PDA

Ver Versão Completa : Trocando de Câmbio C10 por 240F

Mauricio Rotta
23/06/2009, 10:26
Galera, estou iniciando este tópico afim de registrar passo a passo a substituição do meu câmbio (c10 3 marchas) por um Clarck 240f 4 marchas proveniente de uma Chevrolet D20 87.

Em primeiro lugar adianto a todos que se o câmbio da C10 se mostrava superdimensionado ao jeep sendo praticamente 'indestrutível' a diferença entre este e o 240f é gritante! No que diz respeito a robustez do conjunto o visual ja diz tudo, as engrenagens e eixos do 240f são realmente muito parrudos, realmente é um cambio para serviços pesados, haja visto que ele equipou os caminhões Chevrolet e a propria Ford F4000.

O primeiro passo foi a retirada do câmbio e t-case original willys que estavam no meu Jeep, em seguida a desmontagem dos mesmos e nesse exato momento estamos estudando como faremos a adaptação do eixo entalhado na engrenagem da t-case willys e a folclórica emenda entre as duas caixas.

Lembro a todos que palpites inteligentes serão muito bem vindos.

A partir de agora vou começar a registrar com fotos os detalhes do serviço.

Segue daqui a pouco algumas fotos após a desmontagem.

Um forte abraço.

Mauricio Rotta
23/06/2009, 11:24
Seguem as fotos agora do início da montagem do quebra cabeça. Na primeira foto o antigo e valente cambio 3 marchas da C10, na sequencia o inicio das medições para o acoplamento entre t-case e 240f, logo após o primeiro problema: a haste das alavancas de acionamento da tração e reduzida encostaram no novo câmbio e terão que ser reposicionadas. Notem a animação de mestre "O Zéia" e seu discipulo Guilherme!

Mauricio Rotta
23/06/2009, 11:32
Percebam o tamanho deste cambio... A t-case Willys ficou pequena junto ao parrudo cambio da Clarck/GM.

Decidimos pela confeccção da chapa que vai unir dos dois cambios em bitola de 5/8, o proximo passo será tornear as bases onde os rolamentos serão assentados nos dois lados, em seguida será feita nova medição e seguinte emenda no eixo entalhado para fixação na engrenagem da t-case.

Mauricio Rotta
23/06/2009, 18:02
Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

Mauricio Rotta
24/06/2009, 11:22
Começamos hoje a confeccionar a flange que fará a união entre as duas caixas. Minha dúvida reside no fato de o óleo ter livre passagem entre o Cambio e T-case, sim ou não? Eu preferiria que os óleos não se comunicassem, ja mestre 'O Zéia' prefere que a passagem seja livre... Irei acatar a opinião dele, a contra gosto mas vou, será que alguém mais gabaritado pode dar um palpitinho?

Skull Crusher
24/06/2009, 12:47
Se me permite opinar, melhor não, pois as engrenagens helicoidais do 240 irão sempre forçar o óleo para trás, a exemplo do que acontece com os câmbio Willys, mesmo quando se coloca o último mancal com o furo de passagem para cima, fazendo com que o câmbio trabalhe com menos lubrificante do que a reduzida, e ainda forçando os retentores das saídas da reduzida, haja visto que uma quantidade muito maior de lubrificante estará dentro deste componente. E ainda tem mais, excesso de lubrificante superaquece o conjunto de transmissão, diminuindo sua viscosidade e perdendo sua lubricidade.

Se possuirem lubrificação independente, lubificam-se melhor e é bem mais fácil manter o controle do nível do lubrificante de cada uma.

E se alguma das duas caixas apresentar problema e pártículas provenientes de alguma quebra, estas ficam onde estão, ou seja, não há risco de um componente contaminar e danificar o outro.

Veja, é o meu ponto de vista e é o que eu faria, sinta-se à vontade para discutir as probabilidades e possibilidades com o pessoal aqui do Forum.

Abraços

Renan

reslima
24/06/2009, 12:54
Mauricio, entre em contato com o pessoal da recuperg (www.recuperg.com.br), talvez eles tenham a engrenagem pronta já com o centro no estriado no 240F... comprei uma engrenagem deles com o estriado do cambio da C10, é provável que eles tenham pra esse cambio tbem... fica bem melhor e bem mais barato comprar a engrenagem pronta... abs...

Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

Mauricio Rotta
24/06/2009, 13:00
Se me permite opinar, melhor não, pois as engrenagens helicoidais do 240 irão sempre forçar o óleo para trás, a exemplo do que acontece com os câmbio Willys, mesmo quando se coloca o último mancal com o furo de passagem para cima, fazendo com que o câmbio trabalhe com menos lubrificante do que a reduzida, e ainda forçando os retentores das saídas da reduzida, haja visto que uma quantidade muito maior de lubrificante estará dentro deste componente. E ainda tem mais, excesso de lubrificante superaquece o conjunto de transmissão, diminuindo sua viscosidade e perdendo sua lubricidade.

Se possuirem lubrificação independente, lubificam-se melhor e é bem mais fácil manter o controle do nível do lubrificante de cada uma.

E se alguma das duas caixas apresentar problema e pártículas provenientes de alguma quebra, estas ficam onde estão, ou seja, não há risco de um componente contaminar e danificar o outro.

Veja, é o meu ponto de vista e é o que eu faria, sinta-se à vontade para discutir as probabilidades e possibilidades com o pessoal aqui do Forum.

Abraços

Renan

Eu concordo contigo em todos os sentidos, porém o meu torneiro insiste em dizer que ''não tem nada a ver''. Mas mesmo assim vou tentar fazer valer a minha vontade. Não posso esculachar com ele também né... Até porque toda noite ele vem olhar aqui no tópico se ele está bonito na foto, né O------Zéia?

Mauricio Rotta
24/06/2009, 13:05
Valeu Reslima!

Mas vou preferir fazer por aqui mesmo, confio mais nas peças quando nós mesmos as fazemos. E tem outra, estou aqui nos calcanhares do Judas e toda peça que compro pela internet chega aqui cara devida ao frete, de qualquer maneira Obrigado por me apredentar mais uma loja expecializada em Willys, isso é muuuito bom pra nós Jeepeiros, principalmente pra nós que ja possuimos um ou mais jeeps.

danilo kid
24/06/2009, 21:37
Valeu Reslima!

Mas vou preferir fazer por aqui mesmo, confio mais nas peças quando nós mesmos as fazemos. E tem outra, estou aqui nos calcanhares do Judas e toda peça que compro pela internet chega aqui cara devida ao frete, de qualquer maneira Obrigado por me apredentar mais uma loja expecializada em Willys, isso é muuuito bom pra nós Jeepeiros, principalmente pra nós que ja possuimos um ou mais jeeps.
mauricio, que ótimo vc ter aberto esse tópico: estarei fazendo exatamente o mesmo serviço na minha F75.
a diferença é que a minha já tá com o 240f instalado e no rabo dele tem uma cx de transferencia de toyota sem reduzida, essa última vai ser substituida por uma tcase dana 18(willys...é que de tento ver os tópicos do skull, descobri que esse é o nome técnico da tcase dos jeeps...blz por aí skull?..abs da terrinha...)
...pois bem...estou com a tcase aqui no chão, uma flange que eu peguei pronta(porque ia ficar mais barata ou mesmo preço que mandar fazer), a engrenagem acionadora da tcase, o eixo entalhado do cambio e uma ponteira entalhada da reduzida do willys: diferentemente de vc, pretendo cortar o eixo entalhado e soldar a ponteira.
vou ficar urubuservando seu tópico, pois acho que vai ser de enorme valia para meu selvicio!!

boa sorte!!

danilo

Mauricio Rotta
25/06/2009, 09:10
Beleeeez

Hoje os trabalhos estarão paralizados pelo simples fato de a proxima etapa do serviço exigir os parafusos cabeça alen com bitola 3/8 e aqui na minha cidade simplesmente NÃO existem esses parafusos, como após o almoço eu terei que me deslocar até a cidade vizinha que é um pouco maior vou tentar a sorte por la pra ver se acho os benditos parafusos e amanhã postarei novamente a nova etapa ja com a flange pronta e devidamente afixada na "bunda" do cambio.

Mauricio Rotta
25/06/2009, 09:16
mauricio, que ótimo vc ter aberto esse tópico: estarei fazendo exatamente o mesmo serviço na minha F75.
a diferença é que a minha já tá com o 240f instalado e no rabo dele tem uma cx de transferencia de toyota sem reduzida, essa última vai ser substituida por uma tcase dana 18(willys...é que de tento ver os tópicos do skull, descobri que esse é o nome técnico da tcase dos jeeps...blz por aí skull?..abs da terrinha...)
...pois bem...estou com a tcase aqui no chão, uma flange que eu peguei pronta(porque ia ficar mais barata ou mesmo preço que mandar fazer), a engrenagem acionadora da tcase, o eixo entalhado do cambio e uma ponteira entalhada da reduzida do willys: diferentemente de vc, pretendo cortar o eixo entalhado e soldar a ponteira.
vou ficar urubuservando seu tópico, pois acho que vai ser de enorme valia para meu selvicio!!

boa sorte!!

danilo

Danilo
Me diga aí o que vc acha do 240f, faz tempo que vc usa ele na sua F75? Em que motor vc usa? Como é o funcionamento? Os engates são macios? Duros? Raspa?

Valeu véi! Abraço!

reslima
25/06/2009, 10:52
Na casali com certeza tem...
abs

Beleeeez

Hoje os trabalhos estarão paralizados pelo simples fato de a proxima etapa do serviço exigir os parafusos cabeça alen com bitola 3/8 e aqui na minha cidade simplesmente NÃO existem esses parafusos, como após o almoço eu terei que me deslocar até a cidade vizinha que é um pouco maior vou tentar a sorte por la pra ver se acho os benditos parafusos e amanhã postarei novamente a nova etapa ja com a flange pronta e devidamente afixada na "bunda" do cambio.

danilo kid
25/06/2009, 19:36
Danilo
Me diga aí o que vc acha do 240f, faz tempo que vc usa ele na sua F75? Em que motor vc usa? Como é o funcionamento? Os engates são macios? Duros? Raspa?

Valeu véi! Abraço!
como tudo na vida: tem prós e contras!

está num v8 292 do galaxie, sem adaptações portanto, afinal esse motor tb equipou as f100 e f350 que usavam o 240f. Da mesma forma vai casar bem com o seu falcon, segundo meu amigo fernandão, são mecanicas que se 'conversam' entre si.

é um cambio com primeira super curta, chamam até de primeira trator (relação 6.32:1). veja bem a relação do diferencial que vai usar, a minha vou ter que trocar, pois ficou demasiadamente curta(9:53) com este cambio.

o cambio é seco, os engates não são dos mais confortaveis, são duros porém precisos. tenha paciencia para engatar, o cambio seco é totalmente diferente dos sincronizados. a ré é do lado da terceira, então vai raspar até vc achar o ponto certo do engate.

em termos de resistencia, pode esquecer, tá bem servido...

minha conclusão(parpite): prum carro só de trilha como o meu acho uma boa...porque dificilmente vai dar manutenção(pode até estourar qq outra coisa pra traz dele), não é um cambio caro, é curto pacas, as adaptações não são nenhum bicho de sete cabeças e dá pra suportar o desconforto dos engates. conclusão 2- se eu fosse montar um 4x4 e tivesse com grana para tal, colocaria um cambio mais moderno, veja bem, não estou reclamando do meu 240F, que tá me servindo muito bem, apenas tenho e dou ciencia de que há coisa melhor na vida.

já prum carro de uso misto e de pouca exigencia de robustez, acho besteira, um exagero de engrenagens monstras.

tamo aí, vamo trocando idéia!!

danilo

Mauricio Rotta
26/06/2009, 09:00
Beleza,

Pois é véi, eu uso o Jeep tanto pra passear, pra curtir e pra trilhar também. Eu desmontei o câmbio e as engrenagens são soncronizadas...

Será que o meu câmbio não é de uma 'geração' mais nova? Ele está muito bom, engrenagens boas, rolamentos novinhos, anéis sincronizados perfeitos... enfim me parece q vai ficar excelente. Em relação aos engates duros não me preocupo já que fui criado dentro de um MB 1519 rssssssssssss. Mas pelas D20's e D10's que eu ja dirigi acredito q será um cambio bacana, em relação a robustez sem comentários né...

Concluimos a flange ontem, veja a foto da chapa, ficou bonitinha né? To gostando do serviço que estamos fazendo.

Mauricio Rotta
26/06/2009, 09:09
Na casali com certeza tem...
abs

Foi la mesmo que comprei.

Vc é de C.Mourão?

reslima
26/06/2009, 13:01
Sou de Engenheiro Beltrão, se precisar de qqer coisa daq, é so avisar...:concordo:

Foi la mesmo que comprei.

Vc é de C.Mourão?

Mauricio Rotta
26/06/2009, 18:53
Hoje fizemos e emenda das duas caixas, siliconamos as duas partes, parafusos e prisioneiros travados com loctite.
A flange ficou muito boa, e encaixou perfeitamente na uniao das duas partes. Agora resta saber se na prática nao vai dar vazamento.
Nas fotos os detalhes do trabalho.

danilo kid
27/06/2009, 17:45
Beleza,

Pois é véi, eu uso o Jeep tanto pra passear, pra curtir e pra trilhar também. Eu desmontei o câmbio e as engrenagens são soncronizadas...

Será que o meu câmbio não é de uma 'geração' mais nova? Ele está muito bom, engrenagens boas, rolamentos novinhos, anéis sincronizados perfeitos... enfim me parece q vai ficar excelente. Em relação aos engates duros não me preocupo já que fui criado dentro de um MB 1519 rssssssssssss. Mas pelas D20's e D10's que eu ja dirigi acredito q será um cambio bacana, em relação a robustez sem comentários né...

Concluimos a flange ontem, veja a foto da chapa, ficou bonitinha né? To gostando do serviço que estamos fazendo.
se tem sincronizado então deve ser o 240FS, sorte sua.

tá ficando bem legal o passo a passo com as fotos...

me diz uma coisa: o comprimento do entalhado deu certinho dentro da reduzida ou vai precisar mexer no comprimento?

Mauricio Rotta
28/06/2009, 22:03
Deu certinho o comprimento do entalhado, o eixo piloto precisou ser modificado porém somente teve que ser alongado em 2,5 cm. Bacana saber também que o meu cambio é 240fs, torneamos somente o centro da engrenagem da reduzida para que ela encaixe no eixo entalhado.

Mauricio Rotta
30/06/2009, 20:57
Hoje colocamos o cambio no lugar, só resta agora adaptar os cardans e testar o bicho, amanha coloco fotos.

Mauricio Rotta
01/07/2009, 09:52
Aí estão as fotos do cambio ja flangeado e instalado no lugar, agora vou ter q esperar uns dias ja que por aqui não se encontram luvas e espigas decentes para os cardans. Também terei q confeccionar uma nova travessa para suportar o 'pequeno' cambio e modificar as alavancas para que fiquem em seus devidos lugares.

Mauricio Rotta
04/07/2009, 12:02
Dei a primeira volta com o Jeep agora a pouco e tive as seguintes impressões:
-O cambio é muito forte e grande, a primeira marcha é super reduzida e ronca pacas!!!
- Dá pra arrancar em segunda!
- A terceira é difícil de encontrar no inicio!
- A quarta é normal, ou seja a mesma relação que se tem em terceira num cambio 3m.
- Fiquei me coçando pra meter um diferencial 13x47 para aproveitar um pouco mais a primeira.
- Quando farei isso? Em breve!
- Ficou bom? Para um Jeep playboy definitivamente NÃO, um câmbio de chevete é bem mais macio e silencioso, já para um Jeep de macho que tem pretenções de ser 'inquebrável' e 'indestrutível' é a melhor pedida!

Ps: As marchas entram macias, sem arranhadas e sem trancos. Igual uma D20 mesmo.

Marcelo Cunha
04/07/2009, 14:10
Dependendo do pneu q tá usando, deixa assim para não prejudicar o desempenho nas trilhas.

Mauricio Rotta
06/07/2009, 08:47
Ah sim, vou ficar assim por uns tempos, até porque quero comprar coroa e pinhão novos, e isso deve custar uma grana alta.

Por enquanto está ótimo como está, a primeirona super curta e o conjunto todo monstrão, do jeitinho q eu curto...

Ja como o futuro é sempre melhorar tenho certeza que virão semi-eixos mais fortes, flutuantes para a traseira, melhoria nos munhões... V6 chevrolet injetado... e aí por diante.

Mauricio Rotta
13/07/2009, 14:28
Na velha máxima de ir aproveitando o embalo e mexer em outras coisas, resolvi também dar uma melhorada significativa na resistencias das peças de direção e resolvi trocar todo o sistema de barras, terminais e olhais Willys, por uns bem mais parrudos (e bota parrudos nisso!) da linha agrícola Massey Ferguson.

Optei por esses terminais devido ao fato de morar em uma região agrícola e ter a facilidade enorme em encontrar essas peças , optei por elas também por um fato que venho constatando a muito tempo: o preço de peças agrícolas infinitamente mais baratos que peças veiculares, principalmente dentro da linha willys, que se tornaram absurdos, devido ao fato de Jeep ter virado "carro de doutor".

Não vou discorrer aqui sobre a durabilidade destas peças agricolas, ja que as imagens dirão por mim, sem dizer nos infinitos 'desaforos' que essas peças aguentam no trabalho duro da lavoura. Provavelmente alguns experts do fórum irão me criticar fundamentados em infinitos argumentos, mas eu só tenho uma coisa a dizer, hoje em dia o must das adaptações off roads deveriam se basear em peças agricolas pois as peças veiculares novas estão fracas e caras, comparadas às agricolas.

Vão aí algumas fotos dos terminais e barras e do eficiente sistema higth-steer que inventamos. É claro ainda falta terminar as soldas e dar o acabamento final mas como a ansiedade de mostrar o serviço é maior que eu resolvi postar as fotos ainda com o trabalho meio cru.

Mauricio Rotta
13/07/2009, 14:35
Mais imagens.

Lembrando a todos q a caixa utilizada é a do Passat, mais adequada que a do Gol para a adaptação em Jeep. E provado, que aguenta pneus 33" ou frontiera.

Mauricio Rotta
15/07/2009, 18:25
Putz, hoje trabalhei o dia todo no Jeep, aproveitando q o serviço na firma está uma baba acelerando o trampo no Jeep pra poder acelerar nesse fim de semana.

Os terminais de direção estão ficando show de bola, acho q é uma modificação que todo mundo deveria fazer. To com vontade de patentear até... Vamo ver no dia a dia como vai ficar.

Estranho mesmo é ninguem se interessar por essa minha adaptação já que é inédita por aqui e muito eficiente e mais barata.

Acho que isso tem explicação né, pois os tópicos que fazem sucesso aqui são aqueles onde as ''vedetes'' do fórum dão seus palpites. Me desculpem o desabafo é que hoje to puto da cara.

IarzaJr
22/12/2009, 22:34
Mauricio,

Parabéns pelo tópico. Tenho um jeep com V8 302 e caixa clark 260T (3 marchas) e estou querendo instalar a caixa 240F. pois com penus 38,5" a caixa 3 marchas fica pedindo 1 nas subidas mais pesadas.
Tem mais fotos da sua adptação? Por que precisou mexer no eixo piloto? O eixo da caixa pelo que entendi permaneceu o mesmo, ou seja sem corte, após acrescentar a flange de 5/8, correto?
Abraço

danilo kid
23/12/2009, 16:06
Mauricio,

Parabéns pelo tópico. Tenho um jeep com V8 302 e caixa clark 260T (3 marchas) e estou querendo instalar a caixa 240F. pois com penus 38,5" a caixa 3 marchas fica pedindo 1 nas subidas mais pesadas.
Tem mais fotos da sua adptação? Por que precisou mexer no eixo piloto? O eixo da caixa pelo que entendi permaneceu o mesmo, ou seja sem corte, após acrescentar a flange de 5/8, correto?
Abraço
que relação está usando?? de repente somente a troca de coroa e pinhão já resolve seu problema.

kidão

IarzaJr
04/01/2010, 13:13
8X43... Pelo que pesquisei precisa alterar o comprimento do eixo piloto e fazer uma flange para adptar na capa seca do 302. Caso não consiga mantar o eixo piloto sem solda irei manter a 260T.

Mauricio Rotta
25/01/2010, 17:15
Desculpa a demora em responder, o câmbio 240fs é muito maior que o três marchas, muito mais reforçado, na realidade é um exagero para o Jeep, mas fica ótimo, o jeep fica um trator. qto a ter que soldar o piloto acredito que seja necessário sim, a não ser que numa coincidência muito grande as estrias e comprimento batam. Só desmontando pra saber. A primeira desse câmbio quase nunca é usada, na maioria das vezes vc arrancar de segunda cantando pneu e manda pra terceira e quarta. Como seu Jeep tem um V8 debaixo do capu acho muito salutar a utilização desse câmbio, inclusive você poderá até trocar os seus diferenciais para um modelo mais longo, já que a primeira desse câmbio não te deixa nunca na mão.

Wilson Oliveira Santos
03/02/2010, 10:55
Primeiramente feliz aniversário Mauricio,

Segundo estou querendo saber de voçe como ficou os terminais. Tenho uma Rural e os originais sempre estão detonados( utilizo motor Q20B com direção hidraulica, e os terminais da marca Drive Way não aguentam - os Nakata são melhores porem por aqui em Brasília é raro se encontrar). Utilizo também caixa de marcha clark 240v (descobri estes dias que era este o numero, pois quando comprei o vendedor disse que era 2215 A - primeira reduzida com ré prá frente e quinta marcha)
Vejo no forum que muitos utilizam os terminais de Toyota Ban. Então estou curioso de saber como ficaram estes terminais agricolas.

wilson

fabiano carraro
03/02/2010, 21:07
ROTTA vou dar um alô ja que uso o mesmo cambio.......

numa configuraçao um pouco mais "hard" eu diria, mas ainda assim é um 240 FS igual ao seu.......:mrgreen:

motor:4.4 GM
cambio:240FS
reduzida:HILUX 2,21
danas 44:12x47 (3,82)
cardãs:? ainda nao cheguei lá.......:parede:

a 1°do meu 240FS vira 5:82 o que é um pouco mais longa

AI NO LINK TEM ELA SENDO FEITA DA UMA OLHADA :concordo:

ps:e nao sao "vedetes" sao "estrelinhas":rolleyes:

Mauricio Rotta
26/02/2010, 09:51
Wilson, muito obrigado pelos parabéns, me desculpe a demora em responder.
Os terminais ficaram show de bola, a direção ficou meio durinha no inicio mas acho q era porque estava tudo muito justinho ainda, mas o resultado final ficou excelente, ja dei altos giros por aqui e tudo está 100%.

Fabiano, show de bola a sua configuração mecanica, qto a cardans opte pelas cruzetas duplas da toyota, fica muito bom, ou então radicalize e mande fazer dois cardans com cruzetas de f4000 e bola pra frente!

Paulo Martins
10/04/2010, 19:57
Tudo bom Mauricio, primeiramente parabéns pelo Jeep....
Estou instalando um 240v na caixa de transferencia, arrumei uma flange mas esta tem furos/rosca para apenas 4 parafusos dos cinco que fixam a mesma, ou seja, aquele parafuso que tem rosca na t-case não tem como ser utilizado. Sua flange é assim também (não ta aparecendo a foto da flange), deu algum vazamento nessa junção? Obrigado

Mauricio Rotta
12/04/2010, 08:36
Paulo

Sinceramente Paulo não me recordo de ter sobrado algum furo na t-case, recomendo que você faça um furo e não deixe nenhum buraco sobrando para que o serviço fique bom, o meu vaza um pouquinho mas não é na junção e sim no retentor do piloto... Mas o vazamento é tão pequeno que eu nem vou mexer... afinal vazamento e jeep são palavras que sempre andaram juntas né...

Paulo Martins
12/04/2010, 09:36
Realmente... o Mauricio, vc poderia fazer a gentileza de mandar a foto da sua flange para o meu e-mail, pois justo a foto do topico que tem o detalhe da flange não esta aparecendo. paulohomartins@hotmail.com Obrigado Mauricio pela atenção.

Paulo Martins
12/04/2010, 15:38
Valeu Mauricio... Obrigado pelas fotos.

Odair Fernello
17/05/2010, 10:26
Parabéns pelo tópico Maurício, pode nos ajudar muito estas informações pois estou com meu projeto parado para definir qual cambio usar no meu Falcon 3.6 e com esse tópico acendeu uma luz no fim do tunel.
Me diz uma coisa como poderei identificar o cabio 240F do 240Fs tem alguma caracteristica externa para distinguir? e vc poderia me enviar por e-mail fernello@ig.com.br as fotos inclusive da flange?
Forte abraços
Odair

Mauricio Rotta
17/05/2010, 11:50
Odair, as fotos que possuo estão todas neste tópico, infelizmente na época não tirei nenhuma foto além dessas que já estão postadas por aqui.

Não sei como identificar o 240fs externamente, mas você pode retirar a tampa do câmbio e verificar se ele possui os anéis sincronizadores que são aqueles anéis amarelinhos de bronze sempre perto das engrenagens, se possuir esses anéis é porque é um "FS", se não possuir, é por que é um "F".

Qualquer duvida é só me adicionar ao msn mauriciorotta@hotmail.com ou me ligar 44-9829-4044.

Valeu ?

Marcio Rossetto
17/05/2010, 17:29
Beleza Mauricio

Vc que tem expêriencia, o cambio da C 10 de três marchas tem a primeira longa é isso mesmo ? Estou instalando no meu jipe para trilhas pesadas .

No meu caso estou instalando num willis com o motor BF, vc acredita que vai faltar motor com a reduzida acionada em primeira ?

Oque pode falar a respeito da sua experiência com esse cambio em subidas com fortes erosões e bem acentuadas ?

SDS

Mauricio Rotta
17/05/2010, 19:06
Rosseto
Pode instalar sem medo, a primeira do câmbio C10 3m tem praticamente a mesma relação da primeira do câmbio Willys 3m. Pode utilizar esse câmbio sem problema nenhum com seu motor BF-161. Preste atenção na junção entre cambio e reduzida e no acionamento pela alavanca se foram serviços bem feitos, caso positivo pode curtir muito o seu cambio sem o menor medo de acelerar em trilhas.

É claro que se você estiver utilizando pneus maiores dos que os minusculos 6.00x16 originais, você deve utilizar sempre a 'reduzida' em trilhas e atoleiros!
Valeu! Abraço!

Pedrão B.
17/05/2010, 22:40
ALL,
Um amigo me ofereceu este cambio das fotos abaixo.
Será o tal 240F/FS?:pensativo:
Vale à pena colocá-lo no meu BF?:pensativo:
Acho que ele vai roubar alguns cavalinhos do pobre coitado:oops:
[]'s

danilo kid
17/05/2010, 22:54
ALL,
Um amigo me ofereceu este cambio das fotos abaixo.
Será o tal 240F/FS?:pensativo:
Vale à pena colocá-lo no meu BF?:pensativo:
Acho que ele vai roubar alguns cavalinhos do pobre coitado:oops:
[]'s
pedrão, é o próprio dito cujo!

só não dá pra saber se é S ou não...

é um monstro de cambio...

não entendo desse negócio de roubar cavalos, mas acho que na trilha o bf vira bem ele, melhor que o original, pois a primeira é bem reduzida, deixando a relação bem mais leve que no cambio original do bf.(espero não ter falado asneira)

Marcio Rossetto
18/05/2010, 08:12
Obrigado pelas informações camarada :concordo:

Rosseto
Pode instalar sem medo, a primeira do câmbio C10 3m tem praticamente a mesma relação da primeira do câmbio Willys 3m. Pode utilizar esse câmbio sem problema nenhum com seu motor BF-161. Preste atenção na junção entre cambio e reduzida e no acionamento pela alavanca se foram serviços bem feitos, caso positivo pode curtir muito o seu cambio sem o menor medo de acelerar em trilhas.

É claro que se você estiver utilizando pneus maiores dos que os minusculos 6.00x16 originais, você deve utilizar sempre a 'reduzida' em trilhas e atoleiros!
Valeu! Abraço!

Mauricio Rotta
18/05/2010, 10:07
Pedrão
É exatamente esse o tal câmbio, retira a tampa de cima dele e vc ja descobre se é um FS ou um F é só olhar se tem anéis sincronizados.

Se você colocar esse câmbio em um BF vc terá um câmbio eterno e indestrutível, como dizem os caras da ensimec é a mesma coisa de tentar quebrar um cofre de banco com um ovo de galinha! huahuahuahauahuahu o mundo acaba e o cambio continua firme e forte, qto a roubar cavalos acaba roubando sim, mas como no Jeep temos coisas de sobra q roubam cavalos (cardans, reduzida, pontas de eixo, planetárias e etc...) vc vai acabar passando batido e nem vai notar nada!

Odair Fernello
18/05/2010, 11:32
Belez Maurício, pegando as informações o cambio tem só a 1ª seca e as demais são sincronizadas conforme imagem anexo.

Odair, as fotos que possuo estão todas neste tópico, infelizmente na época não tirei nenhuma foto além dessas que já estão postadas por aqui.

Não sei como identificar o 240fs externamente, mas você pode retirar a tampa do câmbio e verificar se ele possui os anéis sincronizadores que são aqueles anéis amarelinhos de bronze sempre perto das engrenagens, se possuir esses anéis é porque é um "FS", se não possuir, é por que é um "F".

Qualquer duvida é só me adicionar ao msn mauriciorotta@hotmail.com ou me ligar 44-9829-4044.

Valeu ?

Mauricio Rotta
18/05/2010, 20:12
É um 240FS mesmo,
Putz parabéns pelo ótimo câmbio! Tudo novinho! Tá mais bonito que o meu!

Marcio Rossetto
18/05/2010, 21:32
Mauricio , eu concordo com vc, porém pela foto , parece que as engrenagens ja foram frisadas .

Muitos fazem isso para garantir que não escape as marchas, mas não admite uma nova reforma .

É um 240FS mesmo,
Putz parabéns pelo ótimo câmbio! Tudo novinho! Tá mais bonito que o meu!

Odair Fernello
19/05/2010, 10:39
Obrigado pela dica Maurício, o proprietário do cambio esta viajando essa semana, mas na proxíma sema estarei concluindo a negociação, e vou estar observando este detalhe.
Teria mais algum detalhe que eu deveria observar?
Obrigado.

QUOTE=Marcio Rossetto;1166212]Mauricio , eu concordo com vc, porém pela foto , parece que as engrenagens ja foram frisadas .

Muitos fazem isso para garantir que não escape as marchas, mas não admite uma nova reforma .[/QUOTE]

danilo kid
19/05/2010, 12:08
odair, se me permite perguntar: qual o valor que está negociando para a compra do cambião?

Odair Fernello
19/05/2010, 16:11
odair, se me permite perguntar: qual o valor que está negociando para a compra do cambião?

Belez Danilo,
Mil reais mais o choro, porque vou acumular muitas lágrimas para o dia D heheh....
Tem algum aí?

Mauricio Rotta
19/05/2010, 16:45
Tá bom de preço. Milão é o que eu paguei pelo meu a um ano atrás.

danilo kid
19/05/2010, 17:00
...é por aí mesmo...paguei na mão de particular 800,00 a dois anos atrás.

...tenho um todo desmontado para tirar peças, pois na época de dois fiz um...

Marcio Rossetto
19/05/2010, 20:18
Odair, anexei 3 fotos para vc entender como verifica- se, que engrenagens do cambio estão boas.
Na pratica fiz isso ao montar o cambio do meu jipe , um cambio de c10 3 marchas .

Observe em uma das fotos a engrenagem que esta montada no carrossel , essa é a engrenagem da segunda marcha em bom estado, ja trocada.

Observe em outras 2 fotos, a engrenagem anterior danificada por desgaste, que eu troquei, pois não prestava mais .

Os dentes grandes praticamente não desgastam, oque deve ser obeservado são as garras de acoplamento da luva de engate, ou seja, os dentinhos sincronizadores não podem estar gastos, se não escapa a marcha .( veja onde esta o meu dedo na foto )

Frisar a engrenagem , consiste em fazer um corte na transversal desses dentes, na diagonal .

Se faz isso para recuperar esses dentinhos .

1-Conclusão, observe esses dentinhos se não estão gastos .
2- Se a engrenagem foi frisada , não escapa marcha, mas não é mais original
3- A engrenagem frisada tem os dentinhos em forma de ponta .

Espero ter ajudado

Obrigado pela dica Maurício, o proprietário do cambio esta viajando essa semana, mas na proxíma sema estarei concluindo a negociação, e vou estar observando este detalhe.
Teria mais algum detalhe que eu deveria observar?
Obrigado.

QUOTE=Marcio Rossetto;1166212]Mauricio , eu concordo com vc, porém pela foto , parece que as engrenagens ja foram frisadas .

Muitos fazem isso para garantir que não escape as marchas, mas não admite uma nova reforma .[/QUOTE]

Odair Fernello
19/05/2010, 23:20
Odair, anexei 3 fotos para vc entender como verifica- se, que engrenagens do cambio estão boas.
Na pratica fiz isso ao montar o cambio do meu jipe , um cambio de c10 3 marchas .

Observe em uma das fotos a engrenagem que esta montada no carrossel , essa é a engrenagem da segunda marcha em bom estado, ja trocada.

Observe em outras 2 fotos, a engrenagem anterior danificada por desgaste, que eu troquei, pois não prestava mais .

Os dentes grandes praticamente não desgastam, oque deve ser obeservado são as garras de acoplamento da luva de engate, ou seja, os dentinhos sincronizadores não podem estar gastos, se não escapa a marcha .( veja onde esta o meu dedo na foto )

Frisar a engrenagem , consiste em fazer um corte na transversal desses dentes, na diagonal .

Se faz isso para recuperar esses dentinhos .

1-Conclusão, observe esses dentinhos se não estão gastos .
2- Se a engrenagem foi frisada , não escapa marcha, mas não é mais original
3- A engrenagem frisada tem os dentinhos em forma de ponta .

Espero ter ajudado

[/QUOTE]

Obrigado Marcio, ajudou muito vou observar estes detalhes, mais uma vez obrigado. Na sua opinião q relação ficaria bom para usar com este cambio e o motor falcon 3.6, pois eu não vou usar somente para trilhas mas também para pegar estrada para ela não ficar muito limitada.
forte abraço.

Odair Fernello
19/05/2010, 23:23
...é por aí mesmo...paguei na mão de particular 800,00 a dois anos atrás.

...tenho um todo desmontado para tirar peças, pois na época de dois fiz um...

Belez Danilo, essa também é de particular vamos ver no que vai dar
Abraços

Mauricio Rotta
20/05/2010, 11:53
Odair
Com diferencial 8x43 fica muito curto pro Falcon, eu troquei tudo pelos conjuntos 9x44 e ficou bacana, uso pneus 33" e o jeep não fica 'pedindo' uma quinta na estrada.

Odair Fernello
20/05/2010, 19:20
Odair
Com diferencial 8x43 fica muito curto pro Falcon, eu troquei tudo pelos conjuntos 9x44 e ficou bacana, uso pneus 33" e o jeep não fica 'pedindo' uma quinta na estrada.

Será que uma 11x47 fica muito longo?

Mauricio Rotta
21/05/2010, 08:24
11x47 fica longo demais pra pneus 33", porém se vc optar por pneus mais leves e menores com certeza ficará legal. Ou então se você for usar pneus 33" ou maiores e quiser usar relação 11x47 você envenene o Falcon... hehehehehehe mas aí a história é oooutra.

Odair Fernello
21/05/2010, 10:10
11x47 fica longo demais pra pneus 33", porém se vc optar por pneus mais leves e menores com certeza ficará legal. Ou então se você for usar pneus 33" ou maiores e quiser usar relação 11x47 você envenene o Falcon... hehehehehehe mas aí a história é oooutra.

Valeu Mauricio, vou tocar a obra vamos ver como vai ficar
Obrigado e um forte abraço

Mauricio Rotta
21/05/2010, 10:53
Blz precisando de algo que eu possa ajudar pode contar comigo.

Quanto ao 'veneno', cavalinhos a mais são sempre bem vindos não? Se descobrir alguma receita boa para o Falcon me avise...

Odair Fernello
23/05/2010, 15:01
Blz precisando de algo que eu possa ajudar pode contar comigo.

Quanto ao 'veneno', cavalinhos a mais são sempre bem vindos não? Se descobrir alguma receita boa para o Falcon me avise...

Bom Mauricio no meu caso o motor ainda esta no forno hehehe, troquei os pistões a gasolina e coloquei jg de pistões a alcool assim ele ganhará um pouco mais de compressão, esta semana o mecanico vai fazer o fechamento do bichão ai vamos funcionar ainda na bancada e vamos ver quanto vai ganhar de compressão espero que fique satisfatório, quando tiver os resultados te informo.
Abraços.

Odair Fernello
07/06/2010, 12:53
Bom Mauricio no meu caso o motor ainda esta no forno hehehe, troquei os pistões a gasolina e coloquei jg de pistões a alcool assim ele ganhará um pouco mais de compressão, esta semana o mecanico vai fazer o fechamento do bichão ai vamos funcionar ainda na bancada e vamos ver quanto vai ganhar de compressão espero que fique satisfatório, quando tiver os resultados te informo.
Abraços.

Fala Mauricio, olha aí o meu problema!

Mauricio Rotta
07/06/2010, 14:51
Boa tarde Odair, sim... faz um frio danado aqui, minha esposa e filha foram pra Bahia e estão me esperando por lá, só estou no aguardo de resolver uns abacaxis aqui e irei de encontro a elas para o aconchego do calor baiano!

Qto a sua pergunta fizemos o seguinte. Na confecção da própria flange fizemos um recorte que obedeceu ao desenho do câmbio original deixando com que essas pontas dos eixos ficassem livres. Na sua foto parece que você pode "torcer' um pouco mais a caixa de transferencia em relação ao câmbio. Também tem de ser feito isso, pois existe uma posição onde os parafusos não ficam coincidentes podendo-se assim em ambas as caixas a fixação se dê somente pela flange. Vou enviar mais duas fotos da flange pronta para que você possa talvez entender melhor o que fizemos. Repare que essas fotos são dos dois lados da peça.

Mauricio Rotta
07/06/2010, 14:54
Mais umas que talvez possam te ajudar!

Odair Fernello
07/06/2010, 19:31
Valeu Mauricio agora sim entendi, muito obrigado e boas férias pra vc e toda sua família
um forte abraço.

Odair Fernello
09/06/2010, 10:11
Valeu Mauricio agora sim entendi, muito obrigado e boas férias pra vc e toda sua família
um forte abraço.

Pessoal estou postando umas fotos para verem como esta ficando o conjunto.
Abraços a todos

Mauricio Rotta
09/06/2010, 10:36
Excelente Trabalho Odair.
Vai ficar ótimo, praticamente identico ao que eu fiz, não dá pra ver direito a sua flange entre o câmbio e a caixa de transferencia, mas tudo indica q está ficando jóia.
Em tempo, vc vai usar esse conjunto em qual veículo?

Odair Fernello
10/06/2010, 12:35
Excelente Trabalho Odair.
Vai ficar ótimo, praticamente identico ao que eu fiz, não dá pra ver direito a sua flange entre o câmbio e a caixa de transferencia, mas tudo indica q está ficando jóia.
Em tempo, vc vai usar esse conjunto em qual veículo?

Esse conjunto vai para a F-75 (mixirica) essa que esta na foto.
Mauricio estou com dificuldade na engrenagem da reduzida, eu não quero mexer no eixo entalhado, e ja fui em varios torneiros e ninguem quer fazer o serviço na minha engrenagem e para fazer uma nova engrenagem me pediram um absurdo. O seu torneiro aí não faria uma para mim já q voce foi a cobaia hahah:lol:, brincaderinha mas ele já tem as manhas, se ele fizer qto ele cobraria?

Skull Crusher
10/06/2010, 13:05
Odair, veja com a Recuperg (http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=202), se não me engano, a engrenagem deles já sai com 10 estrias grossas da C-10 e que serve no 240F/240FS.

[]s

Mauricio Rotta
10/06/2010, 13:50
Se na Recuperg não encontrar pode mandar que fazemos por aqui mesmo. E fica show!

Odair Fernello
11/06/2010, 08:56
Odair, veja com a Recuperg (http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=202), se não me engano, a engrenagem deles já sai com 10 estrias grossas da C-10 e que serve no 240F/240FS.

[]s

Valeu Skull vou entrar em contato com eles, abraços:concordo:

Odair Fernello
11/06/2010, 08:58
Se na Recuperg não encontrar pode mandar que fazemos por aqui mesmo. E fica show!

Ok Mauricio se não der certo na Recuperg eu te dou um grito.

Odair Fernello
20/06/2010, 13:50
Ok Mauricio se não der certo na Recuperg eu te dou um grito.

Agradeço aos amigos que deram sugestões para a adaptação do cambio 240Fs na reduzida willys, consegui fazer a flange e acoplar a reduzida no cambio, deu trabalho mas em fim etapa concluida, ainda não foi para o lugar juntamente com o motor mas chego lá. Postando algumas fotos para ajudar outros que queiram fazer esta proesa.
Abraços a todos

Odair Fernello
20/06/2010, 13:53
Agradeço aos amigos que deram sugestões para a adaptação do cambio 240Fs na reduzida willys, consegui fazer a flange e acoplar a reduzida no cambio, deu trabalho mas em fim etapa concluida, ainda não foi para o lugar juntamente com o motor mas chego lá. Postando algumas fotos para ajudar outros que queiram fazer esta proesa.
Abraços a todos

Mais algumas

Paulo Martins
20/06/2010, 18:25
Odair (ou quem puder me ajudar), qual rolamento vc usou na "entrada" da reduzida tendo em vista o entalhado ter um diametro maior que o original? Teria algum problema se mantesse somente o rolamento do câmbio? Ou forçaria muito pelo fato da engrenagem trabalhar quase na ponta do entalhado. Obrigado e até mais....

danilo kid
20/06/2010, 19:00
Odair (ou quem puder me ajudar), qual rolamento vc usou na "entrada" da reduzida tendo em vista o entalhado ter um diametro maior que o original? Teria algum problema se mantesse somente o rolamento do câmbio? Ou forçaria muito pelo fato da engrenagem trabalhar quase na ponta do entalhado. Obrigado e até mais....
paulo, na adaptação da minha f75 está só com o rolamento do cambio, mas coloquei um kit prolong para compensar e apoiar o eixo dentro da reduzida.

Odair Fernello
21/06/2010, 11:25

Paulo eu estou usando o mesmo rolamento tanto no do câmbio qto o da reduzida e tambem estou usando a mesma engrenagem com o miolo do entalhado da c-10
e ficou tudo certinho, não precisei eliminar nenhuma peça. Vou tirar uma foto e posta-la para vc ter uma idéia de como ficou.

Odair Fernello
22/06/2010, 13:38

Paulo segue mais algumas fotos para orientação:
- Na flange 5/8" foi feito um furo passante do diametro do rolamento da reduzida willys e dolado do cambio só foi feito um febaixo do diametro do rolamento sendo q o rolamento do cambio é maior do q o da reduzida.
- Fixei a flange no cambio, depois coloquei um espaçador de 7mm no eixo entalhado para q o rolamento da reduzida não fique dançando no eixo piloto depois coloquei o rolamento da reduzida e acoplei a caixa de reduzida, quando coloquei a engrenagem achei que não iria dar para apertar a porca e travar mas ufa deu certinho.
Espero poder ter ajudado, boa sorte.

Agradecimentos em especial ao amigo FABIANO CARRARO E MAURICIO ROTTA.

Odair Fernello
22/06/2010, 13:40
odair (ou quem puder me ajudar), qual rolamento vc usou na "entrada" da reduzida tendo em vista o entalhado ter um diametro maior que o original? Teria algum problema se mantesse somente o rolamento do câmbio? Ou forçaria muito pelo fato da engrenagem trabalhar quase na ponta do entalhado. Obrigado e até mais....

mais fotos...

Mauricio Rotta
30/06/2010, 08:44
Show de bola, instale logo esse cambio na mixirica e bote pra rodar!

Odair Fernello
12/07/2010, 08:58
Show de bola, instale logo esse cambio na mixirica e bote pra rodar!

Mauricio não vejo a hora de funcionar e botar pra rodar, mas tem o ditado popular que diz: O apressado come cru, então vou com calma, mas ja está quase lá, veja as fotos

Paulo Martins
12/07/2010, 20:24
Odair, Danilo e Mauricio... mais uma vez muito obrigado pela colaboração... abraços..

FILHODEMARABÁ
13/07/2010, 22:22
CARO MAURICIO, gostaria que me envia-se por e-mail as fotos de sua adaptação dp cambio 240fs. Comprei um cambio desses etinha duvida ate agora se ficaria bom em meu jeep 1957, com suas informações tirei grande parte de minhas duvidas.
E-mail: marcusvisantos@hotmail.com
obrigado,
marcus vinicius (marabá)

FILHODEMARABÁ
13/07/2010, 22:25
Caro mauricio,
por favor, gostaria que me envia-se por e-mail as fotos de sua adaptação dp cambio 240fs. Comprei um cambio desses etinha duvida ate agora se ficaria bom em meu jeep 1957, com suas informações tirei grande parte de minhas duvidas.
obrigado,
marcus vinicius (marabá)

FILHODEMARABÁ
13/07/2010, 22:32
se na recuperg não encontrar pode mandar que fazemos por aqui mesmo. E fica show!
caro mauricio,
por favor, gostaria que me envia-se por e-mail as fotos de sua adaptação dp cambio 240fs. Comprei um cambio desses etinha duvida ate agora se ficaria bom em meu jeep 1957, com suas informações tirei grande parte de minhas duvidas.
obrigado,
marcus vinicius (marabá)

Odair Fernello
14/07/2010, 13:06
caro mauricio,
obrigado,
marcus vinicius (marabá)

Marcus mande uma mp para o Mauricio, mas acho q ele esta viajando

Mauricio Rotta
15/07/2010, 17:42
Acertou em cheio Odair, estava em viagem, cheguei ontem de madrugada, mas ja enviei as fotos para o nosso amigo Marabá.

Caieta
30/04/2013, 01:13
Pessoal, estou colocando essa cambio na minha F75 agora e estou em duvida de como fazer o suporte do cambio, sera que o pessoal que ja fez pode me dar alguma luz???

Ja vi as essas duas opçoes, nao sei qual seria a melhor, a primeira acho mais facil:

-2 coxins nas orelhas da capa seca+coxim da reduzida
-chapa em "L" aparafusada na flange(reduzida/cambio) + Coxim reduzida

Mário RED JEEP
19/05/2015, 22:17
Olá amigo do fórum!
Comprei um câmbio 240FS e estou pensando em colocar no meu Cj5 com motor OHC, enquanto o pretendido motor Falcon no chega. Ainda não sei se coloco um falcon 3.6 ou um 4.9 injetado. Bem vai depender $$$$$!!!
Queria saber se existe no mercado alguma flange pronta para adaptar na reduzida ou motor, se não qual cx seca posso usar?
Tenho a relação 9/44.

José Gustavo
06/04/2016, 16:29
Mauricio Rotta,vi que ao fazer sua adaptação, optou por mudar o estriado da engrenagem intermediária, e até se ofereceu em ajudar um amigo que faria também esse serviço. Para usinar a engrenagem ela foi destemperada? Foi temperada novamente? Ainda usa o esquema? Aguentou bem? Tem ideia de quanto custaria hoje esta alteração? Desculpe tantas perguntas é que preciso ter noção destes detalhes para tentar mandar fazer por aqui o serviço, grande abraço.

Marcio Rossetto
06/04/2016, 23:02
Gustavo , Poso lhe dizer que tenho aqui um kit completo para adaptar esse cambio na tcase do Willis

No caso tenho a flange pronta para receber a tcase e também o conjunto todo de engrenagens e o eixo entalhado para receber já com a estria da tcase do willis . Esse cambio era um 240 f que rodava no meu jipe e troquei por um 5 marchas da engesa , como ja andou por muito tempo , posso garantir que ele aquenta o pau . As engrenagens do carretel principal estão todas em ótimo estado e fresadas para garantir que não escapa marcha . NO caso é só tirar o seu carretel e por esse Também tenho um eixo piloto ja com a estria do disco de embreagem do Willis , se interessar manda um recado , SDS

Eduardopopdiesel
07/05/2016, 09:46
amigo vc ta usando o cambio do engesa com tcase do willys?
Tem fotos da adaptação?