PDA

Ver Versão Completa : Qual melhor câmbio???



Mozer
27/11/2004, 18:45
Pessoal,

Qual seria o melhor cambio dentre os originais do Jeep.
3 marchas 1 seca
3 marchas 1 sicronizada
4 marchas

Estou com minha caixa, 3 marchas 1 seca, com a ponta do entalhado desgastado e tambem o buraco do eixo piloto onde trabalham os roletes.
Estou medindo entre trocar de caixa ou reformar a minha que esta roncando bastante e escapando a segunda.

Grande abraco do amigo Eduardo!!!

leopoldo
27/11/2004, 19:06
O + resistente cambio de jeep é o 4 marchas do 4 cilindros OHC /Rural /F-75 / Maverick/ F-100 - não é o 4 marchas do 6 cilindros da rural - e, para colocar no jeep com motor hurricane, é só trocar o piloto longo pelo curto e quem tinha este piloto era a agromotor.

Os dentes do piloto são mais "fortes" e as engrenagens em geral são as mais novas quando comparada com as dos velhos jeeps.

Preste também atenção que o carretel e a engrenagem da 2º ou 3º também são diferentes do 4M da rural

Quanto às buchas, roletes e rolamentos, é igual.

Thiago Serpa
27/11/2004, 19:53
[quote="leopoldo"]O + resistente cambio de jeep é o 4 marchas do 4 cilindros OHC /Rural /F-75 / Maverick/ F-100 -

Leopoldo quebrando mais um paradigma... :shock: :D

Eu sempre ouvi dizer que o cambio mais forte era o de três marchas... :oops: :roll: :cry: (pelo menos aqui em CG)
Tem algum motivo pro povo gostar tanto desse cambio ou seria apenas saudosismo?
[]´s curiosos

leopoldo
27/11/2004, 21:35
Tenho ótimas explicações para isso:

1º- como era um cambio mas novo, era mais caro e menos disponível.
2º- como era para o 4 cilindros OHC, tinha como projeto um piloto + comprido o que certamente era um problema na adaptação num jeep de 6 cilindros BF ou 3.0.
3º- como era difícil achar uma tampa para o 4 M, certamente era + um problema.

Assim, o saudosismo é na verdade um reflexo da dificuldade de achar um cambio completo para por no jeep. Mas esse cambio tem a vantagem de ter a 1º marcha mais curta, de 2,79(3 M), 2,97(4M do 6 cilindros) para 3.57(4cilOHC) o que abriria a possibilidade de colocar um (não....dois) jogo(s) coroa-pinhão, mais longo, o que naturalmente seria uma vantagem para uns.

Mozer
27/11/2004, 23:05
Me pediram 800 dinheiros num cambio de maverick 4 marchas ja adaptado para o jeep. O cara me alegou que so a tampa custa 600.

Pro meu cambio 3m ficar novo gasto 500.

O que acham???

Théo_Augusto
28/11/2004, 11:18
Concordo com o Leopoldo.

Acho o cambio original do jeep 4c (>76) um excelente cambio. Possuo um jeep 79 que tinha motor de ranger 4c 99 e por dois anos de muitas trilhas e competições (transparanás, inclusive) nunca me deu problema...

Abraços
Théo

Vinicius Cruz
28/11/2004, 11:56
Nao tenho nenhum argumento tecnico pra justificar, mas eu sempre ouvi falar que dentre os cambios que sairam no jeep o melhor era o 3 sincronizado.

Pq vc nao troca por um de c-10?

Abracos.

proença
28/11/2004, 12:11
pessoALL, posso falar com base em experiência própria
usava o câmbio original 3 marchas e apesar do eterno upgrade, ele vivia encavalando e tendo aqueles problemas q todos já conhecem
quando troquei o motor por um AP surgiu outra dificuldade
como esse motor é de alto giro, pra sair em primeira tinha que dar uma "queimadinha" na embreagem
então troquei pelo 4 marchas da F75, pois sabia que a primeira deste câmbio é mais reduzida
paguei $100 no câmbio (achei jogado num ferro velho) e $50 na tampa (num sítio que o cara tinhas umas F75 dissolvendo no tempo)
ficou jóia: como a primeira é bem reduzida, não precisa queimar embreagem e na trilha só uso a terceira e muito raramente a segunda
tb nunca encavalou

[ ]´s

KINHO
28/11/2004, 12:27
Meu jipe é 3M 1ºsincronizada, mas eu prefiro o de 4M. Conversei com o pessoas mais antigas, e todos eles disseram que o 4M é melhor, o 3M a ré vive escapando.

proença
28/11/2004, 12:36
Kinho
será que fresar a engrenagem do câmbio, no caso a da ré e encher o dente da tampa n resolve?
é algo simples e que vai solucionar o seu problema

[ ]´s

Thiago Rodeghel
28/11/2004, 13:31
Sempre me falaram que o câmbio T-90 seria o mais forte :roll: (3m 1ªseca). O meu só quebrou a 1ª e 2ª, pq faltou óleo :roll: ... relaxo mesmo :P . Mesmo assim as engrenagens não azularam, e conseguia andar com ele em 3ª reduzida :shock: ... Não arrumei pq ia colocar um clark 5m 8)

Agora fiquei mais tranquilo com a dica do Proença, o meu clark 5m é ainda mais reduzido a 1ª 4,01, comparado com a do Jeep 4m. Espero que fique bom no meu AP tbm :D

[s]

elcio
28/11/2004, 15:09
devo confessar que a resposta do Leopoldo me deixou surpreso.
eu so parei de ter problemas com caixa de cambio (willys) depois que troquei por c-10.
ja tava cansado de gastar dinheiro com retifica de caixa.
ja to com a minha ha 4 anos e nunca mais foi aberta, apenas troco o oleo.
e rodo sem problemas desde entao.

[] s

proença
28/11/2004, 16:34
Sempre me falaram que o câmbio T-90 seria o mais forte :roll: (3m 1ªseca). O meu só quebrou a 1ª e 2ª, pq faltou óleo :roll: ... relaxo mesmo :P . Mesmo assim as engrenagens não azularam, e conseguia andar com ele em 3ª reduzida :shock: ... Não arrumei pq ia colocar um clark 5m 8)

Agora fiquei mais tranquilo com a dica do Proença, o meu clark 5m é ainda mais reduzido a 1ª 4,01, comparado com a do Jeep 4m. Espero que fique bom no meu AP tbm :D

[s]

uma ressalva:
esse câmbio clark 5 marchas é muito longo pro AP
talvez fique bom num 4.1 mas em AP vc quase nem vai usar a quinta
tenho um colega que tá com AP+Clark 5 marchas e acontece isso
realmente as três primeiras são ótimas com AP e a quarta toca bem na estrada
mas a quinta, mesmo no asfalto, basta encarar uma subida light ou um topezinho que vc já tem quem reduzir pra quarta
me recordo que mesmo as A-20 e os Opalas que tinham esse motor usavam câmbio 4 marchas
espero n ter complicado

[ ]´s

Thiago Rodeghel
28/11/2004, 17:01
uma ressalva:
esse câmbio clark 5 marchas é muito longo pro AP
talvez fique bom num 4.1 mas em AP vc quase nem vai usar a quinta
tenho um colega que tá com AP+Clark 5 marchas e acontece isso
realmente as três primeiras são ótimas com AP e a quarta toca bem na estrada
mas a quinta, mesmo no asfalto, basta encarar uma subida light ou um topezinho que vc já tem quem reduzir pra quarta
me recordo que mesmo as A-20 e os Opalas que tinham esse motor usavam câmbio 4 marchas
espero n ter complicado

[ ]´s

Não complicou nada Proença :D

Mas as vezes nem só no AP é preciso reduzir de 5ª para 4ª, na estrada... Tem gente com baita motores diesel que fazem isso :roll:

O que interessa mesmo para nós é as 3 primeiras mesmo... 4 e 5ª só na estrada 8) . Outra coisa que me fez comprar esse clark foi o preço 8) E que ele aguenta bem diversos motores 8)

[s]

Mozer
28/11/2004, 22:47
No meu caso uso motor GM 151. Para instalar o cambio do maverick 4cc preciso apenas do piloto curto, ou necessita mais adaptacoes???

Quanto posso pagar num cambio desses pronto pra instalar?

proença
28/11/2004, 23:44
só o piloto
a caixa e as furações são as mesmas da caixa de 3 marchas
porém a tampa é um pouco maior e dependendo do jipe precisa aumentar o tamanho do buraco onde passa a alavanca

[ ]´s

leopoldo
29/11/2004, 08:17
devo confessar que a resposta do Leopoldo me deixou surpreso. eu so parei de ter problemas com caixa de cambio (willys) depois que troquei por c-10.


hehehe...Elcio, estava falando só dos cambios do jeep, no jeep, com motor de Jeep. Porque foi isso que nosso colega perguntou.

Lógico que ele sabe que existem outras opções , mas sãos adaptações, embora possam ser muito melhores por ter engrenagens mais fortes e até overdrive.

Bom, overdrive, até o jeep pode ter no cambio original ............ é só trazer uma Saturn da Advance Adapters.

Aurélio
29/11/2004, 08:26
Tenho ótimas explicações para isso:

(...) o que abriria a possibilidade de colocar um (não....dois) jogo(s) coroa-pinhão, mais longo, o que naturalmente seria uma vantagem para uns.

Leopoldo,

Qual relação você indicaria para o conjunto OHC com câmbio 4 marchas original do Jeep?
E, porque vantagem para uns?

[]'s curiosos

leopoldo
29/11/2004, 08:39
Isso depende do tamanho do pneu que vai se usar.

Vantagem?

Por que pode-se escolher algum jogo mais longo de coroa-pinhão, assim o jeep pode ficar mais economico em estrada; melhor ainda se for um 6 cilindros.

Agora, para quem quer rockcrawling, pode se reduzir mais o jeep pois pode-se usar, acima do 4,89:1 as relações 5,38:1 ou 5,88:1.

Aurélio
29/11/2004, 14:45
Leopoldo,

Obrigado por responder.
No Woody uso o 7.50x16 e no up-grade, devo manter esse tamanho, só que colocando um radial ( talvez o Wrangler 235x85 R16 ).

[]'s pensando numa relação mais longa e com economia da estrada :wink:

Mozer
29/11/2004, 21:16
A engrenagem de saida da caixa de marchas para a reduzida, do 3 marchas 1seca serve no 4 marchas do maverick???

LuizCarlos
30/11/2004, 15:50
Isso depende do tamanho do pneu que vai se usar.

Vantagem?

Por que pode-se escolher algum jogo mais longo de coroa-pinhão, assim o jeep pode ficar mais economico em estrada; melhor ainda se for um 6 cilindros.

Agora, para quem quer rockcrawling, pode se reduzir mais o jeep pois pode-se usar, acima do 4,89:1 as relações 5,38:1 ou 5,88:1.

E ai Leopoldo! Blz?

Com a sua experiencia eu tenho um motor 6cc BF-161 e caixa de 3 marchas sincronizadas, minha relação cora/pinhão é 43/9, pneus 750/16.
Tenho reparado que minha saida é muito fraca, qualquer subida media tenho que reduzir o danado!! Mais quando o bixo embala, sai da frente!!
Mais eu acho que jeep não foi feito para correr, bom pelo menos o meu!!
Acho que a ideia principal e vencer obstaculos e brincar com a força do jeep. Vc acha interesante trocar a relação ou t-case 4m?? Em um melhor conjunto!! Lembrando que futuramente o jeep pode ganhar um jogo de pneus 32". :wink:

Abraço,

Luiz

leopoldo
30/11/2004, 17:19
Se fosse meu, esse jeep estaria com:

33x12.5x15 , relação 44/9 e cambio 4 marchas do OHC. É um bom compromisso força/velocidade.

se for para pegar + estrada que terra usaria relação 4,27:1

se for usar para puro fora de estrada deixaria a relação original 5,38:1

Dryoffroad
30/11/2004, 22:01
Com a sua experiencia eu tenho um motor 6cc BF-161 e caixa de 3 marchas sincronizadas, minha relação cora/pinhão é 43/9

Luiz, por favor me informe onde posso encontrar uma relacao coroa/pinhao 43/9 acredito que nao foi fabricada ainda, acho que voce contou errado ou entao a coroa esta com carie e perdeu um dente pois a relacao do CJ original e 44/9 ou 43/8.


Vc acha interesante trocar a relação ou t-case 4m??

Mais uma duvida T-CASE do Willys e a DANA T-20 e somente faz o trabalho de 4x2 e 4x4 reduzido e em alguns casos 4x4 normal e tambem 4x2 reduzido, bastando para fazer funcionar o 4x2 reduzido (nao recomendado) uma pequena modificacao na T-CASE DANA T-20, sera que voce se enganou novamente ou ja encontramos para instalar no jipe uma T-CASE 4M.

Dryoffroad
30/11/2004, 22:06
A engrenagem de saida da caixa de marchas para a reduzida, do 3 marchas 1seca serve no 4 marchas do maverick??? Mozer voce tem um Maverick 4x4 ou esta querendo utilizar a caixa de 4 marchas do Maverick (trocando a arvore secundaria, mais conhecida como eixo entalhado e retirando o flange retentor do rolamento da arvore secundaria, vulgo rabeta) para instalar no Jipe







Nao quero criar caso somente estou colocando um pouco de humor no comentario

Mozer
30/11/2004, 23:03
Desculpe se nao fui claro Dryoffroad, o lance eh que tenho um jeep 3 marchas 1 seca e pretendo instalar um cambio 4 marchas moderno, porem so tenho achado o do maverick, que eh claro nao eh 4x4, pergunto apenas quais a modificacoes necessarias para instalar no meu jeep. Sei que tenho que trocar o eixo piloto. Entaum teria que trocar o secundario tambem???

leopoldo
30/11/2004, 23:03
A engrenagem de saida da caixa de marchas para a reduzida, do 3 marchas 1seca serve no 4 marchas do maverick???

Não. O entalhado é diferente.

leopoldo
30/11/2004, 23:06
Mais uma duvida: T-CASE do Willys é a DANA T-20

Não. a carcaça é DANA 18.

A DANA 20 é diferente e não foi usada no Brasil.

Ronaldo B.
01/12/2004, 07:29
No meu caso uso motor GM 151. Para instalar o cambio do maverick 4cc preciso apenas do piloto curto, ou necessita mais adaptacoes???

Quanto posso pagar num cambio desses pronto pra instalar?

Mozer,

Eu comprei um câmbio de Maverick fazem uns 4 meses e paguei R$ 500,00, mas não estava adpatado para o jeep, tive que trocar o eixo piloto e a tampa, aí foi mais uns R$ 400,00, fora a mão de obra.

A vantagem que eu vi em comprar um câmbio de Maverick foi o estado de conservação dele, o mecânico fez uma revisão geral no câmbio antes de instalar e quando foi aberto estava muito bem conservado e não pecisou nem frezar nenhuma engrenagem. Antes de comprar esse câmbio, tinham me pedido R$ 1.300,00 por um câmbio 4 marchas revisado à base de troca em uma loja, acabei não gastando tudo isso e ainda fiquei com o câmbio de 03 marchas que tava na viatura.

O câmbio eu comprei em uma loja chamada Landauto aqui em Sampa, o link vai abaixo, gostei da loja, tem muita coisa interessante prá Landau, Maverick, Toyota, Rural, etc... se você ligar lá fala com o Cláudio que foi quem me vendeu o câmbio, o cara é gente fina e bom de negócio.

http://www.landautopecas.com.br/principal.html

[]´s

leopoldo
01/12/2004, 08:51
É uma ótima loja de peças.

Foi de lá que saíram as peças do V8 para montar meu jeep.

Ronaldo B.
01/12/2004, 09:39
É uma ótima loja de peças.

Foi de lá que saíram as peças do V8 para montar meu jeep.

Leopoldo,

A Landauto só tem um grave problema.... é duro ir lá e resistir à vontade de comprar um monte de coisas, como por exemplo, um motor V-8, um diferencial, um câmbio, etc..etc....... é só dar uma olhada em volta e já começam as idéias, e hajam latinhas mas também acho a loja muito boa e o atendimento é muito bom também.

Sem querer fazer propaganda de graça, mas quando fui procurar o câmbio para o meu jeep, eles tinham um câmbio já fora do carro e o Claudio que foi quem me atendeu se ofereceu para tirar o câmbio de mais dois mavericks que estavam lá caso eu não achasse que o câmbio que ele estava me oferecendo estivesse bom. Nem sempre a gente acha pessoas com boa vontade assim, e ainda me deu um desconto legal na hora de fechar o negócio. E o melhor... é perto da minha casa !!!

Abraço

LuizCarlos
01/12/2004, 11:34
Com a sua experiencia eu tenho um motor 6cc BF-161 e caixa de 3 marchas sincronizadas, minha relação cora/pinhão é 43/9

Luiz, por favor me informe onde posso encontrar uma relacao coroa/pinhao 43/9 acredito que nao foi fabricada ainda, acho que voce contou errado ou entao a coroa esta com carie e perdeu um dente pois a relacao do CJ original e 44/9 ou 43/8.

Realmente coloquei errado!! rsrsr


Vc acha interesante trocar a relação ou t-case 4m??

Mais uma duvida T-CASE do Willys e a DANA T-20 e somente faz o trabalho de 4x2 e 4x4 reduzido e em alguns casos 4x4 normal e tambem 4x2 reduzido, bastando para fazer funcionar o 4x2 reduzido (nao recomendado) uma pequena modificacao na T-CASE DANA T-20, sera que voce se enganou novamente ou ja encontramos para instalar no jipe uma T-CASE 4M.

Não só vc vai encontrar como sairam de fabrica com 4m!! Mais se é DANA DANADA para dar problema não sei não!!!! :D

LuizCarlos
01/12/2004, 11:46
Se fosse meu, esse jeep estaria com:

33x12.5x15 , relação 44/9 e cambio 4 marchas do OHC. É um bom compromisso força/velocidade.

se for para pegar + estrada que terra usaria relação 4,27:1

se for usar para puro fora de estrada deixaria a relação original 5,38:1

Essa 5,38:1 é a 43/8??

Dryoffroad
01/12/2004, 12:35
Com a sua experiencia eu tenho um motor 6cc BF-161 e caixa de 3 marchas sincronizadas, minha relação cora/pinhão é 43/9

Luiz, por favor me informe onde posso encontrar uma relacao coroa/pinhao 43/9 acredito que nao foi fabricada ainda, acho que voce contou errado ou entao a coroa esta com carie e perdeu um dente pois a relacao do CJ original e 44/9 ou 43/8.

Realmente coloquei errado!! rsrsr


Vc acha interesante trocar a relação ou t-case 4m??

Mais uma duvida T-CASE do Willys e a DANA T-20 e somente faz o trabalho de 4x2 e 4x4 reduzido e em alguns casos 4x4 normal e tambem 4x2 reduzido, bastando para fazer funcionar o 4x2 reduzido (nao recomendado) uma pequena modificacao na T-CASE DANA T-20, sera que voce se enganou novamente ou ja encontramos para instalar no jipe uma T-CASE 4M.

Não só vc vai encontrar como sairam de fabrica com 4m!! Mais se é DANA DANADA para dar problema não sei não!!!! :D

Desculpe a minha ignorancia mas acredito que, quando se diz T-Case refere-se a caixa de transferencia e me digam se estiver tao enganado.

Qual e a T-CASE 4M.


****Errata: Realmente tem a 43/9 ( F-100 4 cilindros )


So um pouco mais de pilha

LuizCarlos
01/12/2004, 12:42
Mais uma duvida: T-CASE do Willys é a DANA T-20

Não. a carcaça é DANA 18.

A DANA 20 é diferente e não foi usada no Brasil.

Dryoffroad,

Conforme nosso amigo Leopoldo disse!! Acima ref. ao DANA!!

Mais os cambios, Caixa ou t-case 4m sairam nos jeep ford no Brasil no
modelo CJ5 motor OHC 4cc!!

Valeu!!

andretomasi
01/12/2004, 13:15
LuizCarlos,

Caixa (ou câmbio, caixa de marchas, etc) é uma coisa, é onde estão as marchas, e t-case (ou caixa de transferência) é outro componente, responsável pela reduzida e/ou 4x4.

PS: Divide 43 por 8 = 5,38 :wink:

[ ]´s

leovalle
01/12/2004, 18:14
Todas as minhas respostas "técnicas" no fórum não se baseiam e manuais, lendas, opiniões profissonais ou de revistas especializadas.

Baseio-me sempre na física, ou melhor, força física. Tudo que posto de informação é baseado nos testes que já efetuie. A melhor caixa para trilha pesada comparando-se as de 3 e 4 marchas originais dos CJs é a de 3M 1ª seca. A 3M 1ª sincronizada é fumo. A 4M é muito boa, mas em robustês não se compara. Sua única vantagem é a relação 1ª/2ª ser mais coerente (próxima), desvantagens vão desde a maior número de peças pra quebrar e peças mais caras na hora da compra.

Todos aqui são jipeiros, eu imagino e a grande maioria que hoje não tem um CJ, já teve, então com certeza comungam de minha opinião. Se ainda resta dúvida, ligue para todas oficinas que conhece especializada em CJ como um anônimo e pergunte a opinião do seu mecânico, depois poste aqui.

Agora se quiserem viajar em me disseram, sou engenheiro da nasa, meu pai é dono da dana ou segundo oswald de souza, fique a vontade.

Deixo só um lembrete: - o Velociraptor está comigo tem 3 anos, fiz simulado do 1º ao 4º ET, só faço trilha pesada e corri o 1º Superação e recentemente o 5°ET e até hoje ZERO MANUTENÇÃO e quem me conhece sabe que não sou nada cuidadoso.

[]'s

Mozer
01/12/2004, 23:04
Valeu Ronaldo, agora ficou mais claro pra mim!!!!

Me ofereceram uma 4 marchas de Maveco ja revidada e adaptada por 800,00. Acha entaum que posso pagar o preco que vale a pena???

Obrigado a todos que responderam as perguntas aqui postadas.

leopoldo
01/12/2004, 23:58
..... A melhor caixa para trilha pesada comparando-se as de 3 e 4 marchas originais dos CJs é a de 3M 1ª seca

Pois é Leo.

Para você ver que experiência pessoal de vez em quando dá resultados diferentes:

Das caixas que eu usei no jeep já com motor V8, a única caixa que durou mais de mês foi a 4 marchas do 4 cilindors OHC.

Na caixa de 3 marchas ou 4 marchas do 6 cilindros quebrava o piloto em 1 semana.....E não é que era piloto emendado não. Como os pilotos originais já eram raros nas lojas, peguei uns 8 pilotos de 6 canecos e + uns de 4 canecos emprestado de algumas pessoas e descobri - num teste magnaflux - que todos os pés de dentes apresentavam microfissuras de fadiga. Muito pequenas mas, no V8 abriam em 1 semana. Então, depois da 3º caixa com dentes estraçalhados, abri mão dessas caixas.

Já com o piloto do 4 cilindros OHC, por ter um perfil de dente mais espesso e mais baixo, todos que eu examinei estavam OK. E foi esse cambio que conseguí usar um tempo até desistir, também quebrava, afinal essas caixas não são para isso e, definitivamente instalei o automático.


A minha recomendação então é colocar a caixa do OHC inclusive por ser uma caixa beeem mais nova, no geral, embora voce tenha razão.....+ peças.....+ caro......maior a probabilidade de quebra.

leovalle
02/12/2004, 09:58
..... A melhor caixa para trilha pesada comparando-se as de 3 e 4 marchas originais dos CJs é a de 3M 1ª seca

Pois é Leo.

Para você ver que experiência pessoal de vez em quando dá resultados diferentes:

Das caixas que eu usei no jeep já com motor V8, a única caixa que durou mais de mês foi a 4 marchas do 4 cilindors OHC.

Na caixa de 3 marchas ou 4 marchas do 6 cilindros quebrava o piloto em 1 semana.....E não é que era piloto emendado não. Como os pilotos originais já eram raros nas lojas, peguei uns 8 pilotos de 6 canecos e + uns de 4 canecos emprestado de algumas pessoas e descobri - num teste magnaflux - que todos os pés de dentes apresentavam microfissuras de fadiga. Muito pequenas mas, no V8 abriam em 1 semana. Então, depois da 3º caixa com dentes estraçalhados, abri mão dessas caixas.

Já com o piloto do 4 cilindros OHC, por ter um perfil de dente mais espesso e mais baixo, todos que eu examinei estavam OK. E foi esse cambio que conseguí usar um tempo até desistir, também quebrava, afinal essas caixas não são para isso e, definitivamente instalei o automático.


A minha recomendação então é colocar a caixa do OHC inclusive por ser uma caixa beeem mais nova, no geral, embora voce tenha razão.....+ peças.....+ caro......maior a probabilidade de quebra.

Concordo em tudo com você Leopoldo, mas como disse a posição é para uso com motor original Willys ou Ford. Mudou motor é buscar caixas mais fortes por que aí a 3Mseca a 3Msincronizada e 4M passam a ser todas fumo. Nesse caso, a que mais recomendo pra uso pesadíssimo é a 5M Clark da D-20

[]'s

Ronaldo B.
06/12/2004, 07:29
Valeu Ronaldo, agora ficou mais claro pra mim!!!!

Me ofereceram uma 4 marchas de Maveco ja revidada e adaptada por 800,00. Acha entaum que posso pagar o preco que vale a pena???

Obrigado a todos que responderam as perguntas aqui postadas.

Mozer,

O preço está bom, mas precisa ver se a caixa está boa também. O problema é que câmbio quando dá problema, mão de obra e peças são caras e se o cara a te empurrar um câmbio meia boca e te der garantia de 03 meses, provavelmente nem vai dar tempo de perceber se o câmbio está ou não em boas condições e quando der problema, provavelmente já acabou a garantia e aí é prejuízo na certa, por isso eu preferi comprar um câmbio do maverick que normalmente você encontra em bom estado e pedir para um mecânico de confiança fazer o serviço de revisão e adaptação, ficou um pouco mais caro, mas até agora não tive problemas.

Seria bom se você pudesse pedir pra um mecânico de confiança dar uma olhada nesse câmbio porque o preço tá bom.

[]´s

dickvigarista
26/08/2005, 20:16
:D Tenho motor BF-161 com cx 3m( 1a seca) como o eixo piloto na revisão aparececeu soldado e trincado tive que troca-lo, mas não encontro sobresalente. Surgiu uma cx. 4m maveco, mas gostaria de saber as modificações que devem ser feitas, inclusive para T-case. Valeu :concordo: :stop:

carlos andreto
26/08/2005, 22:14
Leopoldo,

Obrigado por responder.
No Woody uso o 7.50x16 e no up-grade, devo manter esse tamanho, só que colocando um radial ( talvez o Wrangler 235x85 R16 ).

[]'s pensando numa relação mais longa e com economia da estrada :wink:e ai pessoal alguem ja ouviu falar de adpatar a caixa de chevette no jeep 6cc

carlos andreto
26/08/2005, 22:17
e ai pessoal alguem ja ouviu falar da caixa do chevette no jeep 6cc

carlos andreto
29/08/2005, 21:07
e ai pessoal
Ja ouvirao falar da caixa do chevette 5m no jeep

mcoimbra
30/08/2005, 10:52
Olá Pessoall,

tenho um CJ3-A 51 com motor de opala 4CC e câmbio do jeep 4 marchas e a relação é 8/43.

Desse jeito o jeep fica de 4ª marcha a 60 km gritando já, qual seria a melhor opção?

trocar a relação pra 9/44 ou colocar o câmbio da C-20 5 marchas? Me disserem q seu colocar esse câmbio nunca mais vou ter problemas e vai melhorar demais na economia. E na trilha vai resolver?

abraços

valmor
22/09/2005, 14:34
Encontrei um cambio 4 m de F100 ( ???)
Tenho motorização opala 4cc c/ cambio 3 m.

Qual adaptaçao tenho que fazer se comprar este cambio ????

Ronaldo B.
22/09/2005, 16:17
Desse jeito o jeep fica de 4ª marcha a 60 km gritando já, qual seria a melhor opção?

trocar a relação pra 9/44 ou colocar o câmbio da C-20 5 marchas? Me disserem q seu colocar esse câmbio nunca mais vou ter problemas e vai melhorar demais na economia. E na trilha vai resolver?



Coimbra,

EU uso no CJ o mesmo motor e câmbio que vc, porém com relação 9/44 e não tenho problemas, não sei qual pneu vc está usando, eu uso 33x12,5x15 e isso também faz um pouco de diferença e ando na estrada sem problemas entre 80 e 90km/h, mas é normal ouvir o barulho do diferencial, o que pode dar essa impressão que vc tem. Com o câmbio 5 marchas a economia vai ser na estrada com o uso da 5ª marcha que se não me engano tem a relação de 1:0,89 enquanto que a 4ª marcha do CJ tem a relação 1:1. Na trilha, com o uso da reduzida, acredito que a diferença não vai ser grande.

[]´s

valmor
22/09/2005, 18:40
Como diferenciar , sem abrir ..é claro , o cambio 4 do willys do cambio 4 m da rural ????
Já que a relaçao deles é bem diferente ....

Tenho o cambio 3 m. Se colocar o cambio 4 m , willys , tem que adaptar alguma coisa ? é plug&play ???

Carlos ZN
22/09/2005, 18:52
Olá Amigos,

Não querendo jogar areia, mas acabei de fazer um cambio de 4 m Willy, gastei uma bala para ficar zerado e recebi a noticia que não vai durar muito, por não existir peças originais e as paralelas são de má qualidade.
Em resumo não vale fazer cambio 3 ou 4 marchas do Willys e sim adapitar outro.

valmor
22/09/2005, 19:09
Olá Amigos,

Não querendo jogar areia, mas acabei de fazer um cambio de 4 m Willy, gastei uma bala para ficar zerado e recebi a noticia que não vai durar muito, por não existir peças originais e as paralelas são de má qualidade.
Em resumo não vale fazer cambio 3 ou 4 marchas do Willys e sim adapitar outro.

é complicado ....

To com o 3 m ( motor opala 4 cc), queria substitui-lo pois a 1º dele é muito ruim .... ( fraca ..) Mas as opçoes sao poucas...e caras !!! Queria "adaptar" o menos possivel por nao ter um mecanico experiente pra botar a mão nele ja que o jeep fica no interior....
estou entre:

- 4 m willys ( parece que é plug&play mas a resistencia .......)
- cambio chevete ( requer adaptação , não li muitos relatos a respeito de quem usou e ralou c/ ele ...) e
- 260F ( requer adaptação , 20 cm maior ... e é caro $$$$).

Qual as vantagens e desvantagens de cada um ?

Conto c/ a experiencia dos amigos e principalmente a opinião de quem usa estes cambios !

[]´s

Valmor

Pedro Freitas
22/09/2005, 19:58
Prefiro continuar com o meu 3m até acabar... nem vou gastar com reparos, assim que acabarvou fazer uma adaptação! Estou satisfeito com o cambio original mesmo.
Só tenho dúvidas nas relações... ainda não axei uma relação boa pra fazer trilha com pneus 35" alguem ai tem ela prota na manga?

[]'s

Luciano de Castro
26/09/2005, 19:42
Valmor,
Depois de fazer meu câmbio 3m 1ª sincronizada duas vezes em um ano, adaptei um câmbio de C10 3m, e ficou uma bost. A tampa original tem os bracinhos para os tirantes da alavanca na coluna de direção, então, para passar a alavanca de marcha para baixo, ou se adapta essa tampa, e aí fica pegando no calcanhar, ou adapta uma alavanca com trambulador (R$250,00), e dá um pouquinho mais de espaço.
Minha experiência não foi boa, gastei uma grana, e o câmbio escapa 2ª, a 1ª está difícil de engatar, e a ré arranha.
Me arrependi de não ter comprado um câmbio de C20 4m (900,00 a 1.400,00) ou 5m (1.500,00 a 2.400,00) mais o kit da DEEP-TEC (700,00). Fica caro, mas acho a melhor solução.S pudesse voltar atrás...
Boa sorte!
Lula

Marcos ET
28/09/2005, 00:57
PessoALL, só pra completar a polêmica (se é q existe):

novamente falo, uso o cambio 3m do jeep (1ª seca) e tenho o mesmo jeep desde 1979... bom, até hoje o cambio só foi aberto uma vez pra manutenção (troca dos anéis) em 1997 e uma vez para trocar a ponta do eixo piloto (pois em 2002 troquei o motor Continental pelo motor GM 151).... continua firme, mesmo depois de mais de vinte anos usando pneus 750x16 e agora 235x85x16......

nao sou o cara mais radical na hora da trilha, mas tbem nao tenho um pé muito leve... já consegui quebrar cruzeta do cardan, quebrar a chaveta (sim, meu eixo é original...) do cubo de roda traseiro... mas o cambio tá la sem problema algum...... marchas macias, nao encavala e nem escapa.......

será que sou iluminado? hehehehe

Luciano de Castro
28/09/2005, 23:12
Marcos,
Será que seu câmbio abençoado é de jipe americano, quem sabe M38, M38 A1 ou M606?
São câmbios muuuuuito superiores às engrenagens nacionais, principalmente essas porqueiras atuais.
Quanto ao câmbio C10 3m, depois dos acertos, tem me dado algumas alegrias.
Lula

Guilac
21/08/2006, 07:09
Bom dia,possuo um Willys 1965, 6cc,caixa seca de 3 marchas.Há 1 ano,troquei todas as peças.Atualmente,quando o motor esquenta,as marchas arranham demais para entrar,nem parece que está se usando a embreagem.Com o motor frio,não acontece.Já me falaram de se usar outras caixas,pois esta dá muito problema.Voces poderiam me dizer qual possui melhor custo-beneficio??Já li várias opiniões aqui(C-10 e Chevette),mas poderiam me ensinar como faço passo a passo?Por ex:Compro uma caixa de Chevette e depois??Muito obrigado,Guilherme

Ricardo recuperg
30/08/2006, 14:47
Todos são bons, o problema é a que tipo de motor ele será usado, para um motor original use 4 marchas c/ 16 dentes no eixo piloto e 35 dentes no carretel, aliado á uma boa regulagem e componentes de qualidade e não deixando faltar óleo ( sempre vai um pouco p/ a transferencia ) é uma beleza

valmor
30/08/2006, 21:09
Bom dia,possuo um Willys 1965, 6cc,caixa seca de 3 marchas.Há 1 ano,troquei todas as peças.Atualmente,quando o motor esquenta,as marchas arranham demais para entrar,nem parece que está se usando a embreagem.Com o motor frio,não acontece.Já me falaram de se usar outras caixas,pois esta dá muito problema.Voces poderiam me dizer qual possui melhor custo-beneficio??Já li várias opiniões aqui(C-10 e Chevette),mas poderiam me ensinar como faço passo a passo?Por ex:Compro uma caixa de Chevette e depois??Muito obrigado,Guilherme

Amigo , entre em contato c/ o DIAS aqui do forum. O cara é expert no assunto e ja fabricou e vendeu varias flanges de adaptação "clarkette" ( cambio chevette ).

[]´s

Alvaro Pereira
02/09/2006, 21:20
A todos que se interessar eu comprei com o dias a flange para colocar uma cx de chevett no meu jeep, pois não existe praga maior que a cx do jeep 3 marchas nem praga de sogra supera a praga da cx de 3 marchas então resolvi colocar uma clarket na minha viatura e ate agora ta indo de vento em popa não precisei trocar o eixo primário nem de trocar o rolamento pois encaixou numa boa. OBS: a cx tem que ser a de cinco marchas do opala aparti de 1992 a 1995 uma dica eu comprei a de uma caravan 94 comprei a mecânica completa ate a direção hidráulica veio, pois e a única cx seca que cai como uma pluma na cx do chevett.

esposito63
04/11/2006, 21:48
Também estou com um câmbio de chevette 5m que adaptei há 6 meses aqui em SJC. Ganhei mais força em primeira marcha, as trocas são suaves. Estou bem satisfeito, acho que vale a pena.

[]´s

Domingos Notarnicola
05/11/2006, 03:45
Alvaro PereiraA todos que se interessar eu comprei com o dias a flange para colocar uma cx de chevett no meu jeep, pois não existe praga maior que a cx do jeep 3 marchas nem praga de sogra supera a praga da cx de 3 marchas então resolvi colocar uma clarket na minha viatura e ate agora ta indo de vento em popa não precisei trocar o eixo primário nem de trocar o rolamento pois encaixou numa boa. OBS: a cx tem que ser a de cinco marchas do opala aparti de 1992 a 1995 uma dica eu comprei a de uma caravan 94 comprei a mecânica completa ate a direção hidráulica veio, pois e a única cx seca que cai como uma pluma na cx do chevett.
:discordo: A chevrolet fabricou essa caravan em 94 só pra vc tirar o cambio dela em 2006 será q num era uma suprema .

edwint
05/11/2006, 10:27
Me pediram 800 dinheiros num cambio de maverick 4 marchas ja adaptado para o jeep. O cara me alegou que so a tampa custa 600.

Pro meu cambio 3m ficar novo gasto 500.

O que acham???


acho que vc deve colocar um 260f da f1000, por um pouco a mais... vale a pena pagei 600,00 mais kit de adaptação 450,00 acho que é a solução definitiva.

Dias
05/11/2006, 11:23
Fala Domingos, blz ?? O Alvaro se confundiu com os anos. . . o câmbio foi fabricado a partir de 83 ou 84, se naum me engano. . e ele pegou uma caravan 85 e naum 95, como ele disse. . .

[ ]´s
Dias

Domingos Notarnicola
05/11/2006, 12:00
acho que vc deve colocar um 260f da f1000, por um pouco a mais... vale a pena pagei 600,00 mais kit de adaptação 450,00 acho que é a solução definitiva.
É isso aiEdwint e dificil de quebrar sua manutenção é facil só alegria:palmas: :dance:

esposito63
05/11/2006, 22:56
[ OBS: a cx tem que ser a de cinco marchas do opala aparti de 1992 a 1995 uma dica eu comprei a de uma caravan 94 comprei a mecânica completa ate a direção hidráulica veio, pois e a única cx seca que cai como uma pluma na cx do chevett

Essa Dica é importante: Meu motor é do opala "antigo" e o desenho da caixa seca não coincidia com o do câmbio do Chevette. Tive que comprar uma caixa seca do opala "moderno" ( não sei dizer a partir de qual ano seria) que se encaixa perfeitamente no cambio do chevette.

PIRATADOM
17/11/2006, 14:20
QUEM PODE ME INFORMAR QUAL E O CAMBIO DA F1000 ANO 88, ME DISSERAM QUE FOI O ULTIMO CAMBIO DESSE TIPO QUE EQUIPARAM AS F1000 E QUE A PRIMEIRA E CURTA E BOM PARA TRILHA E ISSO MESMO:pensativo:

ABRARROS