Conectar

Ver Versão Completa : Pneus 32" no Wrangler 1998

Hans Beran
23/06/2009, 16:22
Oi, estou colocando pneus de 32 x 10,5 R16 no Wrangler pneus da OST tipo tratorado , desenho igual ao Frontieira, com bloqueios da KAISER nos 2 diferenciais.
Agora minha duvida esta se a relação da coroa pinhão original via suportar esta configuração, sei que os semi-eixos do Wrangler não aceitam muito desaforo.
Gostaria de saber de voceis, expert no assunto qual seria melhor solução para não acabar quebrando na trilha, e também ergui ele 2,5 " mas com calços de nylon nas molas.
Abraços e obrigado , Hans

Ronaldo B.
23/06/2009, 16:32
Hans,

Sempre vai existir um fusivel no meio do caminho, não tem jeito. Se não quebra semi-eixo quebra cruzeta, e por aí vai. Pneu 32" nem é tão grande assim, mas com desenho agressivo e bloqueio se abusar vai quebrar alguma coisa. A melhor maneira de evitar quebras é ir pegando o jeito da nova configuração aos poucos, sem pisar muito logo de cara. vai com calma.

E a verdade é uma só, quem quebra o carro é o piloto.

[]´s

MARCELOLUCHESI
23/06/2009, 18:23
Po que legal, mais um cara aqui da Lista que tem Wrangler, Esses pneus são aqui do RS de Bom Principio/Feliz RS. Quanto a relação C&P não precisa se preocupar, o maximo que vai acontecer é vocÊ achar o carro mais "manco" pois aumenta muito a relação com esse pneu maior, mas também pode futuramente trocar as C&Ps, pois ele recapado é quase do tamanho da 33.
O que pode acontecer é quebrar semi-eixo, esse vai primeiro que qualquer coisa.
O seu Jeep é mecanico ou automatico? Evite o maximo em dar "pegadas" Ande na boa depois que as rodas estiverem girando ai pode acelerar. Tome cuidado nas saidas de banhado ou em qualquer lugar que começar a patinar em piso seco....e pedras. Se vocÊ estiver butinando nessa hora é quase certo que vocÊ quebra o semi-eixo.
Para isso existe para vender kit de semi eixo flutuante e ou superior que é cerca de 30% mais reforçado que o Original.

Se quizer me mande um e-mail em pvt com as fotos do seu jeep, o qualquer outra informação estou ai para ajudar. Eu já aprendi algumas manhas desse jeep
o meu e mail é marceloluchesi@terra.com.br

Edilson Fabre
23/06/2009, 20:36
Hans,

Como proprietário de TJ, só venho ratificar os comentários do Ronaldo e do Marcelo.
E também gostaria de adicionar que vc preste atenção ao curso de suspensão, caso vc ainda esteja com os braços e bieletas originais, pois eles limitarão o aumento que vc fez com os calços, o que pode interferir na estabilidade e segurança.

Tem que ir na manha.... O carro, ainda mais bloqueado, passa por quase tudo...
Como disse o Ronaldo, quem quebra a viatura é o Homem!

Abraço,

Edilson

Hans Beran
23/06/2009, 23:05
Legal pessoal, também sou da opnião que quem quebra o jipe é o Piloto, faço trilha a 3 anos e tinha um Daihatsu Feroza 94, e me deu muitas alegrias, já fiz muitas muitas trlhas, agora estou preparando este Wrangler. Ele é Automático. Edison eu ergui ele 2,5" e o braços são orginais ai e também abaixei os pontos de apoio do fim de curso que vai dentro as molas. Como ele vai ficar blocado nas 4 rodas, penso que ele não necessitará de muito curso das rodas, pois sempre ele terá tração. Depois que acabar e monta-lo eu posto as fotos, abraços a todos e obrigado !

MARCELOLUCHESI
24/06/2009, 11:31
Hans onde você Comprou esse Bloqueio KAISER? Eu falei com o pessoal da Kaiser na Fenajeep e eles não tinham desenvolvido ainda Bloqueio Para o dana 35?!!?!

oromano71
24/06/2009, 18:23
e também ergui ele 2,5 " mas com calços de nylon nas molas.

Hanz,

Estou querenso levantar o meu TJ pq só tenho mais dificuldade que Troller qdo o assunto é altura. Onde você comprou esses calços? Pensou em colocar um amortecedor com curso maior?

abs,

Otavio

Edilson Fabre
24/06/2009, 19:48
....eu ergui ele 2,5" e o braços são orginais ai e também abaixei os pontos de apoio do fim de curso que vai dentro as molas. Como ele vai ficar blocado nas 4 rodas, penso que ele não necessitará de muito curso das rodas, pois sempre ele terá tração....

Hans,
Quando eu escrevi sobre vc ter aumentado a altura com os calços nas molas e ter mantido o braço original, que é curto, não estava nem pensando na condução off-road, mas sim na dirigibilidade e estabilidade on-road.
Pense bem: vc aumenta a altura do conjunto mola/calço, mas "trava" o trabalho da suspensão no braço... Fique atento a isto, para sua própria segurança...
Abraço,

Edilson

Ronaldo B.
24/06/2009, 20:24
Hanz,

Estou querenso levantar o meu TJ pq só tenho mais dificuldade que Troller qdo o assunto é altura. Onde você comprou esses calços? Pensou em colocar um amortecedor com curso maior?

abs,

Otavio

Otávio.

Dá uma olhada nesse link:

http://stores.shop.ebay.com/Jeeperz-Creeperz__W0QQ_armrsZ1

O Jack aqui do fórum já comprou com eles e recebeu sem problemas.

[]´s

Hans Beran
25/06/2009, 14:05
Hans onde você Comprou esse Bloqueio KAISER? Eu falei com o pessoal da Kaiser na Fenajeep e eles não tinham desenvolvido ainda Bloqueio Para o dana 35?!!?!

Sim eu comprei lá na Fenajeep, mas como te falei em PV, estou hoje levando as satélites para eles tirarem as medidas e fazer o DANA 35, assim daqui uns 30 a 45 dias vai ficar pronto, assim depois quem quiser o bloqueio vai ter em linha.

Abraços

Hans

Hans Beran
25/06/2009, 14:10
Hanz,

abs,

Otavio

Oi Otávio, bem eu ergui ele fazendo os calços aqui mesmo, comprei os tarugos de nylon e o meu mecanico levou no troneiro e fizemos, ficou tudo em R$ 180,00 + R$ 200,00 de mão de obra, se quiser tem como comprar estes calços na Quadratec e outras. Aumentei também um calço do amortecedor, assim ele ficou na mesma altura anterior. Segundo nos sites até 2,5" vc não precisaria mudar os braços e etc... não sei se esta informação confere, mas fui para Brusque, andei 2.000 km com ele assim, e não percebi nenhuma diferença.

Abraços

Hans

Hans Beran
25/06/2009, 14:16
Hans,
Quando eu escrevi sobre vc ter aumentado a altura com os calços nas molas e ter mantido o braço original, que é curto, não estava nem pensando na condução off-road, mas sim na dirigibilidade e estabilidade on-road.
Pense bem: vc aumenta a altura do conjunto mola/calço, mas "trava" o trabalho da suspensão no braço... Fique atento a isto, para sua própria segurança...
Abraço,

Edilson

Oi Edilson

Segundo nos sites até 2,5" vc não precisaria mudar os braços e etc... não sei se esta informação confere, mas fui para Brusque, andei 2.000 kms com ele assim, e não percebi nenhuma diferença. O Braço que talvez fica curto é do estabilizador, mas acho que ele acompanha o pois ele ficou mais baixo.....
Mesmo assim vou ver isto com mais calma e depois posto aqui...
Obrigado

Hans

MARCELOLUCHESI
25/06/2009, 14:21
Sim eu comprei lá na Fenajeep, mas como te falei em PV, estou hoje levando as satélites para eles tirarem as medidas e fazer o DANA 35, assim daqui uns 30 a 45 dias vai ficar pronto, assim depois quem quiser o bloqueio vai ter em linha.

Abraços

Hans

Sim tudo OK respondido já! Esperamos, dee Noticia quando tiver pronto.

oromano71
25/06/2009, 21:16
Otávio.

http://stores.shop.ebay.com/Jeeperz-Creeperz__W0QQ_armrsZ1

[]´s
Valeu Ronaldo, já estou olhando lá!
Sabe quanto ele pagou de imposto e qto tempo demorou?

oromano71
25/06/2009, 21:19
Oi Otávio, bem eu ergui ele fazendo os calços aqui mesmo, comprei os tarugos de nylon e o meu mecanico levou no troneiro e fizemos, ficou tudo em R$ 180,00 + R$ 200,00 de mão de obra, se quiser tem como comprar estes calços na Quadratec e outras. Aumentei também um calço do amortecedor, assim ele ficou na mesma altura anterior. Segundo nos sites até 2,5" vc não precisaria mudar os braços e etc... não sei se esta informação confere, mas fui para Brusque, andei 2.000 km com ele assim, e não percebi nenhuma diferença.

Abraços

Hans
O que tinham me falado era isso tbém e o preço pra fazer os calços aqui tá nessa base.
Outra coisa que estou providenciando é um protetor pro tanque pois me falaram que pancada ali costuma dar pane por causa da bomba de combustível.
Já fez trilha depois do lift? Sentiu muita diferença com as 2,5"?

abs,

Otavio

Ronaldo B.
25/06/2009, 21:31
Valeu Ronaldo, já estou olhando lá!
Sabe quanto ele pagou de imposto e qto tempo demorou?

Aí já não vou saber te responder. Eu sempre tenho comprado na Rockauto, Quadratec ou 4WD, e nesses casos é cobrado 60% de imposto de importação sobre o valor das peças, 18% de ICMS sobre o valor das peças somado ao valor do frete, mais um taxa da Infraero que é bem pequena (nunca passou de R$ 10,00) e no casod e vir pela FEDEX são mais U$ 10,00 de taxa de desembaraço. O tempo de entrega varia muito, na Rockauto em média 3 dias, o pior é a Quadratec que demora prá separar e despachar as peças, já tomei canseira de mais de 15 dias esperando eles separarem peça prá despacho.

Como esse vendedor manda via USPS, acho que deve ser a mesma coisa, no máximo não deve ter os U$ 10,00. Entra em contato com o Jack que ele pode te explicar melhor, o link para o perfil dele é: http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12356

[]´s

Hans Beran
27/06/2009, 07:19
O que tinham me falado era isso tbém e o preço pra fazer os calços aqui tá nessa base.
Outra coisa que estou providenciando é um protetor pro tanque pois me falaram que pancada ali costuma dar pane por causa da bomba de combustível.

abs,

Otavio

Fiz uma trilha leve com ele, mas agora estou trocando os pneus para um 32" e o atual é um 235/75 r 15, então ele está mais baixo do que vai ficar. O meu já tem uma proteção do tanque, pelo que vi tem sinais de pancada, mas também ele estava original. Pela posição do tanque, é bom levar em cosideração que sempre ele vai levar umas pedras e etc.. eu vou reforçar esta proteção....
Abraços Hans

TJ+TJ
28/06/2009, 21:28

abs,

Otavio
Oi Hans, Boa Noite!
Eu vou tomar a liberdade de comentar sobre calços;
Acho que o Edison mandou bem sobre a questão dos braços, ou o que é mais ou menos seguro, porém a questão mais importante é sobre tornear por aqui mesmo os calços.
O mais correto é utilizar um destes e-comerce's que o Ronaldo mencionou e trocar molas e amortecedores, para 2' não é necessário mexer em braços, porém se vc não pretende investir neste kit, vc vai encontrar diversas opções de combos, com 2 ou 4'.
Lá os caras testam e certificam o que vendem, todos os calços são preparados para receber o peso do carro e a aplicação em uso severo, veja também os calços em alumínio, são mais confiáveis e estéticamente menos chamativos.

Boa Sorte e Abraço.

TJ+TJ+RAM2500+XJ

www.4wheelparts.com
www.explorerprocomp.com

Hans Beran
06/07/2009, 13:17
Oi Pessoal, anexei as fotos do Wrangler com os novos pneus, e ficou muito bom, fiz uma trilha este final de semana e ele mandou bem, muito na maciota pois os pneus tem excelente tração, tanto no barro e nas erosões, por incrivel que parareça no asfalto ele faz nenhum barulho !!! menos que o Goodyear 235 Wrangler , a unica coisa que vibra um pouco a 100 km, mas por vou fazer um novo balanceamento de de 1.000 km, não sei como ele é no desgaste. Quanto aos calços de 2,5 "que fiz , eles são de Nylon de alta resistencia e deu muito certo para estas rodas e pneus, não esta pegando. Um detalhe a roda que coloquei tem OFF SET + 2 Ou seja ela é 3 cm a mais para FORA, assim ficou muito bom, somente se tiver porblema com guarda vou levar os paralams para fora mais 2 cm... Pneus são da OST. Abraços

Edilson Fabre
06/07/2009, 13:32
O TJ ficou bonito Hans...

Que estribo é este que vc está usando? Comprou ou mandou fazer?

Obrigado & Abraço,

Edilson

oromano71
07/07/2009, 14:54
Oi Pessoal, anexei as fotos do Wrangler com os novos pneus, e ficou muito bom, fiz uma trilha este final de semana e ele mandou bem, muito na maciota pois os pneus tem excelente tração, tanto no barro e nas erosões, por incrivel que parareça no asfalto ele faz nenhum barulho !!! menos que o Goodyear 235 Wrangler , a unica coisa que vibra um pouco a 100 km, mas por vou fazer um novo balanceamento de de 1.000 km, não sei como ele é no desgaste. Quanto aos calços de 2,5 "que fiz , eles são de Nylon de alta resistencia e deu muito certo para estas rodas e pneus, não esta pegando. Um detalhe a roda que coloquei tem OFF SET + 2 Ou seja ela é 3 cm a mais para FORA, assim ficou muito bom, somente se tiver porblema com guarda vou levar os paralams para fora mais 2 cm... Pneus são da OST. Abraços

Muito bonito mesmo o Wrangler! Tmebém quero saber dos estribos!
Depois de empenar um estribo e soltar outro numa trilha com muitos degraus de pedras finalmente levei o carro pra oficina.

Coloquei o protetor de tanque refoçado porque o original não aguenta o tranco e já estava amassado junto com o próprio tanque.
O calço de nylon de 2" fez o carro quicar muito e sair de traseira então reduzi para 3cm e ficou muito bom. Fiz umas trilhas que em tive problemas de altura nas outras vezes e agora não pegou nada. Tinha pensado em subir outros 3cm na carroceria para completar 2,5" mas estou desistindo.

Em breve posto as fotos.

LeandroCHT
07/07/2009, 20:47
Otávio.

http://stores.shop.ebay.com/Jeeperz-Creeperz__W0QQ_armrsZ1 (http://stores.shop.ebay.com/Jeeperz-Creeperz__W0QQ_armrsZ1)

[]´s

Também estou interessado em erguer cerca de 2´´ o meu wrangler, mas a príncipio irei manter pneus 31, fora o calço o que mais é necessário trocar ou colocar ?

Ronaldo B.
07/07/2009, 23:58
Também estou interessado em erguer cerca de 2´´ o meu wrangler, mas a príncipio irei manter pneus 31, fora o calço o que mais é necessário trocar ou colocar ?

Leandro,

Eu sou favorável a sempre que se faz um lift que se troque os amortecedores por outros compatíveis com o curso e a estabilidade, por questão de segurança devido ao aumento da altura. Não se esqueça de fazer alinhamento de direção e verificar se com o lift a panhard não está "puxando" o eixo para o lado.

Com 2" vc não deve ter problemas, acima de 3" aí que começa a ter que mexer em mais coisas.

[]´s

oromano71
08/07/2009, 18:13
Leandro,

sem mexer nos amortecedores e por um custo bem baixo o máximo que consegui e aconselho é 1,25". Deu muita diferença nas trilhas e em um primeiro momento resolveu pra mim já que agstei apenas R$180,00 com as buchas de nylon mais a instalação!
Se não achar suficiente pode subir outros 1,25" na carroceria.

abs,

Otavio

LeandroCHT
08/07/2009, 20:00
Leandro,

Eu sou favorável a sempre que se faz um lift que se troque os amortecedores por outros compatíveis com o curso e a estabilidade, por questão de segurança devido ao aumento da altura. Não se esqueça de fazer alinhamento de direção e verificar se com o lift a panhard não está "puxando" o eixo para o lado.

Com 2" vc não deve ter problemas, acima de 3" aí que começa a ter que mexer em mais coisas.

[]´s

Obrigado Ronaldo pelas dicas, li em algumas avaliações de americanos que o kit da Procomp, causou trepidação no câmbio e foi necessário baixar a caixa de transferência, sabe se isto procede ?

Obrigado,

Leandro

LeandroCHT
08/07/2009, 20:05
Leandro,

sem mexer nos amortecedores e por um custo bem baixo o máximo que consegui e aconselho é 1,25". Deu muita diferença nas trilhas e em um primeiro momento resolveu pra mim já que agstei apenas R$180,00 com as buchas de nylon mais a instalação!
Se não achar suficiente pode subir outros 1,25" na carroceria.

abs,

Otavio

Obrigado, Otavio talves seja o suficiente, fui para Castelhanos em ilha bela e pegou várias vezes o protetor de tanque, aonde você conseguiu os calços de 1,25''. Vi na sua assinatura que agora está com 2'', o que você fez ?

LOGANXXX
08/07/2009, 21:47
Belo Jeep, parabéns. Tambem aguardo informaçao sobre os estribos.:concordo:

Ronaldo B.
08/07/2009, 22:09
Obrigado Ronaldo pelas dicas, li em algumas avaliações de americanos que o kit da Procomp, causou trepidação no câmbio e foi necessário baixar a caixa de transferência, sabe se isto procede ?

Obrigado,

Leandro

Leandro,

Essa trepidação no câmbio na verdade é uma vibração no cardã causada pelo angulo em que ele passa a trabalhar depois que é feito um lift na suspensão. Isso é possível de acontecer com qualquer kit, não só com o kit da Procomp.

A solução é diminuir o angulo de trabalho do cardã traseiro, as alternativas prá corrigir isso são baixar a T-case ou instalar um Slip Yoke Eliminator kit, conhecido popularmente como SYE kit. Com esse kit vc encurta a saida da T-case em média em 4 polegas e consegue colocar um cardã com uma junta CV.

Para a T-case do Wrangler (NP231) tem várias opções de SYE kits, normalmente na casa dos US$ 300,00 nos USA, fora o cardã e a junta CV. Se vc procurar na Quadratec ou na 4WD vc encontra essas peças prá ter uma idéia melhor. Esse tipo de adaptação normalmente começa a ser necessária na XJ com lift a partir de 3", no Wrangler ai já não tenho certeza a partir de quanto de lift já começa e ter problemas com vibração, a vantagem do wrangler é que vc pode instalar um body lift para caber pneus maiores, no caso da Cherokee, isso não é possível.

Bom... resumindo é isso, com certeza o pessoal que tem Wrangler conhece essa parte melhor que eu e podem dar mais dicas ou corrigir se eu falei alguma coisa errada.:concordo:

[]´s

oromano71
08/07/2009, 23:46
Obrigado, Otavio talves seja o suficiente, fui para Castelhanos em ilha bela e pegou várias vezes o protetor de tanque, aonde você conseguiu os calços de 1,25''. Vi na sua assinatura que agora está com 2'', o que você fez ?
Mandei fazer os calços de 2" mas como não ficou bom com os amortecedores originais reduzi para 1,25" e é o que está. Dependendo da posição do carro tem uma pequena vibração no Cardã na hora de arrancar mas nada que incomode.
Mandei fazer os calços em Nylon (procure aí um torneiro que trabalhe com poliuretano). Ele foi moldado de acordo com o formato do apoio da carroceria e das molas sendo que as borrachas originais continuam amortecendo o contato.

Quanto ao tanque, mesmo pegando menos com o lift, mandei fazer um protetor mais reforçado pois considero um ponto crítico e não quero correr o risco de uma pane na bomba de combustível devido a uma pancada.

abs,

oromano71
08/07/2009, 23:59
Voltando ao assunto principal do tópico, falta colocar espaçadores de 30mm para usar pneus 32" sem problemas.

Com essa configuração tenho andado com Trollers bem equipados (chipados, bloqueados, MUD33) sem dever nada a ninguém, rsrs.

zenio
12/07/2009, 21:56
Boa noite Hans e parabéns pela viatura!
Também estou pensando em colocar os bloq Kaiser no meu wrangler 1997.
Podes me contar tua experiência? Mudou a dirigibilidade no asfalto, digo, faz curvas como anteriormente ou você sente alguma diferença?
[]´s Zenio.

Hans Beran
31/08/2009, 20:18
Oi Zenio, desculpe a demora na resposta, mas ele ficou muito bom, já fiz trilhas e anda tranquilo, no asfalto vc não percebe que tem bloqueio andando a 4x2. O que muda é que no 4x4 ele tem uma tendencia de a direção sem alinhar mais do que antes, ou seja quando vc esta em curva e acelerar e soltar a direção, ela volta mais rápido no alinhamento, nada que vc não acustume. sem risco tambem.

Abraços

Hans

Hans Beran
31/08/2009, 20:28
O TJ ficou bonito Hans...

Que estribo é este que vc está usando? Comprou ou mandou fazer?

Obrigado & Abraço,

Edilson
Oi Edilson, desculpa a demora em responder, mas este estribo eu mandei fazer aqui mesmo com canos de parede grossas de 3 " Polegadas. gastei um R$ 600,00 para fazer. Ele são bem forte pois pode encostar em pedras e etc.. que eles não amassam...

Abraços

Hans

Gabriel Ba
03/09/2009, 12:25
Essa trepidação no câmbio na verdade é uma vibração no cardã causada pelo angulo em que ele passa a trabalhar depois que é feito um lift na suspensão. Isso é possível de acontecer com qualquer kit, não só com o kit da Procomp.

A solução é diminuir o angulo de trabalho do cardã traseiro, as alternativas prá corrigir isso são baixar a T-case ou instalar um Slip Yoke Eliminator kit, conhecido popularmente como SYE kit. Com esse kit vc encurta a saida da T-case em média em 4 polegas e consegue colocar um cardã com uma junta CV.

Tenho um Wrangler 98 e recentemente levantei cerca de 2", trocando os amortecedores e "esticando" as molas. Agora tenho essa trepidação nas marchas lentas. Isso já faz quase um ano. Ela incomoda, mas me acostumei.

Minha dúvida é: ela é ruim pro carro? Força o cardã ou as cruzetas?
O câmbio ficou um pouco pior na hora de engatar as marchas, principalmente 1ª e 2ª. Tem relação?
Preciso baixar a T-case? (T-case é a caixa de transferência, né?)

Obrigado pela ajuda.

Gabriel

B4R4T4-6X6
29/03/2019, 19:22
Aí já não vou saber te responder. Eu sempre tenho comprado na Rockauto, Quadratec ou 4WD, e nesses casos é cobrado 60% de imposto de importação sobre o valor das peças, 18% de ICMS sobre o valor das peças somado ao valor do frete, mais um taxa da Infraero que é bem pequena (nunca passou de R$ 10,00) e no casod e vir pela FEDEX são mais U$ 10,00 de taxa de desembaraço. O tempo de entrega varia muito, na Rockauto em média 3 dias, o pior é a Quadratec que demora prá separar e despachar as peças, já tomei canseira de mais de 15 dias esperando eles separarem peça prá despacho.

Como esse vendedor manda via USPS, acho que deve ser a mesma coisa, no máximo não deve ter os U$ 10,00. Entra em contato com o Jack que ele pode te explicar melhor, o link para o perfil dele é: Ver Perfil: Jack Jipeiro - 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Fórum 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/12356-jack-jipeiro.html)

[]´s

Pessoal, estoucom um probleminha nas mãos. Meu Wrangler TJ 97 veio com pneus 31x10,5x15 e eu coloquei 33x125x15.está pegando na barra estabilizadora na frente e preciso saber o que fazer agora. se coloco um alargador de roda de 1 3/4" (38mm), ou se volto para o 31.

tenho tb vibração de cardã quando vou sair em primeira marcha. está com body lift de 4". mas na minha cabeça isso não interfere na mecânica, estou errado?

abx
B4R4T4