dia e funciona bem, e além da luz no painel, tenho uma luz vermelha, juntamente com a luz do óleo do motor, no canto esquerdo do sobre painel para ver que está acionado.
Se quisesse, faria com o Francisco, uma trava carneiro, "mata dois coelhos com uma paulada só", além do freio de mão a tambor acionado, marcha ré e o pneu virado p meio fio, não mexe nem querendo heheheh
Olá Sérgio,
É tudo uma questão de ponto de vista. Data vênia, tem muitos aqui no Fórum que tem preferência por freio de estacionamento a tambor e outros por a disco. No meu caso, tirei o tambor e coloquei o Kit a disco. Agora, quando esqueço de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito e logo percebe que o carro está com o freio acionado e não anda mesmo e não danificou nada até hoje. Como eu disse anteriormente, melhoria que eu fiz e valeu cada centavo.
jsuttili
19/03/2015, 11:41
Colegas, só para ficar bem entendido na minha cabeça
Pelo que entendi, posso continuar com o freio de mão original a tambor mesmo trocando o freio traseiro por discos.
Entendi corretamente?
Correto.......
Denise Ávila
19/03/2015, 11:45
Juliano, mais uma vez, brigadão!
Francisco Bicalho
19/03/2015, 15:56
Olá Sérgio,
É tudo uma questão de ponto de vista. Data vênia, tem muitos aqui no Fórum que tem preferência por freio de estacionamento a tambor e outros por a disco. No meu caso, tirei o tambor e coloquei o Kit a disco. Agora, quando esqueço de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito e logo percebe que o carro está com o freio acionado e não anda mesmo e não danificou nada até hoje. Como eu disse anteriormente, melhoria que eu fiz e valeu cada centavo.
Leonelo, entenda que cada vez que você esquece -"de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito" o conjunto da sua caixa de marchas sofre uma torção na primeira marcha e isso pode eventualmente causar um dano mecânico na caixa ou moer um rolamento, como já aconteceu em outros casos. Por isso muita gente opta por não instalar rotor de disco no freio de mão.
ALVARO ANGELO
19/03/2015, 21:33
Eixo flutuante? Não precisa.. o Kit de freio a disco é plug and play independente do modelo do eixo...
O meu não é flutuante e troquei ele sem adaptar nada...
Mesma coisa aconteceu comigo.
Alvaro Angelo
LEONELO FORTINI
20/03/2015, 00:06
Leonelo, entenda que cada vez que você esquece -"de solta-lo e ao colocar o Jeep em movimento, o disco segura muito" o conjunto da sua caixa de marchas sofre uma torção na primeira marcha e isso pode eventualmente causar um dano mecânico na caixa ou moer um rolamento, como já aconteceu em outros casos. Por isso muita gente opta por não instalar rotor de disco no freio de mão.,
Boa noite Francisco,
Quando digo em movimento, quero dizer que quando eu tento vencer a inércia do veículo, é um simples movimento mínimo de ir para frente ou para atrás, onde percebo que o freio de estacionamento está acionado. Agora se eu estiver sem noção ao perceber que o veículo está seguro e eu der continuidade com ele em movimento, posso até entender que irá danificar como vc coloca. O que eu defendo é que o freio a tambor pode ser mantido para aquele que acha que funciona perfeitamente e que deve mantê-lo, porém, acho que o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco. Como eu disse, é uma questão de ponto de vista. Perdoe-me a sinceridade.
Forte abraço Francisco.
Francisco Bicalho
20/03/2015, 07:40
,
Boa noite Francisco,
Quando digo em movimento, quero dizer que quando eu tento vencer a inércia do veículo, é um simples movimento mínimo de ir para frente ou para atrás, onde percebo que o freio de estacionamento está acionado. Agora se eu estiver sem noção ao perceber que o veículo está seguro e eu der continuidade com ele em movimento, posso até entender que irá danificar como vc coloca. O que eu defendo é que o freio a tambor pode ser mantido para aquele que acha que funciona perfeitamente e que deve mantê-lo, porém, acho que o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco. Como eu disse, é uma questão de ponto de vista. Perdoe-me a sinceridade.
Forte abraço Francisco.
Sim, -"o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco", mas pode danificar a sua caixa de marchas.
Leonelo, é exatamente esse 'movimento mínimo' em que o carro não anda nada porque está travado por conta do freio à disco que provoca uma torção nas engrenagens da sua caixa de marchas, você entende?
É um motor diesel de 4 litros com muito torque tracionando um câmbio que está travado na outra ponta. Não é uma questão de 'ponto de vista', é uma questão mecânica que pode causar um problema grave na sua caixa de marchas. Não sei o quanto você entende de mecânica, mas imagine um virabrequim desse motor de 90hp tentando girar um câmbio cheio de rolamentos e engrenagens cônicas delicadas que está bloqueado na saída, é uma situação séria.
Minha recomendação é colocar uma cigarra que faça um ruído alto na cabine quando o freio estiver puxado para que esse 'movimento mínimo' jamais aconteça. Enfim, o recado está dado.
LEONELO FORTINI
20/03/2015, 09:18
Sim, -"o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco", mas pode danificar a sua caixa de marchas.
Leonelo, é exatamente esse 'movimento mínimo' em que o carro não anda nada porque está travado por conta do freio à disco que provoca uma torção nas engrenagens da sua caixa de marchas, você entende?
É um motor diesel de 4 litros com muito torque tracionando um câmbio que está travado na outra ponta. Não é uma questão de 'ponto de vista', é uma questão mecânica que pode causar um problema grave na sua caixa de marchas. Não sei o quanto você entende de mecânica, mas imagine um virabrequim desse motor de 90hp tentando girar um câmbio cheio de rolamentos e engrenagens cônicas delicadas que está bloqueado na saída, é uma situação séria.
Minha recomendação é colocar uma cigarra que faça um ruído alto na cabine quando o freio estiver puxado para que esse 'movimento mínimo' jamais aconteça. Enfim, o recado está dado.
Bom dia Francisco,
Vou providenciar esta cigarra ou algum outro sinal de advertência para o freio de estacionamento quando estiver acionado.
Francisco, vc foi muito esclarecedor. Valeu. Forte abraço- Leonelo
LEONELO FORTINI
20/03/2015, 22:01
[QUOTE=Francisco Bicalho;2255260]Sim, -"o freio de estacionamento é muitíssimo mais eficaz a disco", mas pode danificar a sua caixa de marchas.
Boa noite Francisco,
Hoje no final do expediente passei no meu eletricista e discutimos em colocar um interruptor na alavanca do freio de estacionamento para ativar uma cigarra quando ele estiver acionado.
O eletricista sugeriu que fosse instalado o interruptor na alavanca do freio de mão, com ligação no comutador de ignição, no seu segundo estágio que é o que dá partida ao motor, ou seja, quando a alavanca estiver acionada não se consegue dar partida e quando solta-la, tudo normal.
Achei interessante e disse a ele que bolasse então o esquema e me ligasse para ver o que iríamos fazer.
O interruptor na alavanca do freio já existe. É o que acende a luz do painel. Bem mais simples puxar a cigarra desse fio. Alem disso pode haver situações em que vc queira dar partida com o freio acionado.
LEONELO FORTINI
20/03/2015, 22:59
O interruptor na alavanca do freio já existe. É o que acende a luz do painel. Bem mais simples puxar a cigarra desse fio. Alem disso pode haver situações em que vc queira dar partida com o freio acionado.
Coloquei exatamente isto, e o eletricista me disse que se ocorrer tal situação, segure o carro no pedal de freio e solte o freio de mão, dê partida e acione o de mão novamente. Faz sentido.
Estava me esquecendo, o eletricista se inspirou nesta idéia no Kia Soul, que para ligar o carro tem que debrear.
Instalei o freio a disco com cigarra.
Fotos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
LEONELO FORTINI
22/03/2015, 02:40
Instalei o freio a disco com cigarra.
Fotos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
Bom dia PP5GAS,
Ontem o meu eletricista me ligou para passar em sua oficina para a instalação do interruptor no freio de estacionamento. Fez o suporte e colocou o botão de partida do DKW e ficou muito bom, e na terça feira será dado continuidade na parte elétrica, onde o botão de partida atuará na interrupção no comutador de ignição e colocaremos um interruptor de três seções que funcionará por um lado, direto (ligação normal do motor) e para o outro lado, interrompendo a partida do motor quando o freio de estacionamento estiver acionado.
Com este sinal sonoro (cigarra), a ideia e com todo respeito, não me seduziu, tendo em vista que o sistema acima ora colocado além de ser eficiente, é mais uma dificuldade para a bandidagem.
Agora, não que dizer que o seu sistema não tenha eficácia, é uma questão de opção.
Forte abraço- Leonelo
Sergio c
22/03/2015, 10:10
Dar partida em qualquer veículo com o pedal de freio acionado não teria maiores problemas, mas em casos de trilhas mais pesadas, com o alternador carregando pouco, uso de guincho elétrico e bateria meia ruim, dar a partida com o pedal de freio acionado e quando mais se precisa da energia da bateria, as luzes do freio consomem 21 watts cada, e tem ainda carros com luzes auxiliares de freio, mais consumo ainda.
Em casos extremos, essa energia usada nas lâmpadas do freio podem ser a diferença entre o motor entrar em funcionamento ou ficar empenhado.
LEONELO FORTINI
22/03/2015, 10:29
Dar partida em qualquer veículo com o pedal de freio acionado não teria maiores problemas, mas em casos de trilhas mais pesadas, com o alternador carregando pouco, uso de guincho elétrico e bateria meia ruim, dar a partida com o pedal de freio acionado e quando mais se precisa da energia da bateria, as luzes do freio consomem 21 watts cada, e tem ainda carros com luzes auxiliares de freio, mais consumo ainda.
Em casos extremos, essa energia usada nas lâmpadas do freio podem ser a diferença entre o motor entrar em funcionamento ou ficar empenhado.
É por esse motivos, que o interruptor de três seções ou vias resolveria este problema, ou seja, para um lado da chave a ignição não teria interrupção e por outro lado teríamos a ignição em seu segundo estágio interrompida quando o freio de estacionamento estivesse acionado.
LEONELO FORTINI
23/03/2015, 23:39
Boa noite Sérgio,
Estive no eletricista por volta das 16:00h para terminar a ligar do interruptor no fio de partida do comutador de ignição, e ficou assim:
1) Foi utilizado uma chave de luz (marca Marília)/interruptor de 2 puxadas e 4 terminais e ficou bem malocado e de fácil acesso;
2) Posição desligado ou neutro ( tem contato, más não dá partida);
3) Primeiro estágio ou primeira puxada ( tem contato e alavanca do freio de estacionamento acionada não dá partida e soltando, partida na hora);
4) Segundo estágio ou segunda puxada ( tem contato e partida, como se não tivesse feito nenhuma alteração).
Gostei muito, que além da segurança da caixa de marcha, posso utilizar a posição neutro como segurança contra vagabundos que querem levas nossas Bands. É mais uma dificuldade.
Bom dia PP5GAS,
Ontem o meu eletricista me ligou para passar em sua oficina para a instalação do interruptor no freio de estacionamento. Fez o suporte e colocou o botão de partida do DKW e ficou muito bom, e na terça feira será dado continuidade na parte elétrica, onde o botão de partida atuará na interrupção no comutador de ignição e colocaremos um interruptor de três seções que funcionará por um lado, direto (ligação normal do motor) e para o outro lado, interrompendo a partida do motor quando o freio de estacionamento estiver acionado.
Com este sinal sonoro (cigarra), a ideia e com todo respeito, não me seduziu, tendo em vista que o sistema acima ora colocado além de ser eficiente, é mais uma dificuldade para a bandidagem.
Agora, não que dizer que o seu sistema não tenha eficácia, é uma questão de opção.
Forte abraço- Leonelo
Realmente, em certas ocasiões aquela cigarra estridente é um pesadelo. :freaking:
Mas no meu caso é um mal necessário. Nunca lembro de baixar o freio.
Abraço
LEONELO FORTINI
24/03/2015, 22:21
Realmente, em certas ocasiões aquela cigarra estridente é um pesadelo. :freaking:
Mas no meu caso é um mal necessário. Nunca lembro de baixar o freio.
Abraço
Caro PP5GAS,
Honestamente, o sistema que adotei anteriormente postado, é tudo de bom, SEGURO. Consulte o seu eletricista e não cheguei a gastar R$.100,00 com material e mão de obra. O sistema é muito simples e eficaz.