Ver Versão Completa : Adulteração de bomba de abastecimento.
fredycoelho
23/06/2009, 11:13
Fiz uma viagem pelo brasil de 9500 km este mês. Abasteci a viatura nos mais diversos postos, sempre procurando com bandeira Petrobras, Shell, Ipiranga. Utilizei um galão de 30 L (extra) para em caso de não encontrar um posto confiável abastecer com o galão. Como não conhecia nenhum posto fui estabelecendo que :
POSTO SUSPEITO - Têm Poucos caminhões abastecendo, mal cuidado, sujo externamente (tá sujo por fora que é fácil de limpar, imagina dentro dos tanques...), diesel baratão demais, etc...
Na saída de BH na BR 381, abasteci num posto BR (não lembro o nome...:(), e fiquei surpreso com a quantidade de diesel que entrou, 73 Litros.
Meu tanque tem 75 litros e eu tinha autonomia para 120 km e portanto +- 10 litros no tanque. O computador de bordo da minha é bem preciso e confio demais nele. O marcador do combustível não estava na reserva, não tinha acendido a luz...
Já rodei 70 mil Km na Ranger e até agora esta foi a 1° vez que houve esta diferença absurda...
Já abasteci uma vez 72 litros, porém andei com o carro no limite... e me lembro muito bem do perrengue que passei...
Fiquei observando no restante da viagem se havia alguma descalibração do medidor de combustível, erro no computador de bordo, etc. E isto não se repetiu mais.
Minha Conclusão: Acho que realmente a bomba tava batizada...
Era daquelas digitais, e tinha um selo de averiguação válido..
Queria saber da experiência dos colegas sobre o assunto...
RGamaJr_4x4
23/06/2009, 11:30
Fredy, realmente há indícios de bomba adulterada mesmo.
Sempre que suspeitarmos de algo errado em postos, não custa nada tentar denunciar à ANP: http://www.anp.gov.br/forms/crc_form_denuncias.asp
Aqui tb tem uma relação dos postos autuados/interditados http://www.anp.gov.br/petro/mapa_fiscaliza.asp
quando eu tinha um corsa, fui abastecer na argentina logo que entrou na reserva, tenho por 45L a capacidade do tanque, mas foi 47L...
Na S10 tenho a capacidade do tanque por 60L, mas ja cansei de colocar 62, 63L, mas creio que a capacidade total seja uns 70L com a reserva..
fredy, o maximo que coloquei na ranger foram 78L, mas aí a autonomia no comb. de bordo já tinha zerado. qnd chega na reserva e rodo mais um pouco cabem 72L +-.
essa bomba devia estar adulterada mesmo.....
fredycoelho
23/06/2009, 12:11
Fredy, realmente há indícios de bomba adulterada mesmo.
Sempre que suspeitarmos de algo errado em postos, não custa nada tentar denunciar à ANP: http://www.anp.gov.br/forms/crc_form_denuncias.asp
Aqui tb tem uma relação dos postos autuados/interditados http://www.anp.gov.br/petro/mapa_fiscaliza.asp
Realmente é muito simples denunciar, Valeu pela dica Rogerio!!
A adulteracao da bomba de combustivel eh a fraude mais utilizada hoje em dia. A gente compra 1 litro de combstivel, leva 950ml e ganha de graca 50ml de ar para cada litro dentro do tanque...
Luiz Claudio
23/06/2009, 17:44
Fredy,
No link abaixo tem duas dicas interessantes que, apesar de terem sido postadas por mim a um bom tempo atrás (em 2003 pra ser mais exato), podem ser úteis.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1294
PS.: As dicas servem tanto para combustível como pra bombas adulteradas.
[]'s...
junior braga
23/06/2009, 20:20
Fiz uma viagem pelo brasil de 9500 km este mês. Abasteci a viatura nos mais diversos postos, sempre procurando com bandeira Petrobras, Shell, Ipiranga. Utilizei um galão de 30 L (extra) para em caso de não encontrar um posto confiável abastecer com o galão. Como não conhecia nenhum posto fui estabelecendo que :
POSTO SUSPEITO - Têm Poucos caminhões abastecendo, mal cuidado, sujo externamente (tá sujo por fora que é fácil de limpar, imagina dentro dos tanques...), diesel baratão demais, etc...
Na saída de BH na BR 381, abasteci num posto BR (não lembro o nome...:(), e fiquei surpreso com a quantidade de diesel que entrou, 73 Litros.
Meu tanque tem 75 litros e eu tinha autonomia para 120 km e portanto +- 10 litros no tanque. O computador de bordo da minha é bem preciso e confio demais nele. O marcador do combustível não estava na reserva, não tinha acendido a luz...
Já rodei 70 mil Km na Ranger e até agora esta foi a 1° vez que houve esta diferença absurda...
Já abasteci uma vez 72 litros, porém andei com o carro no limite... e me lembro muito bem do perrengue que passei...
Fiquei observando no restante da viagem se havia alguma descalibração do medidor de combustível, erro no computador de bordo, etc. E isto não se repetiu mais.
Minha Conclusão: Acho que realmente a bomba tava batizada...
Era daquelas digitais, e tinha um selo de averiguação válido..
Queria saber da experiência dos colegas sobre o assunto...
:stop: bom vou tentar ajudar na medida do possível;
Todo posto revendedor, possui um aferidor no qual é feita a verificação uma vez por ano pelo inmetro.
:pensativo:Ps: sempre que tiver duvida na quantidade abastecida, solicite ao frentista/gerente para que faça uma aferição no bico no qual foi abastecido o seu veiculo, dependendo da atitude tomada por parte do posto, vc ja saberá se este está correto ou não.
:arrow:Ps: o aferidor e um recipiente no qual tem a calibragem de 20L, e todo posto tem. E obrigatório.
:idea:Normalmente é feito varias aferições por semana, pra saber se houve alguma alteração na bomba.
:idea:Dica:
Todo posto revendedor BR, que possuir o banner do programa:
De olho no combustivel, e assegurado a ele a procedencia do combustivel comercializado somente da BR.
:parede:O que isso quer dizer?
Quer dizer que o posto que tiver o banner ''DE OLHO NO COMBUSTIVEL'' comercializa combustivel adiquirido da petrobras.
:parede:Isso é uma garantia?
Sim, pois isso significa que tem um programa de controle de qualidade do qual varios itens são avaliados por um tecnico da petrobras, no proprio posto.
:concordo::concordo:
ALEXANDREO
23/06/2009, 20:49
A minha ranger quando bobeio pega uns 81, 82 litros e ja cheguei a colocar 83 litros quando a minha esposa ficou rodando com ela e achou que era a oxigenio, apesar de o manual indicar 75 litros.
Abraçao alexandre
junior braga
23/06/2009, 21:01
ah, mais um detalhe quanto a está questão da quantidade...
Um dia eu retirei um tanque de um gol special 2001 no qual no seu manual marca a quantidade de apenas 51 litros.
E depois de instalado completamente vazio, coloquei 55 litros.
Então essa questão e bastante delicada, pois veja bem no manual marca o volume no qual está cheio no limite certo. Isso não significa que ainda não cabe mais.
sds,
fredycoelho
24/06/2009, 10:27
Boa Luiz Claudio, esta da "bomba reservada para diretoria" eu nunca tinha me ligado!! Pois o cara que coloca veneno na comida tem que ter uma panela sem veneno...:mrgreen:
Valeu Júnior, Realmente o programa de olho no combustível é um programa sério. O que já me disseram é que tem posto que manda fazer o banner e pendura lá e o técnico nunca apareceu lá... Assim como existe a rede de Postos I3R (que o cara faz uma arte para este I3R ficar igual ao BR da petrobrás ...) Parece mas não é!
fredycoelho
24/06/2009, 10:54
Júnior, eu tinha um fiesta que o manual indicava 45 L e cansei de abastecer 47, 48 L, pois eu gostava de adrenalina e ele andava com oxigênio (segundo o Alexandreo).
E quando abastecia e completava com 47 e 48 L o carro tava só no cheiro da gasolina e isso se repetia com frequência... Eu conhecia bem o carro e sabia do que ele era capaz.
No caso da Ranger, evito andar na reserva e na maioria das vezes não espero acender a luz. Sei com certeza que se deixar o tanque dela secar, vai pegar mais de 75 L como disse o Alexandreo. No caso deste abastecimento era esperado pegar uns 64-68L pois já conheço o comportamento do marcador e do comp de bordo. Pensei que estes estivessem descalibrados... Porém esta situação não se repetiu mais durante a viagem. Por isso a conclusão de bomba mexida...
beechmaster
24/06/2009, 19:03
A minha ranger quando bobeio pega uns 81, 82 litros e ja cheguei a colocar 83 litros quando a minha esposa ficou rodando com ela e achou que era a oxigenio, apesar de o manual indicar 75 litros.
Abraçao alexandre
Srs.,
X 2!
O manual da nave indica 98 lts. Já abasteci no mesmo posto de minha confiança algumas vezes 120 e poucos lts, sendo o abastecimento feito "até a boca".
Perdi a compostura e pedi ao gerente que me fizesse o teste com o reservatório padrão, logo após o reabastecimento. Ele regozijou e me mostrou a aferição cravada da bomba.
Nota: parei de abastecer até o talo, pois da última vez houve vazamento posterior devido ao excesso.
Bons voos.
Walter L. L. Casitta
24/06/2009, 19:15
Pessoal, a capacidade especificada do tanque de combustível não inclui a capacidade da reserva...